Digital Technologies and Teacher Training
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202503102154
Mestranda: Josiane Pompeu Damasceno,
Orientadora Profª Dra.: Jaqueline Mendes Bastos
RESUMO
O artigo aborda a temática “Tecnologias Digitais e a Formação Docente”. Cuja problemática: Qual a relação de tecnologias digitais e a relação com a formação docente? No que concerne ao objetivo: analisar o papel das tecnologias digitais e a formação docente, considerando as realidades sócio cultural do cotidiano escolar. A realização da revisão de literatura se concretizou a partir do levantamento bibliográfico de trabalhos do PPGD da UFRN e CAPES (2014 a 2024) que subsidiaram com um conjunto de ideias, experiências, saberes e conhecimentos que discutem as tecnologias digitais e a formação docente, contribuindo com atualização de práticas pedagógicas inerentes aos processos de aquisição do saber. Quanto à metodologia, o estudo contou com a revisão de literatura com ênfase nos procedimentos de análise de conteúdo. Esta pesquisa encontrou evidências, tais como: a presença das tecnologias digitais na educação, sua importância na mediação de práticas de ensino e a relevância da formação docente como uma das estratégias para melhorar o nível de aprendizado na formação escolar.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.
ABSTRACT
The article addresses the theme “Digital Technologies and Teacher Training”. The problem is: What is the relationship between digital technologies and teacher training? Regarding the objective: to analyze the role of digital technologies and teacher training, considering the socio-cultural realities of everyday school life. The literature review was carried out based on a bibliographic survey of works from the PPGD of UFRN and CAPES (2014 to 2024) that provided a set of ideas, experiences, knowledge and expertise that discuss digital technologies and teacher training, contributing to the updating of pedagogical practices inherent to the processes of knowledge acquisition. Regarding the methodology, the study included a literature review with an emphasis on content analysis procedures. This research found evidence such as: the presence of digital technologies in education, their importance in mediating teaching practices and the relevance of teacher training as one of the strategies to improve the level of learning in school education.
Keywords: Digital Technologies. Teacher Training. Pedagogical Practices.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente estamos inseridos e vivenciando diferentes contextos sociais que são influenciados pelas tecnologias digitais e exigem uma reflexão sobre o modo de viver, pensar, trabalhar e ser eficiente naquilo que estamos fazendo, para a obtenção de resultados; assim, exige novas posturas dos sujeitos e transformações, dos quais, a educação e a busca constante, são formas de atualização dos conhecimentos, para superar as dificuldades, encontrar soluções para a problemática e ser proativo no ambiente de trabalho.
A tecnologia digital e a formação docente, estão nos debates e reflexões que nos possibilitam a entender a importância desta, na educação escolar e o papel dos professores frente às diferentes realidades dos contextos educacionais do nosso tempo e espaço; permite realizar uma leitura e problematizar, para reconstruir nos conhecimentos e reconhecer a importância das tecnologias nas atividades de ensino, exercida pelos docentes na atmosfera escolar.
Floridi (2014) destaca que as tecnologias digitais constituem um “conjunto de instrumentos e recursos que subsidiam os professores no exercício da docência em sala de aula”, pois dinamizam as atividades e práticas pedagógicas de ensino, permite a criação, a descoberta, amplia a visão de realidade, mundo, sociedade e conhecimentos num pensamento que articula diversas ideias, experiências e saberes para o fazer pedagógico, ensinar e a mobilizar a produzir conhecimentos.
A formação dos professores, segundo Freire (1992) neste cenário, a “emergência das novas tecnologias impulsiona a escola, a reformular seu perfil pedagógico, atualizar a prática educativa, através de novos conhecimentos”, para dar visibilidade e compreensão maior do que as tecnologias digitais; são instrumentos auxiliares e complementares no desenvolvimento de práticas de ensino na formação dos discentes.
Contudo, é necessário reconhecer as tecnologias digitais e a formação docente, enquanto estratégias para subsidiar e melhorar o nível de ensino, estimular a pensar, ter autonomia e conhecimentos para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, pois precisamos de uma educação que revelem as evidências nas práticas de ensino, vivências e articulações com o mundo do trabalho e cidadania, visto que, as tecnologias oferecem estas condições e objetivam para uma aprendizagem significativa.
Dentro destas reflexões, destaco a seguinte problemática: Qual a relação de tecnologias digitais e a formação docente? Objetivo: analisar à luz de teorias, o papel das tecnologias digitais e a formação docente, considerando as realidades sócio-histórica cultural do cotidiano escolar.
Quanto à metodologia, optamos por estudo de referências bibliográficas. Gil (2002) destaca, para nós, que “ela envolve, seleção e análise de materiais já publicados, como livros, artigos científicos, teses e dissertações, que abordam um dado tema de uma pesquisa”, e contribui com leitura e reflexões que colaboram com as interpretações do objeto investigado no campo da pesquisa.
Para os procedimentos de análise, trazemos a de conteúdo. Segundo Bardin (2006) constitui-se de “técnicas e métodos utilizados para obter e interpretar dados e mensagens”, para identificar o que está explícito ou implícito, analisar as mensagens, interpretar, descrever a partir de pressupostos teóricos, articulando com o objeto pesquisado para chegar a uma conclusão relativa da construção dos conhecimentos.
2 CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
A presença das tecnologias no contexto contemporâneo de nossa sociedade são bem evidenciados e revelam o caráter criativo, dinâmico e lógico do potencial criador do homem, pois os instrumentos tecnológicos facilitam as atividades de trabalho, encurta o tempo e propõe um espaço de relação que integram as diferentes formas de viver e manifestar o pensamento e linguagem.
As tecnologias digitais são “ferramentas que processam, armazenam e transmitem informações, de forma digital” (ALMEIDA, et al 2019, p. 19). Elas permitem a conversão de dados em sistemas binários, que podem ser reconhecidos por dispositivos eletrônicos, tendo assim, diferentes experiências, que vem contribuindo com a educação, a formação e o ensino aprendizagem, visto que, as facilidades em que as tecnologias vêm oferecendo, contribui para esta finalidade.
Consideramos que as tecnologias digitais como smartphone, tablet, notebook, e-mail, aplicativos instantâneos, videochamada, outros, são instrumentos colaboradores no desenvolvimento de ação que remete a construção dos conhecimentos em dissemelhantes contextos da sociedade, evidenciando assim, cada vez mais a participação dos sujeitos nas interações da construção dos conhecimentos.
Neste sentido, trazemos alguns trabalhos como: artigos, TCC, dissertações e teses como elementos contribuintes nas discussões sobre tecnologias digitais e formação docente, dentro de uma lógica dinâmica e reflexiva que busca compreender a importância dessas ferramentas como mediação de práticas pedagógicas e transformações das realidades das instituições de ensino das escolas.
TEMÁTICA | ANO | TRABALHO |
Políticas educacionais orientadas pelo MEC e a influência do Banco Mundial para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no trabalho do professor da educação básica. | 2024 | TESE |
A revolução das tecnologias pela educação. | 2022 | TCC |
Prática docente e tecnologias digitais: o que vem sendo discutido a partir da pandemia. | 2024 | Artigo |
Construindo saberes docentes: formação continuada em competências digitais para promoção da autonomia docente e integração das tecnologias no ensino. | 2024 | Dissertação |
O uso das tecnologias digitas na prática pedagógica: inovando pedagogicamente na sala de aula. | 2015 | Dissertação |
Práticas pedagógicas inclusivas e tecnologias: o caminho para o processo da aprendizagem. | 2024 | Dissertação |
O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) como recurso pedagógico em uma Instituição escolar pós pandemia. | 2023 | TCC |
O uso das tecnologias digitais e o processo de ensino aprendizagem do Centro Educa Mais Prof. Ribamar Torres – Pastos Bons/Ma. | 2024 | Artigo |
Fonte: PPGD da UFRN – Banco de Teses e Dissertações (2014-2024) CAPES
Programa de Pós Graduação em gestão de ensino da educação básica
Almeida et al (2019) vidência que “os cientistas definem as tecnologias como, conjuntos de técnicas que permitem, principalmente, a transformação de qualquer linguagem ou dados em números”, é uma caracterização que está pautada na criatividade do pensamento humano, manifestado nas práticas sociais do cotidiano, pois as tecnologias evidenciam estas oportunidades para os indivíduos. Entendemos que as tecnologias têm evoluído, significativamente nos últimos dois séculos, e boa parte dessas evoluções são focadas em aperfeiçoar a capacidade humana de produzir linguagem. Segundo Santaella (2001), é através da “linguagem que o ser humano adquire significação cultural e se estabelece como indivíduo” que auto se desenvolve e lança em busca de conhecimentos.
Para Andrade (2015, p. 20) é interessante destacar e perceber que:
É comum pensarmos que nossos alunos são proficientes em tecnologias digitais (TDs) e se adaptam facilmente a espaços virtuais fora da escola, levando suas atitudes e comportamentos para dentro dela, e isto tem sido objeto de estudos e pesquisas que os levam a refletir na contemporaneidade sobre o ensino e as tecnologias.
O fragmento supramencionado, remete, para nós, as condições não somente de reflexão, mas também, de um repensar e um reconstruir de novas experiências que possibilitem a visualizar e a entender, como as tecnologias estão presentes, quais os espaços e públicos que elas influenciam; dispõem de estratégias para readaptação de saberes articulados com as atividades de trabalho, educação, ensino e aprendizagem, sistematizando as ferramentas necessárias, para os sujeitos compreenderem e mudarem de atitudes, hábitos e comportamentos nos espaços, onde estão inseridos.
Percebemos que as tecnologias têm um lugar caracterizado pela presença do sujeito. Este participa, interage e integra as relações diversas, que compõem o universo sócio-histórico e cultural do seu tempo, identificando as necessidades de reformulações de conhecimentos inerentes às demandas da sociedade. Segundo Corrêa (2013, p. 2) “o ensino e a aprendizagem estão cada vez mais ligados ao processo de comunicação” e as tecnologias têm papel fundamental no desenvolvimento da produção do saber, pois as ferramentas utilizadas são de fácil acesso, e isto, vem contribuindo com a introdução de novas formas de captar as experiências e realidades, tornando-se importante na configuração de reconstrução dos conhecimentos.
Morin (2001, p. 64) enfatiza que os meios de práticas pedagógicas relacionados ao uso:
Das tecnologias digitais como mediadores de produção de conhecimentos ou acesso a informações, e na era das telecomunicações, da informação, da internet, estamos submersos na complexidade do mundo, as incontáveis informações sobre o mundo, sufoca nossas possibilidades de inteligibilidade no campo da construção dos conhecimentos, pois são muitas formas de comunicar que é necessário tomar cuidado com as coletas de dados e informações.
Estas considerações são fundamentais para compreendermos a importância das tecnologias, suas contribuições na educação e nas mediações dos processos e práticas pedagógicas, porém, faz-se necessário, ter cuidado com seu uso e, principalmente, com as informações e dados, pois às vezes, parece ser um exagero muito grande, mas, em parte, são verdades, por apresentar muitas informações, o que não cabe nas reflexões e análises para identificar, de fato, o que tem de verdade e pode ser utilizado na base da construção dos conhecimentos.
As tecnologias digitais, assim possibilitam desvendar um outro olhar sobre as realidades educacionais, bem como, remetem as condições necessárias para repensar o ensino e como pode ser consolidado, na formação dos alunos com o auxílio das tecnologias e, assim, transformar as realidades sociais do cotidiano.
Segundo Reis (2016, p. 154) é preciso perceber e entender que:
No árduo desafio de tentar compreender essa interconectada por redes e mediada por tecnologias digitais, este estudo, teve o propósito de parecer os atores sociais envolvidos com a formação de professores a refletirem sobre novos elementos que enxergam na cultura contemporânea, e que influenciam cotidianamente, a relação docente-estudante em sala de aula.
O trecho salientado pelo autor acima, direciona que é um desafio entender as tecnologias digitais no cenário social, pois conectada por redes, é necessário provocar os debates que problematiza a presença das tecnologias e aponta como esta, pode contribuir com os professores e alunos em sala de aula, possibilitando e promovendo assim, transformações no chão escolar.
3 FORMAÇÃO DOCENTE E AS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
A formação docente caracteriza-se pelo processo de construção e reconstrução dos conhecimentos que requer um novo formato, considerando as tecnologias digitais como ferramentas que auxiliam as atividades de ensino que revelam a importância desses saberes na vida dos profissionais da educação em diferentes contextos da sociedade.
Perrenoud (2002, p. 31) destaca para nós pesquisadores que:
Professores que estão atentos à importância da transferência e aplicação dos conhecimentos adquiridos na escola para a vida cotidiana demonstram interesses em obter um entendimento fundamental das tecnologias digitais. Esses interesses são importantes, independentemente, das práticas pessoais do docente, pois tal conhecimento é essencial, não apenas para combater o fracasso escolar, mas também, para lutar contra a exclusão social.
A busca de conhecimentos pelos docentes são necessárias, principalmente quando se trata de tecnologias digitais na atmosfera escolar, pois é preciso dinamizar o ensino, chamar atenção dos alunos, proporcionar atividades criativas nas práticas pedagógicas, para enfrentar as dificuldades e combater o fracasso e a exclusão escolar; são as condições que dependem, em parte, da formação docente e atualização dos conhecimentos como estratégias em garantir um ensino para todos, de modo integrado e inclusivo.
Corriudo (2012, p.12) contribui para nossa reflexão quando destaca:
O ensino e aprendizagem estão cada vez mais ligados ao processo de comunicação. Há uma mutação pedagógica no processo educacional influenciando profundamente a relação aluno-professor-instituição de ensino, o que era antes, era acessório para desenvolvimento profissional e educacional, hoje se mostra como parte essencial da educação.
O trecho acima, remete para nós, o entendimento do que era as tecnologias antes e o que é hoje no contexto atual da educação escolar e a formação docente, pareciam elementos separados sem nenhuma conexão. Porém, o tempo revelou que tecnologias, comunicação e desenvolvimento profissional estão intimamente relacionados e tem seus efeitos no acesso do aprendizado.
A formação docente-aluno-instituição de ensino são influenciados pelas tecnologias digitais e representam um avanço significativo para melhoria de práticas pedagógicas, pois na medida em que o professor busca conhecimentos, atualiza suas experiências e relaciona com as tecnologias digitais, logo pode mobilizar as habilidades e capacidades cognitivas para ampliar seus horizontes no acesso do aprendizado.
Consideramos que a formação docente neste contexto, é uma das exigências para adaptar-se ao ensino, traçar por competências gerais da educação, pois a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017, p.28):
Relata que o documento crê que o aluno seja capaz de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais, a partir da ética em diferentes práticas sociais, uma vez que sugere a utilização de ferramentas digitais em inúmeros componentes curriculares de maneira a desenvolver habilidades próprias próximo aos estudantes, para que sejam inseridos na construção de seus conhecimentos.
Nestas perspectivas, as tecnologias digitais são visualizadas pela BNCC como ferramentas que auxiliam alunos e professores nas escolas, porém, adverso, para os princípios éticos que esta deve ter nos diferentes espaços sociais principalmente com as práticas educativas, pois é necessário reconhecer as diferenças e respeitá-los de acordo com o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, uma vez que, as realidades de espaços ambientais influenciam na ação educativa e requer práticas pedagógicas coerentes e próximo daquilo que os estudantes conhecem e podem potencializar as habilidades para transformar em competências.
Prenski (2010) também ressalta que adaptar as práticas dos professores com as mediações de tecnologias digitais nas instituições de ensino “pode ser um novo desafio”, porém, quando os docentes se empenham para alcançar conhecimentos novos, como alternativas para viabilizar o ensino, embasados nas necessidades dos estudantes, logo pode encontrar efeitos de resultados na própria aprendizagem.
Segundo Prenski (2010) o “papel do professor não é mais apenas, distribuir informações”, mas sim, propor conhecimentos na forma contextualizada, em que cada aluno, reconheça sua importância, na medida em que cria situação-problema para refletir e encontrar solução para o mesmo, no espaço que está envolvido.
Para Almeida (2002), p. 28) é interessante entender o processo de formação, que:
O professor é um investigador reflexivo da própria prática, cuja formação ocorre nas práticas, favorecendo mudanças pessoais, profissionais e, por conseguinte, na prática pedagógica. A formação é contextualizada nas experiências, conhecimentos e práticas do professor, que tem a oportunidade de rever e relembrar sua prática, colocando-a como foco da própria formação.
A formação docente é visualizada como um empenho constante em alcançar novas experiências que perpassa pelo exercício reflexão-ação modo específico, de recorrer a práxis para analisar seus efeitos por propor mudanças internas da subjetividade profissional para transformar a prática pedagógica, de modo que esta, seja contextualizada com o objeto a ser ensinado, de maneira que, seus reflexos, possam revelar nas evidências da produção dos conhecimentos.
Freire (1996) na obra pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, aborda contribuições para o entendimento da formação docente, quando destaca “o educador é um eterno aprendiz, ele a todo momento, está se reformando em termos de conhecimentos”, para atualizar sua prática e desenvolver suas atividades educativas, ampliando novos horizontes e confrontando ideias, o professor torna-se uma pessoa dinâmica e realizada naquilo que faz no ambiente escolar.
Outrossim, os avanços das tecnologias e suas utilidades tem demonstrado que a formação docente é um dos requisitos fundamentais, para identificar a importância das tecnologias digitais na escola, principalmente, quando se trata do exercício da docência, pois é necessário compreender que estas, são ferramentas de trabalho e que tem um uso específico, para a sala de aula, necessitando também, de conhecimentos que possam responder às reais necessidades e demandas da comunidade escolar.
Prenski (2010) contribui com este debate, quando relata “aproveitar o interesse natural dos jovens estudantes, pelas tecnologias e utilizá-las para transformar a sala de aula em espaço de aprendizagem ativa” deve ser o compromisso das práticas pedagógicas dos professores, valorizando as experiências dos educandos, articulando com os objetos de conhecimentos ensinados; assim, o aprendizado possibilita interessar mais no desempenho das habilidades e competências dos discente no âmbito escolar.
A formação docente, permitirá, de certo modo, que o professor compreenda a importância nas atividades de ensino, principalmente ao uso das tecnologias no cotidiano de sala de aula, pois é necessário repensar a reformulação e atualização dos conhecimentos, enquanto base, do desenvolvimento das práticas pedagógicas e melhoria do nível de aprendizagem escolar.
Dessa forma, entendemos que os desafios e possibilidades de mudanças estão conectadas na forma de pensar e agir; permite assim, para o sujeito, maior interação e participação na reconstrução de saberes e experiências, pois os fundamentos da formação docente, devem estar pautadas, numa lógica constante, de ressignificação de práticas educativas inerentes a própria ação formativa dos conhecimentos.
Morin (2013) em seus estudos, estabelece “conexões com o ensinar, a aprendizagem e tecnologias”, são relações de benefícios pedagógicos importantes que o apoio das tecnologias nos oferece; possibilitando assim, aperfeiçoar as práticas de ensino, visando com esse contexto, alcançar novos horizontes, nos processos de formação do aprendizado.
Ainda na linha da reflexão de Morin (2013, p. 18) destaca para nós que:
Bons professores são as peças-chave na mudança educacional […] a educação não evolui com os professores mal preparados, muitos começaram a lecionar sem uma formação adequada, principalmente, ao ponto de vista pedagógico, conhecem o conteúdo, mas não sabem como gerenciar uma classe, como motivar diferentes alunos, que dinâmicas utilizar para facilitar a aprendizagem.
O fragmento supramencionado, evidencia e reconhece a importância da formação docente e seus conhecimentos para as práticas de ensino, pois é preciso evoluir no pensamento e nas formas de reconstruir conhecimentos, visto que, assegura a competência para trabalhar os conteúdos e ter domínio de classe, pois há motivação e respeito pelas diferenças dos alunos na ação do acesso do ensino aprendizagem.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Consideramos que os debates e análises exploradas neste ensaio, contribuem grandemente no uso das tecnologias digitais e a formação docente, demonstrando seus efeitos e importância para o desenvolvimento da atualização dos conhecimentos e avanço no nível de aprendizagem, pois como ferramentas, as tecnologias subsidiam os professores nas atividades de ensino, estabelecendo dinâmicas que proporcionam a participação e a integração no acesso do ensino aprendizagem de forma mais global.
Atualmente, temos consciência e reconhecemos a presença de tecnologias digitais na educação escolar e em outros espaços sociais formativos, porém, ressaltamos também, que muitos educadores se encontram com dificuldades para o uso das tecnologias digitais, o que exige do poder público, formação continuada ao público alvo, uma das estratégias de atualização dos conhecimentos e suas possíveis intervenções no contexto escolar.
As tecnologias digitais, enquanto ferramentas pedagógicas, possibilitam ampliar a visão e concepção de educação, formação e ensino aprendizagem, na medida em que os professores reconhecem o potencial que cada uma tem, bem como, os efeitos que podem revelar, a partir das práticas concretas de atividades educativas no ambiente de sala de aula.
Assimilamos que as tecnologias digitais na educação têm revolucionado as formas de ensinar e aprender, pois as mobilizações que estas apresentam, caracterizam pelo novo formato de orientar os objetivos das atividades de ensino, numa lógica dinâmica que estimula a criatividade e a descoberta de outras experiências de acesso à aprendizagem.
Sintetizando, a pesquisa corroborou com a construção dos conhecimentos e possibilitou a leitura, a crítica e novas perspectivas para o campo educacional, possibilitando diretrizes para a realização de outra investigação que considere as tecnologias digitais e a formação docente.
REFERÊNCIAS
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