QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202507310423


Estelio Pereira Gabino
José Amauri Siqueira da Silva
Suzana Gusmão Lima


RESUMO  

A gestão democrática na escola acompanhou as transformações sociais, nas quais o poder passou a ser exercido de forma descentralizada. Essa legitimação da participação coletiva encontrou respaldo na própria Constituição Federal e, de forma suplementar, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), considerada a carta magna da educação brasileira. A gestão democrática impôs-se, portanto, não apenas como uma intenção generalista ou política de governo, mas como uma política de Estado, que deveria ser concretizada em sua plenitude. Ao assegurar a gestão democrática, garantiu-se também a participação dos diversos atores sociais que compõem o universo escolar, como docentes, equipe administrativa, pais e comunidade. No entanto, para que essa gestão participativa se realizasse efetivamente, tornou-se necessária a criação de espaços de participação coletiva, bem como o respeito às opiniões emitidas nesses espaços. A escola, nesse contexto, precisou se constituir como um ambiente verdadeiramente democrático, onde a busca por uma educação de qualidade fosse o objetivo central. A qualidade da educação foi um ideal amplamente buscado e manifestado nas diversas políticas públicas implementadas no Brasil. Contudo, tornou-se imprescindível definir com clareza o que se compreendia por qualidade na educação. Esse conceito pôde ser associado a diferentes dimensões: acadêmicas, sociais e educativas, bem como a critérios de eficiência, eficácia e relevância, ou ainda a juízos de valor e mérito. Dessa forma, verificou-se que a qualidade na educação não se configurava como um tema de menor complexidade. Diante disso, está investigação teve como objetivo descrever a relação entre a gestão democrática e a qualidade da educação na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira. Foram abordados os aspectos teóricos e político-pedagógicos que fundamentaram a gestão democrática, bem como os critérios utilizados na definição dos indicadores de qualidade educacional. 

Palavras-chaves: Gestão democrática. Planejamento, qualidade na educação 

RESUMEN  

La gestión democrática en la escuela acompañó las transformaciones sociales, en las cuales el poder pasó a ejercerse de forma descentralizada. Esa legitimación de la participación colectiva encontró respaldo en la propia Constitución Federal y, de forma suplementaria, en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), considerada la carta magna de la educación brasileña. La gestión democrática se impuso, por lo tanto, no solo como una intención generalista a política de gobierno, sino como una política de Estado, que debía concretarse en su plenitud. Al asegurar la gestión democrática, se garantizó también la participación de los diversos actores sociales que componen el universo escolar, como docentes, equipo administrativo, padres y comunidad. No obstante, para que esa gestión participativa se realizará efectivamente, se volvió necesaria la creación de espacios de participación colectiva, así como el respeto a las opiniones emitidas en dichos espacios. La escuela, en ese contexto, necesitó constituirse como un ambiente verdaderamente democrático, donde la búsqueda por una educación de calidad fuera el objetivo central. La calidad de la educación fue un ideal ampliamente buscado y manifestado en las diversas políticas públicas implementadas en Brasil. Sin embargo, se volvió imprescindible definir con claridad lo que se comprendía por calidad en la educación. Ese concepto pudo ser asociado a diferentes dimensiones: académicas, sociales y educativas, así como a criterios de eficiencia, eficacia y relevancia, o incluso a juicios de valor y mérito. De esa forma, se verificó que la calidad en la educación no se configuraba como un tema de menor complejidad. Ante ello, esta investigación tuvo como objetivo describir la relación entre la gestión democrática y la calidad de la educación en la Escuela Estatal Roberto dos Santos Vieira. Fueron abordados los aspectos teóricos y políticopedagógicos que fundamentaron la gestión democrática, así como los criterios utilizados en la definición de los indicadores de calidad educacional. 

Palabras clave: Gestión Democrática. Planificación, Calidad en la educación  

1. INTRODUÇÃO 

O presente trabalho teve como propósito verificar a qualidade do ensino a partir de uma gestão democrática em uma escola pública, entendida como um princípio fundamental que tem ganhado destaque nas discussões sobre a melhoria da educação no Brasil e no mundo. Trata-se de um modelo de gestão que valoriza a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar — alunos, pais, professores, funcionários e gestores — no processo de tomada de decisões e na condução das atividades da instituição educacional. 

Em contraposição aos modelos autoritários e centralizados, a gestão democrática busca promover a igualdade, a transparência e a corresponsabilidade, com o intuito de construir um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, colaborativo e participativo. 

Como referência prática de gestão democrática, este estudo acompanhou as ações desenvolvidas na Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, cuja proposta está fundamentada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/PCNEM), além de demais pareceres e resoluções do Conselho Nacional e do Conselho Estadual de Educação (CNE/CEE). A partir das orientações do artigo 1º da LDB, a escola elaborou seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) como resultado dos processos formativos integrados por diversos segmentos da comunidade escolar no ano de 2022. Esse documento, portanto, é considerado a base que orienta e justifica as ações políticas e pedagógicas da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira. 

1.1. Objetivo geral  

Estabelecer a relação entre gestão democrática e qualidade na educação, onde seja possível fazer uma correlação entre a percepção do gestor e professores sobre gestão democrática e sua influência na qualidade da educação na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira.  

1.1.1 Objetivos específicos  

▪ Identificar o conceito e a prática da gestão democrática, para os gestores e professores da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira;  

▪ Examinar os critérios na definição dos indicadores de qualidade na educação, implementados pelos professores e gestores nessa escola;  

▪ Especificar as contribuições da gestão democrática para a qualidade da educação, na visão dos gestores e professores dessa escola.  

▪ Determinar os aspectos teóricos e político-pedagógicos da gestão democrática trabalhados no ensino da escola pública Roberto dos Santos Vieira.  

▪ Especificar as principais atividades desenvolvidas na escola examinando os critérios   utilizados na definição dos indicadores de qualidade na educação.  

1.2 Justificativa  

A presente pesquisa justifica-se pela relevância da gestão democrática como caminho para a qualidade da educação na escola pública. Esses dois conceitos se complementam e refletem a necessidade de práticas participativas que valorizem o diálogo, a corresponsabilidade e a inclusão de toda a comunidade escolar no processo decisório. 

A gestão democrática rompe com modelos autoritários ainda presentes na cultura escolar brasileira, marcada por uma tradição de exclusão e centralização. Sua consolidação representa um desafio, considerando a recente experiência democrática no país e as fragilidades das políticas públicas educacionais. 

Do ponto de vista social, destaca-se que a escola é um reflexo da sociedade e precisa acompanhar suas transformações, sendo espaço de vivência e construção da democracia. Por isso, fortalecer práticas de gestão participativa é essencial para garantir uma educação pública de qualidade e alinhada aos princípios democráticos. 

1.3 Limitações da Pesquisa e Definição Conceitual das Variáveis 

Esta pesquisa apresentou limitações temáticas, espaciais, institucionais e técnicas. Tematicamente, focou na gestão democrática, qualidade na educação e escola pública. Espacialmente, concentrou-se em uma escola da rede estadual de Manaus (AM), abrangendo o período de 2018 a 2020. Institucionalmente, restrita às escolas públicas estaduais, e tecnicamente, enfrentou possíveis dificuldades na coleta de dados sobre a gestão democrática. 

As variáveis analisadas foram: gestão democrática e participativa, comunidade escolar e planejamento. O estudo partiu da reflexão sobre a gestão democrática na educação pública, considerando as condições adversas enfrentadas pelas escolas. Tratou-se de um estudo de caso qualitativo e exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo. 

Compreendeu-se que a gestão escolar democrática depende da participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional, sendo essencial para aproximar a escola, os pais e a sociedade, promovendo uma educação de qualidade e o exercício da cidadania. Nesse contexto, o gestor deve atuar estrategicamente, focando nos objetivos da instituição e enfrentando os desafios para garantir uma gestão eficaz. 

1.4. Definição Operacional das Variáveis   

Quadro 1: Variáveis  

Fonte: GABINO.Estélio Pereira (2024)   

2. MARCO METODOLÓGICO  

2.1 Contexto de Investigação  

No que se refere ao nível de investigação, esta pesquisa constituiu-se como um estudo de caso sobre a gestão democrática na Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, e integrante da rede estadual de educação do Amazonas. O estudo adotou uma metodologia aplicada, com foco na utilização prática do conhecimento técnico para analisar e compreender a realidade da escola. 

Segundo Gil (2008), o estudo de caso permite preservar as características da unidade investigada, mesmo que esta mantenha relações com outros agentes. No caso específico, buscou-se compreender a relação entre a gestão democrática e os níveis de qualidade da educação na referida instituição. 

A qualidade, conceito amplo e multifacetado, foi analisada no contexto educacional a partir das dimensões estruturais, processuais e de resultados. Conforme Davok (2007), essa qualidade pode ser entendida como domínio de conteúdos, desenvolvimento técnico, aquisição cultural ou formação crítica. Outros autores, como Demo (2001), Sander (1982, 1995) e Scriven (1991), ampliaram essa concepção ao associá-la à eficácia, eficiência, relevância e mérito educacional. 

Entendeu-se, ainda, que percepções isoladas sobre qualidade — como a ênfase em infraestrutura ou em índices de desempenho escolar — são limitadas. Por isso, adotou-se uma visão mais abrangente, fundamentada nas sete dimensões da qualidade educacional definidas pelo INEP (2004) e por instituições como o UNICEF: ambiente educativo; práticas pedagógicas; avaliação; gestão democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais; ambiente físico; e acesso, permanência e sucesso dos estudantes. 

Tais dimensões permitiram que as escolas realizassem uma autoavaliação crítica, identificando fragilidades e propondo melhorias. Por fim, ressaltou-se o impacto das desigualdades sociais na qualidade educacional no Brasil, o que motivou a criação do IDEB como indicador oficial, dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (2007), visando à equalização de oportunidades e ao estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade para todo o país. 

2.2 Métodos e Técnicas  

Nesta pesquisa, realizou-se uma investigação bibliográfica com base em livros, artigos acadêmicos e fontes online, a fim de construir o referencial teórico sobre a temática proposta. Em seguida, adotou-se a abordagem qualitativa, conforme Minayo (2009), que trata de aspectos subjetivos da realidade, como significados, valores, crenças e atitudes, buscando compreender a complexidade dos fenômenos educacionais. 

A investigação incluiu também uma pesquisa de campo, realizada na Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, em Manaus–AM, com o objetivo de analisar se há, de fato, a prática de uma gestão democrática e participativa na instituição. 

Segundo Marconi e Lakatos (1996), a pesquisa de campo sucede o estudo bibliográfico e é fundamental para definir os objetivos, hipóteses, instrumentos de coleta, amostra e formas de análise dos dados. Nesse estudo, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados na escola. Conforme Collis e Hussey (2005), esse tipo de instrumento é composto por perguntas cuidadosamente elaboradas para obter respostas confiáveis de uma amostra selecionada. 

2.3 população e amostra  

Esta pesquisa teve como população os membros da comunidade escolar da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, localizada em Manaus–AM. Foram considerados como participantes potenciais o gestor, a equipe administrativa, docentes, colaboradores e pais ou responsáveis pelos alunos. Em 2022, a escola apresentou os seguintes dados de matrícula: 962 alunos no Ensino Fundamental (Anos Finais), 1.823 no Ensino Médio, 647 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 27 na Educação Especial. 

A amostragem adotada foi não probabilística por tipicidade, conforme classificação de Vergara (2012). Esse tipo de amostragem permite a seleção de sujeitos com base em critérios definidos pelo pesquisador, considerando sua relevância e representatividade frente ao objeto de estudo. Assim, os participantes foram escolhidos por sua contribuição potencial para a compreensão da relação entre a gestão democrática e a qualidade da educação na escola pública. 

Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa, buscou-se compreender os fenômenos observados a partir das experiências, crenças, valores e significados atribuídos pelos sujeitos. Os dados foram coletados por meio de questionários semi-estruturados e analisados à luz de conceitos e teorias que permitiram interpretar criticamente a realidade escolar investigada. 

2.4 Quadro de resultado da aplicação do questionário   

Considera a gestão de sua escola democrática e participativa ou autoritária?  

                          Gráfico 1- Visão geral da gestão democrática na escola   

Fonte: Pesquisa de campo

Dos participantes da pesquisa, 60,02% confirmaram que participam das decisões por meio do diálogo, o que contribui para a motivação e satisfação no desempenho de suas funções. Por outro lado, 39,98% demonstraram insatisfação, destacando a necessidade de melhorias na gestão escolar. Apesar do empenho da equipe gestora, ainda se observa a persistência de um modelo tradicional e centralizador, o que tem dificultado a implementação de mudanças significativas na instituição.  

                                     Gráfico 2- Questionário aos docentes:  

Fonte: Pesquisa de campo  

Durante a pesquisa, foi possível observar de forma mais próxima as relações interpessoais na escola e compreender o contexto em que os docentes estão inseridos — seus anseios, perspectivas e concepções sobre a educação. 

Os dados revelaram que 73,0% dos professores estão satisfeitos com a atual gestão, considerando que ela atende às expectativas e contribui para a melhoria do ensino. Por outro lado, 27,0% demonstraram insatisfação, alegando que não perceberam mudanças significativas. Nesse sentido, a prática da gestão democrática precisa ser debatida e aprimorada, a fim de atender melhor às demandas da comunidade escolar. 

Gráfico 3- Questionário Dos Discentes: 

Os dados da pesquisa revelaram que 61,9% dos alunos da EJA afirmaram participar ativamente das atividades promovidas pela escola, como o grêmio estudantil, entre outras iniciativas. Por outro lado, 38,9% desses alunos expressaram insatisfação com a atual gestão escolar. 

As observações realizadas durante a pesquisa indicaram que a equipe gestora tem se empenhado em atuar como mediadora de conflitos, adotando uma postura pautada no diálogo e na construção coletiva para lidar com os desafios do cotidiano escolar. 

Gráfico 4- Percepção dos Responsáveis dos alunos da escola 

A pesquisa apontou que 69,6% dos participantes reconhecem que a atual gestão valoriza os aspectos humanos, destacando que a qualidade escolar vai além dos recursos materiais. Em contrapartida, 30,4% demonstraram insatisfação, considerando a administração ainda centrada em um modelo tradicional e autoritário, com decisões concentradas no gestor. 

Observou-se também que a participação das famílias é desigual: algumas são ausentes, não comparecem às reuniões nem respondem às comunicações da escola; outras, embora presentes, se limitam a manifestações de cobrança ou conflito, sem contribuir efetivamente para o processo educativo. 

Gráfico 5 – Concepção dos Pedagogos da Escola 

A pesquisa revelou que 50,4% dos pedagogos reconhecem a prevalência do caráter democrático nas tomadas de decisão e definição das ações escolares, destacando a valorização da participação de todos os agentes da comunidade escolar — docentes, discentes e famílias. Para esses profissionais, a gestão participativa fortalece o envolvimento coletivo, dando voz a todos no processo decisório e tornando o processo educacional mais dinâmico. 

Por outro lado, 49,6% apontam que a gestão ainda segue um modelo hierarquizado, com funções e cargos bem definidos, sob a orientação direta do gestor escolar, que centraliza a supervisão das atividades e decisões, reforçando uma estrutura mais tradicional de comando. 

Gráfico 6- Opinião dos Funcionários da Escola: 

A pesquisa mostrou que 54,0% dos funcionários consideram o ambiente escolar um espaço dinâmico, influenciado por fatores como infraestrutura, equipe, proposta pedagógica, recursos financeiros e relações interpessoais. Para eles, uma gestão democrática é essencial, atuando de forma estratégica e mediadora entre os diferentes interesses da comunidade escolar. 

Em contrapartida, 46,0% apontam que a gestão ainda adota uma postura conservadora, centralizando o poder nas mãos do gestor, o que revela a permanência de um modelo administrativo tradicional no ensino público. 

3.1. INSTRUMENTO, PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO, ANÁLISE E ENFOQUE DA PESQUISA 

Para a coleta de dados, foram utilizados questionários semiestruturados, aplicados a docentes, discentes, equipe gestora e famílias. Os instrumentos continham perguntas fechadas e classificatórias, com o objetivo de captar percepções sobre a gestão democrática e a qualidade da educação na escola pública. 

Antes da aplicação, foi realizado um contato informal com a equipe gestora da escola para obter autorização, bem como uma reunião com os pais, na qual foi esclarecida a importância da pesquisa e garantido o consentimento dos participantes. 

A análise dos dados seguiu uma abordagem qualitativa, uma vez que o estudo busca compreender significados, percepções, relações humanas e o contexto vivenciado pelos sujeitos da escola. Foram observadas as relações interpessoais, as práticas da equipe gestora e analisados documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), a fim de interpretar o funcionamento da gestão sob uma perspectiva democrática e participativa. 

Segundo Gil (2008), a pesquisa qualitativa permite explorar aspectos subjetivos e contextuais, sendo adequada à investigação de fenômenos educacionais. Assim, este estudo qualitativo fundamenta-se em referências teóricas sobre gestão democrática, qualidade da educação e escola pública, compondo o alicerce conceitual da análise realizada. 

3.2. DESENHO DA INVESTIGAÇÃO E ALCANCE DA PESQUISA 

O desenho da investigação corresponde ao plano metodológico adotado para responder às questões da pesquisa, conforme definem Fortin (1999) e Sampieri et al. (2010). Neste estudo, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa, com o intuito de interpretar a realidade da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira a partir dos discursos, práticas e documentos analisados. Após a coleta, os dados foram organizados e cruzados com a fundamentação teórica, permitindo interpretar as relações entre gestão democrática e qualidade na educação. 

O método utilizado foi a análise de conteúdo, aplicada a dados qualitativos coletados por meio de questionários semiestruturados, observações e documentos institucionais, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Além disso, a pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico, com apoio de autores, artigos, livros, a LDB e outras fontes relevantes. Como destaca Severino (2000), a pesquisa bibliográfica é essencial para fundamentar todas as fases de uma investigação científica. 

O alcance da pesquisa é exploratório e descritivo, com o propósito de compreender o papel da gestão democrática na promoção da qualidade educacional. Os dados analisados oferecem subsídios para reflexões sobre práticas escolares, relações interpessoais e estratégias de melhoria na gestão. 

Embora esta pesquisa não tenha a pretensão de apresentar soluções prontas, ela busca propor um referencial teórico-metodológico que incentive a reflexão crítica sobre o cotidiano escolar. Espera-se que os resultados sirvam como base para futuras investigações e ações voltadas ao fortalecimento da gestão participativa, contribuindo para a construção de uma escola pública mais inclusiva, democrática e eficaz. 

4. MARCO ANALÍTICO   

4.1 Apresentação dos Dados Coletados  

Os resultados qualitativos foram obtidos por meio de questionários aplicados a professores, gestores e demais envolvidos na gestão escolar. A análise considerou os processos internos e os indicadores de qualidade, com o objetivo de identificar falhas, propor soluções e reconhecer os pontos positivos da prática escolar. 

A maioria dos participantes reconheceu que o Estado possui legislação própria que ampara a gestão democrática da educação, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto, foi ressaltado que a existência desses marcos legais não garante, por si só, a efetivação da gestão democrática nas escolas. 

Autores da área educacional defendem que a gestão democrática deve ser construída de forma coletiva e vivenciada no cotidiano escolar, assegurando a todos o direito à educação de qualidade, especialmente diante da diversidade social e cultural presente nas escolas públicas. 

A consolidação de uma cultura democrática requer práticas participativas e diálogo constante, especialmente na resolução de conflitos que, embora naturais, devem ser superados em favor do bem coletivo. Ficou evidente que a gestão democrática precisa estar presente não apenas na estrutura administrativa da escola, mas também nas práticas pedagógicas, especialmente em sala de aula, onde os educadores devem articular os conteúdos ao contexto dos alunos, favorecendo sua permanência e sucesso escolar. 

4.2 RESULTADOS DO TRABALHO DE CAMPO 

A análise dos rendimentos escolares dos anos de 2020, 2021 e 2022 revelou que a Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira alcançou índices expressivos: 100% de aprovação, 0% de reprovação e 0% de abandono escolar. Esses resultados evidenciam o compromisso da instituição com a permanência e sucesso dos alunos, utilizando estratégias como diálogo com famílias, acompanhamento pedagógico e suporte do Centro de Atendimento ao Estudante (CAES). 

Além disso, os indicadores apontam desempenho positivo dos estudantes nas avaliações externas, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), refletindo o impacto das ações pedagógicas e administrativas. Entre os recursos aplicados, destacam-se: 

• Integração da comunidade ao ambiente escolar; 

• Desenvolvimento integral dos alunos, promovendo reflexão crítica e participação social; 

• Valorização dos profissionais da educação com melhoria nas condições de trabalho. 

Vale lembrar que o Fundeb financia aproximadamente 60% da Educação Básica no país, sendo essencial para garantir investimentos que promovam a justiça social e a qualidade do ensino. 

As evidências mostram que a gestão democrática, quando praticada por meio de ações participativas e colaborativas, contribui para a qualidade da educação e para o fortalecimento da cidadania. Isso requer a superação de práticas tradicionais e adoção de modelos baseados na corresponsabilidade e na atuação de instâncias colegiadas. 

Destaca-se, nesse contexto, a importância do Conselho Escolar como espaço representativo de decisão, composto por professores, pais, alunos e funcionários, com poder de opinar e fiscalizar as ações da gestão. 

Por fim, para consolidar uma gestão pedagógica eficaz, articulada ao planejamento estratégico da escola, torna-se indispensável o fortalecimento do trabalho coletivo. Isso inclui a realização de reuniões periódicas para discussão e atualização do Projeto Político-Pedagógico (PPP), assegurando que ele reflita a realidade e os objetivos da instituição. 

4.2.1 Aplicação dos Questionários 

Foram aplicados questionários a discentes, docentes, pedagogos e responsáveis, com o objetivo de identificar práticas, desafios e contribuições no cotidiano escolar relacionadas à construção de uma gestão democrática. As respostas permitiram compreender os fatores que fortalecem ou dificultam esse processo e apontaram caminhos para garantir o direito à educação de qualidade. 

5. CONCLUSÃO 

A pesquisa evidenciou que a Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira adota práticas pedagógicas que promovem a educação interativa, incentivando a participação ativa e crítica dos alunos como cidadãos. As atividades desenvolvidas buscam o envolvimento dinâmico dos estudantes no processo de construção do conhecimento, por meio do diálogo e reflexão crítica. 

O principal objetivo foi identificar os fatores que contribuem para a qualidade da educação pública a partir de uma gestão democrática. Com base em análises teóricas e práticas, constatou-se que a gestão escolar deve superar modelos tradicionais, adotando uma administração participativa, que envolva alunos, professores, famílias e demais membros da comunidade escolar. 

A gestão democrática exige o compartilhamento de responsabilidades e a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP), garantindo maior comprometimento e responsabilidade de todos. A verdadeira democracia escolar está relacionada à participação ativa dos sujeitos no processo educacional, sem hierarquias opressoras, valorizando a diversidade e promovendo o diálogo entre os atores sociais. 

O gestor escolar, nesse contexto, deve atuar como líder cooperativo, articulando os interesses da comunidade escolar e conduzindo a escola com uma visão integrada que considere aspectos pedagógicos, administrativos e culturais. A descentralização do poder e o fortalecimento de colegiados consultivos são essenciais para uma gestão eficaz e democrática. 

Reconhece-se que a implantação da gestão democrática ainda enfrenta desafios e obstáculos, especialmente na conscientização dos envolvidos para o exercício efetivo da participação. Portanto, é imprescindível investir na formação contínua dos gestores e fomentar espaços de diálogo que incluam toda a comunidade escolar. 

A gestão democrática, além de promover a qualidade do ensino, fortalece os vínculos entre escola, família e comunidade, contribuindo para a formação integral dos alunos e para uma educação com relevância social. A participação coletiva e o trabalho em equipe são fundamentais para que a escola seja um ambiente de inclusão e desenvolvimento humano. 

Por fim, embora este estudo não esgote o tema, ele aponta caminhos para futuras investigações, ressaltando a importância de repensar políticas educacionais que favoreçam a autonomia das instituições escolares e a coordenação democrática do trabalho pedagógico. 

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