REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202501310949
Rubens Vinícius Vieira Nascimento¹; Carlos Eduardo de Aguiar Alves²; Priscila Mara Garcia Cardoso³; José Branco Peres Neto⁴; Daniel Antonio Almeida Menezes⁵.
RESUMO
A proposição deste trabalho refere-se ao desenvolvimento de uma tecnologia educacional que auxilie no conhecimento das normas metodológicas e aprimoramento da escrita científica pelos acadêmicos no âmbito da graduação. Em virtude disso, apresentado o processo de criação da tecnologia educacional “TRILHA TCC”, uma ferramenta que será destinada a utilização em celulares, visando aprimorar as habilidades dos estudantes na produção do Trabalho de Conclusão de Curso, seja nos gêneros textuais monografia ou artigo científico. A metodologia a ser empregada no protótipo é a “Design Science Research”, apresentando diretrizes emanadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para escrita científica de forma interativa e com técnicas de gamificação. Portanto, o propósito do futuro produto é conduzir à emancipação dos estudantes e promoção de uma perspectiva crítica e eficiente na elaboração de monografias e artigos científicos.
Palavras-Chave: Gamificação; Metodologias Ativas; Escrita Científica.
ABSTRACT
The proposition of this work refers to the development of an educational technology that assists in the knowledge of methodological standards and improvement of scientific writing by academics within the scope of undergraduate studies. As a result, the process of creating the educational technology “TRILHA TCC” is presented, a tool that will be intended for use on cell phones, aiming to improve students’ skills in the production of the Course Conclusion Work, whether in the textual genres monograph or scientific article . The methodology to be used in the prototype is “Design Science Research”, presenting guidelines issued by the Brazilian Association of Technical Standards for scientific writing in an interactive way and with gamification techniques. Therefore, the purpose of the future product is to lead to the emancipation of students and the promotion of a critical and efficient perspective in the preparation of monographs and scientific articles.
Keywords: Gamification; active methodologies; scientific writing.
INTRODUÇÃO
Em princípio, o propósito para elaboração do presente trabalho decorre da verificação dos benefícios do Design e da Tecnologia para superar as dificuldades encontradas no processo de escrita científica, em especial na preparação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Considerando que no processo escolar, são estabelecidas diversas interações com distintas pessoas, possibilitando a ampliação da percepção de mundo, promovendo o compartilhamento de saberes e o despertar para uma consciência crítica.
Ademais, ciente da responsabilidade dos educadores do estímulo à emancipação de cada sujeito para não ser mero reprodutor dos conhecimentos transmitidos, mas despertar sua curiosidade, a competência para discernir e defender suas opiniões de modo imparcial, sempre aplicando em seus ensinamentos a importância do respeito aos métodos.
Considerando que as Instituições de Ensino Superior (IES) podem adotar em seu Projeto Pedagógico (PPC) como critério para Trabalho de Conclusão de Curso diversos gêneros textuais acadêmicos como artigo científico, monografia, memorial, plano de negócios, dentre outros. Nesse sentido, a produção científica consiste em requisito obrigatório para diversos cursos no âmbito da graduação, elementares para o término do ciclo letivo em direção à carreira profissional.
Desse modo, a elaboração do TCC impõe dedicação de tempo, disciplina, despesas com a aquisição de materiais para leitura, os quais provocam em determinadas situações angústia dos estudantes que apresentam dificuldades no processo de produção científica.
Em virtude disso, o objetivo deste estudo estabelece a apresentação de uma ferramenta educacional em seu processo de desenvolvimento, a qual é denominada “TRILHA TCC” e sua contribuição para a produção científica na graduação pelos estudantes, corroborando na compreensão das etapas que compõem a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, bem como conscientizando da relevância da difusão do conhecimento científico diante dos problemas sociais, a pesquisa, indubitavelmente, avulta em importância.
A metodologia Design Science Research é aplicada para elaboração do artefato, possibilitando uma interface interativa, em que as diretrizes metodológicas estão inseridas num jogo disponível para celulares, sempre disponível para consulta e auxiliando diretamente na formação de profissionais críticos, atentos aos anseios sociais e ao desenvolvimento científico.
Como resultado, são utilizadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como recurso educacional no processo de desenvolvimento de trabalhos científicos, direcionando os estudantes na compreensão e aplicação das normas metodológicas, bem como na percepção de suas habilidades e superação das adversidades encontradas para produção de estudos relevantes para as demandas verificadas no âmbito local, regional ou nacional.
Portanto, as tecnologias educacionais consistem em relevante recurso para o processo de ensino, permitindo que os atores envolvidos experimentem um processo mais dinâmico, colaborativo e produtivo, refletindo em maior engajamento dos estudantes e conduzindo à personalização do ensino.
O DESIGN SCIENCE RESEARCH NO APRIMORAMENTO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O Design evidencia a finalidade de propor soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Logo, a partir da identificação de um problema, é sugerida uma alternativa, a qual pode resultar na criação de um novo artefato ou aprimoramento de um produto já existente. (ANGELUCI, REDIGOLO, ARAKAKI, SILVA, 2020)
Entre as diversas metodologias disponíveis no campo do Design, é relevante destacar a contribuição da Design Science Research (DSR), desde o processo de identificação do problema até o efetivo desenvolvimento de artefatos para modificar uma situação encontrada, decorrendo de um procedimento prescritivo. (SANTOS, 2018)
No contexto educacional, diversos artefatos podem ser desenvolvidos favorecendo o aprendizado. A metodologia Design Science Research manifesta-se pelo anseio de resolver ou contribuir para uma situação identificada, seja pela proposição de um novo produto ou serviço, seja pelo aperfeiçoamento dos recursos disponíveis no âmbito social.
Desse modo, é fundamental listar o percurso desde a ideação à implementação de um artefato, observando as diretrizes da metodologia Design Science Research. Ademais, o referido método apresenta diversas alternativas de intervenção diante da situação observada no âmbito social, examinando cautelosamente a viabilidade de cada opção aventada às necessidades dos usuários, para, posteriormente, direcionar esforços ao processo de implementação, sempre realizando os ajustes necessários ao aprimoramento do artefato e provocando inúmeros benefícios à coletividade. (SANTOS, 2018)
Figura 1 – Etapas do Design Science Research para criação de artefatos
O primeiro ato do pesquisador na supramencionada metodologia parte da identificação do problema, ou seja, é o momento de identificação do seu contexto, as possibilidades e desafios para a proposição de soluções (SILVA; COSTA, 2016).
Depois da compreensão das circunstâncias que envolvem o problema, é iniciada uma nova etapa que prevê o surgimento de diversas proposições, seja de modo individual, seja colaborativo, visando à elaboração de novos artefatos ou modificação de modelos existentes.
Na etapa do desenvolvimento, ocorre a criação do artefato, sendo examinado de forma posterior sua efetividade por meio de diversos testes, atendendo a rigorosos critérios de validação. Enfim, todas essas etapas visam assegurar o aperfeiçoamento do artefato para atender a sua finalidade (SILVA; COSTA, 2016).
Na trajetória do pesquisador, podem ocorrer situações adversas que demandem o retorno à fase de identificação do problema, seja para aprofundamento na compreensão do problema e as necessidades dos usuários, seja para o despertar de novas ideias, permitindo maior segurança na criação do artefato.
Ademais, o caminho em direção à pesquisa científica nem sempre é uniforme e exige dedicação, tempo e paciência para observação detalhada do problema e para proposição de novas soluções ou uma ampliação na percepção obtida preliminarmente (SILVA;COSTA, 2016).
Essa metodologia representa uma busca participativa em direção à resolução de um problema, não estando limitada a meros aspectos teóricos, mas tendo por fundamento uma aplicação prática na criação de novos artefatos ou aperfeiçoamento dos modelos identificados, considerando sua utilidade e corroborando para a obtenção de novos cenários no âmbito social.
Assim sendo, após uma breve explanação acerca do efetivo potencial desempenhado pelo Design Science Research para a modificação do contexto social, torna-se imperioso refletir sobre a contribuição da metodologia para proposição de uma tecnologia educacional participativa, disponível aos graduandos no desenvolvimento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Nessa perspectiva, elementar a discussão de quais aspectos favorecem e impõem dificuldades ao processo de aprendizado, bem como a reação dos estudantes aos estímulos externos positivos realizados pelos docentes com o emprego das metodologias ativas, imprescindíveis ao engajamento estudantil.
OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA CONSTRUÇÃO DO TCC
Com efeito, Guimarães, Silva e Sobrinho (2020) observam que, infelizmente, pouco material é encontrado na produção científica disponível acerca dos elementos dificultadores e facilitadores à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso numa perspectiva dos discentes, assim como o estabelecimento de um estudo comparativo de desempenho entre os estudantes em diversos cursos superiores e se as dificuldades no percurso encontradas decorrem de aspectos de ordem técnica, social, psicológica ou econômica. Desse modo, em princípio, é relevante analisar quais aspectos favorecem o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
Isto posto, defende-se como um elemento facilitador no processo de elaboração do TCC a escolha pelo aluno de conteúdo que ele possua vínculo de afinidade, motivando-o no decorrer da pesquisa. Assim, essa inquietação que movimenta a pesquisa relacionada à temática pode emanar de um anseio de trabalhar posteriormente na área ou na busca de uma resposta para um problema identificado no meio social. (CLEMENTE; SANTOS, 2015)
Indubitavelmente, a pesquisa corrobora para o desenvolvimento da ciência e o Trabalho de Conclusão de Curso proporciona aos estudantes a formação de novos conhecimentos, permitindo, também, seu aperfeiçoamento como investigadores. (CLEMENTE; SANTOS, 2015)
Por conseguinte, as Instituições de Ensino Superior estabelecem o Trabalho de Conclusão de Curso como critério de ratificação da formação acadêmica dos estudantes, permitindo, pela pesquisa, o aperfeiçoamento no exame de temas relacionados ao curso, promovendo modificações no contexto social e resultados significativos que contribuam na melhoria da qualidade de vida de todos. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020)
A produção científica pode ser exigida nos cursos de graduação como requisito para aprovação final no Bacharelado, Licenciatura ou Curso Superior de Tecnologia, tendo na referida hipótese o exame da qualidade da escrita e coerência do trabalho redigido, bem como a perspicácia do graduando na defesa do trabalho perante Banca Examinadora.
Entretanto, Costa; Leão e Alves (2021) esclarecem que o Trabalho de Conclusão não é uma imposição legal para todos os cursos de graduação, tendo em vista que pareceres nº 776/1997 e nº 583/2001 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelecem que cada curso possui suas diretrizes curriculares. Logo, as diretrizes curriculares nacionais (DCN) poderão estabelecer a elaboração do trabalho como obrigatória, facultativa ou não dispor sobre o tema.
Além disso, cada Projeto Pedagógico de Curso (PPC) estabelece qual formato será utilizado para avaliação do TCC, podendo ser exigido do aluno a elaboração de monografia, artigo científico, memorial, plano de negócios, documentário, dentre outros. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020)
A compreensão atual é que a etapa de elaboração do TCC não constitui a mera consecução de um nível de conhecimento, nem a produção de um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e/ou apenas uma alternativa de avaliação final de um Curso Superior, mas a convicção de que elementos cognitivos rigorosos foram incorporados pelos formandos no percurso de sua formação acadêmica. Estes elementos são relevantes para o enfrentamento dos obstáculos presentes na vida pessoal e profissional se caracterizando, portanto, num estágio para além do cumprimento de fase formativa impositiva. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020, p. 83)
Entre os inúmeros benefícios oportunizados pelo Trabalho de Conclusão de Curso é possível destacar o aprimoramento do futuro profissional, o despertar para uma consciência crítica, o exame minucioso de situações que favorecem a intervenção perspicaz na resolução de problemas no âmbito acadêmico e profissional. (COSTA; LEÃO; ALVES; 2021)
Por outro lado, no âmbito dos fatores que dificultam o desenvolvimento da pesquisa científica é possível mencionar a mudança de orientador, a ausência de obras atualizadas no acervo da biblioteca, bem como o pouco tempo disponível para estudo e redação do trabalho, além do custo envolvido com aquisição de materiais. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020)
Em virtude disso, diversos alunos não conseguem refletir sobre a importância do trabalho científico em sua formação, devido a algumas situações de falhas de ordem metodológica nas instituições de ensino ocasionadas pelo baixo investimento em materiais didáticos, grade curricular que não contempla disciplinas que estimulem a produção científica em âmbito interdisciplinar e o baixo índice de professores contratados em carga horária integral.
Logo, os graduandos, nesse contexto adverso, apenas observam o TCC somente como um obstáculo à conclusão de seu curso, obtenção do título almejado, indispensável ao desempenho de suas atividades profissionais. (TRINDADE; BACHUR; OLIVEIRA, 2018)
Pelo contrário, a elaboração do TCC não está limitada apenas à aquisição de um diploma de ensino superior, mas no amadurecimento profissional e acadêmico do estudante, permitindo ainda descobertas relevantes para a ciência. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020)
Ademais, a produção acadêmica de excelência requer o estabelecimento de uma relação harmônica entre orientador e orientando, sendo indispensável o acompanhamento do docente para nortear o discente a percorrer o caminho em busca do conhecimento. (GUIMARÃES; SILVA SOBRINHO, 2020)
É importante ainda informar que o TCC não é um componente obrigatório pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ficando a cargo da IES contemplar ou não na integralização curricular, conforme resolução nº 3/2005 do MEC. (DURANTE; RIBEIRO; ROCHA, 2019).
A importância do Trabalho de Conclusão de Curso é ressaltada por Guimarães; Silva e Sobrinho (2020), ressaltando que a produção científica contribui para o desenvolvimento do graduando e para a obtenção de conhecimentos não apenas no contexto acadêmico, mas também para a coletividade em geral.
[…] quando bem desenvolvido, um Trabalho de Conclusão de Curso pode ser um diferencial na formação acadêmica do aluno. O aluno desenvolve a habilidade de busca de informação e consequentemente uma visão crítica com relação a literatura disponível, além do amadurecimento interpessoal, que vai além do conhecimento técnico mostrando a importância de se manter atualizado. (TRINDADE; BACHUR; OLIVEIRA, 2018, p. 233)
Ademais, a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do TCC interfere diretamente na qualidade da investigação realizada, assim como para a identificação e proposição de intervenções dos problemas experimentados no contexto social, utilizando todo o conhecimento obtido ao longo do processo de formação profissional, contribuindo, ainda, para a inserção do concluinte em um mercado de trabalho tão competitivo. (TRINDADE; BACHUR; OLIVEIRA, 2018)
Portanto, nas próximas linhas é estabelecida uma breve análise da importância das tecnologias no contexto educacional.
A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
As tecnologias educacionais são utilizadas em diversos níveis de ensino, compreendendo a importância e os benefícios oportunizados pela tecnologia para a modificação do processo de ensino e aprendizagem, em que os atores envolvidos desenvolvem sua interação de forma dinâmica e produtiva, gerando aprendizados mútuos:
Ao utilizar as tecnologias em ambiente escolar, professores e estudantes trabalham em um processo de construção de conhecimento colaborativo, o qual favorece uma dinâmica menos centralizada e mais integrada no que diz respeito as mediações realizadas em sala de aula. (COSTA; BASSO; OLIVEIRA, 2019, p. 161)
Entretanto, dependendo da forma que forem implementados os recursos tecnológicos no ambiente escolar, podem não atingir a finalidade almejada. Logo, não é suficiente a mera instalação de um recurso tecnológico sem a formação adequada dos atores envolvidos (docentes, gestão escolar) e adesão do corpo discente à proposta pedagógica. (COSTA; BASSO; OLIVEIRA, 2019)
Por conseguinte, é relevante maior investimento na formação docente, sendo indispensável para a obtenção de uma nova cultura no ambiente escolar, tendo como referência o ensino da metodologia científica, pois, no exercício da orientação para produção científica, o professor não fornece o suporte adequado ao estudante se ele não exerce a pesquisa com habitualidade, assim como na hipótese de preceder uma formação deficitária e não realizar investimentos em cursos de atualização para sua prática pedagógica.
A obtenção de um espaço propício à aprendizagem depende da interação eficaz entre docentes e discentes, de modo que esse alicerce do conhecimento valorize a pesquisa e o protagonismo dos estudantes, sendo mediados por professores que atuam como designers de caminhos, direcionando os estudantes em sua trilha em direção ao aprendizado.
O uso das tecnologias educacionais em sala de aula consiste em estratégia pedagógica que estimule tanto os discentes quanto os docentes na obtenção de novos conhecimentos, permitindo que, em diversos momentos (presenciais e digitais), compartilhem aprendizagens significativas, defendendo suas ideias, estimulando a proatividade, criando espaços de discussão que ultrapassam as atividades no âmbito presencial. (VIDAL; MIGUEL, 2020)
Por isso, cabe mencionar quais etapas são necessárias para elaboração de um artefato educacional.
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE ARTEFATO EDUCACIONAL
No momento da elaboração de qualquer protótipo no campo do Design, é indispensável atenção às diretrizes dispostas nas Heurísticas de Nielsen. Assim, é realizado um exame da usabilidade da interface do sistema, certificando que os 10 princípios preconizados no ano de 1990 pelo cientista da computação Jakob Nielsen foram contemplados, conferindo maior segurança aos profissionais do Design no desenvolvimento de seus projetos e na obtenção de maior qualidade nos produtos ofertados aos usuários.
Assim sendo, os princípios norteadores defendidos por Nielsen são:
- Visibilidade do estado do sistema : informação clara ao usuário do que está acontecendo.
- Equivalência entre o sistema e o mundo real: relacionar ícones ao mundo real para facilitar a compreensão do usuário.
- Liberdade e controle do usuário: o usuário deve ter a liberdade para avançar etapas ou retornar sempre que desejar.
- Consistência de padrões: preservação dos padrões conhecidos pelo usuário.
- Prevenção de erros: necessidade de confirmação do usuário antes de realizar ações como deletar ou sair.
- Reconhecimento X memorização: o usuário não necessita e nem tem a obrigação de relembrar todo o caminho percorrido.
- Flexibilidade: possibilita ao usuário escolher o melhor ajuste para a interface.
- Estética e Minimalismo: evitar o excesso de informações que gera incerteza no usuário.
- Reconhecimento de erros: explicar ao usuário os fatos ocorridos e a solução para sua resolução.
- Ajuda: orientação sempre disponível e de maneira rápida ao usuário.
Por conseguinte , são ofertados três aplicativos na plataforma Google Play para celulares Android, os quais auxiliam na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), respectivamente Mettzer, Kahoot! e Monografis. Todos os aplicativos analisados atendem aos princípios delineados por Nielsen e serão tecidas breves considerações em relação a cada aplicativo e a inovação proposta pela tecnologia educacional Trilha TCC, objeto deste trabalho.
Em relação ao aplicativo Mettzer, é importante destacar que oferece diversos planos de assinatura e apresenta na sua interface uma estrutura padronizada de monografia, sendo substituída manualmente pelo estudante as informações. Além disso, a plataforma adapta automaticamente o texto digitado às regras de formatação previstas nas normas da ABNT.
Ao explorar a plataforma, o usuário recebe informações para o preenchimento de cada etapa do trabalho, sendo incluídos anexos com modelos preenchidos. Contudo, o graduando apenas segue modelos pré-estabelecidos que são encontrados facilmente em manuais de Metodologia Científica, não compreendendo a importância da estrutura do trabalho e limitando sua participação à substituição de palavras ou frases, gerando um vínculo de dependência à plataforma.
Posteriormente, analisado o aplicado Kahoot! , o qual possibilita a criação de jogos educacionais com diversos modelos de apresentação das perguntas, seja por quizzes, respostas curtas, verdadeiro ou falso, texto e áudio, dentre outros. Trata-se de uma plataforma que apresenta planos mensais ou anuais, podendo ser utilizada gratuitamente nos modelos quizzes e verdadeiro ou falso.
Apesar da possibilidade de utilização gratuita em modelos limitados, o recurso educacional carece da inserção de modelos de trabalho científico para análise dos usuários e compreensão das regras metodológicas na prática, resultando no modelo proposto na apresentação somente teórica das normas orientadoras do trabalho científico, ocupando o usuário apenas o papel de receptor de informações , não sendo habilitado para experiências práticas de visualizar aqueles dados em modelos de monografia ou artigo científico.
Por outro lado, apresenta o aplicativo Monografis uma experiência de construção ao graduando de seu Trabalho de Conclusão de Curso por inteligência artificial. Cabe esclarecer que a plataforma cobra do usuário a assinatura de plano anual e possibilita ao estudante simular rapidamente etapas do seu trabalho, o qual ocorre pela inserção de frases no aplicativo que constrói o texto de forma automática, organiza as frases em parágrafos e adequa às normas da ABNT.
Por exemplo, o aluno insere uma frase do que seja seu objetivo geral e a plataforma insere esta frase em um modelo pré-estabelecido e adequa às normas metodológicas. Ou seja, o texto segue um repertório cadastrado previamente no aplicativo e insere as frases ou palavras digitadas pelo usuário dentro do texto imediatamente, distinguindo do aplicativo Mettzer que o usuário recebia um modelo e precisava alterar de forma manual.
Sem desconsiderar os avanços oportunizados para reduzir o trabalho do estudante na elaboração de TCC, o aplicativo Monografis também dispõe da adoção de modelos cadastrados previamente, sem percepção do aluno da importância de elaborar cada etapa e permitir autonomia do estudante para desenvolver o trabalho sem a utilização da plataforma, fortalecendo esse vínculo de dependência com o aplicativo.
Enfim, a tecnologia educacional proposta Trilha TCC pretende ofertar de modo gratuito aos usuários do sistema Android uma plataforma que auxilie os estudantes de Graduação no desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando metodologias ativas e, com esse intuito, contribuir para o desenvolvimento de monografias e artigos científicos pelos usuários.
A inovação proposta pelo Trilha TCC consiste na apresentação de conhecimento sobre normas metodológicas em um jogo de perguntas e respostas com nível de dificuldade progressivo, sendo atribuída uma pontuação ao jogador a cada resposta correta, sendo o usuário convidado também a verificar se os modelos apresentados relacionados ao conteúdo respondido estão em consonância com as normas da ABNT e ele novamente responde uma pergunta sobre o que deveria ser modificado no modelo apresentado. Além disso, estarão disponíveis mapas mentais para fixação do conteúdo.
Portanto, além de apresentar o conteúdo teórico de maneira interativa é apresentado o modelo para que o estudante saiba como aplicar na elaboração de seu trabalho científico.
A CONTRIBUIÇÃO DO APLICATIVO TRILHA TCC
Dessa forma, verificada a necessidade de promover um ambiente de aprendizagem complementar aos saberes oportunizados em sala de aula, sendo relevante essa integração para promover aos estudantes maior habilidade na aplicação das normas metodológicas, empregando a tecnologia como uma ferramenta educacional pujante no processo de aprendizagem, integrando os ambientes físicos e virtuais em direção à personalização do ensino. (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015)
O aplicativo educacional TRILHA TCC tem a pretensão de auxiliar os estudantes no conhecimento das normas científicas emanadas nas NBRS 10520/2002, 10724/2011, 6023/2018, tendo por fundamento a relevância deste conhecimento para a sociedade.
É relevante mencionar que além da análise de conceitos teóricos, propõe ainda a verificação de sua aplicabilidade na elaboração do TCC pelo exame dos modelos apresentados e sua adequação às normas da ABNT, facilitando posteriormente a produção de trabalhos científicos pelos graduandos, disponibilizando também gratuitamente mapas mentais para fixação do conteúdo.
A pretensão é de que o aplicativo seja disponibilizado para download gratuito nos smartphones com sistema Android e ampliado gradativamente para outras plataformas.
O conteúdo disponibilizado pelo aplicativo objetiva contribuir para a fixação dos conhecimentos obtidos em sala de aula, permitindo informações claras ao usuário do caminho que será trilhado em direção ao aprendizado, visando o aprimoramento da escrita científica.
Após o processo de carregamento do aplicativo o usuário é direcionado à tela de desbloqueio de fases, a qual dispõe de diversos recursos como voltar, pedir ajuda e acessar mapas mentais como material complementar aos estudos.
Nesse sentido, na tela de desbloqueio de fases o jogador percorre diferentes níveis de dificuldade, de modo que cada nível possui seis perguntas, totalizando trinta questões distribuídas em cinco níveis, sendo liberada uma chave a cada resposta correta e uma determinada pontuação que permite ao usuário se aproximar do seu objetivo de conquistar o título de especialista em TCC.
A interface a ser utilizada pela tecnologia educacional pretende favorecer de forma simples o reconhecimento pelo usuário das regras e níveis que serão percorridos para a obtenção de maior habilidade na aplicação das normas metodológicas, cabendo ao usuário escolher os momentos que precisará de ajuda, dispondo como modo de complementar os saberes de mapas mentais, antes de prosseguir na resolução de questões.
O jogador prossegue sendo convidado a responder questões relacionadas às normas da ABNT, primeiramente focadas em aspectos teóricos, habilitando-o para o exame posterior de modelos de trabalhos científicos, corroborando para a fixação dos saberes adquiridos tanto no âmbito das aulas presenciais, quanto das informações transmitidas pelo ambiente de aprendizagem.
O jogo fundamenta-se na pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire e nas técnicas de gamificação, como importante metodologia ativa que contribui para o aprendizado de modo interativo, instigando a participação nas atividades propostas, percorrendo o caminho de ampliação e aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula em um ambiente de disputa, permeado por estímulos positivos ao usuário prosseguir firme em seus propósitos, essencial para o êxito na conclusão deste ciclo acadêmico.
Isto é, reforça a importância de uma educação direcionada a autonomia dos sujeitos, valorizando sua capacidade crítica, promovendo a inovação e com potencial de contribuir para a modificação do cenário social.
Assim, ocorre essa combinação de ambiente físico e virtual no intuito de promover um aprendizado que possibilite a formação de futuros pesquisadores, cientes da importância do conhecimento científico para a modificação do cenário social.
Cada nível de dificuldade prevê a resolução de 5 exercícios teóricos, dispondo de quatro alternativas, sendo apenas uma correta para cada questão e atribuídos 50 pontos a cada resposta correta, preservando seu caráter educativo de recompensa pelo desempenho obtido, indo de encontro aos preceitos advindos da temática dos games, o qual proporciona um aprendizado de modo leve, dinâmico e contextualizado despertando o interesse dos usuários independentemente de sua idade.
Além disso, a cada resposta correta é desbloqueada uma chave e quando as seis chaves de cada nível estão disponíveis, o jogador é direcionado ao próximo nível. É importante destacar que o aplicativo educacional não objetiva apenas a aquisição de conhecimentos teóricos, demandando do usuário que responda em seguida uma questão em que é apresentado um modelo referente ao conhecimento estudado na pergunta anterior, constatando se realmente o aluno sabe aplicar aquele conhecimento no momento de elaboração do trabalho científico.
Portanto, respondendo uma pergunta relacionada ao conhecimento teórico presente em uma das NBR analisadas, o aluno é convidado também a analisar sua aplicação prática nos modelos apresentados, averiguando sua adequação às diretrizes metodológicas.
Na hipótese de erro na resolução de questões, o usuário perde 25 pontos, mas pode dar continuidade ao jogo respondendo novas perguntas do repertório cadastrado no referido nível, somente retornando a tela inicial no caso de zerar a pontuação.
O percurso evidenciado no aplicativo descreve aspectos importantes das principais dúvidas encontradas pelos graduandos na elaboração de monografias e artigos científicos, principais gêneros textuais exigidos pelas instituições de ensino superior (IES) para conclusão dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. O caminho percorrido envolve tanto a compreensão como a aplicação das normas metodológicas da ABNT na construção do trabalho científico e posterior defesa perante banca examinadora.
Por fim, percorridas todas as fases que compõem a plataforma, desbloqueando todas as chaves que compõem cada nível é alcançado o tão esperado nível de especialista em TCC, marcando essa etapa de transição entre o estudante que sente insegurança na aplicação das regras metodológicas para aquele que também pode transmitir os conhecimentos adquiridos, habilitado para elaboração de trabalhos científicos como monografias e artigos científicos, sem dificuldade para aplicação das normas emanadas da ABNT.
Sob o mesmo prisma, reforça a importância de uma educação direcionada à autonomia dos sujeitos, valorizando sua capacidade crítica, promovendo a inovação e com potencial de contribuir para a modificação do cenário social.
Assim, ocorre essa combinação de ambiente físico e virtual no intuito de promover um aprendizado que possibilite a formação de futuros pesquisadores, cientes da importância do conhecimento científico para a modificação do cenário social. A proposta da tecnologia educacional encontra-se em harmonia a perspectiva que promove a autonomia do estudante para que este exerça um papel de protagonismo na aprendizagem.
Dessa forma, o aplicativo educacional “Trilha TCC” manifesta-se como um produto estratégico para as instituições de ensino superior, valorizando o protagonismo dos estudantes, como característica pujante para a compreensão de uma nova forma de conduzir o ensino da metodologia científica, fortalecendo a relação entre discentes e docentes.
Outro aspecto relevante do produto é a utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem, dedicando especial atenção à gamificação, considerando o potencial dos jogos no engajamento de diversos públicos, emitindo ainda reforços positivos no caminho percorrido ao longo do processo de aprendizagem a cada desafio superado.
Por certo, é incontestável a valorosa contribuição do Design ao processo educacional, promovendo maior engajamento, autonomia, criatividade aos estudantes, tanto para compreensão das normas metodológicas, quanto para sua aplicação na produção de textos acadêmicos, seja no Trabalho de Conclusão de Curso, seja para elaboração de artigos científicos, objetivando a publicação em periódicos científicos, podendo ser aplicado também aos estudantes de cursos de especialização promovendo a motivação no processo de escrita científica.
Logo, manifesta-se como uma intervenção perspicaz no ensino das normas metodológicas, inseridas num ambiente educacional colaborativo. Em especial, despertar os graduandos ao longo do processo formativo a explorar sua capacidade crítica e seu potencial como futuros pesquisadores que podem contribuir substancialmente para a modificação do cenário social.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo desenvolvido defende a adoção de uma ferramenta educacional que utiliza o dinamismo apresentado pelos jogos, assim como seus reforços positivos pelas recompensas e desafios para despertar a curiosidade, criatividade e promover o engajamento de diversos públicos, especialmente numa realidade permeada pelo uso das tecnologias digitais.
O Trilha TCC é proposto como uma ferramenta educacional que será direcionada aos estudantes no âmbito da graduação, os quais enfrentam dificuldades ao longo da jornada acadêmica para compreensão, aplicação das normas metodológicas, sistematizando o conhecimento obtido no processo formativo numa produção científica que constitui requisito obrigatório em diversas instituições para a conclusão do ciclo acadêmico em direção a novos desafios profissionais.
Igualmente, a iniciativa é inédita no âmbito das Instituições de Ensino Superior e estimula a capacidade crítica dos estudantes, compreensão e aplicação das normas metodológicas, empregando as técnicas da gamificação e promovendo uma educação para autonomia e intervenção pelo conhecimento científico nas demandas sociais.
Ressaltados os inúmeros benefícios da aplicação das técnicas de gamificação ao processo de escrita científica, corroborando na proposição de um ambiente colaborativo que valoriza a autonomia dos estudantes, e sua criatividade, capacidade crítica, responsabilidade na construção do conhecimento e modificação do cenário social, incitando ainda a formação de futuros pesquisadores.
Entretanto, o artefato educacional em desenvolvimento não tem a pretensão em qualquer momento de substituir os momentos presenciais de estudo da metodologia científica, mas consistir em pujante ferramenta educacional que favorece o aprendizado de professores e alunos, os quais podem desfrutar de seus benefícios em diferentes momentos, conjugando experiências presenciais e digitais, oportunizando aprendizagens significativas a todos os envolvidos.
REFERÊNCIAS
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¹Professor Mestre do Centro Universitário Santa Cecília – UNICEA. Mestre em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila. Especialista em Direito da Família pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Administrativo e Licitações. Especialista em Direito Imobiliário pela Faculdade Única de Ipatinga. Bacharel em Direito pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista. Advogado, Servidor Público Municipal e Professor Universitário. E-mail: rubensvieiraadv@gmail.com;
²Professor Mestre no Centro Universitário Santa Cecília – UNICEA. Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de São Paulo – FACIC. Mestre em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA. E-mail: eduardo.aguiar@fascpinda.com.br;
³Advogada, Professora Universitária na Faculdade de Ciências Humanas de São Paulo – FACIC e no Centro Universitário Santa Cecília – UNICEA. Mestre em Direito Sociais pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo – UNISAL;
⁴Advogado e Contador. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior COC – EAD (2011). Bacharel em Direito pela Universidade de Araraquara (2005). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2013). Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara. Professor Universitário na Universidade de Araraquara, Centro Universitário Santa Cecília – UNICEA e Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo – FACIC;
⁵Professor Mestre em Desenvolvimento Regional no Centro Universitário Santa Cecília – UNICEA e na Faculdade de Ciências Humanas de São Paulo – FACIC. Bacharel em Administração e Direito. E-mail: daniel@daniel.adm.br.