REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10249281308
Hozana Ribeiro Dos Santos
PALAVRAS–CHAVE: desafios,gestor escolar,
INTRODUÇÃO
Existem grandes desafios na gestão escolar principalmente na atualidade, onde exige dos gestores do século XXI novas atualização sob a responsabilidade da direção participativa, democrática e crítica nas instituições de ensino que cada vez mais precisa se atualizar.
Para ter uma educação de alta qualidade e necessário se ter novas atualizações visto que muitos gestores usam métodos antigos, pressão dificuldades, sem se atualizar e adequa a grade curricular nova atual. Assim com a construção de novas escolas e meio de ensino diferenciado a capacitação de professores e gestores está sendo maiores, já que o ensino vem se aprimorando.
Esta mudança não está só apenas nas mudanças nos métodos de ensinoaprendizagem, não é só um dos grandes desafios atuais na adequação de alunos a novo método atual, já que trouxeram desafios aos gestores. Onde ainda existem problemas na rotina administrativa escolar e nas mudanças exigida para se apropria nas necessidades da sociedade que exigem novas formas de gerenciar.
Assim o gestor escolar para ter um excelente trabalho e consiga enfrentar mudanças significativas do trabalho ele deve se modernizar no padrão da escola, sendo preciso que o mesmo tenha uma mudança radical, com o objetivo de que os mesmos passem a encarar a inovação como um desafio e algo a ser aprendido e sintam-se estimulados pela motivação pessoal e, assim, se tornem capazes de ir além dos seus próprios limites buscando cada vez se atualizar com que a atualidade das escolas que precisam. Um dos grandes desafios da atualidade do gestor nas gestões escolas é o é atuar como líder, já que seu papel é desenvolver formas de organização inovadoras, empreendedoras e participativas com responsabilidade, sem conta que é mais responsável pelas modernizações e responsabilidade da escola, sendo indispensável. Algumas das partes mais importantes e atuais funções do gestor são prever e se antecipar às mudanças busca melhoria e atualização a realidade atual assim, o gestor deve saber ir além, busca apreende e gerencias e intuir as mudanças, a pesquisar, avaliar, enfrentar os desafios.
Assim com Penin & Vieira (2002, In: VIEIRA, 2002) cita que a escola vem sofrendo atualizações modernas no meio de gestão e tendo inúmeras mudanças na atualidade, sendo estas mudanças relacionando-a história.
“Sempre que a sociedade se defronta em relação as mudanças significativas em suas bases sociais e tecnológicas, estas novas atribuições são exigidas à escola”. (p. 13).
O papel da escola deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, ou seja, a escola precisa assumir as características de uma instituição que atenda às exigências geradas por esses fatores e as necessidades que atualidade necessita.
Contudo, gestores escolares precisam se empenhar para reestruturar, pois a aprendizagem e considerada prioridade que ocupa a vida das pessoas, que dela necessita além de ser o lugar que adquirem o conhecimento em diversos espaços.
A unidade escolar que possui um gestor ativo nas interações da escola, em sua organização para que a escola se transforme em um ambiente de crescimento contínuo e integrado com a participação ,e o comprometimento de todos que nela trabalha.
Segundo Lucke et al. (2002, p. 15) “o conceito de gestão participativa, e aquela que envolve a participação, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer representante do grupo que esteja interessado no papel da escola e nas suas melhorias do processo pedagógico no ensino.”
Assim, este trabalho tem como objetivo principal discutir sobre os principais desafios que a gestão escolar apresenta na atualidade. E justifica-se devido às dificuldades nas gestões escolares, para que a mesma proporcione equidade e qualidade aos educandos.
A metodologia de pesquisa utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa exploratória, onde foi realizado através de levantamento bibliográfico sobre o tema em livros e de periódicos do Google acadêmico e Internet. Sendo assim o referencial teórico foi organizado a partir das análises conforme o tema dos conteúdos para o estudo.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente nas escolas há a grandes necessidades de novas mudanças, sendo elas na gestão das escolas, visto que muitos gestores não possuem qualificação para o cargo, apresentado dificuldade em geri e da continuidade dos trabalhos escola, tendo também consigo inúmeros desafios, principalmente na segurança dos alunos.
Acredita-se que o gestor escolar como profissionais depende muito do esforço dos demais colegas e colaboradores da escola, principalmente no empenho e na busca de constante aprimoramento, sendo assim o gestor além de atua na gestão precisa ter e apresentar boas referências de profissionais na sua gestão e formação para sim, ser uma referência no local onde trabalha. Onde para isto é necessário que os docentes ensinem e mostre o caminho, do ensino com qualificação e qualidade, porém, os mesmos devem ter sua aula e plano de pesquisas científicas, e descobertas e posterior publicação de pesquisadores e cientistas, já que a equipe deve ser e está sempre atualizada a novos conhecimentos sendo uma das maiores referencias, além do gestor.
Todavia o gestor escolar além de ter inúmeros desafio na escola e na sua formação com gestor devido as inúmeras responsabilidades com à falta de estrutura e qualificação, um dos principais desafio e manter uma boa equipe qualificada para o ensino com formação continuada para os docentes e os gestores.
Desta forma nota-se que tanto na gestão em geral, para a formação dos professores, inicial ou continuada, não é suficiente e não prepara, com a consistência necessária, os docentes para a utilização das tecnologias que cada vez mais está presente no ensino visto que a mesma traz inúmeros benefícios para o ensino e na praticidade de comunicação e informação que a mesma proporciona tanto para os professores como para os alunos, as quais, na atual conjuntura educacional, vêm sendo, muitas vezes, a única alternativa no acesso a educação.
o gestor escolar está centrado nas atividades administrativas da escola, não que eles sejam menos importantes, mas deveria destinar um período de tempo para as questões pedagógicas, legislação do executivo público prioriza os aspectos administrativos educacionais em detrimento dos aspectos pedagógicos racionalizando a educação e privilegiando tendencias tecnicistas ao trabalho do gestor escolar.
Entretanto cabe discutir as tendencias inovadoras, em busca de ofertar uma educação de qualidade baseada na boa comunicação escolar e colaboração, portanto cabe ao gestor escolar facilitar a boa convivência na comunidade escolar, otimizar processos acadêmicos e administrativos tornando a escola um espaço de pertencimento e o estudante ser protagonista do processo aprendizagem.
Referencias:
Silva, Edenilza de Moura Serra da. “Gestão escolar: contribuições e desafios na construção do saber pedagógico, um estudo em uma escola municipal de Cabaceiras do Paraguaçú-BA.” (2014).