OS DESÁFIOS DO MARKETING E COMO ENFRENTÁ-LOS PARA TER UMA REDUÇÃO DE CUSTOS.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202502091931


Elias Fornazari Garcia1


RESUMO:

 O Marketing tradicional, surgiu na necessidade de promoção e divulgação de produtos ou serviços, para isso o setor de Marketing deve analisar bem o mercado, o público alvo e os concorrentes. O objetivo deste trabalho é analisar os problemas e desafios enfrentados pelo time de Marketing, e propor soluções ou estratégias para vermos se há uma redução de custo com Marketing. A metodologia foi através do título do trabalho e do objetivo estabelecer meios para elaborar um trabalho que alcançasse este objetivo, assim a metodologia foi feita através de revisão bibliográfica, extraindo informações e dados através deste processo. O resultado foi que se seguirmos as estratégias propostas por este trabalho conseguimos reduzir o custo com Marketing, então o resultado foi que é viável seguir estas soluções e estratégias. A conclusão é que o setor de recursos humanos é bem importante para contratar excelentes profissionais para uma melhor gestão, comunicação entre equipe e outros setores e a introdução do marketing digital para alguns produtos, ou para todos, em conjunto com o marketing tradicional.

Palavras-chave: Marketing, Problemas do Marketing, Marketing tradicional, Marketing digital.

ABSTRACT:

 Traditional Marketing arose from the need to promote and disseminate products or services. To achieve this, the Marketing sector must carefully analyze the market, the target audience and competitors. The objective of this work is to analyze the problems and challenges faced by Marketing, and propose solutions or strategies to see if there is a reduction in Marketing costs. The methodology was through the title of the work and the objective to establish means to prepare a work that achieved this objective, so the methodology was done through a bibliographic review, extracting information and data through this process. The result was that if we followed the strategies proposed for this work we were able to reduce the cost of Marketing, so the result was that it is viable to follow these solutions and strategies. The conclusion is that the human resources sector is very important to hire high-quality professionals for better management, communication between the team and other sectors and the introduction of digital marketing for some products, or for all, in conjunction with traditional marketing.

Keywords: Marketing, Marketing Problems, Traditional Marketing, Digital Marketing.

INTRODUÇÃO:

 O marketing é uma importante ferramenta para a divulgação de produtos e serviços que assume um lugar estratégico na empresa, agindo de forma diversa para promoção e vendas de produtos e serviços. O profissional de marketing é treinado para tomar decisões fundamentais quanto à criação, à permanência, à substituição e até à suspensão de produtos ou serviços no mercado. Uma das principais responsabilidade do marketing que pode trazer mais clientes e fazer com os produtos e serviços de uma empresa se tornem grandes marcas, é cuidar da boa imagem da empresa no mercado e criar valor para a marca, colocando – a na mente dos seus consumidores para que ela seja a primeira opção. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

Conceito de marketing

 A palavra marketing é estrangeira, mas todos nós a conhecemos e empregamos em nosso dia a dia, uma vez que a palavras marketing é um entendimento e conceito geral para cultura mundial, ou seja, já é cultural todos países dizem Marketing sem traduzirem para seus idiomas nativos. Normalmente, o conceito de marketing está associado a um conjunto de ideias de divulgação e promoção, à ação de tornar algo público e, até mesmo, a uma condução da opinião do público. Desta maneira, todas essas concepções estão corretas, devido que se fossemos traduzir livre a palavra marketing, seria aproximadamente algo como “estudo do mercado”, assim entendemos a palavras marketing, pois através do estudo do mercado levantamos vários fatores para podermos divulgar ou tornar público nossos produtos ou serviços. A palavra marketing tem a sua origem na palavra inglesa market. Alguns estudiosos da Administração conceituaram o marketing, e através desta conceitualização seremos capazes de criar a nossa própria definição do termo. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 Marketing segundo Phillip Kotler (2002, p.44) um dos autores mais importantes na área de marketing, conceitua o marketing como “[…] as atividades humanas que têm por objetivo facilitar e consumar relações de troca. [O] marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro.” Em outras palavras, o marketing analisa necessidades e os desejos não realizados, definindo o tamanho do mercado e o seu potencial de lucro. Além disso, mostra quais segmentos a empresa tem ou é capaz que entrar por meio da projeção e da promoção dos produtos e serviços ofertados.

 Kotler menciona que para alcançar uma campanha eficiente, o marketing se baseia, fortemente, na adaptação e coordenação dos seguintes itens: produto ou serviço, preço, promoção e lugar. Na sua experiência nos seus estudos, Kotler reconhece a importância do lucro para as iniciativas de marketing. Afinal, não há sentido em criar iniciativas cujo propósito seja atrair e manter clientes se isso não oferecer lucro. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 Outros autores e a American Marketing Association Raimar Richers (1986, p. 18) afirma que o marketing é definido pelas “atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e a realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos.”

Já Ries e Trout (1986, p. 12) afirmam que o marketing é “o conjunto de instrumentos utilizados pela organização para superar, sob a ótica do cliente, a oferta da concorrência.”

 A definição de marketing para American Marketing Association (2008, p. 6) é “uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

 Assim, através dos conhecimentos dos estudiosos o marketing vai muito além do que vender algo, um lugar ou alguém, pois o seu desenvolvimento está atrelado a todo tipo de relação de troca, cuja meta sempre será a satisfação dos clientes. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 O marketing é um processo estratégico que engloba todos os setores do negócio a que se aplica, desde a produção e a logística, até a comercialização e o pós-venda do produto ou serviço. O objetivo principal é o de agregar valor a um produto ou serviço, o marketing atribui maior importância a um público selecionado, aquele que é formado pelo alvo das suas ações: os consumidores.

 Partindo do princípio de que os interesses do consumidor têm de ser supridos, o marketing promove a fidelização. Por tanto, os instrumentos de marketing contam com a produção de produtos e serviços que atendam à precificação, à distribuição eficiente e eficaz, à distribuição inteligente e à comunicação com o público alvo, de forma a divulgar o produto ou serviço. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 O mundo é grande, e o número de concorrentes e ofertas similares ao nosso produto ou serviço também é muito grande. Dessa forma, adquirir um produto passou a ser uma decisão, analisando o custo benefício dele. Diante das diversas variedades que o cliente vai encontrar, ele terá de escolher aquele produto ou serviço que melhor atende às suas necessidades. Essas necessidades podem variar desde o preço, a comodidade e o fácil acesso até a confiabilidade, enfim, são vários os fatores que irão influenciar. O objetivo do profissional de marketing é perceber o que influencia o cliente antes que o seu concorrente o faça. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

Peter Drucker em 1954, referiu – se ao marketing como uma ferramenta poderosa a ser considerada pelos administradores. Theodore Levitt (1960), o “pai do marketing”, ressalta a importância de as necessidades do cliente serem atendidas. Já Al Ries e Trut (1995) mencionam que o marketing é o desenvolvimento da marca na mente do consumidor. De certo modo, não há como manter um negócio sem que o cliente saiba dele.

 O esforço da informação deve principalmente causar o efeito que se espera: o encantamento. Esse é o papel fundamental do marketing.

 Embora hoje reconheçamos a sua importância para o sucesso dos negócios, as iniciativas de marketing não são ações totalmente novas. Podemos afirmar que a história do marketing está vinculada à história da humanidade e à sua evolução. Mattos (2009) nos conta que, na fase embrionária do marketing, em meados do século XVII, um conhecido mercador da cidade de Edo – onde hoje encontramos Tóquio – valia-se de uma estratégia que adotava as seguintes práticas: (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

•          desenvolvimento de novos produtos de acordo com as necessidades do consumidor;

•          reembolso de compras que não o satisfizesse;

•          auxílio e estímulo às indústrias que com ele colaborassem e

•          manutenção de um estoque bem variado.

 O trabalho em fábricas surgiu durante a Revolução Industrial, no século XVIII, na Inglaterra. Tratava de um mecanismo, propondo a substituição de parte do trabalho manual por máquinas. O comércio estava em ebulição e o consumidor ia até o produto para adquiri-lo, assim não precisava de logística.

 Nickels e Wood (1999) afirmam que a capacidade de produzir em larga escala e a preços baixos era a tendência nos Estados Unidos entre o final do século XVIII e o início do XIX. Como a distribuição era precária, o que dificultava a oferta, e as opções eram poucas, o consumidor comprava tudo o que havia disponível, a fim de garantir os seus estoques pessoais. É necessário lembrar, também, que a matéria-prima era de difícil obtenção, devido a pouca oferta, o difícil acesso e da distribuição em péssimas condições.

A industrialização implementou a tendência de padronização e de produção em massa. Por conta disso, o preço passa a assumir um papel fundamental, tornando-se o primeiro diferencial competitivo.

 A partir da Revolução Industrial, que ocorreu a partir de 1860, com a descoberta do aço e dos combustíveis derivados do petróleo, passou-se a ter maior facilidade no transporte e na comunicação, o que acelerou muito os processos desde a confecção até a entrega do produto ao consumidor. Novas empresas surgiram, ampliando os mercados, e o capitalismo financeiro passa a ocupar lugar de destaque na figura de bancos e instituições financeiras. Kotler (1999) refere-se a esse momento como aquele em que o homem deixa de ser subordinado à natureza, o que proporcionou um complexo conjunto de alterações em todos os setores da humanidade. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 Somente no século XX, com o Fordismo e a proposta de produção em série, que se começou a perceber a necessidade de conquistar clientes, porque havia muito produto em estoque e só a conhecida estratégia de baixar os preços não era suficiente. O marketing começa a ser exercido a partir deste período, ainda de forma empírica. Atualmente, o mercado mundial enfrenta alguns desafios importantes, sobretudo por conta da hipervelocidade com que uma informação é capaz de transitar. Por essa razão, os produtos passaram a ter uma permanência menor no mercado, os concorrentes passaram a apresentar produtos com as mesmas características que as dos nossos, e o que era moda ontem já não é mais hoje. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 Nesse sentido, as iniciativas de marketing constituem valiosas ferramentas de diferenciação, economia de custos e manutenção da credibilidade. A empresa que é pequena, mas é conhecida e respeitada no mercado, que possui poucos empregados, mas tem visibilidade e facilidade de acesso via internet, também pode ser classificada como uma grande empresa.

(Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

Escopo do marketing

Toda iniciativa de marketing está voltada para a entrega de uma marca, um produto ou um serviço ao mercado, fazendo com que seja criado um valor especial na mente do consumidor, a tal ponto que essa compra se torne preferencial, independentemente do seu preço. Para tanto, o marketing deve ter uma visão geral da empresa, além de conhecer o seu potencial e as suas limitações ao estabelecer uma atividade. Deve haver preocupação com a maximização dos lucros, a prevenção de desperdícios e a otimização da produção. Chegamos, dessa forma, à definição de escopo do marketing. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 O escopo do marketing é o conjunto de áreas diversas que possibilita ao marketing a idealização, adequação, produção, distribuição e efetivação da venda de um produto ou serviço. O que é comum a todas essas áreas é a responsabilidade sobre as ações que desenvolvem, característica base de todo o trabalho a ser realizado pelo marketing. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

Cobra (1997) descreve como escopo de marketing:

•        o composto de marketing (os quatro Ps – produto, preço, praça e promoção);

•        o comportamento do consumidor;

•        as compras;

•        a administração de vendas;

•        a gerência do produto;

•        a comunicação com o mercado;

•        o marketing social;

•        a eficácia da produtividade do sistema de marketing;

•        o papel do marketing no desenvolvimento econômico;

•        a embalagem;

•        a logística envolvida na distribuição;

•        a pesquisa mercadológica;

•        os aspectos sociais e ecológicos do marketing;

•        o varejo e o atacado, e

•        a responsabilidade social do marketing.

Ainda quanto ao escopo do marketing, é preciso analisar o que o marketing pode oferecer ao mercado, ou seja, quais são os possíveis elementos a serem entregues ao cliente. O composto de marketing, também conhecido como marketing mix ou quatro Ps do marketing, é definido por McCarthy (1960) como um grupo de variáveis controláveis a partir das quais o marketing pode tomar decisões com o objetivo de atingir o mercado. Os quatro Ps do marketing são:

•        produto;

•        preço;

•        promoção e

•        praça.

 O objetivo deste trabalho é analisar os problemas e desafios enfrentados pelo time de Marketing, e propor soluções ou estratégias para vermos se há uma redução de custo com Marketing.

DESENVOLVIMENTO:

OS PROBLEMAS E DESAFIOS:

Alinhamento de marketing e vendas:

 O alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é essencial para otimizar a eficácia das estratégias das empresas. A falta de cooperação pode levar a metas conflitantes e à perda de oportunidades, pois as duas áreas possuem dados e conhecimentos importantes uma para a outra.

Não ter produção de conteúdo:

 Outro problema do marketing é não contar com a produção de conteúdo eficiente. Por mais que não seja marketing digital, é essencial ter planejamento nessa área para que outras das suas estratégias de comunicação não sejam prejudicadas. Afinal, a falta de conteúdo pode criar uma distância na comunicação com o público, que pode ser difícil de ser superada no futuro. 

Não ter conhecimento de persona e clientes:

 Também é preciso se preocupar com o desenvolvimento de uma compreensão profunda das personas dos clientes, algo vital para direcionar as estratégias de marketing. A falta de conhecimento sobre o público-alvo pode resultar em mensagens genéricas que não se conectam emocionalmente.

Não ter estratégia de funil de vendas:

 Apesar de um pouco mais avançado, esse problema também pode ser resolvido sem muita dificuldade quando identificado: a ausência de uma estratégia de funil de vendas pode levar a uma jornada do cliente desorganizada, resultando em oportunidades de negócio perdidas.

Não trabalhar análise de dados:

 Por mais que isso pareça um problema distante do marketing, a verdade é que é cada vez mais necessário olhar para dados nessa área. Com informações e insights valiosos, é possível não só avaliar o desempenho das estratégias de marketing, mas principalmente, tomar decisões mais precisas. A falta de análise de dados pode resultar em abordagens estagnadas e desperdício de recursos em ações que não funcionam.

Não trabalhar com SEO:

 Ignorar a otimização de mecanismos de busca (SEO) tende a prejudicar a visibilidade online da marca. A ausência de estratégias de SEO pode resultar em um baixo posicionamento nos resultados de pesquisa, evitando que o alcance orgânico do seu negócio seja maior.

Erro na execução de tarefas:

 Também é muito importante realizar um trabalho de gestão, já que erros na execução das tarefas podem prejudicar tudo o que foi planejado. 

PREÇO E QUALIDADE:

 O preço pode interferir na percepção da qualidade de um produto ou serviço. Alguns atributos são, portanto, sinalizadores da sua qualidade. Tais fatores podem ser: (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

•        intrínsecos – aqueles que envolvem a composição do produto ou

•        extrínsecos – aqueles que envolvem aspectos exteriores ao produto ou serviço, como a marca, a garantia e o preço.

 Os fatores extrínsecos são mais determinantes na tomada de decisão de compra do cliente do que os intrínsecos, e a junção entre eles é determinante na percepção do produto ou serviço. Se uma marca é conhecida e respeitada que o é o principal objetivo do marketing, o preço passa a não ser fator de maior relevância. Ao contrário, se não há informação suficiente sobre o produto, sobre a empresa ou sobre a marca, o preço passa ser um indicativo de qualidade. Da mesma maneira, se existem muitas opções do mesmo produto ou serviço, o preço passa a ser o fator decisório da compra. Dessa maneira, se os preços se igualam entre os concorrentes, a garantia do produto ou serviço oferecido passa a ser o diferencial. A qualidade pode estar atrelada aos atributos do produto, se ele está de acordo com o que foi estabelecido, se ele possui durabilidade, o que torna a qualidade um fator objetivo. Por outro lado, a qualidade é um conceito que pode gerar grande interferência emocional, pois cada pessoa identifica a qualidade de maneiras diferentes, assim o produto ou serviço que tem qualidade para um pode não ter qualidade para outros. Assim, tornando-se um fator subjetivo. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 Em resumo, a qualidade percebida, aquela que vai além da qualidade objetiva, é um fator importante na decisão de compra do cliente e ferramenta fundamental para o marketing, que deve identificar as motivações comerciais do cliente e sintonizá-las com os esforços de venda da empresa. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE). 

PRAÇA:

 Praça é como chamamos os pontos de venda (PDVs) e toda a movimentação para levar o produto do local onde foi produzido até o local onde o cliente poderá adquiri-lo. Trata-se do local (place) onde o produto ou serviço será disponibilizado e onde serão realizadas as trocas entre quem produz e quem consome, assim todos ver que a praça depende do setor de logística também. Ainda neste item, vamos encontrar atividades como a logística e a distribuição, a cobertura, o transporte e o estoque, assim como as lojas e o armazenamento, que são muito importantes no processo de acessibilidade do produto. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 A praça é a atividade para levar ou transmitir o produto ou serviço até o seu consumidor, incluindo o momento em que esse produto sai da indústria ou empresa, é levado por meio de determinado percurso e chega ao local de espera para consumo. Embora essa logística seja pouco aparente aos olhos do consumidor, ela assume um papel crucial, uma vez que pode impactar o preço, a facilidade de acesso e o tempo de reposição do produto, aspectos que são muito importantes tanto para quem o produziu quanto para quem o vai consumir. Assim a logística pode aumentar o valor final do produto ou se possuir uma gestão de logística pode diminuir os custos, maximizando os lucros e diminuindo o preço final do produto ou serviço. O que eleva os preços da logística são os transportes ou frete, e a armazenagem ou estoque, logo vimos que profissional de marketing deve ser capaz de interligar seu setor aos setores de venda e de logística. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

 A distribuição poderá ser feita pela própria empresa ou por meio de terceiros, o bom é que o transporte vá com o produto e traga outros produtos assim viabilizando os custos com logística. Um sistema de distribuição bem estruturado vai focar aspectos ligados ao espaço e ao tempo, ou seja, vai apresentar o melhor lugar para que o cliente encontre o produto e a melhor forma de transporte, considerando desde a confecção do produto até a vitrine onde ele aguardará o momento da compra. (Elson Teixeira – Fundamentos de Marketing – FGV IDE).

METODOLOGIA:

•        Primeiro passo analisar, pesquisar e desenvolver o conhecimento sobre o assunto deste trabalho;

•        Segundo passo, buscar materiais, sites e documentos que falam deste assunto, para citações e o desenvolvimento da introdução;

•        Terceiro passo analisar o objetivo e o título deste trabalho para através de levantamento bibliográfico alcançá-los.

•        Quarto passo determinar meios para que os resultados alcancem os objetivos e título do trabalho.

•        E por último através dos resultados chegar a uma conclusão.

Neste trabalho foi aplicado o processo de revisão de literatura, imparcial, afim de identificar, localizar, avaliar e sintetizar para obter uma visão geral e confiável do assunto estudado.

Desta maneira foi preciso utilizar o método de procedimento para a sua realização, a revisão sistemática da literatura, levando em consideração a metodologia de Kitchenham (2007). A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) é uma maneira ou instrumento para mapear, identificar e analisar trabalhos publicados no tema do trabalho em questão, de pesquisa específico para que o pesquisador seja capaz de elaborar uma síntese do conhecimento existente sobre o assunto (Biolchini et of., 2007). Para maior qualidade nas buscas e resultados do assunto pesquisado, ou seja, compreender o “estado da arte”.

De acordo com Cook, Mulrow e Haynes (1997), a revisão sistemática é baseada na aplicação de métodos com maior rigor científico, ou seja, através dela podemos rescrever, atualizar e melhorar outros trabalhos já publicados, podendo alcançar melhores resultados e reduzir erros. Esse processo permite ao pesquisador possa analisar todos as opiniões de diversos autores, de diversas datas e com a tecnologia recente, posso de maneira estipular melhores formas para se trabalhar com o tema, assim sendo possível, compilar dados, mudar hipóteses, estimar tamanho de amostras que na verdade foram indicadas nos artigos pesquisados, ou mesmo, contando com os artigos pesquisados, definir melhor o método de pesquisa a ser adotado para aquele problema, e apresentar uma definição para as direções para futuras pesquisas.

RESULTADOS:

 Podemos reduzir os custos com Marketing através de uma melhor gestão para cada problema apresentado, devemos fazer o seguinte para termos bons resultados em relação aos custos e desperdícios de marketing:

•        Conhecer bem o produto para melhor promovê-lo;

•        Conhecer bem o público – alvo para que a divulgação seja atraente e específica;

•        Conhecer bem o mercado e concorrentes, para inserir o seu produto da melhor maneira;

•        Reduzir marketing nos meios tradicionais e aumentar a divulgação em meios eletrônicos que são mais baratos e que seu anúncio vai aparecer só para o público específico que interessa por ele, assim aumentando a probabilidade de venda deste produto.

 Todos problemas e desafios apresentados neste trabalho podem ser resolvidos, somente com duas coisas, melhor a gestão para que os setores se comuniquem e aumentar o marketing digital.

 Assim, os resultados é que se seguimos os passos podemos diminuir os custos de marketing e maximizar o lucro da empresa. Para os melhores resultados deste trabalho o setor de RH deve contratar excelentes e qualificados profissionais que dominem várias áreas para executar uma boa gestão e estes profissionais devem se direcionar para o marketing digital que é mais barato e entrega ao público-alvo.

 Implementando estas soluções e estratégias de marketing, atingimos o objetivo deste trabalho que é a redução de custo. Então o resultado é que se adotamos estas soluções e estratégias, o gasto com marketing reduz muito.

Assim havendo uma redução no custo de marketing.

DISCUSSÕES:

Alinhamento de marketing e vendas:

 Uma forma de se resolver esse problema é melhorar a comunicação constante entre equipes e setores. Para isso, é importante fazer reuniões estratégicas compartilhando informações e definindo objetivos. As reuniões estratégicas com todos setores que envolvem o marketing podem garantir que ambos os setores estejam na mesma página. Sem isso, essas áreas continuam trabalhando sem comunicação, consequentemente, com pouca eficiência. 

Não ter produção de conteúdo: 

 Para resolver este problema é fundamental desenvolver um calendário para divulgação de conteúdo em diferentes canais ou meios. Isso envolve a identificação dos temas-chave relevantes para o público-alvo, a criação de uma variedade de formatos, como artigos, vídeos e infográficos, e a distribuição consistente por meio dos diferentes canais de comunicação.

Não ter conhecimento de persona e clientes

 Para evitar esse problema, é necessário análise detalhada para definir personas com o máximo de informações possíveis. Isso envolve desde coletar informações, preferências e tendências do mercado, A compreensão das personas também ajuda na seleção de canais de marketing que melhor alcance seus objetivos, garantindo uma abordagem mais eficaz e um melhor custo benefício através destas ações.

Não ter estratégia de funil de vendas

 Para resolver esse problema tem que mapear todas as etapas pelas quais os clientes potenciais passam, desde a conscientização até a decisão de compra. Outra estratégia importante para superar esse desafio é implementar a automação de marketing, ou seja, o marketing digital, o que pode otimizar o funil. Dessa forma, a abordagem permite o envio automatizado de conteúdo relevante para o público alvo, garantindo que os conteúdos, sejam guiados de maneira eficaz ao longo desse processo de compra.

Não trabalhar análise de dados

 Para resolver esse problema tem que implementar ferramentas de análise que rastreiem métricas, como tráfego do site, taxas de conversão ou engajamento nas redes sociais e sites de buscas. A partir da coleta de todas essas informações, podemos ajustar aquilo que não está funcionando e entender quais estratégias são mais eficientes. Na alta competitividade e concorrência, identificar essas oportunidades de melhorias pode criar um diferencial para o seu negócio.

Não trabalhar com SEO

 Para resolver esse problema, é fundamental realizar pesquisas relevantes para o seu segmento de atuação. Depois, é preciso otimizar o conteúdo do site, blog ou landing page de acordo com o que foi analisado.  Depois de tudo isso bem executado, a implementação do SEO ajuda a aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca, direcionando um tráfego mais qualificado, ou seja específico, para o site. Tudo isso, sem precisar gastar para atrair uma audiência.

Erro na execução de tarefas

 Uma dica é criar listas de verificação detalhadas para cada projeto para garantir que todos os aspectos sejam abordados. Ademais, a revisão por pares pode identificar erros e problemas antes que o conteúdo seja publicado, ou a campanha seja lançada. 

CONCLUSÕES / CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Assim, podemos concluir que se seguimos os passos e soluções para os problemas e desafios do marketing tradicional e migramos também para marketing digital, teremos uma redução de custo com relação ao setor de Marketing. Para isso o profissional de marketing deve ser qualificado e experiente deve ter multidisciplinaridade para falar com outros setores, e este tem que elaborar calendários para reuniões frequentes entre estes setores para troca de informações e dados, e para melhor a comunicação entre sua equipe e estes setores.

 Neste caso, a seleção de profissionais pelo grupo de RH é muito importante e faz a diferença para que estes profissionais possam atingir os objetivos e metas dessas empresas. 

 Mas podemos ver que se deve manter o marketing tradicional adicionado com o marketing digital, pois dependendo do produto uma propaganda na televisão ou rádio pode surtir mais efeito ou mesmo complementar o marketing digital.

 Desta forma, sugere – se o estudo sobre marketing digital e suas vantagens e desvantagens, para que o setor de marketing atinja os seus objetivos, é importante um anúncio bem elaborado, para o público alvo e isso o marketing digital faz muito bem, levar a divulgação para o público específico que querem adquirir o produto. Já o marketing tradicional é mais global, ou seja, atingir todos os públicos, assim sendo desnecessário, pois apresenta um custo muito elevado.

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1Graduado em engenharia de controle e automação pela UFLA, email: eliasfornazari@gmail.com
ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM MARKETING
https://orcid.org/0009-0000-0409-1665