MICROLEARNING E TDAH ADULTO: PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10241021451


Isabel Cristina Moreno Alves1
Dr.° Timóteo Madaleno Vieira2


RESUMO

Esse artigo científico aborda o uso do microlearning como ferramenta pedagógica voltada para a inclusão de adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ensino superior. O TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade, que impactam diretamente o desempenho acadêmico desses estudantes. Diante desses desafios, o microlearning surge como uma metodologia inovadora que pode auxiliar na superação de barreiras, promovendo uma aprendizagem mais eficiente e adequada às necessidades de quem enfrenta dificuldades de atenção prolongada.

O microlearning é uma abordagem educacional que se baseia na oferta de pequenos módulos de conteúdo, com foco em tópicos específicos e de fácil assimilação. Essa metodologia se destaca por ser flexível e adaptável, permitindo que os alunos consumam o conteúdo de forma rápida e objetiva. Para adultos com TDAH, que muitas vezes têm dificuldades em manter a atenção durante longas palestras ou atividades extensas, essa abordagem pode ser especialmente vantajosa. Ao fracionar o conteúdo, o microlearning oferece um ambiente de aprendizado mais dinâmico, o que pode reduzir a sobrecarga cognitiva e melhorar a retenção de conhecimento.

A educação inclusiva para adultos com TDAH requer metodologias que respeitem suas limitações e, ao mesmo tempo, potencializem suas capacidades. O microlearning pode ser considerado como estratégia pedagógica que visa cumprir esse papel ao proporcionar uma experiência de aprendizagem mais personalizada e eficiente. A estrutura flexível desse método permite que os alunos revisem os conteúdos conforme sua necessidade, o que é essencial para manter o foco e a motivação ao longo do processo educativo.

Entretanto, a literatura científica brasileira ainda carece de estudos que explorem a aplicação direta do microlearning no ensino de adultos com TDAH. Ainda que existam pesquisas sobre o uso dessa metodologia em contextos educacionais variados, a interseção entre microlearning e TDAH permanece inexplorada, evidenciando uma lacuna importante. Isso aponta para a necessidade de mais investigações sobre o impacto dessa abordagem na educação inclusiva, especialmente em relação à sua eficácia na promoção de uma aprendizagem mais equitativa.

O estudo conclui que o microlearning tem o potencial de ser uma ferramenta valiosa para o ensino de adultos com TDAH, promovendo tanto a inclusão quanto a equidade educacional. Diante o exposto, recomenda-se que futuras pesquisas avaliem, de forma prática, o impacto dessa metodologia em contextos acadêmicos formais, possibilitando a elaboração de políticas educacionais que visem a integração de metodologias inovadoras e inclusivas no ensino superior.

Palavraschave: microlearning, TDAH adulto, educação inclusiva, equidade educacional

ABSTRACT

This scientific article addresses the use of microlearning as a pedagogical tool aimed at the inclusion of adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in higher education. ADHD is characterized by symptoms of inattention, disorganization, hyperactivity, and impulsivity, which directly impact the academic performance of these students. Faced with these challenges, microlearning emerges as an innovative methodology that can help overcome barriers, promoting more efficient learning tailored to the needs of those who face difficulties with prolonged attention.

Microlearning is an educational approach based on offering small content modules, focused on specific topics that are easy to assimilate. This methodology stands out for being flexible and adaptable, allowing students to consume the content quickly and objectively. For adults with ADHD, who often struggle to maintain attention during long lectures or extensive activities, this approach can be particularly beneficial. By breaking down the content, microlearning provides a more dynamic learning environment, which can reduce cognitive overload and improve knowledge retention.

Inclusive education for adults with ADHD requires methodologies that respect their limitations while enhancing their abilities. Microlearning can be considered a pedagogical strategy that aims to fulfill this role by providing a more personalized and efficient learning experience. The flexible structure of this method allows students to review the content according to their needs, which is essential for maintaining focus and motivation throughout the educational process.

However, Brazilian scientific literature still lacks studies that explore the direct application of microlearning in teaching adults with ADHD. Although there is research on the use of this methodology in various educational contexts, the intersection between microlearning and ADHD remains unexplored, highlighting a significant gap. This points to the need for further investigations into the impact of this approach on inclusive education, particularly regarding its effectiveness in promoting more equitable learning.

The study concludes that microlearning has the potential to be a valuable tool for teaching adults with ADHD, promoting both inclusion and educational equity. In light of this, it is recommended that future research evaluates, in a practical way, the impact of this methodology in formal academic contexts, enabling the development of educational policies that aim to integrate innovative and inclusive methodologies in higher education.

Keywords: microlearning, adult ADHD, inclusive education, educational equity

INTRODUÇÃO

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é definido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais -V (DSM V, 2013) como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações de desatenção, desorganização, hiperatividade e impulsividade. O manual também indica que as causas do TDAH são multifatoriais, envolvendo fatores genéticos, ambientais, sociais e neuronais que influenciam a formação do cérebro.

A educação inclusiva do aluno adulto com TDAH explicita não somente a práxis pedagógica, ela envolve também a instituição de ensino, a medicina, a psicologia, a neurociência, a sociedade em geral e o governo. (Lei 14254/2021), (Lei 13.146/2015). Considerando as características particulares do processo de aprendizagem do adulto TDAH, como dificuldades de concentração, organização e impulsividade, o microlearning emerge como uma possibilidade estratégica para auxiliar na superação de tais desafios.

O microlearning é uma abordagem pedagógica com duração de poucos minutos, geralmente focada em um único assunto dividida em pequenos tópicos flexíveis de fácil acesso. Na educação brasileira, o MEC não endossa um método específico, mas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as práticas pedagógicas, enfatizando a formação integral dos alunos e a promoção das competências socioemocionais. 

Diante do exposto, surgiu o problema:  O microlearning é explorado como abordagem pedagógica eficaz no processo de ensino do aluno com TDAH em pesquisas científicas brasileiras? Mediante ao exposto, este artigo concentra-se em uma revisão do estudo bibliográfico exploratório na área da educação. Considera estudos científicos publicados na língua portuguesa brasileira, no período dos anos de 2020 e 2024, que objetivam contribuir para a promoção da inclusão e equidade na educação do adulto TDAH, através do microlearning. Tem-se por objetivo analisar em que medida esse assunto tem sido estudado.

2. REVISÃO LITERÁRIA
2.1. Processo Cognitivo Comportamental e a Educação

            Consensualmente, a área da educação e psicologia afirmar que, o processo de aprendizagem é sistêmico e contínuo, de tal modo que a aprendizagem não se limita a um único aspecto do indivíduo.  Sendo a Psicologia uma ciência que visa analisar como as experiencias humanas afetam e transformam o sujeito, no âmbito da educação do adulto com TDAH, ela assume um papel fundamental mediante as dificuldades enfrentadas e desenvolve estratégias que podem apoiar o docente e o discente ao entendimento e enfrentamento dos desafios proporcionados pelo transtorno.  Segundo BIZERRA e URSI [s.d.], “ainda buscamos respostas que envolvem a concepção de como o saber e o aprender desenvolvem em diversos contextos da vivência humana” (p. 109).

            Nesse contexto, enquanto a psicologia estuda a mente humana, a neurociência, está intrinsecamente relacionada à carga cognitiva e ao processo do cérebro durante o processo de aprendizagem e tarefas mentais, no enfoque da neurociência cognitiva. No o âmbito da educação, tanto a psicologia quanto a neurociência ajudam no entendimento das dificuldades dos alunos com TDAH, o que por sua vez colaboram para a elaboração de estratégias que apoiam os estudantes que enfrentam desafios educacionais.

            Diante ao exposto, compreende-se que ambas são extremamente benéficas ao apoio dos professores e alunos que enfrentam situações estabelecidas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DMS-V).

2.2. Metodologias Ativas e o Microlearning        

Integrando a abrangência do processo de ensino aprendizagem, no contexto educacional contemporâneo, as didáticas emergem oferecendo direcionamentos e instrumentos para que os educadores incorporem metodologias ativas de maneira efetiva.  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), é um marco legal da educação brasileira, dentre os princípios e orientações estabelecidos encontra-se o incentivo à participação ativa do aluno no processo de educação.  

Nessa direção, Valente (2018, p. 26) destaca que:

“Os estudantes desde o início do século XXI, especialmente os do ensino superior, têm tido um comportamento diferente em sala de aula, em parte, graças ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, as instituições de ensino superior têm mobilizado, incrementado os recursos tecnológicos e, até mesmo, a formação de docentes para se adequarem a essa nova realidade.”

A técnica pedagógica de metodologias ativas de aprendizagem, baseiam-se em atividades instrucionais com a finalidade de engajar o estudante para que ele seja o protagonista do seu processo de aprendizagem. Dentre as principais abordagens didáticas orientadas à utilização na metodologia ativa, destacam-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a gamificação, a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Cooperativa. Por sua vez, o microlearning é uma estratégia que oferece conteúdos sucintos e adaptáveis que pode ser facilmente incorporado a essas metodologias. (Bacich e Moran, 2017).

Sendo o microlearning um meio de abordagem que envolve métodos variados de ensino aprendizagem, sua utilização tende a aumentar a capacidade de assimilação do conteúdo e promover um ambiente de aprendizado dinâmico e engajador, que contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, uma vez que seus micro conteúdos se inclinam a não produzir fadiga mental no aluno. (Cruz, Gomes e Azevedo Filho, 2023)

2.3. Breve Contextualização do Microlearning

     “Microlearning” é uma abordagem centrada no aluno que envolve entrega de aprendizagens pequenas e focadas ou “micro conteúdos”. Estas unidades abordam objetivos de aprendizagem específicos, tornando a informação facilmente acessível e dirigível.”( KAPP, 2023, p.49.) Apesar dos obstáculos enfrentados na adoção do microlearning, como a demanda por adaptação dos conteúdos e a falta de familiaridade com a técnica, é viável superá-los por meio de um planejamento cuidadoso, organização e investimento em formação.

Ao procurar ferramentas apropriadas e explorar diversas modalidades de aprendizado, os indivíduos com TDAH têm a capacidade de atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais de forma mais eficaz e bem-sucedida. (Cruz, Gomes e Azevedo Filho, 2023). Advindo das necessidades emergentes da aprendizagem, alinhada com a carga cognitiva, o “Microlearning”, é considerado uma possível solução, destacando -se no cenário educacional como uma estratégia didática simples e efetiva. Segundo Mathis (2024, p.8), “o microlearning coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Através de unidades curtas e focadas, conhecidas como micro conteúdos, o conhecimento se torna mais digerível, acessível e adaptado às necessidades individuais”.

O médico neurologista Teles (2021, 13min 41s), membro da Academia Brasileira de Neurologia, em uma entrevista no episódio de podcast Drauziocast, explica que:

“O cérebro é limitado e ele gasta muita energia. Não é uma energia espiritual, é uma energia orgânica. O cérebro é uma usina, ele pesa 2% do nosso peso, mas consome um quinto do sangue, um quinto do oxigênio, um quinto da glicose, e ele gasta isso cuidando do corpo, cuidando dos pensamentos. Se você sobrecarregar o sistema de triagem, se você tiver com múltiplos afazeres, você vai desorganizar outras funções: sono, grau de irritabilidade, risco de burnout, risco de piora da ansiedade. O cérebro vai tentar dar conta porque ele tem uma reserva, só que a gente trabalha hoje em dia com essa reserva. A gente já roda no cheque especial, porque a gente está empanturrado de informação”

            Segundo Brow, Roediger e McDaniel (2014), o microlearning é um método de ensino que se fundamenta nos padrões do comportamento cerebral, evitando a sobrecarga de informações, otimizando a retenção de conhecimento por meio de unidades curtas e focadas, torna-se um método aliado para a educação moderna. Kapp e Defelice (2019), também comunicam que ele abrange diversos formatos de micro conteúdos que facilitam o aprendizado, sendo apresentados através de quizzes interativos, vídeos curtos com conteúdo direcionado ao assunto em questão, infográficos, podcasts e vários outras (2012), isso sugere que a convergência de áreas como neurociência, psicologia e metodologias educacionais contemporâneas ainda não foi suficientemente explorada na prática educacional brasileira. Reforça sobre a eficácia do microlearning em seus estudos acadêmicos.

2.4. TDAH: Um Desafio Educacional

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico persistente na vida adulta em muitos casos, sendo que o índice de remissão total é de apenas 15% em crianças (Rolde et al., 2019). Caracterizado por provocar a autodeterminação variável em situações ou atividades que exigem a atenção ou esforço prolongado, esses aspectos comportamentais geralmente são vistos pelos demais como egoísmo, falta de empatia, preguiça e até mesmo falta de responsabilidade (DSM-V, 2013).

Segundo FERREIRA(2023), os sintomas do TDAH em adultos podem incluir várias dificuldades, sendo uma delas a dificuldade em completar tarefas, o que, por sua vez, está relacionada à dificuldade em manter a atenção e a concentração por longos períodos. Com base no exposto, é possível entender que o método tradicional de ensino aprendizagem que segue o molde expositivo de aulas ministradas em longos espaço de tempo, possui a probabilidade de se tornar ineficiente para o processo de educação do adulto com TDAH, podendo causar desempenho acadêmico inferior e uma baixa autoestima.

O diagnóstico TDAH não deve ser considerado uma questão meramente médica, a compreensão e o manejo do aluno TDAH no contexto educacional é representam um desafio para professores e profissionais da educação (Barkley, 2015), é necessária também conscientizar que os sintomas multifacetados do transtorno também provocam desafios que estão além das questões cognitivas  afetando aspectos emocionais e sociais (Brown, 2013), e que é extremamente importante que o docente promova um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz com vistas a equidade da aprendizagem (  Sanches, 2022).  

De acordo com Magri (2015, p.13),” O planejamento dirigido à estabilidade e manutenção de uma situação existente é conservador. O que se decide, nesse caso, tem o objetivo de atingir bons resultados, mas não os melhores possíveis, isto porque mudanças radicais não serão feitas rumo à excelência”. Para o National Institute of Mental Health nos EUA, os indivíduos com TDAH apresentam algumas características as quais os professores podem se deparar constantemente em sala de aula. Sendo que na situação que prevalece a desatenção no aluno TDAH, ele pode apresentar dificuldades em manter o foco em tarefas longas e repetitivas, o mesmo acontece em atividades prolongadas.

3. MÉTODO

Optou-se nesse estudo pela investigação de estudos científicos no formato de artigos, publicados no Brasil que foram escritos na língua portuguesa. Foi estipulado o período entre o ano de 2020 até 2024. Os dados da pesquisa foram extraídos da SciELO e CAPES, após uma criteriosa seleção considerando dois parâmetros, a qualidade metodológica rigorosa que essas plataformas mantêm e a relevância ao acesso a informações confiáveis e atualizadas para o tema proposto.

Foram utilizados para localizar artigos científicos nas plataformas, termos booleanos de pesquisas “OR”e “AND, pesquisando por TDAH, microlearning e palavras correlativas, palavras-chaves, palavras sinônimas e buscas avançadas oferecidas pelas plataformas conforme sintaxe permitida pelos mecanismos de busca das bases de dados.

4. ANÁLISE DE DADOS E DISCUSÃO DE RESULTADOS
4.1. Análise de Dados

O estudo proposto nessa pesquisa, teve como objetivo investigar a amplitude das pesquisas científicas publicadas no período entre os anos de 2020 e 2024, acerca da utilização do Microlearning como metodologia pedagógica voltada para o ensino de adultos com TDAH no Brasil.  O método de análise usado envolveu uma revisão sistemática das bases de dados SciELO e CAPES, concentrando-se em artigos científicos que investigasse e discutisse sobre a implementação dessa estratégia no âmbito da inclusão com vista ao aluno adulto com TDAH.

A investigação foi realizada empregando os operadores lógicos denominados termos booleanos, TDAH, microlearning e outros termos correlatos. O estudo foi delineado no sentido de responder o problema central. O microlearning tem sido investigado como uma estratégia pedagógica eficiente para adultos com TDAH em pesquisas científicas no Brasil?

            Tabela 1 – Resultados de Pesquisa na ScieLO

A Tabela 1 exibe os resultados da investigação realizada na plataforma SciELO, utilizando os termos de pesquisa conforme tabela:

            A análise dos dados investigados na plataforma SciELO revelou que, foram localizados 43 artigos publicados no período pré-estipulado relacionados ao TDAH. Não obstante, observou-se que não houveram publicações que examinassem a confluência do TDAH com o Microlearning. Esse resultado evidência uma lacuna de estudos em relação ao tema pesquisado.

            Os dados ainda indicam que, a associação entre o TDAH, o Microlearning e a Inclusão exibiram resultados nulos. Mediante a apuração desse resultado, entende-se que não há pesquisas que abordem a aplicação do Microlearning como uma estratégia pedagógica a ser utilizada junto a alunos adultos com TDAH.

Tabela 2 – Resultados de Pesquisa na CAPES

A Tabela 2 – expõe os resultados da alcançados na plataforma CAPES, utilizando os mesmos termos booleanos da pesquisa realizada na SciELO.

Os dados da pesquisa indicaram um total de 263 artigos publicados no Brasil, na língua portuguesa e dentro do período estipulado anteriormente pertinentes ao TDAH. Todavia, assim como na plataforma SciELO não foram identificados artigos que concatenam Microlearning com TDAH. A persistência encontrada na falta de estudos que abordem sobre o pesquisado nesse estudo, indica a existência de uma insuficiência de pesquisas sobre o tema abordado.

Foram igualmente encontrados 16 artigos que abordam sobre o microlearning, mas estes não se correlacionam com o TDAH. Esses dados sugerem que, ainda que haja reconhecimento do microlearning como uma estratégia útil, não há exploração suficiente que comprove a sua eficácia.

4.2. Discussão de Resultados

Gráfico 1 – Comparação de Resultados

O Gráfico 1 – representa a análise cruzada dos dados obtidos nas plataformas SciELO e CAPES durante a pesquisa.

Os resultados auferidos nessa pesquisa, indicam que as plataformas SciELO e CAPES revelam um cenário significativo quanto a estudos atuais das pesquisas relacionadas à utilização do microlearning como estratégia pedagógica para adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no Brasil.  Os dados apontam uma lacuna crítica na literatura, pois ainda que haja a publicações de pesquisas com foco no TDAH, sendo 43 na plataforma SciELO e 263 na CAPES, inexiste investigações no âmbito dessa pesquisa.

Atentando que, o TDAH um transtorno que afeta crianças e adultos, não se pode desconsidera-lo no ambiente educacional, uma vez que os adultos estão presentes nesse contexto. Outrossim, seus sintomas multifacetados podem ser considerados como grande desafio para o professor em sua abordagem e aplicação de atividades que consigam provocar a atenção e o desenvolvimento do aluno adulto.

O microlearning por sua vez, é um conjunto de atividades curtas que tem duração entre 3 e 5 minutos. Sua aplicação tende a facilitar a gestão da carga cognitiva, possibilitando que o aluno mantenha seu foco no que está sendo estudado. Mediante ao TDAH, quando o professor opta por estratégias pedagógicas inclusivas, este beneficia o aluno tornando a informação facilmente acessível e dirigível o que é considerado fundamental para o indivíduo com TDAH. Igualmente promove a personalização do aprendizado facilitando a equidade dos resultados obtidos entre os alunos.

Mesmo que, o Microlearning não seja uma solução única para trabalhar a inclusão e a equidade no contexto do processo educacional do adulto com TDAH, ressalta-se que se combinada com outras estratégias pedagógicas, ele pode ser eficazmente útil para apoiar professores e alunos.

Conclui-se que, são necessárias mais investigações científicas acerca do assunto com a finalidade de validar a eficácia da aplicação do Microlearning em diferentes contextos e alunos com TDAH.

Considerações

Mediante a evidente falta de estudos científicos que comprove a eficácia do microlearning como estratégia pedagógica para promover a inclusão e equidade do aluno adulto com TDAH, entende-se que existe um campo de pesquisa amplo a ser explorado.

Considera-se este estudo importante uma vez que é basal para futuras pesquisas a respeito da utilização do Microlearning como recurso estratégico para atender as demandas de alunos adultos com TDAH, sendo que este, tende propiciar o desenvolvimento de metodologias e recursos pedagógicos colaborando com o ambiente educacional, com vistas a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e equitativo.   

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1 https://orcid.org/0000-0002-5576-1507

2 https://orcid.org/ 0000-0002-9421-6755