HÉRNIA DE HIATO VOLUMOSA COM COLOCAÇÃO DE TELA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202411150748


Maria Francisca Barbosa Pereira1, Luís Felipe Cardoso Silva1, Julciele Cícera da Silva2, Carolina Maria Matos Rodrigues Eulálio3, Pedro França da Costa Soares4


INTRODUÇÃO: Hérnias hiatais volumosas são caracterizadas pela presença de mais que ⅓ do estômago na cavidade torácica. Elas correspondem de 5 a 10% de todas as hérnias hiatais, cujos sintomas incluem regurgitação e queimação. Nesse contexto, a cirurgia tem a recorrência como um desfecho importante, acometendo 25% dos operados, assim, a utilização de uma tela pode auxiliar no fechamento do defeito crural após sutura primária e reduzir a recidiva, porém ainda há controvérsias ligadas às complicações subjacentes. A partir dessa conjuntura, apresenta-se um relato de caso de uma hernioplastia com uso de tela em paciente diagnosticado com Hérnia de hiato volumosa. ASPECTOS ÉTICOS: Trabalho aprovado pelo Comitê de Ética sob o nº CAAE 82729524.8.0000.5584 RELATO DE CASO: Paciente procura serviço médico devido a um quadro de dor de forte intensidade no andar superior do abdome com início há 11 dias do atendimento associada a náuseas e vômitos sem melhora com o uso de antieméticos. Com a persistência da desidratação e dos vômitos, necessitou-se de uma avaliação da Cirurgia Geral, a qual constatou a presença de uma Hérnia de Hiato volumosa em seu segundo episódio de agudização. Diante do diagnóstico, a cirurgia laparoscópica foi realizada após tratamento e estabilização clínica com passagem de sonda nasogástrica, na qual se procedeu à colocação de tela de Phasix ™ com fixação com ethibond 2-0 ™. No pós-operatório, o paciente não apresentou queixas e se alimentava com dieta líquida, progredindo para uma dieta pastosa com resíduo, que foi bem aceita conforme se confirmou em consultas posteriores. Não se encontraram sinais de recidiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A tela, apesar dos riscos de complicações relacionadas ao seu uso, se mostrou benéfica para o caso relatado, o que indica a necessidade de estudos com metodologias mais robustas sobre a temática.

PALAVRAS-CHAVE: Hérnia Hiatal; Tela; Volumosa; Relato de Caso.

REFERÊNCIAS:

AWAIS, O.; SHARIFF, A. H.; YANG, A. D.; LUKETICH, J. D. Laparoscopic GiantParaesophageal Hernia Repair with Biosynthetic Mesh: Safety, Efficacy, and Long-term Results. Annals of Thoracic Surgery, v. 108, n. 3, p. 872-878, 2019.


1Universidade Federal do Piauí
2Universidade Estadual do Piauí
3Centro Universitário Uninovafapi
4Hospital São Marcos