REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8001627
Juliana Sant´Anna do Rego;
Rodrigo dos Santos;
Tiago Alves Lima;
Orientadora: Maria Helena Veloso Salgado.
RESUMO
O artigo “Gestão de pessoas: um estudo de caso sobre os impactos da era digital no setor de recurso humanos no processo de treinamento” analisa o impacto da tecnologia digital no processo formativo de colaboradores em empresas de tecnologias de informação. O estudo identifica vantagens e desvantagens do uso de tecnologias digitais e faz algumas recomendações para melhoria contínua do processo de treinamento. Pesquisas mostram que o uso da tecnologia digital no processo de treinamento pode trazer diversas vantagens como flexibilidade, eficiência e comodidade, pois o treinamento pode ser ministrado online e em tempo real, aumentando a produtividade e reduzindo custos com viagens e hospedagem. Além disso, a tecnologia digital permite que o treinamento seja customizado, adaptando-o às necessidades individuais de cada colaborador.
No entanto, o estudo também identificou algumas desvantagens do uso da tecnologia digital na formação, como a falta de interação humana, o isolamento e o desenvolvimento de habilidades sociais que podem dificultar o aprendizado. Além disso, o desconhecimento da tecnologia e a motivação dos funcionários também podem dificultar a implementação do treinamento digital.
Para superar essas deficiências, o estudo recomenda que as empresas busquem combinar tecnologias digitais com elementos tradicionais de treinamento, como a interação humana e a presença de instrutores qualificados nas atividades da equipe. As empresas também são aconselhadas a incentivar os funcionários a usar as tecnologias digitais, fornecendo qualificação e treinamento para seu uso.
Em conclusão, o estudo analisa o impacto da era digital no departamento de RH no processo de formação. O uso da tecnologia digital pode trazer algumas vantagens, como flexibilidade e eficiência, mas também apresenta desvantagens, como a falta de interação humana. Para superar essas deficiências, além de incentivar os funcionários a usar a tecnologia, o estudo recomenda combinar tecnologia com elementos tradicionais de treinamento.
Palavra-Chave: Gestão de Pessoas, Era digital, Treinamento
ABSTRACT
The article “People management: a case study on the impacts of the digital age on the human resources sector in the training process” analyzes the impact of digital technology on the training process of employees in information technology companies. The study identifies advantages and disadvantages of using digital technologies and makes some recommendations for continuous improvement of the training process. Research shows that the use of digital technology in the training process can bring several advantages such as flexibility, efficiency and convenience, as training can be delivered online and in real time, increasing productivity and reducing travel and accommodation costs. In addition, digital technology allows training to be customized, adapting it to the individual needs of each employee.
However, the study also identified some disadvantages of using digital technology in training, such as the lack of human interaction, isolation and the development of social skills that can hinder learning. In addition, unfamiliarity with technology and employee motivation can also make it difficult to implement digital training.
To overcome these shortcomings, the study recommends that companies seek to combine digital technologies with traditional training elements, such as human interaction and the presence of qualified instructors in team activities. Companies are also advised to encourage employees to use digital technologies by providing skills and training in their use.
In conclusion, the study analyzes the impact of the digital age on the HR department in the training process. The use of digital technology can bring some advantages, such as flexibility and efficiency, but it also has disadvantages, such as the lack of human interaction. To overcome these shortcomings, in addition to encouraging employees to use technology, the study recommends combining technology with traditional training elements.
Keyword: People Management, Digital Era, Training
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é apresentar os aspectos teóricos das aplicações científicas e educacionais e descrever as questões mais importantes que as afetam. Eles dão resumos interessantes, embora não todos os aspectos. Nesse sentido, destacaremos apenas os pontos mais importantes. O conhecimento da educação e sua implementação descrevem a evolução desse comportamento há décadas. Os resultados, em última análise, refletem nossa visão atual. O treinamento é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. No campo dos recursos humanos, o treinamento é ainda mais importante porque desenvolve as habilidades e competências necessárias para uma gestão de recursos humanos bem-sucedida.
A formação na área de recursos humanos destina-se a capacitar os colaboradores para o desempenho de atividades relacionadas com a gestão de pessoas, resolução de conflitos, desenvolvimento de competências de liderança entre outros. Além disso, permite que os trabalhadores adquiram conhecimentos sobre leis trabalhistas e ética no trabalho. Existem muitos tipos de treinamento que podem ser feitos na área de recursos humanos. Dentre eles, podemos destacar:
Capacitação em gestão de pessoas: Capacitar colaboradores para trabalhar em equipe e realizar atividades relacionadas a recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, gestão de conflitos etc.
Treinamento de liderança: desenvolver habilidades de liderança dos funcionários, como habilidades de autorização, comunicação eficaz, visão estratégica etc.
Treinamento de Comunicação: Ensinar habilidades de comunicação para lidar com situações de conflito, negociação etc.
Treinamento de Legislação Trabalhista: Atualizar as leis e normas trabalhistas aos funcionários, visando proteger os direitos dos funcionários e cumprir adequadamente a lei.
Treinamento especializado:também é importante que as empresas invistam em programas de treinamento e desenvolvimento contínuo dos funcionários. Esses programas podem incluir cursos, palestras, workshops e outros eventos que aprimorem as habilidades e capacidades dos trabalhadores.
A formação na área dos recursos humanos traz várias vantagens para as empresas como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade dos serviços prestados, redução dos custos de erros e retrabalho etc. Além disso, leva à retenção de talentos porque os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos por seu investimento em desenvolvimento.
Portanto, investir em treinamento na área de recursos humanos é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois possibilita que os colaboradores desempenhem suas atividades com excelência, contribuindo para o desenvolvimento e competitividade da organização.
2.1 MUDANÇA NA GESTÃO DE PESSOAS – HOME OFFICE
A partir dessas afirmações, podemos delimitar o intuito desse trabalho como investigar o impacto da era digital nos recursos humanos, especificamente no campo de treinamento dando importância aos novos conhecimentos exigidos neste novo contexto. Embora a tecnologia já estivesse presente nesta área, nos últimos dois anos ficou acentuada sua aplicação em decorrência da pandemia. Pois foi necessário adaptar-se às novas circunstâncias como o rápido aprimoramento da tecnologia, tal como seu uso e o home office.
Novos caminhos com o desenvolvimento da tecnologia da informação, comunicação e as mudanças na sociedade propõem relações de trabalho flexíveis, incluindo trabalho remoto, são comuns um dos modais Teletrabalho é aquele em que uma pessoa realiza as tarefas de casa, mantendo um vínculo formal de trabalho com a organização (BARROS; SILVA, 2010).
No home office não é preciso que o profissional esteja presente no local de trabalho, as tarefas podem ser executadas de qualquer lugar que tenha acessibilidade as ferramentas tecnológicas necessárias para à realização das atividades (SANTOS ET AL, 2020).
No Brasil, as pessoas notaram trabalhar em casa é uma tendência e a flexibilidade da jornada de trabalho é um fator para esse movimento. As empresas perceberam a importância de um ambiente favorável trabalhadores, pois aumenta a produtividade (SAP, 2016).
Dessa forma, o home office pode ser encarado como uma forma de flexibilidade, assim inclui três aspectos importantes, o primeiro é a localização, como funcionário tem vários locais onde pode desempenhar a sua função; o segundo aspecto seria o gerenciamento do seu próprio tempo, e a terceira está relacionada a comunicação, visto que dados e informações podem ser transmitidos via e-mail, internet, redes sociais, telefone etc. (MELLO, 1999; ROSENFIELD & ALVES, 2011).
As novas tecnologias mudam a sociedade, a economia e as empresas. Mais do que nunca, o protagonista desta mudança é quem a torna possível através do progresso da tecnologia. Este período em que vivemos, chamado de Quarta Revolução Industrial, traz consigo inúmeras oportunidades e ameaças. E novos desafios no campo da gestão de RH neste contexto (BEATRIZ, A. ET AL, 2019).
Devido ao avanço tecnológico ouve uma grande mudança na perspectiva de métodos de engajar e motivar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
As empresas há muito tentam envolver seus funcionários em treinamento corporativo. Neste ponto, podemos demonstrar um uso mais completo da dinâmicas gamificadas (MARANGONI; BERIMBAU, 2018).
A gamificação apresenta como conceito básico a aplicação da mecânica do jogo em situações não relacionadas ao jogo, ou seja. neste caso, construir um jogo voltado para o processo de aprendizagem (MARANGONI; BERIMBAU, 2018).
A gamificação pode ser definida como englobando mecânica, estilos, pensamento e/ou Técnicas de design de jogos que envolvem as pessoas na resolução de problemas (ZICHERMANN & LINDER, 2013), em um ambiente empresarial, é visto como uma ferramenta que melhora desempenho e satisfação dos funcionários (PENENBERG, 2013), sendo capaz de abordar Falta de problemas de motivação, inclusive na área de treinamento.
A gamificação proporciona aos colaboradores oportunidade de aprendizagem e reflexão de forma mais leve e tranquila, possibilitando o desenvolvimento pessoal dos colaboradores como também o desenvolvimento da organização (JULIANI, 2021),
Com o passar das décadas e o desenvolver da capacidade humana em meio às grandes tecnologias, gerir pessoas se tornou ainda mais importante, já que, devidamente motivadas, as pessoas tornam-se mais produtivas pessoalmente e profissionalmente (BEATRIZ, A. ET AL, 2019).
Desse modo surge a necessidade de trabalharmos com este tema pois o grande desafio da Gestão de Recursos Humanos é adaptar a sua cultura corporativa à transformação digital assim como desenvolver as competências necessárias para este novo contexto organizacional.
2.3 RECURSOS HUMANOS – TREINAMENTO
A formação na área de recursos humanos é uma das práticas mais importantes no desenvolvimento da força de trabalho de uma organização. Para que essa prática seja eficaz, deve haver uma base teórica que aborde desde a análise das necessidades de treinamento até a avaliação dos resultados do treinamento.
Segundo (CHIAVENATO, 2011), o treinamento é uma das atividades mais eficazes para melhorar o desempenho dos funcionários em uma organização. Ele define o treinamento como “um processo de aprendizagem voltado para a aquisição de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para desempenhar uma função ou atividade específica”. Para (CHIAVENATO 2011), a análise das necessidades de treinamento é o primeiro passo para a elaboração de um plano de treinamento. Inclui a identificação das necessidades de treinamento dos funcionários para garantir que o treinamento atinja as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas.
Além disso, é importante que o treinamento esteja alinhado aos objetivos da organização e às competências necessárias para o sucesso do negócio. Para isso, é imprescindível ter uma visão estratégica e abrangente da formação da empresa. Outra teoria relevante da formação no campo dos recursos humanos é a teoria da aprendizagem de (KOLB,1984). Essa teoria enfatiza a importância da experiência em situações reais no processo de aprendizagem. De acordo com essa teoria, a aprendizagem ocorre em uma série de estágios: experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. Portanto, para que o treinamento seja eficaz, é necessário utilizar métodos que coloquem os funcionários em situações que permitam a vivência prática, seguida de reflexão e construção do conhecimento.
Por fim, a avaliação dos resultados do treinamento também é um elo importante para garantir o efeito da prática. Para tanto, pode ser utilizado o modelo de avaliação de resposta, aprendizagem, comportamento e resultado proposto por (KIRKPATRICK, 1979).
Em conclusão, a base teórica é a base para a implementação de programas de treinamento na área de recursos humanos. Permite a identificação de necessidades de formação, definição de objetivos estratégicos e seleção de abordagens eficazes. Além disso, pode avaliar o impacto do treinamento no desempenho da empresa e dos funcionários treinados.
A pesquisa descritiva visa descrever as características ou estabelecer relação entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionários e observação sistemática. Geralmente assume a forma de uma pesquisa (GIL, 1991).
Portanto, o objetivo da pesquisa foi construir uma estrutura teórica para analisar programas educacionais uma revisão sistemática de artigos selecionados por sua relevância acadêmica e envolvimento com o contexto que está sendo estudado.
No Procedimento de coleta existirá dois momentos, o primeiro corresponde a investigação bibliográfica da temática, através de artigos, revistas científicas, dissertações, teses e outros materiais., publicados entre 2016 e 2022, nacionais ou internacionais, que servirão para a melhor compreensão e de base bibliográfica para o desenvolvimento do estudo.
No segundo momento será feita uma análise de todas as informações para que se elabore conclusões baseadas em referências bibliográficas. Trata-se, portanto, de um estudo bibliográfico, onde a revisão será constituída por uma pesquisa exploratória e descritiva e a metodologia terá natureza qualitativa. Buscando compreender informações referentes à nova era digital, bem como, descrever seus e impactos na sociedade e no meio corporativo.
O estudo foi realizado em uma empresa de tecnologia de soluções de gestão empresarial que está no mercado desde 1989 e que tem como missão superar as expectativas dos clientes, fornecendo soluções de gestão empresarial para agilizar seus processos e fornecer informações confiáveis e consistentes para suas decisões estratégicas. A sede está localizada na região noroeste do estado do RS e os escritórios estão distribuídos em cidades dos estados de São Paulo, santa Catarina, Paraná, Ceará, Pernambuco e amazonas. Esta empresa iniciou suas atividades desenvolvendo sistemas para a área de gestão contábil, mas em pouco tempo se especializou na gestão industrial, criando uma das melhores soluções para a oficina.
Após algumas adaptações e implantação bem-sucedida com clientes que ainda utilizam a solução a empresa desenvolveu um dos ERP6 mais completos e bem projetados do mercado nacional. Com a crescente necessidade de gerir outros departamentos, a empresa trespassa a integrar todas as áreas de negócio, melhorando a gestão e o crescimento dos seus clientes. Essas características ainda estão com a empresa hoje. Sempre à frente do mercado a empresa está empenhada em desenvolver ferramentas de acordo com as necessidades de clientes de diversos grupos. O sistema fornecido pela empresa tem influência direta no crescimento da empresa oferecendo atualizações e novas funcionalidades que excedem a demanda do mercado. A integração de toda a gestão empresarial transmuda dados em conhecimento e resultados. Ao investir no valor humano, sua equipe é reconhecida e valorizada pelo excelente desempenho, comprometimento e ética.
A pesquisa revelou que a empresa investe fortemente em treinamento interno e externo e fundamentos do desenvolvimento humano da organização essencial para construir e manter uma equipe eficaz.
Os avanços na tecnologia e a rápida transformação digital impactaram muitos setores da economia global, e o setor de recursos humanos (RH) não é exceção. A crescente adoção de tecnologias digitais pelas empresas para gerenciar o processo de treinamento e desenvolvimento de seus funcionários levou a uma série de mudanças na forma como as empresas gerenciam e desenvolvem sua força de trabalho.
Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo analisar o impacto da era digital no departamento de RH, principalmente no processo de treinamento e desenvolvimento. A pesquisa tem como base um estudo de caso realizado em uma empresa que adotou tecnologias digitais para melhorar a eficiência do processo de treinamento e desenvolvimento de seus funcionários.
Para entender o impacto da era digital nas áreas de RH, é importante considerar a evolução histórica do treinamento e desenvolvimento corporativo. Tradicionalmente, a formação de pessoal nas empresas é realizada presencialmente, com os formadores a desenvolverem planos de formação que se aplicam aos colaboradores presenciais. À medida que a tecnologia evoluiu, surgiram novos métodos de treinamento, como o treinamento virtual, o e-learning e o blended learning, que combina o treinamento presencial com o treinamento on-line.
Atualmente, como os departamentos de RH adotam tecnologias digitais, é possível facilitar treinamentos mais eficazes e persuasivos. Por meio da plataforma de treinamento online, os colaboradores podem acessar remotamente os treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando o processo mais ágil e personalizado.
Além disso, o uso de tecnologias como inteligência artificial e gamificação pode criar programas de treinamento mais interativos, divertidos e eficientes.
No entanto, a adoção da tecnologia digital também traz desafios e limitações. Um dos principais desafios é a necessidade de desenvolver habilidades digitais para usar as ferramentas de treinamento, o que pode ser uma barreira para alguns funcionários. Além disso, o uso excessivo de tecnologia pode levar a problemas de saúde mental, como esgotamento e dificultar a interação social e o trabalho em equipe.
Portanto, a era digital trouxe mudanças significativas para o departamento de RH, principalmente no processo de treinamento e desenvolvimento. A adoção de tecnologias digitais pode aumentar a flexibilidade, personalização e eficiência do treinamento, mas é importante garantir que o uso dessas tecnologias seja equilibrado e não comprometa o bem-estar dos funcionários.
O estudo de caso apresentado neste artigo ajuda a entender o impacto da era digital no pessoal e pode fornecer informações valiosas para empresas que planejam implementar tecnologias digitais em seus processos de treinamento e desenvolvimento.
Com base no exposto, pode-se concluir que a era digital trouxe importantes mudanças para o setor de RH, principalmente no processo de treinamento e desenvolvimento. A introdução de tecnologias digitais permite uma maior flexibilidade, personalização e eficiência da educação, mas também é importante considerar os possíveis desafios e limitações decorrentes dessa mudança. O estudo de caso apresentado mostrou que a introdução de tecnologias digitais no processo de treinamento e desenvolvimento pode trazer resultados positivos para as empresas se for feito de forma equilibrada e respeitando as necessidades dos colaboradores. Além disso, é importante que as empresas estejam atentas aos efeitos dessa mudança no ambiente de trabalho e na dinâmica das equipes para mitigar possíveis problemas. Por fim, é importante entender o impacto da era digital no setor de RH para que as empresas se mantenham competitivas e eficazes no atual ambiente econômico global. Espera-se que este estudo de caso contribua para que outras empresas também possam avaliar de forma consciente e sistemática a inclusão de tecnologias digitais no processo de treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, o que trará benefícios e minimizará riscos.
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