FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA USO DE TDICS EMERGENTES NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I

CONTINUING TRAINING OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS FOR THE USE OF EMERGING TDICS IN REMOTE TEACHING: AN EXPERIENCE REPORT FROM THE SUPERVISED INTERNSHIP IN COMPUTING I

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202412202326


Valcimar Terço de Oliveira1,


RESUMO

O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), teve avanços expressivos com o advento da Pandemia, principalmente no setor da educação. Com isso muitos educadores que não faziam uso das TDIC, se sentiram desafiados, abruptamente, a continuar seu trabalho docente, por meio de aulas remotas. Sentindo a necessidade de se apropriar de novas metodologias de ensino apoiadas em ferramentas tecnológicas. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado em Computação junto a uma escola da rede pública de ensino fundamental no município de Itacoatiara, interior do Estado do Amazonas. É relatado a experiência do uso das TDIC como apoio à docência no ensino remoto. Os resultados demonstram a importância da formação docente continuada e explicita a simbiose na relação entre Universidade e Escola, na superação dos desafios e adversidade no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia de covid-19.

Palavras-chave: Ensino remoto; Tecnologias Digitais; Formação de professores.

ABSTRACT

The Use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), had significant advances with the advent of the Pandemic, mainly in the education sector. With this, many educators who did not use TDIC, felt challenged, abruptly, to continue their teaching work, through remote classes. Feeling the need to take ownership of new teaching methodologies supported by technological tools. This work presents an experience report lived in the Supervised Internship in Computing with a public school of elementary education in the municipality of Itacoatiara, interior of the State of Amazonas. The experience of using TDIC to support teaching in remote education is reported. The results demonstrate the importance of continuing teacher education and explain the symbiosis in the relationship between University and School, in overcoming challenges and adversity in the teaching-learning process in times of pandemic of covid-19.

Keywords: Remote teaching; Digital Technologies; Teacher training.

INTRODUÇÃO

A situação atípica que vivenciamos no início do ano letivo de 2020, devido a pandemia da Covid-19, um vírus altamente contagioso que teve origem em Wuhan na China, atravessou as fronteiras e se espalhou por todo o mundo, afetou significativamente todos os setores do mundo, bem como os processos de ensino-aprendizagem, demandando estratégias alternativas para o desenvolvimento das atividades escolares.

Em face da necessidade de reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, o Conselho Estadual de Educação do Amazonas resolveu acatar a determinação governamental, por meio do Decreto estadual nº 42.061/2020, e assim suspender as atividades escolares presenciais. Diante do cenário imposto pela pandemia, a Secretaria Estadual da Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) lançou então o projeto Aula em Casa, com objetivo de dar continuidade às aulas e evitar o cancelamento do ano letivo. Com o projeto, os alunos passaram a acompanhar as aulas por meio de canais de comunicação, como YouTube e WhatsApp por exemplo.

Além disso, o governo do estado do Amazonas determinou que todos os servidores das unidades escolares tais como: equipe gestora e corpo docente passem a trabalhar em regime Home Office. Desta forma as coordenadorias regionais de educação e gestores de escola tiveram a missão de mobilizar pais, alunos e professores a participarem do regime das aulas não presenciais, sendo assim, professores e alunos tiveram o grande desafio de adaptar-se a essa nova realidade e dar prosseguimento no ano letivo de 2020. 

Neste contexto, professores e alunos precisavam adaptar-se a uma nova realidade que demandava, principalmente, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que se tornaram essenciais e predominantes no ensino remoto.

Leite et al. (2019), traz um questionamento de uma realidade comum antes do cenário pandêmico.

Enquanto no cenário de normalidade, os recursos computacionais não eram considerados essenciais para a significação da aprendizagem na educação básica, na pandemia em pouco tempo os aplicativos de comunicação e as redes sociais tornaram-se elementos-chave para a continuidade do processo educativo.

Desta forma, gestores, coordenadores e professores foram desafiados a buscar soluções para adaptar os saberes curriculares a uma forma palatável e adequada às interfaces de informação e comunicação, fazendo uso das ferramentas digitais em favor da educação, no que tem sido chamado, nesse período, como Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Nesta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso dos softwares Anchor e Loom como novas alternativas de ferramentas para o ensino remoto para professores do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Itacoatiara-AM. Tal experiência foi resultado de uma das ações do Estágio Supervisionado em Computação I, do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – (CESIT/UEA).  Essa ação de formação se deu por meio de uma oficina ofertada aos professores no decorrer de uma semana, organizado de forma que um estagiário pudesse assessorar dois professores.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O estágio supervisionado é considerado o momento em que as teorias aprendidas pelos acadêmicos são aliadas à prática bem como o momento em que o futuro profissional experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação (DALLA CORTE et al, 2015).

O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação é desenvolvido da seguinte forma: Estágio Supervisionado em Computação I (210h); Estágio Supervisionado em Computação II (210h); totalizando 420 (quatrocentas e vinte) horas de atividades teórico-práticas supervisionadas.

Rodrigues et al. (2013), fala da importância e contribuição que o estágio dos Cursos de Computação desenvolve dentro das instituições públicas de ensino.

Salienta-se a sociedade, que o Estágio Supervisionado em Computação é de grande importância no cenário da Educação Fundamental, Média e Técnica, pois traz para dentro das instituições de ensino inúmeras contribuições com o uso das TDIC. É nesta direção que os estudantes analisam realidades e problemas sociais e que a população recebe o aprendizado, processo no qual todos se beneficiam, no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal de cada ser, fato que gera profundas mudanças sociais (Rodrigues et al, 2013).

Nos últimos anos, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, também conhecidas por TDIC, têm alterado nossa forma de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e de aprender. Na educação, as TDIC têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica (Brasil, 2018). Bergamasco et al. (2013), fala sobre como foi complexo o processo de inclusão das TDIC no sistema educacional brasileiro.

No Brasil devido às suas características políticas e estruturais, o processo de inclusão das TDIC no ambiente educacional foi muito lento e confuso. Existem indagações relevantes sobre sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito a um país com tantos problemas relacionados à defasagem educacional, a formação e capacitação do professor (Bergamasco et al,(2013).

Percebe-se, portanto, que esse processo de implantação das TDIC no Ambiente educacional sempre foi um grande desafio na vida dos professores da educação básica, mas, com a chegada da Pandemia esse processo de adaptação e desenvolvimento de habilidades, teve que ser rapidamente acelerado.

TRABALHOS CORRELATOS

A seguir são apresentados trabalhos correlatos, os quais estão relacionados à utilização das TDIC em ambiente educacional e relatos de experiência dos projetos da Universidade Pública em parceria com as instituições de ensino básico, que serviram como suporte para realização deste trabalho.

O trabalho de ASSIS et al. (2019), fala da experiência de extensão universitária, por meio de uma formação aplicada a professores de Jovens e Adultos (EJA), fazendo uso das TDIC, o objetivo da formação era possibilitar aos professores o conhecimento para usabilidades dos recursos tecnológicos já existentes naquele ambiente educacional e como resultados foram mostrados a importância da realização da formação e o papel fundamental que a Universidade desempenha como transformadora social.  

O trabalho de LEITE et al.  (2019), retrata a importância da inserção de metodologias ativas por meio das TDIC no ambiente escolar, afirma que apesar das instituições virem recebendo na estrutura física estas estão fracas em metodologias de aplicação. Assim foi desenvolvida a pesquisa, apresentando ações interventivas na formação de professores por meio de alunos do curso de Licenciatura em Computação.

O trabalho de DE OLIVEIRA et al. (2019), traz um relato de experiência na aplicação de uma oficina realizada por estudantes do Curso de Licenciatura e Computação, para alunos de uma turma de Mestrado Profissional em ensino Tecnológico, utilizando os Softwares Scratch 2.0, ScratchDuino e Arduino, o objetivo da oficina foi desenvolver habilidades e competências dos alunos na programação em blocos, assim como desenvolver as habilidades e competências dos licenciandos em computação em sua formação docente.

Os trabalhos referenciados evidenciam a importância da inserção das TDIC no âmbito escolar, bem como uma competência a mais na formação do profissional da educação, além de promover um debate sobre os desafios na implementação destas no processo ensino aprendizagem, como a falta de recursos e a formação continuada de professores.

Destaca-se também que as TDIC não são as principais mediadoras do ensino, mas sim uma forte aliada ao professor nesse novo método de ensino.

METODOLOGIA

Neste tópico será apresentado os métodos que foram utilizados durante o trabalho desenvolvido com os professores do Ensino Fundamental de 6º ano 9º ano, no desenvolver do Estágio Supervisionado, obedecendo às Etapas conforme ilustrado no fluxograma da Figura 1.

Figura 1 – Fluxograma, Etapas do Desenvolvimento do Trabalho 

Fonte: Arquivo dos autores

1ª ETAPA: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Nessa fase inicial da pesquisa foi realizado o levantamento do material bibliográfico que seria utilizado como base para fundamentar o desenvolvimento do estudo, buscou-se reunir trabalhos que apresentavam similaridade com o tema abordado, tais como Artigos Científicos disponíveis nos seguintes anais: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Workshop de Informática na Escola, Google Acadêmico, Portais Educativos entre outros.

2ª ETAPA: LEITURA E ANÁLISES

Nesta etapa foi realizada a leitura de todos os artigos científicos coletados, buscando dar ênfase (1) Nas fundamentações teóricas, que dão base para o desenvolvimentos dos trabalhos, (2) Nos métodos que foram utilizados para o desenvolvimento do trabalho; (3) No público alvo que se buscou atender por meio dos trabalhos (4) Nos resultados obtidos no trabalho, o que possibilitou ter um melhor conhecimento da atual situação em que se encontram os profissionais da educação em relação do conhecimento e uso das TDIC. 

3ª ETAPA: PLANEJAMENTO DO TRABALHO

Esta etapa foi de suma importância  para a realização do trabalho, elaborou-se um cronograma estabelecendo datas e horários, junto aos professores supervisores de estágio para que as etapas de Observação, Coparticipação e Regência do Estágio Supervisionado fossem cumpridas com êxito, nesta etapa também foram formulados documentos para autorizar e validar o estágio dentro da instituição pública de ensino, tais como: Carta de Encaminhamento, Termo de Consentimento, Ficha de Frequência do Estagiário, Ficha de Avaliação da Regência de Estágio, Plano de Ação, Questionário sobre a usabilidade das TDIC pelos professores, Tutoriais sobre a usabilidades de algumas TDIC, formação para o uso de duas ferramentas tecnológicas, o Software Loom, utilizado para a produção de Screencast e o Software Anchor, utilizado para a produção de Podcast, visita a escola para conversar com a equipe gestora para apresentar o projeto de pesquisa e explicar os procedimentos que seriam realizados, bem como definição de datas para a realização do estágio supervisionado, análise do trabalho, escrita e conclusão do trabalho.

4ª ETAPA: EXECUÇÃO DO TRABALHO

O local onde o trabalho foi desenvolvido foi a Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima localizada na área urbana do município de Itacoatiara-AM, no período de 19 de agosto a 23 de outubro de 2020, os participantes foram 20 (vinte) professores que lecionam na referida escola nas nove disciplinas da matriz curricular do ensino fundamental, todos eles são graduados, sendo alguns pós-graduados (especialistas) em diferentes áreas. Atuam no ensino fundamental II que compreende de (6º ao 9º ano), e pertencem a uma faixa etária entre 30 a 66 anos de idade.

Foi desenvolvido então um questionário de caráter investigativo aplicado aos professores, por meio do Google Forms, uma ferramenta da plataforma google, uma vez que os professores estavam trabalhando de forma online, por meio de grupos de WhatsApp que funcionavam como salas de aula virtuais.

Completadas as 20:00 horas de observação, percebeu-se que a metodologia usada pelos professores seguia um mesmo dinamismo para todas as turmas, sempre orientados pelos materiais disponibilizados pelo projeto Aula em Casa da SEDUC, sem muitas novidades de uma aula para outra, o que acabava criando uma rotina monótona. Quase 100% dos professores não faziam uso de outras ferramentas tecnológicas que não fosse os recursos encontrados no aplicativo WhatsApp, sendo assim os professores necessitavam ter conhecimento e acesso a novas ferramentas tecnológicas que lhes auxiliassem nesse momento de ensino remoto.

Diante deste cenário, foi elaborado pelos estagiários a seguinte pergunta de pesquisa: Como auxiliar os professores de modo que estes dominem outras TDIC a fim de que o seu trabalho docente tenha mais êxito neste momento de ensino não presencial? Que foi a norteadora para a elaboração do Plano de Ação para a Regência de Estágio.

Desta forma a regência de estágio foi direcionada aos professores, apresentando a eles novas alternativas metodológicas com apoio das TDIC por meio de uma formação.

Com o resultado do questionário 1 aplicado aos professores para entender melhor o nível de conhecimento deles na área das TDIC foi desenvolvido um Cronograma de Atividades Semanal, com criação de vídeos tutoriais para cada dia, ensinando os professores a organizar o seu material de trabalho e a fazer uso de determinados recursos e ferramentas tecnológicas.

As gravações dos tutoriais foram feitas usando a extensão do Software Loom no navegador de internet Google Chrome, depois de prontas e editadas as gravações eram enviadas (upload) para Youtube e então disponibilizadas aos professores através de Links, para não ocupar espaço de memória em seus dispositivos. 

Para dar continuidade no trabalho já no processo de regência do estágio supervisionado, foi realizada no ambiente escolar, uma formação com no máximo quatro professores ao dia, para que assim fossem cumpridos todos os protocolos de saúde estabelecidos pelos órgãos sanitários, com o objetivo de ensinar aos professores a usabilidade de duas ferramentas tecnológicas: Loom e Anchor.

A formação foi realizada na semana de 19 a 23 de outubro de 2020, na primeira parte da formação foi disponibilizado aos professores tutoriais impressos ensinando como fazer a instalação da extensão do Software Loom no navegador de internet Google Chrome, evidenciado na Figura 2.

Figura 2 – Instalação da extensão do Loom no navegador Chrome

Fonte: Arquivo dos autores

Depois de devidamente instalada a extensão do Loom nas máquinas dos professores, foi iniciada a segunda parte da formação, ensinando a eles como fazer upload de arquivos no Google drive e colocar arquivos em modo de apresentação para usar na gravação de tela – (Screencast), essa parte da formação exigiu muita atenção e cuidados devido à falta de habilidade dos professores, foi realizada de forma lenta sempre repetindo mais de uma vez cada passo para que eles realmente aprendessem.

Na terceira e última parte da formação, foi ensinado aos professores a usabilidade do Software Anchor para gravar áudios personalizados – (Podcast) tanto no Smartphone quanto na versão Web no Notebook, essa etapa os professores iniciaram instalando o App em seus Smartphone para realizar o cadastro na Plataforma da Anchor, depois de já instalado e devidamente cadastrado, a etapa seguinte foi realizar a gravação de episódio e manusear as ferramentas disponíveis dentro do aplicativo.

A ideia era mostrar aos professores novas alternativas que possibilitam a comunicação com seus alunos, e esse aplicativo é uma delas, pois além de prático ele oferece uma gama de recursos que permitem personalizar os áudios, além de fácil método de compartilhamento, inclusive por link. A Figura 3 ilustra a criação de Podcasts.

Figura 3 – Produção de Podcast no Smartphone e Notebook

Fonte: Arquivo dos autores

Os professores que participaram da formação se mostraram muito entusiasmados em aprender novos métodos educativos por meios da Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, e para colher e analisar os dados foi aplicado um segundo questionário a eles logo após o término da formação (regência de estágio), e que serão demonstrados por meios de Tabelas na Etapa a seguir.

5ª ETAPA: ANÁLISE DOS RESULTADOS

Como mencionado anteriormente, os dados foram obtidos através de questionários aplicados aos participantes da formação, com perguntas objetivas com até quatro graus de concordância, divididas em dois momentos: o momento pré-formação e o momento pós-formação. 

Questionário 1 aplicado no momento Pré formação

As questões aplicadas neste questionário eram de caráter investigativo, divido em três partes, sendo a primeira com perguntas relacionadas ao Conhecimento sobres as TDIC, a segunda parte com perguntas relacionadas a Experiência com o Uso das TDIC e a terceira com perguntas sobre com que frequência os professores utilizavam algumas TDIC no seu dia a dia no período de aulas remotas, as mesmas serão descritas nos quadros a seguir:

Quadro 1 – Questionário 1 – Parte 1

Fonte: Arquivo dos autores

Nesta primeira parte do Questionário 1, investigou-se o grau de conhecimento dos participantes sobre as TDIC, se eles se consideravam aptos ou resistentes ao uso dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas. 

Quadro 2 – Questionário 1 – Parte 2

Fonte: Arquivo dos autores

Na segunda parte do Questionário 1, investigou-se a experiência que os participantes possuíam quanto ao uso das TDIC, se faziam uso das tecnologias em suas aulas antes do período de pandemia e se consideram importante conhecer e aprender a usar novas ferramentas tecnológicas.

Quadro 3 – Questionário 1 – Parte 3

Fonte: Arquivo dos autores

Na terceira e última parte do Questionário 1, investigou-se com que frequência os participantes utilizavam algumas TDIC em seu dia a dia durante o período de aulas remotas.

Por meio das informações colhidas nas três partes do Questionário 1, foi possível traçar um perfil dos participantes do estudo, percebeu-se então que eram profissionais que não tinham muitas habilidades em relação a usabilidade das TDIC e que não se encontravam preparados para trabalhar no ensino remoto, a partir de então foi possível traçar metas para realizar a intervenção no processo educativo do professor, por meio de um treinamento que lhe ofertasse novos métodos de trabalho apoiados as TDIC.

Questionário 2 aplicado no momento Pós formação

As questões elaboradas neste segundo questionário foram aplicadas a fim de se ter um Feedback dos participantes logo após a formação com os estagiários, para se ter conhecimento se de fato o objetivo havia sido alcançado em relação a usabilidade das TDIC aplicadas durante a formação.

Quadro 4 – Questionário 2

Fonte: Arquivo dos autores

Através das informações colhidas no Questionário 2, foi possível verificar o nível de interesse e aceitação das TDIC utilizadas pelos estagiários durante a formação. Sendo assim, as informações contidas na Tabela 4 do questionário 2, demonstram que os recursos que as TDIC oferecem se adequam às necessidades dos professores nesse momento de ensino remoto emergencial.

6ª ETAPA: CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Passamos por um momento de grandes transformações no cenário da educação devido a Pandemia do Covid-19, momentos em que a tecnologia cresce exponencialmente, trazendo para a realidade do profissional da educação básica o desafio de ensinar a distância.

O relato de experiência descrito neste trabalho apresenta observações de importantes no que diz respeito ao aspecto formativo dos profissionais de educação sob as seguintes perspectivas: 

Dos acadêmicos Licenciandos em Computação envolvidos na formação, fazendo com que os futuros profissionais desenvolvessem competências que são fundamentais para o desenvolvimento de suas práticas docentes como: a definição de objetivos, ou seja, o que se quer ensinar e para que ensinar, adequação de materiais didáticos, fazendo uma junção das TDIC com os conteúdos disciplinares.

Dos professores que participaram da formação que estão diariamente buscando superar suas dificuldades, para exercer uma docência de qualidade aos alunos, estes aos experimentarem o uso de novos métodos de ensino através das TDIC passam a ter um novo olhar do ponto de visto de como ensinar, uma vez que agora terão habilidades para adequar seu material didático as novas tecnologias, fazendo com que seu aluno tenha também a oportunidade de experimentar novas formas de ensino-aprendizagem.

As ferramentas que foram utilizadas durante a formação, tiveram como objetivo facilitar e ampliar as capacidades dos professores na transmissão do conhecimento, proporcionando também uma aproximação maior entre o professor e o aluno por meio de aulas mais interativas e dinâmicas.

De acordo com as informações coletadas no questionário 2, do total de participantes 95% se considerou apto a fazer uso das TDIC ensinadas na formação, em suas práticas docentes nesse período de aulas remotas e 100% deles acredita ser de fundamental importância a iniciativa que os estagiários tiveram em trazer essas ferramentas para dentro do contexto escolar com um trabalho de assessoria ao professor da educação básica em um momento tão difícil e desafiador para as práticas docentes.  

Outro fato que chamou bastante atenção foi que a maioria dos professores está disposta a aprender novos métodos de ensino através das TDIC, por compreenderem que o uso da tecnologia está além do ‘fazer melhor’, ‘fazer mais rápido’, trata-se de um ‘fazer diferente’ (ROLKOUSKI, 2011).

A fim de possibilitar o efetivo e adequado uso da TDIC nas escolas, políticas públicas devem ser pensadas para propiciar a professores e alunos espaços adequados, como é o caso dos laboratórios de informática. Dessa forma, professores e estudantes usufruirão das tecnologias para gerar conhecimento e utilizá-lo para o seu cotidiano (DE ASSIS et al, 2019).

Por fim os resultados obtidos no questionário apontaram para a viabilidade de utilização dos Softwares Loom e Anchor durante as aulas online, somando de forma positiva em seus conhecimentos em relação às TDIC, e impactando diretamente no processo de ensino/aprendizagem dos alunos.

Como trabalhos futuros pretende-se levar a formação de recursos humanos para uso das TDIC a uma quantidade maior de educadores no decorrer do Estágio Supervisionado em Computação II, que ocorrerá no ensino médio/técnico, proporcionando a esses profissionais conhecer, aprender e fazer uso de novos métodos didático pedagógicos apoiado ao uso da tecnologia, uma exigência que já é realidade no mundo em que vivemos.

REFERÊNCIAS

AMAZONAS, Governo do Estado, Decreto Estadual Nº 42061 DE 16/03/2020.

BERGAMASCO, Elizabeth Carneiro; BERGAMASCO, Leila Cristina Carneiro. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DALLA CORTE, Anelise C. et al. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: EDUCERE-XII Congresso Nacional de Educação, PUC-PR.

DE ASSIS, Tenilson et al. Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 178-186.

DE OLIVEIRA, Almir; NASCIMENTO, Lucas Teixeira; MACEDO, Daniela. Licenciatura em computação: Um relato de experiência utilizando robótica na formação de professores. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 71.

LEITE, Maici; REINALDO, Francisco; OLIVEIRA, Quelli. Ações de intervenção na formação de professores com base em metodologia tecnológica. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 61.

LEITE, Raquel Machado et al. Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2020. p. 91-100.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

ROLKOUSKI, Emerson. Tecnologias no ensino de matemática. Curitiba: Ibpex, 2011.


1Pós Graduando em Produção e Gestão de Mídias Digitais pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara – CESIT/UEA
Av. Mário Andreazza, s/n, São Francisco – Itacoatiara – AM, Brasil E-mail: vtdo.mdc24@uea.edu.br