REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202308011525
Adriana Gomes da Silva Alves Ribeiro¹;
Aline Cristina Gonçalves Messias²;
Mílvio da Silva Ribeiro³.
RESUMO
Este trabalho explora o conceito de Educação 5.0 e seu impacto na prática docente, abordando os ganhos e desafios da integração das novas tecnologias no ambiente educacional. A Educação 5.0 propõe uma abordagem mais humanizada e personalizada do ensino, utilizando inteligência artificial, big data, realidade aumentada e outras inovações para melhorar a formação e o desenvolvimento dos alunos. Essa abordagem visa aumentar o engajamento dos estudantes, atender a diferentes estilos de aprendizagem e prepará-los para um mercado de trabalho mais digitalizado e globalizado. Além disso, permite aos educadores adotar práticas mais assertivas e eficazes, utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão e o acompanhamento do desempenho dos alunos. A metodologia adotada foi um estudo bibliográfico de pesquisadores especializados na evolução da educação, na prática docente e na formação de professores. O estudo possibilitou uma revisão detalhada sobre o tema, analisando diversos contextos e práticas, e reafirmando a relevância da Educação 5.0 no cenário atual. Também foram identificados os obstáculos a serem superados, destacando a importância da participação ativa e efetiva dos professores nesse processo de transformação educacional.
Palavras-chave: Educação 5.0. Prática docente. Tecnologia educacional. Inovação.
ABSTRACT
This work explores the concept of Education 5.0 and its impact on teaching practice, addressing the gains and challenges of integrating new technologies in the educational environment. Education 5.0 proposes a more humanized and personalized approach to teaching, using artificial intelligence, big data, augmented reality, and other innovations to improve student training and development. This approach aims to increase student engagement, cater to different learning styles, and prepare them for a more digitized and globalized job market. In addition, it allows educators to adopt more assertive and effective practices, using technological tools to optimize the management and monitoring of student performance. The methodology adopted was a bibliographic study by researchers specialized in the evolution of education, teaching practice and teacher training. The study enabled a detailed review of the theme, analyzing various contexts and practices, and reaffirming the relevance of Education 5.0 in the current scenario. The obstacles to be overcome were also identified, highlighting the importance of the active and effective participation of teachers in this process of educational transformation.
Keywords: Education 5.0. Teaching practice. Educational technology. Innovation.
1 Introdução
A Educação 5.0 surge em um contexto de transformação digital acelerada, marcado pela integração de tecnologias avançadas no cotidiano e nas práticas educacionais. Em contraste com modelos educacionais anteriores, como a Educação 4.0, que se focava na digitalização do ensino, a Educação 5.0 propõe uma abordagem mais humanizada e personalizada, visando a construção integral do ser humano. Lima (2020) define esse conceito como a utilização de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada, big data e outras tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais adaptativo e interativo. Essa mudança paradigmática coloca o aluno no centro do processo educativo, com um ensino flexível que considera suas necessidades individuais, potencializando o aprendizado e a formação de competências socioemocionais essenciais para o futuro.
Nesse cenário, a prática docente também passa por uma profunda transformação. Tradicionalmente, o professor é visto como o detentor do conhecimento, mas na Educação 5.0 ele assume o papel de facilitador da aprendizagem, utilizando as novas tecnologias para personalizar o ensino e estimular o protagonismo do aluno. Segundo Lemos (2021), metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a gamificação, junto com o uso de plataformas digitais, tornam o ensino mais dinâmico e colaborativo. Os professores, portanto, precisam não apenas dominar essas ferramentas tecnológicas, mas também adaptar suas estratégias pedagógicas para atender às demandas de uma educação que integra o digital com o humano.
Apesar dos avanços e das possibilidades oferecidas pela Educação 5.0, existem desafios significativos, tanto para os educadores quanto para os sistemas educacionais como um todo. A capacitação docente se torna fundamental, já que os professores precisam desenvolver habilidades tecnológicas e pedagógicas para implementar as novas metodologias com eficácia. Como destaca Mendes (2020), a formação contínua dos educadores é um fator crucial para que a Educação 5.0 não se torne apenas uma tendência passageira, mas uma realidade consolidada. Além disso, a desigualdade no acesso a tecnologias ainda é um obstáculo importante, o que requer políticas públicas que garantam a inclusão digital e o acesso universal às ferramentas necessárias para essa transformação educacional.
Este trabalho tem como objetivo discutir as vantagens, e obstáculos da educação 5.0, bem como o papel de um integrante fundamental para que ela aconteça: o professor. Tudo isso, com base em estudos de teóricos e uma pesquisa bibliográfica de autores relevantes sobre o tema. A metodologia aplicada inclui uma revisão bibliográfica, análise crítica de estudiosos que têm examinado os resultados desses progressos pedagógicos.
Este paper é divido por tópicos que primeiramente explana o conceito geral de educação 5.0, em seguida, há uma reflexão sobre a importância do docente no processo de ensino- aprendizagem e como este sujeito deve agir com essa nova vertente.
Nesta perspectiva, falaremos sobre os ganhos na Educação 5.0 na prática docente e neste ponto do artigo será possível compreender de forma clara a importância docente nesse processo e a relevância de uma formação contínua para conhecer e utilizar estas novas ferramentas. Por fim, teremos o tópico que se intitula possibilidades e desafios da prática docente, nele o assunto abordará as muitas possibilidades, como criação de ambientes flexíveis, mas também mostrará que há alguns obstáculos que devem ser superados, e que é possível por meio de diálogo, formação adequada e infraestrutura correta.
2- Conceito de Educação 5.0
A Educação 5.0 é uma proposta educacional que se configura como uma evolução das práticas pedagógicas anteriores, sendo caracterizada pela integração profunda das tecnologias digitais com uma abordagem humanista e personalizada. De acordo com Moran (2021, p. 22), a Educação 5.0 “apresenta uma educação centrada no ser humano, mas que utiliza as tecnologias para fomentar uma aprendizagem mais significativa e conectada com os desafios do futuro”. Essa abordagem busca integrar aspectos como inteligência artificial, internet das coisas e big data de forma a promover uma educação mais acessível, inclusiva e personalizada, capaz de atender às diversas necessidades de cada aluno.
Uma das características centrais da Educação 5.0 é o uso de tecnologias digitais como ferramentas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo interatividade e personalização. Características presentes nessa nova era educacional. Santos (2020,p.13) aponta que “as novas tecnologias não devem ser vistas apenas como instrumentos de reprodução de conteúdos, mas como mediadoras do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o século XXI”. Ou seja, a tecnologia deve ser usada de maneira crítica e reflexiva, buscando transformar as práticas pedagógicas e incentivar o protagonismo do aluno, não apenas como um receptor passivo de informação.
Contudo, para que a Educação 5.0 seja efetiva, é preciso que haja uma atenção especial à questão da inclusão digital. Lemos (2021) destaca que a inclusão digital é um fator-chave para garantir que todos os alunos tenham a mesma oportunidade de acessar as novas ferramentas tecnológicas e, assim, se beneficiar das vantagens dessa nova era educacional. Sem a democratização do acesso às tecnologias, a implementação da Educação 5.0 pode acabar intensificando desigualdades educacionais já existentes, excluindo aqueles que não possuem as condições necessárias para participar dessa revolução digital.
2. 1 Educação 5.0: prática docente e seus ganhos
A Educação 5.0 propõe uma mudança significativa no papel do educador, que deixa de ser apenas transmissor de conhecimento e passa a ser um facilitador e mediador da aprendizagem. Santaella (2020) afirma que o educador na Educação 5.0 deve atuar como um curador de conteúdos, auxiliando os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Dessa forma, a educação deixa de ser unidimensional e se torna um processo colaborativo, onde educadores e alunos constroem juntos novos saberes e habilidades para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico.
Com o suporte de tecnologias como plataformas de ensino online, realidade aumentada e assistentes de IA, os professores podem personalizar os planos de ensino, acompanhando o progresso dos alunos em tempo real. Isso permite um ensino mais direcionado e eficaz, que responde de forma mais dinâmica às necessidades de cada estudante. Além disso, a utilização de dados analíticos pode fornecer insights valiosos sobre os pontos fortes e as áreas que precisam ser trabalhadas com mais afinco, ajudando a definir estratégias pedagógicas mais assertivas.
A implementação da Educação 5.0 traz diversos ganhos para o ensino e para os docentes. Primeiramente, há uma maior eficiência na gestão do processo de aprendizagem. O uso de tecnologias avançadas permite que os professores acompanhem o desenvolvimento dos alunos de maneira mais precisa, identificando rapidamente dificuldades e oferecendo soluções personalizadas.
Além disso, o ensino personalizado e adaptativo, proporcionado pela Educação 5.0, contribui para a motivação dos alunos. Como observa Dias (2022, p.33), “o aluno se sente mais envolvido quando a aprendizagem é ajustada às suas necessidades e interesses, o que favorece o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico.” Isso também favorece a inclusão, permitindo que alunos com diferentes ritmos de aprendizagem tenham acesso a materiais e estratégias adequadas a suas condições.
Outro ganho importante é a maior interação e colaboração entre os estudantes. Ferramentas como salas de aula virtuais, fóruns de discussão e plataformas colaborativas possibilitam que os alunos trabalhem juntos, compartilhando conhecimentos e experiências, o que enriquece o processo de aprendizagem. A adaptação à Educação 5.0 implica, portanto, em uma reconfiguração dos espaços de ensino e da interação entre docentes e discentes. Como afirma Silva (2023), o ambiente de aprendizagem deve ser um espaço fluido e adaptável, onde a tecnologia possibilite novas formas de interação, tanto entre os alunos, como entre os alunos e os professores.
2.2 Possibilidades e desafios da Educação 5.0
Embora os ganhos da Educação 5.0 sejam evidentes, há também desafios a serem superados. A principal dificuldade está na formação dos professores, que precisam adquirir novas competências para lidar com as tecnologias emergentes. De acordo com Mendes (2020), a capacitação docente é essencial para garantir que a Educação 5.0 não se torne apenas uma moda passageira, mas uma realidade sustentável e eficaz. Os professores devem ser preparados para integrar as novas ferramentas tecnológicas de forma eficiente, crítica e reflexiva. .
Outro desafio é a desigualdade no acesso às tecnologias. Como aponta Pereira (2021), a implementação da Educação 5.0 pode aprofundar as disparidades educacionais, uma vez que nem todos os alunos têm acesso a dispositivos tecnológicos e à internet de qualidade. Para que a Educação 5.0 seja verdadeiramente inclusiva, é necessário que políticas públicas e iniciativas privadas garantam o acesso universal à tecnologia.
Por fim, é importante destacar que a Educação 5.0 não deve se limitar ao uso de tecnologias, mas também deve promover uma mudança na forma de pensar a educação, valorizando habilidades humanas como a criatividade, a empatia e a colaboração. Para isso, é fundamental que os professores se tornem mediadores da aprendizagem e que os alunos desenvolvam competências socioemocionais, essenciais para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo.
3- Conclusão
Em síntese, a Educação 5.0 traz consigo uma proposta transformadora para o cenário educacional, que vai além da simples incorporação de tecnologias, buscando uma reconfiguração no papel dos educadores e na maneira como os alunos interagem com o conhecimento. Essa nova abordagem oferece avanços significativos, como a personalização do ensino e a integração de ferramentas digitais que permitem um aprendizado mais dinâmico, colaborativo e inclusivo. No entanto, essas oportunidades também trazem desafios que exigem um preparo contínuo dos educadores, que precisam se adaptar e desenvolver novas habilidades para mediar esse processo, garantindo que o uso da tecnologia favoreça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral dos alunos.
Portanto, a atuação dos educadores na Educação 5.0 é crucial para o sucesso dessa transformação. Os impactos dessa revolução educacional não se limitam ao uso de novas tecnologias, mas se refletem em uma mudança na forma de ensinar e aprender, com um foco maior na autonomia do aluno e no pensamento crítico. Para que a Educação 5.0 cumpra seu potencial, é necessário que os educadores estejam preparados para lidar com as demandas dessa nova realidade, promovendo uma educação que equilibre inovação, inclusão e humanização.
Só assim será possível garantir que os benefícios dessa nova abordagem se traduzam em uma educação mais justa, eficaz e preparada para os desafios do futuro.
4- Referências Bibliográficas
Dias, M. A. Educação personalizada: O impacto da tecnologia no ensino individualizado. Editora Pedagógica,2022
Lemos, A. Inclusão Digital e Educação no Século XXI. Rio de Janeiro: Editora FGV.2021
Mendes, A. F. Capacitação docente para a Educação 5.0. Educação em Tempo Digital,2020, 15(1), 45-62.
Moran, José. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar Lá. Campinas: Papirus.2021
Pereira, J. C. Desafios da Educação 5.0: Acesso e equidade. Educação e Tecnologia, 2021 , 18(3), 112-128.
Santaella, Lúcia. O Professor do Futuro: Entre a Tecnologia e a Humanização na Educação. São Paulo: Cortez.2020
Santos, Carlos Eduardo dos.Educação Digital: Transformação e Desafios Pedagógicos na Era da Informação. São Paulo: Editora Senac.2020
¹Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS, Abaetetuba-PA. E-mail: prof.adrianagomes2023@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-5879-8346;
²Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: mamessias05111@gmail.com;
³Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – Pará, Brasil. E-mail: milvio.geo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1118-7152.