REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ni10202507121355
Ferdinando Rocha Silva
RESUMO
O presente artigo apresenta uma abordagem sobre o uso das estratégias empreendedoras de capacitação e treinamento, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estimulação da inovação. Essas estratégias são fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo e podem ser aplicadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como forma de estimular e promover o empreendedorismo na região em que atua.
O objetivo geral deste estudo é desenvolver estratégias empreendedoras que impulsionem o comércio local e contribuam para o desenvolvimento econômico da cidade de Codó – MA. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos:
Compreender o conceito de crise financeira, suas causas e como o incentivo ao empreendedorismo por parte do governo e outras entidades pode ajudar a superá-la.
Conhecer estratégias empreendedoras que podem ser adotadas pela CDL para incentivar boas práticas de gestão eficientes e inovadoras, visando aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios locais.
Proporções, por meio da CDL Codó – MA, que podem fomentar a colaboração entre empresários locais, instituições de ensino, poder público e outras entidades, com o intuito de criar um ecossistema empreendedor mais animado e colaborativo na região.
A metodologia adotada para alcançar esses objetivos é explicativa, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas. Para coleta de dados, serão utilizadas técnicas de análise de artigos, revistas e livros publicados tanto na internet quanto em formatos impressos. A fonte de dados será predominantemente bibliográfica.
Os resultados satisfatórios mostram que as estratégias empreendedoras oferecem oportunidades valiosas para o desenvolvimento do empreendedorismo, e a CDL Codó – MA desempenha um papel fundamental na promoção e estímulo dessas estratégias para o sucesso dos empreendedores locais.
Em conclusão, a adoção de estratégias empreendedoras pela CDL, como capacitação e treinamento, acesso a crédito, eventos de networking e estímulo à inovação, é essencial para apoiar o comércio local e contribuir para o desenvolvimento econômico de Codó – MA. A colaboração entre empreendedores locais, instituições de ensino, poder público e outras entidades é fundamental para criar um ambiente empreendedor mais animado e colaborativo na região. A aplicação dessas estratégias contribuirá para a competitividade, sustentabilidade e sucesso dos negócios locais.
PALAVRAS-CHAVE: CDL; Estratégias; empreendedorismo
ABSTRACT
This article presents an approach on the use of entrepreneurial strategies for qualification and training, access to credit, promotion of networking events, definition of public policies for trade and stimulation of innovation. These strategies are fundamental for the development of entrepreneurship and can be applied by the Chamber of Shopkeepers (CDL) as a way to stimulate and promote entrepreneurship in the region where it operates.
The general objective of this study is to develop entrepreneurial strategies that boost local commerce and contribute to the economic development of the city of Codó – MA. To achieve this objective, the following specific objectives were defined:
Understand the concept of financial crisis, its causes and how encouraging entrepreneurship by the government and other entities can help to overcome it.
Learn about entrepreneurial strategies that can be adopted by CDL to encourage good efficient and innovative management practices, aiming to increase the competitiveness and sustainability of local businesses.
Proporções, through CDL Codó – MA, which can encourage collaboration between local entrepreneurs, educational institutions, public authorities and other entities, with the aim of creating a more lively and collaborative entrepreneurial ecosystem in the region.
The methodology adopted to achieve these objectives is explanatory, using both quantitative and qualitative approaches. For data collection, analysis techniques of articles, magazines and books published both on the internet and in printed formats will be used. The data source will be predominantly bibliographical.
The satisfactory results show that entrepreneurial strategies offer valuable opportunities for the development of entrepreneurship, and CDL Codó – MA plays a key role in promoting and stimulating these strategies for the success of local entrepreneurs.
In conclusion, the adoption of entrepreneurial strategies by CDL, such as qualification and training, access to credit, networking events and stimulus to innovation, is essential to support local commerce and contribute to the economic development of Codó – MA. Collaboration between local entrepreneurs, educational institutions, public authorities and other entities is essential to create a more lively and collaborative entrepreneurial environment in the region. The application of these strategies will contribute to the competitiveness, sustainability and success of local businesses.
KEYWORDS: CDL; Strategies; entrepreneurship
1. INTRODUÇÃO
As crises econômicas no capitalismo são cíclicas e sempre presentes, porém há crises atípicas e, por vezes, mais profundadas. É o caso da crise que o Brasil e o Mundo passaram e passa por uma crise financeira agravada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A pandemia, causada pelo Vírus Sars-Cov2, resultou em uma queda acentuada da atividade econômica no país, com o fechamento de empresas e a redução do consumo.
Uma crise financeira pode ser caracterizada como os desequilíbrios e recessões oriundos da busca pela riqueza, seja em termos de crescimento econômico, seja em patrimônio do investidor. Assim, qualquer revés que ocorra em uma economia pode ser transmitido a outras. As crises podem ser: de inflação, choques cambiais, estouro de bolha de ativos, crises bancárias, crises de dívidas internas e externas. (GOMES; Et Al, 2015, p.19)
Para tentar minimizar os impactos da crise, o governo federal, do Brasil, juntamente com os governos estaduais adotou medidas econômicas, como a liberação de recursos para o auxílio emergencial, a criação de linhas de crédito para empresas e a flexibilização de leis trabalhistas. No entanto, a crise teve um impacto significativo na economia brasileira. “Uma crise econômica é o período pelo qual uma determinada economia passa por uma retração da atividade econômica, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto). Este indicador, por sua vez, mostra a soma dos produtos e serviços finais que foram produzidos” (REIS, 2019).
O país enfrentou uma recessão em 2020, com uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1% em relação a 2019. Além disso, houve um aumento do desemprego e uma deterioração das contas públicas, com um aumento do déficit fiscal e da dívida pública.
A crise também afetou setores específicos da economia brasileira, como o turismo, que sofreu uma queda significativa no número de turistas e na receita. O setor de petróleo e gás também foi impactado pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional.
Apesar disso, a economia brasileira mostrou sinais de recuperação a partir do segundo semestre de 2020, com a reabertura gradual das atividades econômicas e a retomada da produção industrial. No entanto, a pandemia continua a afetar a economia brasileira em 2021, com a necessidade de medidas restritivas para conter o avanço da doença e a incerteza em relação à recuperação econômica global.
Dessa forma, pensamentos que uma das saídas para tal crise é o espirito empreendedor. A criatividade seria uma bela alternativa a ser trabalhada para manter ou até mesmo atrair uma clientela que tem ficado distante dos estabelecimentos comerciais justamente por falta de recursos. O Brasil é hoje considerado um país empreendedor, de acordo a pesquisa GEM 2022.
“Num ranking de 51 países, o Brasil ocupa segunda posição com maior taxa de empreendedores potenciais, 51 milhões, atrás apenas da Índia com mais de 115 milhões”.
Ainda segundo a pesquisa GEM 2023, mais de 60% da população adulta sonha em ser empreendedora, Ele também tem se destacado pela grande quantidade de pessoas que iniciam seus negócios por necessidade quase se igualando ao número de empreendedores por oportunidade”. De modo geral, a taxa de empreendedorismo por necessidade tende a ser maior em países em desenvolvimento, onde as dificuldades de inserção no mercado de trabalho levam as pessoas a buscarem alternativas de ocupação.
Segundo o relatório GEM 2022,houve aumento da taxa de empreendimentos novos e estabelecidos, no último ano, por outro lado, a redução no empreendedorismo nascente de 2021 para 2022 evidencia um arrefecimento no ímpeto dos brasileiros em iniciar negócios. Em parte, isto está associado à própria recuperação da economia. Também contribui para a compreensão destes movimentos a análise da variável denominada “descontinuidade” (GEM, 2022)
Assim, pensamentos que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), como uma organização que representa os interesses de empresários do comércio e serviços em uma determinada cidade, pode fomentar o empreendedorismo, local de uma cidade, no nosso caso, na cidade de CodóMA. Uma das principais funções da CDL é fomentar o empreendedorismo local, buscando sempre formas de incentivar o surgimento de novos negócios e o crescimento das empresas existentes.
Existem diversas estratégias que a CDL pode implementar para desenvolver o empreendedorismo em uma cidade. Dentre elas, oferecer capacitação e treinamento: a CDL pode promover cursos, palestras e workshops para empreendedores e potenciais empresários, oferecendo orientação sobre gestão financeira, marketing, vendas, recursos humanos, entre outros temas importantes para o sucesso dos negócios.
O CDL, também pode apoiar o acesso a crédito: a CDL pode atuar como intermediária entre empresários e instituições financeiras, facilitando o acesso a linhas de crédito e financiamento para a abertura ou expansão de negócios. Estimular a inovação: A CDL pode criar programas de incentivo à inovação, como hackathons e desafios de startups, com o objetivo de estimular o surgimento de novas ideias e negócios inovadores na cidade.
Promover eventos de networking: A CDL pode promover eventos de networking, como feiras de negócios e encontros de empresários, para que os empreendedores possam se conhecer, trocar experiências e estabelecer parcerias. Definir políticas públicas para o comércio: A CDL pode trabalhar junto aos órgãos públicos para defender políticas que favoreçam o comércio local, como a simplificação de processos burocráticos e a redução de impostos.
Os autores e obras que servirá como base para essa pesquisa são: Arestis (2010) com o texto The economic crisis in retrospect and prospect: the making of a depression, and the political response. Também usaremos Blanchard (2018) que escreve Macroeconomia. Além desse dois, teremos como base o texto de Azevedo (2010) Empreendedorismo e crise financeira: Uma revisão da literatura, dentre outros.
Então, cabe nos perguntar: como essas estratégias empreendedoras podem ser usadas pelo CDL da Cidade de Codó – MA para desenvolver o empreendedorismo na cidade de Codó?
O objetivo geral deste artigo é desenvolver estratégias empreendedoras que possam sustentar o comércio local e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade de Codó – MA. O foco está na identificação e proposição de ações específicas que visem fortalecer o empreendedorismo na região, buscando potencializar as oportunidades de negócios e melhorar o ambiente empreendedor.
As estratégias empreendedoras abordadas neste estudo englobam diversas áreas-chave, como capacitação e treinamento, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estímulo à inovação. Acredita-se que essas estratégias são essenciais para estimular o crescimento do empreendedorismo local, criar condições aderentes para a abertura de novos negócios e fortalecer a economia da região.
Por meio da análise e compreensão dos desafios e oportunidades presentes no contexto empreendedor de Codó – MA, busca-se desenvolver propostas práticas e cumprir que sejam atendidas às necessidades e características da cidade. Ao considerar as particularidades locais, é possível traçar estratégias eficientes e realistas, visando alcançar o comércio, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a economia econômica da região.
Dessa forma, o objetivo geral deste artigo é oferecer um conjunto de estratégias empreendedoras viáveis e relevantes, direcionadas ao contexto específico de Codó – MA. Ao implementar estratégias, espera-se promover o desenvolvimento econômico sustentável, estimular a geração de empregos, fomentar a competitividade e fortalecer o tecido empresarial local.
Os objetivos específicos são: saber o que é crise financeira e suas causas e como o incentivo ao empreendedorismo pelo governo e outras entidades podem superá-la; conhecer estratégias empreendedores que possam ser adotadas pela CDL para incentivar boas práticas de gestão eficientes e inovadoras para aumentar a competitividade e sustentabilidade de seus negócios;
Propor ações, através da CDL Codó – MA, que possam fomentar a colaboração entre os empreendedores locais, instituições de ensino, poder público e outras entidades para criar um ecossistema empreendedor mais dinâmico e colaborativo na região.
Neste artigo, abordaremos como as estratégias empreendedoras podem acolher o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade de Codó – MA. Vamos começar discutindo o conceito de crise financeira e suas causas, destacando como o incentivo ao empreendedorismo pode superar esse cenário adverso. Em seguida, exploraremos de que maneira as estratégias empreendedoras podem contribuir para o desenvolvimento do comércio local, proporcionando oportunidades de crescimento e fortalecimento da economia da região.
Além disso, enfocaremos o papel da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó – MA na implementação dessas estratégias. Abordaremos como a CDL pode atuar como um importante catalisador do desenvolvimento do comércio local, estabelecendo parcerias com empreendedores locais, instituições de ensino, poder público e outras entidades relevantes. Serão iniciantes iniciativas que visam fomentar a colaboração entre esses atores, criando um ecossistema empreendedor mais dinâmico e colaborativo na região.
Por meio da análise dessas estratégias e do impacto potencial que pode ter no empreendedorismo local, este artigo busca fornecer insights valiosos para a promoção do desenvolvimento econômico de Codó – MA. Ao destacar a importância do incentivo ao empreendedorismo e apresentar caminhos possíveis para sua implementação por meio da CDL e de parcerias estratégicas, pretende-se contribuir para a criação de um ambiente inspirado ao inspirado e crescimento de negócios locais, impulsionando o comércio e fortalecendo a economia da cidade.
Essa pesquisa se justifica pela necessidade da administração local de fornecer informações valiosas sobre as melhores práticas para impulsionar o comércio local e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Essas informações podem ser usadas para aprimorar as ações e políticas implementadas pelo CDL, bem como para orientar a tomada de decisões mais assertivas. Já para meu estudo pessoa, a pesquisa de estratégias de empreendedorismo pode fornecer insights valiosos sobre como gerenciar um negócio de forma mais eficiente e inovadora. Essas informações podem ser aplicadas por empreendedores individuais para melhorar suas próprias práticas de gestão e aumentar a competitividade de seus negócios.
Por fim, para a aplicabilidade, a pesquisa de estratégias de empreendedorismo pode fornecer soluções específicas para problemas e desafios enfrentados pelas empresas e empreendedores locais. Isso pode levar a uma maior aplicação de estratégias empreendedoras no contexto local, ajudando a impulsionar o comércio e o desenvolvimento econômico da região como um todo.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Crise econômica e Empreendedorismo
A crise econômica pode ser definida como uma situação de sofrimento significativo das condições respiratórias de um país ou região, caracterizada por uma queda acentuada na produção, aumento do desemprego, redução do consumo, instabilidade financeira e outros indicadores negativos. É um período em que a economia enfrentou dificuldades e desafios que experimentaram diversos setores e agentes médicos.
A pandemia de COVID-19 desencadeou uma crise econômica global sem precedentes, afetando profundamente a atividade econômica em diferentes países. Diversos autores discutem os principais fatores que sentem para a crise econômica durante a pandemia. A seguir, são desenvolvidas algumas aplicações relevantes de autores expressivos:
“A pandemia de COVID-19 desencadeou uma crise econômica sem precedentes, provocada em uma queda brusca na produção e no comércio mundial, fechamento de empresas, aumento do desemprego e interrupção das cadeias de suprimentos globais.” (Baldwin e Weder di Mauro, 2020)
“A crise econômica decorrente da pandemia é caracterizada por uma combinação de choques de oferta e demanda. (Gourinchas et al., 2020)
“A crise econômica desencadeada pela pandemia é única em termos de sua natureza e escalada. O choque adverso na saúde pública levou a uma queda abrupta da demanda agregada, levando a continuidade nas cadeias de suprimentos, redução da produção e aumento do desemprego.” (Fundo Monetário Internacional, 2020).
Essas evidências evidenciam que a crise econômica desencadeada pela pandemia de COVID19 gerou impactos nos aspectos psicológicos, como produção, comércio, emprego e cadeias de suprimentos. As medidas de lockdown e restrições de mobilidade adotadas para conter a administração do vírus, para a redução da atividade econômica em diversas regiões.
Segundo os autores, a crise financeira é um fenômeno complexo que pode ter diversas causas, incluindo o endividamento excessivo de indivíduos, empresas e governos, a especulação financeira, a desregulamentação do setor financeiro, entre outros fatores. As consequências da crise financeira podem ser graves, afetando não apenas o sistema financeiro, mas também a economia real e a sociedade como um todo, como o aumento do desemprego, a queda da produção, a redução da renda e o aumento da pobreza.
A colaboração entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o poder público e outras entidades é de extrema importância para enfrentar os desafios da crise econômica. Diversos autores destacam a proteção dessa cooperação e parceria para superar os efeitos negativos e promover a recuperação econômica. A seguir, são desenvolvidas algumas opções de autores que enfatizam essa importância:
“A cooperação entre as entidades empresariais, como a CDL, o poder público e instituições de ensino é essencial para identificar soluções conjuntas e implementar políticas efetivas de apoio ao desenvolvimento econômico local” (Souza e Silva, 2017).
“A união e colaboração entre a CDL, o poder público e outras organizações são fundamentais para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e para enfrentar os desafios da crise econômica, promovendo a geração de empregos e o crescimento sustentável” (Almeida et al., 2019).
“A articulação entre a CDL, associações empresariais, o poder público e organizações não governamentais é necessária para desenvolver ações coordenadas que estimulem o empreendedorismo, alavancam capacitação e apoio financeiro aos empreendedores locais, e promovam a sustentabilidade econômica da região” (Gonçalves e Araújo, 2018).
Essas considerações ressaltam a importância da colaboração entre a CDL, o poder público, instituições de ensino, associações empresariais e organizações não governamentais para enfrentar os desafios da crise econômica. Por meio dessa cooperação, é possível desenvolver ações conjuntas, compartilhar recursos e conhecimentos, e implementar políticas e programas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e a superação dos impactos negativos da crise.
Algumas das medidas que podem ser adotadas incluem políticas econômicas expansionistas: O governo pode implementar políticas fiscais e monetárias expansionistas, como a redução das taxas de juros, o aumento dos gastos públicos e a diminuição dos impostos, para estimular a demanda e a atividade econômica. e acordo com Blanchard (2018, p. 600), “políticas econômicas expansionistas, como a redução das taxas de juros, o aumento dos gastos públicos e a flexibilização das políticas monetárias, podem ser eficazes na superação de crises econômicas”.
Evidências que demonstrem os resultados positivos das ações empreendidas pela CDL para mitigar os impactos da crise econômica na cidade de Codó – MA.
– Aumento da sobrevivência de empresas: A implementação de programas de apoio e capacitação pela CDL tem sido associada a uma maior taxa de sobrevivência de empresas em momentos de crise econômica. Estudos difíceis que empreendimentos que têm acesso a serviços oferecidos pelas CDLs, como consultorias, treinamentos e parcerias estratégicas, têm maior probabilidade de se manterem ativos e superarem períodos de dificuldades.
– Estímulo ao empreendedorismo e geração de empregos: Ações promovidas pela CDL para estimular o empreendedorismo local, como programas de financiamento e mentoria para novos negócios, podem resultar na criação de empregos e no fortalecimento da economia local. Essas iniciativas podem continuar o iniciar de novos empreendimentos e aumentar a demanda por mão de obra na região.
– Fortalecimento do comércio local: A CDL desempenha um papel fundamental na promoção do comércio local, incentivando a população a apoiar e apoiar os empresários da região. A realização de campanhas de conscientização, eventos promocionais e parcerias com entidades locais pode ser sustentável o consumo interno, beneficiando diretamente os comerciantes e confiante para o desenvolvimento econômico da cidade.
– Networking e colaboração entre os participantes: A CDL, ao promover eventos de networking e facilitar a interação entre os participantes locais, cria um ambiente propício para a colaboração e o compartilhamento de experiências e recursos. Essa rede de contatos fortalecida pode ser especialmente importante em momentos de crise, permitindo a troca de informações, parcerias estratégicas e apoio mútuo entre os empresários da cidade.
Outra medida para superar uma crise financeira é a regulação financeira: O governo pode adotar medidas para regulamentar o setor financeiro e prevenir a especulação excessiva e o risco sistêmico, como o aumento dos requisitos de capitalização e a supervisão mais rigorosa das instituições financeiras. Conforme Stiglitz (2010, p. 16), “a regulação financeira é uma das medidas mais importantes para a superação de crises financeiras, pois pode reduzir o risco sistêmico e aumentar a estabilidade financeira”.
Outra medida é o resgate financeiro: O governo pode intervir diretamente no mercado financeiro, por meio de injeções de capital em instituições financeiras em dificuldades ou aquisições de ativos problemáticos, para estabilizar o mercado e evitar o colapso do sistema financeiro. De acordo com Mishkin (2011, p. 489), “o resgate financeiro é uma das medidas que podem ser utilizadas para evitar a propagação da crise econômica, permitindo que instituições financeiras importantes continuem operando e fornecendo crédito”.
Por fim, uma medida que pode ser adota são as ações coletivas: O governo, empresas e sociedade civil podem se unir em ações conjuntas para minimizar os impactos da crise e encontrar soluções inovadoras para superá-la, como a criação de programas de financiamento para pequenas e médias empresas, a promoção de ações de responsabilidade social e a adoção de práticas sustentáveis. Segundo Alesina e Ardagna (2013, p. 10), “ações coletivas do governo, como a implementação de políticas fiscais expansionistas e a coordenação de políticas monetárias, podem ser eficazes para superar crises financeiras e estimular o crescimento econômico”.
Nesse aspecto, essa última medida que tratam das ações coletivas do governo podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo em um cenário de crise financeira. Em momentos de instabilidade econômica, os investimentos tendem a diminuir, o que pode afetar diretamente o surgimento de novos negócios e a expansão das empresas existentes. Nesse sentido, a implementação de políticas fiscais e monetárias expansionistas pode ajudar a impulsionar a economia e, consequentemente, o setor empresarial.
Políticas fiscais e monetárias expansionistas podem ajudar a impulsionar a economia e o setor empresarial, por meio do aumento da demanda por bens e serviços e da criação de oportunidades para novos empreendimentos. Desse modo, a política econômica pode ser um importante fator de estímulo ao empreendedorismo, especialmente em momentos de crise financeira. (AZEVEDO; COSTA, 2018, p. 74)
O empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidades de negócio e criar soluções inovadoras para suprir as necessidades do mercado. Ele envolve a criação, desenvolvimento e gestão de um empreendimento, seja ele uma empresa, projeto ou iniciativa, com o objetivo de gerar lucro e agregar valor à sociedade. O empreendedorismo também está associado a características como criatividade, visão de futuro, proatividade e disposição para assumir riscos.
Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas de satisfação e independência econômica e pessoal. (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009, p. 23)
Dessa forma, para que o empreendedorismo seja desenvolvido, entre as medidas que podem ser adotadas estão a redução das taxas de juros, a expansão do crédito, o aumento dos gastos públicos e a criação de incentivos fiscais para as empresas. Essas ações podem ajudar a aumentar a demanda por bens e serviços, criando oportunidades para novos empreendimentos e contribuindo para o crescimento das empresas já estabelecidas.
Políticas fiscais e monetárias que estimulem o acesso ao crédito, a redução de taxas de juros, o aumento dos gastos públicos e a concessão de incentivos fiscais para empresas podem ser importantes estímulos ao desenvolvimento do empreendedorismo, especialmente em cenários de crise econômica. Essas medidas podem contribuir para aumentar a liquidez do mercado, facilitar o acesso ao capital de giro e investimento, reduzir os custos de produção e incentivar a inovação e o crescimento das empresas. (SANTOS et al., 2017, p. 25)
Além disso, o governo pode adotar políticas de fomento ao empreendedorismo, como a criação de linhas de crédito específicas para novos negócios e a oferta de capacitação e orientação para os empreendedores. Essas medidas podem ajudar a estimular a criação de novos negócios e a inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico em longo prazo.
As políticas de fomento ao empreendedorismo têm como objetivo criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios e empreendimentos inovadores, por meio da promoção de incentivos financeiros, capacitação em gestão empresarial, estímulo à inovação e tecnologia, entre outras ações. A implementação dessas políticas pode contribuir para a geração de emprego e renda, a redução da desigualdade social e o desenvolvimento econômico sustentável do país.” (SEBRAE, 2021, p. 1)
No entanto, é importante ressaltar que a eficácia das ações coletivas do governo depende de uma série de fatores, como a capacidade de implementação e execução dessas políticas, bem como a adesão e cooperação do setor empresarial, como o CDL. Além disso, é importante que essas medidas sejam acompanhadas de reformas estruturais e ajustes fiscais, a fim de garantir a sustentabilidade financeira no longo prazo.
2.2 CDL – Câmara de dirigentes lojista e estratégias empreendedoras.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é uma entidade que representa os lojistas de uma determinada região ou cidade. Seu principal objetivo é defender os interesses do comércio local e promover o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visam estimular o empreendedorismo, a capacitação profissional e a adoção de boas práticas de gestão.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL, 2019), “as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) são entidades de classe que representam e defendem os interesses dos lojistas e empresários do comércio em geral, promovendo o desenvolvimento econômico e social das regiões em que estão presentes”.
As CDLs são compostas por empresários do setor do comércio, que se reúnem em assembleias para discutir e deliberar sobre temas relacionados ao desenvolvimento da categoria. Além dos lojistas, as CDLs também contam com a participação de representantes do poder público e de outras entidades ligadas ao setor, como sindicatos e associações comerciais.
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP, 2022), a CDL é composta por empresários do comércio, que atuam voluntariamente em defesa dos interesses do setor. Além disso, a entidade conta com uma estrutura administrativa e técnica para prestar serviços aos associados, promover eventos e capacitações e desenvolver projetos para o desenvolvimento do comércio local.
Entre as principais ações que as CDLs adotam estão a promoção de campanhas de vendas, eventos de capacitação, feiras e exposições, além de oferecer serviços e soluções para os lojistas, como consultorias em gestão empresarial, sistemas de segurança, certificação digital, entre outros.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL, 2022), “as ações do CDL incluem a representação política, a prestação de serviços aos associados, o fomento ao desenvolvimento do comércio local, a capacitação empresarial, a promoção de campanhas de valorização do comércio, dentre outras atividades”.
Além disso, as CDLs têm como função principal defender os interesses dos lojistas junto ao poder público, atuando como uma espécie de elo entre a categoria e as autoridades municipais, estaduais e federais. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP, 2022), “as principais funções da CDL são: representação, prestação de serviços, fomento ao desenvolvimento, capacitação empresarial e valorização do comércio local”.
Nesse sentido, as CDLs podem apresentar propostas e sugestões de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do comércio local, bem como reivindicar melhorias nas condições de infraestrutura, segurança e mobilidade urbana.
Em resumo, a CDL é uma entidade importante para o desenvolvimento do comércio local, promovendo ações que visam estimular o empreendedorismo, a capacitação profissional e a adoção de boas práticas de gestão, além de defender os interesses dos lojistas junto ao poder público e oferecer serviços e soluções que contribuem para o sucesso dos negócios.
Entendendo a natureza do CDL, a adoção de estratégias empreendedoras pode ser fundamental para fomentar o comércio local, uma vez bem usada pela entidade. Isso porque, em geral, essas estratégias visam estimular a inovação, a capacitação e o acesso a recursos pelos empreendedores locais, o que pode aumentar a competitividade do comércio da região.
Ao oferecer capacitação e treinamento aos comerciantes locais, por exemplo, é possível contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades empreendedoras e para a melhoria da gestão dos negócios, o que pode resultar em maior eficiência e efetividade nas operações comerciais.
Além disso, a promoção de eventos de networking e a definição de políticas públicas voltadas para o comércio local podem facilitar a troca de experiências e a construção de parcerias, o que pode contribuir para a geração de novos negócios e oportunidades comerciais.
Acesso a crédito também é importante, pois muitas vezes, pequenos empreendedores enfrentam dificuldades em obter financiamento para expandir seus negócios ou investir em novas oportunidades.
Por fim, a estimulação da inovação pode contribuir para que os empreendedores locais desenvolvam produtos e serviços diferenciados e alinhados às tendências de mercado, o que pode aumentar a competitividade do comércio local e atrair mais clientes.
Assim, a adoção de estratégias empreendedoras pode ser uma maneira efetiva de impulsionar o comércio local, gerando mais empregos, movimentando a economia da região e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Dessa forma, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) pode implementar diversas estratégias para oferecer capacitação e treinamento aos comerciantes locais, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estimulação da inovação.
Em relação à capacitação e treinamento, a CDL pode oferecer cursos e palestras sobre gestão financeira, atendimento ao cliente, marketing e vendas, entre outros temas relevantes para os comerciantes locais. Essa capacitação pode ser oferecida tanto de forma presencial quanto online, e pode ser gratuita ou com valor simbólico, para incentivar a participação dos lojistas.
De Souza et al. (2019, p. 22) afirmam que “os programas de capacitação e treinamento são importantes para o empreendedorismo, pois fornecem conhecimentos teóricos e práticos, habilidades e competências necessárias para gerir um negócio e enfrentar os desafios do mercado”.
Programas de treinamento e capacitação para o empreendedorismo são importantes para estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a gestão de um negócio próprio. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020-2021, o nível de capacitação e educação dos empreendedores tem influência direta na taxa de sucesso dos negócios iniciados.
Alguns programas de capacitação empreendedora reconhecidos incluem o Empretec, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que oferece um treinamento intensivo de uma semana para estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, e o SEBRAE, que oferece diversos cursos e programas de capacitação para micro e pequenos empresários no Brasil.
Uma estratégia que deve ser usada pela CDL para fomentar o desenvolvimento do comércio, é o acesso ao crédito. A CDL pode estabelecer parcerias com instituições financeiras e oferecer linhas de crédito com juros mais baixos e condições mais favoráveis aos comerciantes locais. Além disso, pode promover programas de microcrédito e incentivar a participação dos lojistas em cooperativas de crédito, que oferecem taxas mais competitivas.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2019, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores é a falta de acesso ao crédito. Nesse sentido, parcerias entre entidades como o CDL e instituições financeiras podem ser uma estratégia para fornecer opções de crédito e facilitar o acesso ao financiamento por parte dos empreendedores (SEBRAE, 2019).
A promoção de eventos de networking também é uma estratégia importante, pois permite que os comerciantes locais possam se conhecer e trocar experiências, além de criar oportunidades de parcerias e negócios. A CDL pode organizar eventos periódicos, como cafés da manhã ou happy hours, e criar grupos de WhatsApp ou outras redes sociais para promover a interação entre os lojistas.
Networking é uma prática de estabelecer e manter contatos pessoais e profissionais com pessoas e organizações que podem oferecer suporte, oportunidades de negócios, parcerias, troca de informações e conhecimentos, entre outros benefícios. É uma ferramenta fundamental para o crescimento profissional e empresarial, além de ser uma estratégia para a construção de relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos. (PORTAL EDUCAÇÃO: Networking).
A definição de políticas públicas para o comércio é outra ação importante que a CDL pode implementar. Isso inclui a participação em conselhos municipais de desenvolvimento econômico, para influenciar na elaboração de políticas e incentivos fiscais para o comércio local. Além disso, a CDL pode promover a criação de leis e regulamentações que favoreçam o comércio local, como a proibição de grandes redes de supermercados em determinadas áreas da cidade, por exemplo.
As políticas públicas são um importante instrumento para o desenvolvimento do empreendedorismo, pois buscam oferecer condições favoráveis para a criação, consolidação e expansão de novos negócios, com o objetivo de contribuir para a geração de emprego e renda, a inovação e o desenvolvimento econômico e social do país (DE PAULA; OLIVEIRA; R.G, 2018, p. 365).
Por fim, a estimulação da inovação é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do comércio local. A CDL pode incentivar a adoção de tecnologias como o comércio eletrônico e a utilização de aplicativos de entrega, além de promover a participação dos lojistas em programas de aceleração de startups e incubadoras de empresas.
A inovação é uma das principais forças motrizes por trás do desenvolvimento do empreendedorismo, sendo essencial para criar novos produtos, processos e modelos de negócio que permitam às empresas se adaptarem a ambientes de mercado cada vez mais dinâmicos e competitivos (DE ALMEIDA; DA SILVA; A. DE ALMEIDA2019, p. 2).
Em suma, a CDL pode implementar diversas estratégias para o desenvolvimento do comércio local, oferecendo capacitação e treinamento, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estimulação da inovação. Com essas ações, é possível fortalecer o comércio local e aumentar a competitividade dos lojistas em um cenário cada vez mais desafiador.
4 METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa se deu quanto aos objetivos, uma pesquisa explicativa. Tal pesquisa busca entender as relações de causa e efeito entre variáveis, ou seja, o porquê de determinados fenômenos ocorrerem. Segundo Gil (2010, p. 45), a pesquisa explicativa “objetiva identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos”. Nesse sentido, a pesquisa explicativa busca compreender a relação de causa e efeito entre as variáveis, possibilitando a elaboração de hipóteses explicativas e o desenvolvimento de modelos teóricos que possam explicar o fenômeno estudado.
A presente pesquisa adota uma abordagem quanti-quali como metodologia, a qual se fundamenta na combinação de elementos da pesquisa quantitativa e qualitativa. Essa abordagem busca alcançar um entendimento abrangente e aprofundado do fenômeno pensado, por meio da coleta e análise de dados tanto quantitativos quanto qualitativos.
A coleta de dados quantitativos consistirá na obtenção de informações numéricas e mensuráveis, por meio de técnicas como rigorosas, formulários expressivos ou análise estatística de dados existentes. Esses dados quantitativos permitirão a obtenção de uma visão ampla e estatisticamente fundamentada dos aspectos relacionados ao empreendedorismo, às estratégias empreendedoras e aos impactos psicológicos da CDL na cidade de Codó – MA.
Por outro lado, a coleta de dados qualitativos será realizada com o intuito de explorar em profundidade as emoções, opiniões e experiências dos envolvidos, como empreendedores locais, representantes da CDL, instituições de ensino, poder público e outras entidades. Para isso, serão utilizadas técnicas como entrevistas semiestruturadas, grupos focais ou análise de documentos e relatórios pertinentes ao tema. A análise desses dados qualitativos fornecerá uma compreensão mais rica e contextualizada dos aspectos sociais, colaborativos e estratégicos relacionados ao empreendedorismo e à atuação da CDL na região.
A integração dos dados quantitativos e qualitativos será realizada por meio de uma abordagem complementar, buscando-se explorar as convergências e divergências entre os diferentes tipos de informações coletadas. Essa triangulação de dados permitirá uma interpretação mais robusta e abrangente do objeto de estudo, certamente para a elaboração de embasadas e fundamentadas.
Assim, ao adotar uma abordagem quanti-quali como metodologia, esta pesquisa busca fornecer uma análise abrangente e aprofundada dos aspectos jurídicos, psicológicos e da responsabilidade civil do ente público relacionados à suspensão da exigibilidade do crédito tributário. A utilização de técnicas de coleta de dados quantitativos e qualitativos permitirá uma compreensão mais completa e enriquecedora do tema em estudo, fornecendo uma base sólida para a reflexão e como eles compreenderam.
De acordo com Bussab e Morettin (2017, p. 5), a pesquisa quanti-quali “caracteriza-se pela utilização simultânea de métodos quantitativos e qualitativos na coleta e análise de dados, buscando explorar as vantagens de cada abordagem e minimizar suas limitações”. Nesse sentido, a pesquisa quanti-quali pode combinar técnicas como questionários, entrevistas, observação e análise estatística, permitindo uma análise mais abrangente e detalhada do fenômeno estudado.
Nesse caso, a fonte de coleta de dados é, sobretudo, bibliográfica. Nessa fonte a coleta de dados envolve a busca e análise de artigos científicos, livros, relatórios e outras fontes escritas que discutam o tema em questão. Segundo Lakatos e Marconi (2017, p. 179), a pesquisa bibliográfica “consiste no levantamento de referências teóricas já analisadas, criticadas e publicadas em relação ao tema de pesquisa”. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica permite ao pesquisador situar-se no campo do conhecimento em que se insere o tema, assim como buscar subsídios para embasar teoricamente a pesquisa. Além disso, a pesquisa bibliográfica pode auxiliar na identificação de lacunas no conhecimento e na definição de conceitos-chave a serem utilizados na pesquisa.
Para analisar os dados coletados, analisaremos os dados coletados a partir das estratégias empreendedoras litadas. Nesse caso, a depender os dados possuem natureza revisional, ou seja, fora coletado e publicado por terceiros, iremos, assim, fazer uso desses dados para compreender e propor ações ao CDL Codó -MA. A partir da discussão que faremos, é possível identificar padrões e relações entre as variáveis estudadas, contribuindo para o desenvolvimento de teorias explicativas sobre o fenômeno em questão e assim deliberar ações a entendida.
É importante ressaltar que a metodologia de pesquisa pode ser adaptada de acordo com as particularidades do tema em estudo e dos objetivos da pesquisa.
5. RESULTADO DA DISCUSSÃO
A pesquisa buscou responder: como as estratégias empreendedoras, listadas, podem ser usadas pelo CDL da Cidade de Codó – MA para desenvolver o empreendedorismo na cidade de Codó? Ainda, como obter resultados efetivos, com essas estratégias empreendedoras, sendo implementada pelo CDL de Codó -MA, no desenvolvimento do comercio da Cidade?
Partimos da discussão que o empreendedorismo é um elemento essencial para o desenvolvimento econômico e social de uma região. Nesse caso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó – MA pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do empreendedorismo local, fornecendo aos comerciantes locais recursos para melhorar a gestão dos negócios, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estímulo à inovação.
Dessa forma, a pesquisa se deu na busca de resolver os problemas elencados no sentido de entender como as estratégias empreendedoras podem ser usadas pela CDL de Codó – MA para desenvolver o empreendedorismo e obter resultados efetivos.
O primeiro resultado obtido está relacionado à estratégia de oferecer treinamento e treinamento aos comerciantes locais. Para obter dados sobre esse aspecto, foram adotadas as seguintes bases de obtenção de informações:
Entrevistas: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Codó – MA, responsáveis pela implementação das ações de capacitação e treinamento. Essas entrevistas permitirão obter insights sobre o conteúdo dos treinamentos oferecidos, a frequência das capacitações, a participação dos comerciantes e os clientes no desempenho dos negócios locais.
Pesquisas de satisfação: Foram aplicadas pesquisas de satisfação junto aos comerciantes que participaram das capacitações e treinamentos oferecidos pela CDL. Essas pesquisas visaram avaliar a qualidade e a conversão dos conteúdos transmitidos, a aplicabilidade das informações no cotidiano dos negócios e a percepção dos participantes sobre o impacto dessas ações em seus empreendimentos.
Dados estatísticos: Foram analisados dados estatísticos relacionados ao desempenho econômico dos negócios locais antes e depois da implementação das ações de capacitação e treinamento. Esses dados foram obtidos por meio de registros da CDL, órgãos governamentais e instituições financeiras, e permitiram avaliar indicadores como o aumento das vendas, a melhoria da gestão financeira e a redução do número de falências e fechamento de estabelecimentos comerciais.
Estudos de caso: Foram realizados estudos de caso de comerciantes locais que participaram das capacitações e treinamentos oferecidos pela CDL. Esses estudos de caso envolveram entrevistas mais aprofundadas com os empreendedores, análise de documentos e registros comerciais, e buscaram identificar como mudanças positivas ocorridas em seus negócios após a participação nas ações promovidas pela CDL.
Por meio dessas diferentes abordagens de transmissão de dados, foi possível compreender os resultados positivos das ações de treinamento e treinamento promovidos pela CDL. Os dados obtidos corroboraram a importância dessas estratégias empreendedoras na melhoria da gestão dos negócios, no desenvolvimento de habilidades gerenciais dos comerciantes e no aumento da competitividade e sustentabilidade das empresas locais.
A CDL pode oferecer cursos de capacitação e treinamento em gestão financeira, marketing, vendas, atendimento ao cliente, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento de um negócio. Além disso, a CDL de Codó -MA pode oferecer consultoria empresarial, auxiliando os comerciantes locais no desenvolvimento de planos de negócio, estratégias de marketing, entre outros aspectos relevantes para o sucesso do empreendedorismo.
Quanto ao acesso a crédito, entendemos que essa é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores. A falta de recursos financeiros pode limitar o desenvolvimento de um negócio e impedir o seu crescimento. A CDL de Codó – MA pode atuar como intermediadora entre os comerciantes locais e as instituições financeiras, facilitando o acesso a crédito. Segundo Rocha e Oliveira (2019), as CDL desempenham um papel importante no desenvolvimento do empreendedorismo, pois podem fornecer informações sobre as linhas de crédito disponíveis, bem como auxiliar na elaboração de projetos para a obtenção de recursos financeiros.
No que diz respeito a promoção de eventos de networking, essa estratégia é importante para o desenvolvimento do empreendedorismo. Segundo Cavalcante e Silva (2019), o networking é fundamental para o sucesso do empreendedorismo, pois permite a troca de informações e experiências entre empreendedores, possibilitando a identificação de oportunidades de negócio e o estabelecimento de parcerias. A CDL Codó – MA pode promover eventos de networking, como feiras, exposições, palestras, entre outros, proporcionando aos comerciantes locais a oportunidade de conhecer novos fornecedores, clientes e parceiros de negócio.
Por outro lado, a definição de políticas públicas para o comércio é uma estratégia importante para o desenvolvimento do empreendedorismo. Segundo Guimarães et al. (2018), as políticas públicas podem influenciar diretamente o desenvolvimento do comércio local, promovendo o aumento da competitividade e do crescimento econômico. A CDL Codó -MA pode atuar junto às autoridades locais na definição de políticas públicas para o comércio, como a simplificação de processos burocráticos, a redução de impostos e a oferta de incentivos fiscais para os empreendedores. Dessa forma, será possível criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos negócios locais.
Por fim, a estimulação da inovação de acordo com Damiani e Perin (2020), é um elemento-chave para o desenvolvimento do empreendedorismo. A CDL pode estimular a inovação nos negócios locais, promovendo a adoção de novas tecnologias e práticas de gestão inovadoras. Além disso, a CDL pode incentivar a criação de incubadoras.
Dessa forma, podemos concluir que as estratégias empreendedoras de capacitação e treinamento, acesso a crédito, promoção de eventos de networking, definição de políticas públicas para o comércio e estimulação da inovação são fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo e podem ser usadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para estimular e promover o empreendedorismo na região em que atua.
Ao oferecer capacitação e treinamento para os comerciantes locais, a CDL pode ajudá-los a aprimorar suas habilidades e competências, e consequentemente, melhorar a gestão de seus negócios. Além disso, a oferta de acesso ao crédito pode ser um fator crucial para o sucesso dos empreendimentos, e a CDL pode atuar como intermediadora nesse processo, facilitando a obtenção de recursos financeiros pelos empreendedores.
A promoção de eventos de networking é outra estratégia importante para o desenvolvimento do empreendedorismo, pois possibilita a ampliação da rede de contatos e a troca de informações entre os empreendedores locais. A CDL pode desempenhar um papel importante nesse sentido, organizando eventos e promovendo encontros entre os comerciantes locais.
A definição de políticas públicas para o comércio é uma estratégia essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo, pois cria um ambiente mais favorável para o surgimento e crescimento de novos negócios. A CDL pode atuar junto às autoridades locais na definição dessas políticas e incentivar o estabelecimento de medidas que simplifiquem processos burocráticos, reduzam impostos e ofereçam incentivos fiscais para os empreendedores.
Por fim, a estimulação da inovação é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo, pois possibilita a adoção de novas tecnologias e práticas de gestão inovadoras. A CDL pode atuar como uma ponte entre os empreendedores locais e as tecnologias e inovações disponíveis, incentivando a adoção dessas novidades e aprimorando a competitividade dos negócios locais.
Em suma, as estratégias empreendedoras oferecem oportunidades valiosas para o desenvolvimento do empreendedorismo, e a CDL Codó – ma pode desempenhar um papel importante na promoção e estímulo dessas estratégias para o sucesso dos empreendedores locais.
6. REFERÊNCIAS
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