APLICAÇÃO DE DIGITAL TWINS E NOVAS TECNOLOGIAS EM MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202505072304


Valdir Pinheiro Lima Filho
Sérgio Augusto Guilherme de Oliveira Filho


RESUMO

Nos últimos tempos, a indústria da construção civil vem passando por significativas mudanças, impulsionadas pelo progresso tecnológico e pela busca por maior eficiência e produtividade. Dentre as tecnologias emergentes com capacidade para transformar a gestão de edifícios, merece destaque o conceito de Digital Twins. Essa abordagem envolve a criação de uma representação digital de um objeto ou processo real, possibilitando a simulação de seu comportamento em diversas condições e viabilizando análises preditivas. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios, com base em uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar as principais contribuições e desafios dessa abordagem. A metodologia utilizada foi um estudo descritivo, qualitativo e de revisão sistemática, por meio da seleção de artigos científicos publicados em revistas indexadas nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados mostraram que a introdução de Digital Twins em projetos de manutenção de edifícios representa uma mudança de paradigma na forma como engenheiros e construtores planejam e executam suas obras. Essas simulações podem gerenciar a manutenção de instalações sanitárias ou elétricas em qualquer edifício e, no caso de reformas, permitem analisar antecipadamente o design e a resposta do trabalho real. Dessa forma, riscos, atrasos e custos excessivos na execução do projeto são reduzidos. A pesquisa mostrou que os Digital Twins apresentam potencial para melhorias significativas na manutenção predial e na indústria da construção civil. Sua capacidade de criar modelos virtuais precisos e atualizados em tempo real permite melhorar a comunicação, otimizar recursos, detectar erros precocemente e tomar decisões informadas.

Palavras-chave: Digital Twins; Construção Civil; Manutenção em Edifícios.

ABSTRACT

In recent times, the civil construction industry has undergone significant changes, driven by technological progress and the pursuit of greater efficiency and productivity. Among the emerging technologies capable of transforming building management, the concept of Digital Twins deserves special attention. This approach involves creating a digital representation of a real object or process, enabling the simulation of its behavior under various conditions and facilitating predictive analyses. The aim of this research is to investigate the use of Digital Twins in building maintenance management, based on a systematic literature review, seeking to identify the main contributions and challenges of this approach. The methodology employed was a descriptive, qualitative, and systematic review study, selecting scientific articles published in journals indexed in the databases of the Scientific Electronic Library Online and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The results showed that the introduction of Digital Twins in building maintenance projects represents a paradigm shift in how engineers and builders plan and execute their works. These simulations can manage the maintenance of sanitary or electrical facilities in any building, and in the case of renovations, they allow for the advance analysis of the design and real-work response. In this way, risks, delays, and excessive costs in project execution are reduced. The research demonstrated that Digital Twins have the potential for significant improvements in building maintenance and the civil construction industry. Their ability to create accurate and up-to-date virtual models in real- time allows for improved communication, resource optimization, early error detection, and informed decision-making.

Keywords: Digital Twins; Construction; Building Maintenance.

INTRODUÇÃO

O setor da construção civil tem passado por grandes transformações nas últimas décadas, impulsionadas pelo avanço tecnológico e pela demanda por maior eficiência e produtividade. Entre as tecnologias emergentes com potencial para revolucionar a gestão de edifícios, destaca-se o conceito de Digital Twins (gêmeos digitais), que consistem em uma réplica digital de um objeto ou processo real, capaz de simular seu comportamento em diferentes condições e permitir análises preditivas.

Nesse contexto, a aplicação de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios tem sido objeto de interesse crescente por parte de pesquisadores e profissionais da área de engenharia civil. Diversos estudos têm destacado os benefícios potenciais da tecnologia para a melhoria da eficiência energética, redução de custos e tempo de parada de equipamentos e sistemas, e aumento da segurança e do conforto dos usuários.

Sobre o tema, destaca-se o trabalho de Kusiak (2017), que discute a utilização de Digital Twins e Big Data para a eficiente gestão de manutenção de equipamentos em geral. O autor destaca a importância da coleta de dados em tempo real para a identificação de falhas e para a realização de manutenções preditivas, com base em modelos de simulação e análise estatística.

Outro estudo relevante é o de Shariatzadeh et al. (2019), que realizaram uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de Digital Twins na construção civil. Os autores identificaram que a tecnologia pode ser aplicada em diferentes etapas do ciclo de vida de um edifício, desde a concepção até a operação e manutenção, permitindo a simulação de diferentes cenários e a tomada de decisão mais informada.

Tendo isso em vista, percebe-se que a gestão de manutenção de edifícios é uma tarefa complexa e crítica para garantir a segurança, durabilidade e eficiência dos sistemas e equipamentos instalados. No entanto, muitas vezes é desafiador realizar essa gestão de forma eficiente, pois envolve um grande volume de informações, dados e atividades. Além disso, a manutenção muitas vezes é realizada apenas quando um problema já ocorreu, o que pode gerar grandes custos e interromper as operações do edifício.

1.1 JUSTIFICATIVA

Justifica-se o presente tema porque o uso de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios pode ser uma solução eficiente e inovadora. Ao criar uma representação digital em tempo real do edifício, incluindo todos os sistemas, equipamentos e processos, é possível monitorar e prever problemas antes mesmo que eles ocorram, planejar e otimizar as atividades de manutenção e reduzir os custos e o tempo de parada. Isso é particularmente importante em edifícios de grande porte, que possuem uma grande variedade de sistemas complexos que precisam ser gerenciados.

Além disso, o uso de Digital Twins pode fornecer informações valiosas para outras áreas da gestão de edifícios, como planejamento de espaço, gerenciamento de energia e segurança. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos tipos de edifícios, desde hospitais e escolas até prédios comerciais e industriais.

Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios, a partir de uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar as principais contribuições e desafios dessa abordagem. Como objetivos específicos, buscar-se-á conhecer as principais segmentações da aplicação de Digital Twin em manutenção de edifícios, bem como entender as aplicações mais frequentes citadas na literatura e, posteriormente, avaliar a maturidade de implantação desses recursos.

Espera-se que os resultados desse estudo possam ser relevantes para profissionais e pesquisadores que atuam na área de gestão de edifícios, contribuindo para o aprimoramento das práticas e processos de manutenção. O estudo também emerge com relevância para a comunidade, pois representa um avanço significativo na gestão e preservação de infraestruturas urbanas, visando a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

O principal objetivo esperado é investigar o uso de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios, a partir de uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar as principais contribuições e desafios dessa abordagem.

1.2.2 Objetivos Específicos

Para atingir o objetivo principal, são traçados os seguintes objetivos específicos:

● Identificar as principais segmentações da aplicação dos Digital Twins em manutenção de edifícios;

● Apresentar as aplicações mais frequentes citadas na literatura;

● Avaliar a maturidade de implantação desses recursos.

1.3 ESTRUTURA DO TRABALHO

Este trabalho foi dividido em cinco capítulos. O primeiro capítulo traz a introdução do tema, juntamente com a justificativa do trabalho e os objetivos almejados. O capítulo 2 trata da fundamentação teórica, que trará embasamento teórico para a pesquisa. O capítulo 3 cita a metodologia empregada, classificando-a segundo abordagem, procedimentos e objetivos. O capítulo 4 apresenta os resultados encontrados e as respectivas discussões da revisão bibliográfica sistemática sobre a aplicação de Digital Twins em manutenção de edifícios, visando alcançar os objetivos. O capítulo 5, por fim, traz a conclusão do trabalho.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o surgimento e a evolução das tecnologias digitais, surgiram novas abordagens que têm o potencial de revolucionar a forma como a manutenção de edifícios pode ser realizada. Será discutida, nesse capítulo, a fundamentação teórica sobre a aplicação dos Digital Twins aliada a outras tecnologias em manutenção de edifícios, explorando suas definições, benefícios e desafios, trazendo a base bibliográfica a ser utilizada neste trabalho.

Em virtude do tema em estudo ser relativamente novo, serão utilizados como instrumentos de pesquisa majoritariamente artigos científicos, bem como o uso de livros, revistas e sites, dentre outros, de acordo com a necessidade. A fundamentação teórica deste trabalho busca, além de reforçar a relevância do tema, apresentar o impacto positivo que o uso de Digital Twins e outras tecnologias pode proporcionar à manutenção de edifícios.

2.1. Manutenção de Edifícios

De acordo com a NBR 5462/1994, manutenção é a combinação de todas as atividades técnicas e gerenciais, incluindo aquelas relacionadas à supervisão, com o objetivo de preservar ou restaurar um objeto em uma condição que permita cumprir uma função necessária.

2.1.1 Importância da manutenção de edifícios

A manutenção de edifícios compreende um conjunto de atividades que buscam preservar o bom estado de conservação, funcionamento e segurança das estruturas físicas, sendo crucial para a prolongação da vida útil dos edifícios, bem como a prevenção de falhas. Segundo a NBR 5674/1999, norma que fixa os procedimentos de orientação para organização de um sistema de manutenção de edificações, a manutenção de edificações deve garantir a preservação ou a recuperação das condições pelas quais as edificações foram previstas.

Além disso, ainda conforme a norma citada, a manutenção de edifícios deve incluir todos os serviços realizados para reparar a perda de desempenho devido a deterioração de algum dos seus componentes, bem como a necessidade de atualizar-se de acordo com as novas demandas de seus usuários.

2.1.2 Tipos de manutenção

De acordo com as normas NBR 5462/1994 e NBR 5674/1999, existem diferentes tipos de manutenção que podem ser aplicadas em edifícios: rotineira, preventiva, corretiva e preditiva, conforme descrição a seguir.

2.1.2.1 Manutenção rotineira: manutenções mais simples e corriqueiras, em que os serviços podem ser realizados por funcionários do quadro fixo presente nas edificações.

2.1.2.2 Manutenção preventiva: busca evitar a ocorrência de falhas, por meio de inspeções regulares, em intervalos predeterminados, por meio de serviços como lubrificação, limpeza e substituição de materiais desgastados.

2.1.2.3 Manutenção corretiva: realizada após a ocorrência de uma falha, quando se busca repará-la.

2.1.2.4 Manutenção preditiva: utiliza técnicas de monitoramento e análise de dados para prever falhas e agir proativamente, reduzindo ao mínimo possível a necessidade de manutenção preventiva e diminuindo a manutenção corretiva.

2.1.3 Desafios e problemas comuns na manutenção de edifícios

A manutenção de construções encontra desafios, tais como a complexidade das estruturas, a carência de dados exatos sobre o estado dos elementos, a efetiva administração de equipes de conservação e o agendamento de tarefas em locais ocupados. Ademais, a escassez de recursos econômicos e a exigência de reduzir interrupções nos serviços oferecidos também se configuram como desafios.

2.3. Conceito e histórico de Digital Twins (Gêmeos Digitais)

O conceito do Digital Twins (DT), segundo Jones et al. (2020), surgiu graças a Michael Grieves e seu trabalho com John Vickers da NASA, em 2003, em que Grieves mostra o conceito em uma palestra sobre gerenciamento do ciclo de vida do produto. Na oportunidade, Grieves descreve as representações virtuais de produtos como um processo ainda novo e imaturo, assim como a coleta de dados sobre produtos físicos limitada, pois era feita manualmente.

De acordo com Tao et al. (2019), inicialmente, o conceito não era muito específico, mas sugeria a ideia de um DT composto por um produto físico, um produto virtual e as conexões entre eles.

Segundo Grieves e Vickers (2017), os Digital Twins são compostos por três principais elementos: o modelo virtual, que representa o objeto físico; os sensores e dispositivos conectados, responsáveis por coletar dados em tempo real; e os algoritmos e técnicas de análise, que permitem interpretar e extrair informações úteis dos dados coletados. As principais características dos Digital Twins incluem a capacidade de simulação, monitoramento em tempo real, análise preditiva e interação com o mundo físico.

De acordo com Glaessgen e Stargel (2012), o conceito de Digital Twins foi inicialmente implementado pela NASA, na área de engenharia aeroespacial. Eles utilizaram modelos digitais para simular o comportamento de sistemas espaciais e melhorar o processo de tomada de decisões ao longo do ciclo de vida das missões. Dessa forma, o Gêmeo Digital poderia prever a resposta do sistema a eventos críticos de segurança e identificar problemas desconhecidos anteriormente, comparando as previsões com os resultados reais.

Para Rosen et al. (2015), o conceito de Digital Twins tem um longo percurso e se relaciona ao programa Apollo da NASA. Foram construídas duas espaçonaves idênticas para permitir a reprodução das condições da espaçonave durante a missão, de tal forma que uma delas permanecia na Terra (chamada de “gêmeo”) e era usada para simular cenários alternativos, utilizando dados de voo disponíveis para reproduzir as condições de voo com a maior precisão possível, auxiliando assim os astronautas em órbita em situações críticas. Portanto, qualquer tipo de protótipo utilizado para simular o comportamento em tempo real e reproduzir as condições reais de operação pode ser considerado um “gêmeo”.

No entendimento de Jones et al. (2020), embora o interesse no Digital Twin tenha crescido bastante nos últimos anos, seja na academia ou na indústria, é um assunto que ainda carece de uma visão consolidada e consistente na literatura sobre o seu conceito. Devido a essa inconsistência, há uma série de definições e amplitudes distintas, o que pode vir a comprometer os benefícios que o Digital Twin fora originalmente concebido para entregar.

2.4 Níveis de desenvolvimento dos Digital Twins

Deng, Menassa e Kamat (2021) realizaram uma revisão sistemática para analisar a evolução das representações inteligentes de edifícios na indústria da construção, e em seu estudo desenvolveram uma classificação de cinco níveis que representam a evolução do BIM para os Digital Twins, em que cada nível representa um estágio de integração mais avançado. Os níveis (figura 1) incluem BIM (Building Information Modeling – Modelagem da Informação), simulações com uso de BIM, integração de BIM com IoT, integração de BIM com técnicas de inteligência artificial (IA) no intuito de prever condições ideais dos Digital Twins. Cada nível foi subdividido em diferentes subcategorias com base no ciclo de vida da construção e nas áreas de pesquisa correspondentes. Apesar de encontrados estudos em todos os níveis, nenhum deles alcançou o estágio ideal dos Digital Twins.

Figura 1 – Evolução do BIM para Digital Twins no ambiente construído.

Fonte: adaptado de Deng, Menassa e Kamat (2021).

Mêda et al. (2021) apresentam o conceito de um Digital Twin incremental para a construção, que consiste em uma abordagem em sete níveis de digitalização e integração entre os ambientes físico e virtual. O modelo começa com uma representação estática tridimensional e avança gradualmente para estágios mais avançados, incorporando dados detalhados, informações as-built, sensores IoT (Internet of Things – internet das coisas) e autonomia. Cada nível adiciona mais funcionalidades e integração, permitindo ações responsivas, adaptação inteligente e, por fim, um Digital Twin completamente autônomo.

Além disso, o autor propõe a transição entre os níveis baseada na maturidade digital das empresas e na capacidade de lidar com grandes volumes de dados (figura 2). O objetivo final é melhorar o desempenho dos edifícios por meio de ações automatizadas e precisas. Os diferentes níveis dos Digital Twins são descritos a seguir.

2.4.1. Static Twin (gêmeo estático): envolve a criação de uma representação gráfica tridimensional do ambiente físico, sem integração entre os ambientes físico e virtual, em que os dados se referem somente ao design do edifício.

2.4.2. Detailed Twin (gêmeo detalhado): há gerenciamento de informações de forma mais detalhada, que incluem dados de especificações de produtos e informações dos ativos, e há possibilidade de extração de informações.

2.4.3. As-built Twin (gêmeo as-built – conforme construído): há integração unidirecional do ambiente físico para o virtual, de tal maneira que as informações do ambiente de construção são retroalimentadas para o modelo virtual, catalogando todas as informações sobre produtos e processos da fase de construção.

2.4.4. Sensored Twin (gêmeo sensorizado): envolve a incorporação de sistemas IoT, tornando possível coletar dados em tempo real do ambiente físico e proporcionando uma integração mais autônoma entre os ambientes físico e virtual.

2.4.5. Responsive Twin (gêmeo responsivo): após a coleta de dados através do ambiente físico por meio de ferramentas IoT, é possível praticar ações no gêmeo físico. Há integração bidirecional entre o ambiente físico e virtual, embora ainda limitada.

2.4.6. Adaptive Twin (gêmeo adaptativo): há possibilidade de criar algoritmos mais precisos e regras para autonomia, tendo como base uma maior quantidade de dados coletados e ao aprendizado das ações realizadas. Há integração bidirecional, porém com necessidade de intervenção humana para verificação das tomadas de decisão da máquina.

2.4.7. Intelligent Twin (gêmeo inteligente): há total integração bidirecional entre os ambientes físico e virtual, de tal forma que o Intelligent Twin pode agir de forma  7autônoma, respaldado por um algoritmo já testado, tomando decisões e realizando ações, sejam corretivas ou preventivas, melhorando o desempenho do edifício.

Figura 2 – níveis incrementais de maturidade na construção dos Digital Twins

Fonte: adaptado de Mêda et al. (2021).

2.5 Principais campos de aplicação dos Digital Twins

Desde que o conceito de Digital Twin foi proposto, conforme Tao et al. (2018), ele tem sido aplicado em muitos campos industriais e vem apresentando bom potencial. Suas aplicações podem ocorrer em vários campos industriais, com ênfase na área da aeronáutica e astronáutica. Exemplos incluem a construção de modelos de voo realistas, detecção e monitoramento de danos em estruturas de aeronaves, inspeção e reparo de veículos aeroespaciais em tempo real, e redução de custos de manutenção de aeronaves. Dessa forma, várias empresas ao redor do mundo vêm demonstrando interesse na aplicação do Digital Twin.

De acordo com Tao et al. (2017), no campo da manufatura, o Digital Twin integra os dados de todas as fases do ciclo de vida do produto, estabelecendo a base de dados para um design inovador, bem como a maior controle de qualidade. Além disso, aprimora as diferentes etapas do ciclo de vida do produto, alcançando a otimização iterativa. Assim como reduz o tempo de desenvolvimento do produto, melhorando a eficiência da fabricação.

Tao et al. (2019) destaca que os Digital Twins podem ser utilizados para melhorar a eficiência operacional e o desempenho de equipamentos e sistemas. Digital Twins são utilizados para simular o comportamento de máquinas e processos de produção, permitindo a detecção precoce de falhas, otimização de processos e planejamento de manutenção preditiva, reduzindo o tempo de inatividade, aumentando a eficiência e diminuindo custos de manutenção.

Além disso, ainda segundo Tao et al. (2019), os Digital Twins também são aplicados em setores como saúde e energia. Na área de saúde podem ser utilizados para criar modelos virtuais de órgãos e tecidos humanos, permitindo a simulação de tratamentos médicos personalizados e a previsão de resultados de intervenções. Na área de energia, os Digital Twins podem ser usados para monitorar e otimizar o desempenho de usinas de energia, painéis solares e redes elétricas, contribuindo para a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

2.6 Aplicações relacionadas a gestão da manutenção de edifícios

A aplicação de Digital Twins e novas tecnologias na manutenção de edifícios abre portas para a inovação e a melhoria contínua. Através do monitoramento em tempo real, análise avançada de dados e simulações virtuais, é possível identificar oportunidades de otimização, implementar práticas mais eficientes e adotar abordagens inovadoras na gestão da manutenção.

Sacks et al. (2020), destaca que o conceito de Digital Twin tem sido aplicado sobretudo nas fases de operação e manutenção do ambiente construído, e que o uso do BIM (Modelagem da Informação da Construção) tem sido valorizado pelo mercado, uma vez que fornece informações essenciais para a operação eficiente de ativos individuais e sistemas de infraestrutura. Além disso, como a construção ainda está no início da adoção dos Digital Twin, propõe-se o desenvolvimento de um Digital Twin da construção (DTC) em três gerações, com a terceira geração visando um DTC totalmente semântico e inteligente, impulsionado por tecnologias como aprendizado de máquina e análise de dados.

A indústria da construção, segundo Mêda et al. (2021), está adotando soluções digitais para melhorar a eficiência e a produtividade. Essas soluções incluem o conceito de Digital Twin (DT), que integra várias tecnologias, como o BIM, para automatizar processos ao longo do ciclo de vida do ambiente construído. O DT permite a interconexão de sensores em ativos físicos com o mundo digital, possibilitando a coleta e análise de dados para simular e controlar esses ativos.

De acordo com Opoku et al. (2021), na fase de operação e manutenção de um projeto, o uso do Digital Twin (DT) traz benefícios significativos. Ele melhora o fluxo de informações entre as partes interessadas, permitindo a gestão eficiente de instalações, manutenção, monitoramento, logística e simulação energética do projeto. Os gestores de instalações podem tomar decisões críticas com base nos dados em tempo real coletados pelo DT, facilitando a manutenção preditiva e a tomada de decisões. Além disso, o DT também pode ser utilizado para análise de condições, melhorando o conforto dos ocupantes e otimizando o consumo de energia e utilização do edifício.

2.7 Lacunas e desafios

Embora as aplicações de Digital Twins tenham mostrado resultados promissores, ainda existem desafios e áreas de pesquisa em aberto. Alguns desses desafios incluem a interoperabilidade entre diferentes plataformas e sistemas, a padronização de dados, a segurança cibernética e a adaptação das práticas de manutenção existentes para aproveitar todo o potencial dessas tecnologias.

Para Deng, Menassa e Kamat (2021), apesar dos avanços no estudo dos Digital Twins e nas tecnologias relacionadas ao ambiente construído, ainda existem lacunas de conhecimento que precisam ser abordadas por meio de pesquisas contínuas. Algumas dessas lacunas incluem problemas de perda de dados durante a transferência, falta de correlação entre simulações e dados ambientais em tempo real, e a necessidade de otimizar estratégias de controle para permitir a tomada de decisões automáticas e análise de um maior número de cenários. Superar essas lacunas é crucial para tornar os Digital Twins mais confiáveis e práticos para aplicações no ambiente físico.

No estudo de Jones et al. (2020), foram identificadas várias lacunas e desafios relacionados aos Digital Twins. Embora haja uma ampla gama de benefícios percebidos associados a essa tecnologia, poucos estudos apresentaram validação e quantificação desses benefícios em relação aos processos existentes. A falta de compreensão tangível dos seus benefícios e características dificulta a justificativa de mudanças significativas e a identificação das melhores abordagens para cada setor.

Nesse contexto, Jones et al. (2020) salienta que é necessário realizar pesquisas adicionais para avaliar os benefícios dos Digital Twins, estabelecer limites de melhoria e identificar os contextos em que podem ser implementados de forma eficaz. Além disso, outras áreas de pesquisa incluem interoperabilidade, privacidade e segurança de dados, inteligência artificial, expansão para novos setores e considerações éticas. A realização de estudos nessas áreas é essencial para impulsionar a adoção industrial dos Gêmeos Digitais.

Para Sacks et al. (2020) as barreiras para a implementação do Digital Twin na construção podem ser técnicas, sociológicas, organizacionais e comerciais, uma vez que há dependência de software avançado de processamento de dados e informações, como aprendizado de máquina e algoritmos de otimização. Além disso, existem desafios em mudar os sistemas e práticas de gestão existentes na indústria da construção, bem como superar a fragmentação organizacional e as práticas comerciais tradicionais. Acredita-se que empresas iniciantes de Tecnologia da Construção, com acesso a capital de risco e habilidades em IA, estejam em melhor posição para inovar e implementar o Digital Twin do que as empresas tradicionais de construção.

3 METODOLOGIA

3.1 Tipo de estudo

Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo revisão sistemática, realizada no período de setembro a novembro de 2023.

O estudo descritivo promove um detalhamento da realidade, uma vez que a mesma viabiliza retratar, registrar, analisar e interpretar a natureza atual sem, no entanto, interferir nela, empregando assim com intuito de levar ao contraste e a fim de comparações em busca de soluções de problemas visando alcançar os melhores resultados (GIL; VERGARA, 2015).

Para Gerhardt e Silveira (2019), a pesquisa qualitativa busca explicar o porquê dos fatos, porém não existe preocupação em quantificar os dados, ou seja, não há preocupação com representatividade numérica, pelo contrário busca-se compreender um grupo social, uma organização, de forma aprofundada.

A revisão sistemática da literatura fornece fundamentação e consolidação de um resumo das publicações realizadas em uma determinada área de estudo. Seus principais objetivos são definir conceitos relevantes, sintetizar evidências, identificar metodologias utilizadas anteriormente e distinguir lacunas em pesquisas sobre a área de interesse. O presente estudo baseia-se na metodologia proposta por Gil e Vergara (2015).

3.2 Procedimentos de coleta de dados

Para alcance dos objetivos propostos, os dados foram obtidos através de consulta bibliográfica realizada por meio da seleção de artigos científicos publicados em periódicos indexados nas bases de dados do The Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A busca ocorreu utilizando os seguintes descritores: digital twins; novas tecnologias; “new technologies” e manutenção em edifícios; “maintenance in buildings”. Diante dos cruzamentos estabelecidos para a busca dos resultados da revisão sistemática, foram obtidos 41683 artigos nas bases de dados SCIELO e CAPES e após aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão. Desse modo, os descritores foram combinados de modos distintos nas plataformas virtuais, combinados por meio do operador boleano “and”, através do seguinte cruzamento: SCIELO: digital twins e new technologies; CAPES: digital twins maintenance in buildings.

Diante dos cruzamentos estabelecidos para a busca dos resultados da revisão sistemática, foram designados para a pesquisa 15 artigos dispostos no Quadro 1:

Quadro 1: Buscas realizadas de acordo com a base de dados

Fonte: elaborado pelo autor (2023).

3.3 Critérios de inclusão e exclusão

Os critérios de inclusão foram: artigos que tratam de forma mais clara e objetiva sobre utilizar Digital Twins em Manutenção de Edifícios, tendo sido publicados nos últimos 5 anos, na língua portuguesa/inglesa e que sejam compatíveis com os descritores propostos e veiculados em revistas especializadas e periódicos citados. Em contrapartida, como critérios de exclusão, os que não tinham como tema principal esses descritores não entraram na pesquisa, assim como as publicações nas quais é inferior ao recorte temporal estabelecido na pesquisa.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram classificados os artigos que, em seu conteúdo, abordassem as informações sobre Digital Twins em Manutenção de Edifícios. Após essa classificação, as bases de dados apresentaram artigos que poderiam ser utilizados nesse estudo e finalmente selecionados apenas 15 artigos.

Após a seleção dos artigos, foi elaborado o Quadro 2 com as principais informações sobre os artigos obtidos na pesquisa realizada. O Quadro 2 apresenta as características de cada artigo utilizado no estudo, considerando autores, ano, título, objetivo, método e principais resultados.

Quadro 2 – Artigos selecionados nas bases de dados

Fonte: elaborado pelo autor (2023).

Ao analisar os artigos, observa-se que as obras foram publicadas entre os anos de 2019 a 2023, os títulos dos artigos ajudaram na busca pelos assuntos desse estudo que foram encontrados pelos descritores utilizados nas bases de dados. Isso posto, os quinze artigos que foram selecionados nas bases de dados, retornaram para abordar a temática desta pesquisa e verificar a utilização do Digital Twins em Manutenção de Edifícios, dos quinze artigos selecionados 7 utilizaram a metodologia de estudo de caso e 8 foram do tipo revisão.

O primeiro estudo listado no Quadro 2 foi de Drobnyi et al. (2023) que objetivaram analisar as práticas e pesquisas de ponta para a construção (geração) e manutenção (atualização) de digital twins geométricos. Os autores explicam que a indústria da construção carece de ferramentas para aproveitar os benefícios da gestão de informação digital para construção, operação e renovação. Pois, utilizar dados sintéticos para alimentar e treinar algoritmos podem obter resultados que pela falta de dados não existiam antes.

Pomè e Signorini (2023) analisaram as inúmeras vantagens da DT na gestão de edifícios. Os autores mencionaram que diversas empresas do setor de tecnologia estão desenvolvendo tecnologias e inovações digitais para as fases de operação e manutenção em edifícios, melhorando assim a eficiência e eficácia dos serviços e suprimentos fornecidos. Dessa forma, o DT permite monitorar as condições em que se encontra o edifício, detectando previamente as possíveis anomalias e propor melhorias para a estrutura do edifício em análise.

A pesquisa de Jiao et al. (2023) propõe um modelo sustentável de digital twin de operação e manutenção para infraestruturas prediais, denominado SDTOM-BI. Esse modelo sustentável SDTOM-BI consegue identificar fatores críticos, propondo a operação e manutenção sustentável para a estrutura predial, reduzindo o consumo de energia na manutenção. Então, o modelo pode reverter o conhecido consumo de energia para deduzir quais eventos podem ocorrer e auxiliar a operação diária ou monitoramento de segurança.

Rodrigues, Sousa e Gondim (2023) objetivaram desenvolver um modelo de apoio à decisão para avaliação de Sistemas Computadorizados de Gerenciamento de Manutenção CMMS baseado numa perspectiva integrada como o SGI. Esse sistema inclui diferentes tipos de manutenção integrados com a possibilidade de avaliar qual software possui melhor funcionalidade para manutenção predial.

A pesquisa de Madubuike, Anumba e Khallaf (2022) analisaram o desenvolvimento e a implementação da tecnologia Digital Twin na indústria da construção. A utilização do DT para criar um modelo virtual do objeto físico irá contribuir para simulações e análises na construção civil. Os autores ainda mencionam em sua pesquisa que na construção civil a utilização do DT está atrasada quando comparada com os outros setores. A utilização do DT na construção civil irá favorecer do projeto, construção, operação e manutenção de uma instalação.

Opoku et al. (2022) procuraram identificar drivers para a adoção de gêmeos digitais na indústria da construção, com o objetivo de identificar os drivers e integrá-los em uma estrutura de classificação para melhorar sua compreensão e auxiliar no processo de tomada de decisão. Mostrando que o DT pode ser integrado com IA, aprendizado de máquina e análise de dados, criando dessa forma, modelos reais para simulações. Como esses modelos são atualizados com informações reais, possibilitando prever condições atuais e futuras de um processo de manutenção de edifícios, por exemplo.

A pesquisa de Hosamo et al. (2022) avaliou a utilização da tecnologia conhecida como Digital Twin para detecção de falhas em edifícios. A metodologia utilizada foi uma revisão de bibliográfica para estudar as aplicações existentes na literatura sobre DT juntamente as dificuldades descritas por pesquisadores. Desse modo, se espera que a tecnologia DT seja utilizada para reduzir custos com manutenção em edifícios. Os resultados dessa pesquisa concluíram que os DT precisam de mais desenvolvimento em áreas como hardware e software de scanner, algoritmos de detecção e previsão, modelagem e programas de geminação antes que sejam suficientemente convincentes para detecção e previsão de falhas.

Já Wong et al. (2022) desenvolveram um modelo conceitual para examinar a intenção motivacional e a escolha comportamental de usuários individuais para utilizar a tecnologia de digital twin para melhorar seu desempenho. A motivação dos autores está voltada para reduzir o consumo de água e energia elétrica, beneficiando dessa forma os ocupantes dos edifícios. Nessa pesquisa foi concluído que a realização de simulações com DT não tem impacto no edifício físico e permitindo melhores oportunidades de melhoria de qualidade.

O estudo de Zhao et al. (2022) propõe uma estrutura de digital twin para operação de edifícios, que consiste em dois componentes principais: um modelo de O&M de gêmeo digital e um algoritmo de aprendizado de máquina. A intenção dessa pesquisa é reduzir os erros funcionais realizados na manutenção de edifícios, utilizando um modelo com aprendizado de máquina para predição juntamente com a tecnologia DT. Os autores concluíram que a junção do modelo com DT realizou de maneira eficaz de obter previsão e diagnóstico inteligentes da operação e do status de manutenção do edifício, a fim de obter operação e manutenção inteligentes de um edifício.

Mahmoodian et al. (2022) apresentaram um novo projeto de arquitetura DT para um sistema inteligente de manutenção de infraestrutura. Desse modo, buscam reduzir custos de manutenção da infraestrutura de uma determinada construção, monitorando o desempenho estrutural em tempo real, o que permite a manutenção preditiva para evitar quebras e interrupções na operação e consequentes impactos financeiros. Então, os autores concluíram que é possível coletar dados da infraestrutura e conduzir processamento computacional, e simulação. A modelagem de simulação em tempo real é útil quando informações detalhadas sobre a dinâmica da infraestrutura pode ser alcançada e nos permite determinar as causas profundas das respostas estruturais, incluindo falhas.

Na pesquisa sobre a aplicação de DT na indústria da construção realizada por Opoku et al. (2021) teve como objetivo analisar o estado atual das aplicações de DT na indústria da construção. Foi possível apresentar informações sobre seis áreas de aplicação nas fases do ciclo de vida de um projeto: modelagem de informações prediais, integridade do sistema estrutural, gestão de instalações, monitoramento, processos logísticos e simulação energética, indicando que as novas tecnologias podem contribuir também para a indústria da construção civil.

A pesquisa de Jiang et al. (2021) buscaram estabelecer o estado da arte da DT no setor da engenharia civil e sugere o desenvolvimento futuro da DT. Logo, a metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica de uma pesquisa com 468 artigos, onde foram classificados 134 artigos sobre digital twin no setor da engenharia civil, ajudando a estabelecer o estado da arte da DT no setor da engenharia civil e sugere o desenvolvimento futuro da DT.

Na pesquisa de Sacks et al. (2020) tiveram como objetivo formular um modo de construção que aplica sistemas de informação gêmeos digitais para obter sistemas de controle de circuito fechado. Os autores propõem um fluxo de trabalho do sistema de informação DTC – incluindo armazenamento de informações, funções de processamento de informações e tecnologias de monitoramento – de acordo com três ciclos de fluxo de trabalho de controle concêntricos.

Lu et al (2020) realizaram uma revisão bibliográfica para fornecer uma análise abrangente do desenvolvimento de pesquisas de última geração e padrões industriais que impactam o BIM e o gerenciamento de ativos na fase de operação e manutenção. Além disso, os sistemas de tomada de decisão apoiados pela DT e pela IA melhorariam muito a inteligência e a integração de todo o sistema. Dos aspectos padrão, a comunicação eficaz e eficiente, a cooperação e o modo de gestão seriam uma ligação estreita entre pessoas e processos.

Por fim, Khajavi et al. (2019) estudaram a expansão do digital twin ao construir a gestão do ciclo de vida e explorar os benefícios e deficiências de tal implementação. Esta pesquisa concluiu sugerindo uma estrutura para determinar o arranjo do sensor na fachada de um edifício para permitir um gêmeo digital e discutindo os benefícios do gêmeo digital de um edifício.

Após análise da literatura especializada, foi possível mapear as segmentações da aplicação de Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios. As segmentações identificadas abrangem desde a gestão de manutenção em diversos tipos de edifícios, como hospitais e escolas, até prédios comerciais e industriais. Isso revela uma gama diversificada de utilidades para os Digital Twins, demonstrando a adaptabilidade dessa tecnologia às complexidades inerentes à manutenção predial.

Além disso, o levantamento bibliográfico proporcionou uma compreensão aprofundada das aplicações mais frequentemente referenciadas nos estudos analisados. Destacam-se, entre elas, a utilização para melhor gestão de manutenção de sistemas prediais e para melhor produtividade da construção civil.

A análise da maturidade de implantação dos Digital Twins revelou um panorama dinâmico, marcado por avanços significativos, mas também desafios a serem superados. Identificaram-se casos de sucesso na incorporação desses recursos, evidenciando melhorias substanciais na eficiência operacional e na tomada de decisões fundamentadas. Contudo, observou-se a necessidade de superar obstáculos como a integração de sistemas e a capacitação profissional. Essa reflexão ressalta a importância de um desenvolvimento contínuo e uma abordagem estratégica na implementação dos Digital Twins para alcançar todo o seu potencial na gestão de manutenção de edifícios.

Em síntese, os resultados desta revisão sistemática contribuem para uma compreensão mais abrangente do estado atual, das tendências e das perspectivas futuras relacionadas à aplicação dos Digital Twins na gestão de manutenção de edifícios. A introdução de DT em projetos de manutenção em edifícios representa uma mudança de paradigma na forma como engenheiros e construtores planejam e executam as suas obras. Esses modelos virtuais oferecem inúmeros benefícios, como:

•        Melhor comunicação e colaboração: os DT permitem que os diferentes atores envolvidos em um projeto visualizem e compreendam melhor as necessidades dos edifícios, facilitando a comunicação e a colaboração entre todas as equipes. Isso reduz a probabilidade de erros e mal-entendidos durante a execução dos processos de manutenção preventiva ou corretiva.

•        Otimização de recursos, custos mais baixos: os DT permitem simulações e análises em tempo real, o que ajuda a identificar possíveis problemas e otimizar o uso de recursos, como materiais, energia e tempo. Isso leva a maior eficiência e economia de custos.

•        Detecção antecipada de erros: graças à capacidade dos DT de refletir quaisquer alterações em tempo real, é possível detectar erros ou conflitos no projeto antes que se tornem problemas reais na construção. Isso evita retrabalhos dispendiosos e atrasos no projeto.

•        Melhor tomada de decisões: ao contar com um modelo virtual preciso e atualizado, os profissionais podem tomar decisões informadas em todas as etapas de manutenção. Isto inclui seleção de materiais, avaliação de alternativas de projeto e otimização do desempenho energético, entre outros aspectos.

Na construção, o Digital Twin tornou-se uma ferramenta fundamental nos projetos desenvolvidos sob a metodologia BIM. Isto permite definir e executar projetos a partir de uma perspectiva global que inclui cada etapa, desde a concepção inicial até a sua conclusão. A todo momento, cada uma das partes envolvidas está atenta ao trabalho das demais, reduzindo muito a possibilidade de erros e atrasos na produção, além de observar possíveis melhorias e soluções em tempo real.

Não apenas isso, o DT é o componente ideal desta metodologia, pois se torna uma entidade “viva” que reflete as mudanças, o progresso e as medições realizadas em sua réplica física – o edifício – e graças ao processamento massivo de dados e algoritmos de aprendizagem automaticamente, ele é possível detectar possíveis incidentes, melhorias a serem feitas ou como melhorar a eficiência de qualquer um dos seus processos.

Dessa forma, essas simulações podem gerir a manutenção das instalações sanitárias ou eléctricas de qualquer edifício e, no caso de remodelações, permitir analisar antecipadamente o desenho e resposta da obra real. Desta forma, são reduzidos riscos, atrasos e excessos de custos na execução do projeto.

5 CONCLUSÃO

A pesquisa evidenciou que os Digital Twins representam um avanço significativo na gestão da manutenção predial e na indústria da construção civil. A sua capacidade de criar modelos virtuais precisos e atualizados em tempo real permite melhorar a comunicação, otimizar recursos, detectar erros antecipadamente e tomar decisões informadas. Ao incorporar DT em projetos de manutenção de edifícios, por exemplo, os profissionais podem entregar projetos mais eficientes, sustentáveis e lucrativos. O futuro da construção já chegou e os DT são uma ferramenta fundamental no caminho para uma indústria mais inovadora e colaborativa.

Nesse sentido, os DT têm potencial para revolucionar a indústria da construção e manutenção: desde a reforma de uma casa até a otimização de uma grande cidade. A sua capacidade não só permite recolher informação, mas também processá-la e transmiti-la em mudanças físicas, por isso representa uma mudança radical na forma de idealizar, desenvolver e concretizar um projeto ou obra.

O que antes eram suposições, simulações, tentativas e erros, que significavam desvios orçamentários e atrasos nas entregas, tornou-se aprendizado e melhorias preventivas que economizam tempo, dinheiro e melhoram a qualidade de vida dos usuários finais. Os gêmeos ditais têm a capacidade de aprender, atualizar e se comunicar com suas cópias físicas originais graças à troca de dados. Este processo é possível graças à IA, ao aprendizado de máquina e às tecnologias IoT. Em relação à tecnologia na indústria da construção, pode-se dizer que ela avançou muito junto com a transformação digital. A incorporação de tecnologias da indústria 4.0 como a robotização, a impressão 3D ou novos materiais são algumas das tendências que estão em franca expansão.

As limitações para pesquisa estão na escassez de artigos que descrevem especificamente a utilização dos DT para a manutenção de edifícios. Para futuras pesquisas, faz-se necessária a aplicação prática dessas ferramentas tecnológicas para apresentar resultados com informações reais.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

DENG, Min; MENASSA, Carol C.; KAMAT, Vineet R.. From BIM to digital twins: a systematic review of the evolution of intelligent building representations in the aec-fm industry. Journal Of Information Technology In Construction, [S.L.], v. 26, p. 58-83, 3 fev. 2021. International Council for Research and Innovation in Building and Construction. http://dx.doi.org/10.36680/j.itcon.2021.005.

DROBNYI, Viktor et al. Construction and Maintenance of Building Geometric Digital Twins: State of the Art Review. Sensors, v. 23, n. 9, p. 4382, 2023.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos; VERGARA, Sylvia Constant. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, 2015.

GLAESSGEN, Edward; STARGEL, David. The Digital Twin Paradigm for Future NASA and U.S. Air Force Vehicles. 53Rd Aiaa/Asme/Asce/Ahs/Asc Structures, Structural Dynamics And Materials Conference≪Br≫20Th Aiaa/Asme/Ahs Adaptive Structures Conference≪Br≫14Th Aiaa, [S.L.], p. 1-14, 23 abr. 2012. American Institute of Aeronautics and Astronautics. http://dx.doi.org/10.2514/6.2012-1818.

GRIEVES, Michael. Digital twin: manufacturing excellence through virtual factory replication. Mar. 2015.

GRIEVES, Michael; VICKERS, John. Digital twin: Mitigating unpredictable, undesirable emergent behavior in complex systems. Springer International Publishing, p. 85–113. ISBN 978-3-319-38756-7, 2017.

HOSAMO, Haidar Hosamo et al. A review of the Digital Twin technology for fault detection in buildings. Frontiers in Built Environment, v. 8, p. 1013196, 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3 ed. Rio de Janeiro: IBE, 1994.

JIANG, Feng et al. Digital twin and its implementations in the civil engineering sector. Automation in Construction, v. 130, p. 103838, 2021.

JIAO, Zedong et al. Sustainable Operation and Maintenance Modeling and Application of Building Infrastructures Combined with Digital Twin Framework. Sensors, v. 23, n. 9, p. 4182, 2023.

JONES, David; SNIDER, Chris; NASSEHI, Aydin; YON, Jason; HICKS, Ben. Characterising the Digital Twin: a systematic literature review. Cirp Journal Of Manufacturing Science And Technology, [S.L.], v. 29, p. 36-52, maio 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cirpj.2020.02.002.

KHAJAVI, Siavash H. et al. Digital twin: vision, benefits, boundaries, and creation for buildings. IEEE access, v. 7, p. 147406-147419, 2019.

KUSIAK, Andrew. Smart manufacturing. International Journal Of Production Research, [S.L.], v. 56, n. 1-2, p. 508-517, 14 jul. 2017. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00207543.2017.1351644.

LU, Qiuchen et al. Moving from building information models to digital twins for operation and maintenance. Proceedings of the Institution of Civil Engineers-Smart Infrastructure and Construction, v. 174, n. 2, p. 46-56, 2020.

MADUBUIKE, Obinna C.; ANUMBA, Chimay J.; KHALLAF, Rana. A review of digital twin applications in construction. Journal Of Information Technology In Construction, [S.L.], v. 27, p. 145-172, 23 fev. 2022. International Council for Research and Innovation in Building and Construction. http://dx.doi.org/10.36680/j.itcon.2022.008.

MAHMOODIAN, Mojtaba et al. Development of digital twin for intelligent maintenance of civil infrastructure. Sustainability, v. 14, n. 14, p. 8664, 2022.

MêDA, Pedro; CALVETTI, Diego; HJELSETH, Eilif; SOUSA, Hipólito. Incremental Digital Twin Conceptualisations Targeting Data-Driven Circular Construction. Buildings, [S.L.], v. 11, n. 11, p. 554, 18 nov. 2021. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/buildings11110554.

OPOKU, De-Graft Joe; PERERA, Srinath; OSEI-KYEI, Robert; RASHIDI, Maria; FAMAKINWA, Tosin; BAMDAD, Keivan. Drivers for Digital Twin Adoption in the Construction Industry: a systematic literature review. Buildings, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 113, 24 jan. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/buildings12020113.

OPOKU, De-Graft Joe; PERERA, Srinath; OSEI-KYEI, Robert; RASHIDI, Maria. Digital twin application in the construction industry: a literature review. Journal Of Building Engineering, [S.L.], v. 40, p. 102726, ago. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jobe.2021.102726.

POMÈ, Alice Paola; SIGNORINI, Martina. Real time facility management: assessing the effectiveness of Digital Twin in the Operation and Maintenance phase of building life cycle. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2023. p. 012003.

QI, Qinglin; TAO, Fei. Digital Twin and Big Data Towards Smart Manufacturing and Industry 4.0: 360 degree comparison. Ieee Access, [S.L.], v. 6, p. 3585-3593, 2018. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/access.2018.2793265.

RODRIGUES, Rui Calejo; SOUSA, Hipólito; GONDIM, Ivo Almino. Decision support model for buildings CMMS selection based on an integrated maintenance system (IMS) perspective. Buildings, v. 13, n. 10, p. 2521, 2023.

ROSEN, Roland; VON WICHERT, Georg; LO, George; BETTENHAUSEN, Kurt D.. About The Importance of Autonomy and Digital Twins for the Future of Manufacturing. Ifac- Papersonline, [S.L.], v. 48, n. 3, p. 567-572, 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ifacol.2015.06.141.

SACKS, Rafael; BRILAKIS, Ioannis; PIKAS, Ergo; XIE, Haiyan Sally; GIROLAMI, Mark. Construction with digital twin information systems. Data-Centric Engineering, [S.L.], v. 1, n. 14, p. 1-26, out. 2020. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/dce.2020.16.

SHARIATZADEH, Maryam; SONG, Jianing; WILSON, Samantha Louise. The efficacy of different sources of mesenchymal stem cells for the treatment of knee osteoarthritis. Cell And Tissue Research, [S.L.], v. 378, n. 3, p. 399-410, 15 jul. 2019. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s00441-019-03069-9.

TAO, Fei; CHENG, Jiangfeng; QI, Qinglin; ZHANG, Meng; ZHANG, He; SUI, Fangyuan. Digital twin-driven product design, manufacturing and service with big data. The International Journal Of Advanced Manufacturing Technology, [S.L.], v. 94, n. 9-12, p. 3563-3576,  16    mar. 2017.   Springer      Science and  Business     Media LLC. http://dx.doi.org/10.1007/s00170-017-0233-1.

TAO, Fei; ZHANG, He; LIU, Ang; NEE, A. Y. C.. Digital Twin in Industry: state-of-the-art. Ieee Transactions On Industrial Informatics, [S.L.], v. 15, n. 4, p. 2405-2415, abr. 2019. Institute   of    Electrical    and  Electronics  Engineers    (IEEE). http://dx.doi.org/10.1109/tii.2018.2873186.

WONG, James et al. Digital Twin: A Conceptualization of the Task-Technology Fit for Individual Users in the Building Maintenance Sector. In: IOP Conference Series: Earth and Environmental Science. IOP Publishing, 2022. p. 092041.

ZHAO, Yuhong et al. Construction theory for a building intelligent operation and maintenance system based on digital twins and machine learning. Buildings, v. 12, n. 2, p. 87, 2022.