REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202506301737
Maria Dilmária Do Nascimento Lima¹; Vanderléia De Lira Lopes²; Kathiane Oliveira Diniz³; Maria Silmara Bezerra De Assis Bispo⁴; Maria De Lourdes De Souza⁵; Auriélia Coelho Isaque Floriano⁶; Cláudio Alencar⁷.
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo geral do trabalho é analisar sobre a importância do marketing digital para contadores e a sua segmentação no mercado, como ferramenta de estratégia para os escritórios de contabilidade. A partir disso, buscando a leitura dos discursos destes pesquisadores e autores presentes na literatura bibliográfica nos ajudando a formar uma discussão sobre a temática, sendo utilizado um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizado, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão, informando sobre a importância e relevância do planejamento de marketing, identificando a importância das mídias digitais como ferramenta estratégica e conferindo como é o marketing digital da empresa Contabilizei através das suas redes sociais (Instagram e Twitter).
Palavras-chave: Marketing Digital; Contadores; Mercado.
ABSTRACT:
This article aims to analyze the importance of digital marketing for accountants and their offer in the market, as a strategy tool for accounting firms. From this, seeking to read the speeches of these researchers and authors present in the bibliographic literature, helping us to form a discussion on the theme, using a preliminary study of the main objective of the research that will be carried out, that is, to become familiar with the phenomenon. which is being investigated, so that subsequent research can be conceived with greater understanding and precision, informing about the importance and relative to marketing planning, identifying the importance of digital media as a strategic tool and checking how the company’s digital marketing through their social networks (Instagram and Twitter).
Keywords: Digital marketing; Accountants; Marketplace.
O presente artigo irá apresentar como objetivo principal a discussão sobre a importância do marketing digital para contadores e a sua segmentação no mercado, como ferramenta de estratégia para os escritórios de contabilidade.
Os tempos da criação da internet, dos computadores, dos hardwares e dos softwares, representam a base da Revolução da Informação, pois é um responsável pela mudança de toda forma de produção, das relações sociais e empresariais.
Turban (2000) informa que diversos são os benefícios que a internet trouxe para o marketing, entre eles, os menores custos e a grande eficiência em distribuir mídias e informações para o mundo. A internet é um dos meios mais utilizados para a divulgação e marketing, a partir disso, este trabalho busca identificar os principais motivos para se ter um marketing digital como ferramenta para os escritórios de contabilidade, evidenciando como esses profissionais possam ter noção da grandiosidade do marketing e que se beneficiem disso.
Com o objetivo geral do trabalho é analisar sobre a importância do marketing digital para contadores e a sua segmentação no mercado, como ferramenta de estratégia para os escritórios de contabilidade, como meio de atrair seu público-alvo e engajar cada vez mais diversas situações, dentre elas: aprendizados sobre conteúdos de empreendedorismo, contabilidade e afins, dentro de publicações feitas no Instagram e/ou Twitter.
Através disso, serão abordados os seguintes objetivos específicos: a) Identificar a definição de marketing; b) Discutir a importância e relevância do planejamento de marketing; c) Identificar a importância das mídias digitais como ferramenta estratégica;
Com a justificativa de mostrar quais são os principais pontos da importância do marketing digital para as empresas de contabilidade, demonstrando assim a segmentação do mercado em atrair mais clientes.
Partindo da seguinte resposta prévia que o marketing digital possui diversos pontos relevantes e importante para dentro dos escritórios de contabilidade, sendo uma ferramenta estratégica para atrair mais clientes.
O problema desse trabalho envolve sobre o marketing digital das empresas de contabilidade, através disso buscar vantagem na segmentação do mercado, no qual diferencie das outras em seu ambiente de trabalho, usando essa estratégia de marketing como ferramenta para conquistar mais clientes. Dessa maneira, o problema da presente pesquisa envolve as seguintes questões: “Como o marketing digital pode ser uma forma de ferramenta estratégica para atrair mais clientes?”.
Na oportunidade do presente artigo que se abordará as vantagens de ter um Marketing digital, abordando os principais pontos dentro das empresas de contabilidade, demonstrando assim a segmentação do mercado em atrair mais clientes.
No contexto atual, os escritórios de contabilidades se preocupam em melhorar os seus processos de informação, melhorando seus marketings com a visão de se tornarem mais efetivos e que possa atrair mais clientes.
A partir disso, o presente trabalho tem a premissa de analisar diversos aspectos, compostos pelos seguintes tópicos: História do Marketing; Marketing: Planejamentos e Estratégias; As mídias digitais como ferramenta estratégica; os Principais desafios das mídias sociais; e, Conferir o marketing digital da empresa Contabilizei nas suas redes sociais;
2.1 HISTÓRIA E DEFINIÇÃO DO MARKETING
Por volta dos anos 1940-1960, foi criado a palavra Marketing, sendo uma palavra que vem do inglês que significa Market (Mercado) ação, Mercado em Ação, chegando para um outro nível com mais adequação sobre o que é marketing.
No ano de 1950 o autor Peter Drucker lançava um livro “A prática da administração”, onde descrevia nos registros, o poder do marketing, trazendo sua importância dentro da administração.
Em 1960, por Theodore Levitt, mais tarde intitulado o “pai” do marketing, em seu artigo na revista Harvard Business Review revelou uma série de erros, mostrando a importância da satisfação dos clientes, o que transformou para sempre o mundo dos negócios.
Drucker (1993) cita que uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto, ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e tornar possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. (DRUCKER, 1993, p. 34).
Em 1967, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management, lança a primeira edição de seu livro Administração de Marketing, onde reuniu, reviu, testou e consolidou as bases daquilo que até hoje formam o cânone do marketing.
Entregando algo de valor para satisfazer as necessidades do mercado, e se interessam aos seus consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
Com isso, a definição do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Através disso, o auxiliando um relacionamento direto com o cliente e estudar o seu tipo para assim fazer uma estratégia de marketing, para assim alcançar seus objetivos.
2.2 MARKETING: PLANEJAMENTOS E ESTRATÉGIAS
Como informa Kotler (2003), o Marketing é a função empresarial que identifica as necessidades e desejos insatisfeitos da empresa, necessitando que define e meça sua magnitude e potencial de rentabilidade. Trabalhando melhor como serão atendidas as necessidades da empresa, programando os serviços adequados para servir ao mercado. Selecionando e convocando todos na organização para pensar no cliente e atende-lo da melhor forma possível.
A partir disso, fica constatado o Marketing como uma ferramenta de gestão que deve utilizar regularmente, permitindo analisar os segmentos do mercado e adaptando-se as suas constantes mudanças, e identificando tendências. As estratégias de marketing são um meio para definir os resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. Como a empresa delimita seu público alvo traçando estratégias para alcançar tais metas.
O grande problema das empresas é: grande parte considera que uma estratégia de marketing surge do nada, pois existe todo um planejamento por trás daquela postagem na rede social.
Kotler (2003) comenta que para começar um planejamento de marketing é necessário responder as três perguntas simples: por que fazer marketing de conteúdo? para quem esse conteúdo será feito? e como farei esse conteúdo?
Ao responder essas perguntas, as empresas já sabem o propósito do seu planejamento e seguindo alcançarão o objetivo. Assim, a empresa fará uma análise de ambiente em que identificará as ameaças e oportunidades de negócios, levantamento de informações, além de, fazer pesquisas destinadas ao público alvo já definido.
Através disso, o marketing é necessário para definição da marca da empresa que é a sua identidade, sendo a forma de como será conhecida diante dos clientes e concorrentes, nessa será definido nome símbolo, slogan e cor. Agora que a empresa definiu importantes passos no planejamento é hora de definir os objetivos e metas de seu negócio.
A empresa precisa definir a estratégia de marketing, programar objetivos e das metas traçadas no relacionamento com o público-alvo e com o mercado, de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Consistindo nas decisões necessárias.
Kotler (2003) comenta que o marketing tem cinco elementos principais para se organizar dentro da empresa, que são:
a) Produto ou serviço: é considerado um bem tangível produto ou intangível serviço, onde vai atender as necessidades do consumidor;
b) Preço: é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor;
c) Praça: diz respeito a como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado à disposição do seu cliente;
d) A promoção possui três objetivos: Informar aos clientes a existência dos produtos ou serviços e de suas vantagens; Informar aos clientes onde e como obter esses serviços; e,
e) Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.
A partir de todas essas etapas, implementa-se o Plano de Marketing, transformando e programando os objetivos para serem traçados, e principalmente trabalhar em equipe, relembrar aos donos e os funcionários para utilizar um bom resultado, depois do planejamento é um desenvolvimento dos colaboradores para que se torne realidade.
Para executar as estratégias é importante montar um plano de ação que é composto por ações que serão definidas a serem desempenhadas: 1. PERÍODO: quando determinar prazo de execução das atividades; 2. COMO: Definir como as atividades deverão ser executadas; 3. RESPONSÁVEL: quem vai atribua a responsabilidade de executar e conclusão as atividades e; 4. CUSTO: quanto vai gastar em criação, confecção e envio dos materiais promocionais.
2.3 AS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA
De acordo com Churchill (2000):
As estratégias de marketing constituem-se de uma série de etapas de comercialização, que tem como objetivo final o preço, embora abordem alguns componentes, como curva de demanda, objetivos, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio da empresa e ainda a análise do preço das empresas concorrentes, buscando fazer com que o consumidor possa tomar a decisão de compra. (CHURCHILL, 2020, p. 15)
Pinho (2004) acrescenta que a publicidade online manifestou-se, em sua primeira forma, nos próprios sites de empresas que marcavam sua presença na rede, com o propósito de oferecer informações úteis a respeito de seus produtos e serviços, a maioria relacionadas com internet e informática (PINHO, 2004, p.92).
Pinho (2004) acrescenta que as mídia digitais são todos os equipamentos que trabalham a partir da tecnologia digital, é computador, celular televisão digital e-books e tec. Mídias digitais como: os canais de criação, distribuição e promoção de conteúdo de Marketing Digital, publicação nas redes sociais, banners patrocinados em blogs, anúncios do Google.
As mídias digitais tem vários canais diferentes, tais como sites, blogs, redes sociais. Sendo utilizadas para atrair o público e gerar negócios. As mídias podem ser combinadas e trabalhadas de inúmeras formas e, cabe à empresa ou profissional responsável contribuir da melhor forma que atenda às necessidades e desejos do cliente.
Os principais tipos de mídias digitais, existentes na atualidade são listados no quadro, a seguir
QUADRO 01: Principais mídias digitais (2021)

Através das mídias digitais, todas as comunicações feitas pela internet, podem gerar conteúdos para páginas, blogs e sites, sendo muito importante na utilização do marketing digital das empresas e do engajamento com o publico alvo.
2.4 PRINCIPAIS DESAFIOS DAS MIDIAS SOCIAIS
Como informa Giovannini (1987) que a difusão dos computadores se torna um fenômeno imponente, a tal ponto que chega a transformar profundamente a sociedade industrializada só com o advento da eletrônica.
Atualmente, as mídias digitais vêm cada vez mais sendo utilizadas por meio de plataformas digitais, com o surgimento das mídias sociais transformando o cenário da comunicação, interação, engajamento e proatividade dos usuários e empresas que circulam por esse meio.
A partir disso, as empresas começam a se engajar nas mídias sociais, trabalhando a disseminar suas informações dentro das plataformas, divulgando e se comunicando, possibilitando uma interação direta entre sua organização e seu público-alvo.
Entretanto, as empresas enfrentem um grande desafio de manter seu público engajado e que tenham acesso aos conteúdos nas suas redes sociais. Como o site Rock Content (2019), na figura 01, demonstra quais são os principais desafios das redes sociais:
FIGURA 01: Principais desafios das redes sociais

Como ilustrado na figura 01, demonstrado graficamente que o maior desafio das empresas nas redes sociais é manter o público-alvo engajado, precisando ser uma das estratégias a serem utilizadas neste mercado. Logo em seguida, vem a parte em que a empresa precisa aumentar o alcance das publicações e manter uma frequência de publicações
Ferrari (2010) comenta que o conhecimento das mídias sociais envolvidas é fundamental para que se produza conteúdos de qualidade para a internet. Andrade (2018) ainda acrescenta sobre o engajamento dos clientes que:
Engajamento do cliente é uma estratégia utilizada pelas empresas para se aproximarem do seu público, criando um relacionamento profundo e emocional com ele. O intuito de alcançar a sua fidelidade e lealdade. Isso é feito por meio de campanhas de marketing, estratégias de conteúdos, estratégia de marketing de relacionamento nas mídias sociais, móbile marketing, entre outros métodos (ANDRADE, 2018, p. 1).
A partir da citação de Ferrari (2010), Andrade (2018) e da figura 01 – Principais Desafios das Redes Sociais, a empresa precisa traçar os seus objetivos de trazer mais engajamento ao seu público-alvo, além de aumentar o alcance de suas publicações, mantendo uma frequência diária e etc.
2.5 EXEMPLO PRÁTICO DE ESCRITÓRIO CONTÁBIL COM OPERAÇÃO ATRAVÉS DE MIDÍAS DIGITAIS: O CASO DA CONTABILIZEI
Neste tópico será discutido a atuação de um escritório contábil via mídias digitais, para tanto, foi realizada coleta de informações no Instagram da Empresa. Atualmente, o instagram é a uma das redes de maior alcance, além de ser a 5º rede social com maior número de usuários no mundo (G1, 2020; ROSA, 2018). Nas figuras a seguir, é possível conferir como seria um marketing digital padrão, debatendo sobre as metodologias de marketing da empresa Contabilizei.
Figura 02 -Perfil Do Instagram – @Contabilizei

O mercado de trabalho na área de contabilidade é bastante concorrido, precisando desenvolver as habilidades contábeis de forma eficaz, atendendo as expetativas dos clientes, assim como atualmente nesta era digital e necessário uma mudança de comportamento dos clientes temos que ter uma adotar uma estratégia de marketing contábil.
Conferindo a figura 02, o Instagram da empresa de contabilidade Contabilizei, é possível observar o tamanho da rede divulgação do serviço oferecido, a empresa conta com cerca de 44 mil seguidores, destaca-se como o marketing digital pode atrair diversos resultados, novos clientes como forma estratégica e assim gerando cada vez mais lucro para a empresa.
Figura 03 -Postagem do Instagram da @Contabilizei

Na figura 03, a empresa realizou um post sobre desenquadramento MEI: Aprenda a migrar de MEI para ME, sendo uma postagem informativa para os clientes e futuros clientes, trazendo um engajamento para comentarem e curtirem o post para tirarem suas dúvidas e alcançar seu público alvo e engajar cada vez mais.
Figura 04 -Twitter da @Contabilizei

Acima apresentou-se, figura 04, a conta do twitter da Contabilizei, seu perfil profissional, informando seu contato e algumas outras informações sobre a empresa, enfatizando como o twitter é uma rede social menos popular que o instagram.
Figura 05 -Postagem noTwitter da @Contabilizei

Conferindo a figura 05 e 06 sobre o Twitter da Contabilizei, uma postagem sobre 5 dicas para organizar as informações dos seus clientes e gerar insights com ainda mais valor para a sua empresa, sendo uma publicação informativa para engajar os clientes, igual ao Instagram, para o público comentar e interagir.
Percebe-se como a empresa Contabilizei tem um padrão de marketing otimizado e claro sobre suas propostas, procurando trazer informações importantes para engajar o seu público-alvo e se comunicar.
Como Levy (1999) acrescenta que a grande maioria do público utiliza este meio para pesquisas para encontrar as empresas, ou assuntos relacionados a empresa que ele quer saber.
Então, no mundo virtual, as organizações precisam atingir seu público-alvo, identificando os melhores meios de se aproximar, atingindo seus objetivos esperados e também saber os instrumentos necessários para realizar esse marketing digital.
2 METODOLOGIA
A pesquisa tem classe qualitativa, sendo constituída a partir de uma revisão bibliográfica que subsidiou a coleta de dados primários, a partir de livros, revistas, sites e outros tipos.
Segundo Beuren (2003, p. 49), estas etapas consistem em:
a) assunto a ser pesquisado;
b) delimitação do tema;
c) identificação do objeto de investigação e dos objetivos;
d) definição dos métodos e procedimentos de investigação;
e) construção do marco teórico referencial; e
f) coleta e análise dos dados. (Beuren, 2003, p. 49)
Carvalho (2016) ainda acrescenta que pesquisa bibliográfica “é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informação escrita, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de determinado tema”.
Geralmente as pesquisas exploratórias têm a primeira parte revestida em forma de uma pesquisa bibliográfica seguido com estudo de dados coletados através de livros, artigos, publicações na internet e entre outros.
Os procedimentos metodológicos que foram utilizados para a elaboração do presente artigo, foram de cunho teórico bibliográfico com consultas a obras de autores que abordam o tema em questão, e com citações de vivências de experiências próprias adquiridas ao longo do curso, durante estágios realizados durante a continuação do presente curso.
3 ANÁLISE E DISCUSSÃO
Como percebido ao longo da pesquisa bibliográfica, diversos autores discutiram a contextualização sobre as questões do trabalho, analisando e identificando os impactos positivos do marketing digital para contadores.
Além de contextualizar sobre a História do Marketing, a definição do Marketing, trazendo a parte dos Planejamentos e das Estratégias utilizadas nas empresas, e sobre as mídias digitais como ferramenta estratégica. Através da pesquisa bibliográfica, os principais fonte e autores foram:
QUADRO 02: Principais autores da pesquisa bibliográfica


A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa.
Dentre os autores, Pinho (2004) comenta sobre a importância da publicidade online dentro do marketing digital, aonde acrescenta bastante presença dentro das plataformas on-line, com um propósito de oferecer aos clientes conteúdo e engajamento.
Levy (1999) acrescenta como é importante o engajamento do público, utilizando as redes sociais como meio de pesquisas para encontrar as informações das empresas, ou assuntos relacionados a empresa que ele quer saber.
Como informa o Portal do SEBRAE (2014) cita que o marketing é algo essencial, como um alicerce, guiando as empresas de contabilidade a obter uma gestão de forma correta, o uso do marketing digital, para o sucesso e continuidade da empresa. Pois, o uso correto do marketing pode elevar os lucros e ampliar seus negócios
Diante do exposto na pesquisa bibliográfica, como a realidade, exemplo de padrão de marketing digital, através da Contabilizei, sendo uma empresa totalmente online que presta serviço de contabilidade para todas as empresas do Brasil.
4 CONCLUSÃO
Concluindo este trabalho percebe-se a importância do marketing digital, e, reforçando como é necessário trabalhar os fatores do planejamento e da gestão de marketing das empresas, procurando a melhorar forma de realizar.
O administrador da empresa precisar criar um Plano de Marketing, relembrando a equipe para que para ter um bom resultado, sendo necessário um bom planejamento e um desenvolvimento dos colaboradores para que se torne realidade.
Tendo como principal vantagem para as empresas de contabilidade é trazer o engajamento do público nos produtos e serviços que a instituição oferece, demonstrando que consegue atender as necessidades do consumidor. Existindo diversas maneiras de trazer engajamento para as empresas, existindo diversos tipos de mídias digitais: Facebook; LinkedIn; Twitter; Youtube; Instagram; Flickr; Google Meet; Entre outros.
Como conferiu-se, na empresa Contabilize, utilizam o marketing digital pela plataforma Instagram e Twitter com postagens de engajamento com informações importante para qualquer empreendedor e se comunicar com o público em geral.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Celso. Engajamento de clientes: O que fazer para melhorá-lo em seu negócio. Mundo do Marketing, 2018. Disponível em: <https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/celso-andrade/37686/engajamento-de-clientes-o-que-fazer-para-melhora-lo-em-seu-negocio.html>. Acesso em 23/10/2020
BEUREN, Ilse Maria (Org.) Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
CARVALHO, Maria Cecilia M. de. (Org.) Construindo o saber: técnicas de metodologia cientifica. Campinas: Papirus, 1988. 180p. (15º Edição, 2016)
CONTABILIZEI. Rede Social – Instagram da contabilizei contabilidade. Disponível em: <https://www.instagram.com/contabilizei/?hl=pt-br>. Acesso em: 22/10/2020
CONTABILIZEI. Rede Social – Twitter da contabilizei contabilidade. Disponível em: <https://twitter.com/contabilizei>. Acesso em: 22/04/2021
CHURCHILL, G. A.; PETER, J.P. Marketing: criando valores para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
DRUCKER, P. Além da Revolução da Informação. In: HSM Management 18, p. 48- 55, jan./fev. 2000.
GIOVANNINI, Giovanni. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
LEVY, Pierre. Trad. Carlos Irineu da Costa. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
KOTLER, Philip; HAYES, Tom e BLOOM, Paul. Marketing de Serviços profissionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003
PORTAL DO SEBRAE. 2006-2014. Como elaborar um plano de Marketing. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010 aRCRD>. Acesso em: 24/10/2020
PINHO, José Benedito. Publicidade e vendas na Internet: técnicas e estratégias. São Paulo: Summus, 2004.
ROCK CONTENT. Social Media Trends 2019: Panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais. Inteligência Corporativa Rock Content, 2019. Disponível em: <https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2019-panorama-das-empresas-e-dos-usuarios-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 22/04/2021
TURBAN, E.; LEE, E.; KING, D.; CHUNG, H. M. Electronic Commerce: A Managerial Perspective. New Jersey: Prentice Hall, 2000.
¹Maria Dilmária Do Nascimento Lima é Professora. Especialista em Gestão na Educação com ênfase em Psicopedagogia (Unileão); e em Formação Pedagógica em Biologia (Univasf); Licenciatura Plena em Geografia (Fafopa); e em Pedagogia (Univasf);
²Vanderléia De Lira Lopes é Professora. Especialista em Língua portuguesa, Inglês e suas Respectivas Literatura (Fafopa); e em Educação Infantil (Ufpi). Licenciatura Plena em Letras – Habilitação Português/Inglês e Respectivas Literaturas (Fafopa);
³Kathiane Oliveira Diniz é Professora. Especialista em Coordenação Pedagógica (I Sespi); e em Psicopedagogia Institucional (I Sespi); Licenciatura Plena em Pedagogia (Facite);
⁴Maria Silmara Bezerra De Assis Bispo é Professora. Especialista em Educação Especial e inclusiva, e Metodologia de Ensino (Faveni). Licenciatura Plena em Geografia (Fafopa);
⁵Maria De Lourdes De Souza é Professora. Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas (Fafopa); e Libras (Fatap). Licenciatura Plena em Letras (Fafopa);
⁶Auriélia Coelho Isaque Floriano é Professora. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Farj); em AEE – Atendimento Educacional Especializado (Faveni); em Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (Faveni); em Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (Faveni); Metodologia Do Ensino Da Artes (Faveni); e em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (Fap); Licenciatura Plena em Pedagogia (Facite); em Educação Especial (Unifaveni); e em Artes Visuais (Unifaveni);
⁷Cláudio Alencar é Professor & Analista Administrativo. Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento Do Semiárido (Ppgdides/Univasf). Especialista em Metodologias Ativas (Univasf); em Tecnologias Digitais Aplicadas À Educação (Ifsertãope); em Eja – Educação De Jovens e Adultos e Informática Da Educação (Faveni); em Mba em Gestão em Projeto (Faveni); em Gestão Ambiental De Empresas (Faveni); em Ensino De Matemática (Univasf); em Gestão Pública (Univasf); em Gestão Pública Municipal (Univasf); em Psicopedagogia (Unicsul); em Ensino Da Geografia (Unibf); em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (Ufpe); Bacharelado em Administração (Unicsul); e em Ciências Contábeis (Facisa); e Licenciatura Plena em Pedagogia (Facite); e em Geografia (Unicsul).