A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.6678732


Autores:
Adnilson Alves Castilhejo1
Bruno Guilherme Fraga Fontes2
Giseli Passador3


RESUMO

Esse trabalho tem o propósito de conhecer as tecnologias empregadas, pelas empresas Siemens e Schneider Eletric, para se manterem produtivas e competitivas de maneira ecologicamente correta. A importância de manter o ecossistema saudável, sem agredir o meio ambiente, tendo a consciência que os recursos naturais, são esgotáveis. Mantendo o processo de fabricação em constante evolução, utilizando  racionalmente os recursos naturais, de modo eficaz e seguro, para que possamos preservar o  meio ambiente, garantido as condições para que os seres humanos tenha uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza, promovendo de forma equitativa  as necessidades das  gerações presentes e futuras, reduzindo a poluição ambiental e a conservação da biodiversidade. O comparativo dessas duas empresas, visa entender como elas atuam e projetam suas expansões para o futuro, para manterem produtivas e competitivas de maneira sustentável,  obtendo lucro na produção de seus produtos.

Palavras-chave: Tecnologias; Meio ambiente; Produção.

ABSTRACT

This work has the purpose of knowing the technologies used by Siemens and Schneider Electric companies to remain productive and competitive in an ecologically correct way. The importance of keeping the ecosystem healthy, without harming the environment, being aware that natural, are exhaustible. Keeping the manufacturing process in constant evolution, using natural resources rationally, in an effective and safe way, so that we can preserve the environment, guaranteeing the conditions for human beings to have a healthy and productive life in harmony with nature, promoting equitably meet the needs of present and future generations, reducing environmental pollution and conserving biodiversity. The comparison of these two companies, aims to understand how they operate and project their expansions for the future, to keep productive and competitive in a sustainable way, obtaining profit in the production of their products.

Keywords: Technologies; Environment; Production.

1. INTRODUÇÃO

Existe no Brasil a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), instituída pela Lei n.º 6.398/81. Esta política define o meio ambiente como um conjunto de condições, leis, influências e interações físicas, químicas e biológicas que permitem a existência de vida nas suas mais diferentes formas (artigo 3º, inciso I).

Os quatro pilares da sustentabilidade apontam os pontos para o início das mudanças. Reconexão pessoal, onde cada ser entende qual é o seu papel ecológico. Reputação empresarial, o que cada empresa está fazendo e quais são os seus exemplos para o mundo. Responsabilidade institucional, o engajamento de empresas em funções sociais, não tendo somente o lucro como função principal; e Renovação legal, que são as alterações nas leis ambientais, de acordo com a realidade das novas demandas.

A Inglaterra, no início do século XX, era a maior potência da época e não se importava em afirmar que onde tinha poluição, tinha dinheiro. Como haviam grandes fábricas na cidade, utilizava-se o slogan de prosperidade, para esse efeito.

O objetivo da pesquisa é demonstrar que somente após 70 anos, em 1972, que houve a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia, onde somente então foi criado o conceito de Sustentabilidade.

A Sustentabilidade refere-se às diversas medidas e estratégias que podem ser adotadas pela sociedade para que o meio ambiente seja preservado e seja considerado sustentável. Isso   significa que devem ser encontradas formas de ação que permitam a coexistência das pessoas com a preservação do meio ambiente para que os recursos naturais não se esgotem.

São exemplos de objetivos previstos na lei:

◉ Fiscalização do uso e consumo dos recursos naturais;
◉ Controle da emissão de poluição no ambiente;
◉ Controle do uso consciente do solo, da água e do ar;
◉ Incentivo ao estudo e pesquisa na área ambiental, proteção dos ecossistemas, preservação e recuperação de áreas ameaçadas.

Desse modo, as empresas Siemens e Schneider Eletric tem como um de seus objetivos incentivar um planeta mais verde, para que as gerações de agora e futuras possam ter conforto com responsabilidade. Ambas empresas investem em pesquisas no meio científico, para sempre obter melhora contínua em seus processos de fabricação e obtenção lucro responsável.

Baseados no Relatório Institucional e de Sustentabilidade da Siemens e Schneider 2020-2021, elencaremos como a empresa atua para tornar as fábricas mais eficientes, os edifícios mais inteligentes, os transportes mais limpos e confortáveis, além dos cuidados com a saúde, tornando-as mais acessíveis e avançados, trabalhando para moldar o mundo mais sustentável para todos.

2. INFORMATIVO EMPRESA SIEMENS

Com fundação na Alemanha em 1847, Siemens chega ao Brasil em 1867, para instalar a primeira linha telegráfica do país, ligando a Capital, Rio de janeiro, com o Estado do Rio Grande do Sul.

Com o passar do tempo, a empresa começou a ter maior notoriedade e relevância no país, principalmente por ser a primeira multinacional eletrônica a ser estabelecida em 1905, implementando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1909, a primeira central diesel-elétrica do território brasileiro. Além de expandir projetos para outros Estados como em Porta Alegre (RS), que instalou a primeira central telefônica automática da América Latina e a terceira da América atrás de apenas Nova York e Chicago, no ano de 1922. E em São Paulo, 1939 ao abrigar a primeira fábrica de transformadores do Brasil.  E depois em 1989 foi a primeira empresa do país a conquistar o certificado ISO.

Visando o aperfeiçoamento e inovação, a companhia investe diariamente em formas sustentáveis e de menor impacto possível ao meio ambiente, colecionando medalhas e prêmios ao redor do mundo no assunto sustentabilidade, entre esses títulos se pode citar a CDP, Disclosure Insight Action, ao ser classificada com nota A entre as empresas mais sustentáveis do mundo no termo de proteção ambiental.

E da Braskem Supplier Sustainability Recognition, o reconhecimento da Braskem aos seus parceiros referência em ação envolvendo os pilares ESG (social, ambiental e governança). Investimento em fontes renováveis como parques eólicos e parques para capitação de energia solar, e a mudança das frotas de seus carros que deixaram de ser abastecido por combustível fosseis para energia elétrica, são apenas alguns exemplos da seriedade que este tópico tem para a empresa.

2.1 Informativo empresa Schneider Eletric

Presente em 190 países, com mais de 205 fábricas e mais de 105 mil funcionários. Schneider Eletric proporciona aos seus consumidores o mais elevado nível tecnológico, sempre seguindo as principais normas de qualidade e de segurança nacionais e internacionais. 

Com 60 anos no território brasileiro, Schneider Eletric possuí 4 fábricas, 11 filiais comerciais, além de mais 1500 pontos de vendas e cerca de 150 representantes comerciais em todo os estados do país, garantido que o mercado terá soluções completas e inovadoras.

A pauta sustentabilidade também se faz presente, principalmente com o sucesso do projeto que a empresa intitulou “Projeto zero Carbono”, do qual 91% de seus 1000 fornecedores adquiriram, que tem como objetivo reduzir a emissão do CO2 de suas operações até 2025. Em que atualmente foi possível a não emissão de 302 milhões de toneladas de CO2 desde 2018. Além de apoiarem seus clientes a atingirem seus próprios objetivos de sustentabilidade.

3. COMPROMETIMENTO SIEMENS COM O MEIO AMBIENTE

Das poucas empresas do mundo inscritas em quatro iniciativas extremamente ambiciosas de sustentabilidade simultaneamente Siemens faz parte desses pequeno grupo. As quatro iniciativas são: três são lideradas pelo Climate Group (RE100, EP100 e EV100) e uma pela Science Based Targets (SBTi).

O objetivo é contribuir para limitar o aquecimento global a 1,5.ºC, estabelecendo uma jornada de redução, com base cientifica, em toda a cadeia de valor.

Compromissos mundiais da Siemens até 2030. Frota composta por 100% de veículos elétricos(EV100-veículos elétricos); possuir ou alugar apenas edifícios com emissões líquidas zero de carbono (EP100- produtividade energética); obter energia 100% renovável (RE100-energia renovável);buscar atingir uma redução de 20% nas emissões da nossa cadeia de suprimentos).

3.1 Programa interno de precificação de carbono

No Brasil, a Siemens já estruturou um Programa Interno de Precificação de Carbono. Por ele, as atividades da empresa são mapeadas, a fim de terem calculadas as suas pegadas de carbono. Os resultados são convertidos em valores financeiros que compõem um fundo para o desenvolvimento de programas de neutralização de carbono.

A Siemens impacta o objetivo do desenvolvimento sustentável 7 com seu portfólio de soluções, que cobre todo o espectro das modernas redes inteligentes e os sistemas de distribuição. A rápida expansão das estruturas descentralizadas de energia equipadas com tecnologias da Siemens contribui para criar uma matriz energética mais variada, além de aumentar a segurança no fornecimento. O conceito IoE (Internet of Energy- Internet da Energia) e as funcionalidades baseadas em dados fortalecem a inteligência dos sistemas e estabelecem o caminho em direção a um panorama energético sustentável. As soluções da Siemens facilitam o acesso a fontes limpas, confiáveis e de baixo carbono, ajudando os clientes de vários segmentos industriais a ampliar seus níveis de eficiência energética.

As soluções desenhadas pela Siemens para aumentar o acesso da sociedade à energia acessível e limpa foram moldadas para que o uso seja feito de forma inteligente, agregando valor a toda a cadeia energética.

Assim, pode-se afirmar que três pilares sustentam esse conceito:

Energia Inteligente:
⁃ Otimizar custos de energia; 
⁃ Aperfeiçoar o mix de energia;
⁃ Reduzir o consumo de energia; 
⁃ Aumentar a eficiência energética;
⁃ Reduzir taxas de rede;  
⁃ Criar receitas adicionais.

Suprimento Inteligente:
⁃ Melhorar a confiabilidade e a disponibilidade do suprimento de energia;  
⁃ Garantir a qualidade da energia; 
⁃ Implementar resiliência;
⁃ Proteger os processos.

Sustentabilidade Inteligente: 
⁃ Reduzir emissões; 
⁃ Usar fontes verdes; 
⁃ Economizar energia 
⁃ Economizar recursos; 
⁃ Melhorar a imagem e aumentar o valor da marca.

4. COMPROMETIMENTO SCHNEIDER COM O MEIO AMBIENTE

Com preocupação com a alta emissão mundial do dióxido de carbono, do qual agrava o efeito estufa, que descodeia uma serie de consequências no clima mundial, a Schneider reforça a urgência da descarbonização, assumindo o compromisso de corte de 50% na emissão até 2030, o mesmo ano que a agenda 2030 das Nações Unidas está prevista para completar seus objetivos.

O modelo do Instituto de Pesquisa de Sustentabilidade Schneider Eletric demonstra como é possível reduzir as emissões de forma realista e alcançável até 2030. O relatório mostra possibilidades para se diminuir em 30% as emissões relacionadas a energia. Isso exigirá um esforço de governos e empresas entre 3 e 5  vezes maior do que o atual. O instituto acredita que o único caminho realista para o sucesso é implementar tecnologias digitais comprovadas, juntamente com maior eletrificação, como a maneira mais rápida de descarbonizar edifícios, transporte e indústria. Essa abordagem economiza tempo em setores nos quais é mais difícil eliminar as emissões. ”Para apoiar as organizações em sua descarbonização, estamos acelerando a expansão de nossos serviços de consultoria de sustentabilidade”, explicou o executivo. “As organizações precisam de um parceiro confiável que combine planejamento estratégico e definição  de metas com um histórico de soluções para entregar resultados rápidos, tangíveis e sustentáveis. Estamos bem-posicionados para ajudar outras empresas a ir mais longe”.

4.1 Ações da empresa para promover a descarbonização e sustentabilidade

4.1.1 Disrupção Digital

Como parte de sua ambição de alcançar inovação sustentável, a Schneider Electric apoia clientes em muitos setores a inovar e fazer a transição para sistemas abertos, interoperáveis, digitais e simplificados. O Grupo apresenta inovação digital para redução de carbono em residências, edifícios, centros de dados, redes de energia e indústrias.

4.1.2   Eletricidade 4.0

A Schneider trabalha atualmente com a convergência digital e elétrica com softwares. A eletricidade torna a energia sustentável e o melhor vetor de descarbonização. O digital torna a energia inteligente para aumentar a eficiência e eliminar o desperdício. Casas inteligentes uma série de soluções residenciais inteligentes e sustentáveis que ajudam a combater o desperdício de energia. Em 2050, espera-se que as famílias sejam os maiores consumidores de eletricidade e os maiores contribuintes para as emissões de CO2(até 34%).

4.1.3 Indústrias do Futuro 

Saltos qualitativos em eficiência e agilidade são possíveis por meio de inteligência artificial, tecnologia digital dupla e percepção humana, apoiados por análises avançadas e software industrial independente de fornecedor, incluindo inteligência de mercado.

Sustentabilidade está no core business e em todas as iniciativas da Schneider Eletric. Ao desenvolver soluções que descentralizam as operações, digitalizam os processos e ajudam na descarbonização, a empresa global na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação torna o “produzir mais com menos” uma realidade. E este ano a companhia dá mais um passo á frente: prioriza a sustentabilidade ambiental como forma de mitigação e adaptação a ameaças primárias, como pandemias e mudanças climáticas, e anuncia, justamente no mês do meio ambiente, o investimento de 10 bilhões de euros em inovação e P&D para o desenvolvimento sustentável até 2025.

Desde 2020, a companhia vem promovendo uma abordagem especial no que diz respeito á biodiversidade, fomentando ações de combate á perda acelerada de espécies e á degradação do mundo natural-estudos recentes dão conta de que, atualmente, 1 milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção por causa das atividades humanas. A Schneider responde a esse chamado pela preservação da biodiversidade ao estabelecer uma estratégia totalmente integrada aos seus esforços de sustentabilidade, contribuindo para a criação de uma economia circular, pautada por atividades de baixo carbono.

Comparando os resultados das duas empresas Siemens e Schneider Eletric, verifica-se que ambas estão trabalhando e cumprindo as metas fundamentais de biodiversidade para a sobrevivência dos negócios, compreendendo os impactos nas suas organizações. Todos dependem de ecossistemas saudáveis para a manutenção das espécies, evitando desequilíbrio e a proliferação de pragas, sem abdicar da preservação de florestas, do solo e dos recursos hídricos.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O conceito de Sustentabilidade atualmente se trata de um dinâmico processo de convivência equilibrada entre o meio ambiente e a humanidade, com a preocupação de haver um amanhã para todos.

Analisando os relatórios de sustentabilidade de outras grandes empresas, nota-se que estão trabalhando efetivamente, no modo que trabalham, não cometendo os erros do passado, onde a preocupação principal, era a produção, faturamento, não dando a real importância para o modo que estavam fazendo isso, prejudicando o meio ambiente, saúde de funcionários. Infelizmente essa ação de preservar o meio ambiente não partiu das empresas, foi a natureza que teve que fazer um processo reação, ocasionado:

Derretimento das calotas polares, aumentando os níveis do mar.
Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.
Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.
Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias.
Escassez de água em algumas regiões.
Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial
Riscos de conflitos em virtude da escassez de recursos naturais.
Problemas de saúde provocados pelo aumento do calor.
Previsão de aumento da temperatura em até 2ºC até 2100 em comparação ao período pré-industrial (1850 a 1900).

As empresas Siemens e Schneider atuam no meio empresarial de energia, possuem os mesmos objetivos, de manter-se competitivas e serem referências no mercado mundial.

Ambas com objetivos pautados na descarbonização geral de suas produções, atualização de suas frotas para movidas a energia elétrica, edifícios que não produzam gás carbônico, estabelecem planos para uma produção sustentável, para suas linhas de produção de equipamentos para os setores da construção civil e preservando o meio ambiente.

6. CONCLUSÃO

No decurso de nossas pesquisas, verificamos que as empresas estão mudando a forma de agir, que podem continuar terem lucros e manter um mundo saudável, sem que ocorra degradação do meio ambiente.

As fontes de energia são esgotáveis, por isso precisam ser utilizadas com consciência. As empresas precisam entender, se as atividades utilizadas no processo de produção são nocivas ao meio ambiente e causam danos, precisam buscar o desenvolvimento sustentável, conscientizando que a proteção ambiental é algo imprescindível.

Em virtude do crescimento populacional e a necessidade de desenvolvimento global, os recursos ambientais estão e devem ficar cada vez mais demandados. Isso obrigará as organizações evoluir continuamente seus processos e políticas garantindo menor impacto ambiental e seus processos serem mais eficientes.

As  empresas deverão produzir de maneira sustentável, para proteger o meio ambiente, e sua sobrevivência. Empresa estão sendo avaliadas no mundo todo, e precisam cumprir suas metas, melhorando continuamente seus processos que reduzam impactos ambientais, pautando as atividades em medidas preventivas de proteção ao meio ambiente, conservando os recursos naturais e gestão da geração de emissões e resíduos, investindo em tecnologia e em melhoras constantes de processos, estabelecendo objetivos e metas ambientais.

Praticar o conceito da economia circular, defendendo que o quanto mais o material circular, menos recursos naturais serão utilizados e menor será o impacto ambiental, utilizando o processo dos 9Rs:

Recusar, repensar, reduzir, reutilizar, reparar, recondicionar, remanufactura, realocar e reciclar”.

Praticar a forma de construir através do uso de materiais recicláveis, obtendo um projeto com durabilidade, versatilidade e sustentável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AG, C. S. Relatório Institucional e de Sustentabilidade 2020/2021. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://assets.new.siemens.com/siemens/assets/api/uuid:d4bc107b-ea82-45c2-9ce0-aa4ac7fb5373/relatorio-anual-2020-2021-pt.pdf>. Acesso em : 08 de junho de 2022.

Efeito Estufa. Disponível: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm. Acesso em : 08 de junho de 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. ‌

GRUPO MULTINACIONAL SCHNEIDER ELECTRIC. Schneider Sustainability Impact 2021. [s.l: s.n.].

Inovação e Sustentabilidade estão juntas no Innovation Summit promovido pela Schneider Eletric. Disponível em: https://forbes.com.br/brand-voice/2021/10/inovacao-e-sustentabilidade-estao-juntas-no-innovation-summit-promovido-pela-schneider-electric/. Acesso em: 09 de junho de 2022.

Meio Ambiente. Disponível: https://brasilsustentaveleditora.com.br/meio-ambiente. Acesso em: 08 de junho de 2022.

Meio Ambiente. Disponível: https://stefanini.com/pt-br/a-stefanini/meio-ambiente. Acesso em: 08 de junho de 2022.

NYLE C. Brady E RAY R. Weil. Elementos Da natureza e propriedades dos solos.3ª ed. Rio de Janeiro/RJ Por: Bookman, 2013.

Relatório Institucional e ESG Siemens 2021. Disponível: https://assets.new.siemens.com/siemens/assets/api/uuid:a138e226-117f-4585-92f1-e7d0db8c5933/relatorio-anual-2021-final-int-alta.pdf?ste_sid=a9fc. Acesso em: 08 de junho de 2022.

Sustainability. Disponível: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/sustainability. Acesso em: 08 de junho de 2022.


1Acadêmico do Curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.
2Acadêmico do Curso de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.
3Advogada e consultora jurídica. Professora universitária. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Mestre em educação pela Universidade Cidade de São Paulo.