A APLICAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA COMO TÉCNICA DE TRATAMENTO NÃO INVASIVO NA REDUÇÃO DA FLACIDEZ ABDOMINAL NO PUERPÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores:
Aparecida de Cássia Moreira Monteiro¹, Hendrea Beatriz Ribeiro¹, Leonardo Marques¹, Suellen de Souza Gaspar¹, Michele Menezes¹, Sabrina Glins Pereira², Denílson da Silva Veras³

1Discente finalista do curso de Bacharel em Fisioterapia no Ceuni-FAMETRO
2Bacharel em Fisioterapia pelo Ceuni-FAMETRO
3Docente e orientador do TCC, docente do curso de Fisioterapia no Ceuni-FAMETRO


RESUMO

Introdução: A Fisioterapia dermato funcional ganha sua notoriedade pela busca de corpos funcionais e que em muitos, os resultados são transformados em perfeição, e isso ocorre entre mulheres e homens e na mídia que reina em evidenciar essas perfeições e resultados. Essa perfeição de contornos corpóreos torna-se cada dia mais em alta pelo surgimento de novas técnicas não invasivas que é o sonho de quem quer um tratamento com resultado positivo, e que não os tire de sua rotina. No tocante a flacidez corporal que é a diminuição e perda da elasticidade da pele, sejam em áreas corporais e ou faciais, a radiofrequência e seus recursos visa melhorar a flacidez e ajudar no contorno corporal com propriedade dando sentido a curvas perfeitas. Objetivo: Identificar através da literatura os efeitos da radiofrequência no tratamento da flacidez corporal. Metodologia: Para construção desta pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico, acerca dos assuntos mencionados, baseados em literatura de estudos em forma de livros, revistas especializadas, pesquisas eletrônicas e pesquisas escritas, e também em eventos científicos como seminários e congressos. Resultados Esperados: A radiofrequência irá reduzir a flacidez corporal pelo processo de formação do neocolágeno, aplicação da radiofrequência leva a contração imediata de colágeno e neocolagênese tardia que é baseado nesse processo de aquecimento profundo.

Palavras-Chave: Fisioterapia; Ondas de rádio; Elasticidade; Periodo pós-parto.

ABSTRACT

Introduction: Functional dermato physiotherapy gains its notoriety for the search for functional bodies and that in many, the results are transformed into perfection, and this occurs between women and men and in the media that reigns to highlight these perfections and results. This perfection of bodily contours is becoming increasingly popular due to the emergence of new non-invasive techniques that is the dream of those who want a treatment with a positive result, and who does not take them out of their routine. With regard to body flaccidity, which is the reduction and loss of skin elasticity, whether in body and or facial areas, radiofrequency and its resources aim to improve flaccidity and help in the body contour with property giving meaning to perfect curves. Objective: To identify through the literature the effects of radiofrequency in the treatment of body flaccidity. Methodology: For the construction of this research, a bibliographic survey was carried out on the mentioned subjects, based on study literature in the form of books, specialized magazines, electronic research and written research, and also in scientific events such as seminars and congresses. Expected Results: Radiofrequency will reduce body flaccidity through the process of formation of neocolagen, application of radiofrequency leads to immediate contraction of collagen and late neocolagenesis that is based on this process of deep heating.

Keywords: Physical therapy specialt; Radio waves. Elasticity; Postpartum-periodo.

INTRODUÇÃO

A gordura localizada e a flacidez corporal afetam grande parte das mulheres que estão preocupadas cada vez mais com a aparência, em busca de alcançar o padrão de beleza exigido pela sociedade, (CEPEDA, 2012).

Segundo Voese et al (2015), a insatisfação com a aparência física é um sentimento continuo que afeta na saúde do indivíduo, visto que ser uma pessoa saudável é gozar de bem-estar e felicidade. Conforme Costa (2012), no período gestacional, em virtude de modificações estruturais do tecido conjuntivo de suporte no período gravídico (como matriz extracelular com fibras de colágeno elásticas e reticulares, que propiciam tônus e a elasticidade), transcorre a flacidez.

Na fisiopatologia da flacidez corporal, o envelhecimento cutâneo é caracterizado por alterações fisiológicas gradativas adquiridas ao longo do processo evolutivo e que durante o processo de envelhecimento, ocorrem modificações nas camadas da pele. Definição da flacidez estética é tema de discussão, uma vez que a flacidez da pele e hipotonia muscular são consideradas por alguns uma entidade única, ao passo que para outros são independentes (KEDE E SABATOVICH, 2015).

Silva, et al (2017), afirma que a busca pelo rejuvenescimento nos dias atuais é uma preocupação comum. Atualmente, inúmeros tratamentos para rejuvenescimento corporal têm surgido com sucesso, mais coloca a utilização da radiofrequência de forma eficiente em relação a flacidez corporal, onde esse método tem destaque quanto a sua aplicabilidade, propiciando a reorganização e modificação das camadas teciduais, gerando desnaturação do colágeno.

Para Voese et al (2015), um modo descrito de amenizar o incomodo psicológico foi a adjeção de consumo de alimentos saudáveis, adesão a atividade física, assim como, a medicações e terapias para suavizar sinais físicos indesejáveis. Segundo Oliveira (2015), nos dias atuais encontram-se diversas condutas terapêuticas com foco de extinguir ou amenizar essas modificações, sendo capaz de ser alcançadas. E esse alcance se dá com tecnologia dos tratamentos não invasivos como o da radiofrequência que é capaz de produzir o aumento do fluxo sanguíneo, e liberar ácidos livres de gordura até o local onde haja tecido adiposo e o aumento da lipólise (CEPEDA, 2012).

Conforme Tagliolatto (2015), o procedimento de Radiofrequência é não invasivo e seguro na intervenção de flacidez da pele. Na radiofrequência o aquecimento provocado acarreta à retração do colágeno, provocando melhora da elasticidade e a firmeza do tecido cutâneo, a estimulação dos fibroblastos acarreta à neocolagenização, com posterior reestruturação do tecido cutâneo.

Para Belenky (2012), tal aquecimento do tecido de forma não invasiva como intervenção na flacidez tem sido cada dia mais pesquisado e clinicamente utilizado. Apurações documentadas e publicadas apontam uma marguem de segurança elevada de eficiência, em conformidade com o paciente e certo manejo do equipamento. Sabendo disso, o presente estudo tem por finalidade Identificar através da literatura os efeitos da radiofrequência no tratamento da flacidez corporal.

METODOLOGIA

Para construção desta pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico, acerca dos assuntos mencionados, baseados em literatura de estudos em forma de livros, revistas especializadas, pesquisas eletrônicas e pesquisas escritas, e também em eventos científicos como seminários e congressos. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura bibliográfica que se utilizou como método o tipo hipotético dedutivo com objetivo descritivo de natureza quantitativa não experimental.

Para elaboração desta pesquisa obteve-se como construção dos seguintes critérios de inclusão: artigos publicados a partir de 2011 a 2021; publicados na língua portuguesa e inglesa; indexados em revistas especializadas; e como critérios de exclusão: artigos que não retratassem sobre a aplicação da radiofrequência como técnica de tratamento não invasivo na redução da flacidez abdominal no puerpério; artigos que não estivessem disponíveis integralmente, artigos estrangeiros que não fossem na língua inglesa. Assim a construção geral da pesquisa ocorreu de agosto a dezembro de 2021.

O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura com busca de dados disponíveis nas bases dispostas na internet como: SciELO, Lilacs, PubMed, Medline, revistas especializadas, livros publicados. Os arquivos utilizados estavam em PDF ou no World e os artigos foram pesquisados, salvos e separados de acordo os descritores citados, para garantir assim que todos os artigos encontrados estivessem de acordo com o assunto da pesquisa.

Na busca foram encontrados 21.814 artigos científicos referentes a anatomia e fisiologia, fisiopatologia do tecido cutâneo, desse quantitativo foram excluídos 21.787 devido ao conteúdo ser divergente do assunto proposto. Os descritores em Ciência e saúde (DeCS) utilizados foram: Fisioterapia/Physical Therapy Specialt; Ondas de rádio/Radio Waves; Elasticidade/Elasticity e Periodo pós-parto/Postpartum-periodo. Para efetivação da busca por artigos, dissertações e teses que enfatizem a temática estudada e publicadas a partir de 2011.

A pesquisa está dentro dos termos éticos de acordo com a lei 196/12, trata-se de uma revisão bibliográfica, da qual utilizaremos literaturas atualizadas respeitando sempre os direitos autorais dos seus respectivos autores, mediante as citações realizadas seguindo as normas da ABNT.

FIGURA 1: Fluxograma da pesquisa bibliográfica nos bancos de dados científicos abordando a aplicação da radiofrequência como técnica de tratamento não invasivo na redução da flacidez abdominal no puerpério.

\"\"

RESULTADOS

Após o levantamento dos dados mencionados anteriormente, foram expostos por meio de tabelas comparando os resultados referentes aos efeitos, necessidade, função e aos impactos positivos da intervenção a aplicação da radiofrequência como técnica de tratamento não invasivo na redução da flacidez abdominal no puerpério.

.

Tabela 1: Resultado encontrado pelos autores acerca dos principais efeitos da a aplicação da radiofrequência como técnica de tratamento não invasivo na redução da flacidez abdominal no puerpério

AUTOR/ANOTIPOS DE ESTUDORESULTADOS
Monaretti Et al. 2021Estudo de serie de casos com 05 mulheres no Hospital das Clinicas de Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no período de outubro de 2018 a fevereiro de 2019. Tendo por finalidade analisar as mudanças na porcentagem de colágeno antes e após a intervenção.Observou-se pequenas modificações histológicas das fibras elásticas e colágenas na derme.
Tanaka 2019Estudo de relado de casos com 05 indivíduos japoneses submetidos com o aparelho de radiofrequência de múltiplas fontes, foram tiradas fotografias e imagens tridimensionais para avaliação dos resultados e avaliações subjetivas (ao participante). O estudo teve por finalidade avaliar a eficiência da intervenção para a melhora da flacidez.Observou-se, conforme a análise do tecido cutâneo antes e posterior a intervenção, que houve eficácia com leve desconforto e efeitos colaterais. Sendo uma opção de intervenção não invasiva.
Cavaleri Et al 2017Estudo transversal, pesquisa de campo executada em três cidade do interior de São Paulo. Posteriormente a pesquisa bibliográfica, realizou-se uma entrevista semiestruturada fundamentada de um questionário realizado em oito funcionários do campo da estética. Com intuito de investigar o custo benefício desta intervenção na opinião dos responsáveis.A RF é segura para todos os tipos de pele, restritas apenas a pele com acne e rosácea. E que a busca do método se deve para tratamento de flacidez, celulite, gordura localiza, prevenção do envelhecimento precoce, tardio, linhas de expressão, acnes e cicatrizes.

Oliveira Et al. 2017


Estudo de serie de casos com 11 participantes com grau de fotoenvelhecimento de leve a moderado, forma 08 sessões de radiofrequência e campo eletromagnético pulsado. Tendo por finalidade avaliar os sinais clínicos de uma intervenção com os dois aparelhos.Houve uma percepção de melhoria significativa da pele por parte dos participantes. Notou-se que a combinação de ambos foi eficaz e segura para o tratamento do tecido cutâneo envelhecido. Havendo diminuição da flacidez, rugas e suavização do contorno.
Rousseax e Robson 2017Estudo multicêntrico de series de casos com 25 participantes (23 mulheres e 2 homens). A abordagem nos mesmos foi realizada em pelo menos cinco sessões. Tendo por objetivo o exame da eficiência e segurando do aparelho de RF de múltiplas fontes.Conforme os resultados obtidos por meio da análise do tecido cutâneo antes e após a intervenção, notou-se grande eficácia na flacidez e contorno do tecido cutâneo, assim como, uma alta satisfação nos participantes.
Soares e Barbosa 2017Estudo de caso quali-quatitativo realizada com uma mulher de 34 anos. Estudo desenvolvido na clínica de estética Madruga, município de Bagé, durante abril a maio de 2017. Com finalidade de uso da abordagem para diminuição da flacidez corporal.O principal resultado além da melhora da irregularidade do contorno corporal, e a melhoria da flacidez.
Clementoni e Munavalli 2016Estudo serie de casos com 33 indivíduos (sendo 7 homens e 26 mulheres dentre 37 a 74 anos). Houve a tiragem das fotografias digitais como instrumento comparativo dos resultados. Estudo desenvolvido para avaliação de efetividade do aparelho na flacidez cutânea região inferior do pescoço.Houve diminuição significativa da circunferência da região. Mostrando-se eficiente como abordagem na flacidez.
Gold, Pozner e Weiss 2016Estudo prospectivo multicêntrico de series de casos com 56 indivíduos com tecido fotodanificado de leve a moderado, acorreram três intervenções com intervalo de 4-6 semanas, sendo avaliados 12 e 24 semanas posterior à última intervenção. Tendo por foco avaliar um protocolo de intervenção direcionada a diminuição das rugas e melhoria do aspecto geral da pele.Observou-se que o protocolo de intervenção combinada de RF e infravermelho com posterior aplicação de RF bipolar fracionada, resultaram na melhoria segura, tolerável e eficiente na tonalidade, aspecto geral do tecido cutâneo e rugas
Kaplan e Kaplan 2016Estudo de serie de casos com 14 participantes (dentre 42 a 76 anos). Todos os indivíduos tiveram a aplicação do protocolo que incorpora as 3 modalidades de RF, com finalidade de diminuição de rugas e rejuvenescimento da pele.Houve melhora da textura da pele, flacidez e diminuição das rugas.
Sadick e Harth 2016
Estudo de serie de casos com 47 indivíduos (dentre 37 e 65 anos). Houveram avaliações clínica, documentação fotográfica, instrumental e imagens. Foi aplicado um protocolo de 12 semanas. O estudo teve por finalidade identifica os efeitos da intervenção nos participantes,Observou-se significativa melhora no aspecto da pele, redução de rugas, melhorias do colágeno e por consequência, a firmeza e elasticidade.

Pinheiro Et al. 2015


Estudo de relato de casos com 08 indivíduos (dentre 37 a 47 anos), submetidos a abdominoplastia receberam a intervenção de uma sessão no Hospital das Clínicas as UFTM. O objetivo do estudo foi realizar a comparação dos efeitos da carboxiterapia e a radiofrequência na pele.A radiofrequência se apresentou como uma intervenção promissora para tratamento da flacidez da pele, como também apresentou um efeito prolongado depois de uma única sessão.
Shemer Et al 2014Estudo de serie de casos de 69 indivíduos (dentre 54 e 72 anos). Testaram um dispositivo portátil de radiofrequência em domicilio por quatro semanas. Tendo por foco a exploração do nível de satisfação, aplicabilidade e eficácia subjetiva.Conforme a análise dos resultados obtidos, constatou-se melhoria na redução das rugas.
Dahan, Rousseaux e Cartier 2013Estudo de serie de casos com 10 participantes (dentre 53-68 ano), submetidos a aplicação de radiofrequência e posteriormente um questionário a respeito dos efeitos notados, dor e satisfação.Houve redução significativa das rugas apresentadas pelos participantes.
Bloom, Emer e Goldberg 2012



Estudo prospectivo de serie de casos com 25 participantes (mulheres dentre 35 a 60 anos) com tecido fotodanificado de leve a moderada, submetida a tratamentos de radiofrequência. O estudo teve por finalidade avaliar a efetividade e segurança do dispositivo de radiofrequência.Houve eficácia e segurança na utilização do aparelho, havendo eficiência no rejuvenescimento do tecido cutâneo nos tipos de pele I-IV (Fitzpatrick).
Man e Goldberg 2012Estudo de serie de casos com 15 indivíduos (dentre 40 e 64 anos), tipos de pele V e VI (Fitzpatrick). Houveram três intervenções com intervalo de 30 dias. O intuito do estudo foi verificar a eficiência e segurança do aparelho na melhoria do aspecto da pele de tipo V e VI.Observou-se uma melhoria tecnicamente significativa no tecido cutâneo, sugerindo que o uso do mesmo é uma abordagem eficiente e segura para o rejuvenescimento do tecido cutâneo nos tipos de pele V e VI.

DISCUSSÃO

A pele sofre alterações significativas ao longo dos anos, alterações estas que causam declínios na perda da função provocando mudanças internas e externas, assim como também associações que aceleram esse processo de envelhecimento por fatores como: fumo, estresse e radiação solar, que comprometem áreas do corpo do ponto de vista, molecular, bioquímico e biológico (CEPEDA et al, 2012).

Para Tagliolato (2015) a flacidez do tecido cutâneo é uma alteração estética que é determinada pela deficiência na síntese de elastina e colágeno em indivíduos com idade acima dos 35 anos, essa ausência de tônus no tecido cutâneo pode ser gerada por maus hábitos, ou fatores hormonais, genéticos e do meio ambiente que propiciam a evolução do estado inestética que repercute na autoestima do indivíduo

Para Cavaleri et al (2017), há uns elementos que favorecem a desenvolvimento de gordura circunscrita, tais como: postura inadequada, superabundância de peso a ausência de exercício físico.

Para Lacrimanti, Vasconcelos e Peres (2014) a dependência e manutenção para essa perda é a atividade física continuada, sendo mantida e acompanhada por uma nutrição de aporte para que esse fenômeno metabólico possa ocorrer, e a síntese proteica faça esse equilíbrio. As fibras de colágeno da derme não perdem sua elasticidade, ajudam no declínio gradual da perda de gordura, favorecendo o não aparecimento da flacidez da pele.

Abordagens terapêuticas pela estimulação elétrica se destacam entre as terapias que envolvem a flacidez e com elas a radiofrequência que é utilizada por uma gama maior de profissionais e em se tratando de envelhecimento, podemos afirmar que o envelhecimento é fator estimulante pela busca de tratamentos estéticos. (CEPEDA e col., 2012).

Diante de um estudo Silva (2017) identifica os efeitos da radiofrequência na flacidez corporal, propiciando a transformação pelo processo reparativo que ocorrem pela remodelagem das camadas da pele, mesmo sendo está, uma estrutura complexa e de diferentes funções.

Para Kede e Sabatovich (2015) sua conexão apresenta variações consideráveis que podem ser abordadas na aplicabilidade de tratamentos que tem como proposito a redução da flacidez corporal, pela aplicação de calor ou lesão térmica na pele que resulta em retração do tecido conjuntivo e naturalmente desnaturação do colágeno.

Segundo Soares e Barbosa (2017), as ondas eletromagnéticas emitidas pela radiofrequência, provocam oscilação nas moléculas de água, e transformam energias eletromagnéticas em energia térmica e atuam em camadas profundas da pele ativando as camadas de colágeno, onde o calor gerado aumenta também a circulação, drena fluídos, quebrando o tecido adipose e fibroses presentes em alguns tecidos.

Radiofrequência é uma opção de tratamento que pelo calor dá início a um processo inflamatório com proliferação de fibroblastos, neocolagênese, e lipólise por ruptura da membrana dos adipócitos na hipoderme, propiciando retração da pele e melhora da flacidez (MAIO, 2017).

Conforme Silva e col. (2017), o calor produzido pelas ondas de radiofrequência, eleva a temperatura da derme por uma resistência natural dos tecidos, provocando a movimentação acelerada das moléculas de água, deixando essa temperatura a 55º C, obtendo um dano térmico controlado e livre de provocar queimaduras, promovendo vasodilatação e hiperemia, favorecendo e estimulando a neocolagênese, desintegração das células adiposas e cursa para a apoptose do tecido adiposo.

Ele pretende atingir a camada subcutânea, que é a camada mais profunda da pele, ou seja, a energia da radiofrequência penetra em nível celular em epiderme, derme e tecido subcutâneo e alcança inclusive as células musculares (CAVALERI Et al, 2017).

De acordo com Pinheiro Et al. (2015), enquanto que a carboxiterapia necessita da danificação do tecido cutâneo para gerar o estimulo do desenvolvimento de reparação, em contrapartida a radiofrequência já dá seguimento ao transcurso de reparação do tecido.

Soares e Barbosa (2017), em sua pesquisa colheram resultados com o uso da radiofrequência sem a adição de exercício físico e acompanhamento nutricional, onde houve demonstração que a abordagem é segura e benéfica, sendo não invasiva e sem dor, eficiente no combate de tecido adiposo localizado e perda de elasticidade do tecido cutâneo na região do abdômen, sendo menos arriscada que as abordagens invasivas e cirúrgica, sendo possível seu uso em todos os tipos de pele. O resultado central além do contorno corporal desarmônico gerado pelo tecido adiposo local, há a melhoria do colágeno, consequentemente, corroborando para a elasticidade da pele e diminuição de medidas.

Dahan Rousseaux e Cartier (2013) relataram que, repercussões benéficas no tecido cutâneo foram vistas a partir da primeira semana posterior a intervenção, acrescentando que houveram melhora significativa no brilho, suavidade e redução de modificações da pigmentação. E após quatro a sei semanas da abordagem, houveram melhoria expressiva da textura, diminuição de rugas e flacidez do tecido cutâneo. Esse tratamento vem sendo considerado um grande avanço na área da estética. (CAVALERI et al 2017).

Sadick e Harth (2016) relataram que houve melhoria mais expressiva surgiu primeiramente posterior as 4 semanas de utilização e elevou-se de forma gradual sua ação, significativa estatisticamente em 8 e 12 semanas. Na visão dos autores, essa melhoria tem dependência da dosagem e em parte à fisiologia do colágeno a intermédio de aquecimento para reestruturação.

Para Dahan, Rousseaux e Cartier (2013), em seu estudo apesar de ter havido melhoria posterior a primeira e a segunda intervenção, recomenda-se uma terceira intervenção para que se haja melhoria da satisfação e se verifique uma melhora em um longo período de tempo.

Em seu estudo Kaplan e Kaplan (2016)a maior parte dos participantes relataram que a abordagem supriu às suas expectativas por completo ou em qualquer outra dimensão. Relatou-se uma maior satisfação com a intervenção após um mês posterior a intervenção. Conforme os dados 79% dos participantes obtiveram satisfação com as repercussões da intervenção e o indicariam aos seus conhecidos. O escore estético global foi utilizado para a avaliação da melhoria. Os participantes dispuseram de uma melhoria no aspecto do tecido cutâneo. Dentre todos, 43% obtiveram uma melhoria excelente ou muito boa.

Apesar de sua popularidade, segurança geral e alta tolerância desses aparelhos nas mãos mais experientes, a possibilidade de complicações não pode ser descartada. Resultados adversos podem ser atribuídos a muitos fatores, pela mão não habilidosa e dos pacientes, especialmente quando não seguem os cuidados pós tratamento necessários (Tosti, Beer e Padova, 2015).

Outro fator, é a dosagem, para Carvalho et al (2011), em estudos científicos demonstram-se que a dosagem da radiofrequência é auxiliar o trabalho em aspecto clínico dos fisioterapeutas, favorecendo um aumento da segurança na saúde do paciente e melhora na eficiência da resposta no tratamento.

Para Kede e Sabatovich (2015), esse tipo de aquecimento terapêutico se tornou popular, pois a energia de alta frequência pode penetrar de forma profunda nos tecidos, e mostra vantagens positivas quando comparada a outros métodos de aquecimento superficial para melhora da flacidez e contorno corporal. No final de um tratamento com alta frequência, observa-se que a mudança no tecido em profundidade controladas de 57 a 61º C é, a retração do colágeno pela perfeita combinação do tempo e temperatura, que é permitida essa combinação para privilegiar a proteção máxima da epiderme.

De acordo com o que Tagliolatto (2015) afirma, o uso da radiofrequência está em franca ascensão, e vem se aprimorando a técnica e as associações com outros métodos de massagem e outras tecnologias, potencializando resultados em tratamentos da flacidez e melhora do contorno corporal. A prática e uso da radiofrequência se apresenta eficaz em paciente bem avaliados, onde a flacidez deve se apresentar de leve a moderada para um bom resultado, onde essa modalidade terapêutica apresenta segurança, sem efeitos colaterais, e que se trata de um recurso terapêutico seguro e eficaz.

A radiofrequência permite minimizar os sinais de envelhecimento do rosto, do pescoço ou de qualquer outra parte do corpo. E, também melhora a gordura localizada e celulite. É uma terapia segura e que pode ser feito em todos os tipos de pele (fototipos cutâneos) (CAVALERI et al 2017).

CONCLUSÃO

Em suma, a radiofrequência apresentou-se como uma abordagem não invasiva eficaz e segura para o tratamento da flacidez corporal, assim como, no tratamento de linhas de expressão, cicatrizes, celulites e diminuição da circunferência corpórea. Contudo, ressalta-se que os resultados podem sofrer variações conforme a idade e tipo de pele.

A pesquisa poderá contribuir para um melhor entendimento da efetividade da abordagem com o uso da radiofrequência na flacidez corporal. Contudo, faz-se necessário mais pesquisas a respeito do assunto com um público alvo maior, mais diversificado e uma análise da intervenção a longo prazo.

REFERÊNCIAS

BELENKY, I. et al. Exploring channeling optimized radiofrequency energy: a review of radiofrequency history and applications in esthetic fields. Advances in therapy, v. 29, n. 3, p. 249-266, fev. 2012.

BLOOM, B. S., EMER, J., & GOLDBERG, D. J. (2012). Assessment of safety and efficacy of a bipolar fractionated radiofrequency device in the treatment of photodamaged skin. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 14(5), 208–211. Doi: 10.3109/14764172.2012.724534.

CARVALHO, G. F; SILVA, R.M.V; MESQUITA FILHO, J.J.T; MEYER, P.F; RONZIO, O.A; MEDEIROS, J.O; NÓBREGA, O.M. Avaliação dos efeitos da radiofrequência no tecido conjuntivo. Moreira Jr Editora | RBM Revista Brasileira de Medicina. Abril de 2011.

CAVALERI, T. et al. Benefícios da radiofrequência na estética. Revista eletrônica gestão em foco UNISEPE, Paraná, v.9, p. 211-239, 2017.

CEPEDA, A.M.C; ERZINGER, G.F.D. Efeitos da Radiofrequência na Gordura Abdominal. Revista Inspirar. Movimento & saúde. Volume 4. Número 1. Jan/fev. De 2012.

CLEMENTONI, MT; MUNAVALLI. Fractional high intensity focused radiofrequency in the treatment of mild to Moderate laxity of the lower face and neck: A pilot study. Lasers Surg Med. 2016 Jul;48(5):461-70. Doi: 10.1002/lsm.22499. Epub 2016 Mar 4. PMID: 26941115. DOI: 10.1002/lsm.22499

COSTA, A. Tratado Internacional de Cosmecêuticos, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

DAHAN, S ; ROUSSEAUX ,I;   CARTIER, H. Radiofrequência multifuncional para resurfacing fracionado da pele – redução significativa de rugas.  . Abril de 2013; 15 (2): 91-7. PMID: 23464734. DOI: 10.3109 / 14764172.2012.748205.

GOLD, A. H., POZNER, J., & WEISS, R. (2016). A Fractional Bipolar Radiofrequency Device Combined with a Bipolar Radiofrequency and Infrared Light Treatment for Improvement in Facial Wrinkles and Overall Skin Tone and Texture. Aesthetic Surgery Journal, 36(9), 1058–1067. Doi: 10.1093/asj/sjw086. 

KAPLAN, H., & KAPLAN, L. (2016). Combination of microneedle radiofrequency (RF), fractional RF skin resurfacing and multi-source non-ablative skin tightening for minimal-downtime, full-face skin rejuvenation. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 18(8), 438–441. Doi: 10.1080/14764172.2016.1228981 

KEDE, M.P.V; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 3ª edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2015.

LACRIMANTI, L. M.; VASCONCELOS, M. G..; PEREZ, E. Curso didático de estética: volume 2. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Yends, 2014;

MAIO, M. Tratado de Medicina Estética. 2ª edição. São Paulo, SP. Roca, 2017.

MAN, J., & GOLDBERG, D. J. (2012). Safety and efficacy of fractional bipolar radiofrequency treatment in Fitzpatrick skin types V–VI. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 87(6), 179–183. Doi: 10.3109/14764172.2012.699682.

MONARETTI, G. L., COSTA, M. C. F., ROCHA, L. B., CINTRA, M. M. M., DA CUNHA, M. T. R., PINHEIRO, N. M., … MENDONÇA, A. C. (2021). Effect of capacitive radiofrequency on the dermis of the abdominal region. Lasers in Medical Science. Doi: 10.1007/s10103-021-03311-3.

OLIVEIRA, B; JACINTA, E; MARTINS, T. Comparação entre a corrente russa e a FES no fortalecimento de mulheres sedentárias. 2015. 61 f. Monografia – Curso de Fisioterapia, Centro Universitário católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, T. C. F. DE, ROCHA, S. DE F. S., RAMOS, D. G., RAMOS, C. G., CARVALHO, M. V. DOS A., & RAMOS, M. G. (2017). Effects of Multipolar Radiofrequency and Pulsed Electromagnetic Field Treatment for Face and Neck Rejuvenation. Dermatology Research and Practice, 2017, 1–5. Doi: 10.1155/2017/4146391.

PINHEIRO, N. M., CREMA, V. O., MILLAN, B. M., CARVALHO, F. A., & MENDONÇA, A. C. (2015). Comparison of the effects of carboxytherapy and radiofrequency on skin rejuvenation. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 17(3), 156–161. Doi: 10.3109/14764172.2014.1003238.

ROUSSEAUX, I; ROBSON, S. Contorno do corpo e endurecimento da pele usando um método exclusivo de fornecimento de energia por radiofrequência inovadora, J Clin Aesthet Dermatol. Abril de 2017; 10 (4): 24-29. PMID: 28458771. PMCID: PMC5404777.

SADICK, N. S., & HARTH, Y. (2016). A 12-week clinical and instrumental study evaluating the efficacy of a multisource radiofrequency home-use device for wrinkle reduction and improvement in skin tone, skin elasticity, and dermal collagen content. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 18(8), 422–427. Doi: 10.1080/14764172.2016.120241.

SHEMER, A; LEVY, H;SADICK NS;  HARTH, Y;  DORIZAS, AS. Redução de rugas baseada em casa usando um novo dispositivo portátil de radiofrequência controlado por fase de múltiplas fontes. J Drugs Dermatol.novembro de 2014; 13 (11): 1342-7. PMID: 25607700. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25607700/

SILVA, G.A; COSTA, L.L; CARON, C.V; APLICAÇÃO DA RADIOFREQUÊNCIA NA ADIPOSIDADE LOCALIZADA NO ABDÔMEN RIUNI. UNISUL. 2017

SOARES, BS; BARBOSA, CRS. A eficácia da radiofrequência na gordura localizada e flacidez de pele na região abdominal: estudo de caso. Revista congrega- mostra de trabalhos conclusão de curso, 2017.

TAGLIOLATTO, SANDRA. Radiofrequência: método não invasivo para tratamento da flacidez cutânea e contorno corporal. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 7, núm. 4, 2015, pp. 332-338.

TANAKA, Y. Skin Tightening Following Multisource, Phase-controlled Radiofrequency Treatments with Novel Unique Concentric Electrodes in Asian Patients. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, v. 12, n. 12, p. E58, 2019.

TOSTI, A. BEER, K. PADOVA, M. P Conduta nas complicações de procedimentos estéticos. SãoDiLivros. 2015.

VOESE, F.; KLEINPAUL, W.; PETRY, A. Esthetic plastic surgery: Experiencies concerning corporal (re)constructions and implications for nursin. Northeast Network Nursing Journal, Fortaleza, v.16, n.2, p.185-193, Mar/Abr. 2015.