REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202412120753
Ramana Flávia dos Santos Barros
Montesquieu da Silva Vieira
RESUMO
Este artigo mostra as atividades e intervenções realizadas pelos adolescentes do NUCA Picuí nas ações de 2021 e 2023, conforme as diretrizes do Selo UNICEF e as necessidades locais. Os adolescentes devem e podem discutir vários temas e, além de evoluírem dentro das temáticas, podem e devem ajudar a população e o mundo. Destacando a capacidade dos jovens de discutir, planejar e intervir em temas que afetam seu município e além, evidenciando a importância da participação juvenil na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A visibilidade alcançada pelos adolescentes em fóruns, encontros regionais e nacionais trazem a importância da participação e protagonismo dos adolescentes feita de forma justa e com qualidade.
Palavras-chave: NUCA, adolescentes, participação, UNICEF.
ABSTRACT
This article shows the activities and interventions carried out by NUCA Picuí teenagers in the 2021 and 2023 actions, according to the UNICEF Seal guidelines and local needs. Teenagers should and can discuss various topics and, in addition to evolving within the themes, they can and should help the population and the world. Highlighting the ability of young people to discuss, plan and intervene in issues that affect their municipality and beyond, highlighting the importance of youth participation in building a fairer and more equitable society. The visibility achieved by teenagers in forums, regional and national meetings highlights the importance of teenagers’ participation and protagonism in a fair and quality manner.
Keywords: NUCA, adolescents, participation, UNICEF.
1. INTRODUÇÃO
A reflexão sobre a perspectiva de futuro para as próximas gerações e para as atuais vem sendo evidenciada com urgência, no atual contexto onde as transformações estão sempre acontecendo, a participação dos jovens tem se tornado essencial, para que se possa evoluir com qualidade, equidade e participação.
A temática deste estudo gira em torno das ações desenvolvidas pelos adolescentes que compõem o NUCA (Núcleo de Participação e Cidadania de Picuí) evidenciando o forte protagonismo destes adolescentes e a importância da construção de atividades com base no território e em temáticas que ajudam a formar uma sociedade mais justa e minimamente igualitária. O respeito pelos direitos humanos é um dos pilares essenciais para que se possa construir uma sociedade coesa e harmoniosa.
O presente trabalho trata-se de um relato de experiencia sobre as atividades e experiências no NUCA (Núcleo de Participação e Cidadania de Adolescentes de Picuí) com foco nas ações desenvolvidas pelo núcleo, temáticas trabalhadas e na sua importância e impactos para o território, e se propõe a registrar e avaliar a história do NUCA -Picuí no período 2021-2023.
2. protagonismo juvenil- Papel e importância
O protagonismo juvenil tem sido uma ferramenta essencial para autonomia dos adolescentes e a possibilidade de intervenção no território. O adolescente protagonista procura solucionar problemas, transformar o seu território, contribuir de forma expressiva para comunidade, tendo autonomia.
Para Costa (2000, p. 126),
“…o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política em que estão inseridos […] Assim, o protagonismo juvenil, tanto quanto um direito, é um dever dos adolescentes”.
A pessoa, e só ela, é capaz de conhecer, de atuar transformadoramente, de ser livre, de amar, de criar, de solidarizar-se, de sonhar, de projetar, de construir sentido, de auto- e co-realizar-se. A pessoa é uma realidade em processo, imersa, ao mesmo tempo, no cotidiano e na história. (FREIRE, 1996).
Segundo Ferreti, Zibas e Tartuce (2004) o conceito do termo “Protagonismo” debatido por teóricos e em documentos internacionais, fazem referência direta aos jovens. O conceito de protagonismo possui uma variedade de interpretações e polissemias, como “participação”, “cidadania”, “autonomia”, “identidade”, “solidariedade”, “responsabilidade social”, “ação social” estas são citadas por muitos autores como sinônimos.
Em Costa (2001a) identifica-se o Protagonismo Juvenil como uma pedagogia democrática e ativa, pautada como metodologia de cooperação e fundamentalmente da ação, que estimula a participação cidadã a partir da realidade dos jovens. “Protagonismo juvenil permite ao jovem participar de situações reais na escola, comunidade e vida social, atuando como parte da solução e não do problema” (COSTA, 2001a, p. 09).
De acordo com Novaes (2005), os jovens da contemporaneidade têm vivido momentos históricos e sociais em que as tensões e conflitos entre o local e o global apresentam diferentes formas entre o viver o presente e construir o futuro, caracterizado por antigos e emergentes desafios que perpassam as discussões ambientalistas.
Para o Unicef, a participação cidadã dos adolescentes contribui para o entendimento do seu papel na sociedade, para a construção do seu projeto de vida, para o seu desenvolvimento e o da comunidade onde vivem.
2.1 NUCA- NÚCLEO DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA DE ADOLESCENTES
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) é um grupo formado por meninas, menines e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades que participam do Selo UNICEF. A criação de um NUCA faz parte do pacote de atividades que as gestões municipais se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa. Com o NUCA, um dos objetivos é estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes a suas vidas. Ao mesmo tempo em que assegura esse direito, o núcleo de cidadania também pode ser um instrumento para a compreensão e reivindicação de outros direitos. (SELO, UNICEF, 2023)
Para que o NUCA inicie suas atividades é necessário 08 meninas e 08 meninos em sua composição. O ingresso no núcleo é realizado de forma espontânea, sendo a única exigência ser adolescente, após o ingresso é necessário realizar a inscrição na plataforma que o selo disponibiliza, U-report, que é um robô que realiza a inscrição via WhatsApp. Após o adolescente enviar a seguinte mensagem:NUCA21, o robô que tem por nome IURE identifica e realiza a inscrição mediante as informações cedidas pelo adolescente de forma inteiramente voluntária.
Para os adolescentes que ingressam no NUCA a participação precisa ser efetiva, desde o planejamento das atividades através do PPCA- Plano de participação e Cidadania (anexo A), que os adolescentes constroem junto com a mobilizadora e segue as temáticas estabelecidas pelo selo que norteiam quais os temas das ações e atividades podem ser realizados. Nesta edição do selo, foram quatro temáticas estabelecidas: Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero, Prevenção da gravidez na adolescência e a promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva, Enfrentamento ao racismo e outras violências, promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes. (Guia do mobilizador UNICEF -edição 2021-2024)
O núcleo desenvolve as ações do plano de participação ao longo da edição, sendo necessário estabelecer diálogos com os espaços de realização das ações, planejamento, formação para que o repasse de informações possa acontecer de forma correta e coerente. O território e o público da execução da atividade também são muito importantes, sendo necessário planejar de acordo com esses pontos.
2.2 NUCA PICUÍ -2021 A 2023- FUNCIONAMENTO E ATIVIDADES
Os adolescentes do NUCA do município de Picuí estudam na rede pública, municipal, estadual e federal de ensino. Atualmente o NUCA Picuí conta com 27 meninas e 11 meninos de várias classes sociais e de diversos bairros do município de Picuí. Iniciou suas atividades de forma presencial no ano de 2022 e desde esse período que desenvolve suas atividades de forma frequente nas segundas-feiras, no turno da noite no auditório municipal. O grupo trabalha as temáticas estabelecidas pelo selo UNICEF e executa as ações de acordo com o plano de participação ou da necessidade do território.
2.3 TEMÁTICAS TRABALHADAS COM OS ADOLESCENTES, DE ACORDO COM A EDIÇÃO DO SELO UNICEF 2021 A 2024 NO MUNICÍPIO DE PICUÍ
2.1 Temática 1- – Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero
Essa é a primeira temática, desenvolvida amplamente através de ações e atividades. Sendo importante para o desenvolvimento pessoal e social, educacional, saúde e bem estar trazendo justiça e direitos humanos, redução de violências, inclusão e diversidade e etc.
O empoderamento, do inglês empowerment, é uma variável que surgiu nos campos da Filosofia, por volta do início dos anos 80, disseminando-se para as áreas de psicologia, sociologia, serviço social e administração. Na administração, foi considerado por muitos anos, apenas como um modismo passageiro. Porém, o conceito adentrou no universo das empresas, onde tem significado e objetivo de valorizar as pessoas e equipes de trabalho, concedendo-lhes autonomia, poder, para poderem se responsabilizar e tomar decisões sem precisar percorrer uma grande hierarquia organizacional (CHIAVENATO, 2014).
Essa temática foi abordada de diferentes formas, através das redes sociais com sendo ferramenta extremamente importante, pois alcançava muitas pessoas e tornou-se um mecanismo de repasse de informações e um espaço para falar e construir sobre a sobre a temática. Nas ações e práticas o NUCA explorou de forma ampla esse tema, trazendo profissionais para o diálogo e levando esse debate para vários locais e de diversas formas. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa com a seguinte proposta “Empoderamento feminino: a mulher e o lugar de fala”, onde trouxemos a psicóloga da rede municipal de ensino, Aldiene Vitória. Essa atividade realizada no dia 07 de março de 2022 está na figura 01.
Figura 01: Roda de conversa: Empoderamento feminino: a mulher e o lugar de fala.
Fonte: NUCA Picuí (2022)
O núcleo também realizou a entrega da premiação da redação de Empoderamento feminino na Escola Municipal Tertuliano da Costa na zona rural de Picuí no dia 29/09/2023. A entrega da premiação foi mediante a ação realizada anteriormente na escola por meio de palestra realizada pelos adolescentes, para que os alunos pudessem pautar o tema, incentivando cada vez mais essa temática por todos os gêneros. Figura 02.
Figura 02: Entrega da premiação da redação sobre Empoderamento feminino.
Fonte: NUCA Picuí 2023.
2.2 Temática 2- Prevenção da gravidez na adolescência e a promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva
Essa temática aborda questões fundamentais para o bem estar humano e o desenvolvimento dos jovens e aborda temas cruciais nesta fase da vida.
A adolescência tem características próprias, marcada da infância para a vida adulta. A gravidez nesta fase tem trazido preocupação para a saúde pública, é vista como um grau elevado de risco para a mãe e para o feto no desenvolvimento, às 16 consequências de uma gestação na adolescência se refletem em dados epidemiológicos de morbidade/mortalidade da mãe e do bebê. Dados epidemiológicos mostram que a taxa de mortalidade infantil é maior em jovens gestantes. (BRASIL,2012)
E dentro deste contexto o NUCA Picuí abordou a temática, através das redes sociais, palestras com profissionais aptos e capacitados para dialogar sobre um tema tão amplo e importante. Contamos com a realização de uma Roda de conversa com os adolescentes do NUCA sobre mudanças e alterações no corpo dos adolescentes e métodos contraceptivos de prevenção à gravidez na adolescência, realizado pelas enfermeiras Karoline Michelly e Sabrina Dantas com o tema “Mudanças e alterações no corpo do adolescente e métodos contraceptivos de prevenção a gravidez na adolescência”. Figura 03.
Figura 03 Palestra – Prevenção a gravidez na Adolescência.
Fonte: NUCA Picuí (2023)
2.3 Temática 3- Enfrentamento ao racismo e outras violências
Nesta temática, a primeira ação realizada foi a participação de um adolescente do NUCA no primeiro Workshop de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes no atual cenário brasileiro. Esse é um tema bastante extensivo e discutido pelo NUCA. Uma das campanhas, conhecida como maio laranja contou várias ações. Dentre elas estão uma palestra com a advogada Dandara Macedo com o tema: Estupro virtual – Prevenção e proteção. A mesma dialogou com o NUCA sobre como se prevenir é o que a atual legislação fala sobre isso. Figura 8. A campanha maio laranja, “Faça bonito” ou 18 de maio é a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças.
Figura 04: Palestra com a advogada Dandara Macedo.
Fonte: NUCA Picuí (2023)
Posteriormente as inúmeras ações do NUCA por todo o ano, mostrando o protagonismo e a prevenção as violações e ressaltando os direitos de crianças e adolescentes, uma integrante do NUCA Picuí e da Rede Reimaginando Futuros do Unicef, representou Picuí e a Paraíba no dia 4 de agosto de 2023 na conferência “O fim do trabalho infantil como imperativo da democracia e da justiça social”, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. A conferência se deu através da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COORDINFÂNCIA), e pelo Ministério Público do Trabalho e contou com o discurso da adolescente do NUCA Picuí, neste evento também esteve presente o Nobel da paz Kailash Satyarthi, responsável por salvar 80 mil crianças do trabalho infantil. Figura 05.
Figura 05: conferência “O fim do trabalho infantil como imperativo da democracia e da justiça social”, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.
Fonte: UNICEF Brasil (2023)
2.4 Temática 4- Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes
Essa temática é de grande importância para os adolescentes do nosso território, tendo em vista os vários problemas que já vivenciados e que se tem agravado ao longo dos anos. Esse tema foi trabalhado através das redes sociais do NUCA( @nucapicui) com vários posts, entre eles estão: Dia mundial da água, mudanças climáticas são reais, dia da árvore, publicação de vídeo ensinando a construir brinquedos recicláveis, combate a arboviroses, mais de quatro vídeos sobre reflorestamento, pov (Vídeo de curta exibição) sobre desertificação, vídeo sobre o Rio Picuí e suas mudanças, julho sem plástico, todas as ações do #Entre no clima, temática estabelecida pelo Selo UNICEF para focar nas ações voltadas para o meio ambiente.
No dia 16/09/2023 o NUCA Picuí realizou uma trilha para conhecer o Geossítio Cânions dos Apertados formado pela passagem do Rio Picuí. O Cânion dos Apertados é uma formação natural localizada no município de Currais Novos – RN – Brasil. A trilha foi guiada pelos Mochileiros da caatinga que apresentou o território e trouxe todo contexto histórico e cultural que, apesar de ser em outro estado, se conecta com nosso município, mostrando que o meio ambiente está todo interligado. Nestas ocasiões também foram realizados piqueniques, sempre voltado para alimentação saudável. Figura 06.
Figura 06: Geossítio Cânions dos Apertados.
Fonte: UNICEF Brasil (2023)
Realizando uma ação significativa para zona rural e urbana na manhã do dia 03/06/2023 o NUCA Picuí participou da entrega de 350 mudas de aroeira pimenteira, craibeira, ipê rosa e mamão formosa para toda a população do município. A ação foi realizada através da Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, e da Secretaria de Assistência Social de Picuí. Figura 07.
Figura 07: Entrega de mudas na Feira.
Fonte: NUCA Picuí (2023)
O NUCA Picuí desenvolveu uma oficina para construção de brinquedos com materiais recicláveis. Os brinquedos produzidos com recicláveis, ajudam na preservação do meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico e sensibiliza em relação ao desperdício (consequência do consumo exagerado). Esta atividade foi inicialmente construída pelos adolescentes que compõem o NUCA e em seguida foi levada para a escola de ensino primário, para que as crianças pudessem construir brinquedos. Os brinquedos são simples, fáceis e dão outra destinação para o que seria descartado, além de ajuda na cognição e desenvolvimento motor das crianças. Figura 08.
Figura 08: Construção de brinquedos.
Fonte: NUCA Picuí (2023)
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O NUCA Picuí ao longo dos anos desenvolveu as ações previstas pelo Selo UNICEF e também realizou as ações do seu Plano de Participação. Destacando o papel fundamental do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) em Picuí-PB na promoção do protagonismo juvenil, do fortalecimento de direitos e do desenvolvimento de aptidões eficazes para os jovens do município. Foi possível demonstrar como as ações do NUCA impactam diretamente a formação cidadã dos adolescentes, estimulando-os a serem agentes de transformação social em suas comunidades.
As atividades desenvolvidas pelo NUCA promovem o engajamento ativo dos jovens em campanhas sociais, debates e projetos, abordando temas cruciais para evolução e melhora da nossa sociedade. À valorização da juventude como um pilar essencial para o futuro.
REFERÊNCIAS
FERRETTI, Celso João; ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldina; TARTUCE, Gisela Lobo Baptista Pereira. Protagonismo Juvenil na Literatura Especializada e na Reforma do Ensino Médio. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.122, p. 411-423, maio/ago. 2004.
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação demográfica. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. (2012). Gravidez na Adolescência: uma questão de saúde pública. Brasília: Ministério da Saúde.
CHIAVENATO, I. (2014). Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier.
FERRETTI, C. J.; ZIBAS, D. M. L.; TARTUCE, G. L. B. P. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 122, p. 411-423, mai/ago. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000200007 Acesso em: 17 nov. 2024.
NOVAES, Regina. A juventude de hoje: (re) invenções da participação social. 2005.
UNICEF. (2021). Guia do Mobilizador: Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) 2021-2024. Disponível em: https://www.selounicef.org.br/noticias/unicef-convoca-adolescentes-para-organizacao-em-rede-e-participacao-cidada.
SIMIONI, Lilian. Biblioteca reabre para atendimentos depois do inventário anual. 2017. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco/noticias/imagens/biblioteca-reabre-para-atendimentos-depois-do-inventario-anual-foto-lilian-simioni-arquivo-uffs/@@images/image. Acesso em: 13 nov. 2024.
ANEXOS