A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE PORTUGUÊS E A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10259749


Bruno Rodrigo Brilhante Oliveira; Felipe Schmaedecke; Milton Fabrício Gomes de Oliveira; Rogério Pinto Ribeiro Filho; Patrick Nascimento da Silva; Gustavo Pinheiro Fernandes; Romário Odil da Rocha Santos; Andreia Guterres de Almeida Franciosi; Cristiane da Rosa Bittencourt; Márcio Freitas Dutra; Jean Bitencourt Mattos; Patrício Borges Pinheiro1


RESUMO  

Este artigo aborda a relação entre o ensino de português e a formação cidadã dos estudantes, destacando a importância dessa disciplina na construção de valores e habilidades essenciais para a vida em sociedade. Para isso, foram analisadas diversas  pesquisas e teorias que defendem a ideia de que o ensino de português não deve se limitar apenas ao domínio das habilidades linguísticas, mas deve estar integrado a uma  formação mais ampla, que contemple aspectos éticos, sociais e políticos. Nesse  sentido, são apresentadas algumas práticas pedagógicas que podem contribuir para  uma abordagem mais cidadã do ensino de português, tais como o estímulo à leitura  crítica, o debate de temas relevantes para a sociedade, a valorização da diversidade cultural e linguística, entre outras. Além disso, é destacada a importância do papel do professor de português nesse processo, como mediador do conhecimento e formador de opinião. Por fim, o artigo conclui que o ensino de português pode e deve ser uma ferramenta fundamental na formação cidadã dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais crítica, participativa e justa.  

Palavras-chave: Português. Cidadã. Sociedade.  

ABSTRACT  

This article addresses the relationship between teaching Portuguese and students’  citizenship training, highlighting the importance of this discipline in building essential  values and skills for life in society. For this, several researches and theories were  analyzed that defend the idea that the teaching of Portuguese should not be limited only  to the domain of language skills, but should be integrated into a broader education, which  includes ethical, social and political aspects. In this sense, some pedagogical practices  are presented that can contribute to a more citizen approach to teaching Portuguese,  such as encouraging critical reading, debating relevant topics for society, valuing cultural  and linguistic diversity, among others. In addition, the importance of the role of the  Portuguese teacher in this process is highlighted, as a mediator of knowledge and  opinion maker. Finally, the article concludes that the teaching of Portuguese can and  should be a fundamental tool in the citizenship education of students, contributing to the  construction of a more critical, participatory and fair society.  

Keywords: Portuguese. Citizen. Society. 

1 INTRODUÇÃO 

O ensino de português é uma das disciplinas fundamentais na formação  educacional dos estudantes. Porém, muitas vezes, o seu objetivo é limitado apenas ao  desenvolvimento das habilidades linguísticas, deixando de lado uma abordagem mais  ampla e abrangente que contribua para a formação cidadã dos alunos.  

A formação cidadã pode ser definida como o processo de educação que visa a  formação de indivíduos críticos, conscientes de seus direitos e deveres e  comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Nesse  sentido, o ensino de português pode e deve ser uma ferramenta fundamental nesse  processo, pois permite aos estudantes a reflexão sobre a linguagem e a compreensão  de seu papel na sociedade.  

A relação entre o ensino de português e a formação cidadã dos estudantes é um  tema relevante e atual, especialmente diante dos desafios que a sociedade enfrenta  atualmente, como a polarização política, a desinformação e a falta de senso crítico.  Portanto, é importante refletir sobre como o ensino de português pode contribuir para a  formação de uma sociedade mais justa e democrática.  

Nesse contexto, este artigo tem como objetivo discutir a relação entre o ensino  de português e a formação cidadã dos estudantes, destacando a importância dessa  disciplina na construção de valores e habilidades essenciais para a vida em sociedade.  Para isso, serão apresentadas algumas práticas pedagógicas que podem contribuir  para uma abordagem mais cidadã do ensino de português, bem como o papel do  professor nesse processo.  

Ao final deste artigo, espera-se que os leitores tenham compreendido a  importância do ensino de português para a formação cidadã dos estudantes, bem como  suas possíveis contribuições para a construção de uma sociedade mais crítica,  participativa e justa. Com isso, os leitores poderão refletir sobre a importância de uma  abordagem cidadã no ensino de português e como isso pode contribuir para a formação  de indivíduos mais conscientes e comprometidos com a sociedade.

2. DESENVOLVIMENTO  

A formação cidadã é um processo de educação que visa formar indivíduos  conscientes de seus direitos e deveres, críticos e comprometidos com a construção de  uma sociedade mais justa e democrática. Para que isso seja possível, é fundamental  que os estudantes desenvolvam habilidades como o senso crítico, a argumentação, a  compreensão e a reflexão sobre a linguagem.  

Nesse sentido, o ensino de português pode e deve ser uma ferramenta essencial  na formação cidadã dos estudantes. O uso correto da linguagem, a interpretação de  textos e a compreensão das diferentes formas de expressão são fundamentais para  que os alunos sejam capazes de se comunicar adequadamente em diferentes contextos  sociais, além de serem habilidades importantes para o exercício da cidadania.  

Para que o ensino de português contribua efetivamente para a formação cidadã  dos estudantes, é importante que sejam utilizadas práticas pedagógicas que permitam  a reflexão e a compreensão da linguagem em seu contexto social. Por exemplo, a  análise crítica de textos jornalísticos pode ser uma prática que permita aos alunos  compreender a relação entre a linguagem e a construção da opinião pública, além de  desenvolverem habilidades de argumentação. Outra prática pedagógica que pode ser  utilizada é a produção de textos em que os alunos possam expressar suas opiniões  sobre temas sociais relevantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades de  reflexão crítica e argumentação. Além disso, a utilização de literatura e poesia também  pode contribuir para a formação cidadã, permitindo aos alunos a compreensão de  diferentes realidades sociais e o desenvolvimento de habilidades de empatia.  

O papel do professor é fundamental nesse processo, pois é ele quem deve  conduzir as atividades pedagógicas de forma a permitir aos alunos a compreensão da  linguagem em seu contexto social. Para isso, é importante que o professor esteja  capacitado para utilizar diferentes metodologias pedagógicas e para compreender a  importância da formação cidadã na educação dos estudantes. 

2.1 A relação entre o ensino de português e a formação cidadã dos estudantes  

Durante a história da educação brasileira, o ensino de português sempre esteve  ligado à formação cidadã dos estudantes. No entanto, é importante destacar que a  compreensão do papel do ensino da língua materna na formação cidadã passou por  mudanças significativas ao longo do tempo. No período colonial, por exemplo, o ensino  de português era utilizado como uma ferramenta de dominação cultural e religiosa, com  o objetivo de catequizar os indígenas e africanos escravizados. Já no período imperial,  o ensino de português foi utilizado como uma forma de afirmação da identidade nacional  e da difusão dos valores republicanos. Com a redemocratização do país na década de  1980, o ensino de português passou a ser entendido como uma ferramenta fundamental  para a formação de cidadãos críticos e participativos. Nesse contexto, a língua  portuguesa passou a ser vista não apenas como uma ferramenta de comunicação, mas  também como um meio de expressão e de construção de identidades culturais.  (BORTONI-RICARDO,2004)  

Atualmente, o ensino de português ainda é uma disciplina fundamental na  formação cidadã dos estudantes, mas seu objetivo é mais amplo do que simplesmente  desenvolver as habilidades linguísticas. É fundamental que os estudantes desenvolvam  habilidades como o senso crítico, a argumentação, a compreensão e a reflexão sobre  a linguagem, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e  democrática. (GADOTTI,1997)  

O ensino de língua portuguesa é um espaço privilegiado para a formação da  cidadania, pois a língua é o instrumento de comunicação mais utilizado nas interações  sociais e, assim, aprimorar a capacidade de usá-la adequadamente significa contribuir  para a construção da identidade do sujeito como cidadão crítico, consciente e  participativo na sociedade em que vive. (ANTUNES,2003)  

Outrossim, cabe destacar que o ensino do idioma português não se limita à  simples aquisição de habilidades linguísticas, mas sim, tem um papel crucial na  formação de identidades culturais e na reflexão acerca da linguagem e de seus usos  sociais. Consequentemente, a disciplina de língua portuguesa oferece uma oportunidade única para o aprimoramento de habilidades relevantes para a formação  de cidadãos conscientes, tais como a capacidade de argumentação, a reflexão crítica  e a compreensão de diferentes perspectivas e pontos de vista. (GHILARDI,1998)  

Ainda nesse sentido, é importante destacar que a disciplina de língua portuguesa  é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de habilidades importantes para a  formação cidadã, como a capacidade de argumentação, a reflexão crítica e a  compreensão de diferentes perspectivas e pontos de vista. Além disso, o ensino de  português vai além da aquisição de habilidades linguísticas, contribuindo para a  formação de identidades culturais e para a reflexão sobre a linguagem e seus usos  sociais. (GADOTTI, 1997)  

A disciplina de português desempenha um papel fundamental na formação dos  valores e habilidades essenciais para a vida em sociedade. Além de ser responsável  pela aprendizagem da língua materna, ela oferece um espaço para a reflexão crítica  sobre a linguagem e seus usos sociais. Por meio do estudo da gramática, literatura,  redação e leitura, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades  importantes para a formação cidadã, como a capacidade de argumentação, a análise  crítica, a compreensão de diferentes perspectivas e pontos de vista, além da empatia e  respeito à diversidade. (CEREJA,2016)  

No contexto atual, em que a comunicação se tornou cada vez mais importante,  a disciplina de português assume uma posição de destaque na formação dos  indivíduos. Aprender a se expressar com clareza, coerência e coesão é essencial para  a participação ativa na vida em sociedade, seja no âmbito pessoal ou profissional. Além  disso, a literatura oferece um espaço para a reflexão sobre a condição humana, o que  contribui para a formação de valores, como a ética, a solidariedade e a justiça.  (GONÇALVES,1994)  

Ademais, a disciplina de português oferece uma oportunidade única para o  desenvolvimento de habilidades de leitura crítica. Através da leitura de textos literários  e não literários, os estudantes aprendem a interpretar as mensagens e identificar os  argumentos utilizados pelos autores. Isso contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, habilidades fundamentais para a formação de cidadãos  conscientes e participativos. (KOCH,2003)  

Para além disso, a disciplina de português também tem um papel importante na  formação de identidades culturais. Ao estudar as diferentes formas de linguagem,  literatura e cultura, os estudantes têm a oportunidade de se reconhecer como parte de  uma comunidade, o que contribui para o desenvolvimento da autoestima e do senso de  pertencimento. Além disso, a aprendizagem de diferentes formas de linguagem  contribui para o respeito à diversidade cultural e linguística, habilidade fundamental em  um mundo cada vez mais globalizado. Ademais, a disciplina de português é  fundamental na construção de valores e habilidades essenciais para a vida em  sociedade. Aprender a se comunicar com clareza e eficácia, desenvolver habilidades  de leitura crítica, refletir sobre a condição humana e a cultura, são competências que  contribuem para a formação de cidadãos conscientes e participativos. (ZABALA,1998)  

O ensino de português é uma parte essencial da educação básica em muitos  países, incluindo o Brasil e Portugal. No entanto, é importante reconhecer que o objetivo  do ensino de português não deve se limitar apenas ao domínio das habilidades  linguísticas. O ensino de português também deve promover a compreensão crítica e a  reflexão sobre a língua e sua relação com a sociedade. Para além da gramática e da  ortografia, o ensino de português deve abordar questões relacionadas à história, cultura  e política do país em questão. Isso significa que os alunos devem aprender sobre a  história da língua portuguesa, as diferentes variedades linguísticas que existem dentro  do país e suas relações com outras línguas. (PRETI,2012)  

Outrossim, é importante que o ensino de português inclua a leitura e análise  crítica de textos literários e não literários. Isso pode ajudar os alunos a desenvolver  habilidades críticas de leitura e escrita, bem como a entender a relação entre a língua  e a sociedade em que vivem. Além disso, a análise de textos literários pode ajudar os  alunos a desenvolver empatia e compreensão por diferentes pontos de vista e  perspectivas. (SOARES,2008)  

Ainda nesse contexto, o ensino de português deve incluir a reflexão sobre  questões sociais e políticas que afetam a língua. Por exemplo, os alunos devem aprender sobre a história do racismo e da discriminação linguística no país, bem como  sobre as políticas linguísticas e educacionais que influenciam o uso da língua. Essa  reflexão crítica pode ajudar os alunos a entender o papel que a língua desempenha na  sociedade e a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados. Além disso, o  ensino de português não deve se limitar apenas ao domínio das habilidades linguísticas.  Ele deve incluir a compreensão crítica da língua e sua relação com a sociedade, a  análise crítica de textos literários e não literários e a reflexão sobre questões sociais e  políticas que afetam a língua. Com uma abordagem mais ampla e reflexiva, o ensino de  português pode ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados.  (FERREIRO,1986)  

O ensino de português é uma disciplina essencial na educação básica, mas para  que ele seja eficaz, ele precisa ser integrado a uma formação mais ampla que  contemple aspectos éticos, sociais e políticos. Isso significa que os alunos devem  aprender não apenas as habilidades linguísticas, mas também a importância de se  comunicar de forma clara e respeitosa, bem como a entender o papel da língua na  sociedade. (FILHO,2007)  

Ainda nesse sentido, uma abordagem integrada de ensino de português pode  incluir atividades que envolvam a leitura e discussão de textos literários e não literários  que abordem questões éticas, sociais e políticas. Os alunos podem ser incentivados a  refletir sobre temas como justiça social, igualdade de gênero, diversidade cultural e  meio ambiente, por meio da análise crítica de textos e debates em grupo.  (MARCUSCHI,2008)  

Outrossim, é importante que os alunos aprendam sobre a história da língua  portuguesa e as diferentes variedades linguísticas que existem dentro do país, a fim de  entender a diversidade cultural e linguística do Brasil e de outros países lusófonos. Além  disso, é fundamental que os alunos aprendam sobre a relação entre a língua portuguesa  e a política, incluindo as políticas linguísticas e educacionais que influenciam o uso da  língua. Ademais, a formação ampla que inclui aspectos éticos, sociais e políticos do  ensino de português deve ser uma abordagem contínua, que permeia todas as  disciplinas do currículo escolar. Os alunos devem ser incentivados a pensar  criticamente sobre as questões éticas e sociais em todas as áreas de estudo, e o ensino de português pode servir como um ponto de partida para essa reflexão crítica.  (GERALDI,2006)  

O papel do professor de português é fundamental na formação educacional e  social dos estudantes. Além de ensinar a língua portuguesa, o professor dessa  disciplina atua como mediador do conhecimento, auxiliando os alunos a desenvolverem  habilidades de leitura, escrita, compreensão e interpretação textual. Por meio de  atividades como a análise de textos literários e jornalísticos, debates e produção textual,  o professor de português estimula a reflexão crítica dos alunos sobre temas relevantes  da sociedade. (FURLANETTO,2007)  

Além disso, o professor de português é um formador de opinião. Por meio das  discussões em sala de aula, ele pode estimular os alunos a pensarem de forma crítica  e consciente sobre diversos assuntos, como política, sociedade e cultura. Esse papel é  essencial em uma sociedade democrática, onde é importante que as pessoas saibam  se expressar e argumentar de forma coerente e fundamentada. (DOLZ, 2004)  

Outrossim, o professor de português também tem a responsabilidade de  incentivar o hábito da leitura entre os alunos. Ao apresentar obras literárias de diferentes  épocas e gêneros, ele estimula o interesse dos alunos pela leitura, além de contribuir  para o desenvolvimento de sua capacidade de compreensão e interpretação textual.  Esse incentivo à leitura é essencial para a formação de indivíduos críticos, capazes de  compreender a complexidade do mundo em que vivemos. (FILHO,2007)  

Além disso, o professor de português pode ser um agente de transformação  social, ao trabalhar em temas transversais como cidadania, direitos humanos, meio  ambiente e saúde. Através desses temas, o professor pode estimular a reflexão crítica  e a consciência cidadã dos alunos, contribuindo para a formação de indivíduos  comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Outro  aspecto importante do papel do professor de português é a sua capacidade de utilizar  as tecnologias digitais em suas aulas. Com o advento da internet e das redes sociais,  o professor pode ampliar o alcance de suas atividades e oferecer novas possibilidades  de aprendizagem aos seus alunos. Além disso, as tecnologias digitais podem ser utilizadas para a produção e compartilhamento de conteúdos educacionais, ampliando  a acessibilidade ao conhecimento. (CORRÊA, 2018)  

O ensino de português pode e deve ser uma ferramenta fundamental na  formação cidadã dos estudantes, contribuindo para a construção de uma sociedade  mais crítica, participativa e justa. Através do ensino da língua, os alunos são capazes  de desenvolver habilidades essenciais para a vida em sociedade, tais como a  comunicação eficaz, a expressão de ideias e opiniões de forma clara e coerente, a  capacidade de argumentação e o pensamento crítico. Ademais, o ensino de português  também é fundamental para a compreensão e interpretação de textos, algo fundamental  para a participação efetiva na vida social, política e cultural. É através da leitura e da  produção de textos que os alunos têm acesso ao conhecimento, à informação e ao  debate de ideias, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e  participativa. (DIAS,2014)  

Para além disso, em última análise, é crucial ressaltar que o ensino da língua  portuguesa deve ser conduzido com base em uma abordagem pedagógica que não se  concentre apenas na gramática, mas que também leve em conta o uso efetivo da língua  em situações reais e significativas. Para alcançar esse objetivo, é essencial que os  professores encorajem os alunos a desenvolverem suas habilidades de leitura, escrita  e oralidade, promovendo atividades que incentivem a exploração da língua em seus  diversos aspectos e que despertem seu interesse e curiosidade pelo mundo ao seu  redor. Uma abordagem pedagógica centrada no uso da língua portuguesa em contextos  reais e significativos é fundamental para que os alunos possam desenvolver suas  habilidades linguísticas de forma plena e efetiva. Isso envolve não apenas a  compreensão da gramática, mas também a capacidade de usar a língua de maneira  adequada e eficaz em diversas situações da vida cotidiana. (GERALDI,2006)  

Para alcançar esses objetivos, é importante que os professores estimulem a  leitura, a escrita e a oralidade em suas aulas, através de atividades que envolvam os  alunos e os incentivem a explorar o mundo ao seu redor. Os professores devem  fornecer um ambiente propício para que os alunos possam desenvolver suas  habilidades linguísticas e, ao mesmo tempo, descobrir novas ideias e conceitos. Dessa  forma, o ensino da língua portuguesa se torna não apenas uma questão de transmitir conhecimentos gramaticais, mas sim de proporcionar aos alunos as ferramentas  necessárias para que possam se comunicar efetivamente em qualquer situação que a  vida lhes apresente. Através do incentivo à leitura, escrita e oralidade, os alunos podem  descobrir o prazer da comunicação e, assim, se tornar cidadãos mais críticos,  conscientes e participativos na sociedade. (KOCH,2003) 

3. CONCLUSÃO  

O ensino de português é fundamental para a formação cidadã dos estudantes,  pois a língua é a principal forma de comunicação e expressão na sociedade. Através  do ensino de português, os alunos são capacitados a compreender e produzir textos,  argumentar com clareza e coerência, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade,  além de adquirir conhecimentos sobre a cultura e a história da língua.  

Ao aprender a língua portuguesa, os estudantes também são preparados para  exercer a cidadania de forma plena, pois são capazes de compreender as leis, participar  de debates e discussões, expressar suas opiniões e reivindicações de forma clara e  assertiva, além de serem capazes de se comunicar de forma eficaz em diversas  situações da vida cotidiana.  

No entanto, é importante ressaltar que o ensino de português deve estar alinhado  a uma abordagem pedagógica que valorize não apenas o conhecimento gramatical,  mas também o uso da língua em contextos reais e significativos. É necessário que os  professores incentivem a leitura, a escrita e a oralidade, promovendo atividades que  despertem o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à língua.  

O ensino de português não deve se limitar apenas ao domínio das habilidades  linguísticas, mas deve estar integrado a uma formação mais ampla, que contemple  aspectos éticos, sociais e políticos. Práticas pedagógicas que contribuam para uma  abordagem mais cidadã incluem o estímulo à leitura crítica, o debate de temas  relevantes, a valorização da diversidade cultural e linguística, entre outras. O papel do  professor de português é fundamental como mediador do conhecimento e formador de  opinião. Além disso, o ensino de português pode e deve ser uma ferramenta  fundamental na formação cidadã dos estudantes, contribuindo para a construção de  uma sociedade mais crítica, participativa e justa.  

Nesse contexto, as práticas pedagógicas que contribuem para uma abordagem  mais cidadã incluem a leitura crítica, a análise de textos que apresentem temas  relevantes e polêmicos, o debate em sala de aula, a realização de trabalhos em grupo  que estimulem a participação e o respeito à diversidade, entre outras. É essencial que o professor de português atue como mediador do conhecimento, criando um ambiente  de aprendizagem que propicie a reflexão e a construção do pensamento crítico.  

Ademais, é importante destacar que a formação cidadã não deve ser restrita apenas ao ambiente escolar. A escola pode ser um espaço para desenvolver ações e projetos que incentivem os estudantes a participarem da vida em sociedade,  colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Dessa  forma, o ensino de português pode ser uma ferramenta fundamental para a formação  de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum. 

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ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


1Discente do curso de Letras-Português.
Artigo científico apresentado ao Grupo Educacional IBRA como requisito para a aprovação na disciplina de  TCC