PSICOMOTRICIDADE E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALICERCES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202506162127


Ângela Brito Cavalcante, Clarice Vieira Lima, Jucimagna Rodrigues Oliveira Santana, Marcos Antônio Coelho Ribeiro da Silva, Maria Elza Fernandes Gomes Ribeiro de Siqueira, Maristelma de Carvalho, Margarete Freitas da Silva, Marlene Maria de Araújo


RESUMO

Este estudo exploratório, de natureza descritiva e fundamentado em pesquisa bibliográfica, investiga a relação intrínseca entre psicomotricidade e ludicidade na Educação Infantil e sua contribuição essencial para o desenvolvimento global da criança e a promoção da aprendizagem significativa. A psicomotricidade é analisada como um agente fundamental na socialização e no processo de aprendizagem, destacando sua importância para a estruturação do esquema corporal e a prevenção de dificuldades na leitura e escrita. Enfatiza-se que a psicomotricidade assegura o desenvolvimento funcional e o equilíbrio afetivo-emocional da criança através da interação com o ambiente. Simultaneamente, a ludicidade é apresentada como um recurso didático poderoso, capaz de despertar a imaginação, criatividade e curiosidade, transformando a aprendizagem em um processo ativo e prazeroso. Ambos os conceitos são abordados sob a ótica psicopedagógica, uma área que reconhece a motricidade, a mente e a afetividade como elementos interligados na primeira infância. O estudo visa demonstrar como a integração da psicomotricidade e do brincar no contexto educacional são ferramentas cruciais para a superação de problemas de aprendizagem e para o desenvolvimento pleno das capacidades infantis.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Ludicidade. Educação Infantil. Psicopedagogia. Aprendizagem.

ABSTRACT

This exploratory, descriptive study, based on bibliographical research, investigates the intrinsic relationship between psychomotricity and playfulness in Early Childhood Education and their essential contribution to the child’s holistic development and the promotion of meaningful learning. Psychomotricity is analyzed as a fundamental agent in socialization and the learning process, highlighting its importance for body schema structuring and the prevention of reading and writing difficulties. It is emphasized that psychomotricity ensures functional development and emotional-affective balance in children through interaction with the environment. Concurrently, playfulness is presented as a powerful didactic resource, capable of awakening imagination, creativity, and curiosity, transforming learning into an active and enjoyable process. Both concepts are approached from a psychopedagogical perspective, an area that recognizes motricity, mind, and affectivity as interconnected elements in early childhood. The study aims to demonstrate how the integration of psychomotricity and play in the educational context are crucial tools for overcoming learning problems and for the full development of children’s capacities.

Keywords: Psychomotricity. Playfulness. Early Childhood Education. Psychopedagogy. Learning.

1-INTRODUÇÃO

A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano, e nela, o corpo e o movimento emergem como alicerces para a construção do conhecimento e da interação social. Neste contexto, a Psicomotricidade e a Ludicidade se apresentam como pilares indispensáveis na Educação Infantil, atuando como facilitadores do desenvolvimento integral da criança e agentes promotores de uma aprendizagem significativa.

A psicomotricidade, compreendida como a relação entre pensamento e ação, abrangendo também as emoções, assegura o desenvolvimento funcional e a expansão da afetividade infantil através da interação com o ambiente. Desde a vida intrauterina, o movimento é a primeira manifestação do ser humano, estruturando o corpo e exercendo influência profunda no comportamento. Como Mendonça (2004, p.20-21) aponta, “Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor infantil. É preciso estar atento para que nenhuma perturbação passe desapercebida e seja tratada a tempo, para que a capacidade futura da criança não seja afetada e prejudique a aprendizagem da leitura e da escrita”.

Paralelamente, a ludicidade, por meio da brincadeira e da diversão, fomenta o intercâmbio social e se revela um potente recurso didático. Ela tem o poder de despertar a imaginação, a criatividade e a curiosidade, tornando a criança um agente ativo e engajado em seu próprio processo de aprendizagem.

Este artigo, embasado em pesquisa bibliográfica, propõe analisar a intersecção desses dois importantes campos – psicomotricidade e ludicidade – sob a ótica da psicopedagogia. A psicopedagogia, enquanto área que estuda os desafios da aprendizagem, reconhece o valor do brinquedo, da brincadeira e dos jogos como ferramentas essenciais para o trabalho com educadores e famílias, estabelecendo uma ponte vital entre o aluno e o conhecimento.

2-PSICOMOTRICIDADE: CORPO, MOVIMENTO E APRENDIZAGEM

A psicomotricidade desempenha um papel fundamental na formação e estruturação do esquema corporal, incentivando o movimento em todas as etapas do desenvolvimento infantil. Por meio de atividades variadas, as crianças não apenas se divertem, mas também criam, interpretam e se relacionam ativamente com o mundo ao seu redor.

O movimento é a manifestação primordial da vida humana, e desde o período intrauterino, os movimentos corporais se estruturam e exercem grande influência no comportamento. Dessa forma, a psicomotricidade se configura como um instrumento valioso para a prevenção e intervenção em dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando resultados satisfatórios.

Conforme Oliveira (2000, p.34) destaca: “É pela psicomotricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, e é manipulando-os que ela redescobre o mundo: porém esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e de largar, quando ela tiver adquirido a noção de distância entre ela e o objeto que ela manipula, quando o objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada”.

A psicomotricidade, portanto, representa a conexão entre o pensamento e a ação, integrando as emoções. Seu objetivo é garantir o desenvolvimento funcional da criança, considerando suas potencialidades, e promover a expansão e o equilíbrio de sua afetividade por meio da interação com o ambiente humano.

3-A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A importância da brincadeira na educação infantil é inegável, pois por meio da ludicidade, a criança experimenta diversão e intercâmbio social. O lúdico possui o potencial de despertar a imaginação, a criatividade e a curiosidade, tornando-se um recurso didático fundamental para que a criança aprenda de modo ativo e significativo.

Este artigo, elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, tem como principal objetivo apresentar o lúdico sob a ótica da psicopedagogia. Esta área, por sua vez, estuda os problemas de aprendizagem, oferecendo soluções viáveis tanto para o educador quanto para a família do educando. A psicopedagogia considera os brinquedos, as brincadeiras e os jogos como recursos importantes no trabalho. Se eles têm esse potencial de despertar o aluno para a aprendizagem, devem ser considerados como elementos que conectam o aluno ao conhecimento.

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo buscou explorar a relevância da educação psicomotora no desenvolvimento infantil e no processo ensino-aprendizagem, bem como a contribuição da psicopedagogia nesse percurso, especialmente na Educação Infantil. A educação psicomotora, mais do que um método rígido, é um instrumental fundamental no contexto educativo, que permite questionar os desafios da educação da criança pequena de uma forma mais abrangente. Ela é indispensável para as aprendizagens escolares e, por essa razão, deve ser implementada desde a escola maternal e valorizada ao longo da primeira série do ensino fundamental.

Nesse contexto, percebemos a importância das atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças. É fundamental, contudo, reconhecer que as crianças passam por fases distintas, e cada uma delas demanda atividades apropriadas para sua faixa etária. Em diversas práticas pedagógicas, observa-se que o uso dos jogos na Educação Infantil quase sempre se baseia nos estudos sobre seu papel no desenvolvimento infantil. Talvez este fato já seja suficiente para justificar a importância da atividade lúdica na aprendizagem como recurso psicopedagógico.

É imperativo valorizar a ação da criança que brinca, transcender o visível e compreender a seriedade do fenômeno. O lúdico estimula e desenvolve a socialização, que, por sua vez, influencia diretamente o aspecto socioafetivo, daí sua relevância na sala de aula. A psicomotricidade deve ser vista com bons olhos pelos profissionais da educação, pois ela auxilia o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, reconhecendo que corpo e mente são elementos integrados em sua formação.

A psicomotricidade busca conhecer o corpo em suas relações, transformando-o em um instrumento de ação – um corpo pensado como objeto, marcado por uma mente que pensa. A evolução da psicomotricidade no ser humano ocorre de forma natural, auxiliando e capacitando o aluno para uma melhor assimilação da aprendizagem escolar. O corpo e o movimento constituem alicerces para o desenvolvimento da criança. No campo da Psicomotricidade, a relação, a vivência corporal e a linguagem simbólica são imprescindíveis. A psicomotricidade permite à criança viver e atuar plenamente em seu desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.

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