UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202408181039


Juçara Aguiar Guimarães Silva1; Mário Lúcio Costa2; Jaquelina Aparecida de Oliveira3; Elineide Cavalcanti de Oliveira4; Soraya Maria Souza Magalhães5; Eliete de Nazaré Barbosa Santos6; Evando Pereira da Silva7; Kennya Lanny Sousa Varella8; Janaina Kelly de Jesus Sousa Varella9; Davi Rodrigues Mendes de Souza10


Resumo:

O artigo aqui descrito objetiva abordar sobre ferramentas tecnológicas e o que as mídias sociais impactam na educação. Apresenta discussões sobre como a sociedade modificou-se e tornou-se mais conectada, explana sobre o que chamamos de ferramentas midiáticas e sua influência no meio educacional. Discorrer sobre como tratamos a educação e tecnologia, não sendo apenas sobre laboratórios de informática ou o uso de computadores em sala de aula, mas sobre como é preciso compreender como os estudantes se relacionam com as mídias sociais e como estas podem ser aliadas para auxiliar no processo de aprendizado e ser uma ferramenta útil para expandir as fronteiras da informação que são passadas dentro das salas de aula, indo além dos livros didáticos e trazendo discussões do cotidiano para o ambiente escolar. Conclui-se sobre os desafios enfrentados para a inserção do uso das ferramentas tecnológicas e como isto pode enriquecer as relações de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ferramentas Educacionais, Metodologia, Tecnologia midiática.

Abstract: This article aims to deal with technological tools and what social media can cause in education. It presents discussions about how society has changed and become more connected, explains what we call media tools and their influence on the educational environment. Discuss the way we deal with education and technology, not just about computer labs or the use of computers in the classroom, but about how it is necessary to understand how the students relate to social media and how they can be allied to help in the learning process and be a useful tool to expand the boundaries of information that are passed inside the classrooms, going beyond the textbooks and bringing discussions from everyday life to the school environment. I conclude on the challenges faced for the insertion of the use of technological tools and how this can enrich the relationships of teaching and learning.

Keywords: Educational Tools, Methodology, Media Technology.

1 Introdução

Nas últimas duas décadas do século XX assistiu-se a grandes mudanças tanto no campo socioeconômico e político quanto no da cultura, da ciência e da tecnologia. Ainda não se tem ideia clara do que deverá representar, para todas as transformações tecnológicas tornaram possível o surgimento da era da transformação. É um tempo de exceptivas, inicia-se um milênio época de balanço e de reflexão, época em que o imaginário parece ter um peso maior.

O artigo tem como objetivo investigar ferramentas que norteiam o processo de ensino aprendizagem ferramentas nas quais tornam o ensino mais prazeroso, e satisfatório para todos que estão envolvidos, sendo assim contar com ferramentas na gestão escolar é uma forte aliada a escola se destaca cada vez mais. A aprendizagem sobretudo é baseada nas mídias tecnológicas, que por sua vez é uma grande novidade educacional neste início de novo milênio. Vive impregnada por uma nova linguagem, particularmente a linguagem da internet da cultura do papel representa talvez o maior obstáculo ao uso intensivo da internet, em particular da educação a distância com base na internet. Por isso, os jovens que ainda não internalizam inteiramente essa cultura adaptam-se com mais facilidade do que os adultos ao uso do computador. Está nascendo com essa nova cultura, a digital. É preciso pensar o novo, reinventar o pensar, pensar e reinventar o futuro. O docente precisa se permitir a tecnologia com potencialidade transformadora em que esse processo viabilize o ensino.

As tecnologias têm como foco formar e auxiliar os docentes a encontrar estratégias que reelaborem e adaptem aos contextos relacionados ao método educacional. Esse é um subsídio para aqueles discentes com facilidades ou apresentam dificuldade de aprendizagem por intermédio da educação personalizada onde há a sua emancipação.

2 Utilização do ciclo PDCA e melhoria contínua como ferramentas de gerenciamento escolar 

Em se tratando do PDCA  é notório que é uma ferramenta cujo objetivo é  a melhoria contínua  do contexto educacional é um meio metodológico que busca dar norte em executar os planejamentos buscando estratégias  para melhoria da instituição é possível evitar ou, até mesmo, identificar possíveis problemas que porventura possam ocorrer, contribuindo, assim, para a melhoria contínua das ações  portanto é importante refletir com todos que estão envolvidos e ter um retorno das possíveis mudanças no processo de construção de um ambiente mais igualitário norteando de novas aptidões tornando vários fatores de suma importância. Para tanto a ferramenta aqui destacada é uma forte aliada no processo educacional, PDCA (Planejar, fazer, checar e agir), pois favorece um ambiente de oportunidade oferecendo meios e subsídios para promover um ambiente mais dinâmico e propício para todos objetivando melhoria e qualidade no contexto educacional,  propondo trocas de conhecimentos, informações, elementos de identificar os problemas existentes a fim de buscar soluções cabíveis adotando como meios estratégico e motivadores buscando  propor meios atrativos onde estimulam a participação de todos no processo de construção do próprio conhecimento, frente a estas mais recentes recursos tecnológicos, tem como meio facilitador  no desenvolvimento para uma melhor interação entre todos que estão envolvidos.

A utilização das tecnologias, no mundo atual, está fortemente inserida nessas exigências. Além disso, nunca houve tanta informação e conhecimentos disponíveis num espaço de tempo tão curto. Consta no Plano Nacional de Educação, em suas metas e objetivos, assegurar às escolas públicas, de nível fundamental e médio, o acesso universal à televisão educativa e as outras redes de programação nas questões de comportamento, evasão e desenvolvimento dos alunos. O mundo digital está inserido na sociedade, assim como a sociedade aprendeu a depender da tecnologia para as suas rotinas. (Tani, 2022, p.5)

 As plataformas oportunizam reunir todos buscando aprimorar novas aprendizagens buscando soluções para a construção do processo do conhecimento sobre suas concepções, buscando qualificação no contexto educacional. Segundo Mello et al (2020, p 52) “Daí a importância de uma educação que transforma. É necessário o ultrapassamento da pedagogia diretiva (pedagogia tradicional e conteudista ou pedagogia de transmissão)”.  As relações complexas que existem na sociedade, a exigência de que a escola com novos cursos se insira na vida, nos problemas e na realidade do aluno, contribuem para que a ação do professor no âmbito educacional se torne cada vez mais abrangente, pois é imprescindível que adote um vínculo afetuoso compreender as precisões de cada alunado a plataforma tem esse direcionamento a comunicação todos em prol da formação do sujeito construtivo. Valorizar as ideias e opiniões de cada aluno, buscando soluções criativas para que assim possa sanar os possíveis problemas, buscando sempre incentivar os mesmo para adotar práticas inovadoras e criativas. Portanto, realiza inicialmente o planejamento estratégico, levando em relevância as palavras de Tani (2022, p.5) “o plano de ação 5W2H é uma ferramenta com 7 perguntas que maximizam com clareza a eficiência dos profissionais que atuam na linha de ação. A estrutura formada reflete o questionamento, o objetivo é de acordo estabelecido para o plano de ação”. A influência mútua entre todos que estão envolvidos no processo educacional se torna de caráter prático quando a precisão de ambos é acolhida, quando há uma conivência, entre todos, sendo assim a comunicação e o diálogo se torna peça fundamental ocorre de forma positiva quando há uma relação de confiança e comunicação, realizando uma ação entre ambos favorecendo o vínculo afetivo. Em se tratando da ferramenta PDCA vem sendo um  métodosimples uma forte aliadapara resolver os problemas novos e/ou recorrentes. Assim, a utilização do ciclo no ambiente organizacional vem sendo um norte possível para melhorar e ampliar os resultados e alavancar cada vez mais os efeitos positivo da escola almejando um recinto escolar interativo permitindo que as equipes testem soluções e avaliem resultados de forma cíclica. 

ETAPAS DO PDCA
I etapa No planejamento,Nessa etapa inicial avalie o que se pretende alcançar, quais informações são pertinentes, os responsáveis estão satisfeitos os que os alunos falam sobre a escola sobre os métodos de aprendizagens, pode ser feita através de formulários, entrevistas, entre outros métodos que a escola achar pertinentes.
II etapa Do (Fazer)Nessa parte é hora de partir executar as ações almejadas estipuladas na fase anterior, sendo importante pré determinar registrando todas as ações.
III etapa Check (Checar):Nessa fase deve-se verificar as demandas de decisões e a eficácia das ações na fase anterior comparando as verificando os problemas.
IV etapa Action (Agir):Nessa parte devem-se analisar as ações transformando-as em procedimentos padrão, A conclusão do projeto também ocorre nessa fase, sendo que poderão ser estipuladas novas metas futuras para que o processo de melhoria contínua possa ser desencadeado.

Fonte: Imagem dos próprios  autores

Sendo assim a ferramenta PDCA pode ser utilizada em qualquer área educacional, objetivando alcançar metas e propondo soluções é importante predeterminar metas para utilizar essa ferramenta como recurso metodológico. De acordo com Andrade (2003), o ciclo PDCA é projetado para ser usado como um modelo dinâmico em que a conclusão de um ciclo irá fluir no começo do próximo ciclo, e assim sucessivamente. “Dessa maneira, é a partir do aprofundamento do estudo e esclarecimentos de competências que será possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem de qualidade e inovador. É preciso, pois, incentivar as competências para os alunos prosperarem em sua vida acadêmica e profissional”. (Mello; et al. 2020, p. 49)

O contexto educacional tem que ser sempre redesenhado para potencializar o acesso à informação. Há uma infinidade de possibilidades quando o assunto são recursos tecnológicos digitais. Isso permite a transformação de qualquer ambiente escolar. A difusão das informações midiáticas fortalece os pilares da educação. Para tanto, a ferramenta sempre pode ter um novo olhar obtendo novas análises, revendo pontos que possam ter melhorias, o que por sua vez implica no processo constante de avaliação e mudanças.

3 Considerações Finais

Em conclusos deste artigo, espera-se que a educação tenha um olhar mais aguçado sobre a importância e a veracidade de adotar ferramenta PDCA no âmbito educacional, o uso da ferramenta tendo um olhar mais aguçado sobre a real importância da ferramenta pesquisada, buscando melhorar e qualificar no processo de ensino aprendizagem, na qual é exposta, muitos desafios ainda precisam ser vencidos. É importante entender que a educação por sua vez submetida ao novo sempre, sendo assim é importante buscar novos subsídios para demonstrar aos seus educandos, educadores e demais profissionais que através da plataforma apresentada pode-se conquistar diversos projetos e meios para subsidiar o ambiente propício onde todos participem ativamente. Ao findar espera-se que a escola por sua vez possa se preocupar em inserir as plataformas buscando unir a família junto com a escola tornando os alunos sujeitos críticos conscientes se preparando para uma sociedade mais igualitária.

Diante de inúmeros desafios, é perceptível que se faz necessário adotar estratégias na educação para alcançar melhores aprendizados para nosso alunado. Destacando assim a melhoria na comunicação nas habilidades e na utilização da tecnologia para a inclusão curricular desejada.

4 Referências Bibliográficas

De Andrade, Maria Margarida. Introdução À Metodologia Do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos Na Graduação . Editora Atlas SA, 2000.

MELLO, Cleyson de Moraes, J., R.M.A. Neto, and Regina Pentagna PETRILLO. “Educação 5.0: educação para o futuro.” Rio de Janeiro: Freitas Bastos (2021).

TANI, ZR. “Evolução do Método PDCA.” Flórida: 2022).. [E-book]

Tani, Z. R.). Plano de ação. Must University 2022 [E-book]


2Mário Lúcio Costa Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação – MUST mariolucio.ipb@gmail.com
3Jaquelina Aparecida de Oliveira Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Email: jaquelinaoliveira@hotmail.com
4Elineide Cavalcanti de Oliveira Doutoranda em Ciências da Educação Instituição: Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS) E-mail: Elineide16oliveira@gmail.com
5Soraya Maria Souza Magalhães Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) sorayamsouzam@gmail.com
6Eliete de Nazaré Barbosa Santos Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana eliete-ma@hotmail.com
7 Evando Pereira da silva mestrando em formação de professores faculdadeFUNIBER . evandops@yahoo.com
8Kennya Lanny Sousa Varella Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) Kennya.lanny@hotmail.com
9Janaina Kelly de Jesus Sousa Varella Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) Kellyvarella.uemanet@gmail.com
10Davi Rodrigues Mendes de Souza doutorando em Ciências da Educação Faculdade de Ciencias Sociales Interamericana (FICS) davi-pe-rodrigues@hotmail.com