UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS APLICAÇÕES DO MARKETING EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7954944


Cloves Paulo Reis e Silva
Daniela Lacerda
Jayne Oliveira da Silva
Orientador: Prof.Luís Américo Bertolace Júnior


RESUMO

A utilização das redes sociais com o auxílio das ferramentas do marketing permite que as empresas se tornem cada vez mais competitivas. A empresa, onde foi realizado a pesquisa é de pequeno porte, atua no mercado desde o ano de 2012, possui um número atual de 04 colaboradores e os seus principais clientes são da cidade de Divino e região. Em meio a um mercado tão globalizado e intenso, o marketing tem se mostrado como a melhor saída para o sucesso, principalmente no que tange a busca por maior alcance e visibilidade de mercado. Logo, o objetivo geral do estudo foi analisar como marketing é aplicado na empresa Dornelas Material Elétrico da cidade de Divino- MG. O presente estudo justifica-se por envolver um tema relevante para a sociedade, principalmente no que concerne ao mundo empresarial, afinal o marketing pode ser considerado uma ferramenta de grande valia, capaz de gerar identidade ao produto. Além disso, as empresas de pequeno porte carecem de estudos nesse sentido para ajudar os gestores, administradores e líderes a criarem um planejamento adequado que ajude a empresa no mercado. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem quantitativa por meio da análise documental. Conclui-se além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Elas possibilitam conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade. Os resultados alcançados mostraram que a empresa divulga os seus produtos através do WhatsApp, página no Instagram e Facebook.

Palavras-Chave: Marketing; Redes Sociais; Vendas.

ABSTRACT

The use of social network with the help of marketing tools allows companies to become increasingly competitive. The company, where the research was carried out, is small, has been operating in the market since 2012, has a current numberof 04 employees and its main customers are from the city of Divino and region.In the midst of such a globalized and intense market, marketing has shown itselfto be the best way to succeed, especially when it comes to the search for greater reach and market visibility. Therefore, the general objective of the study was to analyze how marketing is applied in the company Dornelas Material Elétrico in the city of Divino- MG. The present study is justified because it involves a relevant topic for society, especially with regard to the business world, after all,marketing can be considered a valuable tool, capable of generating identity to the product. In addition, small companies lack studies in this sense to help managers, administrators and leaders to create an adequate planning that helps the company in the market. The methodology used was a case study with quantitative approach through document analysis. It is concluded in addition to increasing visibility, social networks are great channels of relationship with the public. They make it possible to know the real opinion of your customers to builda close relationship. The results achieved showed that the company advertises its products through Whatsapp, Instagram and Facebook page.

Keywords: Marketing; Social networks; Sales.

1. INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização e problema de pesquisa

As influências do macroambiente sobre o marketing conseguem interferir profundamente nas organizações, assim, o fator tecnológico impacta fortemente sobre os negócios, colocando para as empresas a necessidade de promoverem mudanças na forma de se relacionar com os seus consumidores, divulgar os seus produtos e serviços, alterando até mesmo a forma de venda.

Nesse contexto o marketing tem se renovado ao longo do tempo mediante as alterações de mercado e um dos aspetos desse aprimoramento é o marketing praticado no ambiente digital, que leva as empresas, na maioria das vezes, a terem presença física em ambiente remoto. Logo o uso de ações de marketing por meio de redes sociais é uma tendência que tem crescido muito nos últimos anos e esse é um grande canal de comunicação para marcas em ascensão, haja vista que a maioria das pessoas faz uso dessas mídias sociais atualmente.

Em meio a um mercado tão globalizado e intenso, o marketing tem se mostrado como a melhor saída para o sucesso, principalmente no que tange a busca por maior alcance e visibilidade de mercado. Nesse sentido, além da geração de valor, o marketing representa o elo de relacionamento entre a sua empresa e o seu público e também é responsável pela conquista e fidelização dos clientes e, para isso, são criadas estratégias de atração, conversão e retenção desses clientes.

Foram também sugeridas aplicações de técnicas de vendas através do marketing digital em mídias sociais, como; Facebook, Instagram e WhatsApp, que podem resultar no fortalecimento da aproximação com os clientes, facilitando, assim, a comunicação e levando a marca até mais próximo dos mesmos.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar como o marketing é aplicado na empresa Dornelas Material Elétrico da cidade de Divino- MG.

1.2.2 Objetivos específicos

– Analisar como a micro empresa trabalha o marketing e seus itens do composto: Produto, Praça, Preço e Promoção;

– Diagnosticar se a empresa investe em marketing, perceber os pontos fortes e fracos na aplicação desta ferramenta;

– Identificar os principais aspectos estratégicos do marketing para a MPE.

1.3 Justificativa da pesquisa

Durante o período de pandemia surgiu grandes preocupações em relação ao engajamento das marcas no meio digital, pois como grande parte dos comércios tiveram que se manter fechados, a estratégia seria as vendas por meio da internet. Considerando que as pessoas passam grande parte do seu tempo livre na internet, essa passa a ser a grande aliada no que diz respeito a relação de proximidade entre marca e o cliente.

Esse cenário contribuiu para que as mídias digitais ganhassem um destaque maior, e com isso novos benefícios para os microempresários foram surgindo como, por exemplo, a maior interação entre os clientes e vendedores, um mercado maior, com mais clientes, facilidade em se comunicar com seu público alvo, além de permitir que as propagandas de divulgação fossem mais eficazes.

Nesse sentido, percebe-se que o marketing digital oferece inúmeras vantagens para os vendedores.Contudo, nota-se certa carência em relação aos estudos voltados a atuação das microempresas ao utilizar essa ferramenta, bem como os meios aos quais ela pode ser aplicada e como deve ser aplicada.

Sendo assim, o presente trabalho justifica-se por envolver um tema relevante para a sociedade, principalmente no que concerne ao mundo empresarial das microempresas, afinal o marketing pode ser considerado uma ferramenta de grande valia, capaz de gerar identidade ao produto. Além disso, esse estudo também visa esclarecer eventuais dúvidas sobre como deve ser a atuação desses empresários, quais ferramentas podem ser utilizada e quais aspectos merecem investimentos.

Desse modo, este trabalho poderá contribuir como subsídio para a comunidade acadêmica aprimorar seus conhecimentos sobre o tema. Além de poder ajudar os gestores, administradores e líderes a criarem um planejamento adequado que ajude a empresa no mercado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Marketing, Conceitos e Definições

O conceito de marketing, tal como foi definido por Kotler baseado na satisfação das necessidades do cliente, continua a ser correta. Os 4P’s do Marketing Mix que vigoram por mais de quatro décadas, ainda continuam a ter peso no meio físico, no entanto, no meio virtual isso já não se passa da mesma forma. O modelo dos 4P’s expressa o seguinte raciocínio: as empresas produzemum determinado produto, este é alvo de uma promoção, cujo objetivo é comunicar/ informar o consumidor da sua disponibilidade num determinado local de venda, e a determinado preço (MAGALHÃES,2017).

Segundo Torres (2009, p.61), “um dos modelos mais conhecidos nos meios acadêmicos de marketing, tem sido o modelo dos 4P’s (Product, Price, Place e Promotion)”, este modelo tem tido tanto de controverso como de genial. Porém, a sua aplicabilidade e generalização é ainda mais questionada quando se fala de marketing aplicado a ambientes virtuais, isto porque poderão ser identificadas duas limitações principais do Marketing Mix, quando aplicado a ambientes virtuais, nomeadamente o papel dos 4P’s num cenário comercial virtual – local onde se torna obsoleto por ser incapaz de promover a personalização requerida pelo marketing moderno em oposição ao marketing de massas e a falta de quaisquer elementos estratégicos do modelo.

O marketing vem conquistando cada dia mais espaço, por permitir estudos aprofundados de mercado, atuando diretamente na inteligência estratégica e competitiva das organizações. Longe de ser apenas um meio de divulgação de serviços ou produtos, o marketing, atualmente, é fundamental para gerar valor e efetuar vendas. Por meio dessas ferramentas é possível compreender melhor o mercado, programar ações, aumentar as vendas e lucratividades, como também identificar tendências (URDAN,2019).

Portanto, o investimento nas redes sociais não é apenas uma aposta para as empresas, mas tem se tornado algo essencial para cada uma delas, independente do segmento ou do seu tamanho. Nesse contexto a empresa Dornelas Material Elétrico pode aprimorar o marketing e desenvolvê-lo com ajuda de profissionais capacitados a fim de melhorar as suas práticas no mercado e alcançar mais clientes, e se diferenciar dos seus concorrentes (KOTLER,2020).

De acordo com Cobra (2009, p.35.36), o Marketing surgiu nos EUA na década de 1940, até então visto como uma ação no mercado tendo como sua base, a troca e a maximização do consumo, por meio de atividades comerciais. No entanto, percebe- se que a definição de marketing vem evoluindo, mudando seu contexto ao longo do tempo.

A evolução e desenvolvimento de mercados virtuais, especialmente no que se refere à Internet, trazem várias oportunidades para os negócios e para as pessoas, verificando-se um crescimento significativo do lado da oferta e procura. Do lado da oferta, o número de produtos e serviços disponíveis na Internet é crescente, bem como o de empresas constituídas ou passam para o mundo virtual; do lado da procura, cada vez mais pessoas têm acesso às novas tecnologias e passam mais tempo on-line (CLARO, 2013, p.56).

Por essa ótica, o que de fato é o marketing? Muitas pessoas creem que marketing significa o mesmo que vendas. Outras o correlacionam com vendas e publicidade, existindo também aqueles que acreditam que o marketing tem algo aver com a disponibilização de produtos nas lojas, organização nas prateleiras e manutenção de estoques de produtos para vendas futuras (PAIXÃO, 2009, p.56).

Afirma Kotler (2020, p.63) que a definição central do marketing se resume à troca, que, no que lhe concerne, envolve a obtenção de um produto desejado no qual alguém oferece algo em troca, acrescentando ainda que entre os principais objetivos do marketing encontra-se a preocupação de desenvolver relacionamentos profundos e duradouros, entre cliente/empresas ou entre cliente/profissional. Peter Drucker (2000, p.69), conhecido por ser um dos maiores teóricos no mundo da administração, onde para o autor mencionado o papel do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo.

Assim, o marketing não deve ser por como sendo apenas algo que visa divulgar um produto ou serviço, objetivando para posteriormente vendê-lo. Ele busca satisfazer as necessidades dos clientes. Uma vez identificadas às necessidades dos consumidores, a empresa tem a oportunidade de ampliar suas vendas enquanto o profissional a chance de prestar mais serviços, e, consequentemente, de ter uma maior clientela (VIEIRA, 2006, p.56).

2.2 Marketing Digital

O mercado virtual alcança, então, um tipo de marketing interativo onde as pessoas podem facilmente fornecer serviços personalizados e conteúdo em tempo real a cada consumidor. Isto deve-se ao fato de que, no marketing interativo, cada consumidor pode ser identificado e a oferta de valor pode ser individualizada. A questão está em saber capturar as oportunidades de negócio associadas às características únicas do marketing digital (ADOLPHO, 2011, p.23-26).

O avanço tecnológico é um dos assuntos que mais se inova nos últimos anos, principalmente com a pandemia do novo Corona vírus, as pessoas estão cada dia mais conectadas virtualmente e com essa era tecnológica, surgem novasmaneiras de comunicação entre a sociedade (CLARO,2013, p.67). Devido aos crescentes números de adeptos à internet, nunca se falou tanto em redes sociais como na atualidade, sendo a mesma, uma ferramenta que permite maior comunicação entre pessoas de toda parte do mundo, de forma simples e rápida.

Os usuários destas plataformas estão cada vez mais exigentes, passandoa utilizar as redes sociais além de uma forma de entretenimento, estão utilizando também para analisar as empresas, bem como sua marca e serviços prestados, permitindo um relacionamento direto entre ofertante e consumidor, influenciando no poder decisório de compra, já que os consumidores buscam sempre informações dos produtos ou serviços antes de realizar uma compra. Por isso o marketing digital é muito trabalhado dentro das empresas (ADOLPHO, 2011).

O uso da internet cresce de forma rápida, oferecendo diferentes tipos de serviços disponíveis na mesma, onde através dela as empresas podem diferenciar seus negócios, mantendo relacionamentos próximo com clientes, por meio das atividades que o marketing disponibiliza, originando um relacionamento entre empresas e consumidores, motivando maior satisfação dos clientes e impactando nas receitas da organização. O autor Limeira (2010) define marketing digital:

O conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo de informação recebida. O marketing digital tem sido um grande aliado das empresas, onde a internet é utilizada como uma ferramenta de diálogo entre organizações e consumidores, tornando-se assim um diferencial competitivo (LIMEIRA, 2010, p.56).

Nesse sentido, sobre as redes sociais o autor Las Casas (2014, p.57) define redes sociais como um grupo de pessoas, de organização ou de outros relacionamentos conectados por um conjunto de relações sociais, como amizades, trabalho em conjunto ou uma simples troca de informações. Vale salientar ainda que as redes sociais são utilizadas para os usuários como uma forma de expressar suas opiniões, estabelecer seus valores e relacionamentos com outros usuários. Conforme Las Casas (2014, p. 81) mídia social é aquela utilizada pelas pessoas por meio de tecnologias e políticas na web com fins de compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas.

A internet revolucionou o jeito das pessoas consumirem, conforme Giglio (2010) a internet está mudando o comportamento do consumidor, onde os mesmos preferem utilizar a essa ferramenta para efetuar sua compra, considerando-a rápida e segura, destacando que a praticidade e a agilidade são os pontos positivos que levam os clientes online a aderir a essa nova ferramenta, influenciando diretamente na tomada de decisão de compra.

O autor Kotler (2020, p.23), afirma que o sucesso das estratégias do marketing digital está condicionado à existência de comprometimento e confiança. Marketing de relacionamento apresenta-se como uma alternativa viável que as empresas podem utilizar, visando vencer a forte concorrência, que caracteriza o mercado atual.

2.3 Marketing em micro e pequenas empresas

Para Ratto (2016, p.35), a função moderna do marketing é conseguir criar, comunicar, satisfazer e entregar valor aos clientes e, simultaneamente, gerir a relação com os mesmos no agora e a longo prazo, para que tanto a organização como todos os interessados saiam beneficiados. Por conta disso, o marketing é imprescindível em todas as organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

O Marketing pode ser compreendido como o saber de um determinado bem ou serviço e a maneira com são construídos, consolidados, vendidos e colocados no mercado. Portanto, marketing consiste no planejamento adequado da relação produto- mercado. O conceito de marketing para Kotler e Keller (2012, p.23) envolve a identificação e também a satisfação de forma geral das pessoas com aquilo que adquiriram ou compraram. Cogita-se que o marketing vai além de um processo, ele é todo um conhecimento e um planejamento que uma organização utiliza para observar e identificar o que as pessoas realmente necessitam, com o intuito de atingir o objetivo final, a qual é a satisfação e desejos de todos.

As estratégias de marketing incluem produtos, preços, publicidade, promoções, distribuição e também estão diretamente relacionadas aos resultados de vendas incluídos na promoção. Kotler (2020, p.23.29) aponta que para cada meta, uma estratégia relacionada a esses elementos deve ser formulada. Em seguida, a viabilidade da meta e sua estratégia devem ser verificadas novamente em termos de participação de mercado, vendas e lucratividade. A estratégia defensiva visa prevenira perda de clientes existentes com base na análise das fraquezas da empresa ou do produto.

2.4 Estratégias de marketing

Correlacionando com os dias atuais essas estratégias, são boas aliadas nesse novo processo de sistemas de informações, onde a internet é a grande aliada, pois com ela torna-se mais fácil aplicar essas estratégias e chegar ao cliente. Portanto, uma nova compreensão do que é o marketing, sem deixar o quejá se sabe sobre estratégias para trás, segundo Kotler (2007, p.45), ressalta que hoje vivemos em um mundo totalmente novo. A estrutura de poder está passando por mudanças drásticas. A internet, que trouxe conectividade e transparência às nossas vidas, tem sido na maioriaresponsável por essas transformações.

Para Torres (2009), o marketing digital, principalmente quando observado no contexto das redes sociais, considera não mais 4Ps do composto do marketing tradicional, mas sim o seu próprio composto contendo 5Ps, sendo Pesquisa, Posicionamento, Promoção, Pós-Venda e Participação, conforme descrição no Quadro 01.

Quadro 01 – Descrição das estratégias do composto do marketing digital


PESQUISA
Realização de uma pesquisa de mercado junto aos clientes, por uma e por meiode visitas em páginas de seus clientes e por comentários nas publicações realizadas pelas empresas, para entender os desejos e necessidades do cliente.

POSICIONAMENTO
É definido pela comunicação executada por seus próprios clientes, queira a empresa ou não. Refere-se ao número de ações que envolvam a marca ou a página em questão, como “curtir a página”, “amigos da página”.

PROMOÇÃO
Divulgação de produtos e serviços da empresa junto aos seus clientes, através de publicações em suas páginas, permitindo os clientes ganharem um papel ativo nessas publicações.

PÓS-VENDA
Continuação de um relacionamento entre empresas com seus clientes no pós- venda, permitindo a empresa observar e avaliar ações de seus clientes a partir de comentário e avaliações nas publicações da página, sobre os produtos e serviços oferecidos

PARTICIPAÇÃO
Interação e comunicação entre cliente e empresa em sua página nas redessociais, por meio de “comentários” e “bate-papos”, ou seja, uma simples conversa de o cliente perguntar o preço de um produto e a empresa responder
Fonte: Torres, 2019, p.56.

Para o encadeamento e desenvolvimento desse trabalho, o composto do marketing digital 5P’s abordado constitui-se no ponto-chave no processo de avaliação sobre a utilização do marketing digital nas redes sociais por cada uma das empresas a serem analisadas.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para a obtenção de melhores dados práticos para esta pesquisa, foi feito um estudo de caso que, segundo Gil (2002), consiste em um delineamento que melhor se adequado para a investigação de um acontecimento e um contexto que não está claramente percebido em um nicho de negócio.

A empresa, onde foi realizado este estudo de caso no segundo semestre do ano de 2022, classifica-se como pequeno porte, situada na cidade de Divino, à Rua Pedro Givisiez no Bairro Givisiez. A empresa encontra-se no mercado desde 2012,possui um número atual de 04 colaboradores, e seus principais clientes são da cidade de Divino e região.

A empresa já conta com alguns sistemas de marketing com foco mais voltado para o bairro que atua, também utiliza as redes sociais para divulgar os serviços e produtos.Sendo assim, foi um grande desafio entender como o mercado regional de Divino se interage com as atuais estratégias de marketing utilizadas pela empresa estudada. Assim, de uma forma bem sucinta e objetiva, através de pesquisas de marketing pode-se ter um parâmetro mais detalhado acerca dos atuais métodos usados, e abrir a possibilidade de métodos mais novos e eficazes.

Esta pesquisa se classificou quanto ao tipo quantitativa, sendo utilizada o tipo de amostragem aleatória simples.O universo de pesquisa foi o público alvo da empresa Dornelas Material Elétrico.Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário composto de perguntas fechadas, com o propósito de conhecer a opinião dos clientes sobre as atuais ações de marketing praticadas pela empresa.

Para a realização da pesquisa, o universo explorado foi o da microrregião da cidade de Divino. Deste modo, tal estudo se deu por amostragem aleatória simples com os clientes do negócio. Após o levantamento de dados necessários à pesquisa, os quantitativos foram processados através do software Excel da Microsoft, que possibilitou a sua conversão em números para uma melhor elucidação. Para Marconi (2017, p. 73) “o processamento de dados, se dá após, uma detalhada e criteriosa avaliação dos dados obtidos para posteriormente lançá-los de forma cuidadosa para um processamento fidedigno dos dados obtidos”.

4. RESULTADOS

Em relação aos mecanismos digitais utilizados pela empresa, foi informado que os principais aplicativos utilizados para o marketing digital são: WhatsApp e as páginas no Instagram e Facebook, onde são feitas divulgações de seus produtos e promoções. No que diz respeito aos desafios enfrentados pela empresa sobre aplicar as técnicas de marketing no mercado, os dados obtidos mostraram que a organização necessita de profissionais para trabalhar nas divulgações digitais, por se tratar de uma empresa de pequeno porte e possuir grandes concorrentes com estratégias mais estruturadas, o que, dificulta que a empresa ganhe notoriedade nesses meios.

Ainda sobre o marketing digital, foi questionado ao gestor sobre as estratégias de marketing que a empresa utiliza,e como resposta, o mesmo afirmou que a organização utiliza as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram, como as enquetes, caixinha de perguntas e até mesmo os testes dos quais possibilitam a criação de vínculos com seus clientes. Estas funcionalidades possibilitaram a empresa o alcance de diversos usuários, desta forma obtendo a quantificação de pessoas que tem interagido através da rede social.

Quando levantada a questão de quais meios os clientes utilizavam para adquirir seus produtos,a empresa informou que, atualmente, a venda e retirada de produtos é feito somente na unidade física, mas que estão em busca de aprimorar seus serviços para ser possível realizar entregas em domicílios.

Nesse sentido, percebe-se que a empresa tem conhecimento sobre suas fraquezas e está em busca de aprimorar seus serviços, para que assim seja possível conseguir mais destaque no ramo em que atua. Por meio dessa afirmação, inicia-se a análise da segunda seção de perguntas do questionário, onde foram avaliados os pontos de destaque da empresa e sua visão sobre as estratégias de marketing, além de alguns outros aspectos administrativos da organização.

Foi questionado ao gestor sobre a eficiência de alguns outros meios de propaganda. Analisando as informações, percebe-se que a divulgação por “boca-a- boca” é a mais eficiente, com 38%. Em seguida estão as redes sociais, com 35% e panfletos, com 9%. Os meios menos eficazes conforme os dados coletados são outdoors, cartazes e rádios. As respostas obtidas estão representadas no Gráfico 01.

Gráfico 01- Eficiência dos meios de divulgação

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

A respeito do público alvo da empresa, os dados obtidos foram retratados no Gráfico 02.

Gráfico 02 – Público alvo da empresa

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

Em um dado momento foi levantada a questão de como a empresa busca atrair mais a atenção de seu público alvo. Assim sendo, os dados mostraram que a empresa busca aprimorar mais os meios em que são divulgados as propagandas e promoção, além de buscar aumentar a praticidade de como seus serviços podem ser acionados.

Também foi questionado sobre o que a empresa considera como sendo o mais importante para o desenvolvimento de seus negócios. O gestor afirmou que no processo de desenvolvimento de um produto é importante preocupar-se em oferecer um diferencial ao mercado-alvo, que faça o público preferir ele ao invés de um produto concorrente. Dessa forma, o Gráfico 03 mostra os principais aspectos estratégicos do marketing para a empresa.

Gráfico 03 – Aspectos estratégicos do marketing para a empresa

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

Conforme mostra o Gráfico 03, o gestor acredita que 35% do investimento em marketing deve ser destinado à qualidade do mesmo, pensar no público alvo e como
essa publicação será aceita pelos mesmos, de forma que a informação seja clara e coesa. Visto que, 28% da destinação deve-se ser ao design pensando em como a empresa passa a imagem ao cliente, logo 25% a inovação dessa publicidade, precisa ser diferenciado dos outros concorrentes para chamar a atenção do público e o restantes 12% ao engajamento da divulgação com os clientes.

Nessa perspectiva, segundo os dados da pesquisa, deve-se usar as seguintes estratégias:

1- Estratégia de penetração de mercado.

2- Estratégia de desenvolvimento do marketing.

3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.

4- Estratégia de diversificação.

O quadro 02 mostra com maior ênfase como essas estratégias são aplicadas dentro da empresa:

Quado 02 – Estratégias de marketing voltadas ao crescimento da empresa

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

O conteúdo retratado no quadro 02 mostra que a empresa concentra suas estratégias de marketing na penetração de mercado, desenvolvimento e diversificação.Os parâmetros que a mesma usa para atingir seus objetivos é por meio de alcance de novas contas, ou seja, a partir da publicação de uma nova propaganda em sua rede social o responsável analisa a quantidade de pessoas que interagem com o conteúdo.

Além disso, os pilares como: inovação, criatividade do conteúdo postado, engajamento que o mesmo teve nas redes sociais e os nichos atingidos são considerados fundamentais para traçar indicadores e objetivos de próximo conteúdo. Outro fator estratégico que a empresa usa demostrado pela figura é o desenvolvimento de marcado, pois antes de publicar e investir no marketing a empresa analisa o concorrente, pois o benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e conduzem ao desempenho superior.

Portanto, com a concorrência acirrada no mercado e cada vez mais consumidores exigentes tendem a buscar empresas que possam atendê-los melhor nas condições de comercialização,é muito importante entender Marketing e as ferramentas para executá-lo.Dessa forma, entendendo o potencial de cada projeto composto de marketing, o empresário pode,desde que julgue necessário, analisar e equilibrar localizações, preços, produtos e promoções e adapte-os às suas necessidades,em termos de postura ideal e ações relativas ao mercado, ou sobre os recursos disponíveis.

Ainda nessa seção, questionou-se quais são os pontos fortes e fracos da empresa. Quando questionados sobre seus pontos fortes, cita-se o ambiente organizacional e a qualidade dos produtos da empresa, bem como a agilidade no atendimento.

Em contrapartida, ao ser levantado o tema ponto fraco, alega-se algum problema relacionado a falta de investimentos em tecnologia. Outros dados muito citados como ponto fraco foram problemas relacionados ao layout da empresa.

As oportunidades descritas pela gestão estão relacionadas a possibilidade de abrir uma filial em algum outro ponto da cidade ou região, devido a pouca concorrência.

Quando questionado sobre as ameaças do negócio, o gestor acredita que as vendas remotas, pelas grandes plataformas digitais, estejam dificultando a rotina e reduzindo o espaço mercadológico de muitos empreendedores.

Quadro 03 – Análise SWOT da empresa

Fonte: dados da pesquisa, 2022.

Como mostra o quadro 03, pode-se notar que o gestor percebe que o mercado é altamente competitivo e que seu comportamento deve ser mudado, entretanto, por diversos motivos, seja por falta de conhecimento, estrutura ou até mesmo recursos, não conseguem desenvolver adequadamente as estratégias empresariais e ocupar um lugar de destaque entre outros. Essa estagnação traz prejuízos, pois cada dia mais o mercado é tomado por concorrentes e novos entrantes.

Outra questão buscou compreender a visão do gestor a respeito dos pontos fortes do marketing digital. O gestor afirmou que 50% dos investimentos feitos em marketing pela empresa buscam aumentar a interação com os clientes, principalmente atingir o público mais jovem, fomentando a propagação de informações e publicações em redes sociais, por exemplo. Dessa forma, o gestor acredita aumentar o engajamento com esse público ajuda a ampliar as vendas por meio dos canais digitais.A principal ferramenta estratégica utilizada é o Facebook.

Outro ponto forte segundo o gestor é a visibilidade, afirma que 40% dos investimentos de marketing são direcionados a elevação da marca no mercado. Os resultados obtidos na pesquisa como evidenciados pelo gráfico mostram que outro ponto forte é o aumento das vendas, cujos 10% são investidos nesse sentido. As respostas coletadas foram retratadas no Gráfico 04.

Gráfico 04 – Pontos fortes do marketing

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

A respeito dos pontos fracos, o gestor diz que 50% das dificuldades enfrentadas pela empresa no desenvolvimento de estratégias de marketing está relacionada a falta de profissionais capacitados para executar as ferramentas.

Outra fraqueza apontada na pesquisa é o quesito “recursos tecnológicos”, pois a transformação digital e evolução dos equipamentos gera gastos onerosos para a empresa. Atualmente, para que a empresa consiga adquirir equipamento de alta qualidade ela precisa ter um capital de giro e, além disso, os recursos tecnológicos são essenciais para o desenvolvimento adequado das estratégias de marketing. O gestor acredita que a empresa possui muitos aparelhos já em desuso e que não possuem serventia alguma. Ele ainda comenta que: “alguns aparelhos celulares em nossa empresa não suportam alguns aplicativos como o Facebook”.

Dessa forma, 15% da totalidade dos resultados mostram que o capital financeiro é outro ponto fraco da empresa em relação aos seus investimentos em marketing. Também foi apontado, segundo o gráfico 2, que a falta de criatividade do responsável pela criação dos conteúdos a serem divulgados é um ponto fraco, pois o gestor acredita que as publicidades precisam ser bem elaboradas e com alto padrão criativo, para se tornarem chamativas e atingir o público alvo.

Gráfico 05 – Pontos fracos do marketing digital

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

A respeito dos pontos fortes e fracos da organização observada, notou-se que a proprietária possuí consciência sobre os benefícios da ferramenta de marketing digital. Segundo ela, visibilidade, interação e aumento nas vendas são os principais pontos fortes percebidos após a aplicação dessa função. Já referente aos pontos fracos, o gestor menciona a falta de recursos tecnológicos, profissionais capacitados, capital e criatividade.

A última pergunta referente à segunda seção do questionário interrogou ao gestor se a empresa possui investimentos voltados ao marketing digital. O mesmo afirmou que sim e que estão em busca de adquirir equipamentos mais modernos e que facilitem a interação entre empresa e cliente. Ele mencionou que está em busca de adquirir novos aparelhos para suprir os aparelhos já em desuso.

A última seção do questionário visou descobrir os impactos das estratégias de marketing da empresa na relação dos clientes. Sendo assim, perguntou ao gestor quais são os aplicativos que mais demonstram resultados positivos para atrair novos clientes e manter uma interação com eles. Assim como retrata o Gráfico 06, o Instagram é o aplicativo mais eficiente, em segundo lugar está o Facebook, e em terceiro lugar está o aplicativo de mensagens WhatsApp.

Gráfico 06 – Aplicativos mais eficientes para atrais os clientes

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

Os dados coletados permitem ao proprietário desenvolver uma nova estratégia de divulgação de seus produtos, pois agora ele tem conhecimento sobre quais aplicativos possuem mais impactos com os clientes. Sendo assim, torna-se possível que ele invista em novas ferramentas disponíveis no aplicativo Instagram, para tentar aumentar o impacto de suas propagandas e aprimorar a relação com mais clientes.

Quando questionado sobre o diferencial dos produtos e/ou serviços da empresa, o entrevistado pontuou a qualidade o fator mais notável, seguido da variedade e facilidade de manuseio. Outras características também foram citadas, assim como mostra o Gráfico 07.

Gráfico 07 – Opinião gestor sobre os pontos de destaque da empresa

Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

Por fim, buscou-se descobrir se a opinião do gestor sobre o investimento em alguns aspectos estratégicos como, qualidade, design, inovação, engajamento, comunicação e atendimento, que segundo ele são importantes para o desenvolvimento de qualquer empresa.O Quadro 04 demostra a visão do proprietário sobre esses aspectos.

Quadro 04 – Visão do proprietário sobre o marketing adotado pela empresa

AspectosImpacto nas vendas
Qualidade“Impacto positivo, atrai novos cliente e aumenta a fidelidade com os demais”
Design“Traz mudanças positivas para a empresa, mas não apresenta impactos tão relevantes como outros investimentos”
Inovação“Permite que a empresa explore mais o mercado, contribuindo para novos avanços, o que agrega em mudanças positivas”
Engajamento“Permite uma divulgação maior dos produtos das empresas, bem como interação ampliada com seu público, o que pode cativar seus interesses. Além disso, mais engajamento permite que as publicações nas redes sociais tenham um impacto maior”
Comunicação“Permite que a empresa mantenha um contato maior com os clientes, recebendo suas opiniões e sugestões, permitindo assim grandes melhorias”
Atendimento“Proporciona uma qualidade maior e mais satisfação aos clientes, o que, influência na opinião deles sobre a empresa, o que pode ser bem interessante para o seu desenvolvimento”
Fonte: Dados da pesquisa, 2022.

Sendo assim, nota-se que a proprietária da empresa Dornelas Material Elétrico possui um conhecimento vasto sobre os impactos de se investir tanto em marketing digital, quanto em outros aspectos cruciais para qualquer organização.Percebeu-se também que o gestor reconhece os pontos fracos de sua empresa e está em busca de superá-los.

Nesse sentido, nota-se que a empresa buscou se adaptar ao longo do período pandêmico, adotando às novas estratégias de marketing digital e investimentos em outras áreas, mas ainda não alcançou todas as suas metas.Para obter resultados satisfatórios é imprescindível investimento, regulares e planejamento, a maior dificuldade enfrentada pela empresa identificada na pesquisa é o investimento em recursos tecnológicos, como aparelhos celulares com tecnologia satisfatória para que as estratégias sejam executadas corretamente.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar como marketing é aplicado na empresa Dornelas Material Elétrico da cidade de Divino-MG, como resposta constatou-se o gestor conhece a importância e o conceito do marketing e de suas ferramentas para sobrevivência no mercado.Os resultados mostram que o marketing digital na empresa agregou grandes mudanças positivas, permitindo que a mesma alcançasse novas metas e atraíssem novos clientes.

Também notou ao longo da literatura a importância de ter conhecimento sobre outros aspectos e tambem as limitações da empresa. A proprietária da empresa Dornelas Material Elétrico compreende que seus serviços de atendimento são muito limitados, uma vez que a entrega em domicílio ainda não é uma realidade da empresa. Esse fato se torna fundamental, ainda mais no cenário pandêmico vivenciado atualmente, em que todas as empresas foram impactadas e tiveram que se adequar a essas mudanças, como: adequação às orientações de vigilância sanitária, demissões de funcionários, redução de horário de funcionamento e número de clientes, além de outras restrições. A maior dificuldade enfrentada na época era a resistência dos clientes.

Percebeu-se também que a falta de conhecimento das potencialidades dos itens do composto de marketing é um desafio no cotidiano da empresa, destaque para falta de profissionais capacitados para desenvolver conteúdos que de fato gerem engajamento com o público, além da falta de materiais tecnológicos que permitam à empresa aprimorar suas estratégias.Ainda assim, a empresa busca divulgar seus serviços por diversas redes diferentes, o que demonstrou ser muito eficiente já que o alcance das publicações aumentou.

Buscou-se ainda, como objetivos específicos, perceber os pontos fortes e fracos na aplicação do marketing. Verificou-se que o alcance de novos usuários, engajamento e diversificação das publicações podem aumentar a visibilidade da marca no mercado, por isso para trabalhar o marketing não são necessários gastos exorbitantes e sim, planejamento. Com isso, cada empresa, independente do recurso disponível, conseguirá aplicar as ferramentas de marketing em seu cotidiano, melhorando desta forma, sua postura frente ao mercado.

Por fim, o último objetivo específico propôs identificar os aspectos estratégicos do marketing digital para as microempresas. Ao analisar os dados coletados sobre a empresa e as informações descritas durante a literatura, concluiu-se que os principais são designs, qualidade, inovação e engajamento. A microempresária dona da empresa comentou que, além do design, todos oferecem impactos bem relevantes ao desenvolvimento da empresa. Ela ainda menciona o investimento em comunicação e atendimento, como formas de aumentar a interação e a satisfação entre os clientes e a empresa.

Como limitação, por se tratar de uma empresa de pequeno porte, existem grandes dificuldades de ampliação dos recursos tecnológicos, aquisição de ferramentas propicias que facilitem um bom planejamento de marketing. Outra limitante do estudo foi que existem muitas dificuldades operacionais na empresa, técnicas e falta de conhecimento específico na área de Administração para implementação de estratégias de marketing.

Como sugestão a futuros trabalhos desenvolver uma pesquisa em outros seguimentos da empresa, outros setores e departamentos, além de ampliar a amostragem de pesquisa.

REFERÊNCIAS

ADOLPHO, C. Os 4 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo:Elsevier, 2009.

CLARO, Alberto. Comercio Eletrônico. 1° Edição. São Paulo. Know How. Setembro.2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 4. ed. São Paulo, Cengage,2010

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prenticel Hall, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2020.

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa,São Paulo, Atlas, 2017.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LIMEIRA, Tania  M.  Vidigal.  E-marketing.  2.  ed.  São  Paulo:  Saraiva,  2010.

MAGALHÃES, Marcos Felipe; SAMPAIO, Rafael. Planejamento de marketing: conhecer, decidir e agir. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa,São Paulo, Atlas, 2017.

DRUCKER, P. Além da Revolução da Informação. HSM Management, 2000.

PAIXÃO, M. V. Comportamento do consumidor e marketing derelacionamento. Curitiba: IBPEX, 2009.

RATTO, J. C. Como agregar valor aos seus serviços. Jornal APCD, São Paulo, set., 2016.

TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009

URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2019

VIEIRA, Marcelo M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. In; ZOUAIN, Deborah M. (Orgs). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio dejaneiro: Editora FGV, 2006, p. 3-28.