TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO COM METODOLOGIAS INOVADORAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DE FILATRO E CAVALCANTI

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10248151725


Francisco Wallisson Moreira de Souza1
Erika Joaquina Barboza Martins2
Dalzirene Dantas de Holanda3
Elane Mugrabi de Oliveira4
Maria Aparecida Cardoso5
Belardino Souza Pedreira Neto6
Paulo Roberto Ribeiro de Lima7
Cristiane Carinhato8
Denise Aparecida de Souza Picinin9
Alexandra Pereira Goulart10
Kleber Leonardo de Lima11


O livro “Metodologias Inov-Ativas na educação presencial, a distância e corporativa”, lançado em 2022, é uma contribuição relevante para a modernização das práticas pedagógicas. As autoras, Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti, são figuras de destaque no campo educacional, com vasto conhecimento e experiência. Filatro, doutora em Ciências pela USP, possui uma carreira focada em tecnologias educacionais, enquanto Cavalcanti, mestre em Educação e especialista em educação corporativa, agrega uma perspectiva enriquecedora sobre formação e desenvolvimento profissional. A obra é estruturada em oito capítulos, abordando uma variedade de metodologias inovadoras e suas aplicações em diferentes contextos educacionais. O livro se destaca por sua análise abrangente, que vai além dos fundamentos teóricos para incluir estratégias práticas e discutir os desafios associados à implementação dessas metodologias.

No primeiro capítulo, “Fundamentos das Metodologias Inov-Ativas”, as autoras estabelecem uma base sólida sobre os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas inovadoras. Filatro e Cavalcanti argumentam a favor de um modelo de ensino que prioriza a autonomia do aluno, a colaboração e a construção ativa do conhecimento. Este capítulo é notável pela clareza com que explica conceitos teóricos complexos, facilitando a compreensão para leitores com variados níveis de familiaridade com o tema. No entanto, um ponto a ser considerado é a falta de exemplos concretos que ilustrem a aplicação desses conceitos em contextos reais. A ausência de estudos de caso ou experiências práticas de instituições que adotaram essas metodologias limita a capacidade do leitor de visualizar a aplicação prática dos conceitos discutidos. A inclusão desses elementos poderia proporcionar uma visão mais concreta sobre os desafios e benefícios encontrados na implementação das metodologias inovadoras.

O segundo capítulo, “Planejamento de Aulas Inov-Ativas”, oferece uma abordagem prática sobre como incorporar metodologias inovadoras no planejamento de aulas. Filatro e

Cavalcanti destacam a importância de definir objetivos claros, selecionar recursos apropriados e criar atividades que engajem os alunos. A diversidade de modelos apresentados e a riqueza de exemplos práticos são aspectos positivos, proporcionando aos leitores uma gama de ferramentas para adaptar as metodologias às suas necessidades específicas. No entanto, a amplitude dos modelos apresentados pode ser desafiadora, sobrecarregando o leitor com opções e dificultando a escolha do modelo mais adequado para seu contexto específico. Uma análise mais detalhada das vantagens e desvantagens de cada modelo, juntamente com recomendações práticas para a adaptação a diferentes realidades, poderia ajudar os educadores a tomar decisões mais informadas e a adaptar as metodologias de maneira mais eficaz.

No terceiro capítulo, “Tecnologias Digitais no Processo Educativo”, as autoras exploram o papel das tecnologias digitais na facilitação das metodologias inovadoras. Este capítulo é especialmente relevante no contexto atual, onde a integração de tecnologias se tornou essencial para o ensino. Filatro e Cavalcanti discutem o uso de plataformas digitais, aplicativos e outros recursos tecnológicos que enriquecem a experiência educacional. As subseções que apresentam estudos de caso são bem elaboradas, oferecendo uma visão prática sobre a eficácia das tecnologias em diversos contextos. No entanto, o capítulo poderia se beneficiar de uma análise mais crítica das limitações e desafios associados ao uso de tecnologias digitais, como questões de acessibilidade e desigualdade de recursos entre alunos. Uma discussão mais aprofundada sobre como superar essas barreiras, além de sugestões para a formação contínua dos educadores no uso dessas tecnologias, proporcionaria uma visão mais equilibrada e prática do uso das tecnologias na educação.

O quarto capítulo, “Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Projetos (ABP)”, oferece uma análise detalhada de metodologias que promovem a aprendizagem ativa e significativa. Filatro e Cavalcanti abordam como a ABP e a ABP podem ser implementadas em diferentes níveis de ensino, oferecendo estratégias e exemplos práticos para superar desafios como resistência dos alunos e gestão do tempo. A profundidade com que essas metodologias são exploradas é um ponto forte, proporcionando uma compreensão abrangente de suas potencialidades. No entanto, o capítulo poderia ser enriquecido com mais dados empíricos sobre a eficácia dessas abordagens em diversos contextos educacionais. A inclusão de pesquisas e avaliações de impacto poderia fornecer uma base mais sólida para as recomendações oferecidas, ajudando a validar as metodologias discutidas e oferecendo insights sobre sua eficácia prática.

O quinto capítulo, “Gamificação e Jogos Digitais”, é dedicado ao uso de elementos de jogos para aumentar a motivação e o engajamento dos alunos. Filatro e Cavalcanti apresentam uma gama de exemplos e estudos de caso que ilustram como a gamificação pode transformar a experiência de aprendizagem. A abordagem prática e atual é um ponto positivo, e a inclusão de considerações éticas é um aspecto valioso frequentemente negligenciado. No entanto, alguns exemplos apresentados podem parecer excessivamente específicos e de difícil adaptação a diferentes contextos educacionais. Uma discussão mais ampla sobre a aplicação dos conceitos de gamificação em diversos ambientes, incluindo sugestões para personalização e adaptação, poderia aumentar a relevância e a aplicabilidade das estratégias discutidas para uma gama mais ampla de contextos educacionais.

No sexto capítulo, “Metodologias Ativas em Educação a Distância”, as autoras abordam as particularidades do ensino a distância e como adaptar as metodologias inovadoras para esse formato. Filatro e Cavalcanti oferecem estratégias para manter o engajamento e a interação dos alunos em ambientes virtuais, destacando a importância de comunicação eficaz e o uso de tecnologias apropriadas. A abordagem detalhada das metodologias específicas para EAD é um ponto positivo, fornecendo soluções práticas para desafios desse formato. No entanto, o capítulo poderia explorar mais profundamente as dificuldades enfrentadas pelos educadores na transição do ensino presencial para o a distância, incluindo desafios técnicos e

pedagógicos. Oferecer estratégias concretas para superar esses obstáculos e uma análise mais crítica da eficácia das metodologias inovadoras especificamente em EAD poderia fornecer uma visão mais equilibrada e útil para os leitores.

O sétimo capítulo, “Formação de Educadores para Metodologias Inov-Ativas”, destaca a importância da preparação dos educadores para implementar as metodologias discutidas. Filatro e Cavalcanti discutem programas de formação continuada e estratégias de desenvolvimento profissional, enfatizando a reflexão crítica e a colaboração entre educadores. A ênfase na formação contínua é essencial para a implementação bem-sucedida das metodologias inovadoras, e a discussão é bem fundamentada. No entanto, o capítulo poderia incluir mais exemplos de programas de formação bem-sucedidos e estratégias específicas para a implementação prática das metodologias. A inclusão de estudos de caso ou relatos de experiências bem-sucedidas poderia fornecer insights valiosos e ajudar os educadores a aplicar os conceitos discutidos de maneira prática.

O oitavo e último capítulo, “Avaliação em Metodologias Inov-Ativas”, aborda as formas de avaliar a aprendizagem em contextos que utilizam essas metodologias. Filatro e

Cavalcanti defendem uma avaliação formativa, contínua e diversificada, que vai além das tradicionais provas escritas. As autoras sugerem diversos instrumentos de avaliação, como portfólios, autoavaliações e avaliações por pares, e fornecem exemplos de como essas práticas podem ser implementadas. A abordagem abrangente das formas de avaliação é um ponto positivo, oferecendo múltiplas perspectivas sobre como medir a aprendizagem de maneira mais completa. No entanto, o capítulo poderia aprofundar mais os desafios da implementação dessas práticas, incluindo questões de logística, resistência dos alunos e carga de trabalho adicional para os professores. Oferecer estratégias para superar esses desafios e garantir a eficácia das práticas de avaliação proporcionaria uma visão mais prática e útil para os leitores.

Além disso, o livro se destaca ao abordar a aplicação das metodologias inovadoras no ambiente corporativo, uma área frequentemente menos explorada na literatura educacional.

Filatro e Cavalcanti analisam como as metodologias podem ser adaptadas para o treinamento corporativo, oferecendo exemplos de empresas que implementaram essas práticas com sucesso. Esta seção é particularmente valiosa para profissionais de desenvolvimento corporativo e treinamento, fornecendo uma visão prática sobre a adaptação das metodologias para o ambiente corporativo. No entanto, uma análise mais crítica dos desafios específicos enfrentados pelas empresas ao adotar essas metodologias poderia proporcionar uma compreensão mais completa e prática do tema, incluindo questões de integração cultural e resistência à mudança dentro das organizações.

Em conclusão, “Metodologias Inov-Ativas na educação presencial, a distância e

corporativa” é uma leitura essencial para educadores e profissionais que desejam aprimorar suas práticas pedagógicas. Filatro e Cavalcanti oferecem uma análise detalhada e prática das metodologias inovadoras, fundamentada em teorias contemporâneas e enriquecida por exemplos e estudos de caso. Embora algumas áreas do livro possam ser aprimoradas com mais dados empíricos e análises críticas, a obra contribui significativamente para a discussão e prática das metodologias inovadoras na educação moderna. O livro oferece insights valiosos e estratégias práticas que são indispensáveis para aqueles que buscam implementar metodologias inovadoras e eficazes em diversos contextos educacionais e corporativos.

Referências

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-Ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 2 ed. São Paulo: Saraiva Uno, 2022.


1 Doutorando em Ciências da Educação – Christian Business School Email: prof.wallissonmoreira@gmail.com
ORCID: 0009-0004-3864-3519

2 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: erikinhaunipam@yahoo.com.br
ORCID: 0009-0008-0301-4906

3 Mestranda em Ciências da Educação – World University EcumentalEmail: dalzy.3@hotmail.com

4 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: elanemugrabi.adv@gmail.com
ORCID: 0009-0008-4232-1191

5 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: maria.apcardoso@hotmail.com
ORCID: 0009-0004-6378-7266

6 Mestrando em Educação – UNEATLANTICO
Email: bspneto9@gmail.com
ORCID: 0000-0002-3754-7574

7 Mestrando em Educação – UNEATLANTICO
Email: delima.pauloroberto@yahoo.com
ORCID: 0009-0007-5149-744X

8 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: carinhato.cristiane@gmail.com

9 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: deni.n.ise@hotmail.com
ORCID: 0009-0009-6634-4256

10 Mestranda em Educação – UNEATLANTICO
Email: xanda.3@bol.com.br
ORCID: 0009-0001-0965-4365

11 Mestrando em Educação – UNEATLANTICO
Email: k2delima@gmail.com ORCID: 0009-0005-0235-0770