REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th102501200170
Ivanice Pereira Lima[1]
Claudionor de Oliveira Pastana[2]
RESUMO
O artigo aborda o ensino de Matemática na modalidade a distância (EAD) no Brasil, enfatizando as transformações ocorridas entre 2013 e 2023. O problema de pesquisa centra-se em compreender como o ensino de Matemática EAD tem contribuído para a democratização do acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo que enfrenta desafios relacionados à evasão, qualidade de ensino e adaptação tecnológica. O principal objetivo do estudo é analisar a evolução do curso de Licenciatura em Matemática EAD, destacando suas tendências, problemas e potencialidades. A metodologia combina análise documental, com dados do Censo da Educação Superior, e revisão de literatura sobre a temática, permitindo identificar padrões de crescimento, fatores que influenciam a permanência estudantil e as práticas pedagógicas. Os resultados mostram que, apesar do aumento significativo de matrículas em cursos EAD, a taxa de evasão ainda é um problema crítico, especialmente entre estudantes de camadas socioeconômicas mais vulneráveis. Também foram identificados avanços no uso de tecnologias educacionais, mas ainda existem lacunas na formação docente específica para o ensino a distância e na garantia de infraestrutura adequada para estudantes.
Palavras Chaves: Licenciatura em Matemática; EAD; Formação de Professores.
ABSTRACT
The article addresses distance learning Mathematics teaching (EAD) in Brazil, emphasizing the transformations that occurred between 2013 and 2023. The research problem focuses on understanding how distance learning Mathematics teaching has contributed to the democratization of access to education higher education, while facing challenges related to dropout rates, teaching quality and technological adaptation. The main objective of the study is to analyze the evolution of the EAD Mathematics Degree course, highlighting its trends, problems and potential. The methodology combines documentary analysis, with data from the Higher Education Census, and literature review on the subject, allowing the identification of growth patterns, factors that influence student retention and pedagogical practices. The results show that, despite the significant increase in enrollment in distance learning courses, the dropout rate is still a critical problem, especially among students from more vulnerable socioeconomic groups. Advances in the use of educational technologies were also identified, but there are still gaps in specific teacher training for distance learning and in ensuring adequate infrastructure for students.
Keywords: Degree in Mathematics; EAD; Teacher Training.
- INTRODUÇÃO
O cenário educacional apresenta constante transformação, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) tem emergido como uma alternativa para a disseminação do conhecimento, especialmente no contexto do ensino superior. No Brasil, a última década presenciou mudanças significativas no campo da educação superior, com uma notável expansão das ofertas de cursos à distância. Nesse contexto, destaca-se o papel do ensino de Matemática, uma disciplina fundamental não apenas para cursos diretamente relacionados, mas também como componente indispensável em diversas áreas do conhecimento.
Esta pesquisa se propõe a realizar uma análise minuciosa da evolução do ensino de Matemática na modalidade EAD na Educação Superior brasileira ao longo do período de 2013 a 2023. Para tal, fundamenta-se em uma revisão de literatura embasada nos dados do Censo da Educação Superior, buscando identificar as principais tendências e mudanças ocorridas nesse cenário.
A escolha desse tema se justifica pelo crescimento do ensino de Matemática no ambiente virtual, alinhado com a expansão do EAD no ensino superior. Ao explorar como o Curso de Licenciatura em Matemática se desenvolveu nesse formato ao longo da última década, esta investigação visa preencher uma lacuna na literatura existente e contribuir para uma compreensão mais completa do cenário educacional contemporâneo.
A Matemática desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, e a análise da evolução do seu ensino na modalidade EAD permite não apenas compreender o desenvolvimento dessa disciplina, mas também entender como as instituições de ensino superior têm enfrentado os desafios específicos dessa modalidade em relação a uma disciplina que frequentemente demanda interação mais direta.
Ao considerar fatores como mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e políticas educacionais implementadas durante o período em análise, este projeto busca oferecer percepções valiosas para as instituições de ensino superior e formuladores de políticas educacionais. A compreensão das tendências e desafios permitirá a adaptação de estratégias para melhorar a qualidade do ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
Desta forma, a presente pesquisa não apenas preenche uma lacuna na literatura existente, mas também contribui para uma compreensão mais detalhada do ensino de Matemática na modalidade EAD, fornecendo subsídios para aprimorar futuras práticas educacionais no contexto do ensino superior brasileiro.
Esta pesquisa procura analisar o desempenho Estatístico para o ensino de Matemática na modalidade EAD, em uma abordagem de pesquisa do Censo da educação Superior 2013-2023. O problema que alicerçou esta investigação foi: Como tem evoluído o ensino de Matemática na modalidade EAD na Educação Superior ao longo do período de 2013 a 2023, com base nos dados do censo da Educação Superior, e quais são as principais tendências identificadas nesse contexto?
Como objetivo geral desta pesquisa, buscou-se “Analisar a evolução do ensino de Matemática na modalidade EAD na Educação Superior brasileira durante o período de 2013 a 2023, por meio de uma revisão de literatura embasada nos dados do Censo da Educação Superior”. Também foram estabelecidos três objetivos específicos:
- Realizar uma revisão detalhada da literatura acadêmica referente ao ensino de Matemática na modalidade EAD, destacando os principais avanços, desafios e abordagens metodológicas utilizadas ao longo dos anos.
- Analisar sistematicamente os dados do censo da educação Superior relativos aos cursos de Matemática na modalidade EAD no período de 2013 a 2023, identificando variações no número de matrículas, características dos alunos e institucionais, bem como outros indicadores relevantes.
- Identificar e discutir os fatores que possivelmente influenciaram a evolução do ensino de Matemática na Educação Superior a distância, incluindo mudanças regulatórias, avanços tecnológicos e políticas educacionais implementadas durante o período em análise.
O cenário educacional contemporâneo está em constante transformação, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas demandas sociais. Nesse contexto, a Educação à distância (EAD) emerge como uma alternativa significativa para a disseminação do conhecimento, especialmente no contexto do ensino superior. A escolha do tema “Evolução do Ensino de Matemática na Modalidade EAD na Educação Superior no período de 2013 – 2023” reflete a necessidade de compreender e analisar as dinâmicas desse fenômeno educacional específico, considerando um período de 10 anos.
A relevância desse tema reside na crescente importância do ensino de Matemática no ambiente virtual, alinhado à expressão do EAD no ensino superior brasileiro. A década de 2013 a 2023 testemunhou mudanças significativas no campo da educação, com uma expansão notável das ofertas de cursos à distância (De Souza, et al, 2024). Nesse contexto, compreender como o curso de Licenciatura em Matemática se desenvolveu nesse formato torna-se crucial.
A Matemática desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, não apenas para os cursos diretamente relacionados, mas também como componente essencial em diversas áreas do conhecimento (De Souza, et al, 2024). Analisar a evolução do ensino de Matemática na modalidade EAD é explorar não apenas o desenvolvimento dessa disciplina, as também entender como as instituições de ensino superior têm enfrentado os desafios específicos dessa modalidade em relação a uma disciplina que frequentemente demanda interação mais direta.
O período escolhido coincide com o avanço das tecnologias educacionais passaram por avanços substanciais, afetando diretamente a oferta de cursos à distância. Observamos a evolução do ensino de Matemática nesse contexto permitirá a identificação de como essas mudanças tecnológicas impactaram as práticas pedagógicas, a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes. De acordo com Guimarães e Negreiros (2022, p. 87) “desde a instituição do Decreto 5800/2006, que normatizou a Educação à Distância (EAD), esta forma de ensino vem expandindo seus horizontes no Brasil e se constituindo como modalidade válida e imprescindível, especialmente para formação de professores e gestores públicos […]”.
Essa análise abrangente da evolução do ensino de Matemática na modalidade EAD fornece elementos valiosos para as instituições de ensino superior e formuladores de políticas educacionais. Pois, para De Souza, et al, (2024) a compreensão das tendências e desafios permitirá a adaptação de estratégias para melhorar a qualidade do ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
Embora existam estudos sobre o ensino de Matemática e a modalidade EAD, há uma lacuna em uma revisão de literatura abrangente que explore a evolução dessa disciplina específica ao longo de uma década no contexto do ensino superior brasileiro, caracterizando o Estado do Amapá. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna, contribuindo para uma compreensão mais completa de detalhada do cenário educacional contemporâneo.
Em suma, a escolha deste tema visa preencher uma lacuna na literatura existente, fornecendo uma visão abrangente e atualizada da evolução do ensino de Matemática na modalidade EAD na educação Superior. Ao fazê-lo, busca-se não apenas compreender o passado, mas também fornecer percepções valiosas para aprimorar futuras práticas educacionais, fortalecendo o sistema de ensino superior brasileiro diante dos desafios e oportunidades do século XXI.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica desta investigação encontra-se dividida em duas subseções. Na primeira abordamos a Educação à Distância. Na segunda versamos a respeito do Ensino de Matemática na modalidade da Educação à Distância.
2.1 – Educação a Distância (EAD)
A Educação a Distância (EAD) emergiu como uma transformação significativa na paisagem educacional contemporânea, proporcionando oportunidades de aprendizado flexíveis e acessíveis. Dentre os estudiosos contemporâneos, Martin Weller destaca a importância da tecnologia na EAD em sua obra ” Aspectos dos Recursos Educacionais Abertos como área emergente” (Weller, 2016). Ele argumenta que a tecnologia digital não apenas viabiliza a entrega eficaz de conteúdo, mas também transforma fundamentalmente a natureza da educação, possibilitando novas formas de interação e colaboração.
O Ensino de Matemática na modalidade de Educação a Distância (EAD), especialmente em cursos de graduação em Matemática, tem sido um campo de interesse crescente entre pesquisadores e educadores. Autores contemporâneos, como Fraz (2023), destaca a importância do design instrucional adaptado à EAD, destacando a necessidade de estratégias específicas para envolver os alunos em atividades matemáticas desafiadoras e significativas, promovendo a construção ativa do conhecimento.
A flexibilidade inerente à modalidade EAD é discutida por De Souza (2024), ressalta a importância de oferecer opções e suporte adequado aos estudantes, permitindo que gerenciem seu próprio tempo de estudo e adaptem o aprendizado conforme suas necessidades individuais. No contexto específico de cursos de graduação em Matemática, essa flexibilidade pode ser um elemento fundamental para atrair estudantes com diferentes perfis e garantir uma aprendizagem mais personalizada.
2.2 – Ensino de Matemática na Modalidade EAD
Nessa concepção, o ensino de Matemática na modalidade de Educação a Distância (EAD) tem enfrentado desafios únicos e, ao mesmo tempo, apresentado oportunidades para abordagens inovadoras. Segundo De Lima e De Souza (2022), a interatividade é crucial no ensino on-line, e isso é especialmente aplicável ao contexto da Matemática, que necessita de estratégias inovadoras para promover a participação ativa dos alunos, como fóruns de discussão e ambientes virtuais de aprendizagem, são essenciais para a construção significativa do conhecimento matemático.
Schelesky; Pereira e Grossi (2020) destaca a importância do design instrucional no ensino de Matemática on-line. Os autores argumentam que os ambientes de aprendizagem devem ser cuidadosamente planejados para envolver os alunos em atividades autênticas e desafiadoras. No contexto da Matemática, isso implica a criação de tarefas que estimulem a resolução de problemas e a aplicação prática dos conceitos, proporcionando uma compreensão mais profunda e duradoura (Fraz, 2023).
A flexibilidade é um aspecto essencial da EAD, e autores como Garrison e Kanuka (2004) enfatizam a importância de permitir que os alunos controlem seu próprio processo de aprendizado. No ensino de Matemática, isso pode ser alcançado por meio de recursos multimídia interativos, tutoriais on-line e práticas adaptativas que se ajustam ao ritmo e ao estilo de aprendizado de cada estudante (De Lima Souza e De Souza, 2022).
3- Metodologia de Pesquisa
Este estudo focalizou uma pesquisa bibliográfica centrada nos teóricos e temáticas relacionadas à Educação a Distância (EAD) no contexto específico do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática. A metodologia adotada foi qualitativa, envolvendo uma análise de dados do Censo da Educação Superior. Na pesquisa qualitativa “o interesse central dessa pesquisa está em uma interpretação dos significados atribuídos pelos sujeitos à suas ações em realidade socialmente construída, através da observação participativa, isto é, o pesquisador fica imerso no fenômeno de interesse […]” (Moreira, 2011, p.76).
O escopo deste estudo concentrou-se na análise documental de artigos relacionados à Educação a Distância e no banco de dados do censo da Educação Superior, com ênfase nas competências necessárias para compreender o desempenho dos acadêmicos na disciplina de Matemática no âmbito do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática. Os dados deste estudo foram coletados a partir do Censo da Educação Superior no período de 2013 até 2023.
O critério de seleção dos materiais para este estudo foi fundamentado em artigos que apresentam questionamentos pertinentes ao ensino de Matemática na modalidade de Educação a Distância (EAD). Além disso, foram considerados documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e seus mecanismos de pesquisa acessíveis, ampliando a base de dados com informações oficiais e orientações governamentais relacionadas ao ensino superior em Matemática na modalidade EAD.
Esse enfoque na seleção de materiais visa garantir a relevância e a atualidade das informações, explorando questionamentos específicos relacionados ao contexto do curso de graduação em Matemática na modalidade EAD. A inclusão de fontes oficiais do Ministério da Educação contribui para enriquecer a pesquisa com dados e diretrizes governamentais, proporcionando uma abordagem abrangente e fundamentada no panorama educacional brasileiro. Gil (2008, p. 154) ressalta “que as fontes documentais tornam-se importantes para detectar mudanças na população, na estrutura social, nas atitudes e valores sociais”.
A abordagem documental buscou identificar e compreender os obstáculos específicos enfrentados por esse grupo demográfico, destacando as particularidades associadas ao ensino de Matemática na modalidade EAD. O período considerado permitiu uma análise abrangente das tendências e desafios ao longo de uma década, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas e questões que permeiam o ensino superior em Matemática na modalidade EAD para esse público específico.
4 – Resultados e Discursões
De acordo com Hoffmann, Nunes e Muller (2019), o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Brasil, é uma ferramenta fundamental para coletar dados estatísticos abrangentes sobre as instituições de ensino superior do país. Este censo abrange informações detalhadas sobre cursos, alunos, docentes e infraestrutura, proporcionando uma visão abrangente do panorama educacional superior. O levantamento estatístico oferece uma análise quantitativa que serve como alicerce para formulação de políticas, tomadas de decisões e estudos acadêmicos voltados para o aprimoramento da qualidade do ensino superior (Hoffmann; Nunes; Muller, 2019)
O Censo da Educação Superior possui uma importância como fonte de dados estatísticos residindo na sua capacidade de oferecer uma visão sistêmica e detalhada do sistema educacional (Hoffmann; Nunes; Muller, 2019). Por meio dessa fonte, é possível obter informações sobre a evolução do número de matrículas, a distribuição de cursos e a participação de diferentes regiões do país. Isso permite que gestores, pesquisadores e formuladores de políticas tenham uma base sólida para identificar tendências, desafios e oportunidades, direcionando esforços para áreas específicas que demandam atenção.
O aspecto estatístico do Censo da Educação Superior fornece não apenas dados brutos, mas também permite a realização de análises mais aprofundadas. Por meio da interpretação estatística, pesquisadores podem identificar correlações entre variáveis, analisar taxas de crescimento e compreender padrões demográficos, contribuindo para uma compreensão mais completa e informada do cenário educacional (Hoffmann; Nunes; Muller, 2019). Essas análises estatísticas são essenciais para embasar políticas públicas, direcionar investimentos e promover a melhoria contínua do ensino superior no Brasil. Em última análise, o Censo da Educação Superior desempenha um papel fundamental na construção de uma educação superior mais eficiente, equitativa e alinhada às demandas da sociedade.
4.1 – Resultados
Por meio da Tabela 01, podemos verificar os dados gerais, como números de instituições, números de cursos, quantitativo de vagas, ingressantes, matrículas e concluintes do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade da Educação à Distância no período de 2014 até 2023.
Tabela 01: Dados Gerais do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD no Brasil no período de 2014-2023
Fonte: MEC/Inep: Censo da Educação Superior, 2024.
No ano de 2014, apenas uma instituição ofertava um único curso. Porém, a partir de 2023, o número aumentou significativamente para 46 instituições e 99 cursos, demonstrando um crescimento substancial na oferta do curso de Licenciatura em Matemática EAD. Esse crescimento reflete o aumento do acesso ao ensino superior por meio da modalidade a distância.
Por meio da Tabela 01, podemos perceber que houve um aumento notável no número de vagas ao longo do período, saindo de 273 vagas em 2014 para 185.502 vagas em 2023. Este crescimento pode indicar uma maior demanda e priorização pela expansão do ensino a distância. Todavia, apesar do aumento de vagas, o crescimento de ingressantes não acompanhou proporcionalmente. Em 2023, dos 185.502 disponíveis, apenas 15.562 ingressaram, o que representa aproximadamente 8,4% das vagas preenchidas. Isso sugere possíveis desafios em atrair estudantes, como falta de interesse, divulgação ou questões econômicas.
Vale ressaltar que o número de matrículas cresceu ao longo do tempo, passando de 90 em 2014 para 19.466 em 2023. Contudo, há uma discrepância significativa entre vagas ofertadas e matrículas realizadas, mostrando que há potencial ocioso no sistema. Além disso, a evolução do número de concluintes foi notável, saindo de nenhum no ano 2017 e passou para 1295 em 2023. Este dado sugere que o curso está consolidando sua estrutura e enfrentando dificuldades iniciais na retenção e formação dos alunos.
O gráfico 01, relativo aos Indicadores de Trajetória no período de 2014 -2023.
Fonte: MEC/Inep: Censo da Educação Superior, 2024.
A Taxa de Desistência Acumulada possui uma tendência inicialmente alta. No ano de 2014, a taxa de desistência foi de 93%, indicando um grave problema de retenção logo nos primeiros anos do curso. Porém, ao longo dos anos, houve uma redução significativa na taxa de desistência. Em 2023, a taxa estabilizou em torno de 93%, similar aos valores de 2018 em diante. Todavia, apesar de melhorias, a desistência continua sendo uma questão crítica, principalmente em cursos EAD, que geralmente enfrentam desafios relacionados à motivação e suporte ao estudante.
No gráfico 01, podemos verificar que a taxa de conclusão acumulada no período é bastante baixa. Antes do ano de 2018, a taxa de conclusão acumulada era inferior a 10%. A partir de 2018, houve um leve aumento na taxa de conclusão, chegando a 6% em 2018 e mantendo valores similares em anos posteriores. Esses indicadores, reflete um avanço, ainda que modesto, nos esforços para apoiar a conclusão dos estudantes.
Com relação a taxa de permanência, podemos observar no gráfico 01, que no ano de 2014 apenas 7% dos estudantes permanência no Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD. A partir do ano de 2018, essa taxa de permanência tem se estabilizado em torno de 7%, sugerindo que a maioria dos estudantes que não desistem conseguem concluir.
Gráfico 02: Estatísticas do Número de Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD no período de 2015-2023.
Fonte: MEC/Inep: Censo da Educação Superior, 2024.
O gráfico 02 apresenta as tendências relacionadas ao número de matrículas, ingressantes e concluintes no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD ao longo dos anos. Podemos perceber um crescimento acelerado, o número de matrículas aumentou significativamente a partir de 2020, atingindo seu pico em 2023, com aproximadamente 19.500 alunos matriculados.
A demanda do Curso de Licenciatura em Matemática aumentou, esse desenvolvimento reflete o interesse crescente pela modalidade EAD, especialmente durante a pandemia de COVID-19, que acelerou a transição para o ensino remoto. O número de ingressantes acompanha o crescimento de matrículas, especialmente a partir de 2018. Em 2023, o número de ingressantes ultrapassa os 15.000, porém, apesar do aumento no número de vagas ofertadas (185.502 em 2023), os ingressantes representam apenas uma pequena fração, sugerindo uma subutilização da capacidade.
Por meio, do gráfico 02, podemos verificar que o número de concluintes apresenta um menor crescimento entre os três indicadores. Mesmo em 2023, o total de concluintes está em torno de 1.300, muito abaixo do total de ingressantes. Isso reforça a necessidade de investigar os fatores que contribuem para desistências e dificuldades em concluir o curso, como suporte insuficiente ou dificuldades acadêmicas.
Gráfico 03: Referente ao número de docentes vinculados a Cursos de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD.
Fonte: MEC/Inep: Censo da Educação Superior, 2024.
Por meio do gráfico 03, podemos perceber que o número de docentes foi praticamente estável e insignificante até 2018, iniciando um estágio inicial de implantação do curso e baixa expansão das ofertas. Observa-se um crescimento notável no número de docentes vinculados aos cursos a partir de 2020, alcançando 700 em 2023.
O número de docentes quase dobrou, passando de 220 no ano de 2018 para 434 no ano de 2020. Esse aumento reflete a expansão do curso e a maior demanda por professores para atender o crescimento no número de turmas. Todavia, a curva de crescimento se mantém, com um aumento expressivo de 445 no ano de 2021 para 700 no ano de 2023, destacando esforços contínuos para atender a ampliação de matrículas e vagas.
Gráfico 04: Número de ingressantes no Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD.
Fonte: MEC/Inep: Censo da Educação Superior, 2024.
O gráfico 04, apresentam a evolução do número de ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, desagregados por categorias e tipos de instituições (públicas e privadas). Percebemos que o número de ingressantes teve um aumento exponencial, passando de 97 ingressantes em 2014 para 15.562 em 2023. A partir de 2018, o crescimento se torna significativo, com destaque para 2020, quando o número de ingressantes ultrapassou os 10.000.
As Instituições Privadas com Fins Lucrativos, são responsáveis pela maior parte dos ingressantes, crescendo continuamente a partir de 2018. As instituições Estaduais, embora tenham um crescimento mais lento, também aumentaram sua contribuição ao longo do período. As instituições Federais, representam uma parcela mínima, com números praticamente resultantes ao longo do tempo.
A maior parte dos ingressantes do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, são de universidades privadas, seguidas por centros universitários. A participação em faculdades privadas é menor, mas ainda significativa. As Instituições Públicas, possuem umapresença dominada por universidades públicas (federais e estaduais), sem variações notáveis no período.
As instituições privadas lideram a oferta de vagas e atraem a maioria dos ingressantes. Isso pode ser atribuído a maior flexibilidade e capilaridade dessas instituições no Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. Apesar de algum crescimento nos estados, o setor público não acompanha a mesma taxa de crescimento do privado, o que pode limitar o acesso de alunos de menor renda.
DISCURSÕES
Podemos perceber na Tabela 01 que ocorreu uma expansão acelerada dos Cursos de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD, com o aumento no número de instituições, cursos e vagas é impressionante. Porém, ocorreu uma baixa proporção de ingressantes e concluintes em relação às vagas sugere subutilização do potencial.
Além disso, a partir de 2017, o número de concluintes começou a crescer, o que é um sinal positivo, todavia ainda representa uma pequena fração das matrículas realizadas. É importante investigar questões como abandono de curso, dificuldades econômicas, ou deficiências na infraestrutura e suporte aos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD.
Analisando o gráfico 01, podemos verificar que o ensino a distância apresenta desafios significativos em retenção e engajamento, especialmente para cursos como Licenciatura em Matemática, que demandam disciplina e motivação elevada. Alguns fatores como dificuldade de acesso a recursos, suporte pedagógico insuficiente e problemas pessoais podem influenciar a alta taxa de desistência.
Algumas ações são necessárias para os avanços do Licenciatura em Matemática a modalidade EAD, são a melhoria na Infraestrutura, a fim de garantir suporte técnico e pedagógico contínuo para os estudantes. Desenvolvimento de políticas de acompanhamento acadêmico, como tutores mais acessíveis e orientações personalizadas, poderiam reduzir a taxa de desistência. Além, da realização de estratégias como flexibilização curricular e atividades interativas poderiam ajudar a aumentar a taxa de permanência.
O gráfico 03, destaca que o aumento no número de docentes reflete esforços institucionais para consolidar o curso e oferecer suporte adequado aos estudantes. Todavia, é fundamental garantir que esses docentes recebam formação continuada nas metodologias específicas para EAD, potencializando a qualidade do ensino. Além, de manter o crescimento do quadro docente alinhado com a demanda estudantil é essencial para a sustentabilidade e o sucesso da modalidade.
A evolução no número de docentes acompanha o aumento expressivo de matrículas e vagas ofertadas, conforme detalhado anteriormente. Essa relação é essencial para garantir a qualidade do ensino, especialmente nos cursos de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD. Apesar do crescimento no número de docentes, o aumento das matrículas e ingressantes pode ter gerado desafios relacionados à proporção docente-aluno, que precisa ser monitorado constantemente para garantir a eficiência no atendimento.
A expansão do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EAD, aumentou significativo de matrículas e ingressantes demonstra o impacto positivo da ampliação da oferta de cursos EAD e maior aceitação dessa modalidade de ensino. O baixo número de concluintes em comparação com as matrículas e ingressantes destaca a necessidade de estratégias para mitigar desistências e apoiar a trajetória acadêmica dos estudantes.
Para suavizar desistências, as Instituições de Ensino Superior que oferecem o Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD, devem implementar sistemas de monitoramento para identificar e apoiar estudantes em risco de abandono, oferecer suporte acadêmico e motivacional e promover a modalidade EAD e suas vantagens para atrair novos ingressantes e reter os existentes.
Vale ressaltar que para democratização do Ensino Superior, énecessário fortalecer o papel das instituições públicas na oferta de EAD para ampliar o acesso ao ensino superior. Incentivar colaborações pode ser uma solução para equilibrar qualidade e alcance. O suporte ao Estudante de ensino superior, podem garantir políticas de apoio financeiro e acadêmico pode melhorar a prevenção e conclusão, especialmente no setor privado.
Considerações Finais
O ensino de Matemática na modalidade EAD é uma modalidade que tem avançado significativamente no Brasil, principalmente na última década. Essa modalidade se destaca pela democratização do acesso ao ensino superior, ampliando oportunidades para populações que enfrentam barreiras geográficas, econômicas e sociais. No entanto, embora tenha registrado avanços consideráveis no número de matrículas, os desafios enfrentados pelo modelo ainda representam um obstáculo à consolidação de sua qualidade e eficiência.
Um dos principais problemas destacados nas análises é a elevada taxa de evasão, que reflete uma combinação de fatores, como dificuldades de adaptação ao ensino a distância, limitações na infraestrutura tecnológica e falta de suporte pedagógico contínuo aos estudantes. Essa evasão é particularmente preocupante em cursos como a Licenciatura em Matemática, que já enfrenta dificuldades históricas em atrair e manter alunos devido às percepções de complexidade da disciplina e às suas exigências acadêmicas.
Por outro lado, o estudo revelou que a modalidade EAD tem incentivado uma maior utilização de ferramentas tecnológicas que, quando bem aplicadas, podem melhorar a interação entre alunos e professores, tornando o processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e atraente. Contudo, a eficácia dessas ferramentas depende de uma formação docente contínua e específica para o ambiente virtual, algo que ainda não é uma realidade amplamente difundida. Assim, a necessidade de investir na qualificação dos professores para trabalhar com tecnologias digitais é um dos pilares para o fortalecimento do ensino a distância (Vasconcelos; De Jesus; De Miranda Santos, 2020).
Outro ponto importante é a questão da infraestrutura tecnológica, tanto por parte das instituições de ensino quanto dos estudantes. A desigualdade no acesso à internet e a equipamentos adequados é uma barreira que limita o alcance e a eficácia do ensino EAD, especialmente em regiões remotas e para estudantes de menor poder aquisitivo. Nesse sentido, políticas públicas que garantam conectividade e dispositivos para os estudantes são fundamentais para equalizar as condições de aprendizagem.
Por fim, o artigo reforça a necessidade de políticas educacionais que integrem o ensino EAD às demandas contemporâneas do mercado e às realidades locais dos estudantes. Isso inclui o estímulo à adoção de metodologias ativas, ao uso de tecnologias inclusivas e à promoção de redes de colaboração entre instituições públicas e privadas. O ensino de Matemática a distância tem potencial para transformar vidas, mas sua consolidação depende de um esforço conjunto que envolva inovação pedagógica, investimentos estruturais e um compromisso constante com a qualidade educacional.
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[1] Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. ttp://lattes.cnpq.br/7760847914553697. E-mail:
[2] Doutor em Ensino área de concentração em Ensino de Matemática . http://lattes.cnpq.br/5729882279370007 . E-mail: claudionor.pastana@ueap.edu.br