SÍNTESE SOBRE OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2022

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202412071313


Cláudio Alencar¹; Auriélia Coelho Isaque Floriano²; Regina Andrade Silva³; Eliane de Oliveira Torres⁴; Robério Batista Silva⁵; Denise Cavalcanti da Silva⁶; Joselma Lima Pereira⁷; Maria Eliete Ribeiro de Araújo⁸.


Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo buscar artigos científicos sobre os Estudos Organizacionais entre os anos de 2015 a 2022 para a construção de um Workbook. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, visando subsidiar a leitura e a interpretação no conjunto de documentos científicos e de autores renomados utilizando o Google Acadêmico, utilizando o termo “Estudos organizacionais”. Cada artigo utilizado nesse trabalho foi uma junção de visões distintas e que se complementam, tratando sobre os fenômenos complexos sobre o potencial e os desafios dos Estudos Organizacionais.

Palavras-chave: Teorias Organizacionais; Administração; Metodologias Aplicadas.

INTRODUÇÃO

A pesquisa teve como objetivo principal de buscar artigos científicos sobre os Estudos Organizacionais entre os anos de 2015 a 2022 para a construção de um Workbook. Sua investigação foi realizada na base de dados – Google Acadêmico, utilizando o termo “Estudos organizacionais”, que retornou 15.900 trabalhos. Abaixo, no quadro 01, demonstra mais detalhado o processo, o refinamento e os critérios abordados nessa pesquisa bibliográfica.

Quadro 01: Fluxograma da pesquisa, processo de refinamento e critérios abordados

Fonte: Elaborado pelos autores (2022)

Através do quadro 01, na sessão que considera a temática da pesquisa, foi encontrado 12 artigos que enquadram no objetivo do trabalho. Segue abaixo, quadro 02, destacando os 10 trabalhos selecionados para analise das discussões sobre a temática.

Quadro 02: Artigos Selecionados para a discussão dos “Estudos organizacionais”

NReferênciaObjetivosResultados/ Evidências
1PIMENTEL, Ricardo; NOGUEIRA, Eloy Eros da Silva. Estudos baseados na prática: possibilidades metodológicas para pesquisas em estudos organizacionais. Revista Organizações & Sociedade, [S.L.], v. 25, n. 86, p. 350-370, set. 2018. FapUNIFESP (SciELO). Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/1984-9250861. Acesso em: 04 jun. 2022Contribuir com a discussão de possibilidades metodológicas
para estudos organizacionais dentro da abordagem dos Estudos Baseados na Prática – EBP.
A revisão de periódicos europeus mostrou que os EBP na Europa se fortaleceram na medida em que caminharam em dois sentidos: busca de construção de teorias capazes de uma abordagem crítica da realidade, e construção de diversidade conceitual e metodológica.
2SOUZA, Reginaldo da Silva; SILVA, Sheldon William; PORTUGAL JUNIOR, Pedro dos Santos; FONSECA, Leticia Rodrigues da; MAGALHÃES, Sergio Ricardo. O ESTUDO DE CASO NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS:: potencial e desafios. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, p. 1-10, jul. 2018. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4433/pdf_786. Acesso em: 04 jun. 2022Discutir o potencial e os desafios da
utilização dos estudos de casos nas pesquisas organizacionais.
O ensaio foi debatido e defendido a teorização, a partir dos estudos de casos, destacando os importantes teóricos dos estudos organizacionais, como Eisenhardt (1989), Yin (2005) Eisenhardt e Graebner (2007), Ridder, Hoon e McCandless (2009), que auxiliaram na discussão e que defendem que é possível contribuir para o desenvolvimento e evolução da teoria, a partir da utilização de estudos de casos.
3SOUSA, Indira; SEGATTO, Andréa; RODRIGO, Silva. ANÁLISE DO USO DE TEORIAS ORGANIZACIONAIS EM ESTUDOS DA INOVAÇÃO SOCIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL. 2017. ANPAD. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo-Morais-Da-Silva/publication/320289712_Analise_do_uso_de_teorias_organizacionais_em_estudos_da_inovacao_social_uma_revisao_sistematica_da_literatura_nacional_e_internacional/links/59dbb500a6fdcc1ec89fa004/Analise-do-uso-de-teorias-organizacionais-em-estudos-da-inovacao-social-uma-revisao-sistematica-da-literatura-nacional-e-internacional.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.Analisar como as teorias
organizacionais estão sendo utilizadas para estudar o campo da inovação social (IS).
Ao realizar a revisão sistemática da literatura, notou-se a existência de poucos estudos nacionais na área de inovação social, ainda tendo um vasto campo para ser investigado. Foram localizados 46 estudos, sendo que desses, quatro continham alguma teoria organizacional. Já nos estudos internacionais, selecionou-se 42 trabalhos, desses somente dezesseis relacionavam com algum aspecto teórico organizacional. Percebeu-se que a teoria mais utilizada em ambos os contextos foi a teoria institucional, abordando os pilares cognitivos e aspectos isomórficos.                                                                                                                              Ao realizar uma comparação entre os estudos internacionais e nacionais, observa-se que os dois tiveram propulsão no ano de 2013, com auge em 2016. Entretanto, internacionalmente, os estudos estão mais difundidos, utilizando-se de mais teorias organizacionais. Isso retrata a carência de pesquisas nesse campo, uma vez que ainda há aspectos teóricos, práticos e metodológicos a serem explorados
4Machado, F. C. L., Fernandes, T. A., & Silva, A. R. L. da. (2017). MICHEL DE CERTEAU E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: uma leitura do cenário brasileiro. Caderno De Administração , 25(2), 24-43.Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/37869 Acesso em: 04 jun. 2022
Discutir   a   produção   científica   nacional   nos   estudos organizacionais  em  administração  que  articulam  as  ideias  de  Michel  de  Certeau  como  base teórica.Os resultados indicam que as ideias de Michel de Certeau encontram-se em desenvolvimento nas esferas  da  administração,  e  possuem  potencial  de  expansão,  mas  que,  por  vezes,  ocorrem inconsistências  em  termos  dos  usos  das  ideias  do  autor  e  das  articulações  metodológicas  em torno delas. Todavia,  nos  despertou  a  atenção  o  fato  de  que  nenhum  estudo  identificado  se  destinou  a analisar  as  organizações  entendidas  como  tradicionais  pelo  chamado mainstream,  quais sejam,  as  empresas  de  médio  e  grande  porte.  Em  meio  a  essa  lacuna,  advogamos  pela necessidade de ampliação dos debates em torno da utilização da rica teoria social de Certeau (1994) nos estudos em administração. Acreditamos que exista a necessidade de compreensão dos  mais  diferentes  cotidianos  em  organizações,  inclusive  daqueles  inseridos  em  contextos que  predominam  nos  estudos  organizacionais,  pois  eles  não  têm  sido  tratados  com  foco  na ótica aqui abordada.
5GOMES, Romulo; CARDOSO, Sâmela Pedrada; DOMINGUES, Fabiana Florio. A (re)produção dos espaços urbanos brasileiros nos estudos organizacionais: que cidade é essa?. Gestão & Regionalidade. São Caetano do Sul, SP. v.37. n. 110. p. 43-63. maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351566154_A_REPRODUCAO_DOS_ESPACOS_URBANOS_BRASILEIROS_NOS_ESTUDOS_ORGANIZACIONAIS_QUE_CIDADE_E_ESSA.  Acesso em:  04 jun. 2022


Discutir a (re)produção das cidades nos Estudos Organizacionais nacionais a partir da produção científica sobre os usos dos espaços urbanos brasileiros. Entender a urbe a partir de seus usos nos permite atribuir novos significados à ideia de cidade.Os resultados indicam que a cidade é (re)produzida nos Estudos Organizacionais de forma heterogênea e múltipla, relacionada às práticas organizativas engendradas com questões identitárias de grupos sociais e comunidades, em que as diferentes formas de sociabilidades manifestadas são centrais para entendimentos situados em apropriações e resistências que os citadinos praticam nos espaços urbanos. Em termos conceituais, os resultados mostram práticas materiais, por isso corporificadas e fornecem pistas para problematizarmos acerca da invisibilidade de corpos nos estudos, que consideramos uma presença ausente.
6RIBEIRO, Henrique César Melo. Produção científica do encontro de estudos organizacionais sob a óptica da análise de redes sociais. Gestão & Regionalidade. São Caetano do Sul, SP. v. 38. n. 113. p. 241-260. jan./abr. 2022 Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7001. Acesso em:  04 jun. 2022
 
Investigar o perfil e as características da produção científica dos artigos divulgados nas 10 Edições do EnEO sob a óptica da análise de redes sociais.Os principais resultados pontam uma baixa densidade em todas as redes sociais investigadas, contudo, com é perceptível que as redes de coautoria estudadas estão em fase de evolução, influenciando de maneira inerente as outras redes de colaboração, contribuindo com isso para o aperfeiçoamento, desenvolvimento e crescimento da produção científica investigada.
7HOFFMANN, Micheline Gaia; FERNANDES, Roberto Fabiano; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi; LEMOS, Dannyela Cunha. FATORES CONDICIONANTES À INOVAÇÃO: o uso da revisão sistemática na sistematização do estado da arte. Revista Pretexto, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 11, 30 ago. 2016. ANPAD. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2485.  Acesso em: 04 jun. 2022
Apresentar a produção teórica e teórico-empírica em torno dos fatores organizacionais que afetam a inovação nas organizaçõesEsse levantamento resultou em um portfólio de artigos que classifica os fatores organizacionais que afetam a inovação em cinco categorias: estratégia, estrutura, recursos, fatores humanos e culturais e processos. O mapeamento da literatura apontou também fatores já consolidados desde a publicação de Van de Ven, Angle e Poole (2000), como a disponibilidade de recursos, a estrutura e os processos que facilitam a inovação, com ênfase à gestão do conhecimento, resolução de conflitos, disponibilidade de tempo para dedicação à inovação e aos graus de formalização, padronização e centralização que caracterizam a estrutura organizacional
8MARTINS- SILVA, Priscila de Oliveira; SILVA junior, Anor da; PERONI, Guilherme Gustavo Holz;MEDEIROS Carolina Porto de; VITÒRIA, Nádia Ortolan da.Teorias das representações sociais nos estudos organizacionais no Brasil: análise bibliométrica de 2001 a 2014. Cadernos Ebape.br, [S.L.],v.14, n.4, p 891-919, dez.2016.FapUNIFESP( Scielo).http://dx.doi.org/10.1590/1679-395155900 Acesso em: 04 jun. 2022Realizar  uma pesquisa bibliométrica acerca da produção científica que envolve a utilização da TRS no campo dos estudos organizacionais (EO), referente ao período de 2001 a 2014Foram identificados 90 artigos, dos quais 67 foram publicados em 7 eventos científicos (do total de 27 edições) e 23 foram publicados em 6 periódicos. Deste total, 83 são de natureza teórico-empírica e apenas 7 são teóricos. A pesquisa bibliométrica permitiu identificar que a utilização da TRS nos EO ainda é incipiente e que, nos artigos investigados, os autores utilizam a TRS de forma superficial, sem explorar o potencial que essa teoria proporciona para a compreensão dos fenômenos sociais. Além disso, foi possível constatar nos textos investigados algumas inconsistências teóricas e metodológicas no uso da TRS, merecendo destaque o tratamento equivocado dos objetos representacionais, a adaptação redu- cionista do conceito de representações sociais (RS) e a utilização da TRS como método de pesquisa. Como contribuição, aponta-se a necessidade de evolução e amadurecimento da TRS nos EO, tanto em termos quantitativos como qualitativos.
9SILVA, Rosana Oliveira da; ANDRÉ, Robson Gomes; WANDERLEY, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; BAUER, Ana Paula Medeiros. Josué de Castro e a Colonialidade do Poder, do Ser e do Saber: uma contribuição para a opção decolonial em estudos organizacionais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 41-60, fev. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/21599. Acesso em: 04 jun. 2022.Identificar nas obras de Josué de Castro elementos que vão ao encontro das perspectivas da colonialidade, e dessa forma aproximar o autor da área de administração, especificamente de uma opção decolonial nos estudos organizacionaDestacar os constructos de Josué e dialogá-los com os estudos organizacionais nos auxilia a iluminar noções que ainda precisam ser trabalhadas e refletidas para a construção de realidades que correspondam ao nosso contexto. O pensador brasileiro se preocupava em refletir sobre o Brasil e questionar a adoção de modelos de desenvolvimento estrangeiros, abordando a dominação de pensamento no sentido de olhar nossa própria realidade com os olhos dos países ricos, ou seja, não compreendendo as peculiaridades que nos diferem dos mesmos.
Josué, o homem de várias formações e conhecimentos, pode – e deve – ser lembrado dentro da área de administração, precisamente dentro de estudos organizacionais. Ao abraçarmos uma opção decolonial nessas áreas, procuramos mostrar neste artigo que as obras de Josué trazem elementos que têm muito a contribuir com essa perspectiva. Josué refere-se ao colonialismo e à forma de dominação ainda presente, sobretudo nos países subdesenvolvidos, de forma crítica, demonstrando uma necessidade de se de-colonizar. Ao analisar as obras do autor percebemos a premência de se pensar o Brasil a partir do Brasil e para o Brasil, bem como de se pensar as organizações e as teorias organizacionais a partir de nossa própria realidade.
10SILVA, Caio Pedrinho da; PASCHOALOTTO, Marco Antonio Catussi; ENDO, Gustavo Yuho. LIDERANÇA ORGANIZACIONAL: : uma revisão integrativa brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 146-159, mar. 2020. Trimestral. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/36370/pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.Analisar de forma integrativa e sistêmica os trabalhos de liderança publicados em
periódicos nacionais de 2010 a 2018 por meio da plataforma CAPES
Os resultados apontaram que os assuntos mais abordados dentro da temática são a respeito dos estilos
de liderança, com foco na transformacional e transacional; e temas como coaching e liderança feminina
apresentaram poucos artigos. O estudo contribui de forma clara para o desenvolvimento da pesquisa e da ciência nacional na área de liderança, permitindo um panorama geral e crítico do que vem sendo publicado em periódicos nacionais nos últimos anos para que se possa observar as possíveis falhas, as temáticas em
deficiência de exploração e, dessa forma, dar continuidade as temáticas desses estudos, bem como a identificação de novas lacunas de pesquisa com o objetivo de alavancar a pesquisa nacional. Ao final, esse estudo demonstrou uma agenda de pesquisa a ser seguida.
11SIERRA, Julio Cesar Volpp et al. Revisão Sistemática sobre a Influência dos Executivos no Desempenho das Empresas na Perspectiva da Teoria do Alto Escalão. Future Studies Research Journal, ISSN 2175-5825. São Paulo, v.11, n.2, p.216–240, mai./ago. 2019. Disponível em: https://revistafuture.org/FSRJ/article/view/442/442 Acesso em: 04 jun. 2022Apresentar as frentes e agenda futura da pesquisa sobre a influência dos executivos no desempenho dasempresas na perspectiva da Teoria do Alto Escalão.O autor apresentou as frentes e a agenda futura da pesquisa sobre a influência dos executivos no desempenho das empresas na perspectiva da Teoria do Alto Escalão. Identificou que o tema está em voga e é relevante na pesquisa acadêmica dentro dos estudos organizacionais.
Identificou-se que o tema estudado é abordado em 5 fatores principais: a)  Fator BC1 -“Diversidade do TMT e Desempenho”; b)  Fator  BC2 -“Conflitos entre Executivos e Desempenho”; c) Fator BC3 -“O efeito CEO e Desempenho”, estudos  clássicos  da  teoria  do  alto  escalão,  que  parece  estar perdendo força para outras frentes mais específicas; d) Fator BC4 -“Tecnologia da Informação e Desempenho” (indica  a  importância da  tecnologia  no  desempenho,  em  especial  da governança a partir dos executivos de topo); e) Fator BC5 -“Comportamento e influência social na tomada de decisão”
12OTTONICAR, Selma Leticia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; A competência em informação no contexto do trabalho: uma revisão sistemática da literatura voltada à indústria 4.0. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, set./dez.,
2019. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65145/40805  Acesso em: 04 jun. 2022
Identificar como a literatura científica tem tratado a competência em informação no contexto da Indústria 4.0.Evidencia-se que, ainda, há uma lacuna de conhecimento no que se refere a competência em informação no contexto da Indústria 4.0. Nessa perspectiva, destaca-se que é uma oportunidade para o desenvolvimento depesquisas neste campo do conhecimento. Além disso, os pesquisadores têm demonstrado algumas preocupações com as possíveis consequências geradas pela Indústria 4.0 como, por exemplo, a redução do número de empregos e o aumento da desigualdade social.
Fonte: Elaborado pelos autores (2022)


No quadro 03 destaca os tipos de artigos preliminares e a sua porcentagem, segue abaixo:

Quadro 02: Seleção dos Artigos Preliminares

Tipo de PesquisaQuantitativoPorcentagem
1Revisão Sistemática de Literatura0541,6%
2Pesquisa Bibliométrica0325%
3Revisão Bibliográfica0216,6%
4Estudo de Caso018,4%
5Pesquisa Documental018,4%
Fonte: Elaborado pelos autores (2022)


Na revisão sistemática de literatura que foi a opção de cinco publicações, sendo elas Sousa, Segatto e Silva (2017); Gomes, Cardoso e Domingues (2021), Hoffmann et. al. (2016); Silva, Paschoalotto e Endo (2020); e Ottonicar e Valentin (2019). Já a pesquisa bibliométrica foi utilizada em três trabalhos, os de Machado, Fernades e Silva (2017); Martins Silva et. al. (2016) e Sierra (2019). A revisão bibliográfica foi utilizada por Pimentel e Nogueira (2018) e Silva et. al. (2020).

O estudo de caso foi utilizado por Souza et. al. (2018) e a pesquisa documental por Ribeiro (2022).

Gráfico 01: Metodologias aplicadas nos artigos preliminares estudados.

Fonte: Elaborado pelos autores (2022).

A partir desse processo de inclusão e exclusão, considerando apenas artigos acadêmicos de revisão de literatura, foram excluídos os artigos de estudo de caso e pesquisa documental (item 02 e 06 do Workbook). Predominou-se a revisão de literatura, sendo nomeadas pelos autores como revisão sistemática de literatura, pesquisa bibliométrica e revisão bibliográfica.

SINTESE DOS RESULTADOS OBTIDOS

Os artigos selecionados foram publicados nas seguintes plataformas: Revista Organizações & Sociedade; Revista da Universidade Vale do Rio Verde; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Administração – ANPAD; Caderno de Administração, Gestão & Regionalidade; Revista Pretexto; Cadernos Ebape.br; Sociedade, Contabilidade e Gestão; Revista Pensamento Contemporâneo em Administração; Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação; e Future Studies Research Journal.

Encontramos convergências e divergências nos objetivos, metodologia e resultados entre as publicações que serão analisadas nos próximos parágrafos, iniciando sobre os objetivos no recorte dos artigos de literatura.

Partindo do Artigo de Pimentel e Nogueira (2018) que objetiva contribuir com a discussão de possibilidades metodológicas para estudos organizacionais dentro da abordagem dos Estudos Baseados na Prática, observa-se sua convergência com os objetivos Sousa, Segatto e Silva (2017); Hoffmann et al (2016) dispostos nos itens 01, 03 e 07 do Workbook, onde fica evidente a discussão que envolve possibilidades metodológicas, potenciais desafios, interação social e inovação no âmbito das organizações.

O artigo de Machado, Fernandes e Silva (2017) conversa com o artigo de Silva et. al. (2020) referentes aos itens 04 e 09 do Workbook, à medida em que seus objetivos foram articulados através de obras de autores específicos para discutirem a produção científica nacional nos estudos organizacionais em administração, e identificar elementos que vão ao encontro da colonialidade, respectivamente, buscando   aproximar os pesquisadores e/ou leitores na construção de estudos voltados para a realidade organizacional brasileira. Na mesma seara da valorização dos estudos organizacionais no âmbito do Brasil, converge com os estudos citados, a pesquisa do item 5, referente a Gomes, Cardoso e Domingues (2021), que objetiva discutir a reprodução das cidades nos Estudos organizacionais nacionais a partir dos espaços urbanos brasileiros, porém, fica evidente a divergência entre ambos na especificidade, ao passo que este é voltado para os espaços urbanos.

Observando os artigos 09, 10 e 11, embora pareçam divergentes os objetivos pontuais dos artigos, fica evidente a intenção dos autores na busca de trabalhos no âmbito da administração e/ ou organização com destaque para o quesito liderança, não estando completamente dissociados.  Melhor explicando, os três implicam respectivamente na identificação nas obras de uma personalidade do período colonial (nos indicativos era um líder da época) de elementos que vão ao encontro das perspectivas da colonialidade (SILVA, ANDRÉ, WANDERLEY e BAUER, 2020), analisar trabalhos de liderança em publicações oriundas da plataforma CAPES (SILVA, PASCHOALOTTO e ENDO, 2020) e, influência dos executivos no desempenho das empresas na perspectiva da Teoria do Alto Escalão (SIERRA, 2019).

O artigo disposto no item 08 diverge em seus objetivos dos demais, pois trata de questões sociais, destacando que Martins et. al. (2016) estudam sobre Teorias das Representações Sociais.

Doravante dos artigos dos itens 11 e 12, embora aparentam não se relacionarem, ao passo em que Ottonicar e Valentim (2019) entram no contexto da Indústria, e Sierra (2019) aborda sobre a influência dos executivos no desempenho das empresas na perspectiva da Teoria do Alto Escalão, podemos observar a convergência implícita ao considerarmos que a indústria, executivos e alto escalão pertencem ao mesmo patamar na perspectiva econômica e social.

Observa-se nas referências do Workbook, que os artigos são provenientes, em sua maioria, de revistas, sendo apenas 03 artigos divergentes nesse sentido, especificamente os artigos mencionados nos itens 03, 04, e 08 da matriz, que se referem a obras provenientes respectivamente de Conferência (ANPAD), Periódicos (UEM) e cadernos (EBAPE).

Com relação aos resultados dos estudos, os artigos que constam nos itens 3, 4, ,8 e 12, apesar de não se relacionarem, eles expressam convergência à proporção que apontam lacunas ou falhas nos desfechos, identificados nas evidências de Sousa, Segatto e Silva (2017) ao afirmarem que na realização da revisão sistemática da literatura, notou-se a existência de “poucos estudos” nacionais na área de inovação social, ainda tendo um vasto campo para ser investigado; Machado, Fernandes e Silva (2017) apontam que os resultados indicam que as ideias dos autores estudados em sua pesquisa encontram-se “em desenvolvimento” nas esferas  da  administração,  e  possuem  potencial  de  expansão; Martins et. al (2016), afirmam que sua pesquisa bibliométrica permitiu identificar que a utilização de ferramentas como os TRS nos EO ainda é “incipiente” e que, nos artigos investigados, os autores utilizam a TRS de forma superficial, sem explorar o potencial que essa teoria proporciona para a compreensão dos fenômenos sociais; por fim Ottonicar e Valentin (2019) evidenciam nos resultados que, ainda, há uma “lacuna” de conhecimento no que se refere a competência em informação no contexto da Indústria 4.0, onde destacam a perspectiva do estudo como uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas neste campo do conhecimento.

Notando os artigos 09 e 10, os mesmos tendem para resultados que comungam com a valorização da pesquisa brasileira nas questões da administração (SILVA, ANDRÉ, WANDERLEY e BAUER, 2020) e o pensar as organizações e as teorias organizacionais a partir de nossa própria realidade (SILVA, PASCHOALOTTO e ENDO, 2020)

Entendemos que os demais artigos, que não foram mencionados nos resultados, não possuem ligação, isto é, não há convergência de resultados nos artigos relacionados aos itens 01, 05, 07 e 11 do Workbook em estudo. Ademais, todos os artigos convergem no sentido de aprofundamento dos estudos apresentados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Finalizando este trabalho, notamos diversos relatos e discussões sobre os Estudos Organizacionais. Cada artigo utilizado nesse trabalho foi uma junção de visões distintas e que se complementam, tratando sobre os fenômenos complexos sobre o potencial e os desafios dos EO.

Os artigos evidenciam a buscativa de estudos que reforçam sobre a temática, mostram pontos de vistas, que relatam entre si – práticas organizacionais, estruturas, fatores humanos, processos e novas estratégias. Além de alguns possuírem pontos divergentes e convergentes entre os trabalhos baseado nos seus resultados.

Entretanto, é necessário que haja mais pesquisas sobre a temática dos Estudos Organizacionais, a partir de publicações nacionais em revistas internacionais, buscando outros contextos neste trabalho, enriquecendo e ampliando a discussão para outros arranjos e teorizações sobre o conteúdo.

REFERÊNCIAS

GOMES, Romulo; CARDOSO, Sâmela Pedrada; DOMINGUES, Fabiana Florio. A (re)produção dos espaços urbanos brasileiros nos estudos organizacionais:que cidade é essa?. Gestão & Regionalidade. São Caetano do Sul, SP. v.37. n. 110. p. 43-63. maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351566154_A_REPRODUCAO_DOS_ESPACOS_URBANOS_BRASILEIROS_NOS_ESTUDOS_ORGANIZACIONAIS_QUE_CIDADE_E_ESSA   . Acesso em: 04 jun. 2022

HOFFMANN, Micheline Gaia; FERNANDES, Roberto Fabiano; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi; LEMOS, Dannyela Cunha. FATORES CONDICIONANTES À INOVAÇÃO: o uso da revisão sistemática na sistematização do estado da arte. Revista Pretexto, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 11, 30 ago. 2016. ANPAD. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v17i2.2485  . Acesso em: 04 jun. 2022

Machado, Filipe Cabacine Lopes; Fernandes, Talita Almeida; e Silva, Alfredo Rodrigues Leite da. (2017). MICHEL DE CERTEAU E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: uma leitura do cenário brasileiro. Caderno De Administração, 25(2), 24-43. Disponível em:   https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/37869  . Acesso em: 04 jun. 2022

MARTINS-SILVA, Priscila de Oliveira; SILVA Junior, Anor da; PERONI, Guilherme Gustavo Holz; MEDEIROS Carolina Porto de; VITÒRIA, Nádia Ortolan da.Teorias das representações sociais nos estudos organizacionais no Brasil: análise bibliométrica de 2001 a 2014. Cadernos Ebape.br, [S.L.], v. 14, n.4, p 891-919, dez.2016.FapUNIFESP (Scielo). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1679-395155900 . Acesso em: 04 jun. 2022

RIBEIRO, Henrique César Melo. Produção científica do encontro de estudos organizacionais sob a óptica da análise de redes sociais. Gestão & Regionalidade. São Caetano do Sul, SP. v. 38. n. 113. p. 241-260. jan./abr. 2022 Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/7001 . Acesso em: 04 jun. 2022

SILVA, Rosana Oliveira da; ANDRÉ, Robson Gomes; WANDERLEY, Sérgio Eduardo de Pinho Velho; BAUER, Ana Paula Medeiros. Josué de Castro e a Colonialidade do Poder, do Ser e do Saber: uma contribuição para a opção decolonial em estudos organizacionais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 41-60, fev. 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/21599 . Acesso em: 04 jun. 2022.

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SOUZA, Reginaldo da Silva; SILVA, Sheldon William; PORTUGAL JUNIOR, Pedro dos Santos; FONSECA, Leticia Rodrigues da; MAGALHÃES, Sergio Ricardo. O ESTUDO DE CASO NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: potencial e desafios. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Vale do Rio Verde, v. 16, n. 1, p. 1-10, jul. 2018. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4433/pdf_786 . Acesso em: 04 jun. 2022

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¹Mestrado em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF); Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Geografia (Cruzeiro do Sul);
²Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), Educação Especial (UNIFAVENI) e Artes (UNIFAVENI);
³Licenciatura Plena em Sociologia (UNIP) e Pedagogia (UNIFAVENI);
⁴Licenciatura em História (FAFOPA) e Pedagogia (FAFOPA);
⁵Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), Física (FAFOPA), Educação Especial (UNIFAVENI) e Letras-Libras (UNIASSELVI); Bacharel em Letras-Libras (ÚNICA);
⁶Licenciatura Plena em Pedagogia (Fachusc) e Letras (UPE);
⁷Licenciatura Plena em Pedagogia (FARJ);
⁸Licenciatura Plena em Geografia (FAFOPA), Pedagogia (FAFOPA) e Letras (UNIFAVENI).