REVISÃO SISTEMÁTICA: O USO DA PLIOMETRIA E DO LEVANTAMENTO OLÍMPICO EM ESPORTES DE COMBATE

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.11448827


Dr. Jefferson Campos Lopes1
Me. Camilo Antonio Monteiro Bueno2
Prof. Fabio Oliveira Santos3


RESUMO

Esse estudo de revisão sistemática, tem como objetivo apresentar e descrever, o uso da pliometria em esportes de combate, explicando e atualizando os conhecimentos sobre o uso do TP/LPO na preparação física e também apresentando propostas para que os treinadores ao aplicá-lo da melhor maneira possível, consigam melhorar a capacidade de produzir movimentos explosivos que são essenciais nos esportes de combate.

O Treinamento Pliométrico (TP) e o Levantamento Olímpico (LPO) são métodos bastantes utilizados na preparação para o esporte, pois este é capaz de desenvolver e aprimorar diversas capacidades físicas exigidas pelas mais variadas modalidades esportivas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as informações acerca da eficiência do TP/LPO sobre as diversas capacidades físicas utilizadas dentro dos Esportes de Combate.

Esta pesquisa caracterizou-se como uma revisão sistemática, que assim se define por ser capaz de reunir e sintetizar o conhecimento já existente sobre determinado assunto para incorporá-lo aos resultados de estudos significativos na prática. O levantamento dos artigos foi realizado nas bases de dados indexadas onde buscou-se uma melhor qualificação aos descritores envolvidos na busca por artigos, assim por meio da base de dados Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headins (DECS/MESH).

PALAVRAS-CHAVE: Esporte de Combate, Pliometria, Força, Levantamento Olímpico.

ABSTRACT

This systematic review study aims to present and describe the use of plyometrics in combat sports, explaining and updating knowledge about the use of TP/LPO in physical preparation and also presenting proposals for coaches to apply it from the In the best possible way, they can improve their ability to produce explosive movements that are essential in combat sports.

Plyometric Training (TP) and Olympic Lifting (OLP) are methods widely used in preparation for sport, as they are capable of developing and improving various physical capabilities required by the most varied sports modalities. The objective of this research was to analyze information about the efficiency of TP/LPO on the various physical capabilities used within Combat Sports.

This research was characterized as a systematic review, which is defined as being capable of gathering and synthesizing existing knowledge on a given subject to incorporate it into the results of significant studies in practice. The survey of articles was carried out in indexed databases where we sought to better qualify the descriptors involved in the search for articles, through the Descriptors in Health Sciences/Medical Subject Headins (DECS/MESH) database.

KEY-WORDS: Combat Sport, Plyometrics, Strength, Olympic Lifting.

INTRODUÇÃO

Precisamos em primeiro lugar, entender o conceito de esporte, muitos podem concluir que esporte incluí uma noção do uso de uma atividade física que envolve ações motoras e esforço físico, conforme Barbanti (2012, pg. 57):

“Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”

Mas quando relacionamos com a competição de alto rendimento, onde envolve a competição, caracteriza-se o esporte de alto rendimento “como estruturado, orientado a uma tarefa e com demanda de comprometimento e esforço, sendo esse o nível que define o esporte profissional, bem como o ápice da carreira esportiva” (DIMANDE, 2010, pg. 03).

Assim trazemos para o contexto desta pesquisa, os esportes de combate, que são uma categoria que envolve modalidades de artes marciais que são constituídas como esporte e possuem instituições regulamentadoras com um conjunto de regras específicas onde existem disputas a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Logo, para ter-se um resultado expressivo, temos que utilizar além da parte técnica e psicológica, a parte do treinamento físico de explosão que é muito requisitado nos esportes de combate através de dois métodos: a Pliometria e o LPO (levantamento de peso olímpico).

Na pliometria, este método tem o seu uso na busca a otimização da máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão, através de ações de concentração excêntricas e concêntrica.

Já o LPO, também é um método, de combinação de cargas com altas execuções de velocidade execução gerando um estímulo ao sistema neuromuscular em níveis de potência.

Esportes de Combate

Existe uma grande variedade de lutas e artes marciais, com movimentos, técnicas e características específicas. Além disso, cada modalidade com sua origem e história, agrega uma institucionalização baseada em regras que foram assimiladas e transmitidas entre gerações em diferentes ambientes.

O termo luta faz relação a um “conjunto de técnicas estruturadas para combates físicos com praticantes desarmados ou armados, visando primordialmente, disputa, autodefesa e desenvolvimento físico, sem considerar questões filosófico-culturais” (MOCARZEL,2010, pg. 03). Já o termo Arte Marcial faz menção à arte que representa formas de utilização do conhecimento ou das regras para a elaboração da atividade humana (CORREIA E FRANCHINI, 2010). E “Marcial” (de Marte) faz alusão à mitologia grega, em que o “deus” Ares representa o “deus” da guerra. As Artes Marciais “sempre fizeram parte da cultura e da história do homem desde o início do mundo civilizado e foram evoluindo e se transformando a partir das necessidades contextuais do homem” (ANTUNES, 2013, pg. 13).

Esporte de combate é uma modalidade esportiva e competitiva com contato onde dois indivíduos lutam entre si utilizando regras, com objetivo de vencer o adversário, sendo por meio de golpes ou manobras para tocar/golpear o oponente, imobilizar, desequilibrar, fixar, derrubar ou colocá-lo para fora de um determinado espaço (FERREIRA,2012).

Já (NASCIMENTO e ALMEIDA, 2007) caracterizam o esporte de combate como modalidades que utilizam técnicas, táticas, estratégias de oposição, a imobilização, a exclusão de determinado espaço e o desequilíbrio para vencer. Também apresentam elementos como respeito às regras, à integridade física e moral dos colegas, bem como às diferenças de gênero, estatura e peso.

Existem uma outra denominação para Esporte de combate que são as Modalidades Esportivas de Combate implica uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas a partir das decodificações propostas pelas instituições esportivas. Aspectos e conceitos como competição, mensuração, aplicação de conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizadas, maximização do rendimento corporal e espetacularização da expressão corporal são alguns exemplos dessa transposição moderna de práticas seculares de “combate” (DEL VECCHIO, FRANCHINI, 2006).

Quadro1: Modalidades de Esporte de Combate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

EsporteAno IngressoCategorias
DemonstraçãoEfetivamenteMasc.Fem.
Boxe190485
Esgrima189666
Judô1964197277
Lutas Associadas1896144
Taekwondo1988200044
Kung Fu2008
Karatê202144

        Fonte: Adaptado do Comitê Olímpico Brasileiro (2004).

PLIOMETRIA E LPO.

A pliometria consiste na estimulação da contração muscular, se apropriando da energia cinética de um corpo (aparelho), acumulada a queda de uma determinada altura (PLATONOV, V.N.2008).

A necessidade de treinamento pliométrico torna-se necessária quando se examina as qualidades físicas necessárias na maioria dos esportes. As principais habilidades (ações) que se executa são realizadas de forma rápida e geralmente com força máxima.

A frenagem da queda relativamente rápida ao corpo provoca o alongamento acentuado dos músculos, estimula a intensidade dos impulsos centrais dos moto-neurônios e cria um forte potencial de esforço nos músculos. Com posterior passagem do trabalho excêntrico ao concêntrico observa-se uma concentração mais rápida e eficaz (Komi, 1992; Dintiman e Ward 2003). Dessa forma não se utiliza a massa de carga, mas a energia cinética acumulada, um exemplo disso seria a queda livre do corpo do desportista após um salto de determinada altura. Durante a ação motora, o trabalho passa de excêntrico a concêntrico, com esforço dinâmico máximo.

Dentro deste mesmo processo de desenvolvimento de força, atletas e treinadores vem conseguindo muitos resultados positivos através do PPO. O termo LPO refere-se ao Levantamento de Peso Olímpico, uma modalidade que compreende um conjunto de exercícios de levantamento de peso realizados tanto em competições olímpicas quanto como parte integrante de programas de treinamento esportivo. Os principais movimentos do LPO são o arranco (snatch) e o arremesso (clean and jerk). Esses exercícios são caracterizados pela rápida e explosiva elevação de uma barra carregada de pesos do solo até uma posição acima da cabeça, requerendo considerável força, coordenação, flexibilidade e precisão técnica, amplamente utilizados por atletas e treinadores.

Tricoli et al. (2005) compararam os efeitos de duas combinações de treinamento de força em lutadores: treinamento tradicional + levantamento olímpico (LPO) versus treinamento tradicional + pliometria, considerando os efeitos no rendimento de testes motores. O estudo demonstrou que a primeira combinação (treinamento de força tradicional + levantamento olímpico) foi significativamente mais efetiva do que a segunda em aumentar o desempenho em vários testes motores. Essa pesquisa foi considerada seminal na época e hoje é reconhecida como um clássico na área específica do treinamento com LPO.

DELINEAMENTO TEÓRICO

Para a elaboração desta pesquisa, buscou-se uma melhor qualificação aos descritores envolvidos na busca por artigos, assim por meio da base de dados Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headins (DECS/MESH) referencias de linguagens universal de pesquisa, logo evidenciou-se não haver um descritor especifico ou a qual possa corroborar com a pergunta e com os termos desta pesquisa. Assim empregando os descritores: Pliometria, Levantamento de Peso Olímpico e esportes de combates foram possíveis evidenciar de acordo com a tabela 1:

Tabela envolvendo material envolvendo os termos: pliometria, levantamento de peso olímpico, esportes de combate.

Observou-se que de acordo com os descritores, assumido pelos autores, houve um menor envolvimento de materiais cuja pesquisa fosse condizente com as dúbias desta revisão ou quiçá contribuir com esta revisão, assim assumiu-se outro (os) referenciais afins de enriquecer esta revisão; logo buscou-se por contribuições literárias contendo os descritores Pliometria, Levantamento Olímpico, e seus esportes de combate separadamente (karate, boxe, esgrima, judô, tae kwondo, kung fu, lutas).

Frente a esta nova estratégia de refino de pesquisa e descritores pode-se observar:

Tabela envolvendo material envolvendo os termos: pliometria, levantamento de peso olímpico, esportes de combate (separado por cada esporte).

Tabela 2.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, esportes de Karate.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
00

Tabela 3.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, boxe.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
5702

Tabela 4.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, esgrima.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
0401

Tabela 5.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, tae kwondo.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
142

Tabela 6.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, judô.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
270

Tabela 7.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, kung fu.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
100

Tabela 8.

Descritores: Pliometria, levantamento olímpico, lutas.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
00

Tabela 9.

Descritores: Pliometria, esporte de combate.
Artigos encontradosArtigos selecionados para leitura
1590

Pode-se observar uma baixa relevância na seleção e busca na literatura fazendo uso de diversos descritores de busca sendo assim, somente foram aceitos para inclusão nesta pesquisa os artigos que continham os descritores selecionados (pliometria, levantamento olímpico, esportes de combates e/ou suas divisões de esportes).

Fluxograma de pesquisa

Adaptado pelos autores.

Após a seleção bibliográfica, foram aceitos somente conteúdos publicados na integra, das quais os mesmos não fossem materiais online ou ainda – produções não referenciadas em periódicos condizentes indexados. Assim foram inclusos na pesquisa apenas 01 artigos para revisão

DISCUSSÃO DE DADOS

De acordo com Costa e colaboradores (2020), dos quais realizaram uma revisão integrativa com a mesma temática desta pesquisa, os mesmos analisaram artigos de referência na base de dados  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES entretanto as contribuições que os autores utilizaram foram dos anos base 2013 – 2017 (sendo estes anos não condizentes que os assumidos pelos autores nesta revisão) entretanto o material fui publicado no ano de 2020 – ano base de referência metodológica, assim por meio deste conteúdo pode-se  evidenciar  que o treinamento pliométrico foi efetivo para  influenciar em diversas capacidades físicas dos atletas de artes marciais, tais como potência aeróbica e anaeróbica.

Tal revisão não apresentou analogia quanto ao LPO, ou ainda; na base de pesquisa não foi possível analisar artigos com referência ao LPO ou que o descritor apresente alguma relação com atletas de artes marciais.

PROPOSTA DE TREINAMENTO DA LPO E PLIOMETRIA

A inclusão de exercícios pliométricos no programa de treinamento de lutadores profissionais é uma prática comum devido aos benefícios que tais exercícios oferecem em termos de desenvolvimento da potência muscular, explosividade e agilidade. Abaixo estão exemplos de exercícios pliométricos relevantes para lutadores profissionais:

  1. Saltos para Caixa: Este exercício envolve o salto de uma posição estacionária para cima em uma caixa ou plataforma elevada, seguido por uma aterrissagem suave. A altura da caixa pode ser variada para modular a intensidade do exercício.
  2. Saltos Verticais: Os saltos verticais são exercícios simples, mas eficazes, para o desenvolvimento da explosão muscular nas pernas. Os lutadores podem realizar repetições de saltos verticais máximos, visando atingir a maior altura possível em cada salto.
  3. Saltos Laterais: Este exercício visa o desenvolvimento da agilidade lateral e da capacidade de mudar rapidamente de direção. Os lutadores realizam saltos laterais para os lados, mantendo a postura correta e realizando a aterrissagem de forma suave após cada salto.
  4. Saltos com Deslocamento: Neste exercício, os lutadores começam em uma posição de agachamento e realizam saltos para a frente, visando alcançar a maior distância possível, antes de aterrissarem suavemente e repetirem o movimento. Este exercício é particularmente útil para o desenvolvimento da potência e da amplitude de movimento.
  5. Saltos com Amortecimento: Este exercício enfatiza a capacidade de absorção de impacto e a explosividade muscular. Os lutadores saltam para cima o mais alto possível e, ao aterrissarem, flexionam os joelhos para amortecer o impacto, realizando uma aterrissagem suave.
  6. Saltos de Agachamento: Os saltos de agachamento são realizados a partir de uma posição de agachamento profundo. Os lutadores realizam saltos verticais o mais alto possível, partindo da posição de agachamento, e então aterrissam suavemente antes de repetir o movimento.

Esses exemplos representam apenas algumas das opções de exercícios pliométricos que podem ser integrados ao programa de treinamento de lutadores profissionais. É fundamental adaptar os exercícios às necessidades individuais de cada lutador, garantindo uma progressão adequada e enfatizando a técnica correta de execução para minimizar o risco de lesões.

Assim como relatamos na pliometria, os exercícios de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), são incorporados em programas de treinamento visando o desenvolvimento da força, potência e habilidades motoras, contribuindo assim para o aprimoramento do desempenho atlético em diversas modalidades esportivas.

A relevância do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para lutadores profissionais pode ser substanciada pela sua influência no desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades específicas fundamentais para o desempenho nos esportes de combate. Em primeiro lugar, como relatado, o LPO é um meio eficaz para promover o aprimoramento da potência muscular, um atributo crítico para executar movimentos explosivos como socos, chutes e quedas. A habilidade de gerar alta quantidade de força em um período breve é vital para o sucesso nas ações técnicas e táticas durante o confronto.

Adicionalmente, o treinamento com LPO pode induzir adaptações favoráveis nos sistemas de energia, promovendo o desenvolvimento da resistência muscular e da capacidade anaeróbica, fatores determinantes para a manutenção do desempenho em lutas de longa duração.

Assim, o engajamento com o LPO pode influenciar positivamente a confiança e a mentalidade dos lutadores, pois a melhoria visível no desempenho físico resultante desse tipo de treinamento pode elevar a autoconfiança e a motivação para enfrentar desafios competitivos, oferecendo uma abordagem cientificamente fundamentada para melhorar o desempenho e alcançar sucesso em competições de alto nível.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma das principais variáveis que um treinador deve levar em consideração é a seleção de exercício. Geralmente se deve fazer a opção por exercícios que sigam o princípio da adaptação específica às demandas impostas, o princípio da especificidade.

Vemos que grande parte das modalidades esportivas, em especial as intermitentes, no caso aqui os esportes de combate se beneficiam de movimentos rápidos e explosivos.

Assim por meio do estudo da pliometria e levantamento de peso olímpico, foi possível apresentar que estas técnicas podem exerce uma forte contribuição para a velocidade dentro dos esportes de combate. O TP/LPO feito de maneira correta, ou seja, execução correta da técnica, volume e intensidade dos exercícios e treinamento adequado de acordo com o período de preparação específica, auxiliando na melhora da coordenação intramuscular, aumento da potência nos golpes específicos e aumento no tempo de reação do movimento, que por sua vez, serão melhor empregados nos esportes de combate.

Pelo exposto, acredita-se que a TP/LPO possa apresentar como uma alternativa plenamente viável para o treinamento dentro dos esportes de combates, desde que empregada por treinadores que tenham perfeito conhecimento acerca dos parâmetros que regulam este tipo de treinamento.

Entretanto, podemos notar que apesar de existirem inúmeras pesquisas sobre os benefícios dos exercícios pliométricos e do levantamento de peso olímpico, estes ainda carecem de mais pesquisas para que possam contribuir com mais informações para os esportes de combate.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, M.M. As artes marciais chinesas para pessoas com deficiência: contextos, dilemas e possibilidades. 2013. 203f.Tese (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2013.

BARBANTI, V. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, nº 1, v 11, p.54-8, 2012.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Academic papers about fight, martial arts and combat sports. Motriz, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 1-9, 2010 .

DELVECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo de educação física. In: SAMUEL DE SOUZA NETO; DAGMAR HUNGER (Org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, v. 1, p. 99-108, 2006.

DIMANDE, A. L. (2010). Os Conceitos de Trabalho, Profissão e Ocupação. Recuperado em 15 JUN. de 2023, de http:// pt.scribd.com/doc/37782989/OS-CONCEITOSDETRABALHO-PROFISSAO-E-OCUPACAO .

FERREIRA, H. S. Ensino de Lutas na Escola. Fortaleza: Peter Rohl, v. 4. p.220, 2012

MOCARZEL, R. C. S. Artes marciais e jovens: violência ou valores educacionais? Um estudo de caso de um estilo de kung-fu. Dissertação apresentada no curso de Mestrado em Ciências da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira. Niteroi – Rio de Janeiro, 2011.

NASCIMENTO, P. R. B. do; ALMEIDA, L. de. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento, v.13, n. 3, 2007.

COSTA, V.V.; Filho,F.S.L.V.; Godinho,W.D.N.; Aquino,L.S.D.; Oliveira,L.C.R.; Aguiar,I.D.;Silva,R.C.R.; Silva,C.A.; Soares,P.M.; Machado,A.A.N.,Treinamento pliométrico aplicado a praticantes de artes marciais: uma revisão integrativa.Reseach Society and Develoment, v.9,n.11 e2369119645,2020.

Tricoli, V. A. A. et al. 40 anos da Pós-graduação da EEFE-USP: contribuições para o avanço do conhecimento em Treinamento Esportivo. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, 31, 139-54, 2017.

Tricoli V, Lamas L, Carnevale R, Ugrinowitsch C Short-term effects on lower-body functional power development: weightlifting vs. vertical jump training programs. J Strength Cond Res. 2005;19:433-7.


1 Docente da FATEF

2 Docente do Curso de Educação Física da Faculdade de Ensino do Interior Paulista – FAIP

3 Professor Instituto Educacional Lupe Picasso – Dom Bosco