RECURSOS TECNOLOGICOS DIGITAIS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DO ESTADO DE RORAIMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

DIGITAL TECHNOLOGICAL RESOURCES USED BY TEACHERS IN THE STATE OF RORAIMA IN SCIENCE TEACHING

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412101234


Magda Rita da Paixão[1]
Evanice Ferreira Costa[2]
Alricléia Soares Lira [3]
Marcos Heráclito Ferreira Rodrigues[4]


Resumo

O artigo refere-se ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências e as formas de utilização como recursos tecnológicos para a formação de professores. O objetivo é analisar de que maneira as TDIC, são utilizadas pelos docentes como recursos didáticos no Ensino de Ciências. A metodologia desta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, que de acordo com Gil (2004) consiste em uma busca por enfoque nos aspectos subjetivos, implícitas às respostas encontradas durante os estudos. O uso da TDIC na prática profissional do Ensino de Ciências pode contribuir significativamente com as aprendizagens dos alunos da Educação Básica. A utilização da tecnologia cada vez mais frequentes nos ambientes escolares, nos mostram a necessidade de domínio de recursos tecnológicos diversificados no fazer pedagógico, contribuindo e estimulando a aprendizagem.

Palavras chave: Tecnologias Digitais, Fazer Pedagógico, Ensino de Ciências

Abstract

The article refers to the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in Science Teaching and the ways in which they are used as technological resources for teacher training. The objective is to analyze how teachers as didactic resources in Science Teaching use the TDICs. The methodology of this research follows a qualitative approach, which according to Gil (2004) consists of a search for a focus on the subjective aspects, implicit in the answers found during the studies. The use of TDIC in the professional practice of Science Teaching can significantly contribute to the learning of Basic Education students. The increasingly frequent use of technology in school environments shows us the need to master diversified technological resources in pedagogical practice, contributing and stimulating learning.

Key words: digital technologies, pedagogical practice, science teaching.

Introdução

A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem sido um tema presente em diversos debates e pesquisas, considerando suas potencialidades e limitações no contexto atual de nossas escolas. Nesse contexto, tem-se a necessidade de verificação das TDIC como ferramenta de facilitação na aplicabilidade das atividades na efetivação e melhoria do ensino, além do avanço na utilização das ferramentas tecnológicas cada vez mais usadas no dia a dia.

A necessidade de adaptações para manuseio e ao uso das TDIC em ambientes escolares ainda é um problema para muitos educadores, visto que não possuem domínio das ferramentas tecnológicas, em decorrência da sua formação inicial deficitária. Desta forma houve a preocupação da utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem se faz necessária a cada dia, pois tornam as aulas mais atrativas, dinâmicas, proporcionando aos estudantes uma forma diferenciada de educação com mais possibilidades de aprendizagem.

Assim, o artigo apresenta uma reflexão sobre a importância de utilizar os recursos tecnológicos de modo pedagógico, de forma significativa, criativa e inteligente atrelados a matéria de ensino e seus objetivos. Dessa forma, o cenário atual da educação, a forma de ensinar e aprender, tem apresentado possibilidades de vários e novos recursos tecnológicos e, as TDIC podem contribuir de forma positiva no desenvolvimento metodológico das aulas de Ensino de Ciências. Contudo, sempre há dificuldades dentro do contexto escolar, tanto por parte dos professores quanto ao acesso às tecnologias voltadas para educação, bem como as capacitações ofertadas aos docentes que não atendem as necessidades, e ainda, alunos que não dispõem de acesso a rede de internet ou até mesmo de um computador.

Desse modo, levantou-se a seguinte problemática: Os professores possuem habilidades necessárias para utilizarem os recursos tecnológicos em aulas, de forma a despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem? Ele, o professor se vê preparado para o uso das TDIC? Assim para argumentar e buscar respostas para esta problemática, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e estudos de casos, com o objetivo de analisar, refletir e propor o uso das TDIC no processo de aprendizagem do Ensino de Ciências.

Atualmente, vários setores da sociedade se transformam constantemente e de forma rápida, desse modo, a prática docente segue, em muitos casos, a mesma linha do ensino de dois séculos atrás, materiais como lousa, livros e listas de exercícios, que em muitos casos estão desatualizados, sendo os principais recursos utilizados por muitos professores, nos fez ver a necessidade de buscar formação tecnológicas para o uso das TDIC, com a intenção de oferecer aos alunos uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem.

Em contrapartida, os estudantes vivem outra realidade, pois se comunicam através da internet por meio de smartphones cada vez mais avançados, com seus notebooks ou desktops e a utilização destes aparelhos tem otimizado diversos setores da sociedade. O uso das chamadas TDIC tem sido um tema presente em diversos debates na área educacional, considerando suas potencialidades e limitações no contexto atual de nossas escolas.

Assim, tem-se necessidade de verificação das TDIC como ferramenta de facilitação no desenvolvimento das atividades e na efetiva melhoria do ensino, além do avanço na utilização dessas ferramentas cada vez mais usadas no cotidiano escolar. Dessa forma, faz-se necessário planejamento que contemple tais tecnologias no ensino de Ciências, como instrumento facilitador no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Já que, se trata de uma vertente a ser analisada com o intuito de ver a positividade dessa aplicação na prática.

Segundo Borba e Penteado (2007), muitas escolas possuem dificuldades e evitam o uso das tecnologias com o argumento de evitar prejuízos com recursos computacionais que não têm o devido suporte técnico. E, ainda, alguns gestores alegam que estudantes e professores não têm cuidado com os recursos tecnológicos, porem com o advento das aulas remotas por conta da pandemia a necessidade de se qualificar apareceu. Apesar disso, vale o incentivo aos professores para utilizarem com mais frequência em suas aulas os aparatos tecnológicos e, além disso, terem os devidos cuidados.

Referencial Teórico

A Revolução Digital se iniciou entre 1950 e 1960, com o desenvolvimento de tecnologias que percorreram as fases mecânicas, conhecidas por aparelhos analógicos, representados por objetos, como:  o mimeógrafo, a máquina de datilografia, o vídeo cassete, o vinil, a fita cassete, o telefone fixo, o livro, entre outros, e a era digital, atualmente com muitas alternativas: smartphone, tablet, computador, televisão, impressora com scanner, e-books, Câmera fotográfica, e-mails, entre outros. Tudo isso nos mostra o quanto a Educação no Ensino de Ciências precisa oportunizar o uso das tecnologias digitais, de maneira que possibilite ao professor uma nova forma de gerir o processo de ensino e aprendizagem.

Na sociedade contemporânea as tecnologias digitais estão presentes no dia-dia das pessoas para algum fim influenciando padrões de comportamentos. No entanto o que se vê refletido na área Educacional das escolas  brasileiras a respeito do uso das tecnologias como ferramenta pedagógica, é pouco explorado pelos docentes, pois, de acordo com os estudos realizados por Almeida et al. (2004), o Brasil é um país que predomina as desigualdades sociais, e os governantes não promovem   políticas públicas, de forma a contribuir para a diminuição  dos números de excluídos digitais, e que o retrato da exclusão digital está mutuamente associada a essas desigualdades sociais, efeito de causa e consequência.

Nesse parâmetro os problemas citados precisam ser tratados concomitantemente visto que fatores sociais afetam na inclusão digital e limitam a participação das pessoas em um amplo processo tecnológico, que impactam a política socioeconômica do país. Para Silva-Filho apud et al. Almeida (2004), a educação é uma parceira relevante no processo de inclusão digital, e que as instituições de ensino precisam contribuir para o conhecimento e a interação dos cidadãos com as novas tecnologias. A falta de investimento, estrutura e equipamentos para implementação de ações de inclusão digital é perceptível na realidade das escolas e muitas estão buscando parcerias e participando de concursos de instituições privadas e governamentais para angariar recursos tecnológicos.

Uma outra preocupação é que os professores muitas vezes procuram capacitações para trabalharem com as tecnologias digitais e motivar os alunos de maneira que criem interesse em aprender.

As escolas brasileiras têm um notável conhecimento sobre o uso de estratégias pedagógicas, porém fica evidente as dificuldades de correlacionar as metodologias adequadas aos recursos tecnológicos para utilização em sala de aula. Os educadores utilizam a tecnologia na prática diária pessoal, mas, quando se refere ao uso das tecnologias para fins pedagógicos, na área profissional de modo instrumental, onde fica evidente a ausência de habilidades necessárias para uso das tecnologias digitais como recurso didático atrelado a uma metodologia de ensino inovador (SILVA e KALHIL, 2017).

Os professores percebem a importância da inserção da tecnologia em sua prática docente, porém a dificuldade de interação que existe com os aparatos e com os alunos que têm o perfil tecnológico controverso a estrutura de ensino planejado para atendê-los.  Almeida et al. (2004) relata que os professores brasileiros não acompanham a evolução tecnológica, pelos menos obtendo um conhecimento razoável para utilizar os serviços básicos que necessitam de conhecimentos tecnológicos, repercute de forma negativa no crescimento econômico do Brasil, visto que o país necessita de mão de obra qualificada que atenda as demandas de mercado.

Nesse sentido a escola como uma instituição responsável pela educação formal que busca preparar o cidadão para participar ativamente dos processos de transformações da sociedade tem sua contribuição quanto ao desenvolvimento de atividades que façam a utilização dessas ferramentas.

Para Silva e Costa (2021) a falta de formação do professor para usos das TDIC, para gerir uma metodologia diferenciada em suas aulas, demonstra a ausência de formação, e com isso a falta de competências e habilidades por parte desse profissional no manejo dessas ferramentas digitais, e quando utilizadas não alcançam o os objetivos propostos, que é promover a aprendizagem significativa dos educandos de uma forma coerente, estruturada e prazerosa. 

Tecnologias Digitais De Informação E Comunicação

As TDIC são consideradas sinônimo das Tecnologias da Informação (TI). Isso refere-se às comunicações modernas e utilizadas como meios técnicos de informação e que auxilia na comunicação. Em outras palavras, TDIC consistem em TI bem como quaisquer formas de transmissão de informações. Para Imbérnom (2010), as TDIC são um conjunto de recursos tecnológicos, bens materiais e ferramentas, e estes estão integrados para propagar informações em diversas áreas.

Existem outros tipos de tecnologias como: sites da Web, equipamentos de informática, telefonia que são usados para reunir, distribuir e compartilhar informações. Já Silva (2001), traz o conceito da TDIC, em que, são todas as tecnologias que passam informações e utilizam-se para se comunicar, mediando ou interferindo. Para Vieira (2011, p. 16) “A tecnologia é usada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o utilizador a alcançar um determinado objetivo”. Para Moran (2012), trata-se da área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum. As TDIC são utilizadas de diferentes maneiras e em diversas atividades, pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TDIC em diversos campos foi a popularização da internet.

Assim, as TDIC, quando trabalhadas na educação, o professor tem o dever de participar de forma ativa, sendo um motivador no processo de construção do conhecimento e orientando os estudantes no desenvolvimento de habilidades. Para Ribeiro (2005, p. 94), “a máquina precisa do pensamento humano para se tornar auxiliar no processo de aprendizado”.

Conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, p. 285), as TDIC estão cada vez mais presentes na vida de todos, “a utilização na escola não só possibilita maior apropriação técnica e crítica desses recursos, como também é determinante para uma aprendizagem significativa e autônoma pelos estudantes”. Sendo assim, a escola deve ofertar um ensino em que os estudantes desenvolvam uma visão crítica, criativa, ética e estética dessas ferramentas, onde na prática os alunos possam selecionar, filtrar, compreender e resolver situações cotidianas, em quaisquer campos da vida social.

Desse modo, podemos presenciar nas escolas públicas, a instalação de alguns equipamentos como: computadores, TV e aparelhos de DVD e acesso à internet, não implicam em um ensino de qualidade. Pelo contrário, esses recursos podem continuar obsoletos e/ou camuflando práticas convencionais e instrumentais, ou seja, tradicionais.

Uso Dos Softwares Educacionais Como Alternativa Pedagógica No Ensino De Ciências

Muitos professores passam a buscar novos caminhos para suas práticas docentes, vislumbrando nas tecnologias educacionais uma oportunidade de tornar suas aulas mais dinâmicas, de forma a permitir maior participação e engajamento dos alunos. Neste sentido, tecnologias, tais como, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos interativos e softwares educacionais passaram a fazer parte das alternativas a serem adotadas pelos professores.

 Apesar disso, e mesmo sabendo que os softwares educacionais podem trazer grandes vantagens para o processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências, na medida em que os alunos se tornariam mais independentes e protagonistas da sua própria busca pelo conhecimento, outros professores ainda têm encontrado barreiras na utilização dos softwares educacionais em geral.

Entretanto, em um momento de real necessidade de utilização e adaptação às inovações tecnológicas, os professores não se encontram ou não se julgam aptos a utilizar tais tecnologias. Muitos deles, simplesmente não possuem formação em metodologias de ensino baseadas na educação digital ou na utilização de tecnologias educacionais.

 Segundo Almeida et al. (2015), as tecnologias têm evoluído com muita rapidez e desempenham um papel preponderante como elemento transformador do modo de acessar e organizar o universo da informação, colocando novos desafios pedagógicos aos professores na tarefa de auxiliar os alunos e a organizar novos conhecimentos. 

Em especial, os softwares educacionais têm sido ferramentas que muito auxiliam o professor na sua prática pedagógica. O desenvolvimento de software educacional iniciou-se em meados dos anos 70. De acordo com Campos (1991), na década de 70, países como Inglaterra, França e Estados Unidos já desenvolviam projetos de softwares para as especificidades do mercado da educação. No Brasil, segundo Valente (1999), com o surgimento dos microcomputadores nos anos 80, houve uma maior disseminação dessas ferramentas que passaram a ser utilizadas também para fins educacionais.

Dentre as principais vantagens do uso de um software educacional está a possibilidade do aluno aprender por descoberta, onde ele produz o seu próprio conhecimento e aprende no seu próprio ritmo. O software educacional direciona o aluno à aprendizagem, produzindo um ambiente com situações variadas, para que ele as explore e construa conhecimentos por si mesmo. Segundo Lyras et al. (2014), softwares educacionais objetivam dar suporte ao processo de aprendizagem, oferecendo elementos para que o usuário desenvolva competências durante e a partir de sua utilização.

As características principais que distinguem um software educacional é o seu desenvolvimento, que é fundamentado em uma teoria de aprendizagem e, também, a capacidade em que um aluno tem de construir, de forma autônoma, o conhecimento sobre um determinado assunto. “O que confere a um software o caráter educacional é a sua aplicação no processo ensino-aprendizagem, neste sentido um software pode ser considerado educacional quando é adequadamente utilizado em uma relação de ensino-aprendizagem” (JUCA, 2006).

Ressalta-se que “o requisito essencial de qualquer software a ser utilizado nas escolas, não é a substituição das atividades educacionais. Portanto, o software educacional não deve ser simplesmente uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino” (ALMEIDA et al, 2015). O trabalho deve ser proposto e orientado pelo professor sempre buscando um objetivo definido, nunca utilizando um software educacional fora do contexto trabalhado em sala de aula. 

Acrescenta-se que, como destaca Moran (2004, p.14), “[…] as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interação com e entre os alunos”. Partindo desse pressuposto, o software educacional é o elemento que permite ao professor introduzir o computador em sala de aula, pois sem ele o computador jamais poderia ser utilizado como ferramenta educacional.

Formação de Professores para o uso de tecnologias

A realidade dos docentes brasileiros em relação as suas habilidades com as TDIC para o uso pedagógico, demonstra   que “existe um desafio para as universidades, e mais especificamente para os cursos de licenciatura” (Dorneles 2012, p. 76). A desmotivação pela qual os alunos vivenciam a educação pelo modelo tradicional de ensino, o uso das TDIC possibilita a aula ser mais interessante, pode dinamizar o conteúdo a ser trabalhado, o que oportuniza uma aprendizagem em uma perspectiva lúdica, já que são ferramentas que ajudam a diversificar a metodologia na prática docente promovendo uma certa sensação de leveza no processo de ensino e aprendizagem.

Os estudos apontam que “a falta de preparação do professor para usar as TDIC na sala de aula[…] deixam de fazer uso da tecnologia em suas aulas por temerem a sua preparação, embora acreditem no potencial elevado que as mesmas proporcionam, preferem continuar utilizando o quadro, o livro didático e a oralidade, esquecendo que é preciso uma busca contínua e aperfeiçoamento profissional, para se fazer uso da tecnologia que embora não tenha sido criada para um fim didático, não se pode ignorá-la nos dias de hoje” FURTADO (2014, pg. 62).

Para Silva (2015, p26) “A escola tem a função de formar cidadãos críticos e participativos na sociedade”, contudo é necessário que o aluno tenha acesso a ambientes educacionais e tecnológicos “que exercem influência e tem a responsabilidade de valorizar e preservar a cultura e os saberes científicos da humanidade”.

Nesse contexto, a realidade docente em relação as competências para o uso das ferramentas tecnológicas demonstram que o poder público negligencia as políticas públicas como a promoção de cursos de qualificação aram esse profissional da educação, assim como também a falta de estrutura logística nas escolas para o desenvolvimento de aulas com essas ferramentas.

No entanto não podemos dissociar uma sociedade dos avanços tecnológicos, como bem esclarece (Silva 2015, p. 32) “A ciência, em geral, está ligada a área da tecnologia, pois os avanços científicos ocorrem através do avanço das novas tecnologias e do desenvolvimento das tecnologias já existentes. ”

Dessa forma é mister formar professores que desfrutem de um processo de ensino mais arrojado, onde as aprendizagens sejam consequências da mediação que se deseja obter de um mestre preparado para assim utilizar dessa parafernália, especialmente quando os desafios sociais, ambientais, econômicos e educacional são muitos e complexos.

Metodologia

A metodologia desta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, que de acordo com Gil (2004) consiste em uma busca cuja abordagem tem enfoque nos aspectos subjetivos, implícitas às respostas encontradas durante os estudos. A análise dos dados foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e questionário realizado com de professores da Educação Básica em relação a suas práticas pedagógicas com o uso de ferramentas tecnológicas e digitais. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base nos artigos propostos na disciplina de Tecnologia da Informação, no mês de novembro/2021.

O questionário enviado aos professores por meio do Google Forms foi com as seguintes perguntas: Os professores possuem habilidades necessárias para utilizarem os recursos tecnológicos em suas aulas, de forma a despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem? Você possui dificuldades em fazer uso das TDIC? Utiliza recursos tecnológicos em suas aulas? Em sua escola possui recursos tecnológicos disponíveis para os professores e alunos? Existe laboratório de informática com acesso à internet? Você considera relevante o uso de a TDIC’S no processo de ensino e aprendizagem? Você sente capacitado para utilizar as ferramentas tecnológicas em suas aulas?

Percebe-se que, o uso das TDIC na prática profissional vem sendo mais utilizadas pelos professores, o que acarreta renovação constante do trabalho docente, e vem modificando os hábitos dos estudantes, uma vez que fazem uso de recursos digitais, agora com o intuito de construir conhecimentos.

As mídias utilizadas em sala de aula passam a exercer um papel significativo na prática dos educadores, tornando-se um desafio para produzirem um resultado esperado. Demo (2008) aponta que, “Toda proposta que investe na introdução das TDIC na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática” (Demo, 2008, p. 06). Se referindo a uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. 

Analise de Dados

Considerando que as TDIC se inserem no cotidiano das pessoas e no contexto da prática pedagógica dos professores, mas ainda não fazem total uso das TDIC, seja por resistência, falta de habilidade ou de conhecimento. Esse trabalho se tornou relevante pelo fato de analisar, refletir e propor o uso dos recursos tecnológicos no Ensino de Ciências.

Entendemos, que os professores reconhecem a importância de utilizar as TDIC em sua prática pedagógica, mesmo que algumas vezes, sem a devida consciência dos objetivos e do planejamento nas aulas, acabam propiciando a interação que deve ser realizada com as tecnologias. No entanto, o professor precisa conhecer as TDIC cada vez mais e utilizadas em sala de aula de forma eficiente, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades nos estudantes.

Os resultados encontrados podem levar professores e equipes pedagógicas a uma ampla reflexão sobre suas práticas com o uso das TDIC no âmbito educacional, enfatizando a aplicação das tecnologias citadas em sala de aula, presenciais ou até mesmo virtuais, por estudantes e professores. 

Portanto, verificou-se a importância do uso das TDIC e, que estão diretamente relacionadas ao aumento de interesse, participação e motivação dos estudantes das quais possibilitam uma aprendizagem mais significativa e tornam as aulas mais produtivas e dinâmicas, facilitando a problematização dos objetos de conhecimento.

Diante do exposto, indicamos em pesquisas futuras sobre as TDIC a utilização dos softwares voltados ao ensino de Ciências e a necessidade da formação e aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das TDIC. 

Considerações Finais

Considerando que há uma variedade de softwares que podem ser utilizados no Ensino de Ciências, ressaltamos que fica a cargo do professor selecionar a TDIC como ferramenta mais adequada a matéria e objetivos de ensino, que possibilitará a aprendizagem significativa do estudante. Vale ressaltar e reforçar que, em pleno século XXI a tecnologia avança de forma exponencial e encontra-se em constante atualização por seus desenvolvedores e o ensino, seja presencial ou remoto, não poderia ficar de fora desse avanço tecnológico.

 E que diante do exposto recomendamos ainda que os professores desenvolvam ainda na formação inicial competências e habilidades digitais para que possam fazer uso pedagógico dos aparatos, visto que os mesmos em sua maioria e essência e formação, não foram preparados para o uso das tecnologias com fins educativos e que ao longo do tempo as TDIC passam por transformações e atualizações.

A questão é pertinente quanto a escola como instituição legal formativa e a ministração de aulas em uma abordagem metodológica diferenciada quanto ao uso de ferramentas das tecnologias digitais, promovendo um situação de que professores necessitam ser capacitados para atuar como mediadores na construção conhecimento por meio do  protagonismo do educando, pois para a evolução de  uma  sociedade contemporânea com menos  desigualdades sociais, a que se requerer política públicas que promovam a capacitação de profissionais da área da educação, assim como, a  implementação da TDIC quanto ao seu uso para fins pedagógicos.

Para tanto, há a necessidade do mediador educacional ter objetivos e metas a serem alcançados quanto ao uso da tecnologia digitais na promoção dos saberes, para haja a ocorrência sequencial e didática.  

Percebe-se que a reflexão que a pesquisa de literatura nos trouxe sobre o   uso da   inserção do uso tecnologias digitais não são suficientes para sustentar a aprendizagem, quando não pautado em uma mudança de visão por parte do docente, que precisa tomar para si a responsabilidade refletir sobre suas práxis.

Agradecimentos e apoio

A todos os professores da universidade Estadual de Roraima – UERR que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC e colegas da turma de 2021, que apesar de nos encontrarmos em período pandêmico conseguimos manter o entrosamento, trocas de experiências e colaboração mútua, para agregar conhecimentos da área das TDIC e Ensino de Ciências.

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[1] Doutoranda em Educação na Universidade Estácio de Sá – UNESA 92024), Mestre em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima – UERR (2023). Especialista em Didática no Ensino da Matemática no Instituto Federal de Roraima – IFRR (2021), Graduada em Ensino da Matemática para o Ensino Médio na Universidade Estadual de Roraima – UERR (2016), Especialista em Educação Infantil na Universidade Federal de Roraima UFRR (2012), Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Roraima – UERR (2006), Docente da Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro (2023 – 2024), e-mail matemag2016@gmail.com.

[2] Mestre em Ciências e Educação na Universidade Nacional Experimental de Guayana – UNEG, Venezuela (2021), Especialização (em andamento) em Educação Especial na Plataforma Só Educação, 2024, Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Roraima – UERR (2007), Docente da Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro (2014 – 2024), e-mail: eva_nice2011@hotmail.com.

[3]

[4] Mestrando em Ensino de Ciências, Especialista em Educação Corporativa pela Universidade Gama Filho e em Política e Representação Parlamentar pelo CIESA. Licenciado em Pedagogia (2008) e em Matemática (2016) pela Universidade Estadual de Roraima. Atua como Pedagogo na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA e Professor de Matemática pela Secretaria de Educação e Desporto de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e em Rotinas Administrativas no Poder Público.