ORAL REHABILITATION WITH THE ALL-ON-FOUR TECHNIQUE IN THE MAXILLA AND PROSTHESIS PROTOCOL REPLACEMENT IN THE MANDIBLE: A CASE STUDY
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202410171945
Adriana da Silva Costa1,
Ellen Brasileiro da Silva2,
Palmira Batista da Costa3,
Rafaela Santos Gualberto4,
Thaís Alencar Braga Matos5,
Maycon Martinelli Quadros Oliveira6,
Tainá do Nascimento Gonçalves7,
RESUMO
Este relato de caso visa avaliar a eficácia e os resultados clínicos da reabilitação oral utilizando a técnica All-on-four no arco superior e a troca de prótese protocolo no arco inferior. A técnica All-on-four, foi desenvolvida para maximizar o uso do osso disponível e proporcionar uma solução fixa e estável para pacientes edêntulos que necessitem de uma melhoria na funcionalidade e estética de suas próteses existentes. O paciente em questão possui indicações para a reabilitação com a técnica All-on-four, com acompanhamento por um período de 04 meses, durante os quais foram avaliados a estabilidade dos implantes, a adaptação das próteses, a funcionalidade mastigatória e a satisfação geral dos envolvidos. Utilizou-se métodos de avaliação clínica e exames de imagens para monitorar os resultados. Os objetivos deste estudo incluem: determinar a taxa de sucesso dos implantes All-on-four no arco superior; avaliar a melhoria na qualidade de vida do paciente; analisar a durabilidade e a funcionalidade das novas próteses; e, identificar possíveis complicações associadas aos procedimentos. Desta forma, este estudo contribuirá para o conhecimento existente sobre as técnicas de reabilitação All-on-four e a troca de prótese protocolo, além de fornecer diretrizes práticas para melhorar os resultados clínicos e a satisfação dos pacientes.
Palavras-chave: All-on-four. Edentulismo. Implante. Protocolo. Reabilitação.
ABSTRACT
This article aims to assess the effectiveness and clinical outcomes of oral rehabilitation using the All-on-Four technique in the maxillary arch, along with the replacement of protocol prostheses in the mandibular arch. The All-on-Four technique was developed to optimize the utilization of available bone and provide a stable, fixed solution for edentulous patients seeking improved functionality and aesthetics in their existing prostheses. The patient under consideration meets the criteria for All-on-Four rehabilitation, with a follow-up period of four months. During this time, we evaluated implant stability, prosthesis adaptation, masticatory function, and overall patient satisfaction. Clinical assessments and imaging exams were employed to monitor the results. Our study objectives include determining the success rate of All-on-Four implants in the maxillary arch, assessing the impact on patient quality of life, analyzing the durability and functionality of the new prostheses, and identifying potential complications associated with the procedures. Thus, this study contributes to the existing knowledge on All-on-Four rehabilitation techniques and protocol prosthesis exchange, while also providing practical guidelines for enhancing clinical outcomes and patient satisfaction.
Keywords: All-on-Four, Edentulism, Implant, Protocol, Rehabilitation.
1 INTRODUÇÃO
O sistema estomatognático desequilibra-se em virtude do edentulismo total, o qual provoca problemas funcionais e estéticos aos pacientes, sendo comum entre idosos, mas afetando também outras faixas etárias. Considerando a necessidade de reabilitação, os implantes osseointegráveis como uma alternativa confortável e segura para a restauração da estabilidade oclusal e, portanto, objetivando promover a harmonia facial de forma plena (SANTOS et al., 2024).
A reabilitação do paciente edêntulo restaura função, conforto e saúde bucal. Dessa forma, os implantes dentários, embora desafiadores, oferecem uma solução eficaz independentemente das condições do sistema estomatognático (PELLIZZER; Dal Paz, 2023).
O método de ósseo integração, que surgiu na década de 70, revolucionou a odontologia ao proporcionar um acoplamento direto estrutural e funcional entre o osso vital organizado e a superfície de um implante de titânio submetido a carga funcional (Oliveira et al., 2023). Segundo Brånemark et al. (1969), para obter sucesso na execução da ósseo integração, deve-se analisar alguns fatores determinantes como a biocompatibilidade, o desenho e as condições da superfície do implante, o estado do paciente, a técnica cirúrgica e o controle das cargas.
A eficácia das reabilitações orais fixadas por implantes ósseo integrados têm sido uma opção para diminuir a instabilidade mecânica das próteses totais convencionais (PELLIZZER; DAL PAZ, 2023). Diante de tal realidade, houve a necessidade de aprimoramento desta técnica dando início ao desenvolvimento de novos protocolos para carga imediata de implantes dentários, como a técnica All-on-Four, onde é realizada a colocação de apenas quatro implantes como um número ideal para restaurar uma mandíbula completamente edêntula (RINALDI, 2020).
A técnica All-on-Four envolve a colocação de quatro implantes anteriores para suportar uma prótese de arco completo em uma mandíbula ou maxila edêntula. Os implantes distais são inclinados a 35° e 45°, permitindo o uso de implantes mais longos para uma melhor estabilidade primária, sem a necessidade de levantamento de seio maxilar (PELLIZZER; DAL PAZ, 2023). Na mandíbula, o posicionamento e tamanho dos implantes dessa técnica não interfere no forame mentoniano ou no nervo alveolar inferior. A técnica All-on-Four proporciona uma maior estabilidade da prótese, eliminando a necessidade de enxertos ósseos, reduzindo custos e simplificando a manutenção. Além disso, ela causa menor morbidade ao paciente, oferece intervalos de tratamento mais curtos e melhora a qualidade de vida (PELLIZZER; DAL PAZ, 2023).
Espera-se que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão e aplicação dessa técnica inovadora, beneficiando tanto profissionais quanto pacientes na busca por sorrisos funcionais e esteticamente agradáveis. O estudo refere-se a um relato de caso de abordagem qualitativa e descritiva, cuja amostra foi composta por um único paciente com maxila edêntula, selecionado com base nos critérios específicos de inclusão e exclusão.
2 CASO CLÍNICO
Paciente, sexo masculino, 54 anos, casado, autônomo, chegou na clínica Integrada Sulamérica mencionando descontentamento com a falta de estabilidade da prótese total, deficiência na mastigação, e baixa auto estima levando em consideração os elementos estéticos e funcionais correlatos ao edentulismo. A escolha do paciente para o caso foi realizada de forma intencional para maximizar a relevância e a profundidade dos dados coletados, fornecendo uma compreensão abrangente do impacto do tratamento.
Como critérios de inclusão têm-se: paciente com maxila completamente edêntula; com boa saúde geral, sem condições médicas que contraindicam a cirurgia, disponibilidade e disposição para seguir todas as etapas do protocolo de pesquisa, incluindo consultas de acompanhamento. Quanto aos critérios de exclusão; pacientes com doenças sistêmicas graves que contra indiquem a cirurgia, com histórico de rejeição a implantes dentários, que não podem ou não estão dispostos a seguir o protocolo de acompanhamento ou com quantidade insuficiente de osso maxilar que não permita a inserção segura dos implantes sem procedimentos de enxerto ósseo prévios.
Inicialmente, o paciente escolhido foi submetido à realização de exames radiográficos, como radiografia panorâmica (Figura 1) e tomografia computadorizada da maxila total (Figura 2). Após análise minuciosa dos exames, passou-se ao planejamento cirúrgico, moldagem para confecção do guia cirúrgico e subsequentes etapas correspondentes à cirurgia para instalação dos implantes. Neste sentido, os dados inerentes aos procedimentos foram: anamnese, exames clínicos e radiográficos pré-operatórios; fotografia intraoral e extraoral para documentação visual e registros detalhados dos procedimentos cirúrgicos e protéticos realizados.
O planejamento cirúrgico consistiu inicialmente em avaliar a saúde do paciente, incluindo seu histórico clínico, para analisar condições sistêmicas que pudessem afetar o período cirúrgico e pós-cirúrgico (Figura 3). Exames de imagem, como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada, são essenciais para averiguar a condição óssea da maxila ou mandíbula (NOGUEIRA, 2021).
Quanto à execução da técnica All-On-Four, considerou-se o relato de Nogueira (2021), no qual a maxila edêntula deve ter aproximadamente 5 mm de largura e 10 mm de altura de canino a canino, ao mesmo tempo em que a mandíbula exige 5 mm de largura e 8 mm de altura entre os forames mentuais. Como sugerido por Maló et. al. (2019), o aumento da inclinação dos implantes distais diminuiu o número de implantes necessários, embora isso tenha acarretado no acréscimo da tensão, contudo, o uso dessa técnica acarretou na melhoria da distância interimplantar e a ancoragem óssea.
A técnica All-on-four utilizada no paciente, fez se uso de 4 implantes Titamax CM marca Neodent, 2 implantes na região de incisivos laterais/caninos de tamanho: 3.5×8 mm e 2 implantes posteriores na região de pré-molares inclinados em 45º de tamanho 3.5×11 mm (Figura 4), posteriormente à cirurgia dos implantes que tiveram um excelente travamento ficando estáveis no osso do paciente dando carga imediata, foi instalado os mini-pilares (Figura 5) e cilindros (Figura 6) possibilitando ajustar a própria prótese total do paciente, readaptando e deixando ele com uma prótese fixa aguardando a cicatrização total de 90 dias para continuidade ao tratamento e finalização do caso com as próteses definitivas.
Após os 90 dias (Figura 7), foi realizado a remoção da prótese provisória e moldagem de transferência para confecção da barra metálica que é acoplada/parafusada nos mini-pilares (Figuras 8 e 9). Mediante a confecção da barra do protocolo (Figura 10) foram feitas as provas em cera, prova dos dentes (Figura 11) e acrilização das peças, no paciente foram utilizados dentes da marca Prime na cor B1, visto a qualidade e estética dos dentes de estoque (Figura 12).
Para troca da prótese protocolo do arco inferior, foi utilizada a mesma barra metálica, sendo realizado a remoção dos dentes e seguindo os mesmos procedimentos do arco superior, após os ajustes das provas dos dentes em cera e acrilização foi realizado a instalação dos dois protocolos e ajuste oclusal para ficar com funcionalidade adequada e engrenamento ideal, confortável, eficiente e satisfatório (Figura 13).
Figura 1: Radiografia panorâmica
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 2: Tomografia computadorizada da maxila. A) Corte axial. B) Reconstrução panorâmica. C) Reconstruções transversais.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 3: Foto inicial
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 04: Instalação dos Implantes
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 05: Instalação dos Mini-Pilares para acoplamento da barra protocolo e sutura da região cirúrgica.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 06: Instalação dos cilindros para instalação da prótese provisória.
Fonte: Os Autores (2024)
Após 90 dias aguardando a cicatrização total e osseointegração dos implantes foi realizado os procedimentos intrínsecos para confecção das próteses protocolo definitivas e finalização do caso.
Figura 07: Cicatrização total
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 08: Instalação dos transfers (componentes protéticos), para realização da moldagem de transferência, dando seguimento para confecção da barra metálica do protocolo.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 09: Moldagem em silicone Neodent VPS Impression, posteriormente ser vazado em gesso.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 10: Barra pronta para ser provada.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 11: Prova dos dentes de estoque da marca Prime B1, seguindo para alguns ajustes.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 12: Protocolos superior e inferior acrilizados e instalados em boca, finalizando o caso clínico.
Fonte: Os Autores (2024)
Figura 13: Foto final do paciente.
Fonte: Os Autores (2024)
3 DISCUSSÃO
A técnica All-on-Four revolucionou a reabilitação oral para pacientes desdentados, proporcionando uma solução eficaz e eficiente. Desenvolvida por Malo et al. (2003), apresentou uma abordagem inovadora, especialmente para casos de maxila desdentada. A essência dessa técnica envolve o uso de apenas quatro implantes para suportar uma prótese completa fixa, em casos de carga imediata há uma redução no tempo de tratamento, esta técnica permite restaurar não apenas a função mastigatória, mas também a estética facial e a autoconfiança do paciente (RINALDI, 2020).
A configuração específica dos implantes na técnica All-on-Four é fundamental para seu sucesso. Assim, dois implantes posteriores são inseridos de forma inclinada, com ângulos de até 45 graus, o que permite uma distribuição ideal das cargas mastigatórias e maximiza a ancoragem óssea disponível. Esses implantes são estrategicamente posicionados para emergir na região dos segundos pré-molares ou primeiros molares, ampliando o espaço entre os implantes e reduzindo a necessidade de procedimentos adicionais, como enxertos ósseos ou cirurgias de levantamento do seio maxilar (PINTO, 2021).
Os outros dois implantes são colocados verticalmente na região dos incisivos laterais e/ou caninos, completando a base de suporte para a prótese. Essa disposição dos implantes permite uma distribuição equilibrada das cargas durante a mastigação, minimizando o estresse sobre os tecidos circundantes e proporcionando uma estabilidade excepcional à prótese (SANTOS, et al., 2024).
A técnica All-on-Four apresenta diversas vantagens significativas que a tornam uma escolha atraente para a reabilitação oral de pacientes desdentados em comparação com as técnicas tradicionais (CARVALHO, 2021). A força de mordida e a eficiência da mastigação do protocolo All-on-Four quando comparado a tratamentos com overdenture sobre implantes e próteses totais convencionais mostra-se ser superior (Soni, 2020).
Ao inclinar os implantes posteriores e aumentar a distância entre os pilares anteriores e posteriores, a técnica permite a preservação de longos cantiléveres. Isso não apenas resulta em uma distribuição mais equilibrada das forças mastigatórias, mas também reduz o risco de falha estrutural da prótese, proporcionando uma maior durabilidade e estabilidade ao tratamento (PELLIZZER; DAL PAZ 2023).
Além disso, o uso limitado a apenas quatro implantes contribui significativamente para a redução dos custos associados ao procedimento. A colocação de apenas quatro implantes simplifica o processo cirúrgico e reduz o tempo necessário para a conclusão do tratamento. Essa diminuição do tempo clínico não apenas beneficia o paciente, proporcionando uma recuperação mais rápida, mas também beneficia o profissional, permitindo uma maior eficiência no consultório e uma melhor gestão do tempo. Coloca-se a prótese imediatamente após o procedimento cirúrgico, o que permite uma redução no tempo de tratamento, não debilitando o paciente, como acontece nas cirurgias de enxerto ósseo (CARVALHO, 2019).
As vantagens da técnica All-on-Four, como a preservação de longos cantiléveres, redução de custos, diminuição do tempo clínico e facilidade de limpeza, a tornam uma opção altamente benéfica e eficaz para a reabilitação oral de pacientes desdentados (PELLIZZER; DAL PAZ, 2023). No entanto, é importante reconhecer que, como qualquer técnica, a All-on-Four também apresenta alguns desafios e considerações. Problemas potenciais, como fraturas de próteses, coroas de porcelana, soltura de pilares e parafusos protéticos, além de sobrecarga na prótese devido a fatores como bruxismo ou cantilever longo, podem ocorrer e exigem monitoramento cuidadoso e manutenção adequada ao longo do tempo (PELLIZZER; DAL PAZ, 2023).
Em suma, apesar dos desafios potenciais, as vantagens da técnica All-on-Four tornam-na uma opção atraente para a reabilitação oral de pacientes desdentados, oferecendo uma solução eficaz, econômica e de menor complexidade (RINALDI, 2020).
4 CONCLUSÃO
A reabilitação oral de pacientes edêntulos é um desafio constante na prática odontológica contemporânea. Nesse contexto, o protocolo de implante All-on-Four surge como uma abordagem inovadora e eficaz para restaurar a função mastigatória, a estética e a autoestima dos pacientes. Este protocolo, que consiste na fixação de uma prótese total em apenas quatro implantes dentários, tem ganhado destaque devido à sua previsibilidade, simplicidade e menor tempo de tratamento em comparação aos métodos convencionais.
Por se tratar de um caso clínico de reabilitação oral por meio de protocolo All-on-Four maxilar e troca de prótese fixa inferior, entende-se a importância da discussão dos procedimentos clínicos de planejamento e execução, bem como a importância da manutenção da terapia em longo prazo. Neste relato de caso, foi-se necessário partir da realização de análise sobre protocolo de implante All-on-four e a devida discussão dos benefícios desta técnica e suas indicações, paralelo à avaliação das complicações associadas à sua exequibilidade na máxima em comparação com outras abordagens, sendo possível explorar as considerações biomecânicas, psicossociais, além dos custos associados em comparação às demais opções de reabilitação oral de edêntulos maxilares ou mandibulares.
A reabilitação oral de pacientes edêntulos é um desafio constante na prática odontológica contemporânea. Em suma, procedimentos de implantes dentários do tipo All-on-Four em pacientes com maxila edêntula proporciona uma solução eficaz, estável e duradoura para a reabilitação oral, resultando em melhorias significativas na função mastigatória, estética dental, qualidade de vida e satisfação do paciente.
REFERÊNCIAS
BRANEMARK PI. Osseointegration and its experimental background. J Prosthet Dent. 1983; 50(3): 399-410.
CARVALHO, Caio Cesar. ALL-ON-FOUR: Revisão da literatura. São Paulo: [s. n.], 2021. 36p. Disponível em: https://faculdadefacsete.edu.br/monografia/files/original/e20cb175808b92cbbd42c1619a641.pdf. Acesso em: 04 jun. 2024.
CAVALCANTE, R. A. et al. Reabilitação implantossuportada pela técnica “all on four” após periimplante mandibular: relato de caso. Scientific-Clinical Odontology, 2021. Disponível em: 6d6677b2db2b3175e884f120dd68fefd.pdf (cro-pe.org.br). Acesso: 29 de maio.2024.
MALÓ P, RANGERT B, NOBRE M. All-on-4 immediate-function concept with Brånemark system implants for completely edentulous maxillae: a 1-year retrospective clinical study. Clinical implant dentistry and related research v. 7, p. s88-s94, 2005.4. Disponível em: doi: 10.1111/j.1708-8208.2005.tb00080.x. PMID: 16137093. Acesso: 04 jun. 2024.
NOGUEIRA, Eleomar. Aplicabilidade clínica do protocolo all-on-four: revisão de literatura. 2021. 38f. Monografia (Especialização em Implantodontia) – Faculdade São Leopoldo Mandic., Campinas. Disponível em: https://biblioteca.slmandic.edu.br/biblioteca/index.asp?codigo_sophia=165028. Acesso: 04 jun. 2024.
PAPASPYRIDAKOS Panos, CHEN Chun-Jung, CHUANG Sung-Kiang, WEBER Hans-Peter. Implant loading protocols for edentulous patients with fixed prostheses: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Oral & Maxillofacial Implants, 29(1), pp. 256-270, 2014. doi: 10.11607/jomi.2014suppl.g4.3. PMID: 24660202. Acesso: 04 jun. 2024.
PELLIZZER, K.; DAL PAZ, J. Implantes dentários: técnica All-on-Four. Journal of Multidisciplinary Dentistry, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 51–5, 2024. DOI: 10.46875/jmd.v13i2.915. Disponível em: https://jmdentistry.com/jmd/article/view/915. Acesso: 17 mar. 2024.
PEREIRA , Ana Isabel.”All-on-four” na reabilitação com carga imediata de mandíbulas emaxilas edêntulas, avaliando a viabilidade e segurança da técnica. 2018. 30 p. Relatório Final (Grau de Mestre em Medicina Dentária)-Instituto Universitário de Ciências da Saúde,Granda,2018. Disponível em: https://repositorio.cespu.pt/bitstream/handle/20.500.11816/3060/MIMD_RE_22097_anapereira.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 04 jun. 2024.
PINTO, José Nuno. All-on-four: Uma Revisão Sistemática. 2021. 23p. Dissertação (Grau de Mestre em Medicina Dentária)-Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Granda, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3813. Acesso: 17 mar. 2024.
RINALDI, L. Protocolo All-on-Four: revisão de literatura. Journal of Multidisciplinary Dentistry, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 50–6, 2022. DOI: 10.46875/jmd.v10i3.524. Disponível em: https://jmd.emnuvens.com.br/jmd/article/view/524. Acesso: 17 mar. 2024.
SANTOS , A. K. M. C.; BARBOZA, A. S.; SALES, P. H. da H. Cirurgia guiada para reabilitação total superior com implantes através da técnica All on 4: relato de caso. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 243–255, 2024. DOI: 10.36557/2674-8169.2024v6n2p243-255. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1381. Acesso: 17 mar. 2024.
SILVA, F. M. Reabilitação total imediata maxilo-mandibular com prótese fixa sobre implantes com conceito all-on-four: relato de caso. Revista Fluminense de Odontologia, 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/ijosd.v0i0.38508. Acesso: 04 mar. 2024.
SONI, R; YADAV, H; PATHAK, A; BHATNAGAR, A; KUMAR, V. Comparative evaluation of biting force and chewing efficiency of all-on-four treatment concept with other treatment modalities in completely edentulous individuals. The Journal of the Indian Prosthodontic Society,v. 20, n. 3, p. 312-320, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342994507_Comparative_evaluation_of_biting_force_and_chewing_efficiency_of_all-on four_treatment_concept_with_other_treatment_modalities_in_completely_edentulous_individuals. Acesso: 04 jun. 2024.
VOSS de Oliveira, D. .; THIERS Carneiro Junior, . J. .; VIEIRA da Silva Gomes, C. E. .; PIMENTEL de Oliveira, R. .; PIMENTEL de Oliveira, R. .; FERNANDES de Menezes, S. A. .; FONSECA, R. Reabilitação oral com protocolo All on Four em paciente infectado com HIV: Relato de caso e acompanhamento de 2 anos. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 29–42, 2023. DOI: 10.36557/2674-8169.2023v5n1p29-42. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/230. Acesso: 17 mar. 2024.
1Bacharel em Odontologia Sulamérica
Faculdade. E-mail: costtaadri@gmail.com
2Bacharel em Odontologia Sulamérica Faculdade
E-mail: ellenprado1234@gmail.com
3Bacharel em Odontologia Sulamérica Faculdade
E-mail: costtapalmyra@gmail.com
4Bacharel em Odontologia Sulamérica Faculdade
E-mail: rafa.gualberto661@gmail.com
5Bacharel em Odontologia Sulamérica faculdade
E-mail: thaisalencarbm@gmail.com
6Pós graduado em Implantodontia, professor na Sulamérica Faculdade
E-mail: martinelliqo@gmail.com
7Pós graduada em endodontia e especializando em Ortodontia, professora na Sulamérica Faculdade
E-mail: tainanascimento@sulamericafaculdade.edu.br