PROMOÇÃO DA SAÚDE EM COMUNIDADE RURAL: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA UBS ARAIZA LOBATO

HEALTH PROMOTION IN A RURAL COMMUNITY: AN ACADEMIC EXTENSION EXPERIENCE AT THE ARAIZA LOBATO PRIMARY HEALTH UNIT

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202506190804


Natashi Marques dos Santos Lopes¹; Edarlisson Januário Pereira¹; Annara Rodrigues Ferreira¹; Anatalia Gatinho Silva Alves¹; Maria Beatriz de Almeida Rocha¹; Paulo Laerty Cunha Leite¹; Rafaela Cantanhede Ferreira¹; Sammyra Vieira de Oliveira¹; Valdenice Cardoso Marinho Barbosa¹; Orientadora: Rose Daiana Cunha dos Santos; Coorientador: João Francisco Silva Rodrigues.


Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão universitária realizado na UBS Araiza Lobato, em Pinheiro/MA, com o objetivo de fomentar a saúde em comunidades carentes, especialmente idosos, usuários de substâncias químicas e crianças/adolescentes. Através de ações como campanhas educativas, atividades voltadas à adesão vacinal, práticas esportivas e visitas domiciliares, buscou-se fortalecer a relação entre o serviço de saúde e a comunidade local. O projeto revelou desafios relacionados à comunicação eficaz com a equipe de saúde e à logística de acesso, mas também destacou avanços significativos na sensibilização da população sobre práticas de prevenção. A metodologia adotada baseou-se em intervenções práticas, planejamento colaborativo e avaliação sistemática dos resultados. Os impactos observados incluíram maior adesão às campanhas de imunização, empoderamento da comunidade e formação crítica dos estudantes envolvidos. Em conclusão, a integração entre universidade e comunidade contribui para a melhoria do atendimento em saúde e construção de conhecimento aos acadêmicos.

Palavras-chave: Extensão universitária. Promoção da Saúde. Enfermagem comunitária.

Abstract

This article presents the results of a university extension project carried out at the Araiza Lobato Primary Health Unit, in Pinheiro/MA, aiming to promote health in underserved communities, especially among the elderly, individuals with substance use disorders, and children/adolescents. Through actions such as educational campaigns, vaccination awareness activities, physical practices, and home visits, the project sought to strengthen the relationship between the health service and the local population. The methodology involved practical interventions, collaborative planning, and systematic evaluation of results. The observed impacts included greater adherence to vaccination campaigns, community empowerment, and critical training of the students involved. In conclusion, the integration between university and community contributes to the improvement of healthcare services and to the academic development of students.

Keywords: University extension. Health promotion. Community nursing.

1 INTRODUÇÃO

Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) se caracteriza como um instrumento essencial para o aprimoramento dos índices de promoção e prevenção de saúde. Ao se apresentar como o serviço de saúde mais próximo da população, a UBS qualifica-se como atenção primária nas redes de apoio social e de saúde, reduzindo a fragmentação presente na assistência e proporcionando um cuidado efetivo e integralizado (Ramos & Seta, 2019).

Nesse sentido, dentre as diversas funções desempenhadas pelos profissionais presentes nas unidades, é possível destacar o papel exercido pelo enfermeiro durante todo processo que envolva a promoção ou prevenção em saúde, tanto por meio de consultas, como também na concepção de ações para a promoção e educação em saúde mediante abordagens coletiva (Gomes, 2019).

Ao adentra-se na promoção e prevenção em saúde em um contexto coletivo, nos deparamos com a vacinação, vista como uma importante atividade desempenhada pelas unidades de saúde. O Brasil é o precursor da junção de diversas vacinas no calendário do SUS, é um dos poucos países no mundo que oferecem de maneira universal um rol extenso e completo de imunobiológicos. Apesar disso, a alta taxa de cobertura vacinal, que sempre foi sua característica fundamental, vem decaindo nos últimos anos. Um exemplo é a baixa adesão nas campanhas vacinais (CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE (CONASS), 2017).

As pessoas deixam de se vacinar pelos mais diferentes motivos: esquecimento, falta de tempo, eventos adversos, pela cultura e falta de conhecimento, influência de amigos, familiares, mídia, informações falsas ou até mesmo por experiências evidenciadas. É significativo a intervenção da comunicação efetiva e a informação correta sobre a importância de se vacinar por parte dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), por serem fontes verdadeiras de informação para a população (VIEGAS SMF, et al., 2019).

Perante isso, nota-se que as ações de enfermagem possuem grande amplitude nas interfaces do cuidado. Ao se “desligar” do modelo assistencial teórico e se estruturar a partir das dimensões biopsicossociais, o enfermeiro estabelece uma visão holística sobre a comunidade a qual está inserido, buscando entender os processos e necessidades da população que compõem determinado território (Barros, 2020). Por tanto, para a obtenção de conhecimento mediante a vivencia acadêmica, se faz de suma importância a implantação da extensão universitária. Em vista disso, ressalta-se que a prática da extensão universitária traz, no seu eixo conceitual, a relevância da formação universitária pautada na construção de conhecimentos e habilidades que contribuam, para a formação de acadêmicos (Laperriére, 2014).

O presente projeto traz como objetivo, identificar as vulnerabilidades na UBS Araiza Lobato e sugerir soluções para os desafios identificados, visando aprimorar os serviços de saúde oferecidos à comunidade local. Além disso, visamos também colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação. Para alcançar esse propósito, realizaremos uma análise minuciosa dos processos internos da UBS, visando identificar oportunidades de aprimoramento e sugerir medidas eficazes para otimizar o atendimento aos pacientes.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA

A promoção da saúde e a prevenção de doenças são pilares fundamentais da Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente quando se trata de populações em situação de vulnerabilidade. De acordo com Czeresnia (2003), a promoção da saúde envolve ações intersetoriais que visam a melhoria da qualidade de vida, ultrapassando o modelo biomédico tradicional. Essa abordagem é essencial para fortalecer o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade.

O enfermeiro, nesse contexto, assume um papel de protagonista na execução de ações educativas, de orientação e prevenção, sendo um elo entre o saber técnico-científico e a vivência popular. Segundo Vieira (2018), a atuação do enfermeiro na APS requer uma abordagem humanizada e centrada no usuário, que considere as especificidades sociais e culturais do território.

As ações de vacinação, por exemplo, são estratégias essenciais para a prevenção de doenças imunopreveníveis. No entanto, o Brasil vem enfrentando um declínio nas taxas de cobertura vacinal, conforme aponta o Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS (2017), o que reforça a importância de campanhas de conscientização realizadas diretamente com a comunidade.

Nesse sentido, a extensão universitária cumpre um papel transformador tanto para os estudantes quanto para os sujeitos envolvidos. Conforme Laperriére (2014), a extensão permite a vivência de práticas sociais que aproximam a teoria acadêmica da realidade do sistema público de saúde. Através dela, o conhecimento é construído de forma coletiva, crítica e contextualizada.

Além disso, as ações com idosos e usuários de substâncias químicas evidenciam a necessidade de abordagens integradas e interprofissionais. Segundo Barros et al. (2020), os profissionais da saúde devem atuar com base em práticas integrativas e acolhedoras, valorizando os aspectos biopsicossociais dos indivíduos.

3 METODOLOGIA

A metodologia deste projeto compreende uma pesquisa de extensão conduzida pela Unidade de Saúde Araiza Lobato, em Ponta de Santana. Para atingir nossos objetivos, foram concebidas diversas ações e atividades visando promover a absorção de conhecimento e a conscientização sobre saúde. Destacamos as seguintes atividades:

  • Atividade destinada aos idosos hipertensos e diabéticos, contando com a participação de 15 idosos, dos quais 3 eram hipertensos e diabéticos, 11 eram apenas hipertensos e 1 não possuía morbidades. Foram realizados exercícios adequados para a faixa etária, além da aferição da pressão arterial e glicemia de cada participante.
  • Na Fazenda Amor Misericordioso, atendemos 16 pacientes dependentes químicos, oferecendo testes rápidos para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV, todos com resultados não reagentes.
  • Realizamos uma busca ativa em 34 residências da comunidade, convidando crianças e adolescentes para se vacinarem na UBS no dia 07/05/2024 contra o HPV. Utilizou-se panfletos como forma de lembrete para a comunidade. Essas ações foram fundamentais para promover a saúde e a prevenção de doenças na comunidade, atendendo diferentes faixas etárias e necessidades específicas dos grupos-alvo.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS

4.1 ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

A participação ativa da comunidade de Ponta de Santana foi um dos pontos mais significativos do projeto. As atividades desenvolvidas permitiram uma interação direta com os moradores, especialmente idosos, dependentes químicos e crianças/adolescentes. A busca ativa de crianças e adolescentes para a vacinação contra o HPV evidenciou a importância de abordagens personalizadas e visitas domiciliares para garantir a adesão às campanhas de saúde.

4.2 AÇÕES REALIZADAS

Atividade com Idosos:

  • Data: 24/04/2024
  • Local: Sede do Povoado Ponta de Santana
  • Participantes: 16 idosos

Os 16 idosos participantes, 14 são hipertensos e 3 possuem hipertensão e diabetes. Foram realizados exercícios físicos adaptados às necessidades dos idosos, aferição da pressão arterial e teste capilar de glicemia.

A ação promoveu interação intergeracional, troca de experiências e fortalecimento de laços comunitários. A palestra sobre alimentação saudável foi bem recebida e gerou grande interesse entre os participantes.

Ação na Fazenda Amor Misericordioso:

  • Data: 25/04/2024
  • Local: Fazenda Amor Misericordioso
  • Participantes: 16 pacientes em reabilitação de dependência química

Foram realizadas consultas de enfermagem e médica. A ação proporcionou um ambiente acolhedor e fortaleceu os laços de solidariedade e empatia, destacando a importância do acolhimento e apoio emocional no processo de recuperação dos dependentes químicos.

Busca Ativa para Vacinação:

  • Data: 29/04/2024
  • Local: Povoado de Ponta de Santana

Foram visitadas 34 residências para identificar crianças e adolescentes com carteiras de vacinação atrasadas. Conseguimos engajar a comunidade, destacando a importância da vacinação contra HPV. A experiência promoveu maior compreensão da realidade local e fortalecimento do compromisso com a saúde comunitária.

4.3 COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL

A colaboração com a enfermeira Thalita Silva e sua equipe foi crucial para o sucesso das atividades. Apesar dos desafios iniciais de comunicação, a parceria se consolidou, permitindo a realização de ações integradas e eficazes. A presença de profissionais como Agentes Comunitários de Saúde e educadores físicos enriqueceu as atividades, garantindo uma abordagem multidisciplinar.

4.4 DESAFIOS ENFRENTADOS

Resistência Inicial: A resistência inicial da enfermeira Thalita Silva destacou a necessidade de construir confiança e estabelecer uma comunicação clara e transparente. Este desafio ressaltou a importância de abordar questões de colaboração desde o início do projeto.

Engajamento da Equipe: A dificuldade em reunir todos os membros do grupo acadêmico para as ações impactou a consistência das atividades. A necessidade de horários flexíveis e melhor coordenação destacou-se como uma área a ser aprimorada.

4.5 IMPACTOS DAS AÇÕES

Educação e Conscientização: As palestras educativas e campanhas de conscientização foram fundamentais para promover a saúde e a prevenção de doenças. A abordagem holística e a integração das dimensões biopsicossociais fortaleceram o vínculo entra a UBS e a comunidade.

Apoio Emocional e Reabilitação: As ações na Fazenda Amor Misericordioso evidenciaram a importância do acolhimento e do suporte emocional para os dependentes químicos. A empatia e a solidariedade demonstradas foram cruciais para o processo de recuperação dos pacientes.

Promoção da Saúde e Prevenção: A busca ativa e a vacinação reforçaram a importância da imunização e da manutenção da carteira de vacinação atualizada. As ações contribuíram para a promoção de uma cultura de saúde preventiva na comunidade.

4.6 LIÇÕES APRENDIDAS

Comunicação Efetiva: A importância da comunicação clara e aberta com todos os profissionais da UBS foi uma lição fundamental. Estabelecer comunicação eficientes desde o início pode prevenir mal-entendidos e facilitar a colaboração.

Adaptação e Flexibilidade: A capacidade de adaptação frente aos imprevistos, como a resistência inicial da enfermeira e as dificuldades logísticas, foi essencial. A flexibilidade nas abordagens e a resiliência da equipe garantiram o sucesso das ações.

Engajamento Comunitário: O envolvimento ativo da comunidade foi vital para o sucesso de projeto. As iniciativas que promoveram a participação comunitária, como as visitas domiciliares e as atividades educacionais, demonstraram a eficácia de uma abordagem centrada na comunidade.

4.7 RECOMENDAÇÃO PARA PROJETOS FUTUROS

Fortalecimento de Parcerias: Investir na construção de parcerias sólidas com profissionais de saúde e líderes comunitários desde o início do projeto para facilitar a implementação das ações e garantir maior adesão da comunidade.

Planejamento Logístico: Desenvolver estratégias logísticas detalhadas para superar barreiras de acesso e transporte é crucial. Considerar a geografia local e as condições de infraestrutura pode otimizar a mobilização dos recursos.

Capacitação Contínua: Promover a capacitação contínua dos estudantes e profissionais envolvidos no projeto, focando em habilidades de comunicação, gestão de projetos e práticas de saúde preventiva, pode aumentar a eficácia das ações e garantir resultados sustentáveis.

5 CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização do projeto de extensão na UBS Araiza Lobato evidenciou a importância da Atenção Primária à Saúde como ferramenta essencial na promoção e prevenção de doenças, sobretudo em áreas rurais. O papel do enfermeiro, como articulador entre equipe, comunidade e gestão, mostrou-se fundamental para o fortalecimento do vínculo e para a humanização do cuidado.

A experiência extensionistas proporcionou aos acadêmicos um contato direto com as necessidades reais da população, permitindo o desenvolvimento de habilidades técnicas, relacionais e ético-humanísticas. A vivência prática despertou uma consciência crítica sobre os desafios enfrentados pelo SUS, além de estimular a empatia, a escuta ativa e o compromisso social com os grupos mais vulneráveis.

A contribuição da extensão para a formação crítica dos estudantes foi significativa: permitiu a construção de um olhar mais sensível e ampliado sobre a saúde coletiva, promovendo reflexões sobre desigualdade, acessibilidade e estratégias de cuidado centrado no usuário. A aproximação entre teoria e prática reafirma a universidade como espaço de transformação social.

Como considerações finais, destaca-se que os aprendizados adquiridos ao longo do projeto devem ser levados para além do ambiente acadêmico. Cada ação desenvolvida, cada escuta realizada e cada dificuldade enfrentada tornaram-se parte do processo formativo dos futuros profissionais. Acredita-se que essas experiências moldam enfermeiros mais preparados, humanos e engajados com os princípios da equidade, universalidade e integralidade do SUS.

Reafirma-se, assim, a necessidade de fortalecer projetos de extensão como esse, que não apenas contribuem para a melhoria dos serviços de saúde, mas também formam cidadãos comprometidos com a promoção do bem-estar coletivo.

REFERÊNCIAS

BARROS, L. C. N. et al. Práticas integrativas e complementares na atenção primária à saúde: percepções dos gestores dos serviços. Escola Anna Nery, v. 24, n. 2, 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. A queda da imunização no Brasil. 2017. Disponível em: https://www.conass.org.br/consensus/queda-da-imunizacao-brasil/.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre promoção e prevenção. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (org.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

Gomes, C. B. de A., Dias, R. da S., Silva, W. G. B., Pacheco, M. A. B., Sousa, F. G. M. de, & Loyola, C. M. D. (2019). Consulta de enfermagem no pré-natal: Narrativas de gestantes e enfermeiras. Texto & Contexto Enfermagem, 28, e20170544.

Ramos, A. L. P., & Seta, M. H. de (2019). Atenção primária à saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do Brasil: 2009 e 2014. Cadernos de Saúde Pública, 35(4), e00089118.

LAPERRIÈRE, Henri. Inovação metodológica: experimentando da educação libertadora em saúde. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 28–34, 2010.

VIEGAS SMF, et al. Preciso tomar vacina? Informação e conhecimento de adolescentes sobre vacinas. Avanços em Enfermagem, 2019.

VIEIRA, Maria Helena de Sousa. A prática do enfermeiro na atenção primária à saúde: desafios e perspectivas. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 8, e31041, 2018.


1Discente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor/FACSUR
email: natashimarqueslopes@outlook.com
2Discente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor/FACSUR
email: edarlissonjp19@gmail.com
Discente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor/FACSUR
email: annararodrigues300@gmail.com
Discente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor/FACSUR
email: anataliagatinho1989@gmail.com
Discente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Supremo Redentor/FACSUR
email: mariabeatrizdealmeida93@gmail.com