PROJETOS INTEGRADORES NO NOVO ENSINO MÉDIO: ARTICULANDO PRÁTICAS E SABERES NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

INTEGRATIVE PROJECTS IN NEW HIGH SCHOOL: ARTICULATING PRACTICES AND KNOWLEDGE IN TECHNICAL AND PROFESSIONAL EDUCATION

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th1024131742


Adriano Feitoza1
Josiany Dantas Mota2
Marcia Fernanda Izidorio Gomes3


RESUMO:

O artigo discute o projeto integrador como estratégia pedagógica interdisciplinar, que potencializa as experiências e vivências dos estudantes, a construção colaborativa e a construção de saberes significativos à sua formação, tendo como base o itinerário formativo técnico e profissional do novo ensino médio. Trata-se de um tema relevante que debate os processos formativos que dialogam com as práticas aplicadas no contexto educacional. Para isso, metodologicamente utilizou-se as dissertações cadastradas no banco de dados do BNDT e da CAPES com um recorte temporal de seis anos, ou seja, de 2018 a 2023. A contribuição deste estudo se dá, principalmente, por fomentar a discussão do papel do projeto integrador no contexto do novo ensino médio e na identificação de estudos que apontam a sua contribuição na trajetória formativa dos sujeitos da aprendizagem. Acredita-se que as instituições que atuam na educação básica, com foco no ensino médio e na formação técnica e profissional, precisam oportunizar a realização de ações que dinamizam o processo de ensino aprendizagem e possam ir além do ensino tradicional, desconstruindo a ideia da reprodução de conteúdo.

Palavras-chave: Projeto integrador. Novo ensino médio. Itinerário formação técnica e profissional

ABSTRACT:

The article discussed the integrative project as an interdisciplinary pedagogical strategy, which enhances students’ experiences, collaborative construction and the construction of significant knowledge for their training, based on the technical and professional training itinerary of the new secondary education. This is a topic that discussed the training processes that dialogue with the practices applied in the educational context. For this, methodologically we used the dissertations registered in the BNDT and CAPES database with a time frame of six years, that is, from 2018 to 2023. The contribution of this study is mainly due to encouraging the discussion of the role of the integrative project in the context of the new secondary education and the identification of studies that point out their contribution to the formative trajectory of the learning subjects. It is believed that institutions that operate in basic education, with a focus on secondary education and technical and professional training, need to provide opportunities to carry out actions that streamline the teaching-learning process and can go beyond traditional teaching, deconstructing the idea of ​​reproduction of content.

Keywords: Integrative project. New high school. Technical and professional training itinerary

INTRODUÇÃO

A implementação do Novo Ensino Médio (NEM), trouxe um novo formato de organização do processo de ensino aprendizagem, alterando sua configuração. A estrutura proposta foi organizada em quatro áreas do conhecimento, composta pelo base nacional comum e cinco itinerários formativo, a saber: Matemática e suas Tecnologias, Linguagem e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Formação Técnica e Profissional, buscando desenvolver ao longo do ensino médio competências e habilidades amplas e complexas (Brasil, 2018).

Dessa forma, busca-se um movimento que incorpore mudanças significativas a estrutura curricular e a forma como os estudantes são preparados para os desafios do século XXI, nesse contexto, destacamos a inserção do itinerário formativo da formação técnica e profissional à estrutura da educação básica de nível médio. Ressaltamos que, o referido itinerário se organiza a partir da integração dos diferentes eixos estruturantes, associadas a outras habilidades básicas requeridas pelo mundo do trabalho e a habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT e na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO (Brasil, 2018). 

O itinerário quinto (Formação Técnica e Profissional), representa uma fase formativa para os jovens, na qual se lhes proporciona a oportunidade de articular conhecimentos em contextos diversos, fomentando aprendizagens alinhadas aos seus interesses. Esse enfoque busca não apenas incentivá-los a permanecer na escola, mas também a cultivar uma disposição contínua para a aprendizagem ao longo da vida, a fim de alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Ao longo desse percurso formativo do itinerário da formação técnica e profissional, assume importância preponderante a exploração do trabalho como princípio educativo, destacando sua relevância no contexto do Ensino Médio. Neste sentido, propõe-se uma reflexão abrangente sobre o universo laboral, as profissões emergentes, as competências e habilidades essenciais para o mundo do trabalho. Além disso, é importante reconsiderar a natureza da formação escolar e redefinir o papel da escola e do corpo docente diante deste novo cenário.

Diante deste desafio, compreende-se o trabalho não apenas como um elemento de estudo isolado, mas como um componente transversal no contexto educacional. O estudante deve desenvolver a capacidade de compreender o panorama do trabalho, analisar seu contexto e estabelecer uma conexão significativa com os preceitos do NEM. Esse enfoque visa fomentar a capacidade dos estudantes de iniciar e sustentar debates pertinentes a essa temática, promovendo uma visão crítica e participativa em relação ao mundo do trabalho.

Destacamos que, uma das mudanças ocorridas na estrutura curricular do NEM, que é objeto de estudo desta pesquisa, é a inclusão da Unidade Curricular Comum Projetos Integradores (PI), entendida como uma abordagem pedagógica que visa conectar diferentes áreas do conhecimento e promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa (Brasil,2018). Esse componente tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla e interdisciplinar do mundo, preparando-os para enfrentar os desafios complexos que a sociedade contemporânea apresenta.

Assim, este estudo visa compreender os desafios do projeto integrador como articulador da prática e da construção de conhecimentos no itinerário da formação técnica e profissional do NEM, e suscita algumas questões como a interdisciplinaridade, a interlocução e o engajamento de docentes e estudantes na construção e apropriação do conhecimento e como isso reverbera na sua formação profissional.

Ao problematizarmos projeto integrador contexto do itinerário da formação técnica e profissional, outros desafios se somam, haja vista que no âmbito do referido itinerário requer a integração entre conhecimentos gerais e específicos, rompendo com o pensamento fragmentado do conhecimento. Portanto, ao trazermos como questão de estudo “como o projeto integrador pode articular a construção de saberes no itinerário da formação técnica e profissional (IFPT) do NEM?”, intencionamos conhecer como ocorre o desenvolvimento do PI na prática docente.

O estudo é de caráter qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, que se concentrou no levantamento de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. No recorte temporal definimos os últimos cinco anos, pois é o período em que o componente Projeto Integrador vem sendo discutido com maior frequência.

O artigo está estruturado em quatro partes, iniciando com esta parte introdutória. Em seguida, abordamos o projeto integrador no contexto do itinerário formativo de formação técnica e profissional estabelecendo uma interlocução com os referenciais teóricos que discutem essa temática. Na sequência, apresentamos a metodologia assumida no estudo, a apresentação e a análises dos resultados. Por fim, retomamos nas considerações finais uma sistematização do processo do estudo e apontamos outras possibilidades de investigação na temática.

DESENVOLVIMENTO

O projeto integrador no itinerário da formação técnica e profissional

Dentre as diversas possibilidades que versam sobre as propostas pedagógicas disponíveis no processo de ensino aprendizagem, atualmente, elege-se como prioritárias aquelas atividades de estudos e pesquisas, que estimulem o inter-relacionamento entre os conhecimentos das disciplinas e o desenvolvimento de práticas integradoras que partam da problematização e do diálogo com a realidade.

Conforme apontam Henrique e Nascimento (2015), as práticas pedagógicas integradoras podem ser desenvolvidas em qualquer nível de ensino, estarem vinculadas ou não, aos currículos dos cursos e são classificadas em: práticas integradoras eventuais, práticas integradoras em contexto de atividades institucionais e práticas integradoras permanentes e curriculares. Assim, a efetivação das práticas integradoras nos contextos educacionais é diferenciada na forma como são realizadas e assumidas em seu planejamento educativo.

Na perspectiva desses autores, as práticas integradoras eventuais acontecem por iniciativa individual do professor materializadas nos projetos de ensino e visitas técnicas de forma interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, ou, intradisciplinar quando ocorre no interior de uma mesma disciplina. Por sua vez, as práticas integradoras em contexto de atividades institucionais “se materializam no interior de projetos de pesquisa, projetos de extensão, feiras e mostras científicas” (Henrique; Nascimento, 2015, p.72). As práticas integradoras permanentes e curriculares estão vinculadas ao projeto pedagógico de um curso ou uma instituição de ensino e podem acontecer por meio de “seminários temáticos, projetos integradores, temas geradores e transversais”. (Henrique; Nascimento, 2015, p. 72).

Assim, o projeto integrador, como elemento pedagógico, deve estar alinhado à construção de práticas formativas integradoras, que possibilitem a interdisciplinaridade, mesmo em ambientes com viés da disciplinaridade – como está composto o currículo do NEM – promovendo uma articulação entre as disciplinas, abordando temas norteadores, que possam fomentar práticas integradoras colaborativas, inclusivas e que interligue o ensino e a pesquisa. 

No desenho curricular do novo ensino médio, estão inseridas as Unidades Curriculares Comuns (UCCs), que são “componentes com cargas horárias pré-definidas, formadas por um conjunto de estratégias pedagógicas, com o objetivo de orientar o perfil de saída almejado para o estudante da rede estadual de ensino” (SEDUC/AM,2022, p.89). Dentre elas encontra-se o Projeto Integrador, conforme figura 1.

Figura 1- Unidades Curriculares Comuns – UCC

Fonte: SEDUC, AM (2022)

A Unidade Curricular (UCC) Projeto Integrador é concebida com base em quatro temas integradores principais: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), Mídia Educação, Protagonismo Juvenil e Mediação de Conflitos. Estes temas são delineados de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), sendo que a carga horária é estipulada conforme as políticas das instituições de ensino e o perfil do docente designado para ministrar esta unidade curricular deve ser de um profissional licenciado em qualquer área do conhecimento, de preferência um educador com experiência significativa em elaboração e execução de projetos, embasado em informações provenientes da administração escolar.

No tocante a inserção do PI no currículo do itinerário formação técnico e profissional, o que se busca é uma tentativa de desenvolver um trabalho pedagógico que valorize a participação de discentes e docentes no processo de ensino/aprendizagem, com o envolvimento em situações de aprendizagem que desenvolvam a iniciativa, criatividade e capacidade de julgamento, diante das práticas sociais.

Trata-se, portanto, de uma ação educativa que busca unir teoria e prática, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. Isso não apenas fortalece a compreensão dos conceitos teóricos, mas também estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas.  No itinerário formativo da formação técnica e profissional, essa possibilidade de integração com o ambiente de trabalho, por meio do PI, não apenas fortalece a formação dos estudantes, mas o conduz a reflexões acerca de uma sociedade envolvida com o interesse mercantil, que explora sua capacidade produtiva. 

Nesse contexto, atuar nessa perspectiva integradora no itinerário da formação técnica e profissional, faz-se necessário romper com as formas convencionais de ensino que, muitas vezes, colaboram para a segregação entre teoria/prática, formação geral/profissional e, consequentemente, entre o trabalho manual e o intelectual. Visto dessa forma, o projeto integrador é desafiante uma vez que esta política pedagógica rompe com a fragmentação do ensino e a organização curricular linear, estruturada em disciplinas, e com métodos de ensino que fomentam a passividade dos estudantes.

O projeto integrador como política pedagógica, possibilita ao estudante as formas diversas de contextualização de um determinado tema, além de estabelecer relações entre teoria e prática. Para isso, a implantação do PI no IFTP requer a participação coletiva da equipe pedagógica (gestão, coordenação pedagógica, coordenação de curso, docentes) e o envolvimento da comunidade no deve planejamento integrado. Essa articulação aponta a necessidade de que os docentes tenham tempos destinados para as ações de planejamento, avaliação e orientação aos alunos.

A proposta de desenvolver projetos integradores, balizados pelos princípios da interdisciplinaridade e da integração, no nosso entendimento, é uma prática educativa, que tem por finalidade permitir de forma concreta, o diálogo entre diferentes componentes curriculares, com uma ideia de superação da fragmentação entre teoria e prática, e que se organiza destacando o estudante e suas necessidades como centro da ação educacional.

Os estudos relacionados ao projeto integrador, no referido itinerário, são um campo fecundo de pesquisa, visto que novos olhares estão direcionados a propostas educacionais que possibilitem um aprender significativo, por meio de instrumentos que possam articular os vários saberes, oriundos de distintas disciplinas, na construção do conhecimento e na formação integral dos estudantes. Nesse sentido, o PI pode fortalecer a concepção de integração dos saberes, visando à formação humana integral dos sujeitos, oportunizando a inserção de práticas pedagógicas integradoras entre disciplinas.

Esse movimento formativo de inserção do PI no itinerário formativo da formação técnica e profissional contribui para formação dos estudantes, além de envolver os aspectos profissionais, inerentes do mundo do trabalho, também propõe desenvolver, nos alunos, o olhar social, para que a sociedade seja beneficiada pelas novas formas de aprendizagem, de convivência e de produção. A seguir será apresentada a metodologia deste estudo com foco nas dissertações que investigaram o projeto integrador no itinerário formativo da formação técnica e profissional.

METODOLOGIA

O artigo se caracteriza como teórico, partindo da necessidade e da importância da promoção de debates acerca do tema “novo ensino médio” e, de forma específica, sobre o projeto integradore a formação técnica e profissional, com foco em promover um melhor aprendizado para os alunos, contribuindo para a formação desses.

Apresenta como método de investigação a revisão sistemática e pode ser classificado como de natureza exploratória (GIL, 2008), com abordagem qualitativa e descritiva. O processo de levantamento foi realizado em fevereiro de 2024, nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. No recorte temporal definimos os últimos cinco anos, pois apesar da discussão a respeito do novo ensino médio estar presente há muito mais tempo, o componente a unidade curricular obrigatória Projeto Integrador vem sendo discutido com maior ênfase nos últimos anos.

Os descritores utilizados foram “Novo Ensino Médio”, “Projeto Integrador” e “Formação Técnica Profissional”, os quais convergem e sintetizam a essência da pesquisa. Inicialmente, a busca foi conduzida de forma individual para cada termo, empregando aspas para delimitá-los. Posteriormente, os mesmos descritores foram combinados utilizando aspas e o operador +, resultando em uma busca mais precisa e específica.

Na primeira busca, na base de dados, plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, utilizando a busca simples pelos descritores “Novo Ensino Médio”, Projeto Integrador” e “Formação Técnica e Profissional”, encontramos para o primeiro descritor, 597 (quinhentos e noventa e sete). Na base de dados da CAPES utilizamos os mesmos descritores e encontramos 390 (trezentos e noventa) publicações.

A fim de mitigar tal quantitativo, adotamos critérios de inclusão e exclusão de estudos. Os critérios de inclusão compreendem: a presença de quaisquer dos descritores no título, no resumo ou nas palavras-chave e a utilização da língua portuguesa como veículo de comunicação. Por outro lado, os critérios de exclusão abrangem os estudos desprovidos de pelo menos um dos descritores no título, no resumo ou nas palavras-chave.

Para reduzir esse quantitativo usamos critérios de inclusão e exclusão de trabalhos. Nos critérios de inclusão temos: trabalhos que contenham algum dos descritores no título, no resumo ou nas palavras-chaves e em língua portuguesa; pesquisa. Nos critérios de exclusão temos: trabalhos que não contenham pelo menos um dos descritores no título, no resumo ou nas palavras-chaves e escritos em língua estrangeira.

Aplicados os critérios de inclusão e exclusão para os resultados encontrados, foram selecionados cinco (05) trabalhos na BDTD, e no catálogo de teses e dissertações da Capes também foram selecionados dois (02), totalizando um corpus com sete (07) trabalhos.

A análise procedeu por meio de uma leitura dos resumos dos trabalhos, nos quais identificamos os seguintes elementos básicos do trabalho: objetivo, metodologia, principais resultados e conclusões.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nesta seção apresentamos uma análise dos trabalhos com intuito de compreendermos como o projeto integrador se efetiva nos contextos do novo ensino médio, no itinerário formativo técnico e profissional.

No quadro 1 apresentamos o título, os autores, instituição e ano dos trabalhos obtidas nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes.

Quadro 1 – Dissertações analisadas

TítuloAutor (a)InstituiçãoAno
1Uma revisão bibliográfica sobre do uso da aprendizagem baseada em projetos em química no ensino médio    Isac Jimenes  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul    2023
2 Abordagem STEAM: uma proposta de ensino e de aprendizagem para alunos do ensino médio de uma escola do campo  Johnattan Bordinhão Prates  Universidade Franciscana         2023
3Um estudo de caso sobre a percepção docente quanto a utilização de projetos integradores no ensino de ciências da natureza na perspectiva do novo ensino médio    Helói Alves e Araújo  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri      2023
4Pedagogia de projetos: uma análise a partir de processos formativos no contexto da 3ª série do ensino médio  José Carlos da Silva  Universidade do Oeste Paulista  2020
5 Proposta de projeto integrador para o desenvolvimento das habilidades e competências empreendedoras no ensino médio técnico integrado em uma escola agrícola federal     Paulo Sérgio Romeu Alvarenga    Universidade Estadual Paulista    2018
6Abordagem STEAM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio   Jakeline Campos Centro Universitário Univates         2020
7Contribuições da aprendizagem baseada em projetos para o ensino de biologia e para o desenvolvimento de habilidades e competências para o século 21    Renan Farias Soares    Universidade Estadual Paulista    2020

Fonte: Elaborado pelos autores (2024)

A seguir apresentamos brevemente informações sobre cada trabalho que investigou o projeto integrador no contexto do novo ensino médio.

A dissertação, intitulada “Uma revisão bibliográfica sobre do uso da aprendizagem baseada em projetos em química no ensino médio”, do autor Isac Jimenes, de 2023, define como objetivo analisar os principais resultados obtidos sobre o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, no contexto escolar no Ensino de Química. O autor afirma que ao utilizar a ABPj em sua prática pedagógica, o professor pode adaptar a metodologia para atender às necessidades e características dos estudantes, levando em consideração suas experiências, interesses e potencialidades. Para tanto, a pesquisa analisou-se cinco dissertações de mestrado que previamente foram selecionadas a partir do Repositório de Teses e Dissertações da Capes, com base nas palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), Ensino Médio e Química. A pesquisa foi classificada, predominantemente, como bibliográfica e de caráter qualitativo. A delimitação da amostra selecionada utilizou como critérios de inclusão: dissertações de 2017 a 2022, disponíveis integralmente na base de dados pesquisada, voltados ao ensino de química, do ensino médio com a aplicação da metodologia ABPj.

O autor ressalta que, segundo os resultados obtidos, constatou-se que a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABPj) no contexto do ensino de química foi amplamente aceita pelos discentes, acarretando em um incremento significativo da motivação para a aquisição de novos saberes. Destaca-se, igualmente, a relevância do papel docente no que tange à compreensão, organização, planejamento, interação e mediação pedagógica, especialmente a partir da adoção da metodologia da ABPj. O estudo sublinha que um planejamento meticuloso e a integração integrados aos projetos no currículo são requisitos indispensáveis ​​para uma implementação bem-sucedida desta metodologia integrativa.

A segunda dissertação, “Abordagem STEAM: uma proposta de ensino e de aprendizagem para alunos do ensino médio de uma escola do campo”, de Johnattan Bordinhão Prates, de 2023, tem como foco analisar a eficácia e os obstáculos da implementação das situações-problemas propostas por meio da abordagem STEAM. Os participantes da pesquisa foram estudantes, do segundo ano do ensino médio, da Escola de Campo João Octávio Nogueira Leiria, do município de São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul.

Segundo o autor, as atividades elaboradas de acordo com essa abordagem, permitem que os alunos resolvam problemas por meio de um trabalho colaborativo, tornando-o um participante ativo no processo de construção de conhecimento. Nessa perspectiva, a pesquisa aborda a construção e desenvolvimento de um projeto STEAM, a partir da temática água/escassez. Os procedimentos metodológicos se basearam em uma análise dos projetos STEAM constantes nos livros didáticos de Projetos Integradores em Matemática do Ensino Médio, oferecidos às escolas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e no levantamento bibliográfico sobre a abordagem STEAM e a Matemática.

Conforme destacado por Prates (2023), os resultados da investigação indicaram que a implementação do projeto STEAM concedeu aos participantes uma maior autonomia, o desenvolvimento do pensamento crítico, a elevação da autoestima, a ampliação do conhecimento e competência no manejo de tecnologias, bem como a habilidade de formular conjecturas para a solução de problemas complexos. Além disso, constatou-se que o estudo em questão proporcionou a interação e interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre os domínios da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, especialmente em contextos relacionados ao tema da água.

O próximo trabalho com o tema “Um estudo de caso sobre a percepção docente quanto a utilização de projetos integradores no ensino de ciências da natureza na perspectiva do novo ensino médio”, Helói Alves e Araújo (2023), tem como objetivo compreender quais são as percepções que os professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio de uma Escola Particular de Montes Claros (MG) possuem sobre o trabalho com temas contemporâneos transversais nas suas aulas, por meio de “projetos integradores”. Utilizou-se na pesquisa da metodologia qualitativa, a configuração de um estudo de caso, a coleta de dados foi realizada com base em entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados pelo método análise textual discursiva.

Dentre os achados, a autora informa que a atuação com Projetos Integradores ainda é um desafio aos docentes pois como afirmaram “não receberem nenhum tipo de orientação e/ou curso sobre a construção e desenvolvimento de projetos integradores de Ciências da Natureza, e que não se sentem preparados para trabalhar com estes projetos de forma interdisciplinar” (Araújo, 2023, p. 8).  A autora ressalta a importância da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática e ao desenvolvimento de ações que promovam o planejamento integrado. A dificuldade referente ao planejamento e ao desenvolvimento dos projetos integradores, resulta na falta de atratividade aos olhos dos estudantes, sendo apresentado como um desafio a enfrentado.

A dissertação intitulada “Pedagogia de projetos: uma análise a partir de processos formativos no contexto da 3ª série do ensino médio “, do autor José Carlos da Silva, apresentada em 2020, objetiva analisar de que maneira o desenvolvimento da Pedagogia de Projetos, presente nos Eixos Integradores nas escolas SESI-SP e nas Disciplinas Eletivas nas escolas do Programa de Ensino Integral da SEE-SP, contribui para os processos formativos de professores e de estudantes. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. O universo pesquisado compreendeu uma escola da rede SESI-SP e uma escola da rede estadual, no interior do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 09 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, e 07 professores. A pesquisa foi baseada em uma análise documental e na aplicação de entrevistas.

No entendimento da autora, os resultados alcançados com a pesquisa contribuíram para evidenciar que os alunos precisam ser incentivados a produzir ativamente conhecimento, e não ser apenas receptores passivos do conhecimento, como frequentemente acontece. Outra questão resultante da pesquisa foi “constatar que a pedagogia de projeto e sua aplicabilidade, contribui para a formação dos estudantes, que se tornam protagonistas da sua própria aprendizagem, e para os professores como uma pratica pedagógica aperfeiçoada para o exercício da docência” (Silva,2020, p.113). Dessa forma, verifica-se que a Pedagogia de Projetos demonstrada é eficaz no contexto do desenvolvimento profissional dos educadores, conduzindo-os a uma reavaliação do seu papel no processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo a importância do protagonismo do discente e criando oportunidades para a promoção da autonomia.

Alvarenga (2018), em sua dissertação “Proposta de projeto integrador para o desenvolvimento das habilidades e competências empreendedoras no ensino médio técnico integrado em uma escola agrícola federal” a pesquisa propôs o uso de projeto integrador como estratégia para desenvolver o ensino empreendedor entre alunos de uma escola agrícola federal. O estudo baseou-se na análise documental da proposta pedagógica do curso técnico em agroindústria integrado ao ensino médio e em modelos que envolvem educação empreendedora e aprendizagem baseada em projetos.

A proposta buscou responder a alguns desafios, como a necessidade de permanência dos alunos na escola sem atividades programadas e a superação de limitações impostas pelo desenvolvimento de projetos em disciplinas isoladas, algo que é semelhante, em termos de prática pedagógica, ao modelo tradicional de ensino. Conforme o autor, os resultados apontaram que, embora a atual proposta pedagógica contemple eixos teóricos e práticos direcionados ao fomento de atividades interdisciplinares, elas permanecem desarticuladas de forma subjetiva em relação aos métodos de ensino adotados individualmente por cada docente. Além disso, os resultados indicaram que uma abordagem mais eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras nos alunos investigados neste estudo é por meio da implementação de projetos integradores, os quais são integrados como complementos dos componentes curriculares durante o período de formação.

Na dissertação “Abordagem STEAM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio”, de Jakeline Campos (2020), a pesquisa investiga como a abordagem STEM pode contribuir na articulação entre a formação geral e a formação técnica profissional de nível médio. Dessa forma, os objetivos específicos indicados no trabalho foram: discutir as possibilidades para a integração entre as diversas áreas do conhecimento proposta pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; estimular a abordagem STEM em uma situação problema dentro da proposta do novo Ensino Médio em um curso Técnico em Eletrotécnica; e descrever os desafios e oportunidades do processo de ensino/aprendizagem por meio da abordagem STEM (Campos, 2020).

O estudo em questão adotou uma abordagem de cunho qualitativo, focalizando sua investigação nos alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio da instituição SESI situada na cidade de Pimenta Bueno, no estado de Rondônia. Uma situação de aprendizagem foi elaborada e implementada, cujo enfoque foi delineado sob o tema “O Mundo do Trabalho na Indústria”, em colaboração com os docentes das disciplinas pertinentes ao currículo do Novo Ensino Médio, integradas ao curso Técnico em Eletrotécnica.

Conforme Campos (2020), a proposta envolveu o planejamento e implementação de aulas e atividades com base na abordagem STEM. Os resultados destacaram o processo de adaptação do SESI/SENAI ao Novo Ensino Médio preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mediante a utilização da Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e a implementação da abordagem STEM visando fomentar a construção do conhecimento dos alunos da turma investigada. Segundo a autora, ao final da pesquisa, evidenciou-se que a aplicação da abordagem STEM favorece a integração entre as diversas áreas do saber e promove uma maior participação ativa dos discentes no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de habilidades críticas e competências profissionais que serão essenciais para suas futuras inserções laborais. Não obstante, a autora acrescenta que, a adoção da abordagem STEM enriquece o ambiente educacional, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e aptos para o mercado de trabalho, ao passo que fortalece sua autonomia na consecução de seus objetivos cognitivos

Enfim, o último trabalho analisado durante o processo de pesquisa tem como título “Contribuições da aprendizagem baseada em projetos para o ensino de biologia e para o desenvolvimento de habilidades e competências para o século 21” do autor Renan Farias Soares (2020). O objetivo da dissertação foi verificar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio a partir de uma Sequência Didática (SD) fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a produção de jogos didáticos.

A sequência didática foi realizada após uma análise dos conhecimentos prévios dos estudantes. Para avaliar a assimilação do conteúdo e o desenvolvimento de competências e habilidades, a pesquisadora realizou uma investigação detalhada por meio de observação direta intensiva e extensiva, além de questionários. E, ainda, para enriquecer a análise, foi empregado fichas de avaliação de desempenho e diários de bordo.

Conforme descrito por Soares (2020), os resultados do estudo evidenciaram que a utilização da SD, fundamentada na ABP, não só facilitou a compreensão do conteúdo sobre Bactérias e Saúde Humana, mas também promoveu o desenvolvimento de nove competências gerais da BNCC. Esses achados, segunda o autor, destacam a eficácia da ABP no ensino de biologia, enfatizando a importância de metodologias alternativas às convencionais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e cultivar competências essenciais para a formação dos jovens como cidadãos do século 21. No entanto, é crucial que os educadores recebam suporte adequado para implementar com sucesso as diretrizes da BNCC.

Considerando todas as nuances das sete dissertações apresentadas, fica evidenciado a importância de desenvolver trabalhos utilizando o projeto integrador como um elemento pedagógico marcante do processo educativo, devendo compreender o sujeito como protagonista do seu percurso formativo, e alicerçando uma dinâmica progressista a construção de saberes e a de sua constituição de valores.

Dentro dessa percepção, pelas narrativas apresentadas nos resultados, várias são as possibilidades de estimular o desenvolvimento de projetos no novo ensino médio, como a aprendizagem baseada em projetos, a abordagem STEAM, a pedagogia de projetos, todas com o envolvimento de professores e estudantes em práticas educativas disruptivas, que se aderem a necessidade de um envolvimento maior dos atores educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Os projetos integradores, desenvolvidos nas duas mais variadas formas, tem um alinhamento comum, perceber que a educação que se processa no ambiente escolar é uma entre várias outras práticas sociais, as que tem o papel de formar um homem com potencialidades de desenvolver todas as suas capacidades.

No entanto, observamos que existem desafios a transpor, como o desconhecimento os docentes sobre os princípios que fundamentam o projeto integrador, a necessidade da formação pedagógica com vistas à integração entre teoria e prática, a necessidade de construir coletivamente o planejamento e as ações que promovam o interdisciplinaridade, rever alicerces que embasam os projetos pedagógico dos cursos, quanto ao conceito de Ensino Médio e do itinerário da formação técnica e profissional, e a inserção metodologias pedagógicas que articulem os conhecimentos gerais e específicos, por meio das dimensões estruturantes do currículo.

Logo, destacamos os possíveis benefícios da pesquisa que são, a contribuição na elevação da qualidade no processo de formação dos estudantes, um maior diálogo entre a comunidade acadêmica sobre a implantação de metodologias de ensino/aprendizagem que incentivem práticas integradoras e o estímulo à interdisciplinaridade como estratégia pedagógica nos cursos. Contudo, faz-se preciso, ainda, um maior amadurecimento em termos de pesquisa científica para apropriação dos conceitos das categorias abordadas na busca de executar sua aplicabilidade e efetividade, no âmbito da educação profissional e tecnológica.

Aqui, frisamos que muitos dos estudos apresentados sobre o projeto integrador no ensino médio, discorrem sobre os itinerários matemática e suas tecnologias, linguagem e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, como demonstra a pesquisa realizada, dos sete estudos selecionados, somente dois realizaram estudos voltados para o estudo de projetos na formação técnica e profissional. Entendemos que essa lacuna nos estudos específicos sobre a importância da inserção de projetos integradores na formação técnica profissional, advém de uma trajetória histórica que não privilegia os estudos nessa área do conhecimento. No entanto, ressaltamos que os conceitos estudados pelos pesquisadores apresentados são nodais e aplicáveis à educação de forma geral.

Considerações Finais

Neste artigo, apresentamos uma análise sobre o projeto integrador como importante método, que desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar no contexto do processo de ensino-aprendizagem, visando oferecer alternativas para sua formação integral dos estudantes do novo ensino médio. Esta temática é de relevância significativa, uma vez que instiga reflexões sobre os processos formativos que envolvem a inter-relação entre diferentes áreas do conhecimento, a construção de saberes que estejam em diálogo com o contexto social, e a busca por uma abordagem educacional que promova uma formação cidadã abrangente.

Os projetos representam estratégias com um potencial educativo considerável, contudo, apresentam desafios e oportunidades que demandam uma investigação mais aprofundada. É essencial que sejam realizados estudos detalhados para que possam ser efetivamente utilizados como recursos didáticos, tanto no que diz respeito ao aprimoramento do ambiente educacional em si, quanto à necessidade de estarem alinhados com todo o processo de formação dos estudantes.

Assim, por meio do levantamento bibliográfico acerca dos trabalhos acadêmicos que alinham suas temáticas a proposta dessa pesquisa, buscou-se discutir as proposições que contribuíssem para o entendimento do projeto integrador na formação técnica profissional de nível médio, que traz no seu bojo questões como a interdisciplinaridade, o pensar criativo, o aprender em suas várias dimensões, o romper com a fragmentação do ensino, o compartilhamento de ideias, a construção coletiva do conhecimento e a possibilidade de diálogo com várias tecnologias.

Diante das dissertações analisadas, conforme o proposto no objetivo deste estudo, evidenciamos a necessidade do aprofundamento de estudos relacionados ao projeto integrador no novo ensino médio, haja vista as suas possibilidades como política pedagógica na concretização do processo de ensino e aprendizagem na formação técnica e profissional no ensino médio.

Este estudo, no geral, evidencia muitos pontos relevantes sobre a o desenvolvimento de projetos no ensino médio, especificamente, nos itinerários formativos que o compõe, contudo, no decorrer desta pesquisa novos questionamentos foram surgindo, por isso, em muitos pontos, esse artigo não pôde avançar, em razão da complexidade do tema e dos desdobramentos que ele toma, mas compreende-se que eles poderão ser discutidos em um novo momento, em uma nova pesquisa.

REFERÊNCIAS

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1 https://orcid.org/0000-0002-0989-8692

2 https://orcid.org/0009-0000-2426-7146

3 https://orcid.org/0000-0001-7313-5801