REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th1024102015281
Lucidea Martins Monteiro
Orientadora: Maria das Dores Caldas de Melo
RESUMO – A dificuldade na compreensão e interpretação de texto é um problema cada vez mais presente entre os educandos. Tendo em vista este problema o presente projeto de estágio visa, por meio de uma aula de produção textual, passar conhecimentos sobre aspectos textuais e linguísticos aos alunos. O projeto de estágio tem como objetivo planejar uma aula que será ministrada a uma sala do 9° ano do ensino fundamental. Três áreas do conhecimento da língua portuguesa estão presentes no projeto e na aula que será realizada, são estas áreas o gênero textual relato de memórias, a escrita e reescrita de texto e a última área será a de leitura de textos. Estas três áreas estão interligadas e visão cumprir o mesmo objetivo. Para isso o professor dividirá a aula em cinco etapas. O respectivo projeto de estágio é uma pesquisa bibliográfica, em que o autor buscou conhecimentos em artigos científicos e o entendimento de estudiosos, que foram inseridos em sites da internet.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa, ensino e memórias.
1. INTRODUÇÃO
É de grande valia, conforme estudiosos e o entendimento de professores da língua portuguesa, o Ensino a jovens adolescentes do ensino fundamental de gêneros textuais. O Gênero textual escolhido foi o relato de memória. O relato de memória é a escrita do que o autor do Texto guarda em sua memória, desta feita o relato de memória pode ser escrito sobre lembranças, sentimentos, fatos e outras memorias de determinada situação vivida.
Desta feita, no projeto de estágio, é proposto que o professor dê uma aula a respeito do gênero textual relato de memória, após a aula a respeito do assunto, uma atividade pratica será realizada, os alunos escreveram o relato de memória de suas férias. Após isso, cada aluno corrigirá o relato do seu colega, apontando os erros de coerência e coesão. Quando os alunos terminarem a correção será feito a reescrita do relato. Para finalizar a aula os alunos lerão seus relatos, já corrigidos, para a turma, em voz audível.
No Brasil existe um déficit grande em relação a alunos que conseguem escrever e ler com fluência. Este problema perpassa para todo a vida do educando. Um aluno que escreve fluentemente e ler fluentemente, conseguem melhores resultados na vida em comunidade, bem como no trabalho, e no mercado de trabalho. Deve ser destacado que entender os gêneros textuais também é muito importante, tendo em vista que durante a vida após a escola, os educandos se depararão com situações em que precisem compreender e interpretar Textos.
Desta feita, nota-se a importância deste projeto. O projeto visa a educação dos educandos para que estes consigam adquirir capacidades de interpretação e compreensão, tanto do que se ler quanto do que se escreve.
O objetivo principal do trabalho é fazer com que o aluno compreenda aspectos da escrita e leitura. Outros objetivos importantes é entender aspectos da coerência e coesão do Texto, e também compreender o que é um relato de memória e como é escrito.
O tipo de pesquisa que será feito para realizar o projeto é a pesquisa bibliográfica, será levado em consideração o que grandes teóricos da área entendem sobre os temas propostos neste projeto de estágio.
O seguinte projeto de estágio tem o público alvo professores da área de Português, que buscam aulas dinâmicas e interativas. Outro público alvo, não menos importante, são pesquisadores de pedagogia ou língua portuguesa.
2. DESENVOLVIMENTO
O tipo de pesquisa que será feito é a pesquisa bibliográfica, será levado em consideração o que grandes teóricos da área entendem sobre os temas propostos neste projeto de estágio. O procedimento adotado para a propositura deste projeto é a seleção de leituras criticas e analíticas. Dito isso, muitos autores destacaram muito tempo para estudar gêneros textuais, a escrita bem como a leitura, que são 3 grandes áreas da língua portuguesa que se interligam.
Na visão de Altenfelder e Clara, em artigo de 2019, afirmam que, um dos importantes gêneros textuais que temos é o relato de memórias, também denominado como memórias literárias. A aula que será ministrada aos alunos será uma aula expositiva e dialogada a respeito do gênero textual relato de memorias, é imprescindível que a aula permita que os educandos participem fazendo perguntas a respeito do gênero textual. Conforme AltenfeldereClara (2019),
Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida. Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outras coisas. Nessa situação de produção, própria do gênero memórias literárias. (Altenfelder e Clara, 2019)
Na aula as seguintes lições serão ensinadas aos alunos: para entender o assunto é necessário compreender o que é a memória, desta feita, conforme Andrade e Silva (2015), os alunos devem entender que memorias nada mais é do que a aptidão que os seres humanos têm de relembrar situações, fatos passados, sentimentos e impressões anteriormente adquiridos, ou também pode ser entendido como a recordação dos antepassados. Memórias em linhas gerais é entendido como algo que é passado, todavia guardamos em nossa consciência.
O relato é a ação de contar algo, pode ser algo relatado utilizando Textos narrativos, descritivos ou explicativos. Desta feita na escrita do relato de memória, o escritor vai relembrar algum fato de sua vida e escrever este fato no papel ou digitar no computador.
Normalmente são tipos de Textos marcantes, que trazem confissões, bem como pode ser escrito as lembranças no Texto. Geralmente os Textos de relatos de memórias são encontrados em livros, em que muitas vezes os autores fazem pequenos Textos relatando suas memorias, esse tipo de gênero textual também é muito encontrado em revistas e resenhas. Na visão de Araújo o gênero textual relato de memórias gera criticidade ao leitor.
Ler textos, em especial relacionados ao gênero Memórias Literários, estabelecem linhas de conexão entre o autor e o leitor, leva-o a pensar e repensar sobre suas lembranças de maneira mais crítica, além de influenciar de forma consistente a leitura e a escrita para a democratização do saber (Araújo, s/d)
Conforme foi visto o gênero textual relato de memória também tem sua importância por causa da criticidade do leitor, conforme Araújo, os Textos relatos de memória por serem escritos relatando as memorias de determinado fato, os alunos podem repensar o que fizeram, repensar também as atitudes das outras pessoas, entender porque as coisas aconteceram daquela forma. Isso é uma atividade reflexiva e critica.
Portanto a escrita deste gênero textual despertará sentimentos reflexivos no leitor. Entende-se também que quando existe um relato de um Texto, este relato não está livre das amarras sociais, familiares, econômicas, políticas e familiares. Desta maneira, é possível observar um caráter reflexivo em todo Texto de relato de memória.
Após a aula dialogada a respeito do gênero textual, os alunos irão realizar a atividade concernentes a uma segunda área da língua portuguesa, que é a produção textual. Duarte, trabalho com a produção textual é muito importante para as turmas do final do ensino fundamental, tendo em vista que as séries finais do ensino médio preparam o aluno para uma nova jornada que é o ensino médio. Na visão de Duarte,
Redigir um texto parece, para muitos, um procedimento difícil… Concepção esta que, caso não seja aprimorada, acaba se tornando um estigma e, consequentemente, um entrave para o emissor no decorrer de sua trajetória cotidiana. O fato é que o ato da escrita requer do emissor determinadas habilidades que envolvem conhecimentos de forma específica. (Duarte, s/d)
É também importante ressaltar que quando o aluno escreve um Texto ele está exercendo uma atividade prática e tendo o controle ativo e direto no exercício da escrita, o aluno quando escreve um Texto, podendo ser qualquer gênero textual, ele tem a possibilidade de criar algo novo, conforme Wittke, ele está exercendo uma atividade criativa e também aprimorando esta atividade.
Na atividade de produção textual os alunos irão escrever um relato de como foram suas férias, no relato o aluno terá liberdade de escrita no que concerne a descrever sentimentos, emoções, lembranças bem como outros aspectos da memória.
Os alunos devem se atentar a coerência e coesão textual. Vale relembrar que estes conhecimentos a respeito de coerência e coesão textual são ensinados em séries anteriores ao 9° ano, conforme a BNCC (2017), desta maneira os alunos farão a produção textual com o conhecimento prévio de como deve ser escrito um Texto coeso e coerente.
Após escreverem o relato de memória cada aluno, cada aluno trocará seu relato com o seu colega que estará do lado de sua carteira. Após a troca cada aluno fará a correção do relatório do seu colega. Destacando os seguintes elementos do Texto: coerência, coesão.
Após essa dinâmica de troca de relatos de memórias os alunos pegarão novamente os seus relatórios e farão a reescrita, caso seja necessário, ou seja, caso tenha algum erro de coerência e coesão, destacado por seu colega. Na visão de Wiltke, a reescrita é importante para o aluno aprender o que errou, em busca de não cometer os mesmos erros. Nota-se que a reescrita deve ser feita durante a aula e com a supervisão do professor, auxiliando o aluno.
Após a reescrita os alunos irão para outra etapa do conteúdo, que é a leitura do seu relato de memória em voz audível, para toda turma. Essa atividade de leitura é muito importante na língua portuguesa, tendo em vista que serve para o aluno treinar sua leitura e observar os erros cometidos na escrita, que não foram observados antes. A leitura em voz audível também é importante para toda turma se habituar mais com o gênero textual do relato de memória. Conforme Wittke, é de grande importância a habituação do aluno com os gêneros textuais e a leitura proporciona esta habituação.
3 RELATO DE ESTUDO INTERVENÇÃO NA PRÁTICA
A aula será realizada para turma do 9° do ensino fundamental. O projeto abarcará três áreas distintas da língua portuguesa, porém áreas que são interligadas. As áreas que serão abordadas é o gênero textual relato de memórias, a escrita e reescrita de Texto e a última área será a de leitura de Textos. É interessante observar que as três são similares, tendo em vista que casa uma delas complementam a outra.
A intervenção na prática do projeto de estágio, ocorrerá da seguinte maneira, serão quatro dias de aula de Português para o conteúdo ser totalmente ensinado, cada aula com a duração de 50 minutos. A aula será dividida em cinco etapas. Na primeira etapa o professor dará uma aula a respeito da temática gênero textual relato de memória, a aula será expositiva e dialogada, terá momentos em que o professor explicará o conteúdo sem interrupções e momentos em que os alunos participarão com perguntas e com o incentivo do professor para que participem. A aula expositiva dialogada, terá duração de 50 minutos, logo terá a duração de um dia de aula.
A segunda etapa será no segundo dia de aula de Português, a aula consistirá em uma atividade diagnostica do aprendizado, sem pontuação para a média final dos alunos. Os alunos deverão escrever um relato de memória em 50 minutos de aula. No relato de memória os alunos deverão escrever um relato das suas férias, destacando no Texto: sentimentos, lembranças e curiosidades.
A terceira etapa acontecerá no terceiro dia de aula, terá a duração de 20 minutos. Trata-se esta etapa da troca de relatos entre os alunos, cada aluno corrigirá o relato do seu colega, observando os aspectos de coesão e coerência no Texto.
A quarta etapa será no mesmo dia e nos restantes 30 minutos de aula, os alunos pegarão novamente seus relatos que foram corrigidos por seus colegas e farão a reescrita do relato, atentando para consertar os erros de coesão e coerência que foram cometidos.
Na quinta e ultimo dia de aula, os alunos farão a leitura em voz audível dos seus relatos de férias. A aula terá duração de 50 minutos. Os equipamentos para que o projeto funcione. É um quadro e um pincel, para que o professor ensine sobre o gênero textual relato de memória.
4 CONCLUSÃO
No presente projeto de estágio foi destacado a importância do gênero textual relato de memórias para os alunos do 9° do ensino fundamental. Estudar gêneros textuais é muito importante, tendo em vista que é sempre uma atividade que auxilia os alunos a compreender e interpretar o que é lido.
O problema da má interpretação e compreensão de Texto é seríssima, e pode fazer com que o educando tenha problemas em sua vida adulta, tendo em vista que por diversas vezes ele precisará utilizar os conhecimentos da leitura e escrita, cita-se como exemplo: uma entrevista de estágio.
Além disso, também é observado, não apenas dificuldades dos alunos em compreender e interpretar Textos, como também erros de coerência e coesão, conforme alguns autores. É importante ressaltar, que está dificuldade geralmente acontece por que os alunos apenas têm aulas expositivas em que o professor ensina produção de Texto, logo é importante que os alunos pratiquem a produção de Texto.
Tendo em vista esta dificuldade, é muito importante que o professor utilize a produção de Texto para que o aluno melhore a leitura e a escrita. Outro objetivo que a aula busca alcançar, além da escrita e leitura, é fazer com que o aluno compreenda o que é um relato de memória, bem como, a maneira que um relato de memória é escrito. Para obtenção do resultado, de acordo com o projeto de estágio, é realizado uma aula que é dividida 5 etapas.
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Maria do Socorre Costa. O Gênero Memória Literárias e o Despertar da Criticidade. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_ MD1_SA8_ID2476_17082017191509.pdf> Acesso em: 29/06/2021
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
CLARA, Regina Andrade. ALTENFELDER, Anna Helena. O Gênero Memórias Literárias. 2019 Disponível em:<https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossaspublicacoes/revista/artigos/artigo/1339/o-genero-memorias-literarias> Acesso em:07/07/2021.
DUARTE, Vania Maria do Nascimento. A Produção Textual – Uma Análise Discursiva. s/d. Disponível em: <https://www.portugues.com.br/redacao/a-producaotextual—uma-analise-discursiva-.html>
SILVA, José Carlos Lourenço. Silva, Heleno Lourenço. ANDRADE, Eduardo da Silva. Produção de Texto com o Gênero Relato de Memórias no Ensino da Língua Portuguesa. 2015 Disponível em:<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16802> Acesso em: 02/07/2021.
WILTKE, Cleide Inês. A Prática da Escrita na Escola: Processo de Produção de Sentido. s/d. Disponível em: <https://senallp.furg.br/index.php/anais/26-a-praticada-escrita-na-escola-processo-de-producao-de-sentido-cleide-ines-wittke-ufpel> Acesso em: 03/07/2021.