PROJETO BRINQUEDOTECA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO PARA O BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th1024171432


MARIANA DE OLIVEIRA MONTEIRO


Objetivo

O objetivo deste projeto é estruturar um espaço dedicado ao brincar, por meio da construção de uma brinquedoteca, visando proporcionar às crianças um local apropriado para o desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas.

Justificativa

O projeto da brinquedoteca é fruto da idealização das residentes do curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase na Primeira Infância no Contexto do Zika Vírus (REDICA), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto surge a partir da observação do território, das visitas domiciliares, da busca ativa e do atendimento multiprofissional nas puericulturas, além das discussões ocorridas nas reuniões de preceptoria. Durante essas discussões, foi recorrente a demanda por um espaço adequado para que as crianças pudessem brincar livremente. Considerando essa necessidade, o projeto visa responder a essa lacuna, com o intuito de estruturar um ambiente próprio para o brincar, por meio da construção de uma brinquedoteca.

Este projeto tem como público-alvo as crianças atendidas pela Equipe de Saúde da Família (EqSF) Zulmira Barros, localizada no Distrito Sanitário da Boca do Rio, em Salvador, Bahia. A proposta de intervenção busca oferecer uma alternativa viável para atender às demandas das famílias da comunidade, proporcionando um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento infantil.

A concepção de que as crianças são cidadãs plenas, com direitos estabelecidos, e não apenas sujeitos em desenvolvimento para um futuro distante, deve orientar a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para esse público. No contexto urbano, é cada vez mais raro que as crianças, especialmente as que vivem em periferias, tenham acesso a espaços públicos adequados para brincar, como parques e praças. A rua, que deveria ser um ambiente de lazer e contato com o meio ambiente, tornou-se, na maioria dos casos, um espaço inseguro e de passagem. Essa realidade impede que as crianças usufruam do direito fundamental ao brincar e ao se desenvolver de maneira plena, o que reforça a necessidade de iniciativas como a construção de uma brinquedoteca.

As atividades de lazer e recreação são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, especialmente na primeira infância. Elas contribuem para a formação do perfil infantil, proporcionando integração, prazer e dinamismo. Além disso, essas atividades favorecem o desenvolvimento de aspectos afetivos, cognitivos e sociais, como ressaltado por Andrade (1992).

A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil

A brincadeira, por sua vez, cria laços de solidariedade e de comunhão entre os sujeitos que dela participam e assume importância fundamental como forma de participação social. Brincar é, portanto, uma importante experiência de cultura e um complexo processo interativo que amplia os conhecimentos da criança sobre o mundo e sobre si mesma. Como afirma Mohoney (2004), “a afetividade é um processo de desenvolvimento humano, envolvendo vivências e formas de expressões, corporal, motor e emocional, apresentando também um componente cognitivo, representacional, que são os sentimentos.” A brincadeira não é algo dado de forma natural; ao contrário, aprende-se a brincar desde cedo. Brincar é uma atividade que, ao mesmo tempo, identifica e diversifica os seres humanos, criando novas formas de interação em diferentes tempos e espaços, e é também uma forma de ação que contribui para a construção da vida social coletiva.

A reflexão de D. W. Winnicott sobre o brincar nos traz uma perspectiva mais profunda sobre sua importância: “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação”. O brincar proporciona à criança uma oportunidade única de lidar com sua realidade interior e, ao mesmo tempo, traduzir a realidade exterior de maneira simbólica. Este processo é algo similar ao que o adulto faz ao filosofar, escrever ou ler poesias, ou até mesmo quando prática sua religião.

O brincar é uma linguagem. Para explorar, descobrir e apreender a realidade, a criança utiliza o faz-de-conta e as brincadeiras, aprendendo a linguagem dos símbolos. Nesse contexto, ela entra em um espaço original de todas as atividades socio-culturais criativas. A afetividade, como Mohoney (2004) destaca, envolve processos simbólicos da cultura, e está intimamente ligada ao corpo, ao movimento e à emoção, sendo essencial no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Assim, o brincar contribui para o amadurecimento da criança de uma maneira integral, através de suas vivências e experiências emocionais, cognitivas e culturais.

Resultados do projeto de implantação da brinquedoteca:

A principal dificuldade enfrentada foi encontrar um espaço adequado dentro do posto de saúde Zulmira Barros para a construção da brinquedoteca. No entanto, com o apoio dos profissionais que já atuavam na unidade, conseguimos identificar uma área que não estava sendo utilizada. Contudo, esse espaço não era coberto, o que causava grandes problemas durante as chuvas, já que a água molhava bastante o local.

Nesse momento, o agente comunitário de saúde, uma figura essencial e muito engajada na comunidade, assumiu um papel fundamental no projeto. Ele se dedicou a arrecadar os materiais necessários, como telhas, madeira e mão de obra, para cobrir o espaço e garantir que o local estivesse adequado para receber a brinquedoteca. Sua atuação foi crucial para que o projeto seguisse adiante, demonstrando seu compromisso com o bem-estar da comunidade.

Em seguida, fizemos a limpeza e pintura do local com tintas doadas. Também colocamos uma caixa de doações no posto de saúde, para que a comunidade pudesse contribuir com brinquedos e livros. Gradualmente, conseguimos estruturar a brinquedoteca, utilizando materiais recicláveis para construir brinquedos, o que tornou o projeto ainda mais sustentável.

Considerações Finais

O projeto da brinquedoteca visa, portanto, criar um espaço dedicado ao brincar, que seja seguro, acessível e estimulante para as crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Ao valorizar o brincar como um direito fundamental, este projeto busca contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e promover a construção de uma comunidade mais integrada e saudável. A brinquedoteca será, assim, um ambiente que não apenas oferece brinquedos, mas que também fomenta o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças, preparando-as para os desafios da vida e para o pleno exercício de sua cidadania.

Referências Bibliográficas

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