REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10793848
Felipe do Prado Leite1
RESUMO
As pequenas e médias empresas são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer economia, entretanto, o grande problema apresentado é que sua limitação em recursos econômicos, humanos e técnico pode frear o seu desenvolvimento, tendo em vista a não possibilidade de utilizar as melhores práticas e técnicas de gestão do mercado. Com base no contexto apresentado que a presente pesquisa tem o objetivo de apresentar a implementação do SGQ baseado na ISO 9001 de forma sistemática, considerando as peculiaridades que se associam as pequenas e médias empresas. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, onde foram levantadas as principais e mais atualizadas publicações que acercam e tratam do assunto, a partir dessas, foi realizada a compilação do conteúdo para que um roteiro de aplicação do SGQ da norma fosse aplicável avaliando e analisando a situação de cada organização. Os resultados apresentados detalham uma abordagem apresentada de forma categorizada, onde as empresas podem realizar a aplicação do SGQ através de níveis de maturidade e ciclos diferentes conforme se considera o estágio do processo de implementação da norma. A partir da pesquisa realizada é possível conferir que empresas de menor porte podem se tornar mais competitivas através da utilização e implementação de certificações que são reconhecidas internacionalmente para melhorar o desenvolver o seu negócio.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade. ISO 9001. Pequenas e Médias Empresas.
1 INTRODUÇÃO
As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel crítico nas economias em todo o mundo. Para se manterem competitivas, as PME devem ser capazes de entregar produtos e serviços de alta qualidade no prazo e a um custo razoável. Em resposta a essas pressões competitivas e à demanda dos clientes, muitas PME desenvolveram sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 (BAYATI; TAGHAVI, 2019).
Existe um consenso geral na literatura de que as PME possuem características únicas que influenciam a implementação de um SGQ. Em um estudo representativo amplamente citado, Ghobadian e Gallear (2019) que compararam as características comuns de PME com grandes organizações com base na estrutura organizacional, procedimentos, comportamento, processos, pessoas e contato com relação às grandes organizações, as PME tendem a ter menos camadas de gerenciamento, regras e procedimentos informais, uma cultura fluida, um sistema simples de planejamento e controle, recursos humanos e financeiros modestos e uma base de clientes limitada.
Reconhecendo que existem diferenças entre PME e grandes organizações, vários artigos foram publicados com foco na aplicação da ISO 9001 e princípios mais amplos de gestão da qualidade total (TQM) para PME. A literatura revela que existem resultados contraditórios sobre se a implementação da ISO 9001 ajudar ou não a melhorar o desempenho das PME. Por exemplo, em um estudo de PME realizado por Rahman (2020) descobriu que não há diferença significativa entre PME com e sem certificação ISO 9001 no que diz respeito à implementação de TQM com relação ao desempenho organizacional.
No entanto, em um estudo com PME apresentado por Bayati e Taghavi (2019) concluíram que a obtenção da certificação ISO 9001 melhorou o desempenho das empresas estudadas. Da mesma forma, Koc (2019) descobriu que as PME ganham benefícios significativos com a implementação dos padrões ISO 9000.
A ISO 9001 é uma norma internacional que especifica os requisitos básicos para um SGQ. Os dois objetivos principais do padrão são ajudar uma organização a demonstrar sua capacidade de atender aos requisitos regulatórios e do cliente e aumentar a sua satisfação. Para esse fim, a norma contém cláusulas de requisitos-chave com foco em o SGQ em geral, responsabilidade de gerenciamento, gerenciamento de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria (DIMARA et al., 2019).
Sendo assim se levanta o problema de como é possível implementar e aplicar o SGQ regulamentado pela ISO 9001, no qual empresas de pequeno e médio porte, apresentam diferentes limitações, relacionadas a recursos humanos, econômico e de tempo.
Dessa forma que o desenvolvimento de uma abordagem sistemática para a implementação da ISO 9001 deve ajudar os gestores das PME a aumentar a possibilidade de uma implementação bem-sucedida. Em particular, é necessária orientação sobre como reconhecer o estado inicial, reconhecer o estado desejado e definir um caminho para navegar na transição.
Com base no contexto apresentado que o presente trabalho tem como objetivo detalhar um processo de implementação da ISO 9001 em pequenas e médias empresas, considerando os limites de recursos humanos e econômicos os quais as organizações com essas estruturas possuem.
Para a realização dessa pesquisa será demonstrando então uma revisão bibliográfica, onde será levantado diversas literaturas, referente ao tema e assunto tratado, considerando os autores e banco de dados renomados no meio acadêmico nos últimos 5 anos. Onde partir das informações obtidas, será realizado então o seu tratamento e análise para aplicação e demonstração com efeito analítico e crítico pelo conteúdo apresentado pela literatura e autores tratados.
2 SISTEMA DE QUALIDADE DA ISO 9001
A implementação de um sistema em conformidade com a ISO 9001 deve reconhecer que é apenas uma etapa no desenvolvimento de longo prazo de um SGQ em melhoria contínua. Isso é ilustrado na Figura 1. Infelizmente, é comum que a ISO 9001 seja considerada um meio para um fim, onde a implementação de um SGQ não é o objetivo principal, mas sim a certificação. Como resultado, as PME podem acabar com pilhas de documentação esperando para serem processadas que não agregam valor, mas custo.
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De acordo com os requisitos da ISO 9001, uma organização deve desenvolver apenas seis procedimentos documentados:
- Controle de documentos;
- Controle de registros de qualidade;
- Auditorias internas;
- Controle de não conformidades;
- Ação corretiva;
- Ação preventiva.
Um manual de qualidade e vários registros também são necessários. O desenvolvimento de outros procedimentos, instruções de trabalho e outros documentos fica a critério da organização. Desde o início do processo, é essencial que as PME estabeleçam uma visão equilibrada entre um enfoque de curto prazo (marketing / vendas) e um enfoque de longo prazo (alcançar consciência de qualidade em toda a empresa por meio do TQM). A documentação deve ser considerada como um facilitador ao longo desse caminho e as PME devem se proteger contra a criação de documentação desnecessária.
No entanto, mesmo quando tal visão é adotada, muitas PME lutam para passar de seu estado inicial para um SGQ ISO 9001 totalmente funcional. Dessa forma, analisando a pesquisa de Psomas e Pantouvakis (2020), Ismyrlis et al. (2020) e Chatzoglou et al. (2020). Se adaptou um esquema dos estados iniciais de uma organização em termos da existência e funcionalidade do SGQ, conforme mostrado na Figura 2.
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Ao longo do presente trabalho, a implantação do SGQ é equiparada à documentação exigida pelo padrão da norma, enquanto a funcionalidade que será apresentada no tópico posterior é equiparada a um SGQ operado com eficácia que leva ao aumento da satisfação do cliente e à melhoria contínua dos resultados de negócios. Um SGQ bem-sucedido deve ser totalmente funcional e devidamente documentado. Com isso em mente, existem quatro estados principais nos quais as PME podem estar localizadas no início do processo de implementação, sendo:
1. Não implantada: Sem documentação, sem funcionamento. Este é o estado em que não há indicação da existência e funcionalidade do SGQ. Não existe nenhuma documentação e nenhum processo está em vigor para ajudar a garantir a qualidade do produto.
2. Implantada de forma informal: Sem documentação, algum nível de funcionamento. Muitas PME apresentam uma estrutura orgânica caracterizada pela ausência de padronização e pela prevalência de relações de trabalho frouxas e informais. As PME que operam neste estado são mais propensas a confiar nas pessoas do que no sistema. Em tais situações, o pessoal-chave pode resistir à documentação por duas razões principais “(1) a documentação é considerada uma perda de tempo e (2) a documentação de processos e procedimentos torna o indivíduo menos confiável”. As PME neste estado executam alguns ou todos os processos exigidos pela ISO 9001 e o SGQ pode funcionar razoavelmente bem. No entanto, eles não estão dispostos e prontos para documentar esses processos, a menos que haja uma mudança cultural liderada pela alta administração.
3. Implantada sem funcionamento: Algum nível de documentação, nenhum funcionamento. As PME classificadas neste estado têm processos e procedimentos documentados em algum grau; no entanto, os documentos geralmente não são seguidos e não refletem necessariamente a maneira real pela qual a organização realiza suas operações e gestão. Esta situação destaca o fato de que a mera existência de documentação não leva necessariamente a um SGQ funcional. Além disso, tal situação pode ajudar a perpetuar a visão de que a ISO 9001 é uma forma de as PME comercializarem seus produtos e serviços, mas que a implementação da norma requer pilhas de documentos que não oferecem nenhum valor.
4. Implantada formalmente: Algum nível de documentação, algum nível de funcionamento. Cada PME considerado neste estado atinge uma combinação única da existência e funcionalidade de processos e procedimentos que podem ou não ser exigidos pela ISO 9001. Conforme ilustrado na Figura 2, esta situação está mais próxima do estado desejado de funcionalidade total (100 %) do SGQ ISO 9001 e documentação completa (100%) desta funcionalidade.
2.1 Mudando o SGQ do Estado Inicial Para o Estado Desejado
As características únicas de cada PME afetarão o processo de implementação e os elementos constituintes de cada etapa de maneiras diferentes. Depois de determinar seu estado inicial, a organização deve formular a abordagem de implementação única que a levará ao estado ideal representado na Figura 3. Com base nessa premissa, a Figura 4 mostra as diferentes maneiras que uma PME pode mover de seu estado inicial para o desejado estado de 100% “Formalmente funcional” ISO 9001 SGQ. Cada uma das transições na Figura 4 é discutida abaixo.
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1. Implantada de forma informal para formalmente funcional: Uma vantagem de ser uma PME na economia global de hoje é a flexibilidade e agilidade em face das mudanças nas condições. A necessidade de reagir rapidamente pode ajudar a criar em algumas PME uma cultura que se opõe ao estabelecimento de processos e procedimentos claros. Os processos e procedimentos, neste caso, são inicialmente informais na organização e na mente dos colaboradores. A primeira coisa que precisa ser feita nesta situação é ajudar a alta administração a entender a importância de ter um SGQ totalmente funcional e documentado e as mudanças organizacionais necessárias para alcançá-lo. Feito isso, o treinamento deve ser fornecido para aumentar a conscientização de toda a organização sobre o SGQ e para facilitar o desenvolvimento da documentação necessária. A seleção de um representante da administração competente para comunicar e reforçar continuamente a visão para toda a organização é particularmente crítica.
2. Implantada formalmente para formalmente funcional: Para PME que alcançam algum grau de funcionalidade e documentação no gerenciamento de seu sistema de qualidade, a transição para um SGQ totalmente funcional e documentado será menos dramática do que nos outros casos. É provável que as PME neste estado tenham uma base sólida para construir, incluindo uma cultura organizacional influenciada por uma alta administração comprometida que apoia a educação e o treinamento necessários. Considerações para iniciar a transição para um SGQ 100% funcional levam em conta documentar os processos atuais que são feitos informalmente ou iniciar a realização de processos que não foram executados anteriormente, levando em consideração o nível de maturidade da organização com relação ao SGQ.
3. Implantada sem funcionamento para formalmente funcional: Neste estado, as PME já possuem a documentação necessária para a implantação da ISO 9001. No entanto, ter a documentação exigida em vigor apenas garante a “existência” do SGQ. Este “não funcionamento” do SGQ é relativamente comum em PME certificadas de acordo com a versão de 2019 da ISO 9001. Para implementar um SGQ ISO 9001:2020 que ajudará a organização a aumentar a satisfação do cliente e a melhoria contínua, as PME deveram superar vários desafios críticos. Isso inclui uma perspectiva de curto prazo da alta administração, a pressão para obter a certificação ISO 9001 o mais rápido possível, excesso de confiança em consultores externos, falta de gastos com treinamentos interno, falta de planejamento de SGQ e um produto ao invés de um foco de processo.
4 e 5. Não implantada para formalmente funcional: Uma característica típica das PME neste estado é a “suborganização”, termo explicado por Yauch e Steudel (2019). Nesse contexto, suborganização descreve uma empresa que carece de sistemas, políticas e procedimentos estruturados. Os membros da organização aceitam essa condição como um padrão normal e não desejam necessariamente um sistema mais estruturado. “Os problemas associados a sistemas suborganizados incluem a dissipação de energia humana devido à falta de direção, indisponibilidade de informações relevantes e realização de tarefas ineficiente ou não confiável” (YAUCH; STEUDEL, 2019). Portanto, um dos maiores obstáculos à introdução de novos processos e procedimentos nessas PME em particular é a realização da gestão e a capacidade dos proprietários gerentes de modificar seu comportamento e estilo de gestão. Um ponto de partida importante na resolução desses problemas é ser explícito e disciplinado sobre as metas e objetivos, funções e responsabilidades, e promover o compromisso com o SGQ em todos os níveis. O tempo necessário para que essas mudanças culturais aconteçam é geralmente maior do que o tempo “desejado” para a organização ser certificada pela ISO 9001. A Figura 4 ilustra que as PME neste estado estão, portanto, em risco de acabar com um dos dois estados na busca de um SGQ totalmente funcional e documentado: (1) implantada sem funcionamento, que é representada ao longo do Caminho 4 ou (2) implantada de forma informal, que é representado ao longo do Caminho 5.
2.2 Principais Considerações na Implementação da ISO 9001 em PME
Existem muitos problemas que devem ser resolvidos ao mover o SGQ do estado inicial para o estado desejado. Por exemplo, todas as organizações que implementam a ISO 9001 precisarão considerar a cultura única dentro da organização, seu tamanho e os recursos disponíveis. Além desses pontos amplamente discutidos, de acordo com Bayati e Taghavi (2019), Dimara et al. (2019), Ghobadian e Gallear (2019), três questões que merecem atenção especial são (1) consideração do SGQ como uma função paralela, (2) treinamento e (3) auditoria. Os principais pontos associados a essas questões são discutidos a seguir.
a) Consideração do SGQ como função paralela:
No caso de todas as transições representadas na Figura 4, os benefícios reais do SGQ são mais prováveis de serem experimentados se o SGQ for implementado diretamente na estrutura central da organização. As PME devem ser cautelosas contra o estabelecimento de um SGQ executado separadamente em paralelo com seus outros sistemas. Em PME, o subsistema paralelo mais comumente se apresenta como um departamento de garantia de qualidade separado ou, em alguns casos, como um departamento ISO 9001. As possíveis razões para isso podem incluir a existência de limites departamentais rígidos em algumas PME ou a ênfase excessiva nas atividades essenciais. Como observam Yauch e Steudel (2019), as PME tendem a concentrar sua atenção em atividades de rotina necessárias (como vendas, produção, transporte, etc.), em vez de atividades destinadas a melhorar processos ou sistemas. Se uma PME insiste em estabelecer um departamento de qualidade separado, seu nível de eficácia pode ser aumentado incorporando o SGQ em sistemas organizacionais amplamente usados, onde for prático. A integração é em grande parte uma função de quão bem o SGQ consegue compartilhar informações com outros subsistemas e sua capacidade de se alinhar com as políticas, normas, objetivos e valores em vigor em toda a organização.
b) Treinamento:
Nas PME, o treinamento e o desenvolvimento de pessoal são mais propensos a serem limitados e em pequena escala devido aos recursos humanos e financeiros modestos e à ausência de um orçamento específico para treinamento. Para prevenir os problemas decorrentes da falta de educação e treinamento, duas coisas devem ser feitas:
1.Educação da Alta Administração: A centralização dos processos de tomada de decisão em muitas PME significa que a gestão pode ser o principal obstáculo para a mudança ou o principal catalisador para a mudança. Portanto, qualquer abordagem para a implementação da ISO 9001 deve envolver educação considerável para a alta administração da organização para criar consciência e compreensão do processo de implementação como uma iniciativa de mudança. A implementação de um SGQ totalmente funcional e documentado requer motivação da alta administração para avaliar, alcançar e implementar as medidas necessárias para atender aos critérios dos padrões.
2. Educação e treinamento de funcionários: as PME estão frequentemente sob pressão para obter rapidamente o registro da ISO 9001. Atender aos requisitos da norma em um curto período de tempo pode ser um obstáculo formidável para uma pequena empresa. Uma vez que a maioria das PME não possui o conhecimento necessário internamente, elas podem estar inclinadas a contratar especialistas externos para fornecer o conhecimento técnico e a mão de obra necessários. No entanto, ter um SGQ funcional e documentado exige mais do que isso. Requer garantir que todos os funcionários da organização saibam claramente o que se espera deles e como podem contribuir para a realização dos objetivos de suas organizações. Isso provavelmente exigirá a preparação e implementação de um plano de treinamento adaptado especificamente às características únicas e ao nível de maturidade da PME.
C) Auditoria.
Conforme enfatizado um SGQ não produzirá os resultados esperados a menos que esteja totalmente funcional. Embora a auditoria deva, portanto, verificar a existência da documentação necessária, ela também deve se concentrar na funcionalidade do SGQ. A medição da funcionalidade e dos impactos qualitativos e financeiros de um SGQ tem sido objeto de vários estudos, incluindo Kaynak (2021). Entre as categorias utilizadas para medir a funcionalidade e a melhoria do desempenho, duas são particularmente notáveis para os nossos propósitos: o comprometimento da gestão e o envolvimento dos funcionários. Um SGQ não pode ser funcional na ausência dessas duas características. Portanto, no mínimo, os auditores internos e externos devem verificar continuamente o compromisso da alta administração com o aumento da conscientização e melhoria da qualidade em toda a empresa, além do envolvimento dos funcionários no projeto, implementação, operação e melhoria dos processos e procedimentos relacionados à qualidade.
3 CONCLUSÃO
A presente pesquisa teve o objetivo de apresentar e detalhar o processo de implementação e aplicação do SGQ da ISO 9001 em pequenas e médias empresas visando a sua qualificação organizacional e desenvolvimento dentro de um mercado cada vez mais competitivos, onde mesmo as empresas com recursos limitados, podem se estruturar para melhor atender aos clientes e assim melhorar os seus resultados.
Como introduzido e contextualizado inicialmente o SGQ é o meio pelo qual qualquer organização integra a sua estrutura, processos, recursos para implementar a controle da qualidade, onde é realizado o planejamento, organização e gerenciamento dos procedimentos adotados pela empresa na realização de seus serviços ou desenvolvimento do produto, visando ter resultados finais mais satisfatórios através da satisfação do cliente.
E assim, o meio mais adequado para adequar toda a estrutura de uma empresa é através da implementação e aplicação da ISO 9001, que possui uma certificação reconhecida internacionalmente, com o propósito de qualificar os processos de gestão de qualidade adotados pelas empresas. Tendo isso em vista que utilizar e implementar as práticas da regulamentação, acabou-se tornar-se fundamental, dessa forma, se demonstrou no presente trabalho o seu processo adaptado para as PME.
Uma ampla variedade de metodologias e técnicas tem sido usada para implementar a ISO 9001. No entanto, a implementação bem-sucedida da ISO 9001 em PME pode ser difícil. Uma das principais razões para isso é que muitas PME negligenciam a complexidade dos processos de implementação e as mudanças organizacionais que são necessárias para garantir que o SGQ seja totalmente funcional.
Através da pesquisa realizada se avaliou e considerou que para desenvolver e implementar um SGQ ISO 9001 totalmente funcional, é essencial que uma PME identifique corretamente o estado inicial de seu SGQ e o caminho que ele seguirá para atingir o estado desejado.
Dessa forma, a presente pesquisa contribuiu exclusivamente para esse desafio, identificando os estados iniciais principais e caminhos do estado ao desejado. A identificação explícita dos estados e caminhos iniciais ajudará os gerentes dentro das PME a entender o processo de implementação da ISO 9001 e as questões fundamentais que eles devem abordar. Isso deve ajudar as PME a evitar falhas de implementação em suas organizações.
Em particular, se indica que para PME que a ISO 9001 não pode ser um sistema baseado em documentação, pois esse é o principal aspecto considerado como complexidade na sua atribuição a esses tipos de organizações. Embora isso possa indicar que o SGQ existe, não garante sua funcionalidade.
Portanto, é possível concluir e verificar a apresentação de um processo sistemáticas de implementação da ISO 9001 em PME empresas, onde são apresentados todos os passos para a melhoria da sua gestão da qualidade, pois um SGQ totalmente funcional leva ao aumento da satisfação do cliente e à melhoria contínua dos resultados de negócios. Embora a existência de documentação seja um requisito fundamental de um SGQ funcional da ISO 9001, ela não é suficiente por si só.
4 REFERÊNCIAS
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1felipeprado.eng@gmail.com