REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ma10202507311718
Gabrielly Silva Almeida1
Ismael de Jesus Morais Coelho2
Windeyama Hermann Mathieu Tiano2
Iasmyn Sousa Silva de Oliveira3
Júlia Bueno3
Marcos Antonio Lopes4
Juvenal Caetano de Barcelos4
Heliomar Baleeiro Melo Junior4
Marilia Cândida de Oliveira4
Pedro Henrique Ferreira Tomé5
RESUMO
A horta escolar possibilita a experiência de um laboratório vivo, englobando diversas práticas pedagógicas, isso propicia um ambiente lúdico para o processo ensino-aprendizagem e estimula a cooperação entre a comunidade estudantil e extensionistas. A alimentação na educação infantil é um tema crucial, pois influencia diretamente o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Uma alimentação adequada fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento cerebral, melhora a concentração e o desempenho escolar, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis que podem perdurar por toda a vida. A escola tem um papel fundamental na educação alimentar, indo além do fornecimento de refeições.
É importante que a alimentação seja vista como um momento de múltiplos aprendizados, onde as crianças podem desenvolver autonomia, experimentar novos sabores, aprender sobre os alimentos e seus benefícios para a saúde, além de fortalecer vínculos sociais. Neste sentido, este projeto objetivou levar conhecimento aos alunos e servidores da Escola Municipal Sobradinho sobre a importância da qualidade de alimentos naturais e de plantas medicinais e aromáticas. Foi realizada a confecção de uma horta escolar que tem como objetivo principal promover a educação ambiental e alimentar, além de incentivar hábitos saudáveis entre os alunos. A horta escolar se torna um espaço para aprendizado prático, onde os alunos podem vivenciar o ciclo de vida das plantas, entender a importância da agricultura sustentável e conectar a teoria com a prática. O trabalho proporcionou o incentivo a construção de uma horta-escola e hábitos saudáveis de alimentação e consumo de produtos livres de conservantes de forma orgânica e de valor nutritivo.
Palavras-chave: Educação Alimentar Nutricional; Educação, Alimentos Saudáveis.
ABSTRACT
The school garden provides a living laboratory experience, encompassing various pedagogical practices. This creates a playful environment for the teaching-learning process and encourages cooperation between the student community and extension workers. Nutrition in early childhood education is a crucial topic, as it directly influences children’s physical, cognitive, and social development. Adequate nutrition provides the nutrients necessary for brain development, improves concentration and academic performance, and promotes the formation of healthy eating habits that can last a lifetime. Schools play a fundamental role in nutritional education, going beyond simply providing meals. It’s important that food be seen as a time for multiple learning experiences, where children can develop autonomy, experience new flavors, learn about food and its health benefits, and strengthen social bonds. In this sense, this project aimed to educate students and staff at “Sobradinho Municipal School about the importance of quality natural foods and medicinal and aromatic plants. A school garden was created with the main goal of promoting environmental and nutritional education, as well as encouraging healthy habits among students. The school garden becomes a space for practical learning, where students can experience the life cycle of plants, understand the importance of sustainable agriculture, and connect theory with practice. The project encouraged the creation of a school garden and healthy eating habits, including the consumption of preservative-free, organic, and nutritionally valuable products.
Keywords: Nutritional Food Education; Education, Healthy Food.
INTRODUÇÃO
A alimentação e a nutrição são requisitos fundamentais e básicos para a promoção e proteção da saúde e qualidade de vida de um indivíduo. Através de estudos observa-se que o aumento no quadro de insegurança alimentar no Brasil é caracterizado por alteração no padrão alimentar e ou restrição na quantidade de alimentos ingeridos, em decorrência de fatores econômicos, muitas vezes associados à falta de informação. O consumo de produtos orgânicos tem crescido no Brasil, com um aumento de 16% entre 2021 e 2023, segundo pesquisas. Essa tendência de valorização da qualidade e origem dos alimentos é impulsionada por uma maior conscientização sobre os benefícios para a saúde e o meio ambiente.
Pesquisas indicam que mais de 30% dos brasileiros declaram consumir produtos orgânicos, com destaque para hortifruti, que lidera a preferência. O crescimento do consumo é um sinal positivo para a agricultura orgânica e para a saúde da população.
Além das hortas-escolares, existe também um outro movimento de hortas, denominadas hortas comunitárias que vem crescendo nos últimos anos, dentro da agricultura urbana e periurbana. Esse aumento vem sendo fortalecido com o processo chamado agroecológico, que visa mudar o modo convencional de produção de alimentos, buscando minimizar os danos causados pelo processo de modernização do campo, tais como: o agronegócio que trouxe dentre muitas consequências, a saída de muitas famílias do campo; maior concentração de pessoas no meio urbano; desemprego e a insegurança alimentar ((FAO, 2020; CABANNES, MAROCCHINO, 2018; TEFFT, JONASOVA, ZHANG, ZHANG, 2020).Os agricultores vêm abraçando as práticas alternativas de cultivo sem uso de agrotóxicos, por compreender que o cultivo de alimento nesse sistema, além de favorecer a saúde humana, colabora com o meio ambiente.
Garcia et al (2016), apresentam diferentes multifuncionalidades da horta comunitária que vai muito além da produção de alimentos. Dentre elas, melhoria da qualidade de vida e atividade física, saúde mental, relações sociais e de pertencimento da comunidade, inclusão social, autonomia e empoderamento.
O objetivo deste projeto foi levar a comunidade escolar informações sobre alimentação saudável através da construção de uma horta escolar onde os alunos extensionistas.
DESENVOLVIMENTO
Fundamentação teórica
A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, deve-se promover um ambiente saudável, melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo em que se promove a saúde, (BRASIL ,2017).
METODOLOGIA
O projeto foi executado na escola municipal do Sobradinho durante os meses de setembro a dezembro de 2024. O projeto possuiu uma carga horária de 72 horas, com um público-alvo (20 alunos da Escola Sobradinho), os alunos receberam informações sobre os cuidados de confecção de canteiros desde o plantio até a colheita.
Foram realizados no período encontros com a comunidade estudantil de ensino básico da escola Municipal do Sobradinho. Foram abordados a importância da alimentação de hortaliças, apresentação de forma didática, a fim de facilitar a compreensão por meio de visitas durante a construção e confecção da horta escolar.
Os alunos extensionistas e alunos da escola foram orientados sobre a importância e cuidados da horta desde o preparo do terreno até a colheita. Além de plantar, foram apresentados desde as etapas de preparo do solo até a higienização das hortaliças, bem como também conhecer suas características nutricionais, (FIGURAS 1, 2, 3 e 4).

FIGURA 1: Execução prática do projeto – fase inicial preparo de Canteiros e sistema de irrigação por gotejamento – Escola Municipal do Sobradinho.
Fonte: Arquivo pessoal (2024).

FIGURA 2: Execução prática do projeto –Preparo de Canteiros e sistema de plasticultura “mulching” – Escola Municipal do Sobradinho.
Fonte: Arquivo pessoal (2024).

FIGURA 3: Execução prática do projeto –Plantio de Mudas – Escola Municipal do Sobradinho.
Fonte: Arquivo pessoal (2024).

FIGURA 4: Execução prática do projeto – Colheita – Escola Municipal do Sobradinho.
Fonte: Arquivo pessoal (2024).
Todos os estudantes, participaram efetivamente de todas as etapas envolvendo a elaboração, desenvolvimento e conclusão da ação. Foi muito importante e essencial a contribuição de cada extensionista é muito importante para a formação acadêmica e futuros profissionais promotores da área técnica saúde pública.
RESULTADOS
O projeto permitiu que interação entre os alunos extensionistas e a comunidade escolar do sobradinho uma experiência notória de troca de conhecimentos social, tecnológico e científicos. Dentre os resultados alcançados, destacamos que os debates sobre alimentação saudável proporcionaram aos estudantes refletirem sobre seus hábitos em uma perspectiva de autocuidado. A implementação da horta escolar contribuiu para o resgate de uma alimentação natural, enriquecendo as refeições fornecidas pela escola a partir de insumos produzidos. O contato com a terra através da construção da horta, implementação do uso racional das águas, pelo método de Irrigação por gotejamento, cobertura do solo com plásticos impedindo o desenvolvimento de ervas daninha evitando o uso de produtos químicos para controle trouxe um novo olhar sobre as relações do homem com a natureza.
Por fim, o caráter multidisciplinar desta ação permitiu aos estudantes a compreensão e o reconhecimento dos diversos saberes que precisaram ser mobilizados no desenvolvimento das atividades.
A horta escolar permitiu melhorar a qualidade da alimentação dos estudantes por meio de estímulos a experimentar outros tipos de alimentos, trazendo para sua dieta alimentos mais saudáveis sem o uso de agrotóxicos em alimentos oferecidos na merenda escolar.
CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste sentido, foram cumpridos os objetivos de desenvolver o aprendizado das técnicas básicas de produção, dos cuidados essenciais com a qualidade dos produtos sem o uso de agrotóxicos. Aspectos nutricionais relativos à alimentação de hortaliças para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O projeto proporcionou ao estudantes extensionistas a aplicar seus conhecimentos adquiridos nos Cursos de Nível Médio – Técnicos em Alimentos e de Graduações – Tecnologia de Alimentos e Engenharia Agronômica em práticas nos conteúdos da Química, Biologia, Meio Ambiente, Agronomia, Alimentos e Saudáveis. O projeto permitiu o envolvimento de várias áreas do conhecimento trabalhando reunidos em um projeto dinâmico de cunho social na comunidade
REFERÊNCIAS
ANVISA. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos: Relatório das Análises de Amostras Monitoradas no período de 2013 a 2015. Brasília, 2016. 246p. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/111215/0/Relat%C3%B3rio+PARA+2013-015_VERS%C3%83O-FINAL.pdf/494cd7c5-5408-4e6a-b0e5-5098cbf759f8 Acesso em: 11 nov. 2019.
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SIQUEIRA, F. M. B.; AMORIM, F. D. A. S. A.; SOUZA, F. S. C.; SILVA, A. C. V.; MARTINS, M. E. P. Horta escolar como ferramenta de Educação Ambiental em uma escola estadual no município de Várzea Grande/MT. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. Campina Grande, 2016.
TEFFT, J.; JONASOVA, M.; ZHANG, F.; ZHANG, Y. Urban food systems governance: Current context and future opportunities. Rome: FAO and The World Bank, 2020.
1Graduanda em Tecnologia em Alimentos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – campus Uberlândia.
2Graduando em Engenharia Agronômica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – campus Uberlândia.
3Estudante do curso técnico em Alimentos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM-campus Uberlândia.
4Professor Colaborador do Projeto de Extensão. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM-campus Uberlândia.
5Professor coordenador do Projeto de Extensão. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM-campus Uberlândia. E- mail: pedrotome@iftm.edu.br