PLANO DE SERVIÇOS PARA A INTRODUÇÃO DA EMPRESA VOYAGEPRIVÉ NO MERCADO BRASILEIRO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202408261714


Robson dos Santos Machado;
Orientador: Prof. Luís Carlos Seixas de Sá.


Resumo

O grupo Voyage privé percebeu a grande ascensão econômica do Brasil como um dos maiores países emergentes do mundo. Esta ascensão econômica tem acontecido muito rapidamente e o mercado brasileiro, por sua vez, não possui oferta suficiente para atender a grande demanda de viajantes brasileiros. Foi percebido uma lacuna não preenchida no mercado de luxo. Atualmente não existem sites especializados em viagens de luxo, destinados a clientes das classes AA, A e até mesmo B, sendo assim, com sua vasta expertise Internacional a Voyage Privé torna-se uma promissora opção de viagens para este tipo de público no Brasil, com seu seleto club de viagens oferecendo mais de 20.000 hotéis pelo mundo.

Palavras-chave: Luxury, Travel, Leisure, Club, Vacations;

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que vem crescendo muito economicamente desde 1994 com a implementação do plano Real. Esse novo plano trouxe estabilidade para o país e diminuiu o risco para investidores ao longo desses 25 anos no país. 

A população ficou mais rica e com isso passou a viajar mais para dentro e fora do país.

O brasileiro viaja cada vez mais dentro do país de avião é o que diz este levantamento do ministério de Turismo feito em março de 2019.

Número de desembarques domésticos nos aeroportos nacionais cresce mais de 70% de 2007 a 2012. 

O brasileiro está viajando cada vez mais de avião dentro do país. É o que mostra estudo do Ministério do Turismo (MTur), consolidado em março de 2013, com base em dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Em 2012, os aeroportos brasileiros registraram 85.471.710 desembarques de passageiros em voos domésticos, crescimento de 70,94% desde 2007, quando foram registrados 50.002.469 voos.

Os números apresentados reforçam que há um aumento no trânsito de brasileiros dentro do país. “O brasileiro nunca viajou tanto quanto em 2012”, observa o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “O desafio é transformar esses deslocamentos na ampliação de consumo de serviços de turismo.”

Fonte : Ascom/MTur

1 em Cada 3 Visitantes na Categoria Turismo Estão na Faixa de 25-34 Anos

Analisando os visitantes da categoria Turismo, vemos que homens e mulheres visitam a categoria e consomem conteúdo quase na mesma proporção, com cada gênero respondendo por aproximadamente metade dos visitantes e visualizações. Quanto à idade, quase um terço dos visitantes da categoria Turismo está na faixa etária de 25 a 34 anos (32,6%), mas os grupos de mais idade mostraram uma tendência maior a visitar sites de Turismo que o usuário médio de internet. O grupo de 45 a 55 anos mostrou estar 21% mais propenso a visitar sites de Turismo (índice de 121), enquanto o de 55 anos ou mais teve um índice ainda maior, 128. Os dois segmentos de mais idade também mostraram uma maior propensão para consumo de conteúdo de Turismo que o usuário médio de internet, com índice de visualização de 126 e 156, respectivamente.

Em termos geográficos, São Paulo responde por 32% dos visitantes da categoria Turismo, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13%. Apesar de representar apenas 4,6% dos visitantes da categoria, os usuários de internet do Distrito Federal mostraram uma propensão 18% maior que a média para acessar sites de Turismo, e 60% maior para consumir conteúdo da categoria (índice de 160), o maior desvio da média entre todos os estados.

O Público dos Sites de Turismo no Brasil Triplicou nos Últimos Três Anos, 1 em Cada 3 Usuários Visitou a Categoria em Julho de 2012

São Paulo, Brasil, 29 de Agosto, 2012 – comScore, Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em medições do mundo digital, divulgou hoje os resultados da pesquisa do comScore Media Metrix sobre o mercado online de turismo no Brasil. Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros visitaram sites de Turismo em julho de 2012, 18% a mais que no ano anterior, mostrando que um número recorde de brasileiros recorre à web para planejar viagens e fazer reservas. “2012 foi marcado por um crescimento rápido no mercado de turismo online brasileiro, com os meses de férias de janeiro e junho alcançando novos recordes de visitação na categoria”, disse Alex Banks, diretor da comScore no Brasil e vice-presidente na América Latina. “Seja comprando passagens, pesquisando hotéis, buscando dicas de viagem em sites de turismo, ou em qualquer outra atividade relacionada a viagens, o consumidor brasileiro está contando cada vez mais com a web para planejar suas viagens. Fornecedores e agências de turismo virtuais devem se certificar de que suas estratégias digitais atendam a esse público crescente de usuários experientes da internet, especialmente tendo em vista o aumento da concorrência para atrair novos clientes e manter os existentes”. Fonte: comScore

Entendendo o desenvolvimento econômico do país, o comportamento do consumidor, viabilidade tecnológica concluímos que o Brasil dispõe de um contexto excepcional para o sucesso do nosso negócio.

Esta ascensão econômica tem acontecido muito rapidamente e o mercado, por sua vez, não possui oferta suficiente para atender essa demanda. Percebemos também que no Brasil, não existem sites especializados para atender essa grande demanda de clientes classes AA, A e B sendo assim ficou uma lacuna não preenchida no mercado brasileiro a qual viemos preencher com nossa expertise Internacional.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

  • Número de usuários

Em 2019, somos 134 milhões de internautas brasileiros [EBC, 05/2020], o que representa 71% da população, chegando a 99% dos integrantes da “classe A” [TIC 2019]. Para comparação, éramos 19 milhões de usuários em 2003 e 50 milhões em 2009 [G1, 10/2009]. Quanto à frequência de uso, 90% dos internautas acessam a internet todos os dias, 7% pelo menos uma vez por semana e 2% pelo menos uma vez por mês [EBC, 05/2020]. Há pouco mais de uma década, apenas 38% dos usuários acessavam a internet diariamente. E isso já era impressionante! [Predicta, 12/2008].

  • Tempo médio de navegação

Desde que essa métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando constantemente na liderança mundial. Mas, se em 2009 o brasileiro passava em média 48 horas conectado por mês [G1, 08/2009], em 2018 esse tempo aumentou para 277 horas por mês, ou 9 horas e 14 minutos por dia [G1, 10/2018].

  • Comércio eletrônico

No primeiro semestre de 2020, foram gastos R$ 38,8 bilhões em compras on-line, com um ticket médio de R$ 430 [Isto É Dinheiro, 08/2020]. Ou seja, nos primeiros seis meses de 2020, os brasileiros gastaram quase a mesma quantia gasta durante toda a década de 2001-2010.

Apesar desses números impressionantes, apenas 39% dos internautas brasileiros fazem compras on-line, portanto ainda há muito mercado a crescer [TIC 2019]. A participação do e-commerce é de 5% das vendas do varejo, enquanto na China essa fatia é de 30%, no Reino Unido de 18% e nos EUA é de 11%. A projeção é que a importância do comércio eletrônico brasileiro triplique até 2025 [Estadão, 01/2020].

  • Viagens Online

Apesar do número de usuários ter caído 14% (Maio/21 vs Janeiro/20), a média de minutos por usuário cresceu 88%. Uma provável razão é que o usuário pode estar mais detalhista e criterioso na busca do seu próximo destino. No universo de 70 milhões de usuários verificados neste estudo , o perfil de pessoas que pretendem viajar de avião nos próximos 12 meses é ( Classes: AB1 49% , C 42% , DE 9% ) 

Fonte: http://tobeguarany.com/internet-no-brasil/
https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2023/A-categoria-Travel-continua-com-forte-consumo

3 METODOLOGIA 

Esta análise de mercado foi desenvolvida para o trabalho de conclusão do MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas no intuito de identificar todas oportunidades e prever todo impacto de se implementar a empresa Voyage privé no mercado brasileiro, para tanto, procedeu-se a criterioso levantamento bibliográfico e métricas disponibilizadas por órgãos do governo brasileiro, artigos, informativos coletados em sites confiáveis.

4 ANÁLISE DOS DADOS

1.1 – Análise de Mercado para o serviço

Mercado-alvo

Pessoa física, Classes AA, A e B Interessada em viagens de luxo à lazer.

O Brasil ocupa a 5a posição no ranking de internautas no mundo.  Com 134 milhões de usuários, [EBC, 05/2020], o que representa 62% da população, chegando a 99% dos integrantes da “classe A” [TIC 2019] sendo que destes consideramos 16,5 milhões os nossos clientes potenciais. Para comparação, éramos 19 milhões de usuários em 2003 e 50 milhões em 2009 [G1, 10/2009]. Quanto à frequência de uso, 90% dos internautas acessam a internet todos os dias, 7% pelo menos uma vez por semana e 2% pelo menos uma vez por mês [EBC, 05/2020]. Há pouco mais de uma década, apenas 38% dos usuários acessavam a internet diariamente. E isso já era impressionante! [Predicta, 12/2008]. Fonte: Site Tobeguarany

1.2– Número de passageiros brasileiros transportados por destino internacional em 2019

Fonte Anuário 2019 ANAC

1.3 – Decolagens Internacionais em 2019

1.2 – Análise de Mercado para o serviço (Concorrentes)

Quem são os principais concorrentes no segmento de mercado do produto em análise?

Fonte: FOHB

Os principais diferenciais competitivos de seus produtos versus os produtos dos concorrentes.

Ponto FortePonto Fraco
ZarpoMais produtos nacionais e condições diferenciadas de repasse aos fornecedores. Uma página dedicada somente a informações de viagens de luxo, dicas, guias de viagens etc. (Zarpo Magazine). Boas parcerias com formadores de opinião como o jornal Estadão. Ranking de Hotéis com premiação própria (Selo de qualidade).Poucos produtos Internacionais. Poucos benefícios exclusivos. Poucas datas disponíveis para compra / Não possui a opção de comprar Voos nas ofertas.
Hotel UrbanoNúmero de produtos on-line, loja física, disponibilidade de caixa para fazer propostas agressivas e impedir a entrada de concorrentesMuitos pacotes não possuem datas pré-reservada, sendo assim o cliente fica refém do site escolher a data que o cliente vai viajar.              
Booking.comNúmero de produtos no site e referência mundial em turismo.Quantidade de hotéis concorrendo ao mesmo tempo na página prejudica os fornecedores e causa confusão no cliente.
Decolar.comNúmero de produtos no site e a possibilidade de comprar Voos.Quantidade de hotéis concorrendo ao mesmo tempo na página prejudica os fornecedores e causa confusão no cliente.
Hotéis.comParcelamento / qtd de produtos no site.Preço mais alto do que todas as outras OTA’s pesquisadas no mercado
Splendia.comÓtima seleção de Hotéis.Divulgação do site é fraca no Brasil.

Análise comparativa de dosagem dos elementos do marketing-mix na definição de suas estratégias, utilizando uma escala Forte/Médio ou Fraco

Voyagprive.comZarpo.comHurb.comBooking.comDecolar.com
ServiçosFORTEMÉDIOMÉDIOFORTEFORTE
PreçoFORTEFORTEFORTEMÉDIOMÉDIO
Dist/LogFRACOFRACOFORTEFORTEFORTE
ComunicaçãoFRACOFRACO/MÉDIOFORTEMÉDIOFORTE

2 – Objetivos de Marketing para o Serviço voyageprive

Objetivos de MarketingMétricas de Desempenho
1. Crescimento de Vendas ( % )Incremento de 74 % em relação ao ano passado
2. Participação de Mercado (%)0,99 % do mercadoMercado = R$ 13.000.000.000,00Voyageprivé =    R$ 4.000.000,00
3. Conquista de Novos clientes 200.000 Clientes no último ano
4. Receita por ClienteTicket Médio – R$ 3.300,00Tx conversão 0,24%

Quais os objetivos perseguidos e as métricas adotadas?

Investir em aquisição de boas leads de clientes para que nossa taxa de conversão suba junto com o ticket médio.  Nosso padrão e qualidade das ofertas também tem subido à medida que o mercado vai se habituando com o nosso modelo e nosso volume de vendas.

Melhoria da qualidade de um serviço (Ofertas)

Percebemos que ao melhorar as ofertas nossos clientes respondem imediatamente efetuando mais compras e assim incrementando nossa receita.

Para a melhoria das ofertas, é necessário novas parcerias com hotéis mais renomados e que oferecem mais benefícios e valores agregados aos clientes. 

Assim o cliente percebe valor em nossas ofertas e se dispõe a pagar o preço que estipulamos pois sabem que este tipo de oferta não será encontrado em nenhum outro site concorrente pois são exclusividade da voyageprive.com.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao analisar todas as informações contidas neste documento de conclusão de curso pude analisar que existe um cenário totalmente favorável e aberto à novas OTA´s no mercado brasileiro. A situação econômica do país é estável, a população está enriquecendo com o país, assim como o nível cultural e a educação da população. O brasileiro tem viajado mais, dados indicam que o crescimento em 2012 ultrapassou 70% em relação a 2007. Com esse crescimento o interesse pelos sites de viagens online se tornou o jeito mais fácil e cômodo de conhecer novos lugares e adquirir pacotes. O Brasil é o 5º colocado no ranking mundial de Internet com mais de 135 milhões de usuários no país sendo 16 milhões desses potenciais clientes para a voyageprive. No Brasil não existe um site especializado e focado no nicho de Luxo, portanto é grande a probabilidade de êxito do modelo criado pela voyageprive que é um grande sucesso na Europa. A resposta do mercado é rápida e crescente, o que demonstra ser um terreno fértil para o investimento da empresa no país. O grupo voyageprive investe pesado na filial brasileira para que em até 5 anos a startup consiga seguir sozinha e independente financeiramente do grupo e gerar lucros expressivos para o grupo já consolidado no mercado europeu.

REFERÊNCIAS

Ascom/MTur. O brasileiro passou a viajar mais. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20130416-1.html

RADWANICK,Sarah. Número recorde de brasileiros utiliza a web para planejar viagens e fazer reservas. Disponível em: http://www.comscore.com/por/Insights/Press_Releases/2012/8/Record_Number_of_Brazilians_Turn_to_the_Web_for_Planning_and_Booking_Travel

Ranking brasileiro no contexto mundial de internautas. Disponível em: http://tobeguarany.com/internet-no-brasil/ 

Revista Fibra e Ciência. Métricas para avaliação de desempenho organizacional. Disponível em: http://www.fibrapara.edu.br/seer/ojs/index.php/fibra_e_ciencia/article/download/12/pdf

Portal Executivo. Métricas e avaliações de desempenho. Disponível em: http://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_5047-3_41101–View_429,00.html#08

Volume de vendas do ecommerce brasileiro no segmento turístico
http://www.brasilturismo.blog.br/turismo-online-fatura-13-bilhoes-em-2012-indica-estimativa-da-braspag.html

A Categoria Travel continua com forte consumo
https://www.comscore.com/por/Insights/Apresentacoes-e-documentos/2023/A-categoria-Travel-continua-com-forte-consumo

Decolagens internacionais
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGRjNjdhOWUtYTJhNy00OGM2LTkzYWQtZTlmZjU3NmJlZTFlIiwidCI6ImI1NzQ4ZjZlLWI0YTQtNGIyYi1hYjJhLWVmOTUyMjM2ODM2NiIsImMiOjR9&disablecdnExpiration=1724404870