REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7246452
Matheus Naracci Guedes
Introdução: O Projeto Político Pedagógico é um estudo que traduz em sua dimensão os objetivos que uma instituição de ensino pode alcançar, este documento serve como norteador para as atividades que ocorrerão durante todo o ano letivo. É ideal que seja elaborado de forma coletiva, para que deste modo abranja a necessidade de todo o corpo escolar, ao passo que também tenha um olhar atento ao contexto/comunidade em que a instituição está inserida. Quando o plano é atrativo e elaborado de forma democrática, contando com a participação de toda comunidade escolar, as relações família e comunidade tendem a melhorar dentro das possibilidades e os alunos em questão sentem-se mais pertencentes ao processo de ensino e aprendizagem, motivando a permanência dos mesmos na instituição.
Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a construção do Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar, as metodologias, as abordagens, as finalidades, o perfil socioeconômico e profissionais envolvidos na elaboração do documento. Com enfoque no papel da coordenação do Ensino Fundamental I, em uma instituição privada para a elaboração e execução do mesmo.
Metodologia: Para a realização da pesquisa o grupo teve como critério a escolha de uma instituição privada que se encontra na região central, no município de Sorocaba, situada no estado de São Paulo. Atualmente atende em torno de 565 alunos, sendo eles matriculados entre o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, técnico em química e Cursinhos pré-vestibular, entre os matriculados, 292 são meninos e 273 são meninas.
Resultado: Com o presente projeto foi possível melhorar o diálogo sobre as questões socioambientais e a inclusão de novas perspectivas dentro do ambiente escolar, bem como o melhor entendimento sobre a importância desta participação assim também a importância em saber o papel do coordenador pedagógico na construção e execução do Projeto Político – Pedagógico.
Conclusão: É através do Projeto Político-Pedagógico que cada escola articula a maneira como os conteúdos serão ensinados, levando em consideração a realidade social, cultural e econômica do local onde está inserida. Com isso entendemos ter colaborado para a criação de novas perspectivas.