O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN HIGH SCHOOL: A LITERATURE REVIEW

EL USO DE METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR EN LA ESCUELA SECUNDARIA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202411152153


SANTOS, Alcivan Lima¹


RESUMO

A Educação Física Escolar (EFE) é um componente curricular obrigatório da educação básica brasileira que deve proporcionar aos estudantes a aquisição do conhecimento sistematizado e organizado sobre conteúdos previstos Base Curricular Comum Curricular (BNCC). Contudo, a disciplina tem sido tratada com pouco importância no contexto escolar. Diante disso, torna-se necessário dispor de ferramentas que propiciem um aprendizado coerente com a realidade do educando, bem como atraia a sua atenção para os benefícios da EFE. O presente artigo objetivou descrever a importância do uso de metodologias ativas nas aulas de educação física escolar no ensino médio. O estudo adotou uma abordagem qualitativa descritiva do tipo Revisão Narrativa da Literatura. A pesquisa selecionou dez (10) artigos científicos publicados entre 1997 a 2022. O estudo revelou a pouca importância atribuída às abordagens pedagógicas inovadoras na área da educação que fujam do modelo tradicional e estejam relacionadas ao aprimoramento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem escolar. Os estudos levantados nessa revisão mostraram o grande potencial das Metodologias Ativas na dinâmica de sala de aula de EFE no ensino médio.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar. Metodologias Ativas. Ensino Médio.

ABSTRACT

School Physical Education (EFE) is a mandatory curricular component of Brazilian basic education that must provide students with the acquisition of systematized and organized knowledge about contents provided for in the Common Curricular Curriculum Base (BNCC). However, discipline has been treated with little importance in the school context. Given this, it is necessary to have tools that provide learning consistent with the student’s reality, as well as attracting their attention to the benefits of EFE. This article aimed to describe the importance of using active methodologies in school physical education classes in high school. The study adopted a qualitative descriptive approach of the Narrative Literature Review type. The research selected ten (10) scientific articles published between 1997 and 2022. The study revealed the little importance attributed to innovative pedagogical approaches in the area of ​​education that deviate from the traditional model and are related to improving the quality of the school teaching and learning process. The studies surveyed in this review showed the great potential of Active Methodologies in the dynamics of the EFE classroom in high school.

KEYWORDS: School Physical Education. Active Methodologies. High school.

RESUMEN

La Educación Física Escolar (EFE) es un componente curricular obligatorio de la educación básica brasileña que debe proporcionar a los estudiantes la adquisición de conocimientos sistematizados y organizados sobre los contenidos previstos en la Base Curricular Común Curricular (BNCC). Sin embargo, la disciplina ha sido tratada con poca importancia en el contexto escolar. Ante esto, es necesario contar con herramientas que brinden un aprendizaje acorde a la realidad del estudiante, así como llamar su atención sobre los beneficios de la EFE. Este artículo tuvo como objetivo describir la importancia del uso de metodologías activas en las clases de educación física escolar en la escuela secundaria. El estudio adoptó un enfoque descriptivo cualitativo del tipo Revisión de Literatura Narrativa. La investigación seleccionó diez (10) artículos científicos publicados entre 1997 y 2022. El estudio reveló la poca importancia que se atribuye a enfoques pedagógicos innovadores en el área de la educación que se desvían del modelo tradicional y están relacionados con la mejora de la calidad de la enseñanza escolar. y proceso de aprendizaje. Los estudios relevados en esta revisión evidenciaron el gran potencial de las Metodologías Activas en la dinámica del aula de EFE en la enseñanza media.

PALABRAS CLAVE: Educación Física Escolar. Metodologías Activas. Escuela secundaria.

INTRODUÇÃO

A Educação Física Escolar (EFE) constitui-se como uma disciplina obrigatória do currículo escolar da educação básica brasileira. De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), no parágrafo terceiro do seu art. 26, a EFE é referida como:

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos (BRASIL, 1996).

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a educação básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Desse modo, entende-se que a EFE deve ser proporcionada desde as creches até o ensino médio (METZNER, 2012). Segundo os PCNs, a EFE para o ensino médio objetiva:

Preparar o aluno como cidadão, aprimorar seus conhecimentos como pessoa humana, com formação ética, autonomia intelectual e crítica, tendo ampla visão dos conhecimentos tecnológicos e os processos teóricos e práticos. Além disso, essa disciplina deve fornecer aos alunos um parecer da importância das atividades físicas em seu cotidiano (METZNER, 2012, p. 76).  

De tal modo, espera-se que o estudante saia do ensino médio tendo consciência da cultura corporal e da importância de hábitos saudáveis no seu cotidiano, tendo influência no lazer, saúde, bem-estar e na expressão de seus sentimentos. Para que isso ocorra, necessariamente, a abordagem pedagógica deve considerar o contexto dos processos de ensino e aprendizagem, levando os alunos a refletir sobre o conteúdo das aulas, o que não ocorre com frequência, tendo em vista que as aulas de EFE são, em sua maioria, pautadas na prática sem significado (METZNER, 2012).

Parte da desmotivação dos alunos começa ainda no ensino fundamental, momento no qual os estudantes passam a desenvolver uma visão mais crítica a respeito dos conteúdos apresentados pelos professores (METZNER, 2012). Assim, o professor dever exercer grande participação na constituição da dinâmica da sala de aula, apostando na melhor relação aluno-professor e aderindo às propostas inovadoras de construção do conhecimento (MARTINELLI et al., 2006).

Nesse sentido, as Metodologias Ativas emergem com grande potencial de auxiliar nas aulas de EFE do ensino médio, promovendo a “motivação nos estudantes, favorecendo o pensar com e sobre o conhecimento, fomentando a interação social a fim de favorecer a aprendizagem significativa” (BELMONT, OSBORNE, LEMOS, 2019, p. 3). Tal abordagem contribui para que o educando assuma o papel de protagonista na construção da sua própria aprendizagem, tomando como ponto de partida os aspectos particulares do contexto dos alunos, diferentemente do método tradicional que não considera os conhecimentos prévios dos estudantes na elaboração das aulas (LOPES, AQUINO-FILHO, AMARAL, 2019; SHIGUNOV, 1997).

Contudo, as aulas de EFE são frequentemente tratadas como uma disciplina “marginal”, despertando pouco interesse na comunidade escolar (BRASIL, 1997). Além disso, são poucas as pesquisas encontradas na literatura que enfatizem ou englobam a análise das metodologias ativas nas aulas de EFE. Diante disso, a presente pesquisa objetivou descrever a importância do uso de metodologias ativas nas aulas de educação física escolar no ensino médio.

OBJETIVO

Descrever a importância do uso de metodologias ativas nas aulas de educação física no ensino médio.

METODOLOGIA

O estudo realizou uma abordagem qualitativa descritiva do tipo Revisão de Literatura sobre o tema “uso de metodologias ativas nas aulas de educação física no ensino médio”. A busca dos artigos foi realizada no Portal de Periódicos da Capes, subitem “Busca Avançada”. Foram utilizados os seguintes descritores: “Educação física escolar” AND “Metodologias ativas” AND “Ensino médio”.

Como critérios de inclusão, utilizou-se: 1) Artigos científicos abordando como assunto principal a referida temática; 2) Artigos científicos em língua portuguesa; 3) Artigos gratuitos (open access) e 4) Artigos científicos disponíveis em textos completos. Foram utilizados os seguintes critérios de exclusão: 1) Artigos científicos que não abordavam a temática principal da pesquisa; 2) Artigos científicos publicados em periódicos não gratuitos e 3) Artigos em idiomas estrangeiros. Vale ressaltar que devido ao baixo número de estudos relacionados ao tema, não foi possível estabelecer o recorte temporal para a busca dos artigos. Ao invés disso, optou-se por deixar em aberto para obter-se um maior escopo à pesquisa bibliográfica.

A pesquisa dos artigos foi realizada entre os meses de março a abril do ano de 2024. Durante a primeira busca no Portal Periódicos da Capes foram encontrados 30 resultados. Em seguida, foi realizada uma estratégia de seleção dos artigos com a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave, selecionando-se 24 artigos. Posteriormente, foi realizada a leitura completa dos artigos selecionados, sendo selecionados 10 artigos para compor esta revisão. O fluxograma disposto na Figura 1 explicita a estratégia de busca e a metodologia de seleção dos documentos.

Figura 1 – Estratégia de busca e a metodologia de seleção dos documentos.

 Fonte: Elaborado pelo autor (2024).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa bibliográfica constatou uma baixa quantidade de pesquisas acerca das metodologias ativas nas aulas de Educação Física Escolar no ensino médio (QUIXABEIRA et al., 2021). Diante disso, optou-se por não definir recorte temporal como critério de seleção de artigos. Assim, o escopo final da revisão de literatura considerou artigos científicos publicados entre os anos de 1997 a 2022. O Quadro 1 apresenta a síntese dos resultados encontrados na pesquisa bibliográfica.

Quadro 1 – Síntese dos resultados na pesquisa bibliográfica.

Autores/AnoPeriódicoTítuloPrincipais Resultados
PINHEIRO, J. G.; FURTADO, R. S. (2022).I Seminário Nacional de Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde da/na Amazônia; VIII Congresso Norte Brasileiro de Ciências do Esporte (Conceno) e VIII Congresso de Educação Física da UNIFAPEstratégias de Professores do Ensino Médio da Escola de Aplicação da UFPA para o Ensino da Educação FísicaAcredita-se que ambos os professores investigados têm uma prática inovadora de ensino da EF, pois fogem dessa visão de professor “tio da bola” ou da aula como um simples passa tempo. No planejamento da EF dos professores é possível se observar um estudo das práticas corporais de forma crítica e reflexiva a partir dos conteúdos da cultura corporal. Além disso, o planejamento criado por ambos para EF no 3º ano do Ensino Médio na Escola de Aplicação vai de encontro com a fala dos professores ao buscar fazer um estudo das práticas corporais de forma crítica e reflexiva com ênfase em promover espaços aos educandos interpretarem e recriarem os valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
QUIXABEIRA, A. P. S. et al. (2021).Revista ObservatórioMetodologias Ativas e o Ensino de Educação Física: Uma Revisão da LiteraturaNo que tange as Metodologias Ativas e o desenvolvimento no processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física, ficou evidente que essa abordagem pedagógica são alternativas para tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e motivador. Acredita-se que isso acontece à medida que incentiva o potencial criativo dos estudantes, proporciona a geração de ideias, de diversas possiblidades de respostas para antigas ou novas questões e reconhecer no erro, se houver, oportunidades para novas construções. Existem poucas pesquisas acerca das metodologias ativas no ensino e aprendizado nos cursos de Educação Física, necessitando maior incentivo na produção destas.
FARIAS, A. N.; IMPOLCETTO, F. M. (2021).Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE)Utilização das TIC nas aulas de Educação Física escolar em unidades didáticas de atletismo e dançaA análise do trabalho desenvolvido para o ensino do atletismo e da dança, por meio das TIC nas aulas de EFE, possibilita inferir que os alunos participaram demonstrando interesse e autonomia nas aulas e apresentaram domínio no uso das tecnologias. Eles relataram no grupo focal que às TIC auxiliaram na compreensão dos conteúdos, tanto de atletismo como de dança. Afirmaram que não tinham tido aulas com o uso do videogame, celular e das redes sociais, consideraram importante inserir essas ferramentas na escola e sobretudo nas aulas de EFE. Conclui-se que as tecnologias podem ser aliadas na prática pedagógica do professor de EF. Todavia, não basta apenas utilizar essas ferramentas de um modo instrumental ou tradicional, são necessárias metodologias inovadoras em que docentes e discentes sejam construtores do conhecimento.
FEITOSA, G. S. COSTA; PORCINO, J. M. A. (2020).Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro.O Processo de Ensino-Aprendizagem na Educação Física Escolar: Um Olhar Sobre o Uso de Metodologias Ativas no Ensino InfantilA educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem. Essas questões constituem-se como meio ativo para desenvolver da criança.
LOPES, J. C.; AQUINO-FILHO, G. F. D.; AMARAL, L. H. (2019).Revista Atlante: Cuadernos de Educación y DesarrolloMetodologias Ativas na Educação Física – Propostas de Utilização no Processo de Ensino AprendizagemPercebe-se que o uso das metodologias ativas estimula o processo de ensino e aprendizagem críticos-reflexivos, no qual o discente participa e se compromete com o seu aprendizado, desta forma, o uso de jogos nos cursos do ensino propõem a elaboração de situações de ensino que promovem uma aproximação crítica do aluno com a realidade, reflexão e gerando curiosidade e conhecimento. Verificou-se que o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem pode ser desenvolvido dentro da educação física, com múltiplas formas de aplicação e benefícios altamente desejados na área da educação. Segue-se afirmando a importância dessas metodologias como potenciais ferramentas para os profissionais da educação em diferentes áreas do conhecimento que buscam romper com modelos de ensino tradicional e eliminar os efeitos colaterais deste.
BELMONT, R. S.; OSBORNE, R.; LEMOS, E. D. S. (2019).MotrivivênciaA sala de aula invertida na Educação Física escolarAcreditamos que a SAI, além de estratégia de ensino, pode ser utilizada por professores e alunos como estratégia e recurso de avaliação nas aulas de EFE. Contudo, a utilização das metodologias ativas de forma isolada não garante a aprendizagem conceitual. O professor, subsidiado por um referencial teórico que o auxilie em suas práticas pedagógicas, deve pensar a SAI considerando as fases do ensino, os elementos que influenciam no processo educativo e o papel da interação social na aprendizagem significativa do conteúdo. Estudos de intervenção ou pesquisa-ação que avaliem a eficiência da SAI, enquanto estratégia pedagógica nas aulas de EFE, devem ser realizados.
TAFFAREL, C. Z. (2016).Nuances: Estudos sobre educaçãoPedagogia Histórico-Crítica e Metodologia de Ensino Crítico-Superadora da Educação Física: Nexos e DeterminaçõesConsideramos que os fundamentos do marxismo enquanto filosofia, do Materialismo Histórico Dialético enquanto lógica e teoria do conhecimento, os preceitos veiculados pela Psicologia Histórico-Cultural e pela Pedagogia Histórico-Crítica se aliam a Metodologia do Ensino Crítico-Superadora da Educação Física e contribuem com as ações daqueles que lutam em defesa de uma escola pública de qualidade e para todos.
MARTINELLI, C. R. et al. (2006).Revista Mackenzie de Educação Física e EsporteEducação Física no Ensino Médio: Motivos que Levam as Alunas a não Gostarem de Participar das AulasOs que foram mais indicados, são as modalidades esportivas em forma de jogo, a falta de exercícios de fundamentos dessas modalidades e a falta de outras opções de atividades. Outro fator importante encontrado em nossa pesquisa é a falta de significação e de atribuição de importância atribuída para a Educação Física. Assim, é possível concluir que, se no Ensino Médio, os professores de Educação Física tivessem a preocupação de dialogar com os alunos, perguntando quais as atividades que eles gostariam de praticar durante as aulas ou apenas dessem a eles a opção de escolherem entre algumas atividades e fizessem uma discussão sobre os benefícios, significados e importância dessas atividades, o índice de desmotivação nas aulas seria reduzido, pois os alunos poderiam escolher alguma atividade que fosse de seu agrado, teria mais conhecimento e informação sobre ela e, por isso, teria prazer em participar.
OLIVEIRA, A. A. B. (1997).Revista da Educação Física/UEMMetodologias Emergentes No Ensino da Educação FísicaPode-se perceber a existência de outros olhos sobre a Educação Física Escolar. Os autores nos mostram, através de caminhos diferentes de referenciais teóricos, que o objetivo é muito similar em todas as propostas, ou seja, a de oferecer uma disciplina de Educação Física recheada de conteúdos significativos e de fundamental importância aos participantes. Os conteúdos e as ações metodológicas são interdependentes, necessitam-se mutuamente e exigem competência e responsabilidade de todos que se envolvem no processo ensino aprendizagem.
SHIGUNOV, V. (1997).Revista da Educação Física/UEMMetodologia e Estilos de Atuação dos Professores de Educação FísicaOs resultados parecem indicar que os professores foram preparados para serem instrutores e treinadores, exigir e comandar, e não para educar, dialogar, elogiar, entender e aceitar. O modelo de formação de professores está voltado, preferencialmente, para instruir, mandar e cobrar. Parece que faltam mais estudos, maiores detalhes, maior número de observações com controle de outras variáveis, para aprofundarem-se as conclusões sobre a atuação e formação dos professores de Educação Física.
Fonte: Elaborado pelo autor (2024).


A partir do quadro anterior pode-se verificar que a EFE no ensino médio é considerada pelos docentes como uma disciplina comprometida com o estudo das práticas corporais, com a cultura do movimento e com a reflexão crítica dos conteúdos abordados na sala de aula. Entretanto, evidenciou-se que as metodologias adotadas pelos professores nas aulas vão de encontro a essa concepção, uma vez que as abordagens utilizadas nas aulas de EFE nem sempre contemplam espaços de construção do conhecimento com sentidos e significado pelos estudantes (PINHEIRO; FURTADO, 2022).

Dessa forma, alguns autores apontam que as Metodologias Ativas podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem tornando-o mais atrativo e motivador para o aluno (QUIXABEIRA et al., 2021). Farias e Impolcetto (2021), constataram que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aliadas às Metodologias Ativas, como o uso do videogame, do celular e das redes sociais nas aulas de EFE, foram importantes ferramentas lúdicas para atrair a atenção dos estudantes. Belmont, Osborne e Lemos (2019), descrevem que o uso da Sala de Aula Invertida (SAI) pode ser uma estratégia de ensino e avaliação nas aulas de EFE.

Contudo, algumas pesquisas salientam que não basta simplesmente empregar as Metodologias Ativas de forma isolada nas aulas de EFE, precisa-se, antes de tudo, integrá-las aos conteúdos de forma participativa com os estudantes, ouvindo e considerando a opinião dos mesmos para a elaboração das propostas de atividades (FARIAS; IMPOLCETTO, 2021; LOPES, AQUINO-FILHO, AMARAL, 2019; MARTINELLI et al., 2006; OLIVEIRA, 1997).

Feitosa e Porcino (2020, p. 10), afirmam que:

A educação física escolar quando desenvolvida no seio da metodologia ativa, oferecem elementos estruturante de compreensão do corpo, cognição, afetivo, emocional, movimento, tamanho, altura e outros aspectos, que dão subsídios para o processo de aprendizagem.

Desse modo, evidencia-se a importância do uso das Metodologias Ativas como ferramentas promissoras a serem desenvolvidas dentro das aulas de EFE, agregando os seus benefícios ao processo de ensino e aprendizagem (LOPES, AQUINO-FILHO, AMARAL, 2019). Pode-se constatar, portanto, que o uso das “Metodologia do Ensino Crítico-Superadora da Educação Física contribui com as ações daqueles que lutam em defesa de uma escola pública de qualidade e para todos” (TAFFAREL, 2016, p. 20).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo revelou a pouca importância atribuída às abordagens pedagógicas inovadoras na área da educação que fujam do modelo tradicional e estejam relacionadas ao aprimoramento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem escolar. Em se tratando das aulas de Educação Física Escolar, constatou-se um déficit de pesquisas sobre o uso de Metodologias Ativas, as quais são consideradas pelos especialistas como importantes ferramentas de contribuição à cognição dos estudantes na educação básica.

Os estudos levantados nessa revisão mostraram o grande potencial das Metodologias Ativas na dinâmica de sala de aula de EFE no ensino médio. Dessa forma, conclui-se que são necessários maiores incentivos para promover o uso dessas abordagens com uma maior ênfase e que mais estudos devem ser propostos para melhor caracterizar os seus benefícios para aprendizagem dos estudantes.

REFERÊNCIAS

BELMONT, R. S.; OSBORNE, R.; LEMOS, E. dos S. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Revista Motrivivência, v. 31, n. 59, p. 01-18, jul.-set., 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 05 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2024.

FARIAS, A. N.; IMPOLCETTO, F. M. Utilização das TIC nas aulas de Educação Física escolar em unidades didáticas de atletismo e dança. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 43, 2021.

FEITOSA, G. S. C.; PORCINO, J. M. A. O processo de ensino-aprendizagem na educação física escolar: um olhar sobre o uso de metodologias ativas no ensino infantil. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2, n. 1, 2020.

LOPES, J. C.; AQUINO-FILHO, G. F.; AMARAL, L. H. Metodologias Ativas na Educação Física – propostas de utilização no processo de ensino aprendizagem. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, mayo, 2019.

MARTINELLI, C. R.; MERIDA, M.; RODRIGUES, G. M.; GRILLO, D. E.; SOUZA, J. X. Educação física no ensino médio: motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, p.: 13-19, 2006.

METZNER, A. C. Leis e Documentos que regem a Educação Física escolar brasileira: uma breve apresentação. Revista Hispeci & Lema On Line, ano III, n. 3, nov. 2012.

OLIVEIRA, A. A. B. de. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Revista da Educação Física/UEM, v. 8, n. 1, p.: 21-27, 1997.

PINHEIRO, Jonas Gomes; FURTADO, Renan Santos. Estratégias de professores do ensino médio da escola de aplicação da UFPA para o ensino da educação física. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE DA/NA AMAZÔNIA. 1., 2022, Macapá-Amapá. Anais […] Amapá: Núcleo de Eventos do Colegiado do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (NEve/CCEF/UNIFAP), 2022, 1-206.

QUIXABEIRA, A. P. S.; SILVA, A. R. A.; ARAÚJO, B. C.; SILVA, B. C.; ABREU, V. P. L.; BORGES, A. K. P.; FERREIRA, R. K. A. Metodologias ativas e o ensino de educação física: uma revisão da literatura. Revista Observatório, v. 7, n. 1, p. 1-14, jan.-mar., 2021.

SHIGUNOV, V. Metodologia e estilos de atuação dos professores de educação física. Revista da educação física/UEM, v. 8, n. 1, p.: 29-36, 1997.

TAFFAREL, C. Z. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da educação física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação, v. 27, n. 1, p.: 5-23, jan./abr. 2016.


¹Licenciado Pleno em Educação Física, Licenciado em Biologia/Química e pós-graduado em Docência com Ênfase na Educação Básica. Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos, Arcos – Minas Gerais, 2024.