O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL RUY ARAÚJO 

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202407310040


José Jorge Moreira de Alencar
José Amauri Siqueira da Silva
Suzana Gusmão Lima


RESUMO 

A presente proposta de pesquisa visa apresentar o emprego de metodologias ativas de ensino  voltadas ao ensino de matemática de modo tal que venha a propiciar aos alunos situações reais  e imaginárias que tenham uma interrelação direta com sua vivência cotidiana. Ressalta-se que  tais situações-problemas propostas estejam voltadas a experiência de vida do educando em  detrimento da aplicação prática dos conteúdos de Matemática apresentados em sala de aula e  uso deste em sua vida cotidiana prática. A proposta de trabalho foi desenvolvida nas turmas  01 e 03 dos 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ruy Araújo ao longo do ano  letivo de 2023 e esta foi aplicada adotando-se o modelo “Qualiquantitativo Projetivo”,  recorrendo ao uso das metodologias ativas nas aulas da disciplina de Matemática.” A  abordagem temática visou explorar o uso de recursos lúdicos e tecnológicos diversos tendo  como um dos principais objetivos foi de favorecer o desenvolvimento das habilidades e  competências do educando nas diversas áreas de saberes a qual foi adotada nas turmas de 9º ano primando pela qualidade instrucional embasando-se em orientações recomendadas pela  Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançando mão ainda das tecnologias disponíveis  e a interação destes com seu contexto de vida. Além disso, observou-se um maior interesse e  participação dos alunos durante aulas que fazem uso de metodologias ativas, demonstrando  também uma maior compreensão e domínio dos conteúdos apresentados em sala de aula.  

PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas, Matemática, Práticas de  Ensino, Construção, Conhecimentos, Protagonismo  

RESUMEN  

Esta propuesta de investigación tiene como objetivo presentar el uso de  metodologías didácticas activas dirigidas a la enseñanza de las matemáticas de tal  manera que proporcione a los estudiantes situaciones reales e imaginarias que  tienen una interrelación directa con su experiencia cotidiana. Es de destacar que  dichas situaciones problemáticas propuestas se centran en la experiencia de vida  del estudiante en detrimento de la aplicación práctica de los contenidos de  Matemáticas presentados en el aula y su utilización en su vida práctica diaria. La  propuesta de trabajo se desarrolló en las clases 01 y 03 del 9º año de Educación  Primaria de la Escola Estadual Ruy Araújo durante el año académico 2023 y se aplicó  adoptando el modelo “Proyectivo Cuali-Cuantitativo”, utilizando metodologías activas  en las clases de Matemáticas”. El enfoque temático tuvo como objetivo explorar el  uso de diversos recursos lúdicos y tecnológicos, siendo uno de los principales  objetivos incentivar el desarrollo de habilidades y competencias de los estudiantes  en diferentes áreas del conocimiento, el cual fue adoptado en las clases de 9no año,  enfocándose en la instrucción. calidad basada en las directrices recomendadas por la Base Curricular Común Nacional (BNCC), haciendo uso también de las  tecnologías disponibles y su interacción con su contexto de vida. Además, hubo un  mayor interés y participación de los estudiantes durante las clases que utilizan  metodologías activas, demostrando también una mayor comprensión y dominio de  los contenidos presentados en el aula.  

PALABRAS CLAVE: Metodologías Activas, Matemáticas, Prácticas Didácticas,  Construcción, Conocimiento, Protagonismo. 

1. INTRODUÇÃO  

O ensino da Matemática, tradicionalmente visto como uma disciplina  desafiadora, enfrenta altas taxas de defasagem de conteúdos, tanto nas séries  iniciais do Ensino Fundamental I quanto nas séries finais do Ensino Fundamental II.  Apesar desse desafio persistente, as últimas décadas mostraram que a aplicação de  metodologias ativas pode tornar o aprendizado mais acessível e dinâmico. Essas  metodologias combinam abordagens inovadoras e materiais lúdico-pedagógicos,  oferecendo uma nova perspectiva na apresentação e reapresentação dos conteúdos  de Matemática.  

O avanço do conhecimento humano sempre envolveu melhorias e adaptações  contínuas, e a Educação não é uma exceção. A adoção de metodologias ativas é  crucial para transformar a prática pedagógica, permitindo que os profissionais da  educação desenvolvam habilidades e competências dos alunos de forma mais  efetiva. Essa abordagem ajuda a tornar os alunos protagonistas em seu processo de  aprendizagem, promovendo um ambiente mais interativo e participativo e superando  as deficiências dos métodos tradicionais. 

1.1 PERGUNTA CENTRAL  

Como o uso de metodologias ativas podem auxiliar no ensino da matemática nas  séries do ensino fundamental II?  

1.2 OBJETIVO GERAL: 

Verificar como as metodologias ativas podem auxiliar no ensino da Matemática nas  turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Ruy Araújo.  

1.3 JUSTIFICATIVA 

A pesquisa justifica-se pela necessidade de melhorar a aplicação prática dos  conteúdos de Matemática e buscar metodologias que tornem o aprendizado mais  significativo e envolvente nas séries finais do Ensino Fundamental II. O estudo  argumenta que metodologias ativas podem transformar a prática pedagógica,  colocando o aluno no centro do processo, incentivando a participação ativa, a  colaboração, e o uso de recursos lúdicos e tecnológicos, em contraste com o modelo  tradicional. O objetivo é sanar deficiências de conteúdos e transformar a experiência  de aprendizado, tornando-a mais dinâmica e eficaz. 

1.4 CONSEQUÊNCIAS DA INVESTIGAÇÃO  

Este estudo abordou a defasagem nos conteúdos de Matemática entre alunos  do 9º ano, reapresentando-os sob uma nova perspectiva com uma metodologia ativa  específica. A aplicação desta metodologia visa despertar o interesse dos alunos nas  atividades propostas, auxiliando na compreensão, revisitação e apropriação dos  conteúdos trabalhados em séries anteriores. 

O objetivo foi criar condições que favorecessem o desenvolvimento das  habilidades e competências dos alunos, tornando-os membros ativos, criativos e  participativos na construção do conhecimento matemático. Espera-se que os alunos  adquiram um novo olhar sobre a Matemática, aplicando os conhecimentos em  situações reais e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático e o senso crítico construtivo. 

2. METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO 

2.1 O QUE É UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO?  

As metodologias ativas de ensino colocam os alunos como protagonistas do  próprio aprendizado, utilizando estratégias interdisciplinares para desenvolver  habilidades e competências, integrando teoria e prática. Especialmente no ensino de  Matemática pós-pandemia, intervenções como Gamificação e Aprendizado em  Pares são essenciais para superar deficiências educacionais. A BNCC enfatiza o  letramento matemático, que vai além das fórmulas e inclui a aplicação prática da  matemática. Essas metodologias promovem uma educação dinâmica e significativa,  engajando os alunos e adaptando-se à sua realidade com recursos tecnológicos e  práticas inovadoras.

2.2 DIFERENÇA: METODOLOGÍAS ATIVAS E METODOLOGIAS TRADICIONAIS  

2.2.1 DE ENSINO  

Para a construção e reapropriação dos conhecimentos matemáticos, é  essencial promover métodos de ensino eficazes e interativos. As metodologias ativas  e o uso de tecnologias modernas são fundamentais para estimular o aprendizado  dinâmico e a autonomia dos alunos. A BNCC reforça a importância de um ensino que  promova pensamento crítico e integração multidisciplinar. A criação de ambientes de  aprendizagem que favoreçam a interação e reflexão é crucial para um aprendizado  significativo e adaptativo. 

2.3 IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS OU CONSTRUTOS  

No ensino de Matemática, a falta de base, agravada pela pandemia, impactou  negativamente o aprendizado dos conteúdos. A ausência de acompanhamento  presencial durante a pandemia, apesar das medidas paliativas, resultou em  dificuldades de assimilação dos conteúdos transmitidos remotamente. Para enfrentar  esses desafios, foram realizadas sondagens e adotadas Metodologias Ativas de  Ensino na Escola Estadual Ruy Araújo, que ajudaram a mitigar as deficiências e  melhorar o aprendizado dos alunos do 9º ano. Essas metodologias também  permitiram uma revisão das práticas pedagógicas dos professores. 

3. METODOLOGIA 

Para seu estudo na E.E. Ruy Araújo durante o ano letivo de 2023, foram  realizadas consultas bibliográficas abrangendo aplicações matemáticas  interdisciplinares. A pesquisa adotou uma abordagem qualis-quantitativa projetiva,  combinando métodos objetivos, descritivos e projetivos para analisar o ensino de  Matemática e mitigar lacunas de aprendizado. Foram utilizados questionários  fechados para obter dados concretos. A pesquisa também se fundamentou na Teoria  Operacional Formal de Piaget, considerando o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático a partir dos 11 anos. Além disso, foram implementadas Metodologias  Ativas como Gamificação e Aprendizado em Pares, alinhadas à visão de Dewey  sobre educação como reconstrução das experiências vividas.

3.1 GAMIFICATION/GAMIFICAÇÃO APLICADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

3.1.2 O QUE É GAMIFICAÇÃO?  

A Gamificação, tradução do termo em inglês Gamification, refere-se à  adaptação de elementos de jogos para atividades não lúdicas, transformando-as  em versões pedagógico-lúdicas. Essa metodologia ativa utiliza conceitos de jogos  para enriquecer atividades educacionais, mantendo-se dentro do contexto  disciplinar, como no caso da pesquisa focada em Matemática e suas aplicações.  Gamificação na educação envolve a utilização criativa e adaptativa de  características de jogos existentes para resolver problemas e engajar os alunos de  maneira efetiva. 

3.1.3 TIPOS DE GAMIFICAÇÃO  

A gamificação aplica a lógica dos jogos em diversos contextos, oferecendo  benefícios específicos: no treinamento corporativo, torna os treinamentos mais  dinâmicos e atrativos; no onboarding, facilita a integração de novos funcionários; na  educação, aumenta a concentração e interesse dos alunos; no marketing, fortalece  o relacionamento entre marcas e consumidores; na saúde, ajuda pacientes a  seguirem tratamentos e adotarem hábitos saudáveis; e no engajamento social,  incentiva a participação da sociedade em ações políticas e sociais. 

3.1.4 APLICANDO A GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A gamificação como metodologia ativa de ensino na Matemática apresenta  diversos pontos positivos: engaja os alunos através de competição e desafios,  tornando o conteúdo mais interessante; integra teoria e prática, facilitando a  aprendizagem significativa; revisa e reforça conteúdos de maneira atraente;  desenvolve habilidades como raciocínio lógico e trabalho em equipe; personaliza a  aprendizagem conforme as necessidades individuais; e motiva os alunos, tornando  o aprendizado mais prazeroso. Assim, a gamificação torna o ensino da Matemática  mais dinâmico e eficaz, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. 

3.1.5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

A metodologia ativa de gamificação tem ganhado destaque nas escolas como  uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o comprometimento dos alunos.  Além de facilitar a assimilação do conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo, a gamificação também desperta maior interesse nas aulas. Isso ocorre  porque os jogos adaptados são capazes de engajar os alunos, tirando-os da rotina  escolar diária e incentivando-os a participar ativamente das atividades. 

Portanto, ao integrar a gamificação na educação, as escolas não apenas  enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, mas também preparam os alunos  para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais com maior autonomia e motivação.  

4. JOGOS LÚDICOS OU JOGOS PEDAGÓGICOS  

Ao longo da história educacional, brincadeiras e jogos desempenharam  papéis significativos como recursos recreativos e facilitadores das relações entre os  alunos. No entanto, é crucial distinguir entre jogos recreativos e jogos lúdico pedagógicos gamificados, apesar das semelhanças em seus princípios e modelos adotados nas escolas. 

4.1 JOGOS LÚDICOS  

O jogo lúdico é predominantemente voltado para o entretenimento e  recreação, comumente encontrado em lojas físicas e virtuais. Nas escolas, esses  recursos são frequentemente utilizados para proporcionar momentos de lazer,  socialização e distração. 

4.1.1 JOGOS LÚDICO-PEDAGÓGICOS  

Um jogo lúdico-pedagógico é educativo e vai além do entretenimento,  abordando temas específicos no ensino-aprendizagem. Esses jogos facilitam a  fixação de conteúdos de forma prazerosa e promovem criatividade, interação,  comunicação, cooperação e tomada de decisão, mantendo os alunos motivados. O  professor atua como mediador, conduzindo as atividades conforme objetivos  pedagógicos. A gamificação está em fase inicial de desenvolvimento na educação,  abrangendo Matemática e outras disciplinas. 

5. PEER LEARNING OU APRENDIZADO EM PARES  

Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, muitas instituições de ensino  ainda utilizam métodos tradicionais que não promovem a verdadeira aprendizagem,  conforme aponta Eric Mazur. No Brasil, as escolas tentam se ajustar às  necessidades da sociedade e do mercado de trabalho, adotando instrumentos pedagógicos eficazes e criando ambientes propícios para uma educação de  qualidade. Isso requer que os professores identifiquem e abordem deficiências  educacionais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96)  reforça que a educação deve se vincular ao mundo do trabalho e à prática social,  visando ao desenvolvimento pleno do educando, preparando-o para a cidadania e  qualificando-o para o trabalho. 

6. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO PEER LEARNING/APRENDIZADO EM PARES PARA A APRENDIZAGEM

6.1 Desperta o engajamento e o comprometimento do aluno

À medida que os alunos respondem às questões propostas e resolvem  situações-problema, o aumento do nível de acerto gera curiosidade e confiança nos  participantes. Essa dinâmica permite que o professor gradualmente aumente a  dificuldade das questões, promovendo a evolução do processo de ensino aprendizagem. 

Com o aumento da dificuldade, a interação e participação dos alunos também  crescem, resultando em uma percepção clara de progresso no conhecimento,  mesmo que incrementais, mas sólido e consistente. 

6.1.2 Agrega o uso de tecnologia  

A Peer Instruction também permite a integração de recursos tecnológicos na  sala de aula, como smartphones, iPads e tablets. Essas NTICs, quando bem  utilizadas, são valiosos recursos didáticos que enriquecem e facilitam o processo de  ensino e aprendizagem. 

7. DESENHO DA INVESTIGAÇÃO  

A pesquisa envolveu um levantamento dos descritores críticos de Matemática  com base em simulados, traçando o perfil das turmas para identificar o domínio dos  conteúdos necessários para 2023. Um teste de sondagem foi aplicado e permitiu  traçar uma linha de ação para cada turma, abordando déficits nos tópicos e nivelando  conteúdos críticos. No final, um novo teste de sondagem foi aplicado para verificar a  retenção e a assimilação dos conteúdos das séries anteriores e atuais.

7.1 Tipo de investigação  

A proposta de trabalho foi desenvolvida nas turmas 01 e 03 dos 9º anos da  Escola Estadual Ruy Araújo em 2023, usando o modelo “Qualis-Quantitativo” e  metodologias ativas em Matemática. A pesquisa incluiu atividades de sondagem  avaliativas em setembro e novembro para comparar o desempenho entre turmas  que usaram metodologias ativas e uma que não usou. O objetivo foi utilizar recursos  lúdicos e tecnológicos para desenvolver habilidades dos alunos e relacionar  situações reais ou hipotéticas, seguindo as orientações da BNCC e reforçando  conhecimentos das séries anteriores. 

8. NÍVEL DE CONHECIMENTO ESPERADO  

Os resultados desta pesquisa serviram como modelo e inspiração para que  os educadores reconsiderassem suas dinâmicas pedagógicas e buscassem uma  renovação nas práticas de ensino e aprendizagem da matemática. 

8.1 POPULAÇÃO E AMOSTRA  

O projeto foi implementado na Escola Estadual Ruy Araújo, em Manaus, nas  turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II, na disciplina de Matemática. Sob a  direção da professora Ticiana Boh da Costa desde janeiro de 2023, a escola atende  812 alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, com 57 professores distribuídos entre  os turnos diurno e vespertino. O projeto foi desenvolvido no turno vespertino, que  conta com 28 professores, incluindo 4 de Matemática. A estrutura da escola inclui um  prédio de dois andares com diversas instalações. A pesquisa envolveu 98 alunos do  9º ano, com idades entre 13 e 15 anos, sendo 55 do sexo feminino e 43 do sexo  masculino. 

 8.2 AMOSTRA – QUADRO

 FONTE: José Jorge Moreira de Alencar 

8.3 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS  

A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa projetiva para analisar  participação, percepção e aprendizagem dos alunos, utilizando testes de retenção  com notas de 0 a 10, questionários fechados e testes de múltipla escolha. Materiais  concretos e recursos variados foram empregados, seguindo a ideia de Moran (2012)  sobre uma educação dinâmica e o modelo híbrido de Moran e Bacich (2015). O  projeto visou melhorar o engajamento em Matemática através de Metodologias  Ativas, como Gamificação e Aprendizagem em Duplas, com jogos adaptados e  atividades diversificadas na escola, promovendo a assimilação de conteúdos e o  trabalho em equipe. 

8.4 PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Os procedimentos para coleta de dados incluíram: a aplicação de um teste  diagnóstico para avaliar o domínio de conteúdos anteriores de Matemática;  realização de Testes de Sondagem Inicial e Final em formato avaliativo; aplicação de  um questionário fechado sobre conhecimentos prévios em Metodologias Ativas de  Ensino; e levantamento estatístico dos tópicos mínimos exigidos para o 9º ano do  Ensino Fundamental II. Os resultados foram representados graficamente para guiar  a escolha dos métodos e metodologias mais eficazes para abordar as deficiências  identificadas. 

9. MARCO ANALÍTICO  

9.1 ANÁLISES DE DADOS  

 Após a coleta de dados, a análise foi feita com enfoque quali-quantitativo projetivo. Os dados dos testes objetivos foram organizados em gráficos e  interpretados para definir ações de intervenção, se necessário. A análise envolveu o  estudo de gráficos, quadros e tabelas para verificar se as metodologias atingiram os  objetivos e estimularam o interesse dos alunos em Matemática. As informações  estatísticas ajudaram a corrigir deficiências e orientar futuras propostas de ensino  para as turmas do 6º ao 9º ano, com base nos resultados do Teste Diagnóstico 01  aplicado em 01/09/2023. 

 GRÁFICO – TESTE DIAGNÓSTICO INICIAL

Resultados da coleta de dados iniciais – Turmas do 9º ano 01, 02 e 03 da E.E. Ruy  Araújo Total de alunos participantes da pesquisa: 98 alunos  

9.2 METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO – QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM 01  

Questão 01 – Você sabe o que são Metodologias Ativas de Ensino?

Questão 02 – Em seus estudos, quais são os canais de ensino que seus professores  utilizam nos estudos a distância (EAD)?

Questão 03 – Em relação às aulas da disciplina de Matemática, observe as  Metodologias Ativas de Ensino:  

A análise da sondagem inicial revelou: 

Conhecimento das Metodologias Ativas: A maioria dos alunos não conhecia as  Metodologias Ativas de Ensino; apenas alguns, que vieram de escolas privadas,  tinham experiência com essas metodologias. 

Comunicação com Professores: Muitos professores usavam o WhatsApp para  comunicação e estudos complementares com as turmas. 

Uso das Metodologias: Após entenderem o conceito, os alunos perceberam que  muitos de seus professores utilizavam metodologias ativas como ferramentas  didáticas. 

Os resultados do questionário de sondagem 02, aplicado de 04 a 06 de  dezembro, foram coletados para análise subsequente. 

9.3 METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO – QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM 02

Resultados da coleta de dados finais – Turmas do 9º ano 01, 02 e 03 da E.E. Ruy  Araújo; Total de alunos participantes da pesquisa: 98; Aplicado em: 29 de novembro  de 2023. 

Questão 01 – As Metodologias Ativas de Ensino foram úteis nas aulas de Matemática?

Questão 02 – Ao longo do ano letivo de 2023, em relação a utilização das  Metodologias Ativas de Ensino Gamificação e Aprendizagem em Pares, nos estudos  o seu grau de satisfação é:

Questão 03 – Com a utilização das Metodologias Ativas Gamificação e  Aprendizagem em Pares nas aulas de Matemática, como você classificaria hoje seu  conhecimento em relação aos conteúdos estudados:

Com base na aplicação do Teste Diagnóstico, realizado em 01 de setembro  de 2023 nas turmas de 9º ano da Escola Estadual Ruy Araújo, observou-se que o  uso das Metodologias Ativas, como Peer Learning e Gamificação, trouxe resultados  significativos na aprendizagem. 

Os dados do questionário de sondagem 02, aplicado de 04 a 06 de dezembro  de 2023, confirmaram que essas metodologias auxiliaram na colaboração e na  aprendizagem matemática, como mostrado nos quadros e gráficos seguintes. 

GRÁFICO – TESTE DIAGNÓSTICO FINAL

10. CONCLUSÃO

Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de questionários fechados às  turmas do 9º ano da E.E. Ruy Araújo revelou a eficácia das metodologias ativas,  como Aprendizado em Pares e Gamificação, no ensino da Matemática. Com a  participação de 98 alunos, observou-se uma melhoria significativa na apropriação  dos conteúdos matemáticos e um aumento no rendimento acadêmico das turmas. 

Os gráficos e dados coletados demonstraram que as metodologias ativas não  só facilitaram a compreensão dos conteúdos, mas também melhoraram o  desempenho dos alunos nas avaliações. A utilização dessas abordagens  metodológicas contribuiu para um aprendizado mais efetivo, além de estimular o  interesse, a criatividade e o comprometimento dos alunos com a disciplina. 

Além disso, o projeto destacou a necessidade de atualização das práticas  pedagógicas para se adaptar às mudanças da era digital. O uso das metodologias  ativas permitiu uma abordagem mais dinâmica e envolvente, tornando as atividades  de Matemática mais prazerosas e produtivas. 

Em suma, as metodologias ativas provaram ser ferramentas valiosas no  ensino da Matemática, facilitando a compreensão dos conteúdos e contribuindo para  um ambiente de aprendizado mais interativo e eficiente. A experiência reforça a  importância de continuar explorando e implementando novas metodologias para  promover uma educação mais eficaz e adaptada às necessidades atuais dos alunos. 

REFERÊNCIAS 

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BACICH, LILIAN; MORAN, JOSÉ. Metodologias Ativas Para Uma  Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-PráticA. Porto Alegre: PENSO  EDITORA LTDA – São Paulo – SP – 2018 

BACICH, L.; MORAN, J. M. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação  inovadora: uma abordagem teórico-prática (Recurso eletrônico). Porto Alegre:  Penso, 2017 

BACICH, Lilian e HOLANDA, Leandro; Práticas na Escola; MORAN (2018);  Metodologias ativas para uma educação inovadora. 

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação  inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: PENSO EDITORA LTDA  – São Paulo – SP – 2018 BRASIL. 

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BUNGE, Mario. Epistemologia: Edusp, S. Paulo, 1980. 

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Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei no 9.394/1996 – Lei no  4.024/1961. 1. Educação, legislação, Brasil. 

Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática [recurso eletrônico] /Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto  Alegre:  

MORAN, J. M. Metodologias Ativas e Modelos Híbridos na Educação. In:  

YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões  sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23- 35 

MORAN, J. M. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. 2015. In:  SOUZA, 9 

SARAIVA, Hellem Torres, GALVÃO, Estepheson de Sousa Lima, MORAIS, Márcio  Aurélio Carvalho – GAMEFICAÇÃO E APRENDIZAGEM – Passo a Passo para o  desenvolvimento de projetos de ensino – Parnaíba – PI – 2021, Instituto Federal  do Piauí – Programa de Pós

VASCONCELLOS, C. dos. S. Planejamento: projeto de ensino e aprendizagem  e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004.