O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: OS IMPACTOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE – MT

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10248241011


Sérgio Aparecido Dos Santos Vieira
        Orientador (a): Prof. (a) Dr. (a) Daniela Cristina Lopes de Abreu


RESUMO

Este artigo científico tem como objetivo analisar os impactos do uso da tecnologia na forma de recurso pedagógico e sua utilização eficaz e inclusiva na educação. Para isso, além da revisão bibliográfica que apresentou ferramentas do ambiente E-learning, foi realizado um estudo qualitativo com a participação de professores e alunos de uma escola de Ensino Fundamental no município de Lucas do Rio Verde-MT. Os resultados revelaram que a utilização da tecnologia na avaliação dos alunos tem proporcionado benefícios significativos. Através de plataformas adaptativas, é possível identificar as necessidades específicas de cada aluno e oferecer intervenções personalizadas, o que potencializa o processo de aprendizagem. Além disso, a tecnologia também tem impactado na motivação dos alunos, e também pode ser utilizada de forma eficaz e inclusiva na educação. A pesquisa também demonstrou que existem desafios e limitações com a integração da tecnologia na educação. A falta de acesso equitativo à tecnologia, principalmente para alunos da escola em questão, é um fator preocupante que pode ampliar as desigualdades educacionais. Somando a isso, é necessário estabelecer uma conexão entre o uso da tecnologia e mediação do professor no processo de ensino. Portanto, esse trabalho evidenciou que os impactos do uso da tecnologia na educação são positivos, além de ser uma tendência, entretanto é necessário investir na capacitação dos educadores, garantir o acesso equitativo à tecnologia e desenvolver políticas educacionais que promovam a integração adequada da tecnologia nas práticas pedagógicas, visando uma educação mais inclusiva e de qualidade. A tecnologia tem o potencial de transformar a educação, mas é necessário superar desafios e buscar soluções para aproveitar plenamente seus benefícios.

Palavras-chave: Impactos. Tecnologia. Ambientes E-learning. Educação.

ABSTRACT

This scientific article aims to analyze the impacts of using technology as a pedagogical resource and its effective and inclusive use in education. To this end, in addition to a literature review that presented tools from the E-learning environment, a qualitative study was carried out with the participation of teachers and students from an elementary school in the municipality of Lucas do Rio Verde-MT. The results revealed that the use of technology in student assessment has provided significant benefits. Through adaptive platforms, it is possible to identify the specific needs of each student and offer personalized interventions, which enhances the learning process. In addition, technology has also had an impact on student motivation, and can also be used effectively and inclusively in education. The research also showed that there are challenges and limitations with integrating technology into education. The lack of equal access to technology, especially for students at the school in question, is a worrying factor that can widen educational inequalities. In addition, it is necessary to establish a connection between the use of technology and teacher mediation in the teaching process. Therefore, this work has shown that the impacts of the use of technology in education are positive, as well as being a trend, but it is necessary to invest in training educators, guaranteeing equitable access to technology and developing po.

Keywords: Impacts. Technology. E-learning Environments. Education.

1.       Introdução

Nos últimos anos, tem-se presenciado um rápido avanço tecnológico que tem revolucionado diversos setores da sociedade. Um dos campos que tem sido profundamente afetado por essas mudanças é a área da educação, pois durante o período pandêmico e pós pandêmico houve grandes investimentos em tecnologia para atender as necessidades do momento, uma vez que, os alunos tinham que manter a sua rotina de estudo, mesmo que afastados da escola, devido ao período de isolamento social. 

Desse modo, as escolas públicas foram obrigadas a mudar a sua rotina escolar e utilizar as TICs, na sua proposta pedagógica, visando contemplar as necessidades do momento. Após esse período da Covid19, a rotina escolar voltou a normalidade, entretanto o uso da tecnologia nas escolas veio para ficar, principalmente nas públicas, que tem se tornado cada vez mais comum, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e transformando a maneira como os alunos acessam e assimilam o conhecimento. 

Em contrapartida, para que se tenha uma educação relevante é preciso se adaptar para acompanhar as mudanças. Isso significa que os professores e estudantes precisam conhecer a se apropriar das tecnologias para usar plataformas digitais, aplicativos e outras ferramentas de tecnologia. Além disso, a educação precisa se tornar mais prática e interativa, permitindo aos estudantes aprender através da experiência e da colaboração. Quanto a utilização da tecnologia, essa deve promover a construção de conhecimento, criar desafios e possibilidades para que os educandos possam interagir com a mesma de forma eficiente. Uma vez que, no senso comum dos muitos sujeitos, ter um notebook conectado a um projetor pode significar a utilização da tecnologia no processo educativo. 

Nesse contexto, segundo Silva (2010) a tecnologia na educação somente apresenta sentido quando tem uma proposta voltada para a formação, visto que, a tecnologia não deve convir somente como suporte aos conteúdos ministrados, mas sim com um recurso o alcance um objetivo, pois apenas terá sentido quando se destina a favorecer a aprendizagem do aluno contextualizada a o mundo que o cerca. 

Nesta linha, Freitas (2013) adverte que, a simples inserção das tecnologias digitais nos processos em sala de aula como ferramentas de apoio ao professor nas suas práticas pedagógicas não é suficiente: é preciso que, ao mesmo tempo em que o professor se sirva dessas ferramentas, saiba como proporcionar ao aluno o suporte da tecnologia para sua formação.

Para tanto, é necessário que os educadores aprimorem suas práticas pedagógicas para atender às necessidades dos alunos. Isso inclui desenvolver conteúdos e atividades que sejam dinâmicos e significativos. É importante que os professores sejam capazes de criar experiências de aprendizagem novas e modernas, utilizando recursos digitais.

Conforme preconiza Freire (1996), a integração da tecnologia na educação apresenta a oportunidade de tornar o acesso ao conhecimento mais acessível, fomentando uma educação que seja mais inclusiva e equitativa. Assim, a inserção da tecnologia na rotina da escola é urgente, pois o entorno da escola já vivencia a utilização das ferramentas tecnologias no cotidiano, seja nas relações sociais, comerciais e na busca de informações. Logo, o acesso e a democratização devem passar pela escola, pois além de proporcionar a construção do conhecimento, a escola desenvolve a criticidade referente a utilização desses recursos. 

Tendo o objeto de pesquisa, neste caso a escola, o norte do trabalho deu-se por meio coleta de dados, através de questionários que foram aplicado junto aos sujeitos envolvidos neste processo: os profissionais da educação da escola responsáveis pelos alunos dos 4º e 5º anos  e os alunos dessas respectivas turmas, assim, o principal objetivo deste trabalho foi verificar como ocorreu a implementação das tecnologia como prática pedagógica, e os seus impactos na promoção e qualidade  processo de ensino aprendizagem .

Ao investigar os impactos da tecnologia na escola pública em questão, este estudo contribuiu para um melhor entendimento do papel da tecnologia no processo de ensino e

aprendizagem, além de evidenciar a importância de uma abordagem equitativa na implementação desses recursos, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de acesso às vantagens proporcionadas pela tecnologia. 

No decorrer deste artigo, serão apresentados resultados de pesquisas e estudos científicos que abordam o tema, além de reflexões sobre as perspectivas futuras e possíveis soluções para os desafios encontrados na integração da tecnologia nas escolas públicas. Esperase que a leitura deste artigo possa contribuir para o avanço das discussões e aprimoramento das práticas educacionais, proporcionando base para a implementação eficaz e inclusiva da tecnologia na educação pública.

2.       Metodologia  

Em virtude do advento da Covid-19, ficou evidenciado avanços significativos da utilização da tecnologia no processo educativo, neste período que permeou por aproximadamente dois anos, as aulas passaram de ser ministradas no formato online, híbrido ou até televisionadas, em algumas regiões do país durante a ocasião de isolamento que visava conter a disseminação do vírus. Neste processo, a utilização das TICs-Tecnologias da Informação e da Comunicação, foram fundamentais na intermediação das atividades pedagógicas entre a escola, professores e alunos.

Sobretudo, após o período pandêmico a qual foram utilizadas ferramentas como google meet, classroom, formulários, produção e edição de vídeos e podcast, surgiram discussões em torno dessa temática em relação aos impactos significativos da utilização desses recursos em sala de aula. Além disso, surgem a cada ano aplicativos e metodologias que facilitam e promovem uma educação interativa conectada com a realidade global.    

Em uma primeira análise, a proposta metodológica deste trabalho de pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, acerca de autores contemporâneos que abordam a temática do uso da tecnologia como método de eficácia e seus impactos no processo ensino aprendizagem.  Nesta linha, além da revisão bibliográfica, este artigo buscou comprovar os impactos do uso da tecnologia na educação em um contexto local, em específico uma escola da rede municipal situada no Município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. 

A seleção dos materiais para a revisão bibliográfica foi realizada com base em critérios específicos, incluindo a relevância, atualidade e a reputação dos autores. Além disso, foram levados em consideração estudos que apresentaram evidências empíricas, como entrevistas, questionários e observações, no contexto da unidade escolar, a qual foram obtidos resultados concretos sobre os impactos da tecnologia na instituição de ensino. 

Ao longo da revisão bibliográfica, foram identificados temas recorrentes e lacunas de conhecimento na literatura existente. Essas informações serviram como base para a discussão e análise dos resultados, com o objetivo de fornecer insights e informações relevantes sobre os impactos do uso da tecnologia na educação na escola em questão.

O presente trabalho de pesquisa, buscou analisar os impactos do uso da tecnologia em uma escola pública da rede municipal localizada na cidade de Lucas do Rio Verde-MT, que atende uma clientela de alunos dos anos iniciais (1º e 5º anos), e possui aproximadamente 800 alunos nos dois turnos de atendimento. A referida escola está localizada no centro de um conjunto habitacional, no bairro Jardim Cerrado no município de Lucas do Rio Verde-MT.

Essa escola até o ano de 2021 pertencia a rede estadual de educação, já em 2022, em comum acordo entre as partes, foi repassada para a administração municipal que carecia de um espaço para atendimento dos alunos do bairro. Logo após o acordo de cedência, os professores da rede estadual foram atribuídos em outras escolas sob a gestão do estado, por fim a gestão municipal assumiu a responsabilidade por toda estrutura física do prédio, mobiliário, acervo da biblioteca e equipamentos em geral, em relação ao corpo docente, uma pequena parcela de afetivos foram removidos de outras unidades e assumiram sua cadeira nesta nova escola, já as vagas excedentes foram disponibilizadas para contratos temporários. 

Ressalta-se que a comunidade escolar em respeito Lei Municipal nº 3.253, de 07 de outubro de 2021, que contempla a Gestão Democrática e a autonomia das escolas, realizou todas assembleias ordinárias e extraordinária com representantes da comunidade escolar, C.D.C.E/Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, juntamente com representantes de ambas as esferas governamentais e em comum acordo formalizaram a transferência de gestão da unidade entre estado e município. 

Assim, em virtude da troca de gestão da unidade, e o fato pós pandêmico, essa escola recebeu investimentos em tecnologia, portanto, esse trabalho levou em consideração aspectos como o acesso dos estudantes a dispositivos tecnológicos, a qualidade das ferramentas disponíveis e as mudanças pedagógicas necessárias para a efetiva incorporação dessa tecnologia em sala de aula. Pretendeu-se também avaliar os efeitos dessa adoção tecnológica tanto para os alunos quanto para os professores, enfatizando os desafios enfrentados e as vantagens proporcionadas.

De acordo com Creswell (2014), a revisão bibliográfica é um instrumento útil e importante na pesquisa científica, pois permite conhecer e compreender o que já foi estudado e publicado sobre determinado tema. Neste estudo, foram revisados artigos científicos, livros e pesquisas acadêmicas que abordam os impactos do uso da tecnologia na educação na escola pública. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados com os alunos e professores da unidade de ensino. Os dois questionários buscaram coletar informações sobre a relação dos alunos e professores com a tecnologia no ambiente educacional. 

O questionário discente visou entender a frequência com que os alunos utilizam dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets e smartphones, durante as aulas. Com respostas objetivas, os alunos puderam indicar se usam esses dispositivos diariamente, algumas vezes por semana, uma vez por semana ou se raramente ou nunca os utilizam. Dessa forma, foi possível avaliar como a tecnologia está inserida na rotina educacional dos alunos.

As indagações consistem também na investigação das atividades que os alunos realizam com a ajuda da tecnologia durante as aulas. As opções de respostas incluíram pesquisas, jogos educativos, criação de apresentações, entre outras atividades. Com isso, foi possível identificar quais são os usos mais comuns da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

Essa enquete aplicada aos alunos, também buscou entender como a tecnologia impacta o processo de aprendizagem dos alunos. Ao questionar sobre a facilidade e os benefícios proporcionados pela tecnologia, foi possível identificar os pontos positivos da sua utilização. Além disso, a pergunta sobre dificuldades em utilizar recursos tecnológicos durante as aulas permitiu identificar eventuais obstáculos que os alunos enfrentam nesse contexto.

Além disso, o questionário abordou a relação entre tecnologia e motivação para aprender. Perguntas sobre a influência da tecnologia na motivação dos alunos e a importância de habilidades tecnológicas para o futuro evidenciam a percepção dos alunos sobre os impactos positivos que a tecnologia pode ter no processo de ensino-aprendizagem.

Em resumo, o questionário aplicado aos alunos visou coletar informações sobre a frequência de uso da tecnologia durante as aulas, as atividades desenvolvidas com sua ajuda, as facilidades e dificuldades encontradas, os benefícios percebidos, além da relação da tecnologia com a motivação para aprender e as habilidades tecnológicas consideradas importantes para o futuro dos alunos. Essas respostas forneceram insights sobre como a tecnologia está inserida no contexto educacional e como ela pode ser explorada de forma mais eficiente e significativa.

O questionário docente teve como objetivo evidenciar a relação dos docentes com a tecnologia na educação, focando em diferentes aspectos como: buscar compreender o nível de acesso dos alunos da escola a dispositivos tecnológicos; identificar os principais benefícios percebidos pelos docentes quanto ao uso da tecnologia na sala de aula; abordar as principais dificuldades encontradas ao incorporar a tecnologia no ensino regular dos conteúdos curriculares; compreender como a tecnologia auxilia no engajamento e motivação dos alunos; abordar a influência da tecnologia na relação professor-aluno na sala de aula; identificar as ferramentas tecnológicas mais utilizadas em suas aulas e de que forma elas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem; identificar as estratégias utilizadas pelos docentes para garantir a igualdade de acesso à tecnologia entre os alunos; aborda o impacto da tecnologia na forma de avaliação dos alunos; identificar as habilidades tecnológicas consideradas importantes para os professores que desejam incorporar a tecnologia na educação. Por fim, aborda como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficaz e inclusiva na educação, na visão dos docentes.

De acordo com a classificação proposta por Gil (1996, p. 42), a presente pesquisa pode ser considerada exploratória, pois busca “obter maior conhecimento sobre o problema investigado por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas com profissionais experientes, com o intuito de tornar o problema mais claro ou desenvolver hipóteses”.

Conforme a classificação proposta por Lakatos e Marconi (1996, p. 183), pode-se classificar este estudo como uma pesquisa de campo em termos de abordagem, uma vez que tem como objetivo coletar informações sobre o problema estudado através de fatos e fenômenos, registrando variáveis relevantes para análise. Além disso, possui caráter exploratório, conforme mencionado anteriormente.

Dessa forma, a abordagem metodológica adotada neste trabalho de pesquisa cientifica, buscou explorar e sintetizar estudos e pesquisas sobre os impactos da tecnologia na educação na escola pública, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada desse fenômeno. 

3. Tecnologia na Educação

A abrangência da tecnologia no contexto educacional, principalmente na educação básica, é um elemento importante na contemporaneidade, pois está presente na maioria dos países emergentes, tanto nas relações comerciais, quanto na comunicação de forma global. Além disso, as próprias crianças de alguma forma já se depararam, ou tiveram contato com alguma ferramenta tecnológica.  Por sua vez, a tecnologia tem se apresentado como uma importante ferramenta no cotidiano das escolas, mesmo que seja, em casos da utilização de um simples computador conectado à internet. 

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU (2019), a tecnologia é uma poderosa ferramenta para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos países emergentes, promovendo a inclusão digital, o empoderamento das comunidades locais e a criação de oportunidades econômicas. Ela também reconhece a importância de investir em infraestrutura tecnológica e na capacitação das pessoas, visando a redução das desigualdades e a promoção de sociedades mais conectadas e prósperas. 

As ferramentas tecnológicas existem, e fazem parte do dia a dia das pessoas. Na verdade, as crianças aprendem algumas áreas básicas da formação humana com dispositivos eletrônicos, e já utilizam esse meio para a comunicação ou mesmo no campo da ludicidade, por outro, cabe a escola usar esse meio, para aproximar-se do contexto do processo ensino aprendizagem, com o uso dessas ferramentas. A inserção do computador conectado em rede/internet nas escolas tem auxiliado muito o trabalho dos professores, pois proporciona um modelo educacional orientado em um mundo globalizado que permite a busca de novos instrumentos educacionais que contribuam para o processo do letramento e alfabetização. Como exemplo, softwares educacionais são apresentados de forma lúdica para envolver a atenção das crianças e, assim, melhorar seus processos cognitivos e psicomotores (Bossa, 2000).

De acordo com Kenski (2007), os recursos tecnológicos devem ser citados como elementos importantes que auxiliam os educadores dentro da sala de aula, tais como datashow, notebooks, slides, entre outros. Embora esses recursos possam ser considerados um pouco obsoletos nos dias de hoje, quando utilizados de forma correta, desempenham um papel significativo no ambiente educacional. O autor também destaca a importância de respeitar as necessidades do ensino e da tecnologia disponível, a fim de beneficiar o processo de aprendizagem, em vez de apenas usar uma televisão para passar um filme ou desenho, quando o educador não elaborou um plano de atividades. Assim, é crucial que os professores busquem constantemente novos conhecimentos após sua formação, a fim de permanecerem atualizados em relação às novas técnicas de ensino, especialmente em relação à inclusão digital no processo de aprendizagem.

A evolução tecnológica está ocorrendo em um ritmo acelerado em todas as formas de dispositivos, como telefones celulares, programas de computador que estão em constante mudança, trazendo aplicativos mais avançados, tablets e laptops. Esses programas estão se tornando cada vez mais sofisticados e com atualizações frequentes, o que encanta, já que, os jovens se identificam com esses recursos inovadores. Caso um professor não se esforce para acompanhar esse progresso, sua metodologia se tornará obsoleta, porque os alunos ficarão desestimulados se não houver uma proposta de ensino que utilize essas novas tecnologias como ferramenta de promoção do conhecimento. 

As novas tecnologias de comunicação e informação estão presentes no cotidiano, independentemente do espaço físico, e criam necessidades de experiência e convivência que precisam ser analisadas nas escolas. A televisão, o rádio, a informática e outros meios levam imagens e sons de mundos antes inimagináveis a todas as pessoas, exercendo um poder onipresente ao transformar as formas, processos e procedimentos organizacionais (Brasil, 2000).

Sabe-se que o processo de ensino e aprendizagem ocorre na interação dos alunos com o ambiente, no qual professores e recursos estão inseridos. Para que ele aconteça e tenha um papel importante na vida dos alunos, a inclusão de novos recursos ao longo do caminho proporcionará novas formas de aprender e ensinar para ampliar a mediação pedagógica entre professores e alunos. As redes eletrônicas estão criando formas de comunicação e interação em que a troca de ideias do grupo é interativa por natureza, independentemente da distância física e temporal.

De acordo com Costa (2014), um dos desafios no uso de recursos tecnológicos no processo de ensino é a falta de formação dos professores na área, o que leva muitos profissionais a resistirem ao uso e à integração das novas tecnologias e a deixá-las de lado por falta de treinamento. Os professores precisam enfrentar esse desafio, refletir e repensar suas práticas pedagógicas. Formar cidadãos para sociedades em transição, conectados com uma realidade global, é uma responsabilidade das escolas, portanto, aproveitar novas competências é uma habilidade que permite que a escola caminhe junto com a sociedade. Neste sentido é fundamental oportunizar aos professores as condições necessárias para adaptar suas salas de aula às necessidades de novas formas de pensar e de ensinar para diferentes estilos de aprendizagem.

Sob uma outra perspectiva, além da qualificação dos profissionais da educação, quanto ao letramento tecnológico, existem outros desafios no processo de implementação do uso dos recursos tecnológicos na educação, que cabe uma abordagem mais específica.   

3.1. Desafios da Implementação da Tecnologia na Educação Básica

A implementação da tecnologia na educação básica é um desafio que requer planejamento, investimento e capacitação dos profissionais da educação. Apesar dos benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem, existem desafios a serem superados para que ela seja utilizada de forma efetiva. Neste caso, permeia uma contradição em relação a real possibilidade de um neste processo de adaptação à nova realidade. Conforme Moraes (1999), vive-se num mundo pequeno e grande ao mesmo tempo, tecido pelas redes de computadores. 

Um dos principais desafios é a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Muitas escolas ainda não possuem acesso à internet de qualidade, o que dificulta o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Além disso, muitas escolas não possuem equipamentos como computadores e tablets em quantidade suficiente para atender a demanda dos alunos. 

Assim, segundo Brito & Purificação (2012), a comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e ficar fora do processo, apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo, ou apropriar-se dos processos desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.

 Em virtude disso, a opção que melhor viabiliza uma formação completa do cidadão, que lhe permite criar, recriar e repensar suas formas e atitudes, é a última opção destacada, que possui características fortes de transformação da sociedade. Para que isso ocorra, a educação precisa ter um sentido claro, e os educadores precisam acreditar em si mesmos e nos valores que defendem, ou seja, ter convicção em suas ideias. Por isso, é extremamente relevante uma formação eficiente do professor, que esteja aberto às mudanças e aos novos paradigmas, os quais o obrigam a aceitar as diversidades e as exigências impostas pela sociedade, que se comunica por meio de outro formato de linguagem e faz parte de um universo cultural cada vez mais amplo e tecnológico.

Além disso, é importante destacar que a tecnologia não deve substituir o papel do professor na sala de aula. As tecnologias devem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas complementares ao trabalho do professor, e não como substitutas. É necessário que os professores saibam como utilizar as tecnologias para enriquecer o processo de ensinoaprendizagem, sem perder de vista o papel fundamental do professor como mediador do conhecimento. 

De acordo com Pocho (2003), o professor precisa mudar a sua postura pedagógica diante desse contexto, principalmente no que diz respeito à construção do conhecimento e democratização do conhecimento, é necessário que ele domine o uso da máquina e também a sua utilização pedagógica.

Por fim, é importante ressaltar que a implementação da tecnologia na educação básica deve ser feita de forma planejada e gradual. É necessário que as escolas tenham um plano de ação claro e bem definido, que leve em consideração as necessidades e características de cada escola e de cada turma. A implementação da tecnologia deve ser um processo contínuo e acompanhado de perto pelos gestores escolares, para que os resultados possam ser avaliados e aprimorados ao longo do tempo. Entretanto, é importante compreender a percepção dos estudantes nestes ambientes e-learning, e verificar quais as possibilidades da sua utilização adequando-se à realidade de cada escola. 

3.2. Os Estudantes no Ambiente E-learning  

Uma das principais questões enfrentadas pelos alunos em ambientes virtuais é a falta de interação face a face. Os alunos podem sentir-se isolados e desconectados do processo de aprendizagem. A falta de interação social também pode levar a uma falta de feedback imediato e incentivo, o que pode afetar a motivação dos alunos. 

Conforme Deci & Ryan (2000), a falta de feedback imediato e incentivo pode desmotivar os alunos. Professores devem oferecer feedback construtivo para estimulá-los. Para combater isso, é importante que os professores criem um ambiente de aprendizagem que estimule a interação e a colaboração entre os alunos. Isso pode ser feito através do uso de fóruns de discussão, grupos de estudo e atividades em grupo.

Outro desafio enfrentado pelos alunos em ambientes virtuais é a falta de estruturação e de rotina. Sem um horário definido, os alunos podem ter dificuldade em se manterem motivados e focados no aprendizado. Os professores podem ajudar a combater esse problema definindo prazos para as atividades e disponibilizando materiais didáticos de forma organizada e estruturada. Assim, de acordo com Kuo, Walker, Schroder e Belland (2014) o êxito da aprendizagem em contextos virtuais depende crucialmente da motivação, e os professores devem estabelecer um ambiente de ensino que encoraje a interação e a colaboração entre os estudantes. Assim, o papel do professor é fundamental para motivar os alunos. Os professores podem incentivar os alunos a se envolverem no processo de aprendizagem, definindo objetivos claros e desafiadores e fornecendo feedback construtivo sobre o desempenho dos alunos.

Além disso, o professor contemporâneo deve ter habilidades de comunicação eficazes, tanto para se comunicar com seus alunos quanto para se comunicar com seus colegas e com a comunidade escolar em geral. Ele deve ser capaz de transmitir informações de forma clara e concisa, além de saber ouvir e respeitar as opiniões e ideias dos outros. Nesse sentido, o professor contemporâneo deve ser um modelo de conduta ética e socialmente responsável, incentivando seus alunos a desenvolverem hábitos saudáveis e a terem um comportamento ético em relação aos outros e ao meio ambiente. 

Os professores também podem ser modelos de comportamento, motivados, demonstrando entusiasmo pelo assunto e envolvimento com os alunos. Outra estratégia que os professores podem usar é a personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais dos alunos.

Para maximizar a motivação dos alunos, o ambiente de aprendizagem também desempenha um papel importante. O ambiente de aprendizagem deve ser projetado para fornecer uma experiência de aprendizagem atraente e envolvente. Isso pode ser feito através do uso de recursos multimídia, como vídeos e animações, que tornam o conteúdo mais interessante e interativo. 

Como podemos ver em Siemens (2005), que afirma ser possível criar um cenário de aprendizagem que seja capaz de oferecer uma experiência de aprendizado atrativa e cativante, aproveitando recursos multimídia e adotando uma interface do usuário que seja fácil de utilizar e compreender. Além disso, a interface do usuário deve ser fácil de usar e intuitiva, permitindo que os alunos naveguem facilmente pelo conteúdo e interajam com o ambiente de aprendizagem.

4.1 Tendências Educacionais no Ambiente de E-learning

A tecnologia na educação é uma ferramenta brilhante, porém, não é a única estratégia para a melhoria do ensino. A escola precisa pensar em formas de utilizá-la para melhorar a relação entre alunos e professores, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e motivador.

Desta forma ressalta-se a formação e qualificação dos professores e profissionais da educação. Compreende-se que é necessário oferecer, a essa nova geração, o maior número possível de recursos e estímulos compreendidos em novas metodologias e propostas didáticas na sala de aula (Monteiro; Rodrigues; Mendes & Silva, 2018).

Neste sentido, a utilização de jogos digitais é uma estratégia de ensino que pode ser extremamente eficaz, pois ajuda a despertar o interesse dos alunos, além de ser uma ferramenta motivacional. Na verdade, os jogos são capazes de estimular a criatividade, a colaboração, a socialização, dentre outras habilidades, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais rico e prazeroso.

A educação não pode ignorar este aspecto. Deve ser aproveitado para que os alunos possam trabalhar as disciplinas, não apenas com um simples acesso às ferramentas, mas sim com um acesso educacional, focado nas atividades de cada componente curricular.

Os jogos digitais agregados ao processo de aprendizagem podem ser usados como uma ferramenta motivacional, pois os alunos se sentem mais envolvidos e interessados nos conteúdos abordados de forma lúdica. Além disso, os jogos desenvolvem habilidades importantes como o raciocínio lógico, a criatividade, a tomada de decisões, o trabalho em equipe, entre outras.

Uma outra ferramenta, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) são tecnologias que permitem a criação de ambientes simulados, proporcionando experiências imersivas e interativas para os alunos. Essas tecnologias podem ser utilizadas para simular situações de aprendizado, como aulas de ciências, história e geografia, por exemplo. Além disso, a RV e a RA também podem ser utilizadas para aprimorar o ensino de línguas estrangeiras, permitindo que os alunos interajam com ambientes e situações reais em outros países.

A ferramenta G Suíte é uma coleção de aplicativos e serviços baseados na nuvem, desenvolvidos e disponibilizados pelo Google. Essa ferramenta pode ser usada na educação de diversas maneiras, como:

  • Compartilhamento de arquivos: O Google Drive, que é parte da G Suíte, permite que os professores compartilhem arquivos com seus alunos, como textos, imagens e vídeos, de forma rápida e fácil. Além disso, é possível criar pastas compartilhadas para trabalhos em grupo. 
  • Comunicação: O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência que permite que os professores se comuniquem com seus alunos em tempo real, mesmo à distância. Isso é especialmente útil em situações de ensino remoto.
  • Colaboração: A G Suíte permite que os alunos trabalhem em grupo em tempo real usando o Google Docs, Planilhas e Apresentações. Isso significa que eles podem trabalhar juntos em um documento, visualizando as edições em tempo real.
  • Organização: O Google Classroom é uma ferramenta de gerenciamento de sala de aula que permite que os professores criem e gerenciem tarefas, atribuições e calendários. Os alunos podem acessar essas informações facilmente e manter-se organizados.
  • Feedback: O Google Forms é uma ferramenta que permite que os professores criem questionários e pesquisas para seus alunos. Isso pode ser usado para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback sobre o que eles precisam melhorar.

Em resumo, a G Suíte pode ser usada na educação para compartilhar arquivos, se comunicar, colaborar, organizar e fornecer feedback aos alunos. Essas ferramentas são especialmente úteis em situações de ensino remoto, mas também podem ser usadas em sala de aula para melhorar a eficiência e a produtividade dos alunos.

Por fim, é importante destacar que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada, permitindo que alunos e professores trabalhem de forma mais integrada e colaborativa, e possibilitando que o ensino seja adaptado às necessidades e habilidades de cada aluno, pois conforme afirma Moran (2011, p.131), ” a tecnologia pode ampliar as possibilidades de aprendizado e oferecer diferentes abordagens pedagógicas, tornando a educação mais dinâmica, interativa e personalizada.” 

.Além dessas possibilidades, o processo de avaliação também deve estar atrelado aos conceitos da tecnologia no processo educativo, a qual será apresentado duas opções no próximo tópico.

4.1. Os aplicativos na avaliação da aprendizagem

O Kahoot é um aplicativo que possibilita a criação de atividades educacionais de forma interativa que utiliza os princípios da gamificação, que é o uso de jogos para dinamizar diferentes contextos, normalmente, não relacionados aos jogos, como a educação. Ele permite a dinamização de atividades de múltipla escolha, de ordenamento, de perguntas abertas e de questionários durante as aulas (Bottentuit Junior, 2017; Kahoot, 2019).

Para Wang (2015, p. 221), o “Kahoot é um jogo baseado em respostas dos estudantes que transforma temporariamente uma sala de aula em um game show”. Assim, o professor assume a função de mediador dos jogos e os educandos os jogam como adversários. As atividades podem ser constituídas por questionários como quizes, com questões de múltiplas opções, utilizando também o contador de tempo para otimizar a resolução de atividades. Uma outra possibilidade é a utilização da desordem (jumble), que é um conjunto de questões desordenadas que os alunos devem acertar a ordem dessas questões. Também se tem a possibilidade de promover um debate por meio de questões abertas.

O Socrative é um aplicativo que pode proporcionar um grande engajamento dos alunos na prática em sala de aula. O jogo possibilita que o professor acompanhe, em tempo real, o procedimento de assimilação (aprendizagem) da turma. Através desse recurso, é possível avaliar os conhecimentos precedentes e subsequentes à uma aula expositiva (Sousa &  Silva,2022).

Socrative é um aplicativo que auxilia o professor em aula, possibilitando o engajamento, estimulando a participação dos alunos, bem como uma avaliação dinâmica com análise das respostas de forma instantânea. O objetivo do aplicativo é oferecer ao professor uma visão imediata sobre o entendimento da turma acerca dos temas trabalhados em sala de aula. Para tal objetivo, o aplicativo permite a elaboração de questionários, que serão respondidos pelos alunos, durante ou na finalização da aula.Assim,a partir dos dados obtidos, por meio de um notebook, computador ou o smartphone do educador, é possível elaborar novos desafios com novos elementos que irão facilitar a compreensão do conteúdo.

Desta forma, com esse aplicativo, o professor pode criar e editar sua própria biblioteca de avaliações com questões de múltipla escolha, respostas curtas e discursivas e também verdadeiro/falso. Além disso, os alunos podem enviar avaliações, fotos e arquivos de áudio para o professor. O professor pode usar o Socrative para fazer perguntas em tempo real durante a aula ou para enviar avaliações para os alunos para que eles possam responder em seus próprios dispositivos. As respostas dos alunos são registradas e podem ser visualizadas pelo professor para fins de avaliação.   

No mercado existem diversos recursos tecnológicos que possibilitam a avaliação da aprendizagem dos alunos, entretanto esses dois aplicativos Kahoot e Socrative possibilitam fazer essa função de forma interativa e divertida, pois gera uma sensação de engajamento individual e coletivo.  Uma vez que a motivação é um elemento importante para que o aluno permaneça concentrado durante a aula.

Contudo, ao inserir o uso da tecnologia em sala, o professor deve se basear em sua própria experiência em sala de aula para desenvolver um jogo que seja ao mesmo tempo divertido e educativo para seus alunos. Ressalta-se a importância de o professor estabelecer a mediação dos desafios mediante conceitos de uma competição saudável, a qual objetivo principal é a construção de conhecimento.

Ao inserir esses recursos em sala de aula, além de estarem conectados com a realidade dos alunos, as aulas tornam-se significativas, pois essas atividades demandam concentração e foco nos objetivos a serem alcançados. Já a questão as da avaliação é realizada em tempo real, pois o professor tem em suas mãos os índices de acertos e erros, e com esses dados propor novos desafios para que sanar todas as dúvidas.

Logo, a utilização desses aplicativos como mais uma ferramenta de avaliação, torna-se um grande aliado ao processo ensino aprendizagem, pois além de ser uma proposta que torna as aulas mais atrativas, também se reduz a quantidade de provas, cadernos e trabalhos a serem corrigidos de forma manual.

Concomitante a esse processo de avaliação, essas ferramentas produzem relatórios sobre o processo de ensino que possibilita novas intervenções aos alunos que apresentaram defasagens ou novos desafios para avançar na construção do conhecimento. Após a apresentação das tendências tecnológicas presentes no campo da educação cabe apresentar, quais são os impactos que mídias digitais podem promover no campo educacional.

4.2 O impacto das mídias digitais na educação

No contexto atual a educação conta com o subsídio da tecnologia que valoriza seu poder de interação e abrangência entre educadores e educandos. Em específico os usos das mídias digitais que podem ser uma grande aliada no contexto da educação contemporânea. 

Conforme estipulado pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), a incorporação de recursos digitais na educação oferece oportunidades para inovação e transformação significativa no processo de ensinar e aprender. De acordo com Mélo (2023, n.p.), “a linguagem audiovisual proporcionada por mídias vem colaborar com o processo pedagógico – as mídias que, além de entreter, divertir e informar, podem educar os alunos se usadas corretamente”. Dessa forma, a BNCC preconiza que: 

compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos (Brasil, 2018, p. 9).

De acordo com Moran (2015, como citado emVidal & Miguel, 2020, p.273), “a junção de metodologias ativas com tecnologias digitais permite o desenvolvimento de uma aprendizagem melhor, através de práticas, atividades, jogos, problemas e projetos que combinem colaboração e personalização”. As mídias digitais estão no centro das discussões quando se fala em metodologias ativas e o protagonismo do educando.

Entretanto, é importante compreender a diferença entre as mídias tradicionais e as mídias digitais. A primeira em questão é construída de um único lado, ou seja, unilateral, pois sua função era e é meramente uma ferramenta de transmissão de conteúdo. Já as digitais têm o seu processo de comunicação tendo como foco principal a interação, assim pode-se conceituála de comunicação bilateral.

Martino (2015, p.44) apresenta que “a internet e as mídias digitais abriram espaços de interação em comunidade até então desconhecidos, aumentando as possibilidades de estabelecimento de laços entre seres humanos”. Logo, a internet oferece um leque de oportunidades e de conexões que contribui para os rompimentos de barreiras, pois ela possibilita integrar o passado, presente e o futuro em qualquer parte do mundo.

 Na atualidade, compreende-se que as mídias digitais podem promover e desenvolver a comunicação multidimensional integrando diferentes formas de acesso a informações e a construção de conhecimentos que convergem para novas linguagens, novos conceitos e a novas culturas. Ressalta-se que os recursos como: redes sociais, grupos de WhatsApp/Telegram, formação de comunidades virtuais, já são uma realidade no dia a dia dos sujeitos, porém ainda não são usadas em sua totalidade em sala de aula. Partindo destas simples ferramentas que são disponíveis para um grande número de pessoas, elas podem contribuir para a transformação dos processos educativos tidos como tradicionais que infelizmente são práticas consolidadas até hoje.

Considerando as oportunidades de provocar a inserção de metodologias ativas bilaterais, as mídias digitais podem ser usuais como estratégias de gamificação que facilitam a compreensão de temas complexos, proporcionando engajamento entre professores e alunos. Nuvens de palavras, quizzes que podem proporcionar de forma rápida e interativa a compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula, além de oferecer feedbacks para a retomada de alguns pontos referente ao conteúdo. Já os painéis virtuais possibilitam a interação entre os envolvidos no processo, os comentários geram engajamento para sintetização dos temas e possibilitam novas discussões.

Confiar nas multimídias e hipermídias no processo educativo é muito importante para a promoção do ensino de qualidade e benefícios. A contemporaneidade está atrelada ao mundo digital, conectado e bastante interativo. Por isso, permanecer com um modelo de ensino tradicional sem inovar em relação às dinâmicas e metodologias na sala de aula pode prejudicar a qualidade do ensino, o engajamento dos alunos e até o desempenho dos educadores.

Ao utilizar esses recursos em sala de aula é possível que as aulas sejam dinâmicas, personalizadas e ativas, assim os alunos são desafiados ao engajamento e que realmente o processo ensino aprendizagem aconteça. Essa nova geração, além de ter muito acesso à informação, é conectada e precisa ser estimulada para aprender, relacionado ao fato de que o mercado de trabalho busca profissionais com perfil colaborativo, criativos que podem ser desenvolvidos com o recurso das mídias digitais.

Outro fator que fundamenta os usos das TDICs na educação é a maior oferta de acessibilidade de conteúdo, que pode ser acessado de qualquer lugar e em diferentes formatos. Igualmente, fica claro que a multimídia e a hipermídia na educação auxiliam a melhorar a qualidade do ensino oferecido, bem como é possível oportunizar diversos conteúdos pertinentes a um tema e desenvolver ummaterial mais aprofundado, expandindo o conhecimento sobre determinado contexto e transmitindo um grande número de informações.

5. OS IMPACTOS DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS

Os resultados aqui demonstrados, foram coletados por meio de questionários aplicados com os 52 alunos e 10 professores da unidade de ensino na qual a pesquisa foi aplicada. Os dois questionários buscaram coletar informações sobre a relação dos alunos e professores com a tecnologia no ambiente educacional. Seguem a análise e demonstração dos dados coletados.

5.1. Análise dos dados: sob a perspectivas dos professores 

De acordo com os dados coletados na unidade em que se desenvolveu esta pesquisa, tem-se 60% dos docentes com pós-graduação em educação, 30% graduação e 10% mestrado.

Em relação ao questionamento sobre: Qual o nível de acesso dos alunos da escola a – dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets ou smartphones? Foi constatado que o nível de acesso dos alunos da escola a dispositivos tecnológicos é diversificado. De acordo com esses dados, 20% dos estudantes possuem um acesso considerado alto, uma vez que todos eles possuem dispositivos como computadores, tablets ou smartphones.

Por outro lado, 70% dos alunos possuem acesso considerado médio, ou seja, a maioria deles possui dispositivos tecnológicos. Isso indica que, embora não seja uma realidade para todos os alunos, a maioria tem acesso a esses recursos.

Ressalta-se que apenas 10% dos estudantes têm acesso considerado baixo, o que significa que apenas alguns deles possuem dispositivos tecnológicos. Isso pode indicar uma desigualdade no acesso à tecnologia entre os alunos da escola, o que pode ter impactos nas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Gráfico 1: Nível de acesso dos alunos da escola a dispositivos tecnológicos, como computadores tablets ou smartphones

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

O mais interessante é que nenhum dos professores entrevistados relatou que seus alunos não possuem acesso a dispositivos tecnológicos. Isso significa que, apesar de poder haver desigualdades, todos os alunos da escola possuem algum grau de acesso a essa tecnologia conforme comprovado no gráfico (01).

Com base nesses dados, é possível perceber a importância que a tecnologia tem ganhado na vida dos estudantes. Através do acesso a dispositivos tecnológicos, os alunos podem ter acesso a um conjunto amplo de informações e recursos educacionais, além de desenvolver habilidades digitais essenciais para o mundo de hoje.

No entanto, é importante ressaltar que a falta de acesso igualitário à tecnologia pode criar uma lacuna no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos menos privilegiados. Portanto, é fundamental que a escola e os professores busquem maneiras de fornecer igualdade de acesso aos recursos tecnológicos, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de se beneficiar da tecnologia no ambiente escolar.

Segundo a análise das respostas dos professores em relação aos principais benefícios do uso da tecnologia na escola. Ficou evidente que o uso da tecnologia na sala de aula traz diversos benefícios. O principal deles é o estímulo à criatividade e inovação, com 60% das respostas. Isso indica que a tecnologia possibilita o uso de ferramentas e recursos que permitem aos alunos desenvolverem habilidades de forma criativa e inovadora, o que pode aumentar sua motivação e engajamento.

Em segundo lugar, com 30% das respostas, os professores apontam o acesso a informações e recursos educacionais como um benefício da tecnologia. Ela permite que os alunos tenham acesso a um vasto conteúdo online, o que enriquece o processo de ensinoaprendizagem e estimula a pesquisa e a busca por conhecimento.

A personalização do ensino, que permite adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, foi apontada por 10% dos professores como um benefício da tecnologia. Isso indica que a tecnologia proporciona recursos e ferramentas que permitem aos professores atender às diferentes habilidades e ritmos de aprendizagem dos alunos, tornando o ensino mais eficaz.

Gráfico 2: Principais dificuldades encontradas ao incorporar a tecnologia no ensino 

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

No entanto, embora os benefícios sejam claros, a incorporação da tecnologia no ensino enfrenta algumas dificuldades. A falta de infraestrutura tecnológica adequada foi apontada por 60% dos professores como a principal dificuldade. Isso indica que muitas escolas não possuem recursos tecnológicos suficientes para implementar o uso da tecnologia de forma eficiente.

Em relação ao questionamento sobre as principais dificuldades encontradas ao incorporar a tecnologia no ensino dos conteúdos curriculares, foi possível constatar que 20% dos professores apontaram a necessidade de formação específica para utilizar as tecnologias como uma dificuldade. Isso indica que muitos professores não possuem o conhecimento necessário para utilizar de forma eficaz as ferramentas tecnológicas disponíveis.

A resistência dos alunos em utilizar as tecnologias foi apontada por 20% dos professores como uma dificuldade. Isso indica que alguns alunos podem apresentar resistência ou dificuldade em se adaptar ao uso da tecnologia como parte integrante do processo educacional.

Com base na experiência dos professores, a tecnologia auxilia no engajamento e motivação dos alunos de diversas formas. O uso de jogos e elementos de jogos, conhecido como gamificação, foi apontado por 20% dos professores como uma forma de motivar os alunos. Isso indica que o uso de jogos e atividades lúdicas pode tornar o aprendizado mais divertido e atrativo como se comprova no gráfico 2. 

Um outro ponto indagado aos professores foi, de que forma a tecnologia auxilia no engajamento e motivação dos alunos? Conforme os dados apresentados, o acesso aos recursos multimídias, como vídeos e imagens, foi apontado por 10% dos professores como uma forma de engajar os alunos. A utilização desses recursos visuais pode tornar as aulas mais dinâmicas e estimulantes.

O uso de plataformas interativas e colaborativas foi apontado por 30% dos professores como uma forma de engajamento dos alunos. Essas plataformas permitem que os alunos interajam entre si e com o conteúdo de forma ativa, o que pode aumentar sua participação e entusiasmo.

Já quanto ao questionamento acerca de que formas a tecnologia auxilia no engajamento e motivação dos alunos (de acordo com a experiência dos professores entrevistados), a personalização do ensino, permitindo adaptação às necessidades individuais dos alunos, foi apontada por 40% dos professores como uma forma de engajar e motivar os alunos. Através da tecnologia, os professores podem adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e relevante, já 20% das respostas acreditam que a gamificação, como uso de jogos e elementos de jogos podem ser usados para motivar os alunos, 20% ainda dessas respostas, optaram pela opção de uso de plataformas interativas e colaborativas, e em uma proporção menor de opção, apenas 10%, acredita que uma das formas que a tecnologia auxilia é através do acesso a recursos multimidias, como vídeos e imagens.

Em resumo, a análise das respostas dos professores mostra que o uso da tecnologia na sala de aula traz benefícios como o estímulo à criatividade e inovação, o acesso a informações e recursos educacionais, a personalização do ensino, entre outros. No entanto, a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a necessidade de formação específica e a resistência dos alunos são dificuldades que precisam ser superadas para que esses benefícios sejam efetivamente alcançados.

Os dados das respostas dos professores quando ao fato de a tecnologia ter influenciado a relação professor-aluno na sala de aula de diversas formas. De acordo com 60% dos professores, a tecnologia possibilita uma abordagem mais individualizada do ensino, o que indica que os avanços tecnológicos permitem que os professores atendam às necessidades e habilidades individuais dos alunos com mais precisão e eficiência.

Além disso, 30% dos professores apontam que a tecnologia aumenta a interação e comunicação entre professor e aluno. Essa interação pode ocorrer através de ferramentas como videoconferências, chats ou fóruns, permitindo uma comunicação mais rápida e facilitada, 10% ainda, escolheram a opção de que amplia o acesso a recursos e informações, diminuindo a dependência do professor.  

No entanto, é importante destacar que alguns professores apontaram que a tecnologia pode gerar distrações e diminuir a atenção dos alunos. Isso pode ocorrer quando o uso da tecnologia não é adequado ou quando há falta de monitoramento do seu uso durante as aulas.

No que diz respeito às ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos professores, as plataformas de aprendizagem online foram apontadas por 70% dos professores. Essas plataformas oferecem materiais, exercícios e avaliações e permitem que os alunos tenham acesso ao conteúdo de forma interativa e personalizada, de acordo com suas necessidades e ritmos de aprendizagem. 

A preferência se explica ainda, pelo fato de que as plataformas de aprendizagem online são vitais para a educação moderna, oferecendo acesso global, flexibilidade, diversidade de conteúdo e personalização. Uma vez que permitem que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo, colaborem globalmente e se atualizem continuamente, tornando a educação mais acessível e adaptável às necessidades individuais.

Os aplicativos educacionais também foram destacados por 30% dos professores como uma ferramenta importante. Esses aplicativos proporcionam atividades lúdicas e interativas, tornando o processo de aprendizagem mais leve e divertido. Ou seja, a opção pelos aplicativos se dá especialmente pelo fato de que os aplicativos educacionais desempenham um papel fundamental na educação atual, oferecendo inúmeras vantagens. Eles tornam o aprendizado mais acessível, conveniente e envolvente. 

Com a flexibilidade de aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, os aplicativos educacionais capacitam os alunos a personalizar sua jornada de aprendizado, adquirir habilidades práticas e acompanhar as últimas tendências educacionais. Além disso, eles podem fornecer feedback imediato, tornando a educação mais eficaz. Em resumo, os aplicativos educacionais são uma ferramenta valiosa para impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento contínuo, ou seja, os aplicativos educacionais representam uma ferramenta indispensável para estimular a aprendizagem e promover o desenvolvimento educacional contínuo em um mundo cada vez mais digital.

Gráfico 3: Estratégias utilizadas para garantir a igualdade de acesso à tecnologia.

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

No que diz respeito às estratégias utilizadas pelos professores para garantir a igualdade de acesso à tecnologia entre os alunos, 50% dos professores apontaram a disponibilização de dispositivos tecnológicos para todos os alunos como uma medida importante. Isso indica que alguns professores estão investindo em equipamentos para que todos os alunos tenham acesso às ferramentas tecnológicas necessárias para a aprendizagem.

Além disso, 40% dos professores destacam a importância dos laboratórios de informática nas escolas como uma forma de garantir o acesso à tecnologia. No entanto, é importante ressaltar que apenas 10% dos professores apontam a parceria com instituições ou empresas para acesso gratuito a dispositivos e internet (gráfico 3), o que pode indicar que essa é uma medida ainda pouco explorada.

Gráfico 4: Habilidades tecnológicas consideradas importantes para os professores que desejam incorporar a tecnologia na educação.

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

Por fim, em relação às habilidades tecnológicas consideradas importantes para os professores que desejam incorporar a tecnologia na educação, gráfico 4 demonstra que 80% dos professores apontam a capacidade de buscar, avaliar e utilizar recursos digitais adequados como a habilidade mais importante. Isso indica que é fundamental que os professores conheçam as ferramentas disponíveis e saibam utilizá-las de forma eficaz e adequada à sua prática pedagógica.

Além disso, 20% dos professores apontam a competência em promover a capacidade de pesquisa e resolução de problemas dos alunos como uma habilidade importante para incorporar a tecnologia na educação. Isso indica que os professores devem ser capazes de incentivar os alunos a utilizar a tecnologia de forma crítica e reflexiva, buscando informações de forma autônoma e solucionando problemas de forma criativa e inovadora.

As respostas dos professores aos questionamentos abertos, mostraram que a tecnologia tem impactado a forma de avaliação dos alunos de maneira positiva. Os professores percebem que o uso da tecnologia ajuda os alunos a reconhecerem que ela pode ser utilizada não apenas como lazer, mas também como uma ferramenta de aprendizado. Além disso, as plataformas adaptativas possibilitam identificar as dificuldades dos alunos e oferecer intervenções personalizadas, contribuindo para um ensino mais individualizado e efetivo.

Quanto à utilização eficaz e inclusiva da tecnologia na educação, os professores destacam várias maneiras em que ela pode ser aplicada. Isso inclui o acesso a recursos educacionais, o aprendizado personalizado, a colaboração facilitada, o acesso a professores especializados e a inclusão de alunos com necessidades especiais. Os professores acreditam que a tecnologia deve ser uma ferramenta complementar às práticas pedagógicas dos professores, e não uma substituição do papel destes. Eles ressaltam a importância de capacitar os educadores para integrar a tecnologia de forma eficaz, garantindo que ela enriqueça a experiência de aprendizado dos alunos.

No entanto, é importante destacar que alguns professores também apontam desafios e limitações no uso da tecnologia na educação. Eles ressaltam a necessidade de garantir o acesso equitativo à tecnologia, especialmente para alunos de escolas públicas que podem não ter acesso à internet de qualidade. Além disso, eles enfatizam a importância de não substituir a interação presencial e a vivência de experiências reais pela tecnologia, mas sim complementar o processo de aprendizagem.

Em suma, as respostas dos professores mostram que a tecnologia tem trazido impactos positivos na forma de avaliação dos alunos, permitindo intervirem nas dificuldades e personalizar o ensino. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada de forma eficaz e inclusiva na educação, desde que os professores sejam capacitados e que haja igualdade de acesso. No entanto, é necessário estar atento aos desafios e limitações no uso da tecnologia, garantindo sempre um equilíbrio entre o uso da tecnologia e as interações presenciais.

5.2. Análise dos dados: sob a perspectivas dos alunos 

Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm afetado profundamente a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e aprendem. Na educação, por exemplo, os dispositivos tecnológicos se tornaram aliados importantes dos alunos, facilitando o acesso a informações e recursos educacionais, além de possibilitar uma aprendizagem mais dinâmica e personalizada. Gráfico 5: Frequência com que os alunos utilizam alguns dispositivos tecnológicos, como computador, tablet ou smartphone, durante as aulas

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

De acordo com as respostas coletadas a partir das perguntas feitas a cinquenta e dois alunos, com média de idade entre 10 e 12 anos de idade foi possível foi possível observar que a maioria dos alunos (48,1%) utiliza algum dispositivo tecnológico, como computador, tablet ou smartphone, durante as aulas apenas uma vez por semana. Além disso, 25% dos alunos utilizam esses dispositivos algumas vezes por semana, enquanto 3,8% utilizam diariamente e 23,1% afirmaram utilizar raramente ou nunca, como se comprova no gráfico 5.

Gráfico 6: Atividades que os alunos realizam com ajuda da tecnologia durante as aulas

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

No que diz respeito às atividades realizadas com a ajuda da tecnologia durante as aulas, o gráfico 6 retrata que a maioria dos alunos (44,2%) utiliza simulados e quizzes, seguido por 32,7% que utilizam jogos educativos e atividades de robótica. Além disso, 19,2% dos alunos utilizam a tecnologia para realizar pesquisas e apenas 3,8% utilizam para atividades de robótica, dado esse obtidos no gráfico 6. 

Gráfico 7: Como a tecnologia facilita a processo de aprendizagem dos alunos

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

Questionados sobre como a tecnologia facilita o processo de aprendizagem, 48,1% dos alunos afirmaram que ela facilita o acesso a informações, enquanto 21,2% destacaram que ela permite a personalização do ritmo de aprendizagem. Além disso, 17,3% mencionaram que a tecnologia possibilita a interação com conteúdos multimídia e 13,5% destacaram a troca de informações com outros alunos de forma interativa gráfico 7.

Gráfico 8: A tecnologia torna as aulas mais interessantes? Por quê? (opinião do aluno)

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

No que se refere quanto a opinião do aluno quanto a tecnologia tornar as aulas mais interessantes, o gráfico 8 demonstra que metade dos alunos (50%) concordaram com a afirmação, principalmente porque ela torna as aulas mais dinâmicas. Além disso, 38,5% destacaram que a tecnologia possibilita a participação ativa dos alunos. Porém, também houve uma parcela de alunos (1,9%) que discordam, alegando que a tecnologia pode gerar distrações.

Apenas 9,6% dos alunos não veem benefícios claros na utilização da tecnologia nas aulas.

Gráfico 9: Principais benefícios que os alunos enxergam no uso da tecnologia nas aulas

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

A partir da análise das respostas dos alunos, é possível observar que a maioria deles enxerga diversos benefícios no uso da tecnologia nas aulas. Segundo 42,3% dos alunos, a tecnologia melhora o engajamento dos estudantes, o que pode significar um aumento na motivação e interesse pelos conteúdos. Além disso, 28,8% acreditam que a tecnologia amplia o acesso a recursos educacionais, possibilitando a utilização de materiais e informações variadas. Outros 13,5% destacam que o uso da tecnologia estimula a criatividade e inovação, enquanto 15,4% mencionam que ela permite uma aprendizagem mais individualizada, adaptando-se às necessidades de cada aluno (gráfico 9).

De modo geral, o uso adequado da tecnologia na escola pode enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, prepará-los para um mundo digital e fornecer ferramentas para o sucesso acadêmico e profissional. No entanto, é importante que o uso da tecnologia seja equilibrado e orientado para objetivos educacionais específicos.

Gráfico 10: Principais dificuldades encontradas na utilização de recursos tecnológicos na aula

Fonte: Elaborado pelo autor através da coleta de dados (2023)

O gráfico 10 apresenta os percentuais de resposta dos alunos ao serem questionados sobre dificuldades enfrentadas no uso de recursos tecnológicos durante as aulas. Pode-se observar que, a maioria dos alunos (51,9%) relatou problemas de conexão com a internet, o que pode prejudicar o acesso e utilização adequada dos dispositivos. Além disso, 13,5% dos alunos destacaram dificuldades em encontrar e utilizar determinado aplicativo, indicando a necessidade de familiaridade e conhecimento prévio das ferramentas utilizadas. Outros 11,5% mencionaram falhas técnicas no dispositivo tecnológico, o que pode interromper a realização das atividades planejadas. Por outro lado, 23,1% dos alunos afirmaram não ter enfrentado nenhuma dificuldade nesse sentido.

Em relação às ferramentas e aplicativos favoritos para auxiliar nos estudos escolares, a maioria dos alunos (42,3%) destacou ferramentas de busca, como o Google, que permitem o acesso a uma ampla gama de recursos e informações. Outros 15,4% mencionaram aplicativos de organização, como o Google Keep, que ajudam no gerenciamento de tarefas e materiais. Também foram citados a plataforma de estudo online Khan Academy por 11,05% dos alunos, o Google Classroom (sala de aula virtual) por 30,8%, o Duolingo por 1,9% e o Quiz Up por 17,3%.

No que se refere à contribuição da tecnologia para se manter atualizado e conectado com o mundo, a maioria dos alunos (40,4%) destacou que ela os mantém informados sobre assuntos atuais, permitindo o acesso a notícias e informações em tempo real. Além disso, 34,6% mencionaram que a tecnologia possibilita a comunicação com pessoas de diferentes lugares, o que favorece a troca de conhecimentos e experiências. Outros 17,3% ressaltaram que a tecnologia facilita o acesso a recursos educacionais de outros países, ampliando as possibilidades de aprendizado. Por fim, 7,7% dos alunos mencionaram que a tecnologia acompanha e interage com o mundo por meio das redes sociais.

Com base nessas respostas dos apontamentos acima, pode-se concluir que a maioria dos alunos utiliza algum dispositivo tecnológico durante as aulas, porém, de forma pontual. Além disso, a tecnologia é utilizada principalmente para atividades como simulados, jogos educativos, pesquisas e interação com conteúdos multimídia. Os alunos apontaram que a tecnologia facilita o acesso a informações, possibilita a personalização do ritmo de aprendizagem e favorece a interação com outros alunos. 

A maioria também concorda que a tecnologia torna as aulas mais interessantes, tornando-as mais dinâmicas e possibilitando uma participação mais ativa dos estudantes. No entanto, alguns alunos também ressaltaram que a tecnologia pode gerar distrações e que não veem benefícios claros na utilização desses recursos nas aulas. Portanto, é importante considerar essas opiniões ao planejar atividades que envolvam a tecnologia, buscando maximizar os benefícios e minimizar possíveis distrações.

Os dados permitem sugerir, a percepção dos alunos frene ao reconhecimento de diversos benefícios no uso da tecnologia nas aulas, como melhora do engajamento, ampliação do acesso a recursos educacionais e estímulo à criatividade. No entanto, também identificam dificuldades, principalmente relacionadas à conexão com a internet e à utilização de aplicativos. É importante que as instituições educacionais estejam atentas a essas dificuldades e busquem soluções para proporcionar um ambiente tecnologicamente favorável.

 Além disso, as ferramentas e aplicativos amplamente mencionados pelos alunos podem ser explorados para potencializar o processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo. A tecnologia traz benefícios significativos para a educação, possibilitando uma melhor experiência de aprendizagem e uma maior conexão com o mundo ao redor.

Por fim, ao analisar as questões abertas, quando questionados sobre quais habilidades tecnológicas são importantes para o seu futuro e se eles se sentiam motivados   em aprender utilizando os recursos tecnológicos foi possível identificar suas opiniões em relação a esses aspectos no contexto atual e no futuro. 

Em relação às habilidades tecnológicas importantes para o futuro, vemos que há um consenso entre os alunos de que as aulas de robótica e informática são cruciais. Eles reconhecem a importância de ter conhecimentos em tecnologia para se prepararem para o futuro. Além disso, um estudante menciona o desejo de aprender a editar vídeos e produzir games, mostrando o interesse em habilidades específicas voltadas para o mundo digital.

Outro ponto interessante é que um aluno menciona que utiliza o smartphone para se concentrar melhor. Isso pode indicar que ele percebe benefícios em utilizar a tecnologia como uma ferramenta que auxilia na sua concentração e aprendizado. Essa perspectiva mostra como a tecnologia pode ser vista como uma aliada no processo educacional.

Com relação à motivação para aprender quando as aulas utilizam recursos tecnológicos, as respostas foram positivas. Os alunos apontam que se sentem motivados por poderem pesquisar qualquer assunto, aprender a usar os computadores e aplicativos. Eles também mencionam a praticidade das provas feitas em formulários digitais e a rapidez nos resultados, o que demonstra uma percepção de eficiência e agilidade que a tecnologia pode oferecer.

 Além disso, um aluno destaca que quando as atividades são realizadas em Chromebooks, percebe que os colegas estão mais concentrados e, portanto, mais interessados em aprender dessa forma. Essa observação ressalta como a utilização de recursos tecnológicos pode impactar positivamente na participação e engajamento dos estudantes.

Pode-se concluir com base nestas respostas, que os alunos demonstraram consciência da importância das habilidades tecnológicas para o futuro, apontaram interesses específicos nesse campo e reconheceram os benefícios da tecnologia no processo educacional, desde a concentração até a motivação para aprender. 

Essas opiniões dos alunos destacam a relevância crescente da tecnologia na educação e ressaltam a necessidade de oferecer recursos tecnológicos para promover um aprendizado mais dinâmico, atual e motivador.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS  

Diante do exposto neste artigo científico, baseando-se na pesquisa de revisão bibliográfica e da escola em questão, foi possível concluir que a tecnologia tem um papel fundamental na educação atual e que a sua implementação é um grande desafio para o sistema educacional. Uma vez que, os estudantes no ambiente E-learning têm uma participação importante nesse processo, pois utilizam ainda que de forma moderada, a tecnologia como ferramenta de aprendizado.

Além disso, as tendências educacionais no ambiente E-learning apresentadas nesta pesquisa, trazem consigo a utilização de aplicativos na avaliação da aprendizagem, bem como os impactos das mídias digitais na educação. Desta forma, as consequências da relação entre o aluno e as tecnologias são cada vez mais evidentes, entretanto essas possibilidades da utilização desses recursos, mesmo que apresentando impactos positivos no processo de ensino, ainda carece de formação dos professores e investimentos de em recursos tecnológicos. 

Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de políticas educacionais que contemplem o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica efetiva, a fim de que os alunos estejam preparados para as demandas do mundo tecnológico atual. Em relação a escola que foi objetos de estudo, foi perceptível que além da formação e investimentos, ainda é necessário a revisão do currículo para que o mesmo contemple a real efetivação desses recursos como ferramenta pedagógica, pois somente assim será possível uma educação mais inclusiva, dinâmica e eficiente, que possa atender às necessidades do mundo contemporâneo.

Concomitante a isso, sob uma perspectiva de olha interno da unidade escolar, a partir da análise das respostas fornecidas pelos professores sobre o impacto da tecnologia na forma de avaliação dos alunos e sua utilização eficaz e inclusiva na educação, podemos concluir que a tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante no contexto educacional, pois nas respostas os impactos foram positivos em relação ao uso da tecnologia no processo educativo da referida escola. 

Os professores destacaram que a tecnologia tem proporcionado benefícios para a avaliação dos alunos, possibilitando uma intervenção direcionada às dificuldades individuais. Essa possibilidade se dá, conforme dados da pesquisa, com o auxílio de plataformas adaptativas, a qual é possível identificar as necessidades específicas de cada aluno e oferecer intervenções personalizadas, potencializando as chances de sucesso no processo de aprendizagem.

Quanto à utilização eficaz e inclusiva da tecnologia na educação, os professores enfatizaram várias aplicações importantes. Acesso a recursos educacionais, aprendizagem personalizada, colaboração facilitada, acesso a professores especializados e inclusão de alunos com necessidades especiais são aspectos que podem ser beneficiados com o uso adequado da tecnologia. É importante ressaltar que a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta complementar às práticas pedagógicas dos professores, que desempenham um papel fundamental na mediação do conhecimento.

Porém, não podemos ignorar os desafios e limitações que surgem juntamente com a integração da tecnologia na educação. A falta de acesso equitativo à tecnologia, principalmente para alunos de escolas públicas, é um fator preocupante que pode ampliar as desigualdades educacionais. Dessa forma, é essencial buscar soluções para garantir que todos os alunos tenham igualdade de acesso às tecnologias educacionais. 

Além disso, é fundamental estabelecer um equilíbrio entre o uso da tecnologia e as interações com os professores, que devem mediar a utilização dessas ferramentas. Logo, ficou evidente também, que a tecnologia deve complementar a experiência de aprendizado, proporcionando novas vivências e possibilidades, mas sem substituir a interação humana e as experiências reais.

Portanto, é fato que a tecnologia tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais individualizada, inclusiva e eficaz. No entanto, para que isso ocorra, é necessário investir na capacitação dos educadores, na garantia de acesso equitativo à tecnologia e no desenvolvimento de políticas educacionais que promovam a integração adequada da tecnologia nas práticas pedagógicas.

Assim, considerando os avanços tecnológicos e o potencial da tecnologia na educação, é imprescindível que educadores, gestores, pesquisadores e demais envolvidos no campo da educação, não só da escola em questão, estejam atentos e comprometidos em buscar soluções para aproveitar plenamente os benefícios da tecnologia, ao mesmo tempo que superam os desafios e promovem uma educação inclusiva e de qualidade.

A partir da análise das respostas dos alunos sobre o uso da tecnologia nas aulas e seus benefícios, dificuldades, ferramentas e aplicativos favoritos, foi possível compreender como essa tecnologia impacta de forma efetiva o ambiente educacional. Para a maioria dos alunos, a tecnologia tem contribuído para melhorar o engajamento, ampliar o acesso a recursos educacionais, estimular a criatividade, bem como permitir uma aprendizagem mais individualizada, como se comprovou com a coleta de dados. 

Apesar dos benefícios, existem ainda algumas dificuldades a serem superadas, principalmente relacionadas à conexão com a internet e à utilização de aplicativos. Porém, os resultados da pesquisa indicam que as ferramentas de busca, plataformas de estudo online, aplicativos de organização, salas de aula virtuais e jogos educativos estão entre as opções mais bem avaliadas pelos alunos, sugerindo que essas seriam as mais recomendadas como instrumentos de ensino em ambientes educacionais.

Para finalizar, foi possível afirmar que os impactos positivos do uso da tecnologia na educação é uma tendência crescente, e que a sua efetiva implantação pode trazer inúmeros benefícios e melhorias ao processo de aprendizagem. Cada vez mais, as instituições educacionais precisam estar preparadas para lidar com essas mudanças, oferecendo suporte e infraestrutura para a utilização da tecnologia em sala de aula.

Também é importante destacar que a tecnologia não é uma solução por si só, mas sim uma ferramenta que pode ser utilizada de forma estratégica para melhorar o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, além de comprovar que os impactos do uso da tecnologia na unidade escolar são positivos, esse trabalho evidencia a importância da formação de professores e da orientação eficiente por parte dos educadores para que a tecnologia seja utilizada da melhor forma possível.

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8. APÊNDICE

8.1 Questionário para professores

Questionário/professor

1. Qual o nível de acesso dos alunos da escola a dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets ou smartphones?

  1. Alta: todos os alunos possuem acesso a dispositivos tecnológicos.
  2. Média: a maioria dos alunos possui acesso a dispositivos tecnológicos.
  3. Baixa: apenas alguns alunos possuem acesso a dispositivos tecnológicos.
  4. Nenhuma: nenhum aluno possui acesso a dispositivos tecnológicos.

2. Na sua opinião, quais são os principais benefícios do uso da tecnologia na sala de aula?

  1. Melhora no engajamento dos alunos.
  2. Estímulo à criatividade e inovação.
  3. Acesso a informações e recursos educacionais.
  4. Facilita a personalização do ensino.

3. Quais as principais dificuldades encontradas ao incorporar a tecnologia no ensino dos conteúdos curriculares?

  1. Falta de infraestrutura tecnológica adequada.
  2. Dificuldade em encontrar conteúdos digitais de qualidade.
  3. Necessidade de formação específica para utilizar as tecnologias.
  4. Resistência dos alunos em utilizar as tecnologias.

4. Em sua experiência, de que forma a tecnologia auxilia no engajamento e motivação dos alunos?

  1. Gamificação: uso de jogos e elementos de jogos para motivar os alunos.
  2. Acesso a recursos multimídia, como vídeos e imagens.
  3. Uso de plataformas interativas e colaborativas.
  4. Personalização do ensino, permitindo adaptação às necessidades individuais dos alunos.

5. Como a tecnologia tem influenciado a relação professor-aluno na sala de aula?

  1. Aumenta a interação e comunicação entre professor e aluno.
  2. Amplia o acesso a recursos e informações, diminuindo a dependência do professor.
  3. Possibilita uma abordagem mais individualizada do ensino.
  4. Pode gerar distrações e diminuir a atenção dos alunos.

6. Quais ferramentas tecnológicas são mais utilizadas em suas aulas e de que forma elas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem?

  1. Lousa digital: permite a apresentação interativa e compartilhamento de conteúdos.
  2. Plataformas de aprendizagem online: oferecem materiais, exercícios e avaliações.
  3. Aplicativos educacionais: proporcionam atividades lúdicas e interativas.
  4. Redes sociais educativas: facilitam a colaboração entre alunos e professores.

7. Quais estratégias você utiliza para garantir a igualdade de acesso à tecnologia entre os alunos?

  1. Disponibilização de dispositivos tecnológicos para todos os alunos.
  2. Utilização de laboratórios de informática na escola.
  3. Oferecimento de aulas sobre tecnologia e inclusão digital.
  4. Parcerias com instituições ou empresas para acesso gratuito a dispositivos e internet.
  5. Em sua opinião, como a tecnologia tem impactado na forma de avaliação dos alunos?
  6. Quais são as habilidades tecnológicas que você considera importantes para os professores que desejam incorporar a tecnologia na educação?
  7. Conhecimento básico de informática e uso de dispositivos tecnológicos.
  8. Capacidade de buscar, avaliar e utilizar recursos digitais adequados.
  9. Habilidades para utilizar ferramentas de criação e edição de conteúdos digitais.
  10. Competência em promover a capacidade de pesquisa e resolução de problemas dos alunos.

10. Na sua visão, como a tecnologia pode ser utilizada de forma eficaz e inclusiva na educação?

8.2 Questionário para alunos

Questionário/alunos

1. Com que frequência você utiliza algum dispositivo tecnológico, como computador, tablet ou smartphone, durante as aulas? a) Todos os dias.

  • Algumas vezes por semana.
  • Uma vez por semana.
  • Raramente ou nunca.

2. Quais atividades você realiza com a ajuda da tecnologia durante as aulas? (por exemplo, pesquisas, jogos educativos, criação de apresentações). a) Pesquisas.

  • Jogos educativos/atividades de robótica. 
  • Simulados/quizes 
  • Atividades de robótica.

3. Como a tecnologia facilita o seu processo de aprendizagem?

  1. Facilita o acesso a informações.
  2. Possibilita a interação com conteúdos multimídia.
  3. Permite a personalização do ritmo de aprendizagem.
  4. Permite a troca de informações com outros alunos de forma interativa. 

4. Você acha que a tecnologia torna as aulas mais interessantes? Por quê?

  1. Sim, porque torna as aulas mais dinâmicas.
  2. Sim, porque possibilita a participação ativa dos alunos.
  3. Não, porque pode gerar distrações.
  4. Não, porque não vejo benefícios claros

5. Quais são os principais benefícios que você enxerga no uso da tecnologia nas aulas?

  1. Melhora o engajamento dos alunos.
  2. Amplia o acesso a recursos educacionais.
  3. Estimula a criatividade e a inovação.
  4. Permite uma aprendizagem mais individualizada.

6. Você já teve dificuldades em utilizar algum recurso tecnológico durante as aulas? Se sim, quais foram essas dificuldades?

  1. Problemas de conexão com a internet.
  2. Dificuldades em encontrar e utilizar determinado aplicativo.
  3. Falhas técnicas no dispositivo tecnológico.
  4. Nenhuma dificuldade.

7. Quais são as suas ferramentas ou aplicativos favoritos para auxiliar nos estudos escolares?

  1. Ferramentas de busca (por exemplo, Google).
  2. Plataformas de estudo online (por exemplo, Khan Academy).
  3. Aplicativos de organização (por exemplo, Google Keep).
  4. Ferramenta Google Class (sala de aula virtual).
  5. Duolingo
  6. Quiz up

8. Como a tecnologia tem contribuído para você se manter atualizado e conectado com o mundo ao seu redor?

Você se sente mais motivado a aprender quando as aulas utilizam recursos tecnológicos? Por quê?

a)Mantém-me informado sobre assuntos atuais.
b)Permite-me comunicar-me com pessoas de diferentes lugares.
c)Facilita o acesso a recursos educacionais de outros países.
d)Acompanha e interage com o mundo por intermédio das redes sociais. 

9. Na sua opinião, quais habilidades tecnológicas são importantes para o seu futuro?

10. Você se sente mais motivado a aprender quando as aulas utilizam recursos tecnológicos? Por quê?