REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102502191029
Jhones Mauro de Sena
1. INTRODUÇÃO
Quando pensamos em um recurso pedagogo na aprendizagem matemática para crianças na idade pré-escolar, logo surge um desafio, pois a ideia de que números e operações podem ter uma complexidade desafiadora. No entanto, o programa Numberblocks, criado com ajuda do NCETM (Centro Nacional de Excelência no Ensino de Matemática) e ganhou animação pelo estúdio Blue Zoo, tem mostrado que é possível transformar esse desafio em algo divertido e acessível. Este trabalho busca explorar como os números são apresentados na educação infantil, com um olhar especial para o que o Numberblocks pode oferecer. A ideia é entender como o programa consegue despertar o interesse das crianças e tornar a matemática algo natural e prazeroso.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 JUSTIFICATIVA
Muitas crianças começam a ter dificuldades com matemática ainda na educação infantil, e isso pode intensificar no seu desempenho escolar. Um dos motivos é que os métodos tradicionais nem sempre conseguem engajar os pequenos. Programas como o Numberblocks, ganhador do prêmio na categoria de Animação Pré-escolar (BRITISH ACADEMY OF FILM AND TELEVISION ARTS, 2019), mostram
que é possível mudar essa realidade. Como bem colocado por Smole (2012, p. 45), “a utilização de recursos visuais e lúdicos no ensino de matemática pode transformar a aprendizagem em uma experiência significativa e prazerosa para as crianças”. No Brasil, ainda faltam pesquisas que explorem programas como esse. Este estudo quer ajudar a preencher essa lacuna, mostrando como ferramentas inovadoras podem revolucionar o ensino de matemática.
2.2. OBJETIVO
Analisar a estrutura e a metodologia do Numberblocks, entendendo como ele ensina matemática de forma lúdica.
Identificar como o programa aborda conceitos básicos, como contagem, adição, subtração e sequências numéricas.
Avaliar se o Numberblocks pode ser uma ferramenta eficaz para a educação infantil.
Refletir sobre como o programa poderia ser adaptado para o contexto brasileiro, considerando nossa cultura e sistema educacional.
2.2. METODOLOGIA
Para este estudo, a proposta é analisar alguns episódios do Numberblocks, focando naqueles que tratam de temas como contagem, operações matemáticas simples e sequências numéricas. A análise vai observar como o programa usa cores, animações e histórias para ensinar esses conceitos. Além disso, será feita uma revisão de estudos sobre o ensino de matemática na educação infantil e como recursos audiovisuais podem ajudar nesse processo.
2.2. RESULTADOS ESPERADOS
A expectativa é que a análise mostre como o Numberblocks consegue tornar a matemática algo divertido e fácil de entender. Nunes e Bryant (1996, p. 78) ressalta que “a representação visual de números e operações pode ajudar as crianças a construir uma base sólida para o pensamento matemático”. Além disso, espera-se identificar o que precisaria ser adaptado para que o programa funcione bem no Brasil, considerando nossa cultura e sistema educacional.
3. CONCLUSÃO
O Numberblocks é um exemplo de como a criatividade e a tecnologia podem transformar o ensino de matemática. Ele mostra que é possível ensinar conceitos complexos de forma simples e envolvente.
Este estudo quer contribuir para a discussão sobre como recursos audiovisuais podem ser usados na educação infantil, especialmente no ensino de matemática. A ideia é mostrar que programas como o Numberblocks podem ser uma grande ajuda, mas precisam ser adaptados para funcionar em diferentes realidades, como a brasileira.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
BRITISH ACADEMY OF FILM AND TELEVISION ARTS. Winners Announced: British Academy Children’s Awards 2019. Disponível em: <https://www.bafta.org/media-centre/press-releases/winners-announced-british- academy-childrens-awards-2019>. Acesso em: 05 jan. 2025.
Learningblocks. Numberblocks. Disponível em:<https://www.learningblocks.tv/numberblocks/home-pt>. Acesso em: 05 jan. 2025.. NUNES, T.; BRYANT, P. Children doing mathematics. Oxford: Blackwell, 1996.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (orgs.). Matemática na educação infantil: reflexões e propostas. Porto Alegre: Penso, 2012.