REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7868641
Gerlane Ramos Da Silva1
Eric Ricardo Cordeiro Da Silva2
Carlos Sant’Anna3
RESUMO
A gestão pública projeta administrar e garantir o bom funcionamento dos setores públicos. Este artigo objetiva mostrar o papel do gestor e suas responsabilidades diante da sociedade. Nesse sentido, o administrador atua como protagonista gerindo organizações de primeiro setor, assim seu papel é atuar na formulação e implementação de políticas públicas de gestão com o intuito de contribuir para o bem-estar coletivo. Além disso, é de sua responsabilidade oferecer a comunidade, eficácia e pontualidade na disponibilização dos serviços básicos constitucionais, no mesmo momento que garante eficiência no uso dos recursos estatais. O presente estudo foi feito através de pesquisa bibliográfica sobre a atribuição e as responsabilidades de gerências governamentais, analisando e comparando dados encontrados em fontes consultadas. Constatou-se que a elaboração e execução de políticas governistas de gestão são fundamentais para o bem estar comum, sendo compromisso do gerente governamental assegurar a tarefa e efetivar os recursos. Por conseguinte, esta pesquisa conclui que as políticas de gestão precisam suprir as necessidades da população, trabalhando de acordo com os interesses da mesma. Ademais, agindo com proveito nas obrigações de exiguidades, e com competência na administração de soluções, o dirigente mostra credibilidade nos atos administrativos praticados através do cumprimento da lei, prestando assim um serviço que atenda às urgências do corpo social.
Palavras Chave: Administrar, Responsabilidades, Recursos, Necessidades, Sociedade
1UNICAP, gerlane.2019208309@unicap.br
2eric.2019208265@unicap.br
3carlos.santanna@unicap.br