O LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202509090921


Ananda Ribeiro Vasconcelos
Alexsandra Marinho Bandeira
Claudia Cristina de Sousa
Darlene de Oliveira Pereira
Julieri Moraes Amorim
Keyla Cristina Lopes Sousa
Laiane de Souza Silva
Raysla Nathieli Oliveira de Jesus
Rafael Rezende Neres
Regiane Cristina da Silva Araújo


RESUMO

O brincar sempre esteve presente no cotidiano das crianças, as atividades lúdicas além de serem uma opção divertida e construtiva é capaz de facilitar o trabalho do educador contribuindo no processo de desenvolvimento de seus alunos. Neste trabalho será exposto a importância da utilização de atividades lúdicas que capacitam suporte de aprendizagem para o desenvolvimento, social, criativo, afetivo e afetivo do educando, que são elementos básicos para facilitar esse processo de aprendizagem e para desenvolver um crescimento cognitivo consciente e significativo.

Palavras-chave: Lúdico, Educação Infantil, Ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

The play has always been present in the daily lives of children, recreational activities and are a fun and constructive option is able to facilitate the work of the educator helping in the development process of their students. This work will be exposed to the importance of using play activities that support learning is to enable the development, social, creative, emotional and affective the student that are basic to facilitate this learning process and to develop a conscious and significant cognitive growth elements.

Keywords: Playful, Child Education, Teaching and Learning.

1. INTRODUÇÃO

A brincadeira no processo de aprendizagem na Educação Infantil deve estar interligada com atividade psicomotora que dê significado ao ensino aprendizado do educando, proporcionando ao mesmo a possibilidade de interagir com outrem por meio da metodologia lúdica. O brincar não deve ser considerado somente uma maneira de desafogo ou entretenimento para gastar a energia das crianças, mas sim para representar simbolicamente o conjunto de atividades vividas pela criança.   O presente artigo tem como objetivo expor diversas formas de trabalhar a brincadeira e reconhecer as funções atribuídas do ensinar, que podem contribuir no processo de aprendizagem significativa e cognitiva dos alunos, para que a partir de então possa ser reconhecida a importância da utilização de metodologias lúdicas no processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar, identificando assim as funções e formas lúdicas de se trabalhar.

Nesse artigo estão alguns conceitos de pensadores, os quais expõem suas opiniões sobre o assunto, isso para que fique evidente a metodologia usual que auxilia uma rotina lúdica no processo educacional dentro e fora de sala de aula. 

2. A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A educação é o processo no qual grande parte dos seres humanos passam, seja de forma direta ou indireta. O ato de brincar está ligado a esse fator, pois é a partir de então que os educandos são capazes de perceber a importância do lúdico em seu processo de aprendizagem possibilitando assim novos olhares para sua realidade. A brincadeira é um processo que faz parte da aprendizagem, dentro e fora da escola. “Assim, não é por acaso que para muitos o processo de brincar está associado ao que não é sério, a mero passatempo ou ao que não tem utilidade, ao infantil, ao que não deve ser levado em conta”. (SCHWARTZ, 2004, p.03). O presente projeto tem como tema “O lúdico na Educação Infantil”, tendo como base sua utilização no processo de aprendizagem que visa uma maneira diferente de ensinar, propondo aos educandos aulas expositivas e significativas que contribuíram de certa forma para seu desenvolvimento dentro e fora do ambiente escolar. Explorando da melhor maneira possível, de uma metodologia lúdica contribuindo assim cada vez mais, desde os anos iniciais nas atitudes e ações dos educandos que fazem parte do processo de Aprendizagem na Educação Infantil.

O aprender deve estar sempre interligado com o lúdico, proporcionando aos alunos uma maneira mais prazerosa de adquirir conhecimentos, utilizando não apenas teorias mas também colocando em prática.

Por meio da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e distinguir entre pessoas, possibilitadas especialmente pelos jogos de faz de conta e s de alternância, respectivamente. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. (…) (HOFFMAN, 1995, p. 164)  

É no processo de Educação Infantil que o lúdico se torna mais presente. Quando as crianças estão entrando nesse processo, irão adquirir e explorar a imensa bagagem de diversos conhecimentos; o educador deve estar ciente de que para explorar e repassar aquilo que lhe é determinado à seus educandos na educação Infantil são de suma importância, devendo explorar ao máximo o brincar.

As manifestações lúdicas caracterizam-se por momentos de prazer, alegria e diversão proporcionados pela festa, pelos jogos de dança, como também por outras inúmeras e inesperadas possibilidades de expressão cultural. (SCHAWRTZ, 2004, P.56). 

O professor deve apresentar inúmeras oportunidades que o meio social lhe proporciona, de maneira lúdica e positiva para o desenvolvimento de seus alunos. O brincar é a maneira que a criança possui nessa fase, comunicar-se com o outro por isso a criança deve expressar-se em seu processo de aprendizagem, dando-lhes bem-estar, contentamento e a diversão de forma gratificante. As atividades lúdicas, com seus conteúdos educativos, despertam nas crianças comportamentos e valores que serão reproduzidos em uma fase mais tardia no contexto social em que estão inseridas.

Na teoria piagetiana, a brincadeira não recebe conceituação específica. Entendida como ação assimiladora, a brincadeira aparece como forma de características metafóricas, como espontânea e prazerosa. Ao colocar a brincadeira como centro do conteúdo de inteligência e não estrutura cognitiva, Piaget distingue a construção de estruturas mentais, da aquisição de conhecimentos. A brincadeira enquanto processo assimilativo, participa do conteúdo da inteligência, à semelhança e à aprendizagem. (KISHIMOTO, 2009, p.32)   

É necessária a compreensão do todo em relação ao brincar pois educar precisa não somente propor as atividades, mas saber onde e quando aplicá-las, para melhor desenvolvimento cognitivo do educando. Sobretudo é nessa fase que se deve adotar estratégias que sejam capazes de intervir positivamente no processo de aprendizagem da criança adequando-as para desenvolver suas competências.

Todas as instituições que atendem crianças de até seis anos devem respeitar o grau de desenvolvimento psicossocial e a diversidade social e cultural das populações infantis, como também promover o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito. (MALUF, 2008, p13)

A escola deve ser um espaço onde as manifestações lúdicas devem estar presentes de maneira prazerosa e significativa. Estas atividades nomeadas aqui como manifestações devem ser introduzidas pelo professor num processo que propiciará um desenvolvimento espontâneo e imediato, culminando no ensino aprendizado significativo. Assim, o brinquedo e o ato de brincar auxiliam no processo de ensino aprendizagem de cada criança, tanto no desenvolvimento psicomotor, como no desenvolvimento de habilidades e pensamentos. Segundo Piaget (199 p. 62) “o brinquedo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar a energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.” A partir desse processo a criança então é capaz de estimular o seu desenvolvimento nas habilidades de aprender e pensar dentro e fora do ambiente escolar. Os educadores devem fazer a associação entre o aprender e o brincar pois ambos são processos interligados e de suma importância dentro da sala de aula. Vygotsky (1988) afirma que o brincar é um espaço de aprendizagem onde a criança age além do seu comportamento humano. No brincar, ele age como se fosse maior do que é na realidade realizando simbolicamente, o que mais tarde realizará na vida real. Portanto, através dessa perspectiva que as atividades lúdicas são capazes de preparar as crianças a vida, com interação e adaptação a todas as condições que são integradas dentro de seu cotidiano para que assim a criança possa construir de forma autônoma o seu próprio conhecimento.

O professor é o mediador capaz de possibilitar ao aluno a criar espaços e compreender brincadeiras, isto é, construir o conhecimento. Para que isso aconteça é necessário haver a ligação entre o educador e seus educandos. Ao utilizar da ludicidade o professor deve estar ciente de que essas atividades sejam capazes de estabelecer o interesse e suprir as necessidades que cada criança possui, garantindo assim, uma educação de qualidade não deixando de lado a aprendizagem por meio de utilizações lúdicas com estratégias que dinamizem sempre o seu trabalho, deixando de lado o tradicionalismo, repensando suas práticas pedagógicas e seus conteúdos.  

Segundo Santos (1997) “possibilita ao educador: conhecer-se como pessoa, saber suas possibilidades e limitações, ter visão sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, jovem e do adulto”. É necessário então que o professor explore e trabalhe dentro dessas perspectivas na dimensão do lúdico para que aconteça o seu aperfeiçoamento pedagógico e para que desenvolva de maneira simples e prazerosa metodologias e técnicas lúdicas com seus educandos. 

Ao professor cabe organizar o brincar e, para isto, é necessário que ele conheça suas particularidades, seus elementos estruturais, as premissas necessárias para seu surgimento e desenvolvimento. (ROCHA, 2000, p48)

Contudo, para que aconteça de fato a aprendizagem por meio do lúdico é necessário que haja uma participação e mediação conjunta entre o professor e suas metodologias e técnicas para que a ludicidade tenha finalidades pedagógicas e auxilie os alunos para que sejam capazes de adquirir o desenvolvimento e a aprendizagem necessária, construindo e acrescentando mais ideais ao seu cognitivo, através de jogos, brincadeiras atividades essas que sejam capazes de  mostrar resultados mais significativos o possível no processo de ensino de cada educando.

3. METODOLOGIA

Foi desenvolvido por meio de pesquisas que envolvem bibliografias, sendo eles, livros de teóricos e filósofos que proporcionam um melhor embasamento teórico dentro do tema abordado. A pesquisa teve um suporte em análises qualitativas e elaborações de entrevistas e observações para uma melhor compreensão da prática da temática em si.

4. COLETA DE DADOS

Para a pesquisa sobre a utilização de práticas lúdicas na Educação Infantil, serão utilizados três instrumentos de coleta de dados complementares: questionário, entrevista e análise documental. A triangulação desses métodos permitirá reunir informações quantitativas, qualitativas e documentais, garantindo maior robustez à análise.

1. Questionário

Será aplicado um questionário online (Google Forms) ou impresso, destinado a professores da Educação Infantil, contendo perguntas sobre a frequência do uso de práticas lúdicas, a percepção dos benefícios para o desenvolvimento das crianças e as principais dificuldades encontradas.

Aplicação: O questionário será respondido por aproximadamente 20 a 30 professores, de forma anônima e voluntária, com tempo médio de 5 a 8 minutos para conclusão.

Dados Coletados:

  • Frequência semanal de atividades lúdicas.
  • Percepção do envolvimento das crianças (escala Likert de 1 a 5).
  • Disponibilidade de materiais e recursos (escala de 1 a 5).
  • Exemplos de práticas bem-sucedidas e principais desafios enfrentados.

2. Entrevista

Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Infantil, para compreender de maneira mais profunda suas experiências práticas, motivações e desafios relacionados ao uso do lúdico.

Aplicação: As entrevistas terão duração média de 10 a 15 minutos, sendo aplicadas a 5 a 8 professores selecionados entre os respondentes do questionário.

Dados Coletados:

  • Relatos detalhados sobre experiências e práticas.
  • Exemplos de atividades lúdicas eficazes.
  • Dificuldades enfrentadas (tempo, recursos, apoio institucional).

3. Análise Documental

Será realizada a análise de documentos institucionais e normativos relacionados ao trabalho com o lúdico na Educação Infantil, a fim de identificar como o tema é previsto formalmente e como se relaciona com as práticas docentes.

Aplicação: A análise documental incluirá:

  • Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).
  • Documentos internos, como planos de aula e relatórios de atividades.

Dados Coletados:

  • Evidências de valorização do brincar/lúdico.
  • Comparação entre as orientações documentais e a prática docente observada.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na pesquisa é possível perceber que o lúdico é muito significativo para a criança, pois através dele ela é capacitada a compreender, conhecer e construir suas atitudes e seus conhecimentos. É com a utilização do mesmo que conseguiremos uma educação de qualidade e que possa proporcionar realmente os interesses e necessidades que cada criança possui na educação infantil. A criança é capaz de aprender enquanto brinca, estabelece uma relação natural com o brincar, jogar demonstrando de fato suas emoções. É através do lúdico que a criança é capaz de conhecer a si próprio e ao outro.

O lúdico nesse processo escolar vem contribuindo então significativamente para que haja o desenvolvimento cognitivo de cada aluno. É necessário que o educador utilize na vivência escolar de atividades lúdicas para que desenvolva as potencialidades de seus educandos.

Portanto a utilização de atividades lúdicas no cotidiano escolar é de suma importância, pois quando existe a ligação entre o lúdico e as metodologias de um educador em sala de aula, é proposto com facilidade e dinamismo o processo de ensino aprendizagem nos alunos.

Contudo, pode-se concluir que o lúdico quando voltado para a educação infantil é capaz de proporcionar um desenvolvimento integrado do físico, cognitivo, afetivo, social e cultural. Conclui – se por fim que, o indivíduo que está integrado a um processo lúdico é capaz de desenvolver-se como um todo, sendo assim, o processo de aprendizagem na educação infantil deve estar sempre utilizando de maneiras lúdicas para que o desenvolvimento e a aprendizagem da criança sejam de forma à desenvolver um crescimento cognitivo consciente e significativo. 

6. BIBLIOGRÁFIAS

ABEC- Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Elaborando Trabalhos Científicos – Normas para a apresentação e elaboração. Barra do Garças (MT): ABCE, 2008.

ALMEIDA, E. Arte lúdica. São Paulo: Edusp, 1007

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1974.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1995.

KISHIMOTO, T. Jogo, brinquedo, brincadeiras e educação. (Org): Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MALUF, A. Atividades lúdicas para Educação Infantil: Conceitos/ orientações e práticas. Petrópolis, RJ, Voz, 2008.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SCWARTZ, G. Dinâmica Lúdica – Novos olhares. 1ª edição, Barueri, SP: Ed. Manole, 2004.)

VYGOSTKY, L. S.  A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.