O CONHECIMENTO DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA A RESPEITO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

KNOWLEDGE OF PUBLIC SCHOOLCHILDREN ABOUT HEALTHY EATING: EXPERIENCE REPORT

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ch10202408311251


Ana Giulia Javorski Hermínio1;
Maria Eduarda dos Santos1;
Laura Beatriz Strivieri Souza Patitucci1;
Patrícia Domingos Noro da Silva Martins2


Resumo

A alimentação adequada é determinante para o desenvolvimento infantil, impactando a saúde física e emocional.  Este artigo relata a experiência de acadêmicos de medicina que realizaram um projeto no ensino infantil, focado na alimentação saudável. Inicialmente, muitas crianças não tinham conhecimento nem discernimento de quais eram os componentes necessários e adequados para uma dieta apropriada. Após orientações e brincadeiras educativas a respeito, houve uma melhora significativa na compreensão do que compõe uma alimentação nutritiva A ação demonstrou a importância de estratégias didáticas na promoção da saúde alimentar no ambiente escolar, contribuindo para hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida das crianças.

Palavras-chave: Alimentação saudável. Ensino infantil. Promoção de saúde.

Abstract

Adequate nutrition is crucial for child development, impacting physical and emotional health.  This article reports the experience of medical students who carried out a project in early childhood education, focused on healthy eating. Initially, many children had no knowledge or insight into the necessary and appropriate components of an appropriate diet. After guidance and educational games in this regard, there was a significant improvement in the understanding of what makes up a nutritious diet. The action demonstrated the importance of teaching strategies in promoting dietary health in the school environment, contributing to healthy habits and a better quality of life for children.

Keywords: Healthy eating. Early childhood education. Health promotion.

1. INTRODUÇÃO

É notório que a alimentação saudável é de essencial importância para o desenvolvimento infantil, em cada fase da vida tem sua determinada relevância, e apesar de crianças já terem suas preferências alimentares, é de suma importância que os ambientes os quais estão inseridos incentivem o consumo de uma alimentação balanceada e o mais saudável possível (CUNHA, 2014). A alimentação adequada não só mantém corpo e mente saudáveis, como é um fator preventivo para possíveis futuras doenças como a obesidade, doenças cardíacas, alterações imunológicas e hipertensão (GIARETTA & FOSCHIERA, 2020). O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos do 2º ano de medicina da disciplina de Interação Comunitária II na discussão e planejamento de um Projeto de Intervenção. Dito isso, a alimentação nutritiva é um tema necessário para crianças, sendo especialmente abordado no âmbito escolar.

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA

Na escola municipal Machado de Assis, Sarandi- PR, foi realizada uma ação direcionada a educação alimentar com 121 crianças do período vespertino, com idades de 4 a 12 anos. A ação foi baseada em uma prática interativa, que teve como objetivo avaliar o conhecimento prévio dos escolares sobre quais alimentos eram saudáveis e quais eram prejudiciais à saúde. Diante disso, a atividade consistiu em uma gincana, na qual tinham recortes de alimentos variados, sendo alguns não saudáveis e outros saudáveis, todos estavam contidos em um desenho no chão de uma cesta de mercado. Os alunos foram divididos em dois grupos e tinham como objetivo colher e entregar o maior número de alimentos benéficos para saúde para os estudantes de medicina, em um segundo momento os aplicadores avaliaram e contaram os pontos obtidos por cada grupo, em seguida determinaram o time vencedor. Nesse momento foi observado uma lacuna de conhecimento a respeito do assunto, devido a vários alimentos que foram trazidos erroneamente. Após a brincadeira os acadêmicos reuniram os alunos e foram erguendo os recortes afim de obterem respostas verbais do conhecimento prévio, em seguida explicavam o motivo pelo qual deixava de ser saudável ou não determinado alimento. Foi observado que depois dessa roda de conhecimento as crianças conseguiam diferenciar de modo mais assertivo os alimentos, e entenderem a importância de uma dieta balanceada incluindo ou retirando alguns itens. Esses resultados evidenciaram a necessidade da implementação de ações didáticas visando uma clareza em relação a nutrição adequada, além de permitir união entre ideias pré-concebidas por eles e novas informações ou correções apresentadas pelos acadêmicos, levando a conclusão de informações corretas, com intuito de promover aprendizado e conscientização. 

3. RESULTADOS 

Diante da ação realizada, foi possível avaliar que havia uma lacuna muito extensa de conhecimento entre os escolares do colégio Municipal Machado de Assis, Sarandi-PR. Eles evidenciaram que não tinham total domínio no discernimento do que seria saudável ou não para incluir na dieta e obter uma saúde melhor através de sua alimentação. Deste modo, foi observado a necessidade da promoção de saúde no ambiente escolar, em especial a alimentação saudável.

4. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que o objetivo do trabalho foi atingido de forma eficaz, visto que o planejamento de intervenções se baseou em didáticas adequadas, que alcançaram o objetivo de melhorar a alimentação.

REFERÊNCIAS

CUNHA, L. F. A importância de uma alimentação adequada na educação infantil. Universidade tecnológica federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/21702/2/MD_ENSCIE_IV_2014_57.pdf. Acessado em 29 de agosto de 2024.

GIARETTA, M.; FOSCHIERA. E.M. Alimentação saudável: educando e cuidando da infância na educação infantil. Universidade federal de Passo Fundo, 2020. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/1928/1/PF2020Mariele%20Giaretta.pdf. Acessado em 29 de agosto de 2024.

CIRINO, Cleide Aparecida Pereira et al. Educação infantil e suas práticas educativas: a importância da alimentação saudável e consciente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3778. Acessado em: 27 de agosto de 2024.

FERREIRA, C. A importância de uma alimentação adequada na infância. Universidade Tecnológica Federal  Do Paraná, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/22098/1/importanciaalimentacaoadequadainfancia.pdf. Acessado em: 27 de agosto de 2024.


 1Discente do Curso Superior de Medicina do Instituto Cesumar Campus Maringá-PR e-mail: anagiuliajavorski@hotmail.com, mdudasantos24@gmail.com;
 2Docente do Curso Superior de Medicina do Instituto Cesumar Campus Maringá. Mestre em promoção da saúde (PPGMAD/UNIR). e-mail: patrícia.martins@docentes.unicesumar.edu.br