MUSICAL EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD: AN EDUCATIONAL WORKSHOP FOR EARLY CHILDHOOD PROFESSIONALS
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202506102243
Edmilton Amaro da Hora Filho1
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina de musicalização realizada com profissionais da Escola Municipal Duque de Caxias, em Vitória de Santo Antão – PE, com foco na educação infantil. A atividade teve como objetivo principal promover o entendimento sobre a importância da musicalização no desenvolvimento integral das crianças e oferecer subsídios práticos para a aplicação de estratégias pedagógicas musicais. A oficina, com duração de três horas, envolveu atividades lúdicas e interativas, abordando ritmos, sons, corpo como instrumento e famílias dos instrumentos musicais. A pesquisa incluiu ainda a aplicação de questionários para comparação entre os conhecimentos prévios e posteriores dos participantes, revelando a necessidade de formação específica na área e destacando a musicalização como recurso essencial para o aprendizado e socialização infantil. A análise aponta para a importância de oferecer formações continuadas, mais oficinas e a inclusão da musicalização de forma efetiva no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Musicalização; Educação Infantil; Formação Continuada.
Abstract
This paper presents the results of a musicalization workshop conducted with professionals from the Duque de Caxias Municipal School, in Vitória de Santo Antão – PE, focusing on early childhood education. The main objective of the activity was to promote understanding of the importance of musicalization in the holistic development of children and to provide practical tools for the application of musical pedagogical strategies. The three-hour workshop involved playful and interactive activities, addressing rhythms, sounds, the body as an instrument, and the families of musical instruments. The research also included the application of questionnaires to compare participants’ previous and later knowledge, revealing the need for specific training in the area and highlighting musicalization as an essential resource for children’s learning and socialization. The analysis points to the importance of offering continuing education, more workshops, and the effective inclusion of musicalization in the school routine.
Key-words: Musicalization; Early Childhood Education; Continuing Education.
1 INTRODUÇÃO
A música, presente na história da humanidade desde tempos remotos, representa uma forma única de comunicação e expressão de sentimentos. Dessa forma, a música transcende sua natureza artística, consolidando-se como um meio fundamental de interação.
Neste contexto, a música torna-se um componente indispensável para a formação humana, sendo crucial a sua presença na educação infantil. Além de contribuir para a concentração, a sociabilização e a criatividade, as abordagens pedagógicas desse componente curricular abrangem desde a apreciação musical até o canto e a expressão musical com instrumentos.
No cenário brasileiro, a Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe alterações à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Esta legislação estabelece a obrigatoriedade do ensino da música nas escolas de educação básica. Assim, o ensino de música torna-se conteúdo obrigatório, inserido no contexto do ensino de artes, mas integrando um conjunto que inclui artes plásticas, dança e teatro.
Como medida voltada ao aprimoramento profissional das professoras da Escola Municipal Duque de Caxias, localizada em Vitória de Santo Antão, foi realizada uma Oficina de Musicalização com duração total de três horas. O público diversificado da oficina, composto por oito participantes, entre professores, coordenador(a), equipe gestora e profissionais de apoio da educação infantil, apresentou experiências variadas, com tempos de atuação na educação infantil variando de 5 meses a 13 anos.
A unidade de ensino, situada na Rua Nunes Machado, Pirituba, Vitória de Santo Antão – PE, CEP: 55618-000, caracteriza-se por estar situada na área rural do município. Este trabalho tem como propósito apresentar os resultados da Oficina de Musicalização Infantil com profissionais da educação, oferecendo insights valiosos para práticas pedagógicas e estratégias didáticas na área. Adicionalmente, exploramos a influência da Lei 11.769/2008 na musicalização infantil, identificando desafios enfrentados pelos profissionais na implementação de estratégias didáticas e propondo soluções inovadoras.
Para desenvolver este trabalho, elaboramos um quadro comparativo entre os conhecimentos prévios e os adquiridos pelos profissionais durante a oficina, evidenciando transformações no entendimento da musicalização infantil. Este quadro comparativo foi realizado a partir de um formulário respondido no início e ao término da oficina.
Dentre os resultados obtidos, a maioria dos participantes concordou com a existência de dificuldades, destacando a necessidade de formação específica, apesar da disponibilidade de material vasto. Observou-se também a carência de conexão entre as necessidades formativas e pedagógicas, além da falta de materiais eletrônicos, repertório e acesso à internet.
Quanto à importância da musicalização na infância, a percepção foi de que esta se configura como uma forma lúdica de aprendizado, contribuindo para a integração da sensibilidade e sendo crucial para o desenvolvimento integral da criança. Aspectos como a compreensão de rimas, desenvolvimento de linguagem, coordenação motora, benefícios físicos e socialização foram destacados como fundamentais. Movimentos corporais, ritmos, músicas e parlendas foram apontados como eficazes.
Sugestões incluíram sons, vídeos, cantigas de roda e aplicativos como ferramentas valiosas. Participantes expressaram uma experiência positiva e enriquecedora. Atividades práticas envolveram o uso do corpo, ritmos e abordagens lúdicas, reconhecidas pela clareza na apresentação de conceitos musicais. Não foram identificados desafios significativos. Recursos desejados incluíram mais oficinas e formações sobre o tema. Participantes consideraram as informações práticas aplicáveis em diversos contextos. Sugestões adicionais incluíram trazer mais instrumentos para socializar com o grupo e oferecer a oficina para alunos da Educação Infantil.
2. METODOLOGIA / MATERIAIS E MÉTODOS
No dia 14 de novembro de 2023, a Escola Municipal Duque de Caxias, em Vitória-PE, foi palco da Oficina de Musicalização, conduzida pelo Professor Edmilton Hora, com uma duração total de três horas. O público diversificado da oficina incluiu oito participantes, entre professores, coordenador(a), equipe gestora e profissionais de apoio da educação infantil, cujos tempos de atuação na educação infantil variaram de 5 meses a 13 anos.
Nossa abordagem metodológica nesta oficina se fundamentou em estratégias práticas e no uso de materiais que fossem facilmente acessíveis na escola ou de aquisição descomplicada. Por exemplo, caixas e baldes.
Durante a oficina, foi apresentada a variedade de fontes sonoras(Foto 01), incluindo os produzidos pelo próprio corpo, instrumentos de percussão e jogos rítmicos e musicais. Adicionalmente, a formação contemplou o ensino de conceitos básicos de teoria musical, como ritmo, melodia e harmonia, com ênfase na aplicação prática desses conceitos em atividades de musicalização para crianças. Como diretriz central para a elaboração das atividades, foram desenvolvidas atividades lúdicas que pudessem ser adaptadas às estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil.
Foto 01. Fonte: Autor, 2023.
Assim sendo, trabalhamos na oficina sons e ritmos, os princípios básicos da música e as famílias dos instrumentos musicais. Para isso, foi feito um plano de aula projetado para uma oficina de 3h de duração (Foto 02).
Foto 02. Fonte: Autor, 2023.
Para trabalhar o conteúdo de Sons e Ritmos, introduzimos os conceitos básicos de sons e ritmos através de uma atividade interativa e divertida. Começamos a oficina falando sobre a importância dos ouvidos e como eles nos permitem ouvir sons ao nosso redor. Falamos sobre uma variedade de objetos com diferentes texturas (metal, madeira, plástico) para criar sons diferentes. Peça às crianças para fechar os olhos e adivinhar que objeto você está tocando.
Utilizamos a música “Tweyagale By Eddy Kenzo” dançado pelo grupo Masaka Kids Africana Dancing. Esse material está presente no Youtube e o ritmo da dança é o Kuduro (Foto 03).

Foto 03. Autor, 2023.
Nesta atividade os participantes foram convidados a dançar no ritmo da música a partir de gestos pré-estabelecidos. Os movimentos da dança são preestabelecidos a partir de desenhos(figura 01) feitos no quadro branco.

Fonte: Autor, 2023.
Ao final os participantes são convidados a criarem seus próprios movimentos de acordo com o ritmo da música. Essa atividade explora a criatividade e a pulsação do ritmo trabalhado. Outra atividade desenvolvida foi a de criar ritmos com o corpo. Foi explicado como podemos criar ritmos usando nosso próprio corpo. Assim, ensinamos a fazer ritmos com palmas e batidas simples e incentive aos participantes a experimentar diferentes ritmos.
Também foi problematizado o trabalho com materiais recicláveis dos quais não recomendamos a não ser que estes materiais sejam biodegradáveis. Não incentivamos o trabalho com garrafas pet. Pois, esse tipo de material ao ser pintado dificulta o processo de reciclagem. Assim sendo, nossa recomendação é que utilize papelão em atividades de confecção de instrumentos musicais. Também recomendamos o uso de materiais como baldes e latas para produzir sons.
Para Introduzir os princípios básicos da música, como melodia, ritmo e harmonia, de forma lúdica. Explicamos o que é uma melodia, que é entendido como uma sequência de notas musicais que soam agradáveis juntas.
Falamos sobre a importância do ritmo e da batida na música Para isso tocamos uma música com uma batida de baião batendo palmas reproduzindo o ritmo. Quanto à harmonia foi exposto que é a junção de várias notas e instrumentos tocados ao mesmo tempo.
No conteúdo “família dos Instrumentos Musicais”, falamos sobre os diferentes tipos de instrumentos musicais e suas famílias. Para esse conteúdo foi sugerido que o trabalho com as crianças pudesse ser feito de forma lúdica. Assim, sugerimos uma atividade de criação e um concerto e que as crianças possam criar o som dos seus instrumentos com a boca(foto 04).

Foto 04. Fonte: Autor, 2023.
Antes de criar o concerto é bom que sejam mostradas imagens de diferentes instrumentos musicais e fale sobre suas características (cordas, sopro, percussão)(Foto 05).

Foto 05. Fonte: Autor, 2023.
Outra possibilidade é a de toque gravações de cada tipo de instrumento para que as crianças possam ouvir como eles soam. Quando trabalhar esse tipo de atividade na escola os profissionais também podem fornecer imagens de uma seleção de instrumentos (brinquedos ou imagens) para que cada grupo que classifique os instrumentos em suas famílias (cordas, sopro, percussão) e explique por que fizeram essas escolhas.
6. Metodologia
Para nos aprofundarmos na temática, optamos por realizar uma imersão por meio dos recursos disponíveis no Google Acadêmico. Iniciamos nossa busca utilizando os seguintes descritores: “musicalização infantil”, “Lei nº 11.769”, “formação de professores” e “desafios”. Os resultados iniciais totalizaram 113 documentos. No entanto, diante do considerável volume de material, procedemos à criação de categorias de inclusão e exclusão para refinar nossa seleção.
Primeiramente, estabelecemos como critério a restrição para resultados apenas em português (Brasil), reduzindo assim o conjunto para 104 documentos. Em seguida, delimitamos um intervalo temporal específico, abrangendo produções entre 2018 e 2023, resultando em 53 documentos após o segundo critério de exclusão.
No terceiro critério, elegemos apenas trabalhos que incorporassem os descritores no título ou termos similares, o que resultou em uma lista mais focalizada de 12 trabalhos para leitura e composição da revisão.
Após a aplicação do terceiro critério, refinamos ainda mais nossa seleção, incluindo dentro dos doze trabalhos aqueles que apresentavam maior afinidade e diálogo direto com nossos objetivos de pesquisa.
Assim, de acordo com a aproximação com a temática encontramos
Ao indagar sobre a relação com a musicalização infantil, os resultados, conforme apresentados no Gráfico 01, revelaram que a maioria dos participantes, predominantemente professoras, desempenha um papel fundamental, necessitando diariamente criar estratégias e coreografias didáticas para o ensino de competências tanto na educação infantil quanto na música.
Gráfico 1. Fonte: Autor, 2023.
Quando questionados sobre onde adquiriram conhecimentos sobre musicalização infantil, 87,5% dos participantes afirmaram tê-los adquirido na própria escola, enquanto 12,5% responderam por cursos, conforme evidenciado no Gráfico 02.
Gráfico 2. Fonte: Autor, 2023.
Sobre as dificuldades de informação sobre musicalização infantil, a pergunta “Você acredita que existem dificuldades na informação disponível sobre musicalização infantil?” resultou na maioria dos participantes concordando. Uma resposta destacou a existência de vasto material disponível, entretanto, ressaltou a carência de formação específica. O professor observou: “Falta uma formação mais específica para nós, professores e professoras, apesar do material vasto disponível.”
Dessa forma, a maioria dos participantes reconheceu as dificuldades na disponibilidade de informações sobre musicalização infantil, evidenciando a necessidade de formação específica para lidar com o rico, mas muitas vezes desafiador, material disponível.
Ao abordarmos os desafios comuns enfrentados ao implementar programas de musicalização infantil, as respostas destacaram a necessidade de estabelecer relações entre as necessidades formativas e as questões pedagógicas, juntamente com a falta de materiais eletrônicos, repertório e acesso à internet. A falta de formação e o contato com experiências musicais também foram enfatizados.
Ao questionarmos por que é importante introduzir a musicalização desde a infância, as respostas refletiram a visão da musicalização como uma forma lúdica de aprendizado, contribuindo para a integração da sensibilidade e sendo crucial para o desenvolvimento integral da criança.
No que se refere às habilidades específicas desenvolvidas pela musicalização, destacaram-se a compreensão de rimas, desenvolvimento de linguagem, coordenação motora, benefícios físicos e socialização.
Atividades que envolvem movimentos corporais, ritmos, músicas e parlendas foram apontadas como eficazes para crianças pequenas. Quanto aos recursos úteis para aprender mais sobre musicalização infantil, sugestões incluíram o uso de sons, vídeos, cantigas de roda e aplicativos como ferramentas valiosas para aprofundar o conhecimento nesse campo. Após o término da oficina foi desenvolvido um segundo questionário.
Durante a oficina de musicalização infantil, os participantes expressaram uma experiência positiva e enriquecedora, descrevendo-a como “bem” e destacando aprendizados significativos. As atividades práticas abrangeram o uso do corpo como instrumento, ritmos e uma abordagem lúdica para explorar movimentos, nomes de instrumentos, palmas, batidas e melodias. A clareza na apresentação dos conceitos musicais foi unanimemente reconhecida.
Ao refletir sobre a aplicação desses conhecimentos ao trabalhar com crianças, os participantes visualizaram a utilização de materiais ao redor e a exploração dos sons corporais. Atividades envolvendo sensibilidade, criatividade, senso rítmico e imaginação foram consideradas particularmente eficazes.
Experiências significativas incluíram a percepção de tocar o corpo para reproduzir sons, contribuindo para uma maior consciência corporal e de movimentação. Não foram identificados desafios significativos durante as atividades práticas ou na compreensão dos conceitos musicais.
Quanto aos recursos desejados, os participantes expressaram interesse em mais oficinas e formações sobre o tema. Além disso, sugeriram instrumentos como tambores de latas, instrumentos de brinquedos, fantoches e caixas de papelão como ferramentas úteis.
Os participantes sentiram que as informações práticas fornecidas pela oficina são aplicáveis em diversos contextos. O feedback geral foi positivo, com destaque para a sugestão de trazer mais instrumentos para socializar com o grupo. Uma sugestão adicional inclui oferecer a oficina para alunos da Educação Infantil, ampliando seu alcance e impacto.
3. RESULTADOS
A maioria dos participantes da oficina concordou com a existência de dificuldades na aplicação da musicalização no contexto da educação infantil, destacando a necessidade de uma formação específica na área, apesar da disponibilidade de materiais diversos. Observou-se a urgência de uma maior conexão entre as necessidades formativas e pedagógicas, sendo evidenciada também a carência de materiais eletrônicos, a limitação de repertório musical e as dificuldades no acesso à internet como fatores que impactam negativamente a prática docente.
A musicalização na infância foi compreendida como uma forma lúdica e eficaz de aprendizado, contribuindo para a integração da sensibilidade e se mostrando crucial para o desenvolvimento integral da criança. Os participantes ressaltaram aspectos como a compreensão de rimas, o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, os benefícios físicos e a socialização como resultados positivos dessa abordagem. Entre os recursos mais valorizados na oficina, destacaram-se os movimentos corporais, os ritmos, as músicas e as parlendas, que foram apontados como estratégias eficazes para o ensino musical.
As sugestões dos participantes incluíram a utilização de sons variados, vídeos educativos, cantigas de roda e aplicativos digitais como ferramentas valiosas para o processo de musicalização. De modo geral, os depoimentos revelaram que a experiência proporcionada pela oficina foi positiva e enriquecedora. As atividades práticas envolveram o uso do corpo, de ritmos e de abordagens lúdicas, sendo reconhecidas pela clareza na apresentação de conceitos musicais.
Não foram identificados desafios significativos durante a realização da oficina. Como recursos desejados, os participantes indicaram a necessidade de mais oficinas e formações continuadas sobre o tema. Consideraram ainda que as informações e práticas abordadas foram aplicáveis em diversos contextos educativos. Entre as sugestões adicionais, destacaram-se a ideia de trazer mais instrumentos musicais para socialização com o grupo e a proposta de oferecer a oficina também para os alunos da Educação Infantil.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A realização da Oficina de Musicalização com profissionais da educação infantil evidenciou o potencial transformador da música no contexto pedagógico, reforçando sua importância no processo de ensino-aprendizagem desde a infância. As atividades práticas demonstraram ser eficazes na compreensão e aplicação de conceitos musicais, promovendo uma experiência significativa e participativa entre os educadores.
Os resultados apontam para a necessidade de ampliação de formações específicas, além da valorização da musicalização como ferramenta lúdica e formativa no ambiente escolar. É fundamental que políticas educacionais e práticas pedagógicas caminhem juntas no reconhecimento da música como linguagem essencial para o desenvolvimento integral das crianças, conforme preconiza a Lei 11.769/2008. Espera-se, assim, que iniciativas como esta oficina sejam ampliadas, fortalecendo o compromisso com uma educação sensível, criativa e inclusiva.
REFERÊNCIAS
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1Doutor em Educação, UFPE, edmiltonamarodahorafilho@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/4933465694751176, https://orcid.org/0000-0001-7586-7643.