REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411010908
Glécio Benvindo de Carvalho
Raquel Lopes de Oliveira Silva
Professor Dr. Marcelo Magno Rocha Nascimento
Para Arroyo(2013,p.15) “o currículo é o núcleo e o espaço central mais estruturante da função da escola. Por causa disso, é o território mais cercado, mais normatizado. Mas também o mais politizado, inovado, ressignificado”. Neste sentido, os autores Reis e Bollela(2014) observam também que o currículo é mais que uma lista de atividades e conteúdo. Ele apresenta claramente quais são os resultados esperados com aquela proposta educacional. E que a sustentabilidade do currículo depende de um processo regular de avaliação do próprio programa e da adequação do egresso às necessidades da sociedade.
As ferramentas e métodos de diagnóstico utilizadas no sistema educacional, auxiliam para clareza e aprofundamento dos números, identificação de questões relevantes sobre perfil local, necessidades individuais, problemas sociais e direcionamento de currículo contextualizado.
Métodos quantitativos que consiste na aplicação de questionários e pesquisas com estudantes, professores, corpo técnico e pais – pode incluir pessoas da comunidade em geral. Análise do desempenho acadêmico e métricas institucionais
Métodos qualitativo-Entrevistas com professores e estudantes, grupos focais e observação direta.Análise documental (regulamentos, relatórios de avaliação, propostas curriculares de base, legislação educacional, etc.). Os autores Reis e Bollela (2014 p.273)observam que o currículo é mais que uma lista de atividades ou um conjunto de conteúdo. O currículo deve cuidar de todos os aspectos relevantes para um programa de ensino. Ele deve informar claramente quais são os resultados esperados com a proposta educacional, bem como sobre a intenção dos professores e quais as escolhas e os caminhos a serem tomados para se alcançar estes resultados esperados
Além disso, eles ressaltam alguns conceitos agregados ao currículo, e que geralmente são debatidos.
O currículo “declarado”, é o currículo formal e que está impresso nos documentos da instituição. O currículo “ensinado” resultado da “leitura” que os professores fazem e aqui lo que executam, a partir do que está determinado no currículo declarado, ou seja, é aquilo que é executa do pelos professores, o que acontece efetivamente na prática. O currículo “oculto” é definido como tudo aquilo que os estudantes aprendem, mas que não faz parte das atividades previstas no currículo declarado, e apesar de não ser formalmente ensinado pelos professores do curso e/ou não estarem previstos na carga horária do curso, resulta em aprendizado para os estudantes. Finalmente, existe o conceito de currículo “aprendido”, que estaria relacionado a tudo aquilo que foi possível aos estudantes aprenderem, independentemente se nas atividades formais ou informais de aprendizado. (Reis FJC, Souza CS, Bollela VR. Desenho Curricular para Cursos das Profissões da Saúde. Medicina -Ribeirão Preto. ( 2014.p. 273) http://revista.fmrp.usp.br/)
As autora Delarissa e Sangalli( 2020, p. 1356) acrescentam que “[…]currículo não é apenas conjunto de conhecimento, mas sim o conjunto de tudo que se faz na escola com os objetivos de preparar o aluno com competências para enfrentar e superar todos os problemas da vida.’’ Na Escola Municipal Vovó Dulce em Senador Canedo – Goías- Dentro do PPP- Projeto Político Pedagógico, possuem alguns projetos que buscam a interdisciplinaridade que é a capacidade de transitar com certa profundidade nas diferentes áreas de conhecimento. Muitas escolas do bairro e município, arrecadam grande valores na quadrilha para terem dinheiro em caixa e utilizarem durante o ano letivo. Porém esta escola, a quadrilha é apenas para os alunos e todos comem gratuitamente as comidas típicas neste dia de quadrilha com os demais alunos. As fotos foram tiradas pela Intérprete de Libras da escola e mestranda, no intuito do aluno surdo assimilar os nomes de cada alimento que seria servido em língua Portuguesa escrita e os sinais em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Os sorrisos demonstram a alegria deste momento, enquanto em outras escolas pagariam para entrar e depois teriam de comprar os alimentos, nesta escola, eles comiam e repetiam gratuitamente.
Figura 1: Aluno surdo sinalizando em Libras cada alimento servido gratuitamente para os alunos na quadrilha da escola.
Fonte: Arquivo de pesquisa
Para os diagnóstico e perfis educacionaissão utilizados para identificar os problemas e necessidades dentro de um sistema educacional para melhorar o planejamento estratégico institucional e didático-pedagógico. Além do comunitário, que afeta o desempenho dos estudantes, destacando as necessidades específicas da comunidade escolar. Esses diagnostico servem de base para as decisões educacionais com dados e contextos reais e movimentam a adaptação do currículo conforme as demandas sociais e educacionais. Para Arroyo (2013 ) há uma disputa política pela diversidade de memórias, e que estes projetos não têm conseguido ser reconhecidos como legítimos no território nobres dos currículos. Ele também enfatiza:
Alguns docentes tentam incorporá-los nas disciplinas, mas ainda ficam à margem, em tempos-espaços marginais. Talvez porque seu reconhecimento significaria o reconhecimento de que os conhecimentos e as racionalidades, “a herança cultural” e literária única e os valores auto afirmados como únicos e universais teriam de reconhecer serem parciais e terem de abrir espaços-tempos nobres a outros conhecimentos e valores, a outras heranças, histórias e memórias e a outras narrativas literárias. Os currículos são disputados pelos educadores e educandos para incluírem a memória-recordação em sua plural diversidade. Incluírem o reconhecimento e esclarecimento de todas as histórias passadas e presentes mais do que a apologia de promessas de futuro. Um currículo que reconheça e não desperdice a diversidade de experiências de viver-recordar o passado-presente.
Umas das lutas pela inclusão nas escolas, é a inserção de projetos ao PPP- Projetos Políticos Pedagógicos relacionados a LIBRAS e o surdo. Porém podemos destacar novamente na Escola Municipal Vovó Dulce em Senador Canedo -Goiás, Brasil; dois projetos. O primeiro em abril ,comemorando mais um ano de LIBRAS, utilizando uma literatura inclusiva de título “Encontros Eternos” que aborda um entrave comunicativo do surdo na sociedade e em setembro, utilizando outra literatura inclusiva, porém trilíngue(LIBRAS, Português e Inglês) de titulo “O aprender de uma criança” que aborda um entrave comunicativo do surdo na escola, em comemoração ao dia nacional dos surdos.
Figura 2: Os dois alunos surdos da escola mais a professora de AEE sinalizando a palavra inclusão em LIBRAS Aluno surdo sinalizando em Libras
Fonte: Arquivo de pesquisa
Podemos perceber com estes exemplos atuais, que já há um currículo funcional para aluno público da Educação Especial. As autoras Delarissa e Sangalli(2020) afirmam que o currículo para educação especial visa identificar , desenvolver habilidades, aumentando as possibilidades de participação na vida cotidiana, na escola, trabalho e sociedade, respeitando a idade cronológica do aluno, e ter como referência a sua realidade social, proporcionando a todos os alunos o desenvolvimento de habilidades que podem beneficiá-los para uma inclusão real.
Pretende-se uma escola aberta à diversidade, consciente de suas funções sociopolíticas, ao lado das pedagógicas, uma escola sintonizada com os valores democráticos. Mais importante do que conceber a escola como transmissora de conteúdo é concebê-la como o espaço privilegiado de formação e de exercício da cidadania. Como a escola também é o espaço dos escritos há que, nela, favorecer a apropriação e a construção de conhecimentos com reflexão crítica.
Figura 3: Prática inclusiva com uso e difusão de Libras na sala do aluno surdo durante os dois projetos Fonte: Arquivo de pesquisa
Segundo Sacristan(2013) “o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender, os quais, por sua vez, regularão a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.” Outro ponto que o autor chama a atenção, é que por meio desse projeto institucional, são expressadas forças, interesses ou valores e preferências da sociedade, de determinados setores sociais, das famílias, dos grupos políticos, etc. Assim ao coincidir com a realidade, a educação consegue ser o impulso humano que projeta seus desejos e suas aspirações sobre o que vemos ocorrer ao nosso redor, sobre como o ser humano é e se comporta, como é a sociedade, como são as relações sociais, etc.
Desta maneira é possível perceber que, o ser humano tende, por natureza, a criar um mundo desejável que lhe motiva a melhorar, a estabelecer metas para si e a imaginar ideais. A educação é em si mesma um valor desejável, embora saibamos que isso se dê por razões muito diversas. Sacristán (2013) também relembra que trabalhamos por algo que valorizamos porque queremos e acreditamos que, com a educação, melhoramos os seres humanos, aumentamos seu bem-estar e desenvolvimento econômico, atenuamos as deficiências sociais, contribuímos para a redenção do ser humano, sua liberação.
Referência Bibliográfica:
DELARISSA , Luciana Maria ; SANGALLI,Marili Terezinha. O desenho curricular e suas tarefas. Revista mais educação [recurso eletrônico] / [Editora chefe] Fabíola Larissa Tavares – Vol. 3, n. 8 (out. 2020) -. São Caetano do Sul: Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, 2020. P.1356-1375. Disponível http:file:///C:/Users/PCUSER/Desktop/mestrado%20raquel%202024%202026/127.Luciana__Maria_Delarissa%20-%20Exemplo%20de%20uso.pdf Data de Acesso: 16/10/2024.
LOPES, Raquel. Encontros Eternos. Ilustrador: Jean Coelho de Sousa Goiânia: R&F Editora Ltda. 2012.
LOPES, Raquel. O aprender de uma criança: The learn of a child. ilustrador: Jean Coelho de Sousa; Designer Gráfico de Libras: Francisco Ferreira de Oliveira; Traduções – Inglês: Angélica Nezita Lopes de Oliveira Julião e de Libras: Raquel Lopes.Goiânia: R&F-Pé de Letrinhas, 2018.
LOPES, Raquel. Desafios e Prática no Âmbito escolar dos TILSP- Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Novas Edições Acadêmicas. International Book Market Service Ltd. Mauritius. 2019.
SACRISTÁN,José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo [recurso eletrônico] / Organizador, José Gimeno Sacristán ; tradução : Alexandre Salvaterra ; revisão técnica: Miguel González Arroyo. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Penso, 2013