MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

DIGITAL MEDIA IN EDUCATION: CONTRIBUTIONS, CHALLENGES AND POTENTIAL IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202508131020


Irinéa Francisca de Oliveira1
Rodrigo Aparecido de Souza Ribeiro2
Elói Luís Krüger3
Nathália Aparecida Stuart Antunes4


Resumo

O principal objetivo deste artigo foi mostrar como o uso de mídias digitais na educação tem revolucionado o ensino e a aprendizagem, harmonizando novas formas de interação e acesso ao conhecimento, buscando de forma bibliográfica examinar os benefícios percebidos por educadores ao utilizar mídias digitais no processo de ensino/aprendizagem. Para a abordagem do assunto, foram realizadas inúmeras leituras de literaturas sobre o tema apresentado, as quais destacam a relevância das mídias digitais na ascensão de um ambiente de aprendizagem interativo. Os autores indicam que os educadores percebem múltiplos benefícios no uso dessas tecnologias, que vão desde a melhoria na abrangência e assimilação dos conteúdos até o aumento da motivação e engajamento nas atividades em sala de aula. Os resultados indicam que essas ferramentas não apenas favorecem a participação dos estudantes, mas também tornam a compreensão e a retenção das informações mais acessíveis. Além de aprimorar a interação e a comunicação entre estudantes e professores. Os benefícios são nítidos, contudo, é imprescindível destacar que há algumas fragilidades observadas em relação a temática como: a necessidade de capacitação dos professores e a inclusão digital nas escolas.

Palavras-chave: Ambiente escolar, mídias digitais, inclusão digital.

1. INTRODUÇÃO

Com os avanços das mídias digitais o cenário educacional vem passando por muitas transformações, principalmente com o aumento do ensino online. Nesse novo cenário as mídias digitais: vídeos, plataformas interativas e ferramentas de comunicação, têm sido acrescentadas de forma contínua no processo de ensino e aprendizagem, trazendo novas perspectivas didáticas. 

As plataformas digitais não promovem apenas a interação e comunicação entre os participantes, mas também permite que esses estudantes tenham interação com os conteúdos digitais que são ofertados. Por meio de quizzes interativos, simuladores e recursos multimídia, os estudantes têm a oportunidade de aplicar na prática o conhecimento adquirido e receber feedback instantâneo sobre seu desempenho. A conexão direta com o material didático não só contribui para uma maior compreensão dos conceitos, mas também mantém os estudantes motivados, pois permite que eles acompanhem seu próprio progresso, expandido as possibilidades de serem autores de seus próprios saberes.

Com o avanço das tecnologias digital de informação e comunicação (TDIC), a escola deixa de ser apenas um espaço físico de transmissão de conhecimentos para se tornar um ambiente dinâmico, interativo e colaborativo, no qual os recursos digitais ampliam as possibilidades de acesso à informação, diversificação de metodologias e personalização do ensino. A relevância deste estudo reside na necessidade de compreender como essas ferramentas podem ser efetivamente integradas às práticas pedagógicas, de modo a favorecer o engajamento, a motivação e a aprendizagem significativa dos estudantes. Com essas inovações, o ensino não apenas expandiu o acesso ao conhecimento, mas também proporcionou aos estudantes a possibilidade de aprender no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais.

Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar na literatura os benefícios percebidos por educadores e estudantes no uso de mídias digitais e da linguagem audiovisual no ensino online. A compreensão dos impactos dessas ferramentas ainda demanda maior exploração, especialmente no que se refere à maneira como influenciam o engajamento dos estudantes, a flexibilidade educacional e a personalização do aprendizado.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A chegada das ferramentas digitais no âmbito escolar trouxe muitas oportunidades de estratégias pedagógicas. As mídias digitais têm oferecido ferramentas que auxiliam os professores na elaboração de aulas mais dinâmicas e interativas. Plataformas de ensino, softwares educacionais e recursos multimídia tornam as explicações mais didáticas e acessíveis. A cada dia a prática do uso das ferramentas digitais está cada vez mais efetiva, nas salas de aulas, transformando o processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Behrens (2000), as tecnologias digitais permitem a criação de novos ambientes de aprendizagem, nos quais a interação e a comunicação são expandidas. O uso dos recursos tecnológicos promove uma aprendizagem flexível, permite adequações conforme às necessidades dos estudantes e ao ritmo de aprendizado de cada estudante.

É notório que os recursos pedagógicos ofertados pelas as mídias digitais têm ampliado as possibilidades de estratégias didáticas, proporcionando aos professores diferentes maneiras de abordar e transmitir o conteúdo. Nesse aspecto, o uso de vídeos, áudios e outras ferramentas audiovisuais se evidencia como um dos principais recursos para promover a compreensão e a retenção das informações (SANTOS & BRAZOROTTO, 2018). A linguagem audiovisual, que conglomera vídeos, imagens e outros elementos gráficos, não só facilita o acesso ao conteúdo, mas também contribui para a criação de um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Lopes & Gomes (2020, p. 111) afirmam que as plataformas digitais

[…] são excelentes recursos para a educação uma vez que possibilitam organizar e gerir de forma integral aulas/formações à distância ou ainda para apoiar alunos dos mais diversos níveis de ensino, que por motivos diversos não podem participar num ensino presencial. Nas suas mais variadas valências podem utilizar-se para transmitir conteúdos e atividades, acompanhar o trabalho dos alunos, resolver dúvidas e criar espaços de comunicação interativa, avaliar progressos dos alunos. Além disso, também são úteis para criar espaços de discussão e trabalho para grupos de investigação, implementar comunidades virtuais e redes de aprendizagem em torno de temas de interesse comum.

Assim, podemos afirmar que o uso das mídias digitais no ambiente escolar oferta várias vantagens, como facilitar o planejamento do professor, ampliação ao conhecimento, participação dos estudantes, além do mais torna a compreensão e a retenção das informações mais acessíveis com diversificação de estratégias, flexibilidade e adequação de ensino conforme o ritmo de cada estudante. Conforme destaca Alves (2025), a inserção consciente e planejada das tecnologias em sala de aula favorece não apenas o acesso à informação, mas também o desenvolvimento de competências críticas, criativas e colaborativas, alinhadas às demandas da sociedade contemporânea.

Contudo, para dar conta de todas essas demandas é preciso que o professor esteja preparado para enfrentar todos os desafios, mas é válido também ressaltar que para dar este salto não depende apenas da disponibilidade do professor, é necessário que as esferas competentes se unam e ofereçam cursos de qualidades a estes profissionais, para que todos tenham acesso a um aprendizado eficaz, preparando-os para atuar nas salas de aula. Dessa maneira, garantir que os recursos tecnológicos sejam integrados de uma forma coesa e significativa ao processo ensino/aprendizagem.

A era digital mudou completamente o contexto social, o mundo em rede transformou completamente a forma ensinar. Nesse novo universo, as peças chaves para o desenvolvimento da educação são a interatividade e a comunicação, dentro desse processo as mídias digitais desempenham o papel fundamental de recursos facilitadores. Behrens (2000) diz que as tecnologias digitais, ao darem diversas ferramentas de comunicação, como chats, fóruns de discussão e vídeo conferências, ofertam um ambiente de aprendizagem dinâmico, onde a troca de informações entre estudantes e professores acontece de maneira espontânea. A interação em tempo real nessas plataformas possibilita o esclarecimento imediato de dúvidas, promovendo um aprendizado mais colaborativo e dinâmico.

Segundo Dotta, Monteiro & Mouraz (2019), na concepção dos estudantes a integração dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem proporciona diversos benefícios. As autoras corroboram a ideia, afirmando que as tecnologias de informação e comunicação têm “[…] o potencial de promover a melhoria na sua aprendizagem, estimular e desenvolver a construção e criação de ideias pelos estudantes, facilitar a formulação de hipóteses, permitir que aprendam em comunidade e desenvolvam uma aprendizagem significativa” (DOTTA, MONTEIRO & MOURAZ, 2019, p. 48).

Sendo assim, a interatividade e a comunicação oferecidas pelas mídias digitais são fundamentais para a eficácia tanto do ensino online quanto presencial. As tecnologias digitais não só possibilitam a troca instantânea de informações entre estudantes e professores, como também incentivam a colaboração e a participação ativa dos estudantes. Além disso, a interação com os conteúdos e o uso de recursos audiovisuais aprimoram a compreensão e a retenção dos conceitos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e envolvente (ALVES, 2025).

As oportunidades de atividades didáticas ofertadas pelas mídias digitais oportunizam aos professores momentos de vivências experienciais de saberes sob medida, considerando os interesses, habilidades e desafios de cada aluno. Uma das propostas que facilita a disseminação dos conteúdos através das mídias digitais são vídeos educativos, pois torna o aprendizado mais flexível e facilitador. 

Ainda de acordo com Alves (2025) a utilização de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem pode personalizar o ensino, possibilitando que os estudantes aprendam em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Dessa forma, as tecnologias digitais permitem que cada estudante progrida e receba suporte direcionado às suas necessidades específicas. Além do mais, a personalização do ensino estimula a autonomia, incentivando os estudantes a gerenciar seu próprio aprendizado de forma independente. Portanto, entende-se que a personalização do ambiente digital transcende a simples adaptação de conteúdos, pois engloba diferentes caminhos para a construção do aprendizado.

3. METODOLOGIA 

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, cujo objetivo foi analisar as contribuições e benefícios do uso das mídias digitais no ambiente escolar, com ênfase na interação, comunicação e personalização do ensino.

A pesquisa bibliográfica foi conduzida a partir da consulta e análise de livros, artigos científicos e publicações acadêmicas que abordam a temática da integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. As fontes foram selecionadas por sua relevância, atualidade e aderência ao tema, priorizando-se materiais publicados entre os anos 2000 e 2025, garantindo, assim, a inclusão de perspectivas históricas e contemporâneas sobre o assunto.

O levantamento das obras foi realizado em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e repositórios institucionais de universidades, utilizando descritores como “mídias digitais na educação”, “tecnologias educacionais”, “interatividade e aprendizagem” e “personalização do ensino”.

Após a coleta, os materiais foram organizados e submetidos a leitura exploratória, seguida de leitura analítica, visando identificar as principais contribuições apontadas pelos autores em relação aos impactos das mídias digitais no engajamento, na compreensão e na retenção do conhecimento. Os resultados obtidos foram sistematizados e discutidos à luz do referencial teórico, buscando estabelecer relações entre as evidências apresentadas na literatura e as demandas atuais da educação, especialmente no contexto escolar. Essa metodologia possibilitou compreender, de forma consistente e fundamentada, as vantagens e desafios do uso das mídias digitais, contribuindo para a reflexão sobre práticas pedagógicas mais dinâmicas, inclusivas e alinhadas às necessidades dos estudantes.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A análise bibliográfica realizada evidenciou que o uso de mídias digitais no contexto educacional promove transformações significativas no processo de ensino/aprendizagem, reforçando aspectos como interatividade, personalização do ensino e ampliação das formas de comunicação entre docentes e discentes. 

Os estudos consultados indicam que as mídias digitais (incluindo plataformas virtuais de aprendizagem, vídeos educativos, podcasts, redes sociais acadêmicas e recursos multimídia) contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e flexíveis. Behrens (2000) destaca que essas ferramentas permitem a construção de espaços de interação ampliada, nos quais a comunicação flui de maneira mais participativa e colaborativa. Esse aspecto é corroborado por Lopes & Gomes (2020), que ressaltam a capacidade das plataformas digitais de oferecer recursos para acompanhamento individualizado, organização de conteúdos e feedback contínuo. A interatividade ofertada pelas mídias digitais não só possibilita o acesso rápido ao conhecimento, como também permite a troca de experiência entre os grupos de estudantes, incentivando a construção do conhecimento de maneira coletiva. Por meio das atividades colaborativas, como projetos em grupo e discussões em plataformas online, os estudantes são estimulados a compartilhar ideias, debater conceitos e arquitetar soluções de forma integrada. Essa cooperação ativa aumenta o envolvimento dos estudantes, assim, a aprendizagem deixa de ser um processo avulso e passa a ser uma experiência vivida, compartilhada. Essas plataformas como blogs, redes sociais e podcasts são outros recursos enriquecedores que também ampliam as possibilidades de aprendizagem e colaboração, permitindo que os estudantes compartilhem reflexões, abram debates sobre temas relevantes, dando espaço para produzirem seus próprios conteúdos, promovendo um aprendizado mais significativo, participativo e eficaz.

No que se refere à interatividade, a literatura revisada aponta que a possibilidade de interação em tempo real e o uso de atividades colaborativas, como fóruns e projetos em grupo, favorecem a construção coletiva do conhecimento. Essa prática estimula o engajamento ativo dos estudantes e fortalece a autonomia no processo de aprendizagem (DOTTA, MONTEIRO & MOURAZ, 2019). Além disso, recursos como quizzes interativos e simuladores digitais permitem a aplicação prática de conceitos, oferecendo feedback imediato e potencializando a retenção do conteúdo.

Outro ponto evidenciado é a personalização do ensino, proporcionada pela flexibilidade das ferramentas digitais, que possibilitam adaptar os materiais didáticos ao nível de conhecimento, ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno. Os vídeos educativos, por exemplo, mostraram-se eficazes na transmissão de conteúdos de forma audiovisual, facilitando a compreensão e favorecendo metodologias ativas, como a sala de aula invertida. Essa adaptação individualizada é vista como um elemento motivador e capaz de aumentar a confiança dos estudantes no processo educativo.

Apesar dos benefícios, a revisão da literatura também deixa evidente desafios significativos, ou seja, a necessidade de capacitação docente surge como um dos principais entraves para a implementação efetiva das tecnologias digitais. Além disso, questões relacionadas à infraestrutura e à inclusão digital ainda representam barreiras, principalmente em contextos escolares com recursos limitados. Conforme mencionado por Santos & Brazorotto (2018), a efetividade das mídias digitais depende não apenas de seu acesso, mas da integração pedagógica coerente, que exige planejamento e competências técnicas por parte do professor.

Assim, os resultados apontam que as mídias digitais representam não apenas um recurso complementar, mas um elemento estratégico para a renovação das práticas pedagógicas. Quando integradas de forma planejada e contextualizada, elas contribuem para um ensino mais participativo, inclusivo e adaptado às necessidades contemporâneas. Entretanto, para que seus benefícios sejam plenamente alcançados, é imprescindível o investimento contínuo na formação docente e na infraestrutura tecnológica, garantindo que tais ferramentas sejam utilizadas de maneira crítica e eficaz.

5. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo aponta que a personalização do ensino possibilitada pelas mídias digitais permite que os estudantes progridam em seu próprio ritmo, com estratégias adaptadas às suas necessidades específicas. Ao concluir a pesquisa ficou evidente que o uso de mídias digitais na educação apresenta benefícios significativos tanto para professores quanto para estudantes, promovendo um ensino mais dinâmico e interativo. É evidente que o êxito dessas ferramentas digitais não depende apenas da disponibilidade, mas também da habilidade dos educadores em integrá-las efetivamente em suas práticas pedagógicas, bem como no interesse dos órgãos competentes investir em recurso tecnológicos e, além disso, um ponto importante para potencializar os resultados dessa abordagem seria a oferta de cursos de capacitação de “qualidade” aos docentes.

REFERÊNCIAS

ALVES, Aline Tomaz de Araújo. A inserção da tecnologia na sala de aula. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 25, nº 2, 15, 2025.

BEHRENS, Marilda. Aparecida. Educação mediada por tecnologias: uma proposta para a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2000.

DOTTA, Leanete Thomas.; MONTEIRO, Ângela.; MOURAZ. Ângela. Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas. Eduser: Revista de Educação, Bragança, v. 11, n. 1, p. 45-60, 2019.

LOPES, Natália.; GOMES, Anabela. O “boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Practicum, Ourense, v. 5, n. 1, p. 106-120, jan.-jun. 2020.

SANTOS, Ingrid Rafaella Dantas dos.; BRAZOROTTO, Joseli Soares. Intervenção guiada por vídeo feedback a famílias de crianças com deficiência auditiva. CoDAS, v. 30, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182016256. Acesso em: 17 outubro. 2024.


1Docente da Educação Básica na E. E. Professora Muralha de Miranda Passos. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional (FACULDADE AFIRMATIVO). e-mail: irinea_@hotmail.com
2Docente da Educação Básica na E. E. Professora Muralha de Miranda Passos. Mestre em Matemática (PROFMAT) e-mail: eloiluiskruger@hotmail.com
3Docente da Educação Básica na E. E. Professora Muralha de Miranda Passos. Mestre em Matemática (PROFMAT) e-mail: eloiluiskruger@hotmail.com
4Licenciada em Ciências Biológicas (UNIP). e-mail: naatha13@hotmail.com