MARCOS DO DESENVOLVIMENTO COMO REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

DEVELOPMENTAL MILESTONES AS A REFERENCE FOR ASSESSMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/dt10202506032103


 Fernanda Cristina Garcia Salgado de Almeida1


RESUMO

O presente artigo propõe aos professores e educadores, sobretudo na Educação Infantil  a importância da observação e da avaliação do desenvolvimento na primeira infância. Vale  ressaltar que é crucial a atenção de todos os profissionais e cuidadores envolvidos com as crianças  nessa fase do desenvolvimento que compreende do nascimento até os 6 anos de idade. É  amplamente reconhecido que cada criança possui um ritmo próprio de desenvolvimento, o que, de  fato, corresponde à realidade. No entanto, esse tempo deve ser observado dentro das etapas  esperadas nos quatros domínios fundamentais que envolvem as transformações físicas/motoras,  cognitivas, sociais e socioemocionais. Compreender os marcos do desenvolvimento é importante  para todos os envolvidos nos cuidados e na educação das crianças, uma vez que esse conhecimento  subsidia práticas pedagógicas fundamentadas em teorias consolidadas para garantir um  aprendizado mais saudável e significativo. Ademais, destaca-se a relevância do diálogo constante  com as famílias, oferecendo-lhes segurança e orientação. Pois conhecer o desenvolvimento infantil  é crucial para acertar nas melhores estratégias de estímulos precoce. 

Palavras chaves: Avaliação; Cognitivo; Desenvolvimento; Intervenção; Linguagem; Marco.

ABSTRACT

This article proposes to teachers and educators, especially in Early Childhood Education, the  importance of observing and assessing development in early childhood. It is important to  emphasize that it is crucial for all professionals and caregivers involved with children to pay  attention to this stage of development, which includes the period from birth to six years of age. It  is widely recognized that each child has their own pace of development, which, in fact, corresponds  to reality. However, this time must be observed within the expected stages in the four fundamental  domains, which involve physical/motor, cognitive, social and socio-emotional transformations.  Understanding the milestones of child development is essential for everyone involved in the care  and education of children, since this knowledge supports pedagogical practices based on  consolidated theories, in order to ensure a healthier and more meaningful learning process.  Furthermore, it is important to highlight the importance of constant dialogue with families, offering them security and guidance. Understanding child development is essential to choosing the best  strategies for early stimulation. 

Keywords: Assessment; Cognitive; Development; Intervention; Language; Milestone. 

RESUMEN 

El presente artículo propone a los profesores y educadores, sobre todo en la Educación Infantil, la  importancia de la observación y la evaluación del desarrollo en la primera infancia. Cabe destacar  que es crucial la atención de todos los profesionales y cuidadores involucrados con los niños en  esta etapa del desarrollo, que comprende desde el nacimiento hasta los 6 años de edad. Es  ampliamente reconocido que cada niño posee su propio ritmo de desarrollo, lo cual, de hecho,  corresponde a la realidad. Sin embargo, este ritmo debe ser observado dentro de las etapas  esperadas en los cuatro dominios fundamentales que comprenden las transformaciones  físicas/motoras, cognitivas, sociales y socioemocionales. Comprender los hitos del desarrollo es  importante para todos los involucrados en el cuidado y la educación de los niños, ya que este  conocimiento respalda prácticas pedagógicas fundamentadas en teorías consolidadas para  garantizar un aprendizaje más saludable y significativo. Además, se destaca la relevancia del  diálogo constante con las familias, ofreciéndoles seguridad y orientación. Pues conocer el  desarrollo infantil es crucial para acertar en las mejores estrategias de estimulación temprana. 

Palabras clave: Evaluación; Cognitivo; Desarrollo; Intervención; Idioma; Marzo.

Introdução 

O Que São Marcos do Desenvolvimento Infantil? 

Os marcos do desenvolvimento são habilidades específicas esperadas de acordo com os  marcadores de idade em que a maioria das crianças atinge em determinada faixa etária. Eles  funcionam como indicadores para avaliar o progresso infantil em diversas áreas, como: 

• Físico e Motor 

• Linguagem 

• Cognitivo 

• Socioemocional 

Embora recorrentemente se ouve dizer que cada criança tem um tempo próprio para aprender, e  que de fato respeitamos, esse tempo não deve ultrapassar a linha dos marcadores de cada um dos quatro domínios ressaltados aqui. Por esse motivo iremos descrever mais especificamente quais  são as principais etapas esperadas do desenvolvimento dentro de cada faixa etária na chamada  primeira infância. Conhecer os marcos do desenvolvimento é fundamental para identificar  potenciais atrasos e dificuldades, facilitando na intervenção precoce para garantir um melhor  desempenho de habilidades nos domínios supracitados. A observação do professor se torna uma  peça importante para esse processo de avaliação, sobretudo nas escolas de Educação Infantil. 

Desenvolvimento: 

Principais Marcos do Desenvolvimento de 0 a 12 meses 

Físico e motor: 

• Sorriso social (esperado por volta de 6 semanas, podendo acontecer um pouco antes e um  pouco depois) 

• Controle da cabeça (por volta dos 3 meses) 

• Rolar (4 a 6 meses) 

• Sentar sem apoio (6 a 8 meses) 

• Engatinhar e ficar em pé com apoio (8 a 10 meses) 

• Dar os primeiros passos (12 meses) 

Linguagem: 

• balbuciar, imitação de sons (por volta de 1 a 3 meses). 

• Gosta de imitar barulho de gargalhadas, inicia as primeiras sílabas (3 a 6 meses) • Gosta de imitar sons, inicia o uso de algumas palavras, “papa, mama” (6 a 9 meses) 

• Gosta de balbuciar sílabas, “mama, dá, não” e compreende melhor o uso das palavras. (9 a  12 meses). 

Cognitivo: 

• Reconhece o rosto dos familiares, inicia a aprendizagem por repetição. (3 meses). • Reconhece seus objetos, brincadeiras com sons. (3 a 6 meses) 

• Inicia a exploração do mundo ao seu redor. (6 a 9 meses)

• Começa a compreender de comandos simples. (9 a 12 meses) 

Socioemocional: 

• Inicia o sorriso social, início do choro diferenciado. (3 meses) 

• Apresenta interação com objetos. (3 a 6 meses) 

• Apresenta manifestação de emoções como alegria, medo, início da identificação com os  pais. (6 a 9 meses) 

• Interage com outras crianças, demonstrar apego aos pais, e apresenta compreender os  comandos simples. (9 a 12 meses) 

Nessa fase a criança já adquiriu bastante habilidades nos quatros domínios do desenvolvimento.  Portanto, professores, educadores, pais e cuidadores precisam mais que nunca se ater ao seu pleno  desenvolvimento para que possam identificar possíveis desajustes e traçar boas estratégias  individualizadas para estimular. A intenção nesse artigo não é apenas dizer que há atrasos e sim  apontar que devem-se pensar em estratégias que visam o melhor desempenho da criança. 

Ressaltamos ainda que a observação na aprendizagem e no desenvolvimento da criança neste texto  está intrinsecamente ligada à possibilidade de elaborar um plano para evidenciar tratativas únicas  que estimulem as habilidades dos pequenos, possibilitando que avancem mais significativamente  como sujeito epistêmico que ainda segundo (PIAGET Jean, 2012) representa a capacidade de  construir conhecimentos através das interações com o meio valorizando-o como indivíduo e suas  características únicas. 

Avaliar se a criança adquiriu alguma habilidade no tempo esperado e de repente deixou de fazer,  também é um aspecto importante da observação para elaborar um currículo que vai potencializar  o empenho e desenvolvimento das crianças. 

Assim sendo, a criança terá a chance de desenvolver suas habilidades e superar suas limitações  quanto mais cedo começar a ter os estímulos apropriados e individualizo, pois, a neuroplasticidade acontece durante a vida, contudo ela é muito mais intensa nos anos iniciais da primeira infância.  Visto que é nessa fase onde há mais capacidade do cérebro de se adaptar a esses estímulos e  reorganizar conexões e suas funções, o que é realmente significativo para a aprendizagem, sobretudo nos primeiros anos de vida do indivíduo. 

Pois é nessa etapa do desenvolvimento que temos um período fundamental para as construções  das bases que sustentaram o desenvolvimento ao longo da vida. Entender claramente sobre os 4  domínios e sobre cada etapa, tendo em vista o olhar criterioso do professor é de suma importância  para uma boa avaliação na educação infantil. 

“A avaliação é um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e  em vários espaços escolares”. (Hoffman, 2014 p.13). 

Nesse contexto, avaliar sobretudo na educação infantil é uma ação pedagógica importante e por  sua vez necessária para promover as capacidades e potencializar a aprendizagem das crianças.  

Conclusão: 

Nesse artigo nos dedicamos a estudar detalhadamente as fases do desenvolvimento na  primeira infância para ressaltar a importância do acompanhamento e do estímulo precoce. Pois  ambientes afetivos, seguros e estimulantes favorecem o desenvolvimento das crianças. A  participação ativa do olhar criterioso dos professores e educadores é essencial para o processo. E  quando observado algum atraso é importante orientar aos pais que procure ajuda médica e dos  profissionais da saúde, dando a eles segurança que a escola é parceira nesse processo e todo esforço  é para garantir os direitos de pleno desenvolvimento das crianças. Pois a escola e a família devem  permanecer unida para assegurar um ambiente acolhedor e afetuoso contribuindo para um bom  desempenho significativo e saudável da criança. Se tivermos uma rede de professores engajados  nessa avaliação contínua nos espaços de aprendizagens e brincadeiras educacionais observando a  crianças em todas as etapas do desenvolvimento e possíveis atrasos. Logo, será possível promover  um ambiente emocional mais equilibrado de forma a estimular e compreender as etapas e as  capacidades de aprendizagens sociais, cognitivas, emocionais e motoras das crianças com os pares.  Sem dúvida impactará positivamente na aprendizagem dos pequenos ao longo dos anos, dando a  eles uma chance única de vencer barreiras e se tornarem adultos mais felizes e seguros de suas  habilidades para somar e contribuir para uma sociedade com um futuro mais digno, respeitoso. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BRITES, Luciana. Artigo Neuroplasticidade: adaptação cerebral na aprendizagem infantil. 2  de fev. de 2024. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/neuroplasticidade adaptacacerebral-na-aprendizagem-infantil/ 

GIROTTO, Paula. Artigo Plasticidade Cerebral na Infância. 09/11/2020. Disponível  https://drapaulagirotto.com.br/plasticidade-cerebral-na-infancia/ 

Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Caderneta da Criança: Menino – Passaporte da  cidadania. 8ª edição. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo:  Paz e Terra, 1996. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, Edição 50ª, São Paulo, 2011b.  PIAGET Jean, Epistemologia genética. Ed. Martins Fontes, 2012. 

HOFFMANN, J. Fundamentos e práticas da avaliação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014. 

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho imagem e  representação. 3º ed. Rio de Janeiro: LTC, 1964. 

VIGOTSKY, L. S. A formação social da Mente: O desenvolvimento dos processos. 7º edição,  São Paulo: Martins Fontes, 2007.


1Graduada em Letras pela PUC-Minas, Fernanda Almeida possui pós-graduações em Educação  Infantil, Alfabetização e Letramento, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Gestão Escolar  Integrada. Sua busca contínua por desenvolvimento profissional é refletida na participação em  diversos cursos, congressos e seminários na área da educação. Fernanda Almeida alia uma sólida  formação acadêmica à experiência prática, demonstrando um compromisso constante com a  promoção de uma educação de qualidade.