REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202506100406
Ariane Aquino Dos Santos1
Suzana Da Silva Oliveira2
Orientador: José Abel de Andrade Baptista3
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a ascensão da K-beauty, a indústria de cosméticos sul-coreana, e seus impactos no comportamento de consumo global, com foco no mercado brasileiro. A pesquisa aborda os fatores culturais e também sociais que promovem o crescimento da cultura coreana e como o K-pop, os K-dramas e a estética coreana despertam o interesse de públicos de diferentes partes do mundo. Para entender melhor esse fenômeno K-beauty, foi aplicada um estudo de caso com foco em jovens entre 19 e 33 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Os dados evidenciam que as redes sociais são o principal meio de contato com os cosméticos coreanos, e que também existe uma grande curiosidade em consumir esses produtos, apesar de barreiras como preços e a falta de informação acessível. Essa pesquisa permitiu compreender que o avanço da K-beauty no Brasil depende de estratégias de marketing mais adaptadas à realidade cultural e econômica do país. O estudo discute também como a tecnologia, os rituais de skincare e o apelo visual podem influenciar na aceitação dos produtos, evidenciando o potencial crescimento da K-beauty em território nacional.
Palavras-chave: K-beauty. cosméticos coreanos. skincare. cultura sul-coreana. K-pop.
Abstract
This article talks about the rising popularity of K-beauty, the South Korean beauty industry, and how it’s been changing the way people think about cosmetics around the world, especially in Brazil. The study looks into how Korean pop culture, like K-pop, K-dramas, and the unique aesthetics from South Korea, have been grabbing the attention of global audiences and shaping new beauty standards. To get a better idea of how this trend is happening, a case study was done with young adults between 19 and 33 years old, most of them women. The results show that social media has a big impact on how Brazilians discover K-beauty products, and there’s a strong interest in trying them out, even though there are some barriers like price and not always having clear information. The conclusion is that if K-beauty wants to grow more in Brazil, brands need to use marketing that connects better with local culture and the economic situation. Also, things like the creative skincare routines and the strong visual style of the products are helping more people in Brazil accept and enjoy them.
Keywords: K-beauty. Korean cosmetics. skincare. South Korean culture. K-pop.
1. INTRODUÇÃO
A Coreia do Sul está localizada no leste da Ásia, sendo um país com uma posição estratégica, limitado ao norte pela Coreia do Norte, ao sul pelo Mar do Japão e pelo Oceano Pacífico a leste. Sua economia reflete décadas de desenvolvimento econômico rápido e notável a partir da década de 1960. A Coreia do Sul é a sexta maior economia global no mercado de dermocosméticos, tendo como diferencial a inovação em produtos de cuidados com a pele e a forte demanda tanto no mercado nacional quanto no internacional (EUROMONITOR, 2023).
A cultura sul-coreana, profundamente influenciada por suas tradições antigas, tem trabalhado a inclusão de diversas etnias e tons de pele, além da modernização e popularização acelerada, especialmente impulsionada pelo crescimento do K-pop, dos doramas e dos filmes, fenômenos que encantaram audiências globais (VOGUE BUSINESS, 2024). A busca pela perfeição estética e pelo cuidado com a saúde da pele é um valor fortemente presente na sociedade sul-coreana, o que gerou uma indústria de cosméticos sofisticada (THE GUARDIAN, 2024).
O conceito de “K-beauty”, que envolve cuidados com a pele e produtos de maquiagem, tornou-se uma das tendências mais influentes no mercado mundial, sendo responsável por uma mudança na forma como as pessoas percebem e consomem cosméticos. Esse fenômeno, popularizado pelas redes sociais e pela influência de celebridades, como os membros do BTS e atrizes de K-dramas, tem impulsionado a expansão dos cosméticos coreanos para mercados internacionais, criando um impacto profundo nos hábitos de consumo de beleza globalmente (KOREA HERALD, 2024).
O setor de dermocosméticos da Coreia do Sul se destaca por sua inovação e pelo uso de ingredientes naturais, além de sua capacidade de integrar tecnologia ao desenvolvimento de novos produtos, atendendo a um público diversificado e a uma demanda crescente por soluções de beleza eficazes e acessíveis (6SKINS, 2024). O crescimento desse mercado tem sido impulsionado pelo aumento das exportações de cosméticos sul-coreanos, que registraram um crescimento superior a 20% no primeiro trimestre de 2024, conforme informado pelo Central do Varejo (2024).
O objetivo deste trabalho é analisar as tendências da comercialização de cosméticos na Coreia do Sul, com foco em como os aspectos culturais e sociais influenciam as escolhas de consumo e como essas práticas têm se espalhado pelo mundo. Também será investigado o impacto da ascensão do K-beauty nas preferências dos consumidores globais e a forma como as marcas coreanas têm se adaptado às demandas de mercados internacionais (MG EVOLUTION, 2024), e diante desse cenário, surge a seguinte questão: Como a influência cultural da Coreia do Sul — por meio do K-pop, K dramas, tecnologia e padrões estéticos — tem impactado a percepção e o consumo de cosméticos coreanos entre os consumidores brasileiros?
Este estudo se justifica pela crescente globalização das tendências de beleza e pela crescente importância da Coreia do Sul como centro inovador de produtos cosméticos, com implicações significativas para a indústria de dermocosméticos em escala mundial. A análise contribuirá para o entendimento das estratégias de marketing e das dinâmicas culturais que impulsionam o sucesso da K-beauty e a mudança nas dinâmicas de consumo de cosméticos ao redor do mundo (EXAME, 2024).
2. A INFLUÊNCIA DO ENTRETENIMENTO SUL-COREANO NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
A indústria coreana de cosméticos tem ganhado destaque e exercido grande influência no mercado internacional, em grande parte devido ao impacto significativo do entretenimento sul-coreano. A popularização dos K-dramas, como são conhecidas as séries televisivas coreanas, tem sido um fator determinante nesse processo. Atualmente, as principais plataformas de streaming disponibilizam catálogos exclusivos de K-dramas, abrangendo diversos gêneros.
Além disso, a ascensão do K-pop desempenha um papel crucial, com grupos como BTS e BLACKPINK exercendo forte influência sobre uma base de fãs ampla e engajada. Essa influência é estratégica para as marcas de cosméticos, pois os ídolos impactam diretamente as tendências e os comportamentos de consumo. Muitos desses artistas são considerados It Boys ou It Girls, personalidades cujo estilo influencia o mercado de moda e beleza. Um exemplo notável é Kim Jennie, do BLACKPINK, cuja parceria com a Calvin Klein resultou em uma campanha que arrecadou 68 milhões de dólares (KUNDU, 2023).
Na indústria da beleza, a influência do K-pop é evidente em corporações como a Amorepacific, um dos maiores chaebol sul-coreanos, que faturou 36 bilhões de dólares em 2022. A marca HERA, da qual Kim Jennie é embaixadora, realizou uma campanha para expandir seu mercado nos Estados Unidos via Amazon. Segundo Johnston (2023), da Billboard, os produtos cosméticos da HERA tornaram-se itens colecionáveis entre os fãs do BLACKPINK, aumentando seu apelo comercial.
Figura 1 – Kim Jennie, do BLACKPINK na campanha dos produtos cosméticos da HERA.

O K-pop gera anualmente mais de 4,7 bilhões de dólares, sendo impulsionado por empresas privadas listadas na bolsa de valores. Esse crescimento econômico fortalece ainda mais a relação entre a música e a indústria da beleza, consolidando o impacto global do entretenimento sul-coreano (ORTEGA, 2023).
3. PADRÃO SUL-COREANO PARA O MUNDO
Com o crescimento das duas indústrias, observa-se um padrão desempenhado pelas mídias por meio dos K-idols. Uma das tratativas mais comuns são as rotinas de cuidados com a pele que esses artistas seguem para manter suas aparências impecáveis. Esse padrão valoriza uma pele perfeita, luminosa e hidratada, além de traços faciais delicados e uma aparência jovial. Esse ideal estético, também conhecido como glass skin (pele de vidro), ganhou bastante espaço nas mídias internacionais.
Figura 2 – A influenciadora e empresária Soyeon Park, dona do canal de K- Beauty “A Coreana Soyeon”.

A influenciadora e empresária Soyeon, em entrevista para a revista Quem, da Globo, explica que a skincare trata-se de construir “camadas” na pele em etapas básicas, deixando-a limpa e preparada para a maquiagem. A Dra. Julia Peres, médica graduada pela Universidade de São Paulo, na mesma matéria, destacou a importância da limpeza facial, mencionada em muitas rotinas das idols do K-pop:
“A K-beauty prioriza peles bem acabadas, com glow e beleza natural. Para isso, a skincare deve ser bem completa e com ricos ativos. Uma pele radiante e saudável aos moldes coreanos pede um banquete de nutrientes que pode ser obtido mediante um passo a passo extenso e abundante em substâncias” (PERES, 2023).
Segundo a revista Exame, a indústria de produtos para cuidados com a pele cresceu 40,8% no Brasil no período de 2016 a 2021, de acordo com dados da Euromonitor International (EXAME, 2023). Com o crescimento desse pensamento, principalmente devido aos fãs e consumidores que adotam as tendências populares entre os ídolos do K-pop, as marcas começaram a levar ao mercado produtos como máscaras faciais, BB creams e tints labiais.
A rotina de skincare se baseia na composição de várias camadas, sendo a primeira delas focada na limpeza da pele e na remoção de resíduos, como maquiagem. Segundo a revista CARE Natural Beauty de 2023, para isso pode-se usar um cleansing oil. Após esta etapa, é usado um tônico facial para equilibrar o pH da pele. Depois, a pele é tratada dependendo da individualidade de cada pessoa. Finalizando, hidrata-se a pele massageando a superfície para prevenir o ressecamento, e a última barreira é aplicar um protetor solar para prevenir os danos causados pela radiação solar.
Figura 3 – Divulgação de produtos da marca Innisfree com a cantora Wonyong membro do grupo Ive.

As marcas internacionais passaram a adaptar seus produtos e campanhas para atender ao crescente interesse por esse tipo de estética, demonstrando a forte influência do padrão coreano de beleza na indústria cosmética mundial.
3.1 Popularização
O K-beauty foi inicialmente conhecido pela rotina intensa de cuidados com a pele e suas múltiplas etapas de skin-care. De rotinas complexas de skin-care, a K-beauty tem evoluído para atender às novas demandas de consumo. Segundo a Sarah Park, fundadora da Landing International, informou que a primeira onda do K-beauty foi focada principalmente em cuidados com a pele, e a segunda onda se expandiu para cor, cabelo, corpo e fragrância. Essa nova fase, reconhecida pela junção de maquiagens e cuidados com a pele, foi marcada pelo desenvolvimento de cosméticos híbridos, e também pelo surgimento de fórmulas inteligentes que cuidam da pele enquanto proporcionam também cobertura, brilho e hidratação para a pele. Ingredientes como niacinamida e ácido hialurônico estão presentes em bases, primers e corretivos, proporcionando hidratação, e funções anti-inflamatórias. (VOGUE, 2023)
A indústria de cosméticos K-beauty, conquistou reconhecimento internacional não apenas pela qualidade de seus produtos e cuidados com a pele, mas também pela sua filosofia e por sua capacidade de inovação constante e também adaptação às demandas globais. A globalização levou diversas empresas no mundo a adotar essas filosofias e também os métodos de branding da indústria coreana, e tem consolidado ainda mais a influência da Coreia no mercado global de cosméticos. (Yoo, Hong 2025)
No decorrer dessa expansão global, diversas marcas de outros países começaram a se destacar como “players do K-beauty”, segundo a revista The Korea Herald, em 2025. Como na Índia, onde marcas de beleza coreana vêm ganhando cada vez mais espaço nas principais plataformas de e-commerce, como Tira, Nykaa e Amazon India. Nos Estados Unidos, produtos coreanos de skincare e maquiagem têm liderado as listas dos mais vendidos na Amazon. Marcas como Goodai Global já ultrapassaram os 40 milhões de dólares em vendas, enquanto o Dr. Althea foi também reconhecida como a marca mais vendida na categoria de beleza da plataforma. Isso demonstra claramente o impacto e a popularidade da K-beauty em escala global. (Korea Herald, 2025).
Figura 4 – Marca Goodai Global

A popularização desta estética se deve também a celebridades e influenciadores, como Hailey Bieber, modelo e empresária, que, segundo a revista VEJA, em um de seus vídeos que ultrapassam mais de 2,5 milhões de visualizações, mostra sua rotina de skincare para ter uma pele brilhante. Segundo a revista, a modelo é apontada como precursora da glass skin no Ocidente. (VEJA 2024)
Outra celebridade mais icônica, a rapper Cardi B, demonstrou em um vídeo curto nas redes sociais uma máscara da marca sul-coreana BRMUD, com efeitos iluminadores e minimizadores de poros, e de forma cômica apresenta o resultado do produto no vídeo. Na matéria da Vogue 2025, a revista destaca que, ao procurar a máscara na Amazon, os usuários a encontravam como ‘Cardi B. mask’. (VOGUE, 2025)
Empresas internacionais estão cada vez mais adotando os princípios da beleza coreana, tanto na formulação de produtos quanto em suas estratégias de branding, reconhecendo o valor de rituais de cuidado com a pele mais conscientes, personalizados e eficazes. Um exemplo é a marca alemã Yepoda, que apesar de suas raízes europeias, tem ganhado destaque ao incorporar a filosofia K-beauty, com todo o processo de criação e fabricação sendo realizados na Coréia do Sul. Van Bladel, fundador da empresa, diz: “Queríamos ir além da simples venda de cuidados com a pele. Queríamos levar a filosofia e os valores do K-beauty para a Europa”. (Van Bladel, 2025)
Figura 5 – Marca YEPODA

Enquanto marcas de diferentes países passam a adotar os princípios e a estética da K-beauty, fica evidente que a influência sul-coreana na indústria da beleza está longe de alcançar seu limite — pelo contrário, ela continua ganhando força e abrindo novos caminhos no cenário global.
4. COMO OS PRODUTOS DE SKINCARE COREANOS ESTÃO SENDO RECEBIDOS NO BRASIL
Com a grande expansão dos K-dramas (novelas coreanas) no Brasil durante a pandemia de 2020, mostrou-se que o público brasileiro é o terceiro país no mundo que mais consome essa modalidade de entretenimento (QUEIROGA, 2021). Na mesma matéria, a autora cita que, por os K-idols estarem relativamente próximos deste mercado e muitos deles acabarem atuando nestas novelas, também atraem o público brasileiro. Um dos exemplos citados na matéria, é a artista e cantora Jisoo, do grupo BlackPink, que protagonizou o drama Snowdrop.
Segundo a Lefil, plataforma digital de estratégia em marketing, este tipo de conteúdo tem se tornado fundamental para propagar aos brasileiros estes hábitos de cuidados com a pele. Isso acaba ocorrendo devido ao público coreano ser bem exigente. Na matéria da BBC (2018), em entrevista com a editora de beleza do site da Marie Claire, Katie Thomas, afirmam que a indústria de beleza sul-coreana está até 12 anos à frente do mundo. Por isso, levam os cuidados com a pele a sério e como parte de suas rotinas diárias. Faz parte da cultura procurar uma pele saudável, que tenha o mínimo de cobertura como base e produtos para esconder manchas.
A adaptação dessa tendência também tem refletido na cultura brasileira, tendo entrado em evidência a famosa rotina de cuidados com a pele e o estilo de vida “clean girl”, onde são valorizados estes cuidados com a saúde do corpo e da pele. Segundo a dermatologista Mariana Paixão, em entrevista para O Globo (2024), este estilo proporciona uma aparência mais jovial e revigorante. Na mesma matéria, cita-se que, devido a algumas celebridades terem no passado realizado muitos procedimentos estéticos, vêm adotando esse modelo de vida mais “natural”.
Em entrevista com a recente modelo da marca KSCosmetics (2021), importadora de cosméticos coreanos aprovados pela Anvisa, Karen Nayumi, questionamos sobre sua experiência com os produtos sul-coreanos e como eles se adaptam para o público brasileiro. Ela respondeu que o diferencial da K-beauty está no foco na saúde da pele e em manter uma aparência viçosa e natural. Tendo pouca fragrância, os produtos se tornam menos alergênicos. Também destacou um crescimento nas campanhas de marketing das marcas coreanas no Brasil, principalmente nas redes sociais, em táticas como o merchandising e em doramas, onde os produtos aparecem de forma sutil.
Segundo Karen Nayumi, o K-pop e os K-dramas influenciam diretamente o consumo desses produtos no Brasil. Por muitos ídolos se posicionarem no mercado com sua imagem, isso ajuda a disseminar e divulgar os produtos. Ainda em entrevista, ela considerou que, em comparação aos produtos nacionais, os preços são mais elevados devido às taxas de importação e impostos. Porém, em relação a outras marcas internacionais, os produtos coreanos têm mais tecnologia e compensam o investimento.
5. Análise da Pesquisa
Devido a tudo o que foi abordado neste artigo até o momento, as autoras dessa pesquisa, para melhor análise dos dados do mercado de skincare coreanos no Brasil, estruturaram uma pesquisa que foi realizada por meio de um questionário estruturado, aplicado de forma online via Google Forms, com um público majoritariamente feminino. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram usar frequentemente ou raramente skincare ou produtos de cuidados com a pele, sendo de maior ênfase mulheres entre 19 a 33 anos. A coleta de dados foi realizada entre os dias 11 a 28 de abril de 2025.
5.1 Conhecimento sobre cosméticos coreanos
Atualmente, os cosméticos coreanos vêm ganhando espaço no mercado global, impulsionados pela influência do K-pop e a cultura sul-coreana. A partir da pesquisa realizada, ao serem questionados diretamente se já ouviram falar sobre os cosméticos coreanos, 54,3% responderam que sim, enquanto 37% afirmaram que não, isso demonstra que mais da metade dos entrevistados já tiveram algum contato com o conceito de K-beauty.
Em seguida, foi possível observar que 47,8% dos respondentes indicou as redes sociais como o Instagram e TikTok como principal canal de descoberta sobre os cosméticos coreanos, 28,3% responderam conhecer através de doramas e apenas 17,4% informou conhecer a eficácia dos produtos coreanos através de idols do K-pop. Essa informação reforça o que aponta a Vogue Business (2024), que destaca o papel das plataformas digitais como as principais responsáveis pela popularização do K-beauty fora da Ásia, especialmente entre o público jovem.
Figura 6: onde ouviram falar sobre os produtos coreanos.

Quando questionados sobre o conhecimento de marcas coreanas, 39% dos entrevistados disseram não conhecer nenhuma, e apenas 13% foram capazes de mencionar nomes como Missha, Laneige ou Innisfree. Esse dado reforça o que aponta a revista Exame (2024), ao afirmar que, embora os cosméticos coreanos tenham a qualidade reconhecida, é necessário um esforço maior de marketing e também adaptação cultural para ampliar a sua aceitação. (EXAME, 2024)
Com base nesses dados, é perceptível que o consumo de cosméticos coreanos no Brasil está em crescimento, mas ainda sofre o desafio de consolidação de marca e adaptação cultural. Como destacado pela Korea Herald (2024), a integração entre cultura pop e marketing de produtos tem sido essencial para o avanço global da indústria de beleza da Coreia do Sul.
5.2 Influência cultural
Como abordado no segundo tópico deste mesmo artigo, a influência do K-pop e dos doramas sul-coreanos é uma grande chave de entrada para esse mundo da beleza coreana. Dos entrevistados, 60,9% confirmaram assistir ou consumir essas categorias de entretenimento. Quando perguntados se já tiveram curiosidade em utilizar um produto coreano por causa de um idol ou ator/atriz, apenas 26,1% negaram o interesse, enquanto 43,5% afirmaram ter despertado esse interesse e 30,4% responderam que nunca haviam pensado no assunto. Como último tópico deste bloco, questionou-se se a estética da pele “perfeita” e “luminosa” — conhecida como glass skin — atrai a atenção desse público. Como resultado, 52,2% concordaram que gostariam de seguir essa estética e a consideram bonita, enquanto 39,1% demonstraram um interesse mínimo no assunto.
Esses dados confirmam que a expansão dos canais de entretenimento sul-coreanos ajuda na divulgação e, de certa forma, influencia o público consumidor. Isso se evidencia pelo fato de que, somente no Brasil, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de consumo de novelas coreanas (doramas), segundo Queiroga (2021). Além disso, a indústria musical sul-coreana gera anualmente cerca de 4,7 bilhões de dólares, mostrando o impacto econômico e cultural desse movimento (G1, 2019).
5.3 Interesses e barreiras
De forma geral, muitos entrevistados demonstraram curiosidade e disposição para experimentar os produtos coreanos, alguns dos comentários espontâneos destacam como: “parecem ser bons”, “adoro os resultado que vejo nos doramas” e “parece ser mais eficiente e com a tecnologia mais avançada para os cuidados com a pele”. Esses relatos evidenciam o que afirma Landing International (2023), ao destacar que o K-beauty se diferencia por unir tecnologia cosmética de ponta, fórmulas suaves e um apelo visual fortemente influenciado pela cultura sul-coreana. (Landing, 2023)
Entretanto, apesar do interesse, o principal impeditivo citado por 47,8% dos participantes foi a dificuldade de saber onde comprar. Em seguida, se destacou a falta de informação sobre os produtos, apontado por 41% dos entrevistados e 28% apontou os preços elevados como fatores limitantes.
Figura 7: Motivos que dificultam a compra de cosméticos coreanos.

O custo aparece como um fator recorrente de preocupação. Quando perguntados se acreditavam que os produtos coreanos são mais caros que os nacionais, 41% responderam que sim e 52% afirmaram não saber. Essa percepção de custo elevado pode ser atribuída a fatores como impostos de importação e a percepção de que produtos estrangeiros são mais caros. Um estudo do IDV (Instituto Desenvolvimento do Varejo) revelou que a carga tributária sobre itens de beleza no Brasil pode chegar a 130,31%, considerando toda a cadeia produtiva. A carga tributária elevada contribui significativamente para o aumento do preço final dos cosméticos importados no país. (Neto, João 2023)
Esses dados evidenciam que, embora exista um público interessado e receptivo, é necessário que as marcas de beleza coreana invistam em estratégias de educação do consumidor, acessibilidade nos canais de venda e políticas de adaptação de produtos ao perfil brasileiro.
5.4 Considerações finais da entrevista
Para finalizar esta pesquisa, coletamos opiniões individuais dos entrevistados sobre se as marcas brasileiras estão tentando seguir ou se inspirar nas tendências das marcas de skincare coreanas. Nos resultados desta pergunta, uma parte dos candidatos concorda ou se manteve indecisa sobre o assunto. Tivemos respostas que se destacaram por suas opiniões e pela percepção do público geral. Muitos declararam que o K-pop e o alto padrão de desenvolvimento na área de cosméticos na Coreia do Sul servem como inspiração para as marcas nacionais, e que as tendências exteriores refletem no público brasileiro. Assim, marcas nacionais tendem a seguir a procura por esses produtos, trazendo inovações e se inspirando em marcas internacionais.
As críticas vêm em relação à formulação e à qualidade dos produtos, já que o padrão de beleza coreano é diferente do brasileiro, somado ao modo de vida de ambas as culturas. Dessa forma, as peles e cuidados se diferem e precisam de uma adaptação para o público brasileiro. De modo geral, parte do público evidencia a influência coreana no desenvolvimento recente de produtos de skincare nacionais, como destacado anteriormente por Van Bladel (2025), já que sua empresa Yepoda, uma empresa alemã, tem desenvolvido e fabricado seus produtos na Coreia justamente para trazer a mesma “filosofia” e qualidade em seus produtos na Europa.
Figura 8: Opiniões sobre se as marcas brasileiras se inspiram nas tendências coreanas.

6. CONCLUSÃO
De acordo com o desenvolvimento deste artigo e com a análise dos resultados do estudo de caso, fica evidente que a ascensão do K-beauty inclui vários fatores abordados na pesquisa: a alta tecnologia e inovação desses produtos, a popularização dos meios de entretenimento sul-coreanos — com o K-pop e os K-dramas — e os Idols, que exercem um “poder” de influência sobre seus públicos. As extensas rotinas de skincare e as tendências de peles naturais e com “glow” destacam aspectos que já apresentam reflexos no mercado brasileiro.
A qualidade dos produtos e tecnologia investida, abraça perfeitamente com a extensa rotina de cuidados trazendo resultados eficazes para os consumidores. O Marketing dos produtos em parceria com a indústria do entretenimento, K-pop e K-Dramas, que também teve uma grande expansão global durante os últimos anos, ajuda a divulgação e expansão do público consumidor, e a popularização da tendência da “skinglass” e pele “glow” sem manchas e natural, como já observado em celebridades do ocidente como Hailey Bieber, com a sua estética “clean girl”. E celebridades brasileiras também buscam adotar essas rotinas de cuidados, como contraste a procedimentos estéticos realizados no passado.
O estudo de caso demonstra que o público brasileiro, em especial o público feminino, mostra-se cada vez mais disposto a aderir às tendências Sul-coreanas, que estão sendo fomentado principalmente através das redes sociais e crescendo ainda mais a busca pelo visual mais natural e saudável. Entretanto, desafios como a acessibilidade aos produtos, necessidade de adaptação às características brasileiras e a falta de informação ainda são barreiras a serem superadas.
O futuro dos cosméticos coreanos no Brasil dependerá da habilidade das marcas em trazer seus produtos de forma sensível às particularidades culturais e econômicas do país, criando conexões autênticas para consolidar seu espaço no mercado.
Conclui-se, portanto, que a influência se sustenta não apenas pela eficácia de seus produtos, mas também pela sua capacidade de combinar inovação, cuidado pessoal e de trazer a sua influência cultural, que redefiniu padrões e hábitos de consumo e skin-care ao redor do mundo e no Brasil.
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1ariane.santos13@fatec.sp.gov.br
2suzana.oliveira2@fatec.sp.gov.br
3abel@fatec.sp.gov.br