INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL USADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ARTIFICIAL INTELLIGENCE USED IN BASIC EDUCATION

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202409222145


Jorge Luiz Pereira Correia1
Claudia Regina Sousa de Oliveira2
Vânia Maria Pereira Matos3
Izabel Cristina de Santana Barreto4


Resumo

Nas últimas décadas, a Inteligência Artificial (IA) tem se estabelecido como uma inovação transformadora na educação básica, oferecendo novas ferramentas para personalização e monitoramento do ensino. O objetivo geral deste trabalho é analisar o uso da IA pelos professores do ensino básico, destacando as principais práticas, desafios e oportunidades dessa tecnologia. A pesquisa é de natureza bibliográfica e utilizou técnicas de coleta e análise de dados por meio de revisão de literatura existente sobre o tema. Os principais resultados indicam que a IA pode otimizar o tempo dos professores e personalizar o conteúdo de acordo com o perfil dos alunos, mas também enfrenta desafios como a falta de infraestrutura e a formação inadequada dos professores. A principal conclusão é que, embora a IA tenha potencial para transformar a educação básica, é necessário superar barreiras para sua implementação eficaz. As contribuições do trabalho incluem uma visão abrangente das práticas atuais e dos desafios enfrentados, fornecendo uma base para futuras pesquisas sobre a integração da IA na educação básica.

Palavras-chave: Ensino; Educação básica; Inteligência Artificial.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o avanço tecnológico transformou profundamente diversos setores da sociedade, e a educação não ficou de fora dessa revolução. A inteligência artificial (IA), uma das inovações tecnológicas mais impactantes do século XXI, tem sido cada vez mais aplicada em diferentes níveis educacionais, incluindo a educação básica. Embora inicialmente associada a setores como a indústria e a saúde, a IA começou a ganhar espaço nas salas de aula, oferecendo novas ferramentas para personalizar o ensino, monitorar o progresso dos estudantes e promover uma experiência de aprendizagem mais eficiente (SILVA, 2021).

Historicamente, a educação básica foi moldada por métodos tradicionais de ensino, com o professor desempenhando o papel central de transmissor do conhecimento. Com a introdução de tecnologias digitais, especialmente a partir do final do século XX, surgiram novas possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, foi apenas com o desenvolvimento de sistemas inteligentes e adaptativos que a IA passou a ser vista como um verdadeiro potencial para transformar a educação. Atualmente, a IA na educação básica está sendo utilizada para otimizar o tempo do professor, identificar necessidades específicas dos alunos e personalizar o conteúdo de acordo com o perfil de cada estudante (RAMOS, 2023).

Apesar dessas inovações, o uso da IA na educação básica ainda enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada em algumas escolas, a formação insuficiente de professores para lidar com essas ferramentas e questões éticas relacionadas à privacidade de dados. Portanto, entender como essas barreiras podem ser superadas e como a IA pode ser efetivamente implementada no ambiente escolar é crucial para garantir que essa tecnologia contribua para uma educação mais inclusiva e de qualidade.

1.1 Justificativa

A escolha desse tema justifica-se pela crescente importância da Inteligência Artificial no contexto educacional e pelo potencial transformador que ela oferece para a educação básica. Em um cenário onde a personalização do ensino é cada vez mais valorizada, a IA surge como uma solução inovadora para atender às diversas demandas dos estudantes. Ademais, com a ampliação do uso de tecnologias digitais nas escolas, a IA representa uma oportunidade única para promover a equidade educacional, ajudando a identificar dificuldades de aprendizagem e a criar estratégias adaptativas que possam beneficiar alunos com diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

Entretanto, há lacunas significativas no conhecimento sobre o impacto real da IA no desempenho dos alunos e na dinâmica das salas de aula. Portanto, este estudo visa contribuir para o preenchimento dessas lacunas, explorando os potenciais contribuições dessa ferramenta tecnológica para a educação básica.

1.2 Questão de Pesquisa

Como os professores da educação básica estão utilizando a Inteligência Artificial em suas práticas pedagógicas?

1.3 Objetivos

O objetivo geral desta pesquisa é analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, o uso da Inteligência Artificial pelos professores da educação básica, destacando as principais práticas, desafios e oportunidades dessa integração.

Já os objetivos específicos são: Apresentar o conceito de Inteligência Artificial e sua definição e apontar os impactos da IA na educação básica, destacando pontos positivos e negativos dessa utilização.

Este trabalho está organizado da seguinte forma: a introdução apresenta uma visão geral da pesquisa; o referencial teórico traz as bases conceituais e uma discussão sobre o tema; o método descreve a construção da pesquisa; em seguida, são apresentados os resultados e discussões; e, por fim, as considerações finais.

A expectativa é que esta investigação traga maiores esclarecimentos sobre o uso da Inteligência Artificial na educação, observando suas contribuições e apontando os desafios e preocupações em torno de seu uso excessivo. Por fim, espera-se que esta investigação traga maiores esclarecimentos acerca do uso da Inteligência Artificial para a educação, observando suas contribuições e apontando os desafios e preocupações do seu uso excessivo.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo tem como objetivo contextualizar o tema da pesquisa, abordando a origem e as definições de Inteligência Artificial (IA), bem como suas aplicações na educação. Primeiramente, serão apresentados conceitos e marcos históricos da IA, com foco em sua evolução até a utilização no ensino básico. Em seguida, serão discutidas as implicações da IA no contexto educacional, abordando tanto os desafios quanto as oportunidades que surgem para os professores da educação básica ao integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas.

Para entender os impactos da Inteligência Artificial (IA) na educação, é essencial conhecer sua origem e definições. Conforme descrito por Russell e Norvig (2004), a IA começou a ganhar forma após a Segunda Guerra Mundial, sendo oficialmente nomeada em 1956 por John McCarthy, durante uma conferência no Dartmouth College (GATTI, 2019). Desde então, a IA consolidou-se como um campo interdisciplinar, envolvendo áreas como filosofia, ciência da computação, linguística e matemática (SILVA, 2021).

Um dos primeiros marcos históricos foi o Teste de Turing, proposto por Alan Turing na década de 1950, que avalia a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente comparável ao humano. Esse conceito foi fundamental para o desenvolvimento de sistemas de IA, como chatbots, que começaram a interagir de forma mais natural com seres humanos. Esses avanços permitiram a criação de sistemas capazes de simular o raciocínio humano, utilizando grandes quantidades de dados para tomadas de decisão (SANTOS, ZIMMERMANN e GUIMARÃES, 2022).

Esses primeiros conceitos e experimentos pavimentaram o caminho para o que hoje conhecemos como IA aplicada à educação. Segundo Silva (2021), a IA tem como objetivo simular aspectos do pensamento humano, como a aprendizagem, a percepção e o raciocínio, sendo cada vez mais utilizada em soluções práticas, como plataformas adaptativas de ensino.

Com o avanço das tecnologias e o aumento do acesso à internet nas últimas décadas, a IA passou a ser incorporada no campo educacional. Bates (2015) define a IA na educação como a tentativa de replicar processos de aprendizagem humanos em software, permitindo a personalização da experiência educacional. Embora as primeiras aplicações da IA na educação tenham surgido na década de 1980, com foco em métodos de ensino como a aritmética, os avanços mais significativos ocorreram recentemente, com o surgimento da aprendizagem adaptativa (TAVARES, MEIRA e AMARAL, 2020).

De acordo com Silveira e Vieira (2019), a aprendizagem adaptativa é um exemplo claro de como a IA pode ser utilizada para personalizar o ensino. Utilizando algoritmos que monitoram o progresso individual dos alunos, essas plataformas ajustam o currículo e os métodos de ensino de acordo com as necessidades específicas de cada estudante. Essa abordagem transforma a maneira como os professores da educação básica podem planejar e conduzir suas aulas, oferecendo um ensino mais centrado no aluno.

Entretanto, apesar das oportunidades, a implementação da IA na educação enfrenta desafios significativos, especialmente no contexto brasileiro. Estevam (2023) ressalta que, embora a IA tenha o potencial de transformar o ensino, muitos professores ainda carecem de formação adequada para utilizar essas ferramentas de forma eficaz. Além disso, questões relacionadas à infraestrutura tecnológica nas escolas e ao acesso desigual à tecnologia limitam a expansão dessas inovações.

Por outro lado, Gatti (2019) destaca que a IA pode não apenas facilitar o processo de ensino-aprendizagem, mas também otimizar a coleta e análise de dados educacionais, auxiliando no planejamento pedagógico e na tomada de decisões. Ferramentas como assistentes virtuais e chatbots já estão sendo utilizadas para automatizar tarefas administrativas, liberando mais tempo para que os professores se concentrem no ensino.

Esses exemplos mostram que a IA tem o potencial de auxiliar na personalização do ensino e na otimização de processos educacionais. No entanto, há uma necessidade urgente de maior suporte e formação continuada para os professores, a fim de garantir que essas tecnologias sejam utilizadas de forma eficaz.

Além disso, questões relacionadas à infraestrutura tecnológica das escolas e ao acesso desigual à tecnologia limitam a expansão dessas inovações. Por outro lado, Gatti (2019) destaca que a IA pode não apenas facilitar o processo de ensino-aprendizagem, mas também otimizar a coleta e análise de dados educacionais, auxiliando no planejamento pedagógico e na tomada de decisões. Ferramentas como assistentes virtuais e chatbots já estão sendo usadas para automatizar tarefas administrativas, liberando mais tempo para que os professores se concentrem no ensino.

Essas abordagens mostram que a IA tem o potencial de auxiliar na personalização do ensino e na otimização de processos educacionais, mas também apontam para a necessidade de maior suporte e formação continuada para os professores.

3 MÉTODO

Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, que se caracteriza como uma pesquisa teórica fundamentada na análise e interpretação de obras, artigos científicos e dissertações já publicadas. Segundo Gil (2002), a revisão bibliográfica permite ao pesquisador obter uma visão abrangente sobre determinado tema e identificar lacunas no conhecimento. Este método foi escolhido devido à sua capacidade de sintetizar os conhecimentos já estabelecidos sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na educação, especialmente no contexto da educação básica.

3.1 Procedimentos de Coleta de Dados

A análise dos dados seguiu a abordagem de análise de conteúdo, conforme definida por Bardin (2011). Essa técnica é recomendada para interpretar textos e extrair significados subjacentes a partir de um conjunto de dados qualitativos. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar os principais temas abordados nas pesquisas selecionadas, como o impacto da IA na personalização do ensino e a melhoria dos processos de aprendizagem.

Além disso, foi aplicada a estatística descritiva para quantificar a frequência com que determinadas abordagens, como o uso de plataformas de aprendizagem adaptativa, foram mencionadas nas pesquisas. Segundo Sampieri, Collado e Lucio (2013), a estatística descritiva é adequada para organizar e sumarizar dados, especialmente em análises comparativas entre diferentes estudos.

A pesquisa foi desenvolvida em três principais etapas:

Levantamento bibliográfico: A primeira etapa consistiu na busca e identificação de estudos relevantes sobre IA na educação básica, considerando o recorte temporal de 2019 a 2024 e as palavras-chave mencionadas.

Seleção e leitura dos materiais: A segunda etapa envolveu a leitura crítica dos 10 trabalhos selecionados, destacando as contribuições de cada um e suas relações com o tema da pesquisa. Análise e discussão dos dados: Na terceira etapa, foi realizada a análise de conteúdo e a síntese dos resultados, destacando os principais temas e lacunas apontados nos estudos sobre IA e educação.

Entre os pontos fortes da metodologia empregada está a capacidade de acessar uma ampla gama de pesquisas contemporâneas, consolidando um panorama abrangente das discussões atuais sobre IA na educação. No entanto, uma possível limitação reside no fato de que a pesquisa se baseia em dados secundários, o que impede uma análise empírica mais aprofundada sobre o tema.

Esta revisão bibliográfica oferece uma base sólida para compreender os impactos da IA na educação, mas reconhece-se a necessidade de estudos futuros com abordagens empíricas, que investiguem diretamente a implementação da IA em contextos educacionais específicos.

A escolha desses critérios se fundamenta em Lakatos e Marconi (2007), que destacam a importância de selecionar trabalhos que possuam uma sólida base metodológica e cujas conclusões contribuam de forma significativa para a temática abordada.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesta seção, são apresentados e discutidos os resultados obtidos a partir da revisão bibliográfica realizada, confrontando-os com o referencial teórico abordado. As principais pesquisas selecionadas para análise fornecem uma visão abrangente sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, especialmente no Brasil.

Para melhor organizar as informações, elaborou-se uma tabela que descreve as pesquisas mais recentes (2024) até as mais antigas (2019), destacando os temas centrais de cada uma.

TABELA 1: PESQUISAS SELECIONADAS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA (2024-2019)

Autor(es)Título da PesquisaAnoFontePrincipais Temas
Silva, Luis André Ferreira da; Siqueira, Nadilson; Rodrigues, Vinicius BrasilO uso da inteligência artificial como ferramenta para educação no Brasil2024Revista Sociedade CientíficaBenefícios e desafios da IA no sistema educacional brasileiro
Santos, Silvana Maria Aparecida Viana et al.Inteligência artificial: uma nova fronteira na educação básica2024Contribuciones a Las Ciencias SocialesNovas fronteiras da IA na educação básica, impacto e transformações pedagógicas
Cardoso, Fábio Santos et al.O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica2023Revista Ciência em EvidênciaBenefícios da IA na educação, revisão bibliográfica
Fernandes, Afonso FonsecaInteligência Artificial e Educação2023BIUS – Boletim Informativo Unimotrisaúde em SociogerontologiaAplicação da IA na educação, novas abordagens pedagógicas
Picão, Fábio Fornazieri et al.Inteligência artificial e educação: como a IA está mudando a maneira como aprendemos e ensinamos2023Revista Amor MundiMudanças na educação com a IA, transformação do aprendizado
Tavares, Luis Antonio; Meira, Matheus Carvalho; Amaral, Sergio Ferreira doInteligência Artificial na Educação: Survey2020Brazilian Journal of DevelopmentPanorama da IA na educação, desafios e perspectivas
Sichman, Jaime SimãoInteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos2021Estudos AvançadosIA e seu impacto na sociedade e educação, riscos e oportunidades
Vicari, Rosa MariaInfluências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino2021Estudos AvançadosTecnologias da IA e seu impacto no ensino
Gatti, Francielle NogueiraEducação básica e inteligência artificial: perspectivas, contribuições e desafios2019Dissertação (Mestrado) – PUC-SPIA aplicada ao currículo da educação básica
Kaufman, DoraA inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?2019Estação das Letras e CoresReflexões sobre o futuro da IA e a inteligência humana

Fonte: Elaborado pelo autor, 2024.

Benefícios da Inteligência Artificial na Educação Básica

Os resultados da pesquisa revelam diversos benefícios associados ao uso da Inteligência Artificial (IA) na educação básica. A seguir, apresentamos uma tabela que resume os principais benefícios identificados na literatura.

TABELA 2: BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

BenefícioDescriçãoReferências
Personalização do EnsinoAdaptação do conteúdo e atividades conforme o desempenho individual dos alunos.Cardoso et al. (2023), Picão et al. (2023)
Análise de Dados EducacionaisGeração de relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos, permitindo ajustes no planejamento pedagógico.Gatti (2019), Silva, Siqueira e Rodrigues (2024)
Automação de Tarefas AdministrativasRedução da carga administrativa dos professores por meio de assistentes virtuais e chatbots.Picão et al. (2023)

Fonte: Elaborado pelo autor, 2024.

Personalização do Ensino: A personalização do ensino é um dos benefícios mais destacados. Segundo Cardoso et al. (2023), plataformas de IA podem adaptar os conteúdos de acordo com o progresso individual dos alunos, proporcionando uma experiência educacional mais personalizada. Esse benefício é corroborado por Picão et al. (2023), que destacam que sistemas adaptativos permitem uma abordagem mais centrada no aluno, ajustando a dificuldade e os temas com base no desempenho individual. Essa personalização pode levar a um aumento no engajamento e na eficácia do aprendizado, uma vez que atende às necessidades específicas de cada estudante.

Análise de Dados Educacionais: Gatti (2019) e Silva, Siqueira e Rodrigues (2024) ressaltam a importância da análise de dados educacionais gerada por ferramentas de IA. Estas ferramentas fornecem relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos, o que permite que os professores ajustem suas práticas pedagógicas com base em dados reais. A análise de dados possibilita uma visão mais clara das áreas onde os alunos estão enfrentando dificuldades, permitindo intervenções mais eficazes.

Automação de Tarefas Administrativas: A automação de tarefas administrativas é outro benefício significativo. Picão et al. (2023) destacam que o uso de assistentes virtuais e chatbots pode reduzir a carga administrativa dos professores, permitindo-lhes dedicar mais tempo às atividades pedagógicas e ao acompanhamento dos alunos. Esta automação pode contribuir para uma gestão mais eficiente da sala de aula e reduzir o estresse dos professores, liberando-os de tarefas repetitivas e demoradas.

Desafios da Implementação da Inteligência Artificial na Educação Básica

Além dos benefícios, a pesquisa também identificou desafios significativos na implementação da IA na educação básica. A tabela a seguir resume os principais desafios encontrados.

Tabela 3: Desafios da Implementação da Inteligência Artificial na Educação Básica

DesafioDescriçãoReferências
Formação e Capacitação dos ProfessoresFalta de treinamento especializado para o uso eficaz das ferramentas de IA.Silva, Siqueira e Rodrigues (2024), Estevam (2023)
Infraestrutura TecnológicaDeficiência na infraestrutura tecnológica, como acesso à internet e equipamentos.Estevam (2023)
Resistência dos EducadoresMedo de desumanização do ensino e perda de controle sobre o processo educativo.Kaufman (2019), Gatti (2019)

Fonte: Elaborado pelo autor, 2024.

Formação e Capacitação dos Professores: A falta de formação e capacitação dos professores é um desafio crítico identificado por Silva, Siqueira e Rodrigues (2024). A implementação eficaz da IA na educação requer que os professores sejam devidamente treinados para utilizar essas tecnologias de maneira eficiente. Estevam (2023) também ressalta que muitos educadores não possuem a formação necessária para lidar com as ferramentas de IA, o que pode limitar a eficácia das implementações e a adoção de novas tecnologias.

Infraestrutura Tecnológica: A deficiência na infraestrutura tecnológica é outro desafio significativo. Estevam (2023) aponta que a falta de acesso a equipamentos adequados e a internet pode limitar a capacidade das escolas de implementar soluções baseadas em IA. A infraestrutura inadequada pode criar desigualdades no acesso às tecnologias e impactar negativamente a implementação e eficácia das ferramentas de IA.

Resistência dos Educadores: A resistência dos educadores é um desafio que pode surgir devido ao medo de desumanização do ensino e à perda de controle sobre o processo educativo. Kaufman (2019) e Gatti (2019) indicam que alguns professores podem ter preocupações sobre como a IA afetará a dinâmica da sala de aula e a relação entre educadores e alunos. Esta resistência pode dificultar a integração das tecnologias de IA no ensino e a aceitação de novas abordagens pedagógicas.

Comparação entre Benefícios e Desafios

A tabela a seguir apresenta uma comparação entre os benefícios e desafios da implementação da IA na educação básica, destacando as principais áreas de impacto.

Tabela 4: Comparação entre Benefícios e Desafios da Inteligência Artificial na Educação

AspectoBenefíciosDesafiosReferências
Personalização do EnsinoPermite ajustes individuais no conteúdo e na dificuldade das atividades.Requer formação adequada para ser efetiva.Cardoso et al. (2023), Picão et al. (2023), Silva, Siqueira e Rodrigues (2024)
Análise de DadosOferece insights para melhorar o planejamento pedagógico.Depende de infraestrutura tecnológica eficiente.Gatti (2019), Silva, Siqueira e Rodrigues (2024)
Automação AdministrativaLibera tempo dos professores para atividades pedagógicas.Resistência dos professores à integração da IA.Picão et al. (2023), Kaufman (2019), Gatti (2019)

Fonte: Elaborado pelo autor, 2024.

A comparação entre benefícios e desafios revela um panorama complexo sobre a implementação da IA na educação básica. Os benefícios identificados, como a personalização do ensino, a análise de dados e a automação de tarefas administrativas, têm o potencial de transformar positivamente o ambiente educacional. No entanto, os desafios relacionados à formação dos professores, infraestrutura tecnológica e resistência dos educadores precisam ser abordados para maximizar o impacto positivo das tecnologias de IA.

A personalização do ensino, embora benéfica, requer que os professores sejam adequadamente treinados para usar as ferramentas de IA de maneira eficaz. A análise de dados e a automação administrativa oferecem vantagens claras, mas dependem de uma infraestrutura tecnológica robusta e acessível. A resistência dos educadores é um desafio cultural que pode ser mitigado por meio de iniciativas de sensibilização e capacitação contínua.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas práticas pedagógicas dos professores da educação básica, analisando como essa tecnologia pode influenciar a personalização do ensino, a automação de tarefas administrativas e a análise de dados educacionais. Para atingir esse objetivo, foram explorados os seguintes pontos: (1) identificação dos principais benefícios da implementação da IA na educação básica; (2) análise dos desafios enfrentados pelos professores ao utilizar essas tecnologias; e (3) comparação entre os benefícios e desafios encontrados na prática pedagógica.

A análise dos resultados revelou que a IA oferece diversas contribuições significativas para o ensino básico. Entre os principais benefícios destacam-se a personalização do ensino, que permite ajustar o conteúdo e as atividades conforme as necessidades individuais dos alunos, e a automação de tarefas administrativas, que libera mais tempo para os professores se concentrarem em atividades pedagógicas relevantes. Além disso, a IA oferece a possibilidade de realizar análises de dados educacionais, permitindo um planejamento pedagógico mais eficiente e uma melhor compreensão do progresso dos alunos.

No entanto, a implementação da IA também enfrenta desafios consideráveis. A falta de formação adequada dos professores, as deficiências na infraestrutura tecnológica e a resistência de alguns educadores à utilização dessas ferramentas são obstáculos que precisam ser superados para maximizar o impacto positivo dessas tecnologias. Esses desafios podem limitar a eficácia da IA e sua adoção em larga escala nas escolas.

Adicionalmente, o sucesso da implementação da Inteligência Artificial na educação básica depende não apenas da capacitação dos professores, mas também de investimentos consistentes em políticas públicas e infraestrutura tecnológica. Assegurar que todas as escolas tenham acesso adequado à internet e aos equipamentos tecnológicos necessários é essencial para garantir que a IA seja aplicada de forma eficaz e inclusiva. A criação de programas de incentivo e subsídios para escolas públicas pode acelerar o processo de adoção dessas tecnologias, além de promover uma maior equidade no acesso aos benefícios que a IA oferece.

As contribuições desta pesquisa incluem uma visão detalhada dos benefícios e desafios da IA na educação básica, oferecendo um panorama que pode ser útil para educadores, gestores e formuladores de políticas públicas interessados em integrar essa tecnologia no ambiente escolar. No entanto, reconhece-se que a pesquisa tem limitações, especialmente por se basear em dados secundários. Para dar continuidade a este trabalho, recomenda-se a realização de estudos futuros que explorem casos específicos de implementação da IA em diferentes contextos educacionais e regiões, além de investigações sobre como superar os desafios identificados na prática.

Esses estudos futuros poderão fornecer uma compreensão mais aprofundada e prática sobre como otimizar o uso da IA na educação básica, criando um ambiente mais eficiente, inclusivo e voltado para as necessidades dos alunos e educadores.

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATES, A. W. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Vancouver, BC: Tony Bates Associates Ltd, 2015.

CARDOSO, F. S. et al. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica. Revista Ciência em Evidência, v. 4, n. FC, p. e023002-e023002, 2023.

ESTEVAM, P. Os principais impactos da inteligência artificial na educação, seus benefícios e como utilizá-la dentro e fora da sala de aula. Rubes, 2023.

FERNANDES, A. F. Inteligência Artificial e Educação. BIUS – Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 39, n. 33, p. 1-3, 2023.

GATTI, F. N. Educação básica e inteligência artificial: perspectivas, contribuições e desafios. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? Estação das Letras e Cores, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

PICÃO, F. F. et al. Inteligência artificial e educação: como a IA está mudando a maneira como aprendemos e ensinamos. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 5, p. 197-201, 2023.

RAMOS, A. S. M. Inteligência Artificial Generativa baseada em grandes modelos de linguagem – ferramentas de uso na pesquisa acadêmica. Scielo Preprints, 2023.

RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. Tradução Vanderberg D. de Souza. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, L. A. S.; ZIMMERMANN, J. A. T.; GUIMARÃES, U. A. A Inteligência Artificial na Educação. RECIMA 21 – Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 7, 2022.

SILVA, L. A. F.; SIQUEIRA, N.; RODRIGUES, V. B. O uso da inteligência artificial como ferramenta para educação no Brasil. Revista Sociedade Científica, v. 7, n. 1, p. 3546-3568, 2024.

SILVEIRA, A. C. J.; VIEIRA, N. J. A Inteligência Artificial na educação: utilizações e possibilidades. Revista Interritórios, v. 5, n. 8, 2019.

TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; AMARAL, S. F. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48699-48714, 2020.

VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021.


1Doutor em Ciências da Educação pela World University Ecumenical e-mail: correia.jorge57@gmail.com
2Mestre em Ciências da Educação pela World University Ecumenical e-mail: claudia.rsoliveira@gmail.com
3 Mestre em Ciências da Educação pela World University Ecumenical e-mail: vania.m.galvao@gmail.com
4 Mestre em Ciências da Educação pela World University Ecumenical e-mail: izabarreto61@gmail.com