INOVADAS ABORDAGENS E TÉCNICAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th10249080908


Raygna Alves da Silva


Resumo 

Neste texto, analisamos os efeitos do aumento do uso da tecnologia no campo da educação, principalmente no ensino de História, por meio de abordagens educacionais que têm empregado novas ferramentas para tornar a experiência de ensino mais dinâmica. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi realizada uma investigação minuciosa sobre as práticas educacionais antigas, uma pesquisa extensiva na literatura disponível e uma análise detalhada da utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ambiente escolar. Os estudos realizados nos mostraram que as dificuldades e os benefícios relacionados à incorporação de novas tecnologias não se restringem apenas ao ensino de História, sendo percebidos em diferentes áreas das licenciaturas.

Palavraschave: Ensino da História aliado à tecnologia: processo de aprendizagem constante para os professores.

Abstract

In this text, we analyze the effects of the increased use of technology in the field of education, mainly in the teaching of History, through educational approaches that have employed new tools to make the teaching experience more dynamic. In order to achieve this objective, a thorough investigation was carried out into ancient educational practices, an extensive research into the available literature and a detailed analysis of the use of Digital Information and Communication Technologies in the school environment. The studies carried out showed us that the difficulties and benefits related to the incorporation of new technologies are not restricted only to History teaching, being perceived in different areas of teaching degrees.

Keywords: Teaching History combined with technology: constant learning process for teachers.

Introdução

O ensino dos cursos de formação de professores se sobressai pelas mudanças, avanços e evoluções significativas ao longo de sua jornada educacional. É primordial notar que tais alterações estão em consonância com as demandas da sociedade, uma vez que essas mudanças surgem da urgência, ou conforme Marx (2008, p. 85) descreveria, da “necessidade física direta”.

Desde que as transformações atendam às necessidades da sociedade, a comunidade consegue se desenvolver e crescer de forma significativa. Sem a intenção de realizar uma análise exaustiva e abrangente sobre o assunto, o presente artigo visa investigar os potenciais vantagens da utilização de tecnologias de informação e comunicação digitais (TICD) no ensino da disciplina de História.

As frequentes mudanças nas metodologias de ensino da disciplina de História vêm sendo analisadas e discutidas em estudos atuais (BITTENCOURT, 2018), revelando um panorama tanto desafiador quanto inovador. Assim, é responsabilidade do educador de História estar por dentro e entender as recentes abordagens pedagógicas e estratégias de ensino, bem como reconhecer as inovações tecnológicas para poder aplicá-las em sua rotina de ensino.

O desafio da educação diante da integração da tecnologia apresenta diversos aspectos intrigantes. O emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ambiente Educacional permite uma interação dinâmica entre os envolvidos, contribuindo para a melhoria do ensino e da aprendizagem. É importante ressaltar que, apesar de enriquecer as aulas, a tecnologia não deve se sobrepor ao conteúdo.

É fundamental que o docente esteja focado na organização, estrutura e domínio do assunto, sempre priorizando a orientação didática para promover o crescimento dos estudantes em diversos aspectos: criatividade, cognição, pensamento crítico, estabelecimento de conexões e relações. Neste sentido, podemos destacar as contribuições de Delors (1998 p. 186).

A questão ultrapassa, de fato, o contexto da sua simples utilização pedagógica e implica uma reflexão de conjunto sobre o acesso ao conhecimento […] Novas tecnologias estão gerando, sob os nossos olhos, uma verdadeira revolução que afeta tanto as atividades ligadas à produção e ao trabalho como as ligadas à educação e formação.

Os debates em torno dos benefícios de métodos educacionais inovadores, baseados no uso de tecnologias, devem ser analisados como consequência das transformações sociais, culturais, políticas e econômicas pelas quais a sociedade está passando. Com as transformações globais impulsionadas principalmente pelo avanço das inovações tecnológicas, torna-se fundamental a realização de estudos nas escolas acerca da integração e do impacto das tecnologias de informação.

Neste cenário de mudanças e obstáculos na educação, é imprescindível destacar a importância do suporte oferecido pelas novas tecnologias diante do contexto atual provocado pela pandemia do Coronavírus (como o isolamento social, a suspensão das aulas presenciais e a expansão do ensino híbrido). Neste cenário, o presente artigo objetiva realizar uma análise de referências bibliográficas acerca da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação Digital (TICD) como ferramenta educacional, além de identificar especialistas que fazem uso desses recursos como meios auxiliadores no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, bem como avaliar o desempenho desses especialistas e a receptividade dos estudantes participantes.

A abordagem escolhida para a realização deste estudo será a metodologia qualitativa, que terá caráter exploratório e incluirá uma revisão da literatura, com consulta a livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos.

Conforme afirmado por Gil (2017), o objetivo desse método é garantir maior intimidade com a questão, a fim de torná-la clara ou formular hipóteses. A metodologia qualitativa utilizada neste estudo tem como objetivo proporcionar maior transparência ao pesquisador, permitindo comparações entre diferentes abordagens educacionais e a compreensão das percepções e pontos de vista dos participantes envolvidos na pesquisa.

Neste enfoque, pretende-se analisar as diversas visões (comunidade, instituição de ensino e estudante) e também a relação e experiência com métodos educacionais inovadores. Conforme Marconi e Lakatos (2017), a pesquisa bibliográfica consiste na coleta de todos os textos previamente publicados, a fim de permitir que o investigador tenha acesso ao conteúdo escrito sobre um tema específico, contribuindo para a análise dos seus estudos. Assim, o estudo foi realizado analisando várias obras científicas encontradas em diversas Bases de Dados e Repositórios Institucionais. Foram investigadas as palavras-chave Ensino da História aliado à tecnologia: processo de aprendizagem constante para os professores.

Desenvolvimento 

Um novo cenário se apresenta diante de nós: a era da inovação e da tecnologia.

O conceito de inovação é amplamente utilizado no campo educacional, tendo sido trazido do âmbito da gestão e da produção. Atualmente, podemos observar o surgimento de diversas novas abordagens, tais como educação inovadora, inovação educativa e inovação na educação (TAVARES, 2019).

Percebemos que em todas as situações, a criatividade é utilizada com uma conotação favorável, podendo se manifestar de diversas maneiras e interpretações. Portanto, chegamos à conclusão de que a inovação é essencial para mudar a maneira como a educação é conduzida (MESSINA, 2001). Isso acontece porque estamos inseridos em uma sociedade que reconhece a importância da informação e valoriza as tecnologias digitais de comunicação e informação, bem como suas diversas interações com o ambiente educacional.

Por isso, acreditamos que a instituição de ensino deve se manter receptiva às mudanças, sendo capaz de atender às demandas da comunidade escolar ao abandonar práticas de ensino preestabelecidas e convencionais. Dessa forma, é importante destacar os estudos de Moran (2004), Santos (2018), Guimarães (2018) e Rezende (2000) que destacaram os benefícios do uso de tecnologias, trazendo melhorias significativas para a educação.

As frequentes mudanças no cenário educacional apresentam um desafio constante, levando os educadores a procurarem suporte em ferramentas pedagógicas que se adequem às necessidades atuais. Nessa perspectiva, a utilização de abordagem interdisciplinar e educativa, baseada em métodos de ensino, pode expandir os horizontes criando estímulos e impactos benéficos no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Princípios educacionais para a prática do ensino histórico

Diante das transformações nas interações sociais mencionadas anteriormente, a população passou a requerer da instituição de ensino modificações e ajustes que pudessem integrar as tecnologias atuais de comunicação digital com as práticas educacionais. Os princípios educacionais têm se dedicado a explorar a interação entre as novas tecnologias digitais e o ensino da história, atuando como uma ligação entre as duas áreas. Neste contexto, podemos citar a Teoria da Aprendizagem Significativa, criada por David Ausubel (2003).

Dessa forma, a essência dessa teoria destaca a importância do ensino não autoritário, ao evitar a repetição mecânica do aprendizado, e abrir espaço para a criatividade no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Com base nessa visão, o papel do educador é estruturar os materiais referentes às particularidades dos alunos (saberes prévios, habilidades, traços de personalidade, nível de desenvolvimento), de modo que eles consigam alcançar um aprendizado significativo, com a utilização de recursos digitais inovadores para adaptar os conteúdos à realidade de cada grupo.

A forma como o ensino da história é realizado tem avançado consideravelmente devido aos diversos resultados obtidos a partir de diferentes experimentos realizados. Cada método foi reconhecido como revolucionário, levando em conta o cenário histórico em que se encontrava, e a sua relevância foi correspondente aos resultados alcançados. O principal a ser considerado é que todas as ideias estavam sujeitas a debates. Assim, pensadores como Vygotsky, Piaget, Gardner, Bruner e outros tiveram suas pesquisas examinadas e discutidas ao longo dos últimos anos. Conforme Jobim e Kramer (1991, p. 80)

É no caráter dialógico deste confronto que se revela a possibilidade de uma teoria do conhecimento sempre renovada e atual. Há que se mergulhar nesse debate para que dele possa emergir maior clareza, tanto no que se refere à pesquisa, ao avanço do conhecimento na área e as rupturas que poderão advir com tal avanço […].

Os especialistas em educação estão constatando que o aprimoramento profissional contínuo oferece diversas chances para práticas educativas, com progressos significativos e em constante evolução (BACICH 2015, p.47), podemos incluir nessa análise, a contribuição das tecnologias de informação e comunicação, como a utilização de computadores, tablets, projetor de multimídia, quadro interativo, entre outros, que proporcionaram benefícios positivos para o ensino pedagógico.

No entanto, é essencial ressaltar que essas colaborações resultam em impactos positivos quando os profissionais buscam constantemente aprimorar suas habilidades para se adaptarem a essa nova realidade e aproveitarem os recursos tecnológicos em suas práticas educacionais. Conforme mencionado por Domenciano (2015, p. 3)

O conhecimento tecnológico necessário para que o professor possa utilizar as tecnologias de informação e comunicação digitais no processo de ensino e aprendizagem está relacionado a sua capacidade de saber manipular hardware e software, saber se adaptar as inovações tecnológicas e relacionar as ferramentas tecnológicas adequadas ao conteúdo pedagógico ministrado.

Neste cenário, seria pertinente fazer uma ressalva. O papel fundamental na capacitação desse professor. É fundamental que os setores responsáveis pela gestão e ensino (em todos os segmentos) promovam estratégias de crescimento e qualificação desses colaboradores. No entanto, reconhecemos que os desafios fundamentais da educação no Brasil dificultam, em grande medida, a execução de iniciativas de aprimoramento, principalmente na rede de ensino pública.

Os cursos de atualização para professores devem incluir não apenas os temas específicos de suas disciplinas, mas também uma abordagem multidisciplinar. No entanto, a fim de aprimorar a excelência da educação profissional, é fundamental analisar primeiramente os ambientes de trabalho dos educadores. Somente assim eles serão capazes de atender às expectativas, desde que detenham os conhecimentos, habilidades, oportunidades de carreira e incentivo necessários (DELORS 1998, p. 153).

É fundamental buscar no embasamento teórico as informações científicas que guiam a área de conhecimento a ser ensinada, assim como sua aplicação como matéria em diferentes etapas educacionais, a fim de garantir um ensino de qualidade. A clareza teórico-metodológica proporciona ao professor os recursos necessários para desenvolver uma prática pedagógica que faça sentido para o estudante. Repensar o papel da educação como instrumento de transformação social é um objetivo de comunidade pelo qual batalhamos.

É fundamental delinear abordagens educacionais que estejam integradas à perspectiva sociopolítica da educação, refletindo continuamente sobre a sociedade que estamos contribuindo para construir. Diante disso, os professores de História podem estabelecer o referencial sociopolítico historicamente preciso, de acordo com o contexto em que estão vivendo. Dessa forma, a proposta se destaca das demais, já que as atividades cotidianas de educadores e estudantes contribuem para a construção coletiva, integrando-os no ambiente sociocultural. Um dos principais desafios enfrentados pelos professores de História é despertar o interesse dos alunos por assuntos que aparentam não ter relevância prática em suas vidas. O estudante se dedica aos estudos, visando ser aprovado ao final do período letivo, porém acaba perdendo a motivação e a criatividade.

Quando decide adotar novas abordagens de ensino, o educador deve ter ciência de que essas abordagens não resolvem os desafios educacionais do ensino de História, nem modificam as visões sociais e a importância atribuída ao conhecimento em nossa sociedade contemporânea e imediatista.

Considerações finais

Atualmente, a situação se apresenta mais exigente, com a preparação, a formação e a disponibilidade de recursos sendo os principais desafios do momento. Notamos ainda que o uso de tecnologias é uma prática presente, não somente em nosso meio, e que todos os envolvidos reconheceram as possibilidades oferecidas por essas tecnologias; as vantagens e restrições dos programas de capacitação voltados para o aprimoramento.

Com base nesta pesquisa, constatamos que ao empregar tais ferramentas na área educacional, o docente torna a dinâmica de ensino-aprendizagem mais interativa, pedagógica e alinhada com a vivência da maioria dos estudantes. Uma vez que essa geração é familiarizada com plataformas online, grupos virtuais e uma variedade de ferramentas e apps fornecidos pela internet.

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