REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410280509
Isabella Melo Claudino Moreira
Bruna Ramos da Costa
Bruna Valéria Rodrigues Cabral
Carlos Alberto Mendes Soares Júnior
Franklin Monteiro de Sousa
João Vitor Gonçalves do Carmo
Jonatha Matheus Mendes Moreira
Jozeias Fernandes de Sousa
Paulo Henrique Balby Couto
Rinaldi Gonçalves Campos
Quiarele da Silva Soares
Sandy Alves Silva
Telcilene Martins Feitosa Lopes
Thallyson Bandeira de Sá
RESUMO
A hiperdontia é uma condição em que o paciente possui um número excessivo de dentes, conhecidos como dentes supranumerários. Essa anomalia pode ocorrer tanto na dentição decídua quanto na permanente, sendo a última a mais frequentemente observada. Os dentes supranumerários podem ter uma forma similar ou diferente dos dentes normais, como, por exemplo, dentes em formato cônico. Essa condição pode levar a problemas estéticos e de oclusão. A causa exata da hiperdontia ainda não é totalmente compreendida, podendo estar relacionada a falhas na odontogênese ou a fatores múltiplos. Portanto este trabalho tem como objeto avaliar a importância dos alunos da disciplina de Radiologia Odontológica, em conseguir identificar através de exames radiográficos a presença de elementos supranumerários, tendo em vista que o diagnóstico preciso e diferencial da análise radiográfica é de extrema importância no cuidado com a saúde, bem como determinar condutas de tratamento assertiva para com os pacientes. É crucial que o cirurgião dentista saiba diagnosticar e analisar a presença de um elemento supranumerário, pois em muitos casos somente em um exame radiográfico tais elementos são vistos. Este estudo reforça a necessidade de uma atenção especial aos dentes supranumerários, utilizando dos diversos meios de imagens presentes na radiologia odontológica para bem identificar, analisar e elaborar a melhor conduta para estes pacientes, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essa condição e que o fortalecimento da formação acadêmica nessa área é vital para o desenvolvimento profissional dos alunos e para a segurança dos tratamentos odontológicos realizados.
Palavras-chave: Anomalias, Odontologia, Radiografia Panorâmica.
1ABSTRACT
Hyperdontia is a condition in which the patient has an excessive number of teeth, known as supernumerary teeth. This anomaly can occur in both deciduous and permanent dentition, with the latter being the most frequently observed. Supernumerary teeth may have a similar or different shape compared to normal teeth, such as cone-shaped teeth. This condition can lead to aesthetic and occlusal problems. The exact cause of hyperdontia is not yet fully understood and may be related to failures in odontogenesis or multiple factors. Therefore, this work aims to evaluate the importance of students in the Dental Radiology course in identifying the presence of supernumerary elements through radiographic examinations, considering that accurate and differential diagnosis through radiographic analysis is extremely important for health care, as well as determining effective treatment strategies for patients. It is crucial for the dental surgeon to diagnose and analyze the presence of a supernumerary element, as in many cases these elements are only visible through radiographic examination. This study emphasizes the need for special attention to supernumerary teeth, utilizing various imaging techniques available in dental radiology to properly identify, analyze, and develop the best approach for these patients, aiming for the well-being and quality of life of individuals affected by this condition. Furthermore, strengthening academic training in this area is vital for the professional development of students and for the safety of dental treatments performed.
Keywords: Anomalies, Dentistry, Panoramic Radiography.
Introdução
O diagnóstico radiográfico desempenha um papel fundamental na prática odontológica, especialmente na identificação de condições que podem não ser visíveis durante o exame clínico. Entre essas condições, os dentes supranumerários se destacam como uma das anomalias dentárias mais comuns, caracterizando-se pela presença de dentes extras na arcada. Estudos apontam que a identificação precoce desses dentes é crucial, pois pode impactar significativamente o planejamento do tratamento ortodôntico e cirúrgico, prevenindo complicações futuras (Pérez et al., 2020).
Dentes supranumerários são aqueles que se desenvolvem nos maxilares em número além dos dentes da série normal. Esses dentes supranumerários podem se encontrar retidos na arcada ou podem irromper na cavidade oral (MOURA et al., 2021). A prevalência de supranumerários varia de 0,1% a 3,8% e ocorrem com maior frequência na dentição permanente em relação à decídua. Acometendo mais a maxila do que a mandíbula, sua maioria ocorre unilateralmente, embora possam ser bilaterais quando relacionados a síndromes como Displasia Cleidocraniana, Síndrome de Gardner ou Fenda Palatina. Os supranumerários normalmente são notados ao realizar exames radiográficos de rotina, maiorias das vezes solicitados para analise de outros acometimentos, exigindo do profissional um olhar aguçado para ver aquele exame como um todo não só a parte que lhe é de interesse (RABELO et al., 2016).
Esses dentes também podem ser denominados de dente extranumerário, hiperdontia, distodente, ou distomolar, mesiodente, paramolar ou peridente, são aqueles que se desenvolvem além do número normal de dentes. A morfologia do dente pode ser normal ou anormal. Os dentes supranumerários presentes entre os incisivos centrais superiores são os “mesiodentes”, e aqueles presentes na área de molares são chamados paramolares. Aqueles que irrompem atrás de um terceiro molar são denominados distodente e distomolares. Dentes supranumerários que irrompem em posição ectópica, tanto na vestibular quanto na lingual de um arco normal, são conhecidos como peridentários. O número e local de aparecimento dos dentes supranumerários são muito variáveis (WHITE; PHAROAH, 2015; SILVA et al., 2019; SILVÉRIO et al., 2019).
Além disso, a prevalência de dentes supranumerários varia entre diferentes populações e grupos etários, o que torna fundamental a realização de estudos epidemiológicos que possam elucidar essas variáveis. Pesquisas recentes indicam que a prevalência pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais e até mesmo a hábitos bucais. A compreensão dessas relações não apenas aprimora o conhecimento sobre a etiologia dos dentes supranumerários, mas também fundamenta as estratégias de prevenção e intervenção, destacando a importância do acompanhamento odontológico regular na infância e adolescência. Pesquisas têm investigado as anomalias genéticas e ambientais que podem influenciar o desenvolvimento dental, contribuindo para um melhor entendimento das etiologias associadas (Meyers et al., 2020).
Quanto à etiologia de tais dentes, ainda não há um consenso definido, existindo várias teorias, como a proliferação continuada da lâmina dentária permanente ou decídua, que forma um terceiro germe dentário (teoria da dicotomia); regressões a padrões da dentição do homem primitivo (tendência atávica); correlações a distúrbios do desenvolvimento e hereditariedade (TOMMASI, 2014).
Dias et al. (2019) destacam que os dentes supranumerários impactados podem não ser percebidos pelos cirurgiões-dentistas, pois podem não ser identificados em exames de palpação, não apresentam sintomas e podem estar localizados dentro do osso. Assim, é fundamental a realização de exames de imagem para a avaliação e localização de anomalias dentárias, além de outros diagnósticos que podem afetar os pacientes.
Diante disso, a importância do diagnóstico radiográfico de dentes supranumerários por estudantes do curso de Odontologia não pode ser subestimada. Ao desenvolver competências nesta área, os futuros profissionais estarão mais preparados para enfrentar os desafios clínicos e oferecer um atendimento de qualidade, fundamentado em evidências e na melhor prática odontológica. Assim, o presente trabalho busca explorar a relevância dessa temática na formação acadêmica, ressaltando a necessidade de um enfoque rigoroso no ensino de técnicas radiográficas e na interpretação dos achados radiológicos.
Metodologia
Para obtermos um bom embasamento da relevância deste assunto na área odontológica foram realizadas pesquisas em artigos científicos e em trabalhos já publicados que tratam do tema, usando os seguintes descritores: Anomalias, Odontologia, Radiografia Panorâmica. Ao decorrer de todo o período os alunos têm contato direto com radiografias panorâmicas, periapicais e exames tomográficos o que faz com que tenham um poder de desenvolver um olhar mais detalhado para análise do exame radiográfico, sendo este de extrema importância para todas as especialidades na odontologia.
O diagnóstico precoce de elementos supranumerários é importante para o paciente, e o cirurgião dentista tem por obrigação alertá-lo de tal alteração. O estudo radiográfico, nomeadamente a radiografia panorâmica, é um meio complementar de diagnóstico imprescindível pela visão global das estruturas maxilo-mandibulares que oferece e que muitas vezes, evidencia características patológicas não detectadas por outros meios (GUEDES-PINTO, 2010).
Para o desenvolver deste trabalho foi levado em conta a percepção como monitora do nível que estes alunos se encontravam ao início do período letivo e como eles estavam ao final dele, através da observação de dezenas de imagens radiográficas do arquivo da disciplina de Radiologia II, em suas aulas práticas os alunos tinham a oportunidade de analisar minuciosamente cada imagem a eles apresentada, e em caso de dúvidas podiam contar com o auxílio dos professores da disciplina e dos monitores. Então de maneira prática podemos acompanhar esses alunos e perceber que ao decorrer da disciplina era grande o quanto eles desenvolviam um olhar apurado para aquelas imagens, sempre buscando caracterizar quaisquer alterações que fossem vistas nas radiografias, os tornando aptos a caracterizar e sugerir diagnóstico para alguma alteração visualizada, bem como a presença de elementos supranumerários, conseguindo assim denominá-los de acordo com a posição, analisar a qual grupo de elementos este supranumerário pertence, e até mesmo dizer quais efeitos este elemento a mais está causando ou pode causar de alteração para aquele paciente, seja por esta impactando algum outro dente ou causar desalinhamento dos demais elementos, enfim, verificar de maneira criteriosa todos os efeitos que este dente supranumerário está causando ou possa vir a causar aquele paciente.
Resultados e Discussão
Conforme afirmam Senise et al. (2021), a radiografia panorâmica oferece uma visão abrangente de várias estruturas anatômicas em uma única imagem, o que é fundamental para a análise de cada caso e a escolha do tratamento adequado. Além disso, os autores ressaltam que a tomografia computadorizada tem se tornado uma ferramenta valiosa para determinar a localização precisa dos dentes supranumerários, complementando outras radiografias, como as periapicais e oclusais.
Os dentes supranumerários podem se apresentar em uma posição normal de erupção, em posição vertical ou transversal, podendo assumir também uma posição ectópica dependendo da sua disposição no arco dentário, do alinhamento dos demais elementos e do espaço para seu desenvolvimento em cada arco (Araújo et al. 2021). Maioria das vezes esses elementos supranumerários podem estar associados com algumas patologias como por exemplo: odontomas e cistos dentígeros, se fazendo de extrema necessidade um exame clínico minucioso e um exame radiográfico bem realizado e com uma interpretação cuidadosa, para analisar possíveis patologias e sua relação com elementos supranumerários, buscando assim um tratamento eficaz e o máximo conservador (ANTHONAPPA; OMER; KING, 2008).
Segundo Oliveira et al. (2020), a formação teórica e prática na interpretação de radiografias é essencial para o desenvolvimento de habilidades diagnósticas. A literatura aponta que a familiarização com diferentes tipos de imagens, como radiografias periapicais e panorâmicas, melhora a acurácia no diagnóstico (Miyazaki et al., 2019).
Como resultado da análise pode-se perceber que os alunos tiveram uma grande evolução no que se diz respeito a análise radiográfica, apresentaram-se com um olhar clínico minucioso e bem detalhista, ajudando assim na melhor observação das alterações. Quanto ao diagnóstico de elementos supranumerários podemos verificar que os mesmos estavam com um domínio muito interessante para o estudo da imagem, usando do olhar detalhista para verificar se os elementos eram mesmo supranumerários, fazendo assim a contagem dos dentes presente nas arcadas, analisando o formato e disposição desse elemento para só então realmente classificá-lo como um dente supranumerário, e assim verificar e discutir os efeitos que estes elementos estavam causando aos demais dentes e ao paciente, que muitas vezes sequer sabem da presença dos dentes supranumerários e podem ter problemas futuros decorrentes da presença deles.
A presença de dentes supranumerários pode causar alterações funcionais e estéticas, principalmente quando localizados na região anterior da maxila, contando, ainda, com complicações na erupção do elemento dental permanente da área afetada (NUNES E MEDEIROS, 2015).
Segundo Vigueiras (2015) cabe mencionar que dentre as implicações clínicas que se apresentam nos pacientes que apresentam dentes supranumerários pode haver a presença de mordida cruzada anterior e/ou posterior, unilateral ou bilateral, nesse caso o paciente acaba por ter que passar por um tratamento ortodôntico. Os dentes supranumerários são uma entidade dental incomum. Um diagnóstico precoce previne ou reduz o risco de complicações (YASSIN; HAMORI, 2009).
Conclusão
A Radiologia é parte fundamental da formação do Cirurgião-Dentista, independente da especialidade que irá seguir. Desta forma, o diagnóstico por imagem é utilizado no cotidiano dos profissionais e, portanto, essencial que esse profissional esteja apto a lidar com as mais diversas situações, e saber orientar seu paciente da maneira correta. É de extrema importância que o cirurgião dentista saiba diagnosticar e analisar a presença de um elemento supranumerário, pois em muitos casos somente em um exame radiográfico tais elementos são vistos. Contudo podemos constatar que os alunos do curso de odontologia que passaram pela disciplina de radiologia odontológica têm total aptidão teórica e prática para diagnosticar radiograficamente a presença de elementos supranumerários.Referências
REFERÊNCIAS
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