IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E OS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS NA EQUIPE DE TRABALHO

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10959175


Bianca Silva Cançanção1
Karine Giovanna da Cunha Souza2
Natália Marques Lima3
Vitória Oliveira da Silva4
Daniele Mejia Cavalcante5


Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de extensão e aborda os impactos psicossociais na equipe de trabalho. A qualidade e eficiência organizacional são diretamente impactadas por essa dinâmica, resultando em efeitos positivos ou negativos na equipe de trabalho. Zanelli e Kanan (2019) enfatizam a importância de uma organização saudável, promovendo bem-estar físico, psicológico e social. O estudo identifica aspectos psicossociais preponderantes na instituição, como adição de trabalho, estresse e baixa remuneração. Diante desses desafios, propõem-se estratégias de enfrentamento, incluindo sessões práticas com gestores, diagnóstico dos fatores psicossociais, Mindfulness para colaboradores, e rodas de conversa com professores. O artigo destaca a necessidade de compreender os aspectos comportamentais da liderança para enfrentar os impasses atuais e melhorar a saúde mental dos colaboradores.

Palavras-chave: Liderança, inter-relação, qualidade organizacional, bem-estar, aspectos psicossociais,.

Introdução

O projeto de extensão é uma atividade que propicia a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, através da troca de experiências e conhecimentos, participação e do contato com as questões complexas e contemporâneas presentes no contexto social. Portanto, propicia a formação cidadã dos estudantes, construída a partir da vivência dos seus conhecimentos, de forma interprofissional e interdisciplinar.

O objetivo do projeto foi analisar a organização do trabalho e a influência da liderança e os impactos psicossociais no trabalho. Alguns dos fenômenos psicossociais positivos, ou preventivos, se caracterizam por bem-estar no trabalho; a satisfação e o engajamento; e práticas positivas de liderança. E os fatores psicossociais de risco estão ligados a fatores que podem trazer algum prejuízo para a saúde física e/ou mental do colaborador. Neste caso, os fatores de riscos estão vinculados diretamente ao adoecimento. Segundo os autores Zanelli e Kanan (2018), citam os fatores de riscos mais comuns assédio moral, sexual e violência no trabalho; adição de trabalho; consumo abusivo de substâncias; a corrupção; o estresse; o Burnout, os transtornos de humor e ansiedade e o suicídio no trabalho.

As organizações impactam diretamente na saúde do trabalhador, de maneira positiva e negativa, cientes disso, o presente projeto integrador objetivou identificar os aspectos organizacionais e os impactos psicossociais na equipe de trabalho poderiam trazer impactos psicossociais no trabalhador, no que tange à organização do trabalho, realização das tarefas, motivação do grupo de trabalho, tendo em vista que, a liderança é uma influência no ambiente organizacional e serve como base para atuação da sua equipe no espaço de trabalho.

A intervenção do projeto integrador foi realizada em uma escola municipal na cidade de Porto Velho-RO, onde abrange a educação fundamental do 1° ao 5° ano, com o total de 21 colaboradores, incluindo a gestão. Sendo quatro pessoas responsáveis pela equipe pedagógica da escola, a diretora, vice-diretora, coordenadora e orientadora.

Durante a criação do projeto, foi gerado uma preocupação relacionada ao corpo escolar e a saúde mental dos colaboradores dentro da instituição. Visando identificar os impactos psicossociais na equipe de trabalho, a escola foi selecionada para a aplicação do projeto. A atuação da liderança é um fenômeno na instituição, a sua atuação é um processo de inter-relação entre o líder e o liderado, onde ambos estão influenciando e sendo influenciados. Essa relação traz uma repercussão na qualidade e na eficiência do processo, com impactos positivos ou negativos na equipe de trabalho, tendo em vista que a liderança influencia um grupo de indivíduos a alcançar um objetivo comum (Northouse, 2013, p.5).

Levando em consideração os aspectos mencionados acima, pretende-se observar e identificar os impactos psicossociais na equipe de trabalho e como os comportamento dos gestores influenciam positivamente ou negativamente nas relações estabelecidas no trabalho.

Desta forma, o objetivo do artigo é de descrever os aspectos organizacionais e os impactos psicossociais na equipe de trabalho, analisar como o comportamento da liderança impacta em aspecto psicossocial da equipe de trabalho e propor estratégias para a liderança para fortalecer os aspectos psicossociais da equipe.

REFERENCIAL TEÓRICO

Parte dos estudos em Psicologia caracteriza-se pela tentativa de compreender as interações entre o organismo como um todo e o ambiente em que está inserido (Todorov, 2007). Ao falar sobre a interação entre os trabalhadores e seu ambiente de trabalho, incluindo o ambiente social (relação com outros trabalhadores), as práticas culturais e empresariais atuais (Franceschini, 2009) e o ambiente físico (espaço em que o trabalho é realizado), é delimitando um campo de estudo dentro da Psicologia, abordado pela Psicologia Organizacional.

Pretende-se apresentar conceitos básicos que balizam o entendimento do que seja a influência comportamental do líder na equipe de trabalho. Apresentar comportamentos que influenciam, positiva e negativamente, o ambiente psicossocial da equipe. Para tal, serão apresentados igualmente o conceito de fatores psicossociais relacionados ao trabalho, características de organizações saudáveis e não saudáveis de forma a identificar tais aspectos em uma equipe de trabalho.

1.1 Aspectos Comportamentais da Liderança

Liderança define-se como influência interpessoal, exercida em situação e direcionada para os processos de comunicação, rumo ao alcance de um objetivo específico ou vários objetivos. Liderança sempre envolve tentativas por parte do líder (influenciador) a fim de afetar (influência) o comportamento de um seguidor (influência), ou seguidores, em situação. (Tannenbaum, Weschler e Massarik apud Zanelli, 1961, p.24)

Segundo Zanelli, Andrade e Bastos (2014), o comportamento do líder é aceito e valorizado na medida em que é visto como um meio de satisfação de necessidades pessoais e/ou coletivas, e o estilo de liderança a ser aplicado irá depender de fatores contingenciais

Segundo Zanelli (2016), as principais competências de um gestor, sendo analisar e planejar ações, coordenar recursos e resolver problemas, avaliar dados e tomar decisões, observar comportamentos e lidar com pessoas, são determinantes para alcançar os resultados organizacionais. No mundo das organizações, a produtividade é uma preocupação constante dos gestores. Contudo, precisamos discutir sobre a perda da saúde e do bem-estar no trabalho. Refere-se a vínculos multideterminados à redução da produtividade e ameaça à sobrevivência da própria organização.6

1.2 Fatores Psicossociais Relacionados ao Trabalho

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é definido como fatores psicossociais relacionados ao trabalho. “Referem-se às interações entre e no ambiente de trabalho, ao conteúdo do trabalho, às condições organizacionais e às capacidades, necessidades, cultura, condições pessoais externas ao trabalho, que podem, por meio das percepções e experiências, influenciar a saúde, o desempenho e a satisfação dos trabalhadores” (INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION, 1986, p. 3)7

Os fatores psicossociais relacionados ao trabalho são divididos em três âmbitos: fatores do indivíduo (trabalhador), fatores internos ao trabalho e fatores externos ao trabalho.

Segundo Zanelli e Kanan (2019), a análise dos fatores relacionados ao indivíduo inclui aspectos como características demográficas, autoestima, autoconhecimento, entre outros. Já a análise dos fatores internos ao trabalho abrange as condições do ambiente laboral, tarefas e dinâmica do grupo de trabalho. Por fim, a análise dos fatores externos ao trabalho engloba elementos como situação econômica familiar, relacionamentos pessoais, acesso à saúde e suporte social, os quais podem influenciar de maneira significativa a saúde e segurança dos trabalhadores (p. 38-42).

Para Zanelli e Kanan (2019, p. 43),

“fatores de riscos relacionados ao trabalho são condições, circunstâncias ou acontecimentos que afetam os trabalhadores, os grupos, a própria organização e o contexto societário, em curto ou longo prazo, com maior ou menor severidade, de modo a potencializar a probabilidade de danos à saúde e segurança”. Quando isso é relativizado à características individuais, grupais e organizacionais, pode ocasionar danos, mais severos ou menos severos”

Este artigo destaca a importância de identificar e avaliar os fatores de risco relacionados ao trabalho que afetam não apenas os funcionários individuais, mas também equipes e organizações inteiras, bem como o ambiente corporativo. Compreender estes fatores é fundamental para mitigar os danos de curto e longo prazo à saúde e segurança dos trabalhadores. Ao analisar estes fatores, é importante considerar as características dos indivíduos, grupos e organizações, pois estas influenciarão a gravidade dos danos causados. Esta abordagem integrada permite intervenções mais eficazes para prevenir problemas relacionados com o trabalho e promover o bem-estar dos trabalhadores.

1.3 Características de Organizações Saudáveis e Não Saudáveis

Segundo Grawitch, Gottschalk e Muniz (2006), por exemplo, aconselham a adotar cinco conjuntos de práticas: conciliar trabalho e vida pessoal, investir no desenvolvimento, promover saúde e segurança, recompensar e fomentar a participação e o envolvimento dos trabalhadores. Os aspectos contrários geralmente estão associados à comunicação precária, aos conflitos interpessoais e intergrupais, às ambiguidades de papeis e à falta de feedback para os desempenhos.

Zanelli e Kanan (2019) destacam que uma organização saudável é aquela que visa promover e manter o bem-estar físico, psicológico e social de sua comunidade organizacional por meio de processos de trabalho bem estabelecidos. Em contrapartida, organizações não saudáveis, muitas vezes chamadas de tóxicas, são caracterizadas por altos índices de problemas como acidentes, licenças médicas, atrasos, absenteísmo, presenteísmo, rotatividade, alcoolismo e reclamações dos clientes..

2. METODOLOGIA

A intervenção do projeto integrador foi realizada em uma escola municipal de ensino fundamental em Porto Velho/RO. Durante a criação do projeto, foi gerado uma preocupação relacionada ao corpo escolar e a saúde mental dos colaboradores dentro da instituição. Visando identificar aspectos organizacionais e os impactos psicossociais na equipe de trabalho, a escola foi selecionada para a aplicação do projeto. O principal problema para a pesquisa é que os funcionários estão sobrecarregados e desanimados (fatores que podem levar ao adoecimento), por isso, a gestora possui dificuldade em lidar com o impasse. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa a fim de coletar dados que nos indiquem quais são os fatores psicossociais que afetam a instituição, juntamente com os dados coletados iremos levar em consideração as principais queixas relatadas pelas gestoras.

No primeiro momento, foi apresentada a instituição, observando o sistema organizacional e a sua relação com os trabalhadores, por meio de uma entrevista aberta com a diretora, supervisora e orientadora com duração estimada de 1 hora. As perguntas realizadas foram: a quantidade de colaboradores na instituição, carga horária de trabalho, principais dificuldades da escola e as condições de trabalho.

No segundo instante, foi realizado com os gestores a sessão 1 – Prática Gerencial Reflexiva do livro de Zanelli. O objetivo da sessão foi especificar a importância de refletir sobre as próprias experiências e as coletivas no gerenciamento cotidiano, identificar os processos envolvidos na prática reflexiva. O presente tema foi abordado por ter competências que podem ser desenvolvidas para melhorar o desempenho, de observar a própria experiência a fim de examinar, detalhar, dar sentido e resultar o aprendizado.

No terceiro momento, foi realizada uma pesquisa descritiva para os trabalhadores, através de um questionário de avaliação psicossocial feito pelo google forms, a fim de coletar dados para identificar fatores psicossociais relacionados ao trabalho. O questionário utilizado foi retirado de uma tese de doutorado, com temática de “Gestão Preventiva de Riscos Psicossociais no Trabalho em Hospitais no Quadro da União Europeia”. Além disso, se fez necessário, ajustes para amoldamento na tradução de Português de Portugal para o Português brasileiro e a modificação de alguns termos para que se adequasse ao público alvo: escola, conforme demonstrado no apêndice.

No quarto momento, foi realizado a análise dos resultados obtidos de acordo com as observações feitas, informações coletadas através do formulário, para auxiliar a gestão a otimizar os fatores psicossociais, bem como apresentada a proposta interventiva com a equipe de gestão e os colaboradores.

RESULTADOS

– Identificação dos aspectos comportamentais

Através da visita a instituição, formulário e sessão prática aplicada, é possível constatar a presença de três aspectos psicossociais mais latentes na instituição, que foram: Adição de trabalho várias horas extras, por falta de colaboradores para preenchimento do quadro de funcionários; Estresse em virtude da falta de treinamento para lidar com crianças atípicas, as salas cheias e sobrecarga de trabalho; e baixa remuneração – a adição de trabalho não é proporcional a remuneração, com isso, desmotivando o colaborador.

– Análise dos aspectos comportamentais da liderança que impactam o aspecto psicossocial da equipe de trabalho na Instituição estudada

Infelizmente, esses aspectos são classificados como fatores de risco pelos autores Zanelli e Kanan (2018), que resultam no adoecimento psicológico e desmotiva os colaboradores, com isso, diminuindo o rendimento do trabalho. Visto que tais fatores são barreiras para um bom rendimento e impossibilitando o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho e consequentemente a preservação da saúde mental do trabalhador.

Os fatores de risco psicossociais estão relacionados à interação dinâmica entre os indivíduos e seu trabalho, compreendendo o desempenho profissional; o controle e autonomia inclusive em relação às funções, tarefas e atividades realizadas; a forma de organização dos esquemas de produção; a jornada e intensidade do trabalho; às características organizacionais e o ambiente interno e externo no qual as organizações de trabalho se inserem (Ahumada & Martínez, 2011; Portuné, 2012). Estes fatores, quando negativos, relacionam-se e antecedem a um grande número de agravos a saúde do trabalhador, agravos estes que incluem transtornos mentais, acidentes de trabalho, suicídio e abuso de substância, por exemplo (Benavides et al., 2002; Fischer, 2012; Harvey et al., 2017; Stansfeld & Candy, 2006).

– Proposta de estratégias a liderança para fortalecer os aspectos psicossociais da equipe de trabalho

Através da identificação dos aspectos comportamentais da liderança e os seus efeitos no aspecto psicossocial da equipe, foi proposto as seguintes estratégias de enfrentamento:

I. Sessões práticas com os gestores da instituição, com objetivo de trabalhar o estresse, motivação e adição de trabalho;

II. Diagnóstico dos fatores psicossociais presentes na organização;

III. Sessões de MindFulness (consciência plena) com todos os colaboradores da instituição;

IV. Rodas de conversa com os professores, a fim de identificar os principais impasses com a liderança; e

V. Feedback para os gestores sobre as práticas com os demais colaboradores.

CONCLUSÕES

A atuação da liderança é um fenômeno na instituição, a sua atuação é um processo de inter-relação entre o líder e o liderado, onde ambos estão influenciando e sendo influenciados. Essa relação traz uma repercussão na qualidade e na eficiência do processo, com impactos positivos e negativos na equipe de trabalho, tendo em vista que a liderança influencia um grupo de indivíduos a alcançar um objetivo comum (Northouse, 2013, p.5).

Para Zanelli e Kanan (2019, p. 55), “uma organização saudável é definida como aquela que estabelece processos de trabalho com o propósito de promover e sustentar, tanto quanto possível, o estado de bem-estar físico, psicológico e social na comunidade organizacional, com indicadores sólidos de adesão às suas políticas e práticas”

É possível constatar a presença de três aspectos psicossociais mais latentes na instituição, que foram: Adição de trabalho – várias horas extras, por falta de colaboradores para preenchimento do quadro de funcionários; Estresse em virtude da falta de treinamento para lidar com crianças atípicas, as salas cheias e sobrecarga de trabalho; e baixa remuneração – a adição de trabalho não é proporcional a remuneração, com isso, desmotiva o colaborador.

Através da identificação dos aspectos comportamentais da liderança e os seus efeitos no aspectos psicossocial da equipe, foi proposto as seguintes estratégias de enfrentamento: sessões práticas com os gestores da instituição, com objetivo de trabalhar o estresse, motivação e adição de trabalho, será realizado o diagnóstico dos fatores psicossociais presentes na organização, sessões de MindFulness (consciência plena) com todos os colaboradores da instituição, rodas de conversa com os professores, a fim de identificar os principais impasses com a liderança e, após isso, será realizado o feedback (devolutiva) para os gestores sobre as práticas com os demais colaboradores.

O trabalho é produtor de prazer ou sofrimento,  e diante  da escuta  com os profissionais da instituição, podemos perceber que a adição de trabalho tem disponibilizado sofrimento para os colaboradores, onde não se sentem motivados em realizar as atividades do dia a dia – um grande potencial para o adoecimento. Contudo, identificar os comportamentos da liderança e os impactos psicossociais na equipe, é extremamente relevante para o enfrentamento dos impasses atuais da instituição. Identificar comportamento, é identificar possíveis soluções, a fim de beneficiar a saúde mental do trabalhador.

REFERÊNCIAS

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ANEXOS

APÊNDICE A

Itens do formulário que sofreram alteração para adaptação ao público alvo:

Fonte: Baseado na tese de Doutorado em Ciências Sociais e adaptado pelas discentes

APÊNDICE B – Formulário remoto

Seção 1

Seção 2

A respeito do trabalho, indique o grau de concordância que atribui a cada afirmação, assinalando a resposta desejada.

APÊNDICE C

Slide- Prática reflexiva com gestores